Geral => Assuntos Diversos => Revista de Imprensa => Tópico iniciado por: NunoMiguel em 26 de Outubro de 2017, 07:39

Título: Mortos na estrada
Enviado por: NunoMiguel em 26 de Outubro de 2017, 07:39
https://www.jn.pt/nacional/interior/duplicam-as-mortes-em-acidentes-de-mota-8872947.html


Impressionante. Mais tarde já deve haver acesso a notícia completa...
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: fapoc em 26 de Outubro de 2017, 08:43
Era interessante perceber o fenómeno que está por trás deste aumento de vítimas?
Será o aumento exponencial de condutores em 125 sem experiência de condução em motas?
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: davidsantos em 26 de Outubro de 2017, 08:47
Era interessante perceber o fenómeno que está por trás deste aumento de vítimas?
Será o aumento exponencial de condutores em 125 sem experiência de condução em motas?


Acho que disseste tudo....
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: fastnet em 26 de Outubro de 2017, 09:46
Infelizmente quase todos os dias vejo uma moto no chão  _thumbdown_
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: Resmungão em 26 de Outubro de 2017, 09:53
Era interessante perceber o fenómeno que está por trás deste aumento de vítimas?
Será o aumento exponencial de condutores em 125 sem experiência de condução em motas?

E outros que tiram a carta, mudam de cilindrada e já são heróis.

Infelizmente aqui ao pé de minha casa, na mesma avenida no espaço de cinco meses dois jovens de vinte e poucos anos perderam a vida, mas estes infelizmente pele irresponsabilidade de condutores de automóveis que teimam em não parar aos STOP...
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: JViegas em 26 de Outubro de 2017, 10:09
Até 2020 incentivos à compra de motas seguras?
O que é isso?
Vão impedir a venda de motas de qualidade duvidosa?

Ou estamos a falar em inspeções? Será?

Obrigatoriedade do uso de mais equipamento de proteção. Em França por exemplo, parece-me que o uso de luvas já é obrigatório. Ainda ontem vi dois motociclistas sem luvas (e não conduziam 125).

Quem sou eu para criticar mas numa "pequena" queda a raspar pelo alcatrão com as mãos a evitar que a cara se cole ao chão... arrepia-me.

Mais formação? Sim concordo. De todos. Enlatados também.

Vias com melhores condições.
Sinalização em condições e já agora fiscalização a sério e não caça às multas. (estado dos veículos, habilitação dos condutores e seguros).

Não é preciso estar a inventar a roda.

Por cada pessoa que se retire das estradas seja a conduzir em 4 ou 2 rodas e que não possua a habilitação, não esteja em condições físicas ou mentais e que a sua viatura constitua perigo por não estar inspecionada (vale o que vale), é provavelmente uma vida que é salva seja por atropelamento ou abalroamento em duas rodas.

Isto é uma selva, seja de carro ou de mota. Princípios básicos de convivência estão degradados, frustrações ou inexperiência, colocadas em cima de uma mota ou carro potenciam os acidentes e mortes dos próprios ou de terceiros.

Nota: não sou nenhum santinho. Também faço porcaria, também me irrito, mas também já tenho tido muita sorte, por situações em que me coloquei ou devido a ações de outros.
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: NunoMiguel em 26 de Outubro de 2017, 10:18
Parei numa bomba de gasolina e dei uma vista de olhos à notícia... Muito a correr. Parece que ninguém sabe bem o porquê desta situação... O número de acidentes mantém-se relativamente inalterado, mas as mortes duplicam...
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: Americano em 26 de Outubro de 2017, 10:21
Em sete meses 76 mortos de acidentes de mota...... :'(
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: omcj em 26 de Outubro de 2017, 10:24
Se calhar até vou ser criticado pelo que vou escrever, mas cá vai  _lol_ _lol_

Eu sempre foi contra a quem tem carta de automovel poder conduzir motas até 125cc, isto porque a maioria nunca sequer pegou em motas, e dou um exemplo, tenho duas filhas que só tem carta de automovel e estão hablitadas a conduzir motas até 125cc, e nunca sequer alguma vez conduziram motas na vida, acham isso correto? na minha opinião no minimo deviam de tirar umas lições de mota.

Mas isto é o que penso  _pol_
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: jcsc em 26 de Outubro de 2017, 10:24
E outros que tiram a carta, mudam de cilindrada e já são heróis.

Infelizmente aqui ao pé de minha casa, na mesma avenida no espaço de cinco meses dois jovens de vinte e poucos anos perderam a vida, mas estes infelizmente pele irresponsabilidade de condutores de automóveis que teimam em não parar aos STOP...

Se calhar os motociclistas tambem nao iam a 50 km/h, pelo menos o do ultimo acidente, tinha a mota ha meia duzia de dias.... nao estou a desculpar o carro, ate acho que nenhum dos 2 acidentes foi por ter parado em stops ou nao, mas sim toque por tras e noutro caso lei da prioridade .

Eu vou maioritariamente de carro para Lisboa, e ha motociclistas que devem estar fartos de andar por cá.
Ainda hoje na fila do IC20, carros na fila da direita a andar, as outras quase paradas e 2 motas a ultrapassarem pela berma pelo lado direito, um deles até deste forum... e ainda apitaram para o carro se desviar para o lado esquerdo.
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: Americano em 26 de Outubro de 2017, 10:30
Se calhar até vou ser criticado pelo que vou escrever, mas cá vai  _lol_ _lol_

Eu sempre foi contra a quem tem carta de automovel poder conduzir motas até 125cc, isto porque a maioria nunca sequer pegou em motas, e dou um exemplo, tenho duas filhas que só tem carta de automovel e estão hablitadas a conduzir motas até 125cc, e nunca sequer alguma vez conduziram motas na vida, acham isso correto? na minha opinião no minimo deviam de tirar umas lições de mota.

Mas isto é o que penso  _pol_


 _pol_ _pol_ _pol_
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: Resmungão em 26 de Outubro de 2017, 10:34
Se calhar até vou ser criticado pelo que vou escrever, mas cá vai  _lol_ _lol_

Eu sempre foi contra a quem tem carta de automovel poder conduzir motas até 125cc, isto porque a maioria nunca sequer pegou em motas, e dou um exemplo, tenho duas filhas que só tem carta de automovel e estão hablitadas a conduzir motas até 125cc, e nunca sequer alguma vez conduziram motas na vida, acham isso correto? na minha opinião no minimo deviam de tirar umas lições de mota.

Mas isto é o que penso  _pol_

Se calhar os motociclistas tambem nao iam a 50 km/h, pelo menos o do ultimo acidente, tinha a mota ha meia duzia de dias.... nao estou a desculpar o carro, ate acho que nenhum dos 2 acidentes foi por ter parado em stops ou nao, mas sim toque por tras e noutro caso lei da prioridade .

Eu vou maioritariamente de carro para Lisboa, e ha motociclistas que devem estar fartos de andar por cá.
Ainda hoje na fila do IC20, carros na fila da direita a andar, as outras quase paradas e 2 motas a ultrapassarem pela berma pelo lado direito, um deles até deste forum... e ainda apitaram para o carro se desviar para o lado esquerdo.

Completamente de acordo... _pol_ _pol_ _pol_
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: Rufido em 26 de Outubro de 2017, 10:46
É realmente preocupante mas tenho de admitir que anda por aí gente que por ter comprado uma mota, acha que pode (e deve) transgredir a seu belo prazer.
Ainda hoje, na marginal de Cascais, cerca das 07:45, já se andava lentinho em direcção a Lisboa e assisto a alguém de moto a tentar passar entre filas a baixa velocidade. A determinada altura o enlatado que ía mais perto do centro da via apercebeu-se da situação e abriu passagem, o amigo "motard" que já demonstrava alguma impaciência, ameaça uma biqueirada na chapa. Perante isto, apetece-me perguntar quem iria em transgressão? terá sido esta a atitude correcta para melhorar o entendimento (coexistência) entre ambos? estaremos realmente a pensar evitar as tragédias ou a ser espertalhaços?
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: PSH72 em 26 de Outubro de 2017, 12:11
Era interessante perceber o fenómeno que está por trás deste aumento de vítimas?
Será o aumento exponencial de condutores em 125 sem experiência de condução em motas?

Julgo que não seja tanto por ai, mas sim mais pela idade dos jovens adulcentes que tiram a carta e aqui alguns se julgam uns Rossi

Resta saber se é mencionado no aumento de acidentes se aparece as idades e as cilindradas, ai podiam-se saber se tem alguma coisa haver com a situação de podrem conduzir as 125cc
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: Rufido em 26 de Outubro de 2017, 12:20
Se calhar até vou ser criticado pelo que vou escrever, mas cá vai  _lol_ _lol_

Eu sempre foi contra a quem tem carta de automovel poder conduzir motas até 125cc, isto porque a maioria nunca sequer pegou em motas, e dou um exemplo, tenho duas filhas que só tem carta de automovel e estão hablitadas a conduzir motas até 125cc, e nunca sequer alguma vez conduziram motas na vida, acham isso correto? na minha opinião no minimo deviam de tirar umas lições de mota.

Mas isto é o que penso  _pol_

 _pol_ totalmente de acordo
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: omcj em 26 de Outubro de 2017, 12:21
Julgo que não seja tanto por ai, mas sim mais pela idade dos jovens adulcentes que tiram a carta e aqui alguns se julgam uns Rossi

Resta saber se é mencionado no aumento de acidentes se aparece as idades e as cilindradas, ai podiam-se saber se tem alguma coisa haver com a situação de podrem conduzir as 125cc

É de tudo um pouco, e tudo junto é no que dá  _pol_
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: ÁRF em 26 de Outubro de 2017, 12:35

Por acaso discordo que exista uma relação directa entre a falta de experiência dos encartados de classe B com idade superior a 25 anos (não basta ter carta  ;) ) estarem habilitados a conduzir motociclos até 125 cm3 com potência <= a 15 cv e o aumento de mortos em acidentes de moto, se não vejamos:

Quem não tem experiência não arrisca e mesmo que tenha acidentes devido à falta de experiência não serão mortais logo não contribui para esta estatística;

Sabemos que existe uma razão directa entre a velocidade e os acidentes mortais e as 125 têm uma velocidade máxima limitada;

Uma boa percentagem dos encartados que compraram moto por as poderem conduzir com carta de carro usam-as em lazer.

É um facto que alguns ex-enlatados se deixaram enfeitiçar pelo mundo das 2 rodas e que num curto espaço de tempo passaram a ser "motards" mas aqui creio que a inexperiência é quase irrelevante até porque muitos tiram carta classe A...

É importante entender e interiorizar a razão pela qual o número de mortos aumentou e diminuir os riscos sabendo nós que a principal razão está em todos nós.

PS: Sem poder conduzir uma 125 com carta de carro acredito que 1/2 de nós não frequentava este nosso maravilhoso fórum  _pol_
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: António Teles em 26 de Outubro de 2017, 13:24
Sobre este assunto já me expressei noutro tópico, mas continuo a dizer que nenhum portador de carta de automóvel deve de estar de imediato agilizado a conduzir 125cc.
Tem de ter obrigatoriamente formação prática e teórica sobre condução de motos.
Todos os dias encontramos nos mais diversos forum perguntas inocentes de como circular. Isto significa que precisam de aprender, querem aprender.
Se por cada mota a menos que se venda, conseguirmos manter uma família completa, que se venda menos uma.
Formação inicial prática e teórica sobre motos para já!
Inspeçao técnica as motas para já!
E para os carros? Formação especializada aos condutores !
Esta é a minha posição
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: PSH72 em 26 de Outubro de 2017, 13:52
Sobre este assunto já me expressei noutro tópico, mas continuo a dizer que nenhum portador de carta de automóvel deve de estar de imediato agilizado a conduzir 125cc.
Tem de ter obrigatoriamente formação prática e teórica sobre condução de motos.
Todos os dias encontramos nos mais diversos forum perguntas inocentes de como circular. Isto significa que precisam de aprender, querem aprender.
Se por cada mota a menos que se venda, conseguirmos manter uma família completa, que se venda menos uma.
Formação inicial prática e teórica sobre motos para já!
Inspeçao técnica as motas para já!
E para os carros? Formação especializada aos condutores !
Esta é a minha posição

Antonio estou de acordo em muitos pontos, mas apenas num acho que não é correcto, é que a maiorio dos acidentes de motops que vimos é de alta cilindrada e não de baixa cilindrada.
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: JPA em 26 de Outubro de 2017, 14:15
É um facto triste haver tantos mortos este ano, mas é igualmente uma realidade a quantidade de gente que se apoia nas 2 rodas como meio de transporte principal, sobretudo nas grandes cidades cujo o tráfico é sempre complicado.

Acho que hoje nada se compara ao antes de Agosto de 2009 antes da lei das 125cc, em que o sector das motos penava por falta de clientela...

Tudo nesta vida tem uma consequência e é óbvio de que o maior número de motos a circular potenciam um maior nº de acidentes, mas será que os condutores de 2 rodas são sempre os culpado? Não me parece...

Os carta B não deveriam circular numa 125cc sem terem aulas práticas e uma revisão formal ao código, deveria haver uma reformulação neste campo.

O facto de ter tirado a carta de moto, fez  de mim um melhor condutor de automóvel, pelo menos tenho a noção do quanto vulneráveis somos todos nós em 2 rodas.

Não se conclui que as 125cc engrossam os números, nem as de alta cilindrada, mas acreditem que os "enlatados" são muito responsáveis por certas manobras e comportamentos perigosos e desrespeitam quase  sempre que está numa moto, cujas consequências em caso de acidente podem ser fatais....

Por isso recomendo sempre uma condução o mais defensiva possível... e se possível  tirar a carta o quanto antes.
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: Americano em 26 de Outubro de 2017, 14:49
Se calhar eu tambem não devia de mencionar isto porque vou levar na cabeça....ou não...logo se ve.

Ao longo do tempo tenho estado a apreciar algumas pessoas que entram no mundo de duas rodas
e em pouco tempo já são "experts" em quase tudo que tem a ver com motas, especificamente saber tudo
sobre o código e o que é legal e o que não é. O companheiro omcj disse basicamente a verdade que
as pessoas que teem carta de carro não deviam conduzir motas até 125. Já basta o que acontece com
as de 50 cc. Tudo isto para dizer que ao não ter experiencia ou ter a mania que sou campeão dá nisto,
mortes.......é triste. Os enlatados não estão fora das culpas mas......

Peço desculpa pelo desabafo.  _corado_
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: PSH72 em 26 de Outubro de 2017, 14:58
Isto é como tudo, tanto se aplica nas motos como nos carros se não houver civismo só dá *****

Já em 2010 mencionavam, a maioria dos acidentes é numa faixa etaria de jovens que julgam que já sabem tudo e aplica-se tanto nos carros como nas motas.

http://www.lux.iol.pt/sociedade/tvi24/acidentes-mortais-nos-jovens-motards-crescem-75-por-cento
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: omcj em 26 de Outubro de 2017, 15:03
Isto é como tudo, tanto se aplica nas motos como nos carros se não houver civismo só dá *****

Já em 2010 mencionavam, a maioria dos acidentes é numa faixa etaria de jovens que julgam que já sabem tudo e aplica-se tanto nos carros como nas motas.

http://www.lux.iol.pt/sociedade/tvi24/acidentes-mortais-nos-jovens-motards-crescem-75-por-cento

Mas isso é como na sociedade em geral, tem de haver civismo, não é só nas motas e automoveis
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: NunoMiguel em 26 de Outubro de 2017, 15:07
Na verdade há pessoas que têm carta de carro e não deveriam conduzir carros, quanto mais motas. No entanto não me parece que o problema resida no número de motas a circular visto que a quantidade de acidentes parece mais ou menos inalterado desde 2009 só que com mais mortes. Tem que haver uma explicação para isso e parece que ninguém encontra...
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: Resmungão em 26 de Outubro de 2017, 15:25
Na verdade há pessoas que têm carta de carro e não deveriam conduzir carros, quanto mais motas.

Esta é uma grande realidade.. _pol_ _pol_

Ainda a bem pouco tempo fui vitima por duas vezes, com uma das piores coisas que um estupido de um condutor de carro pode fazer, mandar beatas de cigarros pela janela. _mau_ _mau_ _mau_ _mau_
A minha sorte foi ter o casaco totalmente fechado, caso contrario muita coisa poderia acontecer... e essas pessoas ainda reagem de forma ordinária se o chamarmos a atenção...
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: António Teles em 26 de Outubro de 2017, 15:25
O facto de ter tirado a carta de moto, fez  de mim um melhor condutor de automóvel, pelo menos tenho a noção do quanto vulneráveis somos todos nós em 2 rodas.
Citação do companheiro JPA.

A estrada é só uma, e nela circulam os mais variados veículos, se conhecermos minimamente a forma como cada veículo se comporta ou pode comportar poderá ser uma mais valia para nós e até para os outros.
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: JPA em 26 de Outubro de 2017, 16:49
O facto de ter tirado a carta de moto, fez  de mim um melhor condutor de automóvel, pelo menos tenho a noção do quanto vulneráveis somos todos nós em 2 rodas.
Citação do companheiro JPA.

A estrada é só uma, e nela circulam os mais variados veículos, se conhecermos minimamente a forma como cada veículo se comporta ou pode comportar poderá ser uma mais valia para nós e até para os outros.


Concordo, mas existe sempre o factor da imprevisibilidade...

Saber "LÊR" a estrada, o trânsito, as condições da estrada, velocidade nossa e dos outros, etc faz parte de uma aprendizagem que demora um certo tempo e experiência, ou seja estamos sempre a apreender.

Quantos mais milhares de KM percorrermos, não nos faz nem melhor e nem piores condutores de 2 rodas, quanto muito garantimos alguma maior capacidade de análise e reacção.  ;)

Se falarmos da falta de civismo rodoviária tão típica do nosso Portugal, talvez se compreenda muita coisa...  :-[


Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: karloxilva em 26 de Outubro de 2017, 17:42
Tirando o título aterrorizador, o artigo não diz nada. Dei-me ao trabalho de ir à "fonte" da notícia e também não está lá nada. Tal como aquela "notícia" dos "jovens de 14 anos poderem conduzir motas", com fotos de motas de alta cilindrada a decorar... nada. Sobra a especulação.
Seria interessante saber a caracterização dos acidentes. Os motociclistas estiveram na origem ou foram vítimas de acidentes? Não deixa de ser preocupante mas não é a mesma coisa. E dizer-se que a culpa "é da velocidade", não me convence, estou convencido de que a maioria dos acidentes são em meio urbano.
Além disso, sabendo-se que houve uma aumento exponencial de motociclistas, que este verão interminável potenciou ainda mais, falta saber se a percentagem  de acidentes de mota, se comparada, é superior ou inferior ao verificado anteriormente.
Por estas razões, não me vou "atirar" aos das "125" (se bem que a única vez que tive um acidente foi com uma 125, o tipo fugiu depois de se atravessar à minha frente - se alguma coisa aprendi com a má experiência, não foi apenas culpar o grunho pelos plásticos partidos e por uma unha do pé nova, é outra coisa que me obrigo a repetir a mim próprio: "Antecipar, antecipar sempre!"
Um companheiro lançou para o debate a questão de haver algumas lições de condução antes de se pegar  numa "125". Poderia ter interesse a possibilidade de se ter umas aulas, de scooter ou motas com mudanças, sendo que já há muitos que vão voluntariamente aos cursos de condução defensiva promovidos por uma marca de motas, isso significa que até há abertura de espírito. Mais vale aprender em ambiente controlado do que do "saber" de quem gosta mais de se gabar de que deu tanto não sei aonde.
Também se falou no estado das motas, da possibilidade de inspecções. Ao contrário do que suponho ser a opinião maioritária do/as companheiro/as, eu sou a favor, isto porque não acredito que as oficinas não fazem mais do que o trivial mudança de óleo, etc. O "resto" custa tempo e dinheiro.
O uso das luvas, tal em como em França, devia ser para ontem. A venda de capacetes cuja homologação me deixa sérias dúvidas, é outra, para não falar dos "coquinhos" e dos chapéus de equitação absolutamente inúteis.
Proponho que antes de porem a mota a trabalhar se olhem ao espelho retrovisor: está apresentado o principal responsável pela vossa segurança.
[texto editado para corrigir erros]
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: Scooterado em 27 de Outubro de 2017, 03:24
..... Isto vai quase sempre desaguar no civismo e no bom senso ( ou na falta deles ) dos condutores e é óbvio que + formação só irá fazer baixar estes números trágicos...Ainda esta noite ( quase 1/2 noite ) deslocava-me para o trabalho ( de enlatado ) e passa por mim na bisga uma mota de elevada cilindrada a pisar traços contínuos várias vezes e a exceder em muito o limite de velocidade naquela zona urbana e com a agravante de levar uma criança ( pelo tamanho dela deveria estar no limite legal permitido ) à pendura, nem assim aquele pseudo motard refreou os ímpetos, como é que se educa uma pessoa destas _pensador_ Lá está, se calhar só quando tiver um evento trágico de alguém que lhe seja próximo é que tomará consciência dos perigos inerentes às 2 rodas e na absoluta necessidade de ter uma condução defensiva.
Eu tenho quase 150.000 km feitos desde 2010 e posso dizer que, até agora ainda não tive sequer um susto na estrada, foi sorte quase de certeza, mas deve-se em grande parte à minha atitude de respeito para com os outros condutores e por mim próprio.
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: José Bairrada em 27 de Outubro de 2017, 09:24
Eu comecei a conduzir motas, devido á lei das 125 e não penso que isso tenha sido um erro, pois foi melhor escola que ter tirado a carta e ido logo para uma cilindrada maior, eu tirei a carta de mota e tive 7 ou 8 aulas, em que básicamente aprendi a fazer 8, não me tornou nem melhor nem pior condutor.

Nos poucos eventos em que participei, que envolveram um  maior número de pessoas da comunidade motociclistica, bem ouço as conversas, bem vejo os exageros e garantidamente, nenhum deles passou pela benesse das 125.

Tudo passa pelo bom senso e pelo civismo, que escassa na sociedade independentemente do veiculo que se conduz.



PS: Já era altura dos construtores (automóvel e motociclo) reintroduzirem a manete dos piscas nos veículos.  _lol_
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: PSH72 em 27 de Outubro de 2017, 09:33
Eu comecei a conduzir motas, devido á lei das 125 e não penso que isso tenha sido um erro, pois foi melhor escola que ter tirado a carta e ido logo para uma cilindrada maior, eu tirei a carta de mota e tive 7 ou 8 aulas, em que básicamente aprendi a fazer 8, não me tornou nem melhor nem pior condutor.

Nos poucos eventos em que participei, que envolveram um  maior número de pessoas da comunidade motociclistica, bem ouço as conversas, bem vejo os exageros e garantidamente, nenhum deles passou pela benesse das 125.

Tudo passa pelo bom senso e pelo civismo, que escassa na sociedade independentemente do veiculo que se conduz.



PS: Já era altura dos construtores (automóvel e motociclo) reintroduzirem a manete dos piscas nos veículos.  _lol_

Não podia estar mais de acordo contigo José
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: Americano em 27 de Outubro de 2017, 10:01
Não deixas de ter razão Bairrada mas hoje a mentalidade é outra e por isso os acidentes acontecem, maioria por falta de civismo.  _pensador_
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: José Bairrada em 27 de Outubro de 2017, 12:12
Não deixas de ter razão Bairrada mas hoje a mentalidade é outra e por isso os acidentes acontecem, maioria por falta de civismo.  _pensador_



Tudo passa pelo bom senso e pelo civismo, que escassa na sociedade independentemente do veiculo que se conduz.

Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: Grandpa em 27 de Outubro de 2017, 13:14

Tudo passa pelo bom senso e pelo civismo, que escassa na sociedade independentemente do veiculo que se conduz.


Sem dúvida que esta será uma parte importante da solução.

Formação para a Carta B antes de conduzir uma 125? Certamente que sim, mas só se esta formação for estruturada e dirigida para a condução e circulação em mota (teoria e prática)
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: NunoMiguel em 27 de Outubro de 2017, 16:29
Acho que ninguém está a ver o filme todo. Ninguém tem uma explicação... Menos acidentes,!!!!!!!!!! Mais mortos... Como, porquê???
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: Americano em 27 de Outubro de 2017, 17:04
O "filme" companheiro é este......em geral hoje o pessoal nasce pensando que já sabem tudo.....no meu tempo nós aprendia-mos e tinha-mos formação. Eu vejo pelos filhos dos meus vizinhos que agora teem mota aquilo que fazem na estrada. Um deles
já está sem mota e sem carta pela porcaria que fez. Tirou carta de mota numa 500 da escola e logo a seguir comprou uma Ninja
1000 esquecendo da potencia e travagem era diferente e curva era apertada o carro que vinha em sentido contrario não saiu da frente e......ai já ves o filme...certo ?
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: Big Pedro em 27 de Outubro de 2017, 17:13
Boas.
Não costumo escrever, prefiro ler. Contudo, desta vez, vou dar a minha opinião.
É necessário dar muita formação aos condutores. Especialmente os das duas rodas. Vejamos a quantidade de "asneiras" e erros que os ciclistas cometem, e o desrespeito pelo código da estrada por parte destes. E a maioria são adultos.
No que respeita às motos, a relação peso-potência (das motos/sccoters) nada tem a ver com a dos carros. Sendo estas mais rápidas que os carros. Por outro lado a sua agilidade leva à tentação de não se cumprirem algumas regras básicas de segurança e do código da estrada.
Por isso concordo plenamente com os companheiros que alertam para a necessidade de muita formação para se andar de moto/scooter.
Boas curvas.
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: Big Pedro em 27 de Outubro de 2017, 17:15
É assim que vejo/analiso o filme real.
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: NunoMM em 27 de Outubro de 2017, 17:29
   Colegas,

   Custou-me ler este tópico e recuso-me a acreditar que as opiniões que leio aqui sejam as maioritárias no meu clube, CPM, Clube Português de Maxiscooters. Parece que estou num forum de Ninjas ou RRs...
   Li e vi na TV esta notícia ontem e confirmei que o número de acidentes e vítimas tem vindo a cair progressivamente desde a introdução da lei das 125cc, com a excepção deste ano.
   Numa observação empírica (uma vez que as autoridades não têm estudos científicos), quando vemos um acidente de mota nas notícias, qual o tipo de mota que está no chão?
   
Eu comecei a conduzir motas, devido á lei das 125 e não penso que isso tenha sido um erro, pois foi melhor escola que ter tirado a carta e ido logo para uma cilindrada maior, eu tirei a carta de mota e tive 7 ou 8 aulas, em que básicamente aprendi a fazer 8, não me tornou nem melhor nem pior condutor.

Nos poucos eventos em que participei, que envolveram um  maior número de pessoas da comunidade motociclistica, bem ouço as conversas, bem vejo os exageros e garantidamente, nenhum deles passou pela benesse das 125.

Tudo passa pelo bom senso e pelo civismo, que escassa na sociedade independentemente do veiculo que se conduz.

_palmas_ _palmas_ _palmas_

O "filme" companheiro é este......em geral hoje o pessoal nasce pensando que já sabem tudo.....no meu tempo nós aprendia-mos e tinha-mos formação. Eu vejo pelos filhos dos meus vizinhos que agora teem mota aquilo que fazem na estrada. Um deles
já está sem mota e sem carta pela porcaria que fez. Tirou carta de mota numa 500 da escola e logo a seguir comprou uma Ninja
1000 esquecendo da potencia e travagem era diferente e curva era apertada o carro que vinha em sentido contrario não saiu da frente e......ai já ves o filme...certo ?

   Então, mas afinal para que serviu a carta?????

   Cumprimentos e continuação de bons kms para todos, qualquer que tenha sido a forma como chegaram ao mundo das motas.
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: Americano em 27 de Outubro de 2017, 17:34
O meu mundo das motas começou aos 12 anos de idade, aprendi muito e continuo a aprender....isso vale qualquer coisa não achas ?  _pensador_
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: PSH72 em 27 de Outubro de 2017, 18:12
O "filme" companheiro é este......em geral hoje o pessoal nasce pensando que já sabem tudo.....no meu tempo nós aprendia-mos e tinha-mos formação. Eu vejo pelos filhos dos meus vizinhos que agora teem mota aquilo que fazem na estrada. Um deles
já está sem mota e sem carta pela porcaria que fez. Tirou carta de mota numa 500 da escola e logo a seguir comprou uma Ninja
1000 esquecendo da potencia e travagem era diferente e curva era apertada o carro que vinha em sentido contrario não saiu da frente e......ai já ves o filme...certo ?

Não é  preciso dizer mais nada, tirar ou não tirar a carta ter ou não ter formação se não houver civismo na condução e respeitar quem anda na estrada não vale de nada, é que nos acidentes de motas não podemos esquecer que existe os sem culpa e os com culpa e a maioria dos acidentes de mota são em excesso de velocidade não esquecer isto.
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: moto2cool em 27 de Outubro de 2017, 21:25
Não sei qual é a fonte da informação estatística que os mortos são maioritariamente condutores de 125 sem carta A. Eu não a li em lado nenhum.
Bem tentei procurar, alguém me elucida?
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: PSH72 em 28 de Outubro de 2017, 12:16
Não sei qual é a fonte da informação estatística que os mortos são maioritariamente condutores de 125 sem carta A. Eu não a li em lado nenhum.
Bem tentei procurar, alguém me elucida?

E não apareceu nada a dizer que eram os condutores de 125, isso começou aqui no forum a mencionarem isso, e de certeza que não foi dos que conduzem as 125  _lol_ _lol_ _lol_, é que quem conduz as 125 com apenas carta de carro não sabe só quem tem carta A.  _lol_ _lol_ _lol_

Ainda hoje faz-me confusão como é que existe tanta mas tanta gente com carta de carro e são um perigo na estrada e tiraram a carta, será que é só com os encartados B é que se vê isso??  _pensador_ _pensador_

Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: fastnet em 28 de Outubro de 2017, 13:23
Li as notícias e vi peça de reportagem. Nem um nem outro mostram dados que indiquem qual o tipo de motociclo mais envolvido nestes infelizes números.
Vai sempre aparecer alguém a dizer que a culpa é dos outros, mas entre as manobras de risco e infrações que cometemos diáriamente, a velocidade excessiva será uma das principais causas para os acidentes fatais.
Menor tempo e distância livre, para reação, mais variáveis em jogo na condução, menor controlo da máquina, condições menos simpáticas de piso ou atmosféricas para condução são alguns exemplos.
Lacunas no ensino de condução e possibilidade de obtenção de carta A e estar legalmente apto a conduzir motociclo de qualquer cilindrada vai levar a algum facilitismo na escolha da montada.
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: 4_epul em 29 de Outubro de 2017, 15:36
Infelizmente conheço quem tenha falecido este ano. Das 4 pessoas posso garantir que nenhum deles tinha falta de experiência... Penso que o boom das 125cc contribuiu para que mais pessoas aproveitassem para andar de mota mas é uma falsa questão. Não digo que não existam também caso de acidentes provocados por falta de experiência mas na minha opinião o excesso de velocidade é o maior causador de mortes seguido pelo sentimento de que acidentes apenas acontecem aos outros: "isto comigo não acontecia..."
Eu aproveitei para andar de scooter não tenho carta e nunca tinha andado numa, a primeira vez que peguei na minha babe cai... no segundo dia tive de passar a ponte 25 abril... desde 2012 que ando todos os dias vejo muita coisa: pcx sem experiência que abusam da sorte, bmw que acham que são os donos do mundo, as R's que voam entre motas, carros e tudo o mais e pessoas que respeitam. Felizmente este grupo de pessoas "as que respeitam" são a maioria que conheço. Conheço também os outros... os que estão sempre atrasados para o trabalho, mas desses quero distância.


Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk

Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: NunoMiguel em 29 de Outubro de 2017, 18:12
Concordo com quase tudo o que foi dito aqui, mas há uma questão que ninguém aborda e para a qual parece ninguém ter resposta, nem mesmo as autoridades.
Vivemos tempos de maior consciencialização. Hoje em dia a noção da necessidade de circular equipado é maior que nunca. Felizmente nota-se que aos poucos o casaco e as luvas, por exemplo, têm ganho o lugar do calção e da t-shirt.
Há também um brutal evolução ao nível dos equipamentos de segurança. Os nossos capacetes e a nossa roupa estão e são melhores do que nunca. São mais resistentes, mais confortáveis, mais adaptados a nós...
As nossas motas também. Hoje temos ABS's, travagens combinadas, melhores travões e pneus...

Então, o que ninguém parece conseguir explicar é como havendo sensivelmente o mesmo número de acidentes, as mortes duplicaram!!!
Serão acidentes mais graves? Será que afinal não estamos mais e melhor protegidos ou não nos equipamentos sequer?
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: jcsc em 29 de Outubro de 2017, 21:47
Hoje mais dois acidentes com a pior consequencia, um na A5 e outro no Fundao, os dois acima dos 40 anos...
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: NunoMiguel em 29 de Outubro de 2017, 21:58
O acidente da A5 é inacreditável...
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: PSH72 em 29 de Outubro de 2017, 22:40
Hoje mais dois acidentes com a pior consequencia, um na A5 e outro no Fundao, os dois acima dos 40 anos...

E foram ambos em que tipo de motos?
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: Ccarvalho em 30 de Outubro de 2017, 07:49
Hoje mais dois acidentes com a pior consequencia, um na A5 e outro no Fundao, os dois acima dos 40 anos...

Pessoalmente considero a A5 uma via muito perigosa para andar de mota, consegue ser pior que a IC19! Sempre que posso evito ir por lá e vou antes pela marginal.
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: jcsc em 02 de Novembro de 2017, 21:33
https://www.facebook.com/notes/miguel-tiago/acidentes-de-moto-matam-cada-vez-mais/1683770468364499/

O deputado Miguel Tiago explica.
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: NunoMiguel em 03 de Novembro de 2017, 01:50
Espetacular.

Ninguém devia ficar sem ler isto!
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: scarreira em 03 de Novembro de 2017, 09:53
só tenho mais m ponto a acrescentar...
já li neste tópico de ...usar os espelhos"... aí está o problema de alguns motociclistas... de vez enquando quando vejo os instruendos a passar por mim de mota só usam o espelho, então e virar a cara (quase a partir o pescoço não?")? pois para mim já evitou muito susto... o famoso ponto morto, complica a vida a muita gente e ele tb existe nas motos não só nos enlatados...
e quando fui à bênção a Fátima este ano com o CPM, reparei que a maioria nem sequer tem essa preocupação...
mas também digo, que isto das escolas estarem a pedir meia dúzia de tustos pelas cartas claro que algo fica para trás... a qualidade...
já lá vai o tempo que a carta de mota A1 custava 500€...
fica a minha opinião...eu aprendi isso aos 16 anos...
Boa viagem a todos
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: jcsc em 03 de Novembro de 2017, 13:57
E foram ambos em que tipo de motos?

Hoje estava a ver um grupo da Policia Aerea da Força Aerea a que pertenço e falaram no acidente do Fundão, tambem era da P.A. e era uma mota de maior cilindrada.
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: Filipe Pombo em 03 de Novembro de 2017, 19:20
Há pouco tempo, veio a lume os números da sinistralidade moto-ciclistica em Portugal, sendo o seu destaque para o aumento da mesma face a anos anteriores

Claro que à ideia, veio o facto do numero de motas e scooter em Portugal ter aumentado exponencialmente , quer pela facilidade de acesso às grandes cidades por pessoas (como eu ) nunca  tinham conduzido mota até aos 40's , quer pela famosa lei das 125 que permitiu a condução das motas até 125 cc a condutores com carta de ligeiros (com as devidas limitações ás idades mais jovens) ...

Acontece, que tal como os famosos avistamentos dos ultra rápidos drones de há alguns tempos que acompanhavam os jatos das companhias aéreas e que deu pano para mangas e que afinal eram noticias que só serviram interesses ..licenciamentos absurdos, burocracias  e pagamentos de taxas para voar em determinadas zonas ... estas noticias parecem que afinal têm o seu objectivo... com a distorção da interpretação dos números apresentados..desta forma..alguns lobbyes pretendem avançar mais depressa com as inspecções das motas e assim poderem arrecadar mais uns milhões á custa de quem tenha adquirido motas acima dos 300 cc ...

Assim, transcrevo o texto do deputado Miguel Tiago, que além de motociclista ele próprio, foi quem deu o mote para a lei das 125 cc a qual quase todos agradecemos.

"Acidentes de moto matam cada vez mais?
MIGUEL TIAGO·QUINTA-FEIRA, 2 DE NOVEMBRO DE 2017
O JN faz uma notícia que parece encomendada pela ANCIA (os senhores que querem por força cobrar-nos uma taxa inútil para uma declaração inútil de conformidade nos centros de inspecção), na qual afirma que as vítimas mortais e os feridos graves envolvidos em acidentes com ciclomotores e motociclos vem aumentando.
O tom é dramático e chega mesmo a dizer-se que “O número de mortos quase duplicou de 2016 para 2017”. Ora vejamos então os números, que pelos vistos os senhores do JN se esqueceram de verificar. Sim, é que os números que constam deste quadro publicado no jornal estão manipulados.

Diz-nos o quadro que em 2008 morreram 91 pessoas em acidente de motociclos e ciclomotores. Então fui ler o relatório da ANSR de 2008 e eis que afinal o que esse relatório no diz é que em 2008 morreram 62 pessoas em ciclomotores e 102 em motociclos, e diz também que em 2007 morreram 62 em ciclomotores e 142 em motociclos, o que perfaz os totais de ciclomotor+motociclo de 204 em 2007 e de 164 em 2008. Começa mal o JN.
Também 2009 não bate certo: os número da ANSR dizem que morreram 152 pessoas (50 em ciclomotores e 102 em motociclos) e o quadro remete para 94 mortos.
Algo não vai bem nas fontes do JN. Até fiz o exercício de verificar as mortes a 24H, para o caso de ser o dado que o JN estava a contabilizar. Mas nem assim. Veja-se 2010, o ano em que a lei das 125 produz efeito estatístico relevante com a venda de quase 14 mil motociclos abaixo de 125cc: nesse ano, segundo a ANSR morreram em motociclo e ciclomotor (a 24H) 177 pessoas, 65 em ciclomotores e 112 em motociclos.
Está explicado, nas letras pequenas, que os números se referem aos primeiros sete meses de cada ano. Pronto. E com essa explicação, explicam que não estão a mentir, apenas a manipular a forma como percepcionamos os números.
Mas mesmo que não fôssemos verificar os números da ANSR para detectar a fraude da ANCIA e do JN, reparemos no quadro publicado. O JN diz que os acidentes de moto matam cada vez mais mas o próprio quadro que publica mostra uma estabilização no número de acidentes mortais entre motociclos e ciclomotores. Apesar de a manipulação gráfica fazer parecer que o ano de 2017 é particularmente mau, se olharmos com atenção verificamos que o primeiro ano do quadro (2008) tem um número de mortes de 91 e que 2009 é o máximo com 94 mortos. Portanto, o ano de 2017 não é sequer o pior dos últimos dez anos.
Do quadro que o JN publica, para mim, só há uma conclusão a retirar: desde a entrada em vigor da lei das 125 há menos acidentes mortais com motos e ciclomotores. Depois de 2009, nunca mais se chegou àquele número de 94 mortes entre janeiro e julho. E isso é que é a única conclusão estatística legítima. E é uma conclusão particularmente importante porque mostra como as vozes alarmistas das escolas de condução (que chegaram a acusar-me de ter sangue nas mãos por ser o primeiro subscritor da lei das 125, com o Grupo Parlamentar do PCP) estavam erradas e mostra como a voz alarmista dos centros de inspecção está longe de ser verdade. A verdade demonstra que, apesar de o parque circulante ter aumentado em largos milhares, ou seja, apesar de haver muito mais gente a conduzir motos, o número de mortos tem vindo a diminuir consistentemente.
O resto é conversa. Quem não consegue vender inspecções periódicas por serem úteis, quer vendê-las como obrigatórias. Belo negócio."

https://www.facebook.com/notes/miguel-tiago/acidentes-de-moto-matam-cada-vez-mais/1683770468364499/
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Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: zepedro em 05 de Novembro de 2017, 08:43
Há pouco tempo, veio a lume os números da sinistralidade moto-ciclistica em Portugal, sendo o seu destaque para o aumento da mesma face a anos anteriores

Claro que à ideia, veio o facto do numero de motas e scooter em Portugal ter aumentado exponencialmente , quer pela facilidade de acesso às grandes cidades por pessoas (como eu ) nunca  tinham conduzido mota até aos 40's , quer pela famosa lei das 125 que permitiu a condução das motas até 125 cc a condutores com carta de ligeiros (com as devidas limitações ás idades mais jovens) ...

Acontece, que tal como os famosos avistamentos dos ultra rápidos drones de há alguns tempos que acompanhavam os jatos das companhias aérias e que deu pano para mangas e que afinal eram noticias que só serviram interesses ..licenciamentos absurdos, burocracias  e pagamentos de taxas para voar em determinadas zonas ... estas noticias parecem que afinal têm o seu objectivo... com a distorção da interpretação dos números apresentados..desta forma..alguns lobbyes pretendem avançar mais depressa com as inspecções das motas e assim poderem arrecadar mais uns milhões á custa de quem tenha adquiro motas acima dos 300 cc ...

Assim, transcrevo o texto do deputado Miguel Tiago, que além de motociclista ele próprio, foi quem deu o mote para a lei das 125 cc a qual quase todos agradecemos.

"Acidentes de moto matam cada vez mais?
MIGUEL TIAGO·QUINTA-FEIRA, 2 DE NOVEMBRO DE 2017
O JN faz uma notícia que parece encomendada pela ANCIA (os senhores que querem por força cobrar-nos uma taxa inútil para uma declaração inútil de conformidade nos centros de inspecção), na qual afirma que as vítimas mortais e os feridos graves envolvidos em acidentes com ciclomotores e motociclos vem aumentando.
O tom é dramático e chega mesmo a dizer-se que “O número de mortos quase duplicou de 2016 para 2017”. Ora vejamos então os números, que pelos vistos os senhores do JN se esqueceram de verificar. Sim, é que os números que constam deste quadro publicado no jornal estão manipulados.

Diz-nos o quadro que em 2008 morreram 91 pessoas em acidente de motociclos e ciclomotores. Então fui ler o relatório da ANSR de 2008 e eis que afinal o que esse relatório no diz é que em 2008 morreram 62 pessoas em ciclomotores e 102 em motociclos, e diz também que em 2007 morreram 62 em ciclomotores e 142 em motociclos, o que perfaz os totais de ciclomotor+motociclo de 204 em 2007 e de 164 em 2008. Começa mal o JN.
Também 2009 não bate certo: os número da ANSR dizem que morreram 152 pessoas (50 em ciclomotores e 102 em motociclos) e o quadro remete para 94 mortos.
Algo não vai bem nas fontes do JN. Até fiz o exercício de verificar as mortes a 24H, para o caso de ser o dado que o JN estava a contabilizar. Mas nem assim. Veja-se 2010, o ano em que a lei das 125 produz efeito estatístico relevante com a venda de quase 14 mil motociclos abaixo de 125cc: nesse ano, segundo a ANSR morreram em motociclo e ciclomotor (a 24H) 177 pessoas, 65 em ciclomotores e 112 em motociclos.
Está explicado, nas letras pequenas, que os números se referem aos primeiros sete meses de cada ano. Pronto. E com essa explicação, explicam que não estão a mentir, apenas a manipular a forma como percepcionamos os números.
Mas mesmo que não fôssemos verificar os números da ANSR para detectar a fraude da ANCIA e do JN, reparemos no quadro publicado. O JN diz que os acidentes de moto matam cada vez mais mas o próprio quadro que publica mostra uma estabilização no número de acidentes mortais entre motociclos e ciclomotores. Apesar de a manipulação gráfica fazer parecer que o ano de 2017 é particularmente mau, se olharmos com atenção verificamos que o primeiro ano do quadro (2008) tem um número de mortes de 91 e que 2009 é o máximo com 94 mortos. Portanto, o ano de 2017 não é sequer o pior dos últimos dez anos.
Do quadro que o JN publica, para mim, só há uma conclusão a retirar: desde a entrada em vigor da lei das 125 há menos acidentes mortais com motos e ciclomotores. Depois de 2009, nunca mais se chegou àquele número de 94 mortes entre janeiro e julho. E isso é que é a única conclusão estatística legítima. E é uma conclusão particularmente importante porque mostra como as vozes alarmistas das escolas de condução (que chegaram a acusar-me de ter sangue nas mãos por ser o primeiro subscritor da lei das 125, com o Grupo Parlamentar do PCP) estavam erradas e mostra como a voz alarmista dos centros de inspecção está longe de ser verdade. A verdade demonstra que, apesar de o parque circulante ter aumentado em largos milhares, ou seja, apesar de haver muito mais gente a conduzir motos, o número de mortos tem vindo a diminuir consistentemente.
O resto é conversa. Quem não consegue vender inspecções periódicas por serem úteis, quer vendê-las como obrigatórias. Belo negócio."

https://www.facebook.com/notes/miguel-tiago/acidentes-de-moto-matam-cada-vez-mais/1683770468364499/
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Agradeço-te tanto, mas tanto este post Filipe! É tão bom conversa informada!

Abraços!

ZeP
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: moto2cool em 05 de Novembro de 2017, 08:55


... os instruendos a passar por mim de mota só usam o espelho, então e virar a cara (quase a partir o pescoço não?")? pois para mim já evitou muito susto... o famoso ponto morto, complica a vida a muita gente e ele tb existe nas motos não só nos enlatados...


Concordo plenamente na necessidade de virar a cabeça para confirmar a informação do espelho.
Além disso tenho também uns pequenos espelhos parabólicos que me dão uma visão muito mais alargada ( inclusive do espaço atrás de mim) que são úteis, principalmente em cidade, desde que se tenha em mente que nesses espelhos as distâncias são falseadas
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: Pianoman em 05 de Novembro de 2017, 09:35
Eu sou de opinião contrária.
Uso pequenos espelhos de "ângulo morto" e nunca tive nenhum susto desse género.
Os espelhos retrovisores, quando usados com os ditos espelhos pequenos de A.M. são o suficiente para evitar constrangimentos. Quando são bem usados, claro.

Já a famosa manobra de virar o pescoço que nos obrigam a fazer nas escolas de condução, considero-a perigosa.
Aí, sim, já tive um ou dois sustos por não estar a olhar para onde devo, que é para a frente.
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: Filipe Pombo em 05 de Novembro de 2017, 11:33
https://www.facebook.com/notes/miguel-tiago/acidentes-de-moto-matam-cada-vez-mais/1683770468364499/

O deputado Miguel Tiago explica.


Boas JCSC


Peço desculpa por ter repetido o teu  post, mas só agora reparei ...que já tinhas mencionado o artigo em causa,    o seu a seu dono .... antes repetir que tentar aniquilar um tema de interesse ..  _martelada_ 
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: jcsc em 05 de Novembro de 2017, 13:02

Boas JCSC


Peço desculpa por ter repetido o teu  post, mas só agora reparei ...que já tinhas mencionado o artigo em causa,    o seu a seu dono .... antes repetir que tentar aniquilar um tema de interesse ..  _martelada_

 _pol_

Fizeste bem, ha pessoal que nao tem Facebook.  scooter_
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: pinguim melaneo em 03 de Dezembro de 2017, 14:11
Há pouco tempo, veio a lume os números da sinistralidade moto-ciclistica em Portugal, sendo o seu destaque para o aumento da mesma face a anos anteriores

Claro que à ideia, veio o facto do numero de motas e scooter em Portugal ter aumentado exponencialmente , quer pela facilidade de acesso às grandes cidades por pessoas (como eu ) nunca  tinham conduzido mota até aos 40's , quer pela famosa lei das 125 que permitiu a condução das motas até 125 cc a condutores com carta de ligeiros (com as devidas limitações ás idades mais jovens) ...

Acontece, que tal como os famosos avistamentos dos ultra rápidos drones de há alguns tempos que acompanhavam os jatos das companhias aéreas e que deu pano para mangas e que afinal eram noticias que só serviram interesses ..licenciamentos absurdos, burocracias  e pagamentos de taxas para voar em determinadas zonas ... estas noticias parecem que afinal têm o seu objectivo... com a distorção da interpretação dos números apresentados..desta forma..alguns lobbyes pretendem avançar mais depressa com as inspecções das motas e assim poderem arrecadar mais uns milhões á custa de quem tenha adquirido motas acima dos 300 cc ...

Assim, transcrevo o texto do deputado Miguel Tiago, que além de motociclista ele próprio, foi quem deu o mote para a lei das 125 cc a qual quase todos agradecemos.

"Acidentes de moto matam cada vez mais?
MIGUEL TIAGO·QUINTA-FEIRA, 2 DE NOVEMBRO DE 2017
O JN faz uma notícia que parece encomendada pela ANCIA (os senhores que querem por força cobrar-nos uma taxa inútil para uma declaração inútil de conformidade nos centros de inspecção), na qual afirma que as vítimas mortais e os feridos graves envolvidos em acidentes com ciclomotores e motociclos vem aumentando.
O tom é dramático e chega mesmo a dizer-se que “O número de mortos quase duplicou de 2016 para 2017”. Ora vejamos então os números, que pelos vistos os senhores do JN se esqueceram de verificar. Sim, é que os números que constam deste quadro publicado no jornal estão manipulados.

Diz-nos o quadro que em 2008 morreram 91 pessoas em acidente de motociclos e ciclomotores. Então fui ler o relatório da ANSR de 2008 e eis que afinal o que esse relatório no diz é que em 2008 morreram 62 pessoas em ciclomotores e 102 em motociclos, e diz também que em 2007 morreram 62 em ciclomotores e 142 em motociclos, o que perfaz os totais de ciclomotor+motociclo de 204 em 2007 e de 164 em 2008. Começa mal o JN.
Também 2009 não bate certo: os número da ANSR dizem que morreram 152 pessoas (50 em ciclomotores e 102 em motociclos) e o quadro remete para 94 mortos.
Algo não vai bem nas fontes do JN. Até fiz o exercício de verificar as mortes a 24H, para o caso de ser o dado que o JN estava a contabilizar. Mas nem assim. Veja-se 2010, o ano em que a lei das 125 produz efeito estatístico relevante com a venda de quase 14 mil motociclos abaixo de 125cc: nesse ano, segundo a ANSR morreram em motociclo e ciclomotor (a 24H) 177 pessoas, 65 em ciclomotores e 112 em motociclos.
Está explicado, nas letras pequenas, que os números se referem aos primeiros sete meses de cada ano. Pronto. E com essa explicação, explicam que não estão a mentir, apenas a manipular a forma como percepcionamos os números.
Mas mesmo que não fôssemos verificar os números da ANSR para detectar a fraude da ANCIA e do JN, reparemos no quadro publicado. O JN diz que os acidentes de moto matam cada vez mais mas o próprio quadro que publica mostra uma estabilização no número de acidentes mortais entre motociclos e ciclomotores. Apesar de a manipulação gráfica fazer parecer que o ano de 2017 é particularmente mau, se olharmos com atenção verificamos que o primeiro ano do quadro (2008) tem um número de mortes de 91 e que 2009 é o máximo com 94 mortos. Portanto, o ano de 2017 não é sequer o pior dos últimos dez anos.
Do quadro que o JN publica, para mim, só há uma conclusão a retirar: desde a entrada em vigor da lei das 125 há menos acidentes mortais com motos e ciclomotores. Depois de 2009, nunca mais se chegou àquele número de 94 mortes entre janeiro e julho. E isso é que é a única conclusão estatística legítima. E é uma conclusão particularmente importante porque mostra como as vozes alarmistas das escolas de condução (que chegaram a acusar-me de ter sangue nas mãos por ser o primeiro subscritor da lei das 125, com o Grupo Parlamentar do PCP) estavam erradas e mostra como a voz alarmista dos centros de inspecção está longe de ser verdade. A verdade demonstra que, apesar de o parque circulante ter aumentado em largos milhares, ou seja, apesar de haver muito mais gente a conduzir motos, o número de mortos tem vindo a diminuir consistentemente.
O resto é conversa. Quem não consegue vender inspecções periódicas por serem úteis, quer vendê-las como obrigatórias. Belo negócio."

https://www.facebook.com/notes/miguel-tiago/acidentes-de-moto-matam-cada-vez-mais/1683770468364499/
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Seria tão mais fácil dizer que a culpa seria dos "gajos que têm carta B"' mas não, os números são contrários a essa tendência o que cala alguns que aqui se manifestaram.
Também era bom apurar que das vitimas mortais quantas foram provocados pelos motociclistas e pelos enlatados.
O facto de ser encartado A ou B não quer dizer nada pois basta ver quanto mais alta a cilindrada maior é o risco pois se verificarmos os motarios a sacar cavalos e a fazer manobras dignas de quem tem carta A.
Aliás é isso que nas aulas de condução se ensina.


Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através de Tapatalk

Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: VAGUEIRA em 03 de Dezembro de 2017, 20:25
Estou plenamente de acordo contigo. Ando de mota desde os 16anos 49cc e depois dos 30 comecei com 125cc e agora com 41 comecei precisamente á 2 anos com 500cc.
Mas também deixo uma ideia do que se deveria de fazer para resolver esse pequeno pormenor; aqui na Suíça onde resido e trabalho; eu para andar com a mota de 125cc e não mais que 11Kw tive de fazer formação obrigatória de 8 horas pagas por mim (não é preciso ir a exame) e dadas por uma escola habilitada para isso, só então depois é que pude começar a conduzir sem o L de aprendiz. No entanto quando quis andar com uma mota com cilindrada superior (neste caso 500cc) tive de fazer de novo formação aulas e ir a exame.

Se calhar até vou ser criticado pelo que vou escrever, mas cá vai  _lol_ _lol_

Eu sempre foi contra a quem tem carta de automovel poder conduzir motas até 125cc, isto porque a maioria nunca sequer pegou em motas, e dou um exemplo, tenho duas filhas que só tem carta de automovel e estão hablitadas a conduzir motas até 125cc, e nunca sequer alguma vez conduziram motas na vida, acham isso correto? na minha opinião no minimo deviam de tirar umas lições de mota.

Mas isto é o que penso  _pol_
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: Dguterres em 03 de Dezembro de 2017, 20:44
Até 2020 incentivos à compra de motas seguras?
O que é isso?
Vão impedir a venda de motas de qualidade duvidosa?

Ou estamos a falar em inspeções? Será?

Obrigatoriedade do uso de mais equipamento de proteção. Em França por exemplo, parece-me que o uso de luvas já é obrigatório. Ainda ontem vi dois motociclistas sem luvas (e não conduziam 125).

Quem sou eu para criticar mas numa "pequena" queda a raspar pelo alcatrão com as mãos a evitar que a cara se cole ao chão... arrepia-me.

Mais formação? Sim concordo. De todos. Enlatados também.

Vias com melhores condições.
Sinalização em condições e já agora fiscalização a sério e não caça às multas. (estado dos veículos, habilitação dos condutores e seguros).

Não é preciso estar a inventar a roda.

Por cada pessoa que se retire das estradas seja a conduzir em 4 ou 2 rodas e que não possua a habilitação, não esteja em condições físicas ou mentais e que a sua viatura constitua perigo por não estar inspecionada (vale o que vale), é provavelmente uma vida que é salva seja por atropelamento ou abalroamento em duas rodas.

Isto é uma selva, seja de carro ou de mota. Princípios básicos de convivência estão degradados, frustrações ou inexperiência, colocadas em cima de uma mota ou carro potenciam os acidentes e mortes dos próprios ou de terceiros.

Nota: não sou nenhum santinho. Também faço porcaria, também me irrito, mas também já tenho tido muita sorte, por situações em que me coloquei ou devido a ações de outros.






Boa noite JViegas.

Concordo e assino por baixo.

Digo mais até, não é bem como alguém disse aqui (não lembro o nome) que é da Malta das 125. Bem, ninguém é santo, todos cometemos erros, outras vezes somos obrigados a comete-los, o que eu acho na minha opinião é como disseste, falta de civismo muitas vezes é falta de formação, esquecem-se de que a via pública ou a utilização das vias é partilhada por todos os que as utilizam e todos lá circulam, os que andam mais depressa, os que andam mais devagar, os que têm bons carros ou motos e os que têm o que podem. Quem anda de moto seja ela qual for tem de respeitar e EXIJIR respeito dos automobilistas e até peões.

Cumprimentos para todos boas curvas e como se costuma dizer sejamos responsáveis..


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: PSH72 em 03 de Janeiro de 2018, 08:58
Hoje no DN na pag 10 vêm a falar sobre os acidentes de motas, e vem lá informação que o aumento dos acidentes este ano nada têm haver com a lei das 125cc e que nem estas são a causa do aumento de acidentes, pelo contrario é em cilindradas superiores que se viu o aumento de acidentes e a causa é a velocidade excesiva.
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: pjose em 03 de Janeiro de 2018, 10:06
Hoje no DN na pag 10 vêm a falar sobre os acidentes de motas, e vem lá informação que o aumento dos acidentes este ano nada têm haver com a lei das 125cc e que nem estas são a causa do aumento de acidentes, pelo contrario é em cilindradas superiores que se viu o aumento de acidentes e a causa é a velocidade excesiva.

Aqui fica o artigo para quem quiser ler:

https://www.dn.pt/portugal/interior/bom-tempo-economia-e-velocidade-explicam-mais-sinistralidade-com-motos-9020524.html
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: PSH72 em 03 de Janeiro de 2018, 10:17
Aqui fica o artigo para quem quiser ler:

https://www.dn.pt/portugal/interior/bom-tempo-economia-e-velocidade-explicam-mais-sinistralidade-com-motos-9020524.html

Atenção pjose, esse artigo esta incompleto nem metade do artigo está ai exposto, no fim desse artigo quem não ler o resto dá a entender que é a culpa das 125cc

" Após os números terem sido conhecidos, entidades como o Automóvel Clube de Portugal ou dirigentes de escolas de condução apontaram a lei das 125 cc - que permite a condutores com mais de 25 anos, com carta de ligeiros, conduzir motos até à cilindrada de 125 cc - como o principal motivo .."

Mas no desenrolar dessa afirmação, mostra o contrario onde é comunicado pelo João Dias investigador do IST.

Cá para mim existe interesses por trás disto, ou seja pelas inspeções ou pelo aumento dos seguros para motas (aqui só faz pensar isto pela afirmação da ACP  _pensador_  por estarem a referir o que disseram da lei das 125cc)

Aqui está uma parte da noticia, são 2 paginas, mas tirei este excerto

https://flic.kr/p/2245Spo

Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: Americano em 03 de Janeiro de 2018, 10:20
Aqui fica o artigo para quem quiser ler:

https://www.dn.pt/portugal/interior/bom-tempo-economia-e-velocidade-explicam-mais-sinistralidade-com-motos-9020524.html


Obrigado companheiro pela partilha, isto vem provar o que eu já ando a dizer a imenso tempo sobre o excesso de velocidade
praticado por quem não tem respeito nem pela propria vida.
Vejo diariamente companheiros a fazer coisas que não devem e rezo que cheguem a casa inteiros.  _anjo_

Boas curvas em segurança...... scooter_
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: mpaneves em 03 de Janeiro de 2018, 14:07
Digam o que disserem a culpa é somente da falta de civismo 🤤
Título: Re: Mortos na estrada
Enviado por: moto2cool em 03 de Janeiro de 2018, 18:53
Parece-me que o link do artigo tem o texto todo, embora cortado com imagens, etc.
destaco:  "João Dias também rejeita esta explicação ( falta de formação nas 125) : "Apesar de as vendas de motociclos com cilindrada inferior a 125 cc ter representado desde 2010 cerca de dois terços das vendas, a gravidade dos acidentes envolvendo este tipo de motociclos é muito inferior aos restantes." Lembra que os motociclos com mais de 125 cc apresentam tipicamente um índice de gravidade (mortes por cada cem acidentes com vítimas) "tipicamente três vezes superior

Não esqueçamos que a lei das 125 veio trazer muitos motociclistas sem passarem (pagarem) pelas escolas de condução e o ACP é  também uma ( a maior?) escola de condução. Imaginem as perdas que querem evitar no futuro.

Muito mais honesto este artigo que o do Expresso, que dá um relevo excessivo aos players do mercado com interesses económicos bem identificados.
Quando um diário tem artigos de fundo mais completos que um semanário diz bem como o Expresso se tem afundado, e esta abordagem parcial dos acidentes matou mais um bocado do prestígio daquela publicação