Geral => Assuntos Diversos => Legislação e Organismos Públicos => Tópico iniciado por: NunoFRocha em 12 de Janeiro de 2018, 11:17

Título: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: NunoFRocha em 12 de Janeiro de 2018, 11:17
Partilho a noticia do Publico

O Governo quer tornar obrigatória a carta de condução para quem conduzir motociclos de 125 cm3 de cilindrada, mesmo que tenha já carta de automóvel, e vai repensar os mecanismos de inspecção das motos.

Segundo uma entrevista do ministro da Administração Interna à Antena 1, que será transmitida na íntegra amanhã, sábado 13, o Executivo vai repensar a dispensa de formação para quem conduza motos de 125cm3 de cilindrada. "Temos de repensar aquilo que foi uma decisão que nos suscitou as maiores dúvidas, que foi a dispensa de qualquer formação para quem, tendo uma carta de ligeiros, possa comprar uma moto até 125 cm3 e imediatamente sair para a estrada", afirmou Eduardo Cabrita.

Na entrevista, o ministro diz que não será exigível uma total revisão do código, mas sublinha: "As condições de condução de motociclo são claramente diferentes daquelas que temos num veículo automóvel ligeiro." Eduardo Cabrita considera ainda "absolutamente inaceitável" o elevado número de atropelamentos, sobretudo nas zonas urbanas, e admite generalizar nestas áreas os limites de velocidade de 30km/h, que já existem em alguns bairros.

Estas são algumas das medidas que o Governo pretende introduzir para travar as mortes nas estradas, que aumentaram para 509 no ano passado, mais 64 do que em 2016 (12,5%). "A segunda zona de risco, em que houve um crescimento preocupante, tem que ver com os motociclos. Os nossos veículos automóveis têm inspecção e as motos não", afirmou. A inspecção periódica dos motociclos, triciclos e quadriciclos com cilindrada superior a 250 cm3 está prevista no Decreto-Lei n.º133/2012, de 11 de Julho. Esta lei veio obrigar os centros de inspecção a adaptarem-se para fazerem inspecção a motos, mas continua por sair a regulamentação.

A Comissão Interministerial para a Segurança Rodoviária reúne-se esta sexta-feira pela primeira vez, depois de ter sido criada em 2017 no âmbito do Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária (PENSE 2020), documento que inclui 108 medidas com o objectivo de reduzir em mais de metade o número de mortos nas estradas portuguesas até 2020.

in https://www.publico.pt/2018/01/12/sociedade/noticia/governo-quer-tornar-obrigatoria-carta-para-motos-de-125cm3-e-vai-repensar-inspeccoes-1799079
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: paulo1974 em 12 de Janeiro de 2018, 11:37
Se esta lei for implementada la se vao as 125 visto se e necessário carta toda a gente vai para cilindrada superior. Reparem como este governo anda a reboque das noticias. as escolas de conduçao ja esfregam as maos.
Ja por falar em diferencias entre conduzir um carro e uma mota, os papa reformas tambem nao deviam ir a exame de codiogo e conduçao? e que uma carta de motociclo nao dara para andar de papa reformas.
ja agora circular na cidade a 30 a hora????bolas ate de bicicleta vou mais rápido!!!!
Título: O que acham deste artigo
Enviado por: Edhunterpc em 12 de Janeiro de 2018, 11:49
Caros companheiros,

Hoje ao passar um pouco pelas sites de noticias deparei-me com este artigo. Digam a vossa justisa

http://rr.sapo.pt/noticia/102799/carta-para-motos-de-125cm3-pode-vir-a-ser-obrigatoria?utm_source=rss (http://rr.sapo.pt/noticia/102799/carta-para-motos-de-125cm3-pode-vir-a-ser-obrigatoria?utm_source=rss)

"O Governo quer tornar obrigatória a carta de condução para quem conduzir motociclos de 125 cm3 de cilindrada, mesmo que tenha já carta de automóvel, e vai repensar os mecanismos de inspecção das motas."
Título: Re: O que acham deste artigo
Enviado por: Rafael Carapinha em 12 de Janeiro de 2018, 12:01
Desde que saiu um artigo há umas semanas a meu ver mal fundamentado a associar uma subida do número de mortes na estrada com as motas 125cc era esperado uma intervenção deste tipo. Faz me pensar que são notícias encomendadas de maneira a preparar a opinião pública e motociclistas para mais uma espécie de imposto como são as inspecções às motos e obrigatoriedade de carta para 125cc. No fundo todos sabemos que o interesse aqui é arrecadar mais uns euros €

Enviado do meu PRA-LX1 através de Tapatalk
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: JPA em 12 de Janeiro de 2018, 12:01
Um retrocesso...

O alcance da lei das 125cc de 2009 foi um abrir de portas e horizontes a muitos utilizadores e serviu de boia de salvação para o sector económico das 2 rodas que estava num marasmo exasperante.

E a quantidade de malta que posteriormente tirou a carta, para cilindradas maiores? As escolas de condução ainda hoje agradecem!

Voltar atrás nisto é uma forma encapotada de lançar setas ao eternos malvados do costume... os motociclistas.

Vitimiza-se sempre os do mesmo... ou porque morrem ou matam na estrada!

A forma ardilosa destas noticias é que são do pior que se pode ler...

Como não há ainda inspeções, a conclusão é sempre fatídica para o lado do motociclista...

 _Rolley_ _Rolley_

Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: NunoMiguel em 12 de Janeiro de 2018, 12:32
Vim de manhã para o trabalho a ouvir o ministro.
Relativamente às inspeções, os que me conhecem e leram sabem o que penso, não me vou re-re-repetir.
Quanto ao resto, o que penso: Acho que é tudo um problema político. Enquanto os governos acharem que devem fazer orçamentos de estado à custa de multas e taxas, não há hipótese alguma de evolução. É Intelectualmente desonesto alguém achar que os atropelamentos nas cidades se devem a quem anda a 50 km por hora e não por quem anda a 100 e o que anda a 100 vai continuar andar e o que anda a 50 não atropela ninguém. É só caça a mais multas, nada mais. Quanto à questão das cartas nas 125, em primeiro lugar tenho algumas dúvidas relativamente a retroatividade de uma lei que seria criada agora, à parte disso, se era preciso alimentar os amigos das escolas de condução que já ouvi falarem todos contentes e os amigos das entidades inspectoras mais vale dizê-lo.
Custa-me este país...
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: nsbarros em 12 de Janeiro de 2018, 14:26
Ando de 125 há pouco mais de 3 anos. Quando comprei a scooter achei que devia ter umas aulas e gastei (investi?) 90 euros em 5 aulas numa escola de condução. Só se aproveitou o facto de aprender a meter mudanças numa mota, que entretanto desaprendi pois tenho uma scooter!
Aprendi a andar (curvar) de mota a ver vídeos no youtube!!! Lamento mas muito tem de ser mudado nas escolas de condução para a ideia do ministro ter cabimento...
Quanto às estatísticas de acidentes, com números absolutos, também eu posso tirar conclusões rápidas. O ministro esqueceu-se que no ano passado bateu-se um record na venda de motociclos. Com mais motociclos a circularem, é normal que os acidentes com motociclos aumentem. Vou tentar construir uma tabela com o parque de motociclos em cada ano e o respetivo número absoluto de acidentes e depois conversamos. Suspeito que, em termos relativos, a situação até seja simpática para os motociclistas. Depois faço uma atualização a este post.
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: José Bairrada em 12 de Janeiro de 2018, 14:31
Um retrocesso...

O alcance da lei das 125cc de 2009 foi um abrir de portas e horizontes a muitos utilizadores e serviu de boia de salvação para o sector económico das 2 rodas que estava num marasmo exasperante.

E a quantidade de malta que posteriormente tirou a carta, para cilindradas maiores? As escolas de condução ainda hoje agradecem!

Voltar atrás nisto é uma forma encapotada de lançar setas ao eternos malvados do costume... os motociclistas.

Vitimiza-se sempre os do mesmo... ou porque morrem ou matam na estrada!

A forma ardilosa destas noticias é que são do pior que se pode ler...

Como não há ainda inspeções, a conclusão é sempre fatídica para o lado do motociclista...

 _Rolley_ _Rolley_

Exactamente a minha opinião.


Um retrocesso!
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: Paulo Coelho em 12 de Janeiro de 2018, 14:52
Enfim, mais do mesmo...são os políticos que temos e já nada me surpreende. Em vez de se gastar dinheiro em alertar e educar, criam-se represálias, limitações e impostos, porque é isso que dá  dinheiro a esta chulagem.
Esta gente até me dá vómitos _Zang_
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: Ccarvalho em 12 de Janeiro de 2018, 15:55
Dados de sinistralidade rodoviária e de venda de motociclos até outubro de 2017:

(https://farm5.staticflickr.com/4698/27872350629_f446ff652f_b.jpg) (https://flic.kr/p/JsZ5Mt)

Fonte: https://www.dn.pt/portugal/interior/bom-tempo-economia-e-velocidade-explicam-mais-sinistralidade-com-motos-9020524.html
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: fcasimiro em 12 de Janeiro de 2018, 16:07
Enfim... É o país que temos.
Concordo com a maioria das coisas que aqui foram ditas, pois as 125cc fizeram com que, pessoas como eu, voltassem a entrar no mundo na motas e posteriormente tirasse a carta para poder adquirir uma mota de maior cilindrada.
Quanto aos estudos que demonstram que houve mais acidentes, pode-se verificar que se deve principalmente ao aumento de venda/utilização de motas... Como tal, estarem a apoiar-se neste argumento é muito redutor e simplista... Enfim, desculpas para fazerem o que entendem.

Abraço e bom ano a todos.
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: ruisimoes em 12 de Janeiro de 2018, 16:22
Mais um esquema para as "escolas de condução" _Zang_
Para elas ensinarem a conduzir motos nestas seguintes condições que eu assisto todos os dias:
1º Capacete ( certo ) _lool_
2º Colete reflector (certo) _lool_
3º Sem luvas ( errado ) _thumbdown_
4º Sem casaco de protecção ( errado ) _thumbdown_
5º Em magas de camisa ( errado ) _thumbdown_
6º Sem calcado de protecção, senhoras de salto alto, homem com ténis de pano ( errado ) _thumbdown_
7º Andar na estrada a prestar atenção ao intercomunicador do instrutor ( errado ) _thumbdown_
Entre outras coisas mais.
Pergunta isso é ensinar a andar de moto, onde para a segurança activa e passiva no ensino?
Isso é só no livro de código? E na pratica?
Ja tendo a carta esse novo encartado na Categoria de motos ou afins vai por em pratica o que aprendeu nessas ditas escolas e por isso se vê muitos motociclistas em mangas de camisa, sem luvas , em chinelos, calções e mais coisas. _pensador_
Mas quem tem carta B, como eu que ja gastei mais de 600 euros em casaco, capacetes, ando sempre de botas ou calcado protector ( quando ando de moto) e que tem a carta B+D e quase 1 milhão de Km andados em cidade, autoestradas, caminhos de terra batida, e ate em arreia ( sem 4X4 ) esses que em 25 anos so teve 3 acidentes com culpa própria, teve uma 50 cc ( como era novo andava a 90 Km/h, estupidez _thumbdown_),  que gostam de motos mas começam nas 125 cc para irem com calma e terem mais experiência para subirem de cc.
Tem de tirar a carta para isso, vai ser melhor tirar logo a carta e comprar logo uma 600 cc ou uma 750 cc e ir para a rua e fazer o que se vê os motoqueiros a fazer. Vejo mais asneiras nas motos de maior cc do que nas 125 cc com carta só de carro.
Voltamos ao mesmo esquemas da escolas e de certo tipo de gente das duas rodas o que conta é os cc e não o condutor, a muita gente nas motos que, no antigamente eram todos unidos e respeitavam as motos e não os cc, ainda sou do tempo que com a minha 50 cc era cumprimentado por todos os companheiros desde Hondas ate BMW.
Agora com uma 125 cc nem os das 50 cc me dizem nada.
Em vez de andarem com estas guerrinhas todos os Companheiros de 2 rodas deviam era pensar em como apresentar propostas para melhorar a nossa vida de Motociclistas, mas não é melhor ( não neste forum) chamar nomes como imbecis _pensador_ as 125 cc como já vi no facebook deste clube. :(
Companheiros desculpe-me mas como já disse uma vez no facebook deste clube " Não devemos Julgar, sem conhecer a pessoa pessoalmente", desmarco-me desses imbecil das 125 cc, porque não o sou.
Sou sim um amante de duas rodas que antes de andar com uma 400 cc ou 600 cc ( o meu sonho ) tenho que ganhar calo e experiência, que gosta do cheiro, de andar a 70 Km/h ou 80 Km/h a ver o sol nascer, de ver como hoje uma raposa na beira da estrada, de lavar a alma com a chuva e de aprender com todos os companheiros neste forum que me tem ensinado muito ( por isso estou muito agradecido). Mas as vezes fico triste com o que aparece no facebook deste clube porque há gente que só olha para o seu umbigo e as vezes chega a chamar nomes a outros companheiros. Desculpem e se ofendi alguém ou esta mensagem for ofensiva para alguém podem apagar. Sempre disse o que penso e sempre o direi, porque a minha vida é pautada pela sinceridade e honestidade.
Boas curvas e desculpem-me por este desabafo. _pensador_
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: Ccarvalho em 12 de Janeiro de 2018, 16:37
Mais um esquema para as "escolas de condução" _Zang_
Para elas ensinarem a conduzir motos nestas seguintes condições que eu assisto todos os dias:
1º Capacete ( certo ) _lool_
2º Colete reflector (certo) _lool_
3º Sem luvas ( errado ) _thumbdown_
4º Sem casaco de protecção ( errado ) _thumbdown_
5º Em magas de camisa ( errado ) _thumbdown_
6º Sem calcado de protecção, senhoras de salto alto, homem com ténis de pano ( errado ) _thumbdown_
7º Andar na estrada a prestar atenção ao intercomunicador do instrutor ( errado ) _thumbdown_
Entre outras coisas mais.
Pergunta isso é ensinar a andar de moto, onde para a segurança activa e passiva no ensino?
Isso é só no livro de código? E na pratica?
Ja tendo a carta esse novo encartado na Categoria de motos ou afins vai por em pratica o que aprendeu nessas ditas escolas e por isso se vê muitos motociclistas em mangas de camisa, sem luvas , em chinelos, calções e mais coisas. _pensador_
Mas quem tem carta B, como eu que ja gastei mais de 600 euros em casaco, capacetes, ando sempre de botas ou calcado protector ( quando ando de moto) e que tem a carta B+D e quase 1 milhão de Km andados em cidade, autoestradas, caminhos de terra batida, e ate em arreia ( sem 4X4 ) esses que em 25 anos so teve 3 acidentes com culpa própria, teve uma 50 cc ( como era novo andava a 90 Km/h, estupidez _thumbdown_),  que gostam de motos mas começam nas 125 cc para irem com calma e terem mais experiência para subirem de cc.
Tem de tirar a carta para isso, vai ser melhor tirar logo a carta e comprar logo uma 600 cc ou uma 750 cc e ir para a rua e fazer o que se vê os motoqueiros a fazer. Vejo mais asneiras nas motos de maior cc do que nas 125 cc com carta só de carro.
Voltamos ao mesmo esquemas da escolas e de certo tipo de gente das duas rodas o que conta é os cc e não o condutor, a muita gente nas motos que, no antigamente eram todos unidos e respeitavam as motos e não os cc, ainda sou do tempo que com a minha 50 cc era cumprimentado por todos os companheiros desde Hondas ate BMW.
Agora com uma 125 cc nem os das 50 cc me dizem nada.
Em vez de andarem com estas guerrinhas todos os Companheiros de 2 rodas deviam era pensar em como apresentar propostas para melhorar a nossa vida de Motociclistas, mas não é melhor ( não neste forum) chamar nomes como imbecis _pensador_ as 125 cc como já vi no facebook deste clube. :(
Companheiros desculpe-me mas como já disse uma vez no facebook deste clube " Não devemos Julgar, sem conhecer a pessoa pessoalmente", desmarco-me desses imbecil das 125 cc, porque não o sou.
Sou sim um amante de duas rodas que antes de andar com uma 400 cc ou 600 cc ( o meu sonho ) tenho que ganhar calo e experiência que gosta do cheiro de andar a 70 Km/h ou 80 Km/h a ver o sol nascer, de ver como hoje uma raposa na beira da estrada, de lavar a alma com a chuva e de aprender com todos os companheiros neste forum que me tem ensinado muito ( por isso estou muito agradecido). Mas as vezes fico triste com o que aparece no facebook deste clube porque há gente que só olha para o seu umbigo e as vezes chega a chamar nomes a outros companheiros. Desculpem e se ofendi alguém ou esta mensagem for ofensiva para alguém podem apagar. Sempre disse o que penso e sempre o direi, porque a minha vida é pautada pela sinceridade e honestidade.
Boas curvas e desculpem-me por este desabafo. _pensador_

Companheiro, concordo com praticamente tudo quanto disseste, também eu comecei numa 125cc com carta cat. B e dez meses depois tinha a carta de mota tirada. Hoje, mais de dois anos volvidos, a andar praticamente todos os dias numa 400cc, sei muito mais do que sabia na altura e não foi por ter tirado a carta, mas sim pelos kms percorridos. Mas nas 125cc, tal como nas cilindradas maiores, tal como nos enlatados (ui... _policia_) ou em pesados, de mercadorias ou de passageiros, há imbecis. E grandes! Não podemos nem devemos é avaliar uma parte como um todo!

Pessoalmente não me senti atingido nem pelo comentário do companheiro do Facebook nem pela tua mensagem.

Continuação de boas curvas. _pol_ _pol_
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: ruisimoes em 12 de Janeiro de 2018, 16:51
Companheiro, concordo com praticamente tudo quanto disseste, também eu comecei numa 125cc com carta cat. B e dez meses depois tinha a carta de mota tirada. Hoje, mais de dois anos volvidos, a andar praticamente todos os dias numa 400cc, sei muito mais do que sabia na altura e não foi por ter tirado a carta, mas sim pelos kms percorridos. Mas nas 125cc, tal como nas cilindradas maiores, tal como nos enlatados (ui... _policia_) ou em pesados, de mercadorias ou de passageiros, há imbecis. E grandes! Não podemos nem devemos é avaliar uma parte como um todo!

Pessoalmente não me senti atingido nem pelo comentário do companheiro do Facebook nem pela tua mensagem.

Continuação de boas curvas. _pol_ _pol_
Obrigado mas isto é o acumular de coisas que vi esta semana com "pessoal das motos" sempre a facilitar e poucos agradecimentos e depois facebook, só da vontade de dizer muitas coisas que vejo do "pessoal das motos" que estou sempre a tentar defender perante o publico que levo dentro do autocarro, e olha grandes asneiras mesmo. Mas obrigado pelas tuas palavras. _lool_ _pensador_
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: T. Elório em 12 de Janeiro de 2018, 17:19
Eis o que penso...... não tendo carta de mota.

1º - É por estas e por outras que somos um país antiquado.
2º - Ao fim deste tempo todo é que se lembraram que se calhar é melhor o pessoal ir tirar a carta de mota para poder conduzir uma 125.
3º - Qualquer dia temos de tirar a carta para andar de bicicleta.
4º - O pessoal das escolas de condução já estão a esfregar as mãos.
5º - O pessoal que não tem carta vai começar a fazer barulho.
6º - O pessoal dos stands também não vão gostar pois o que se vende mais são 125 e muitas pessoas não vão querer tirar a carta e em boa da verdade as 125 são um excelente meio de transporte que, como a mim, veio facilitar muito a vida.

Como em tudo uns são a favor outros são contra, uns ficam a chorar outros a rir, eu só tenho pena de viver num país que não sabe e não que evoluir.

Cumprimentos  _convivio_
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: moto2cool em 12 de Janeiro de 2018, 17:46
Infelizmente temos um governo que abana como as canas, inclinando-se conforme o vento que sopra.
Já há muito que se percebia que existia algum tipo de acordo de principio para colocar estas medidas, mas como o governo tinha medo da reacção os agentes do sector começaram uma campanha nos jornais para facilitar a decisão do governo.

Agora falta a reacção dos vendedores de motociclos e dos motociclistas. Veremos se têm força para alterar as coisas ( com este governo não é difícil)

Apesar de eu ter carta A, como motociclista sinto-me ultrajado com esta campanha, e a primeira baixa é que deixo de comprar o Expresso, porque foi onde estas noticias mais deram nas vistas.

http://expresso.sapo.pt/sociedade/2017-12-25-Conduzir-motos-com-carta-de-ligeiros-abre-caminho-ao-aumento-de-mortes

Já agora deixo sem comentários uma outra noticia do mesmo jornal e do mesmo ano (março) Será que em 9 meses passamos de estrelas a m*"#/*?
http://expresso.sapo.pt/sociedade/2017-03-28-Mortes-na-estrada.-Surpresa-Portugal-e-uma-das-estrelas-da-Europa
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: NunoFRocha em 12 de Janeiro de 2018, 17:50
Ora muito bem, já que fui eu quem partilhou a noticia, deixo a minha opinião

Contra mim falando, porque tirei partido isso, sinceramente nunca percebi muito bem esta facilidade de permitir alguem conduzir uma moto, só porque tem carta de automóvel.

Seja 125, 250, 500 ou qualquer outra cilindrada acho que pelo menos umas aulas de condução para conhecer como a moto reage, como curvar e que cuidados se deve ter, acho que nunca seria negativo para quem começa neste mundo.

Eu felizmente, não tive dificuldades, talvez por saber andar de bicicleta, a noção de equilíbrio e como curvar já me estava inato. Mas reconheço que devo ter feito muitas asneiras no inicio e como já disseram aqui, a experiência, que se traduz em Kms, ajuda muito.

Claro que existem erros na forma de ensinar, mas isso acontece em todo lado, seja nas motos, nos automóveis ou qualquer outra coisa. Nem sempre é fácil ensinar, nem sempre é fácil aprender.

Lembro-me de ter encontrado à porta de um stand um rapaz que nunca tinha pegado numa moto e mal comprou a moto foi pela rua fora... fará isto sentido?

Claro que existem interesses por trás de tudo isto, claro que nunca iríamos ter uma solução que fosse agradar a todos.

O que me parece certo é que as 125 deverão estar condenadas no futuro. O aumento de outras cilindradas na estrada vai ser enorme, porque alguem com carta dificilmente irá optar por uma opção como uma 125 se tiver oportunidade de algo com mais cilindrada.

Acredito que não irá haver efeitos retroactivos desta lei, caso contrario seria impossível às escolas de condução dar resposta a todas as 125 que andam por ai.



Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: moto2cool em 12 de Janeiro de 2018, 17:57
Ora muito bem, já que fui eu quem partilhou a noticia, deixo a minha opinião

Contra mim falando, porque tirei partido isso, sinceramente nunca percebi muito bem esta facilidade de permitir alguem conduzir uma moto, só porque tem carta de automóvel.

Seja 125, 250, 500 ou qualquer outra cilindrada acho que pelo menos umas aulas de condução para conhecer como a moto reage, como curvar e que cuidados se deve ter, acho que nunca seria negativo para quem começa neste mundo.

Eu felizmente, não tive dificuldades, talvez por saber andar de bicicleta, a noção de equilíbrio e como curvar já me estava inato. Mas reconheço que devo ter feito muitas asneiras no inicio e como já disseram aqui, a experiência, que se traduz em Kms, ajuda muito.

Claro que existem erros na forma de ensinar, mas isso acontece em todo lado, seja nas motos, nos automóveis ou qualquer outra coisa. Nem sempre é fácil ensinar, nem sempre é fácil aprender.

Lembro-me de ter encontrado à porta de um stand um rapaz que nunca tinha pegado numa moto e mal comprou a moto foi pela rua fora... fará isto sentido?

Claro que existem interesses por trás de tudo isto, claro que nunca iríamos ter uma solução que fosse agradar a todos.

O que me parece certo é que as 125 deveram estar condenadas no futuro. O aumento de outras cilindradas na estrada vai ser enorme, porque alguem com carta dificilmente irá optar por uma opção como uma 125 se tiver oportunidade de algo com mais cilindrada.

Acredito que não irá haver efeitos retroactivos desta lei, caso contrario seria impossível às escolas de condução dar resposta a todas as 125 que andam por ai.

Como já escrevi noutro lado, não encontrei em nenhum lugar indicação que o aumento de acidentes se deve a indivíduos sem carta de mota. Aliás nem vi em lado nenhum que os acidentes de mota tinham como responsável o motociclista.
Alegadamente deve-se a excesso de velocidade, uma 125 dá pouco mais de 100 km/h , é verdade que a essa velocidade já se morre, mas a probabilidade de acidentes fatais aumenta com a velocidade que só motas bem mais potentes conseguem dar.
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: ruisimoes em 12 de Janeiro de 2018, 18:49
Como já escrevi noutro lado, não encontrei em nenhum lugar indicação que o aumento de acidentes se deve a indivíduos sem carta de mota. Aliás nem vi em lado nenhum que os acidentes de mota tinham como responsável o motociclista.
Alegadamente deve-se a excesso de velocidade, uma 125 dá pouco mais de 100 km/h , é verdade que a essa velocidade já se morre, mas a probabilidade de acidentes fatais aumenta com a velocidade que só motas bem mais potentes conseguem dar.
Tem razão, e porque se pode andar de moto sem protecção ( Casaco, e luvas no mínimo )?
Isso sim era mexer a serio na segurança. Calcado adequado, casaco com protecções, Luvas. Mas nisso não mexem.
Devia ser obrigatório para todas as cc, ate para a bicicletas, essas mais umas coisas como matriculas, e seguro, luzes, coletes reflectores, também andam nas estradas e tem regalias mas as obrigações não existem nem o código da estrada.
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: CarlaLopes em 12 de Janeiro de 2018, 19:42
No meio disto tudo, eu quero é ver a malta que comprou 125cc as  conseguir vender. Pois se forem tirar a carta, mas cedo ou mais tarde vão querer subir de cilindrada.
Para além de não as conseguirem vender ao público geral,  nas retoma nos stands vão ter de se contentar com um valor de retoma bem inferior.
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: atafiop em 12 de Janeiro de 2018, 21:11
Ora muito bem, já que fui eu quem partilhou a noticia, deixo a minha opinião

Contra mim falando, porque tirei partido isso, sinceramente nunca percebi muito bem esta facilidade de permitir alguem conduzir uma moto, só porque tem carta de automóvel.

Seja 125, 250, 500 ou qualquer outra cilindrada acho que pelo menos umas aulas de condução para conhecer como a moto reage, como curvar e que cuidados se deve ter, acho que nunca seria negativo para quem começa neste mundo.

Eu felizmente, não tive dificuldades, talvez por saber andar de bicicleta, a noção de equilíbrio e como curvar já me estava inato. Mas reconheço que devo ter feito muitas asneiras no inicio e como já disseram aqui, a experiência, que se traduz em Kms, ajuda muito.

Claro que existem erros na forma de ensinar, mas isso acontece em todo lado, seja nas motos, nos automóveis ou qualquer outra coisa. Nem sempre é fácil ensinar, nem sempre é fácil aprender.

Lembro-me de ter encontrado à porta de um stand um rapaz que nunca tinha pegado numa moto e mal comprou a moto foi pela rua fora... fará isto sentido?

Claro que existem interesses por trás de tudo isto, claro que nunca iríamos ter uma solução que fosse agradar a todos.

O que me parece certo é que as 125 deveram estar condenadas no futuro. O aumento de outras cilindradas na estrada vai ser enorme, porque alguem com carta dificilmente irá optar por uma opção como uma 125 se tiver oportunidade de algo com mais cilindrada.

Acredito que não irá haver efeitos retroactivos desta lei, caso contrario seria impossível às escolas de condução dar resposta a todas as 125 que andam por ai.

Opinião lúcida. Eu também sou um desses que foi para a 125 cc já com as noções básicas de condução em duas rodas (bicicleta e andei perto de um ano com uma 50 cc). O meio que seria melhor era abrirem uma categoria especial para as 125 cc. Pagar muito menos pela carta de moto (neste caso, que habilita-se a conduzir 125 cc). Como estão a propor não faz sentido. A carta de moto ainda deve rondar os 300 euros não?
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: Pedro_32 em 12 de Janeiro de 2018, 21:16
eu tenho  A1 averbada na minha carta, vamos ser obrigados a renovar a carta para ser retirado esse averbamento?
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: NunoMiguel em 12 de Janeiro de 2018, 22:33
Continuo a duvidar da possibilidade de uma lei deste género ter efeitos retroativos. Se eu tenho uma 125, estou habilitado a conduzi-la, sou por exemplo incalapaz de tirar a carta o que é que faço fico com a mota? não faz sentido

A única coisa que faz sentido para esta gente são os €€€
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: omcj em 12 de Janeiro de 2018, 22:41
Continuo a duvidar da possibilidade de uma lei deste género ter efeitos retroativos. Se eu tenho uma 125, estou habilitado a conduzi-la, sou por exemplo incalapaz de tirar a carta o que é que faço fico com a mota? não faz sentido

A única coisa que faz sentido para esta gente são os €€€

Claro que não vai ser assim, se a lei for para a frente é só a partir de uma certa data é que vai ser obrigatório como todas as leis que tem saido, tudo vai depender da data da carta
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: Nuno23 em 12 de Janeiro de 2018, 22:45
so tenho uma palavra VERGONHA milhares de pessoas como eu que investi numa 125 pelo facto de nao ter de ir tirar a carta se isto for para a frente sinto me enganado so tachadas!!!
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: NunoMM em 12 de Janeiro de 2018, 23:16
   Caros colegas,

   Isto não faz sentido juridicamente, nem tem bom senso, nem contribui para a segurança rodoviária.
   A única coisa que interessa a esta gente é o dinheiro........

   Continuação de bons kms para todos.
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: mena_oliveira em 13 de Janeiro de 2018, 07:12
E as motas de 3 rodas como as mp3 com travao de pe? Tb vou ter q tirar a carta se a lei for para a frente? Optei por tirar o curso defensivo de condução de mota pela escola da Honda.
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: scarreira em 13 de Janeiro de 2018, 10:51
E as motas de 3 rodas como as mp3 com travao de pe? Tb vou ter q tirar a carta se a lei for para a frente? Optei por tirar o curso defensivo de condução de mota pela escola da Honda.

curso defensivo não é carta de condução, é uma opção tua...
então não é um motociclo ou agora já só conta como triciclo (pk convém)?!
não entendi essa pergunta das 3 rodas? podes simplificar onde queres chegar com a  pergunta?
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: nsbarros em 13 de Janeiro de 2018, 10:51
Ando de 125 há pouco mais de 3 anos. Quando comprei a scooter achei que devia ter umas aulas e gastei (investi?) 90 euros em 5 aulas numa escola de condução. Só se aproveitou o facto de aprender a meter mudanças numa mota, que entretanto desaprendi pois tenho uma scooter!
Aprendi a andar (curvar) de mota a ver vídeos no youtube!!! Lamento mas muito tem de ser mudado nas escolas de condução para a ideia do ministro ter cabimento...
Quanto às estatísticas de acidentes, com números absolutos, também eu posso tirar conclusões rápidas. O ministro esqueceu-se que no ano passado bateu-se um record na venda de motociclos. Com mais motociclos a circularem, é normal que os acidentes com motociclos aumentem. Vou tentar construir uma tabela com o parque de motociclos em cada ano e o respetivo número absoluto de acidentes e depois conversamos. Suspeito que, em termos relativos, a situação até seja simpática para os motociclistas. Depois faço uma atualização a este post.

Conforme prometido, andei "à cata" de dados.


Parque automóvel seguro - motociclos (retirado do site da Autoridade de Seguros de Portugal - http://www.asf.com.pt (http://www.asf.com.pt)), o valor de 2017 é uma estimativa minha com base na venda de motociclos > 50cc em 2017 (site http://www.autoinforma.pt (http://www.autoinforma.pt)):
2006 - 164.763; 2007 - 182.809; 2008 - 190.381; 2009 - 197.745; 2010 - 213.654; 2011 - 213.301; 2012 - 220.344; 2013 - 228.739; 2014 - 235.133; 2015 - 252.825; 2016 - 280.412; 2017 - 305.225
Vítimas a 30 dias (condutores e passageiros) segundo a categoria de veículo - motociclos (relatórios anuais de sinistralidade rodoviária - www.ansr.pt (http://www.ansr.pt)), os valores de 2017 são até novembro e dizem respeito a vítimas a 24 horas:
Total de vítimas: 2006 - 4.017; 2007 - 4.104; 2008 - 3.798; 2009 - 3.788; 2010 - 3.864; 2011 - 3.830; 2012 - 3.789; 2013 - 3.777; 2014 - 4.037; 2015 - 4.609; 2016 - 4.881; 2017 - 5.547
Vítimas mortais: 2006 - 120; 2007 - 127; 2008 - 102; 2009 - 102; 2010 - 126; 2011 - 107; 2012 - 104; 2013 - 78; 2014 - 91; 2015 - 73; 2016 - 59; 2017 - 87

Com base nestes dados, calculei dois indicadores:
1) Total de vítimas por 1.000 motociclos segurados: 2006 - 24,4; 2007 - 22,4; 2008 - 19,9; 2009 - 19,2; 2010 - 18,1; 2011 - 18,0; 2012 - 17,2; 2013 - 16,5; 2014 - 17,2; 2015 - 18,2; 2016 - 17,4; 2017 - 18,2
2) Vítimas mortais por 1.000 motociclos segurados: 2006 - 0,73; 2007 - 0,69; 2008 - 0,54; 2009 - 0,52; 2010 - 0,59; 2011 - 0,50; 2012 - 0,47; 2013 - 0,34; 2014 - 0,39; 2015 - 0,29; 2016 - 0,21; 2017 - 0,29

Conclusões:
1) Desde 2010 que o total de vítimas face ao parque de motociclos tem-se mantido estável (entre 16,5 e 18,2 vítimas por 1.000 motociclos). É verdade que há um ligeiro aumento relativamente a 2016 (de 17,4 para 18,2) mas o indicador em 2017 apresentou o mesmo valor em 2015. Aqui sim, pode-se justificar que o aumento, de 2016 para 2017, seja por causa do bom tempo que provavelmente originou mais viagens de motociclos;
2) Desde 2006 que há uma redução sistemática do número de vítimas mortais por 1.000 motociclos segurados (0,73 mortes por 1.000 motociclos em 2006 para 0,21 mortes em 2016). Mais uma vez, é verdade que em 2017 o indicador sobe para 0,29 (o mesmo valor de 2015), mas em 2010 e 2014 morreu-se mais que em 2017 e não me lembro de tanto alarido feito pelo Governo ou pela comunicação social.

Desafio outros companheiros a analisarem esta informação e a metodologia usada.
Já li aqui no fórum que estas notícias são uma forma de preparar a opinião pública para a adoção de determinadas políticas polémicas. Não querendo ir tão longe, sou da opinião que o Ministro e outras instituições (ACP, PRP, etc.) estão mal informados e estão a cometer o erro de tirar conclusões precipitadas com base numa análise simplista dos dados. Só para saberem, levei 2 horas e meia a procurar e compilar estes dados. Dá trabalho mas podemos tomar melhores decisões no futuro.
Boas curvas
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: Paulo Renato Ferreira em 13 de Janeiro de 2018, 11:01
Todo este problema da sinistralidade em Portugal tem que ser analisado em várias vertentes, algumas delas já foram aqui destacadas, daqui o meu modesto contributo para a discussão em apreço.

Carta de condução para quem conduz 125cc:
Eu não sei se só o facto de se tirar uma carta de condução, apesar de habilitar para a mesma, vai reduzir a sinistralidade mas, uma coisa é certa, não é uma carta de condução que atribui seja a quem for for aspectos por demais importantes, como o civismo, o bom senso de adaptar a condução às diferentes condições, o espirito aberto para uma constante aprendizagem, não é de certeza.
Por outro lado e falando contra mim, penso que o ter uma carta de condução de ligeiros não pode, só por si, habilitar alguém a conduzir conscientemente um motociclo. Uma coisa não tem a ver com outra.
Não teria lógica que, a contrario, quem tivesse carta de motociclo, pudesse só por isso ficar habilitado a conduzir um automóvel ligeiro, ainda que só até uma determinada cilindrada.

Penso que deve haver formação, sem dúvida alguma, mas se calhar essa formação, se houvesse honestidade política dos diversos intervenientes, poderia passar pelas marcas, pelos stands e não pelas Escolas de Condução.
Eu, antes de comprar a minha primeira scooter, paguei na HM em Algés, uma hora, a um instrutor do próprio stand, para me situar e me dar algumas linhas orientadoras, depois, aluguei a mesma scooter durante o resto do dia e depois comprei a scooter. O resto aprendi aqui no CPM com uma leitura atenta de tudo o que de muito bom é aqui transmitido e pelos ensinamentos que fui tendo com o contacto com os membros mais antigos nos diferentes encontros do CPM.
Houve e continua a haver ums constante aprendizagem e actualização.

Inspecção obrigatória:
Se... atenção que eu comecei com a palavre SE.
Se tudo for feito com honestidade, e tenho que partir da presunção que devendo ser feito, o é; concordo que todos os veículos que circulam nas estradas devem ser inspecionados, Todos (excluo as carroças, senão qualquer dia veríamos uma fila de burros há porta da Controlauto para inspecção veterinária, desculpem-me o àparte)
Não estou a dizer que as inspecções são bem feitas.
Não estou a dizer que os preços são os mais adequados.
Não estou a dizer que concorde com as periodicidades.
Estou a dizer que concordo que haja inspecções a todos os veículos que circulam nas estradas, com moldes honestos e adaptados às diferentes realidades.
Concordo pois com as inspecções aos motociclos, independentemente da cilindrada. Por que é que uma 250cc tem que ir à inspecção e uma 50 ou 125cc, não?
Quanto aos custos por que não deduzir a 100%, em sede de IRS, os custos com as inspecções? Era menos um argumento para quem é contra as inspecções.

Outras vertentes a desbravar:
- Será o fim das 125cc, se a carta for obrigatória, comprar por comprar compra-se uma 300 ou 400 e não uma 125cc. Isto só fará com que as velocidades de circulação aumentem. É isto que vai fazer dimiinuir a sinistralidade? Não me parece.
- Para os stands, para as marcas, vai haver uma redução drástica de vendas, se uns vão para cilindradas mais altas, outros, acabam por não comprar nenhuma
- E as empresas de aluguer de scooters, falências ou reconversões à vista.

Vou para já, terminar esta minha intervenção, que sinto incompleta, mas é um pequeno contributo, deixando no ar uma questão que desconheço: e a nível Europeu, como são as coisas? Haverá alguma Directiva Comunitária que nos oriente nesta nossa preocupação?

Sejamos todos os intervenientes intelectualmente honestos para em consciência TODOS contribuirmos com a nossa quota-parte para a diminuição da sinistralidade em Portugal, mas com medidas eficazes...



Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: mena_oliveira em 13 de Janeiro de 2018, 12:07
curso defensivo não é carta de condução, é uma opção tua...
então não é um motociclo ou agora já só conta como triciclo (pk convém)?!
não entendi essa pergunta das 3 rodas? podes simplificar onde queres chegar com a  pergunta?

Sei perfeitamente que o curso que fiz foi opção minha e nao é como a carta de condução de mota. Mas a mp3 500 tem travão de pé e por isso se pode conduzir com carta de carro. Pelo menos ate a lei sair. Nao fui uma inconsciente como muitos que andam de motas de 125 e so porque podem andam de mota de qualquer maneira e sem proteções e afins achando-se os maiores no transito
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: RogerNeto em 13 de Janeiro de 2018, 13:00
Viva

O Governo devia de se preocupar com o estado das estradas e vias por onde todos circulamos e todos os dias somos confrontados com armadilhas, que para nós das duas rodas nos podem mandar ao tapete.  _corado_
Pagamos e bem para a boa conservação das nossas estradas.  >:(
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: davidsantos em 13 de Janeiro de 2018, 14:11
Será constitucional obrigarem que já tem tem 125cc ir tirar a carta ?? ou será para quem ter 125 a partir de determinada data ?

E os gajos que teem carta de carro e que conduzem mal á brava esses vão tirar o quê ?
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: scarreira em 13 de Janeiro de 2018, 14:27
... a mp3 500 tem travão de pé e por isso se pode conduzir com carta de carro. Pelo menos ate a lei sair...

pensei que a classificação motociclo/triciclo não tivesse nada a haver com veiculo automóvel...

desconhecia essa parte da lei  _corado_  :-? _Rolley_

já agora onde está isso escrito, para me actualizar _reg_?

Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: Mariotuga em 13 de Janeiro de 2018, 14:38
pensei que a classificação motociclo/triciclo não tivesse nada a haver com veiculo automóvel...

desconhecia essa parte da lei  _corado_  :-? _Rolley_

já agora onde está isso escrito, para me actualizar _reg_?


A MP3 Touring é a única scooter no mundo acima de 125 cc que pode ser conduzida por titulares de carta de condução de automóveis ligeiros, já que inclui uma série de modificações, necessárias à sua homologação, como por exemplo, uma faixa frontal de 465 mm ou o sistema de travagem integral, que premite que ambos os travões, dianteiros e traseiros, sejam acionados simultaneamente através de um pedal de travão adicional sobre o apoio para os pés.
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: las125 em 13 de Janeiro de 2018, 15:09
Conforme prometido, andei "à cata" de dados.


Parque automóvel seguro - motociclos (retirado do site da Autoridade de Seguros de Portugal - http://www.asf.com.pt (http://www.asf.com.pt)), o valor de 2017 é uma estimativa minha com base na venda de motociclos > 50cc em 2017 (site http://www.autoinforma.pt (http://www.autoinforma.pt)):
2006 - 164.763; 2007 - 182.809; 2008 - 190.381; 2009 - 197.745; 2010 - 213.654; 2011 - 213.301; 2012 - 220.344; 2013 - 228.739; 2014 - 235.133; 2015 - 252.825; 2016 - 280.412; 2017 - 305.225
Vítimas a 30 dias (condutores e passageiros) segundo a categoria de veículo - motociclos (relatórios anuais de sinistralidade rodoviária - www.ansr.pt (http://www.ansr.pt)), os valores de 2017 são até novembro e dizem respeito a vítimas a 24 horas:
Total de vítimas: 2006 - 4.017; 2007 - 4.104; 2008 - 3.798; 2009 - 3.788; 2010 - 3.864; 2011 - 3.830; 2012 - 3.789; 2013 - 3.777; 2014 - 4.037; 2015 - 4.609; 2016 - 4.881; 2017 - 5.547
Vítimas mortais: 2006 - 120; 2007 - 127; 2008 - 102; 2009 - 102; 2010 - 126; 2011 - 107; 2012 - 104; 2013 - 78; 2014 - 91; 2015 - 73; 2016 - 59; 2017 - 87

Com base nestes dados, calculei dois indicadores:
1) Total de vítimas por 1.000 motociclos segurados: 2006 - 24,4; 2007 - 22,4; 2008 - 19,9; 2009 - 19,2; 2010 - 18,1; 2011 - 18,0; 2012 - 17,2; 2013 - 16,5; 2014 - 17,2; 2015 - 18,2; 2016 - 17,4; 2017 - 18,2
2) Vítimas mortais por 1.000 motociclos segurados: 2006 - 0,73; 2007 - 0,69; 2008 - 0,54; 2009 - 0,52; 2010 - 0,59; 2011 - 0,50; 2012 - 0,47; 2013 - 0,34; 2014 - 0,39; 2015 - 0,29; 2016 - 0,21; 2017 - 0,29

Conclusões:
1) Desde 2010 que o total de vítimas face ao parque de motociclos tem-se mantido estável (entre 16,5 e 18,2 vítimas por 1.000 motociclos). É verdade que há um ligeiro aumento relativamente a 2016 (de 17,4 para 18,2) mas o indicador em 2017 apresentou o mesmo valor em 2015. Aqui sim, pode-se justificar que o aumento, de 2016 para 2017, seja por causa do bom tempo que provavelmente originou mais viagens de motociclos;
2) Desde 2006 que há uma redução sistemática do número de vítimas mortais por 1.000 motociclos segurados (0,73 mortes por 1.000 motociclos em 2006 para 0,21 mortes em 2016). Mais uma vez, é verdade que em 2017 o indicador sobe para 0,29 (o mesmo valor de 2015), mas em 2010 e 2014 morreu-se mais que em 2017 e não me lembro de tanto alarido feito pelo Governo ou pela comunicação social.

Desafio outros companheiros a analisarem esta informação e a metodologia usada.
Já li aqui no fórum que estas notícias são uma forma de preparar a opinião pública para a adoção de determinadas políticas polémicas. Não querendo ir tão longe, sou da opinião que o Ministro e outras instituições (ACP, PRP, etc.) estão mal informados e estão a cometer o erro de tirar conclusões precipitadas com base numa análise simplista dos dados. Só para saberem, levei 2 horas e meia a procurar e compilar estes dados. Dá trabalho mas podemos tomar melhores decisões no futuro.
Boas curvas

O Ministro devia suportar as suas propostas baseadas em exaustivos estudos que deveriam ser previamente divulgadas. Nada disto foi feito.
Obrigado companheiro pelo breve estudo que, rapidamente, se demonstra que a realidade é bem diferente do apregoado pelo político.
As motivações são outras bem diferentes.
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: Silver em 13 de Janeiro de 2018, 15:17
"As condições de condução de motociclo são claramente diferentes daquelas que temos num veículo automóvel ligeiro"
Pois são.....nunca vi ninguém a conduzir mota e a pintar os lábios, a comer, a ler o jornal, a atirar objectos pela janela....entre outras coisas.
Nunca vi nenhuma mota a circular com para-choques atados com arames e chapa toda podre....nunca vi uma mota a "cagar" fumo, que um gajo deixa de a ver.....raramente vejo motas estacionadas em lugares de deficientes....nunca vi motas em segunda fila a empatar o transito...etc...etc....etc
Depois vêem-me estes governantes apertar com o pessoal que se desloca em motociclo para meter mais dinheiro ao bolso....Em vez de andarem de grandes Mercedes e BMW  a 200Kmh nas auto estradas, que vão daqui a Bragança por estrada nacional e a cumprir com o código da estrada.....que vejam o estado das mesmas, a falta de marcações, placas, de iluminação, etc
Quem tem carta de mota e conduz uma 125, de certeza que tem noção do que anda a fazer, e um Sr. com 80 anos que tirou a carta de motorizada há 60 anos e conduz um "papa reformas", sabe o que anda a fazer???? mas deu jeito a algum iluminado do governo, que foi meter muito dinheirinho ao bolso com isso, na altura da sua aprovação....
Mas enfim...como diz o ditado..."quem se lixa sempre é o mexilhão"
Abraços....e boas curvas.
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: scarreira em 13 de Janeiro de 2018, 15:42

A MP3 Touring é a única scooter no mundo acima de 125 cc que pode ser conduzida por titulares de carta de condução de automóveis ligeiros, já que inclui uma série de modificações, necessárias à sua homologação, como por exemplo, uma faixa frontal de 465 mm ou o sistema de travagem integral, que premite que ambos os travões, dianteiros e traseiros, sejam acionados simultaneamente através de um pedal de travão adicional sobre o apoio para os pés.

Não era essa resposta que queria...
certamente haverá mais iguais a mim que não sabem...

portanto após uma pesquisa
era esta a resposta que queria ler:

https://dre.pt/application/dir/pdf1s/2012/07/12900/0342603475.pdf (https://dre.pt/application/dir/pdf1s/2012/07/12900/0342603475.pdf)

para quem não sabe
página 3433 no seu artigo 3º numero 4 d)

pk se um  _policia_ te manda parar e te diz que não tens carta para esse veiculo, e tu sabendo que tens, com esse argumento não sei se ele te manda embora...
mas com o que eu expus se calhar é mais fácil de lhe far a volta...  _pensador_
fica a sugestão...
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: moto2cool em 13 de Janeiro de 2018, 18:19
Não era essa resposta que queria...
certamente haverá mais iguais a mim que não sabem...

portanto após uma pesquisa
era esta a resposta que queria ler:

https://dre.pt/application/dir/pdf1s/2012/07/12900/0342603475.pdf (https://dre.pt/application/dir/pdf1s/2012/07/12900/0342603475.pdf)

para quem não sabe
página 3433 no seu artigo 3º numero 4 d)

pk se um  _policia_ te manda parar e te diz que não tens carta para esse veiculo, e tu sabendo que tens, com esse argumento não sei se ele te manda embora...
mas com o que eu expus se calhar é mais fácil de lhe far a volta...  _pensador_
fica a sugestão...
A alínea que referes é a que também permite a quem tem a carta B (e idade) andar com motociclos da categoria A1 . Por isso nada de novo sobre motociclos e triciclos.

Uma scooter é um motociclo com características próprias, na minha modesta opinião. Sem qualquer menosprezo pelos triciclos, se o vendedor lhe que chamar scooter não tem que ser assim. Também lhe podia chamar Moto4 :)
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: Paulo Renato Ferreira em 13 de Janeiro de 2018, 19:10
Em aditamento ao meu post acima, e tentado dar mais uma achega a este assunto que a todos nos interessa, venho por este meio deixar-vos o enquadramento legal do que está em causa.

O DL 138/2012 de 5 de Julho - Regulamento de Habilitação para Conduzir, fez uma transposição parcial para o ordenamento jurídico português, da Directiva Comunitária nº2006/126/CE do Parlamento Europeu e do Concelho, de 20 de Dezembro Relativo à Carta de Condução.

Esta Directiva foi publicada no Jornal Oficial da União Europeia 12/2006 ps. L403/21 e ss.

O Artº 6º da Directiva referida, quanto ao Ordenamento, Equivalência entre Categorias no seu nº 3 define que "Os Estados-membros PODEM CONCEDER para a condução no seu território, as seguintes equivalências:
al. b) Motociclos da Categoria A1 com uma carta de condução da Categoria B.

O Artº 4º da Directiva, caracteriza os veículos da Categoria A1:
- Motociclos ligeiros com uma cilindrada máxima de 125 centímetros cúbicos, uma potência máxima de 11Kw e uma relação potência/peso inferioir ou igual a 0.1Kw/Kg.
- Triciclos a motor com uma potência máxima de 15 Kw


Permitam-me sublinhar que, ao longo de toda a Directiva, é várias vezes referido, literalmente, que todas estas propostas são para "melhorar a segurança rodoviária e facilitar a circulação de pessoas".

nota: O destaque (bold) em PODEM CONCEDER é da minha autoria
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: symaro em 14 de Janeiro de 2018, 07:39
Companheiros, não tenho qualquer duvida que se não houver oposição politica aos senhores que estão com esta ideia, a alteração vai mesmo acontecer.
A minha esperança é que se trate apenas de manobras politicas para a introdução das inspecções periódicas, ou seja, metem tudo em cima da mesa e depois de trabalhosas negociações e suados debates, cedem ambas as partes e aprova-se uma das idiotices... e quem sabe... (dependendo da arte politica dos intervenientes) mais um impostosito para equilibrar a contenda.
Eu já vi isto a acontecer com o famigerado cartão de aplicador de produtos fitofarmacêuticos, quando surgiu o «boato», (estágio em que nos encontramos), os argumentos dos visados eram os mesmos que os nossos, a retroactividade da lei...  os anos que os utentes utilizam o produto (no nosso caso as 125)... as pessoas que tinham os pulverizadores á x anos...etç... o que é certo é que a partir de determinada data passou a obrigatório o seu uso e até os septuagenários voltaram á escola de conduç... perdão... escola agricula, já estou baralhado devido ás semelhanças da situação.
Será que neste caso poderei pedir o cartão emprestado para dar uma voltita com a minha Sylvana? _pensador_
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: mpaneves em 14 de Janeiro de 2018, 08:42
O que sei é que com isso aprovado ,o mercado leva um volta daquelas....
Ninguém mais vai querer uma 125 ou então os construtores deslimitam-nas para mais de 15 CV que é perfeitamente possível mecanicamente,ajustando-as ao mercado ou então ficam as 300 CC a serem as rainhas ...
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: fastnet em 14 de Janeiro de 2018, 11:57
Certamente não serei o único a considerar de "estranhas coincidências" a notícias que surgem em alturas particulares dos ciclos políticos.
Escrever que o número de mortes aumentou, os acidentes aumentaram, os veículos de 2 rodas não fazem inspeções, etc, leva a uma a uma legítima suspeita dos respectivos intervenientes, políticos, empresariais e sectoriais.

Parece fácil considerar que seguradores que vêm os danos de sinistro aumentar, os centros de inspeção que instalaram linhas de inspeção para motociclos, escolas de condução com grande competitividade os preços praticados, associações de pseudo defesa de nteresses, possam estar na mira de serem os impulsionadores de medidas no setor.

No entanto creio que tanto o título deste tópico está incorretos, como as notícias na comunicação social são tendenciosas no uso das palavras do ministro.
Das citações colocadas nesses artigos não li outra coisa que não "formação" e que não será exigível uma total revisão do código. O título do artigo é "carta para motos de 125cm3 pode virá ser obrigatória", que não só é especulativa como é altamente tendenciosa e influenciadora.

Creio será unânime a constatação que veículo ligeiro e motociclo têm características diferentes e, por isso, conhecimentos diferenciados na sua condução.
Sem entrar na apresentação de números, geralmente tendenciosa, dos culpados pelo aumento da sinistralidade ou a sua origem, o facto é que o número de veículos de 2 rodas aumentou e, possivelmente, a "lei das 125" contribuiu de forma significativa para tal.
Mais veículos geram um número mais elevado de acidentes/mortes, devido ao aumento da probabilidade.

Se, como foi comprovado em posts anteriores, o governo PODE conceder a tal equivalência de habilitação legal aos condutores da categoria B, não terá havido uma pressão dos referidos grupos? Afinal é mais um veículo vendido, mais um seguro, mais manutenção, mais equipamento, mais receita, mais  ...
Não parece ter havido contestação na altura a essa medida que pareceu agradar a tantos.

Quanto às questão da formação parece positivo, em especial para quem tem carta Horária e não tem experiência na condução de motociclo. Porque não haver uma formação específica na condução desse veículo de X horas? Não se trata de tirar a carta ou repetir formação integral, seria apenas de adquirir capacidade de domínio mínimo do veículo.

Sobre as inspeções, estas poderiam trazer mais segurança ao parque de veículos em circulação e diminuir a viciação no comércio dos mesmos. O princípio não parece mal. Infelizmente somos permanentemente confrontados com bons princípios que rápidamente  são desvirtuados pelos agentes envolvidos.
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: karloxilva em 15 de Janeiro de 2018, 16:19
Tenho vindo a sugerir que a intuição do ministro poderia estar enviesada por uma leitura assente apenas em Valores Absolutos de acidentes e acidentados.

Eis que, tal como aqui neste fórum, se mostram os números. Lá está: apreciar apenas os Valores Absolutos de acidentes e acidentados, sem os relacionar com outros itens inevitáveis para se chegar a uma conclusão com valor científico, induz em erro.
Assim, se relacionarmos o número de motociclistas com o número de acidentes que os envolveram [aqui, atenção!, "envolver" um veículo de duas rodas, ou mesmo ter vitimado um motociclista, não diz nada sobre responsabilidade/culpabilidade] poder-se-á, pelo contrário, afirmar que até houve uma diminuição percentual (sublinho o "percentual") do número de acidentes/acidentados. Mas não escolhamos esta "peneira" percentual para "tapar a luz do sol".
É verdade, há demasiados acidentes envolvendo motociclistas.

Só que, uma discussão séria sobre o assunto não se faz a partir dos "estados de alma" do ministro. Claro que tem direito a opinar como todos os outros mas, sendo governante, deveria ter mais cuidado para não escancarar aos "media" a oportunidade de títulos bombásticos e até de promoverem alarme social.
Ainda me lembro daquela dos "Menores a conduzirem motas" e dos comentários afirmando que o governo queria "matar os jovens"...

Não ir atrás da opinião ministerial e do "alarmismo" mediático não significa subvalorizar o que todos nós sabemos que ocorre nas estradas e nas ruas deste país, e em primeira-mão.
Por mais insignificante que seja um número, se nos referimos a perdas de vidas evitáveis qualquer valor toma contornos trágicos.
Deixemos à comunicação social o "importantómetro" vampiresco dos números, falemos de coisas sérias. O ministro teve razão num aspecto: conduzir uma mota não é igual a conduzir um carro.

Uma "cinquentinha" conduzida por um indivíduo com a aparência de ter uma idade bem além daquela em que se usa a mota para dar vazão aos estados hormonais passou um vermelho à minha frente. Apesar da buzinadela assustada de um carro que ia a entrar no mesmo entroncamento, lá continuou a "scooter" imperturbável como se nada se tivesse passado.
Parado, olhei para o semáforo e apercebi-me de que a falta de protecção da incidência da luz solar poderia ter baralhado o homem. Bem poderia ele agradecer à atenção do automobilista não ter acabado no hospital ou noutro lugar mais irremediável.
Mais à frente, lá está ele outra vez. Entra na rotunda por fora e sem pisca algum, "Vai sair na primeira saída", pensei, enquanto me metia pela faixa interna da rotunda para sair na segunda saída.
Não sem antes ver o senhor passar-me à frente com a mesma indiferença com que havia passado o vermelho lá atrás. Afinal não era a primeira, nem a segunda, ia sair na terceira saída... Pelo menos foi coerente com a entrada, também não foi à saída que usou o pisca.
O que o safou (e a mim)? Eu estar à espera que ele fizesse o que fez.
"Reflexo da luz solar", uma ova! O tipo não tinha o mínimo de noção do que estava a fazer!

Como ele, há muitas "cinquentinhas" pilotadas por uma licença de condução obtida com a identificação de dois ou três sinais de trânsito mostrados por um simpático funcionário municipal. Não generalizo, quer pilotos quer funcionários simpáticos, mas já foi assim. "Sabe andar de bicicleta?"

Anos depois, as licenças das "cinquentinhas" já não são "camarárias" mas obrigatórias para os infantes e infantas que perseguem as duas rodas.
Depois, as "125". Carta de Condução há mais de dois anos e 25 anos de idade, e  o mesmo "Sabe andar de bicicleta?"

Só que olho para as bicicletas e apercebo-me que em boa verdade a maioria equilibra-se mas pouca gente sabe andar nelas.
Preocupante, não é?

Vamos discutir o que há a fazer sem tribalismos de quaisquer espécies.
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: NunoMiguel em 16 de Janeiro de 2018, 10:36
Da publicação: 'Andar de moto' desta semana...

Subscrevo.

Bons andamentos!

O governo acaba de dar aos motociclistas uma boa oportunidade para mostrarem a massa de que realmente são feitos!
Contra qualquer expectativa, e sem qualquer argumento comprovado, o Ministro da Administração Interna decidiu (entre outras medidas) anunciar que vai empenhar-se em fazer anular uma das mais significativas conquistas do motociclismo nos últimos anos: a “Lei das 125”.
Derivada de uma directiva europeia, a “Lei das 125” que permite a qualquer encartado, com mais de 25 anos, conduzir um motociclo com cilindrada até 125cc e menos de 15 cavalos de potência, está por isso em risco!
A “Lei das 125” teve importantes consequências, e sem querer aprofundar as vantagens financeiras para o sector, esta medida foi extremamente importante para que os outros utentes das vias criassem consciência sobre as motos, e apesar de algumas excepções que diariamente se registam, é hoje em dia mais seguro conduzir um veículo de duas rodas no meio do trânsito, do que era antes de 2009, quando a referida lei foi aprovada. Vamos ficar calados? Pela nossa parte não!
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: davidsantos em 16 de Janeiro de 2018, 20:33
Se houver uma valente Manifestação contem comigo........
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: ruisimoes em 16 de Janeiro de 2018, 23:59
Se houver uma valente Manifestação contem comigo........
E scooter_ comigo
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: Americano em 17 de Janeiro de 2018, 15:35
E agora vi esta noticia......

https://eco.pt/2018/01/13/pai-da-lei-das-125cc-critica-propostas-de-cabrita/


 _pensador_  _Rolley_
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: Ccarvalho em 17 de Janeiro de 2018, 16:45
E agora vi esta noticia......

https://eco.pt/2018/01/13/pai-da-lei-das-125cc-critica-propostas-de-cabrita/


 _pensador_  _Rolley_

Essa notícia já tem quatro dias...  _Rolley_ _Rolley_ _martelada_ _martelada_
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: PSH72 em 17 de Janeiro de 2018, 18:12
Se houver uma valente Manifestação contem comigo........

Podem contar comigo também, mas de uma forma bem organizada para verem que não somos uns cambalhas, como quem sem conhecimento diz argumentos de um cambalha  _lol_
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: NSilva em 17 de Janeiro de 2018, 18:22
Na minha sincera opinião, uma formação não fazia mal nenhum, muito pelo contrário  _pol_
No entanto, esta regra, já devia ter sido aplicada em 2009... não agora em 2018
Eu próprio sabia andar de bicicleta e quando passei para uma mota, ainda tive de aprender muitas coisas que não são semelhantes ao veículos de 4 rodas

Quanto aos acidentes... Como é possível afirmar que o número de mortes aumentou se:

- Não existe distinção a nível estatístico para possibilitar uma análise mais precisa;
- Não existem causas "certas" para os mesmos acontecerem a nível estatístico (estupefacientes, álcool, telemóveis etc)
- Não existe também uma distinção no que diz respeito à faixa etária;

No que diz respeito às inspeções, lamento se ofender alguém, mas sou a favor.
O que não concordo é ser apenas de 250cc para cima, visto andarem 50cc e 125cc todas mexidas e sem espelhos, bla bla bla que deveriam realmente cumprir as normas de segurança porque a minha cumpre!

Abraço e boas curvas  _pol_
Título: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: Nunext84 em 17 de Janeiro de 2018, 22:20
A nível pessoal acho que nunca se devia ter deixado conduzir uma 125 só porque se tem carta de carro. São dois meios de transporte completamente distintos em tudo.
Devia existir algo e não estou a falar de escolas de condução a encher o bolso que explicasse o básico e obrigasse a um exame prático de condução.
Deparo-me com varias motas ao longo do dia (e ando de mota todos os dias ao sol ou a chuva) a cometer erros que considero "básicos" como não olhar para os espelhos ao mudar de direcção, andar devagar nas filas sem ver quem tem atrás de si e aos "S", andar a buzinar aos carros como se tivessem obrigação de sair da frente e andarem a velocidades "loucas" entre carros sem pensar que uma 125 não trava se um carro mudar de direcção sem piscas (e mudam muitos) - Neste ponto estou a falar das 125 embora andem outros porque gajos parvos existe em todas as cilindradas não é só falta de experiência nas 125. Ainda a uns dias um para me passar veio pela direita e tocou-me no braço com o espelho porque não passávamos os dois entre carros.
Assim como acho que devia como em alguns Países da Europa ser obrigatório não só o capacete como uso de luvas e blusão adequado.

Claro que este tema leva a muitas ideias e opiniões e o "mal" já está feito, agora voltar a mudar as regras acho um crime porque não estou a ver as pessoas todas a irem tirar a carta e pessoas com carta a continuar apenas com uma 125 (embora em vários casos seja mesmo a mota ideal).
Se lei for mudada estou a ver o mercado de usados a aumentar rapidamente...
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: PSH72 em 17 de Janeiro de 2018, 23:11
A nível pessoal acho que nunca se devia ter deixado conduzir uma 125 só porque se tem carta de carro. São dois meios de transporte completamente distintos em tudo.
Devia existir algo e não estou a falar de escolas de condução a encher o bolso que explicasse o básico e obrigasse a um exame prático de condução.
Deparo-me com varias motas ao longo do dia (e ando de mota todos os dias ao sol ou a chuva) a cometer erros que considero "básicos" como não olhar para os espelhos ao mudar de direcção, andar devagar nas filas sem ver quem tem atrás de si e aos "S", andar a buzinar aos carros como se tivessem obrigação de sair da frente e andarem a velocidades "loucas" entre carros sem pensar que uma 125 não trava se um carro mudar de direcção sem piscas (e mudam muitos) - Neste ponto estou a falar das 125 embora andem outros porque gajos parvos existe em todas as cilindradas não é só falta de experiência nas 125. Ainda a uns dias um para me passar veio pela direita e tocou-me no braço com o espelho porque não passávamos os dois entre carros.
Assim como acho que devia como em alguns Países da Europa ser obrigatório não só o capacete como uso de luvas e blusão adequado.

Claro que este tema leva a muitas ideias e opiniões e o "mal" já está feito, agora voltar a mudar as regras acho um crime porque não estou a ver as pessoas todas a irem tirar a carta e pessoas com carta a continuar apenas com uma 125 (embora em vários casos seja mesmo a mota ideal).
Se lei for mudada estou a ver o mercado de usados a aumentar rapidamente...

 _pensador_  Acho que há aqui neste texto qualquer coisa que não bate certo, em primeiro lugar quase todas as scooters tem os espelhos, ao contrario da maioria das de grande cilindrada que é umas das primeiras coisas que tiram, logo esses de certeza que não olham pelos espelhos, e por norma se anda-se entre filas só tem é que se andar devagar, porque como veiculo de duas rodas motorizado só tinha era de circular na faixa de rodagem e não entre filas, alias ir rapido entre as filas está é sujeito a um carro desviar-se por algum motivo é la vai o rapido ao chão.  Acho que o texto está muito confuso, pois dá a entender que as 125cc é que andam só entre as filas, que só elas andam rapido e que só elas é que não olham para os espelhos.

Agora pergunto eu, os encartados fazem isso tudo como manda a lei, e se sim porque é que os acidentes são mais de cilindrada superior?

Atenção eu também acho que para quem nunca andou de mota devia ter no minimo uma formação pratica e não teórica porque teoria tem todos só que depois não praticam, eu vejo cada mamarracho a conduzir enlatados e de certeza que andaram nas escolas de condução.
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: Renato Rufino em 18 de Janeiro de 2018, 07:03
Que metam carta obrigatória a partir das 50cc ai sim concordo e os papas-reformas serem obrigatórios a ter carta de condução já que circulam na estrada e bicicletas terem uma licença obrigatória também concordo ai sim já que todos tenhem leis para respeitar a que roubar em grande.
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: PBarros em 18 de Janeiro de 2018, 07:27
Que metam carta obrigatória a partir das 50cc ai sim concordo e os papas-reformas serem obrigatórios a ter carta de condução já que circulam na estrada e bicicletas terem uma licença obrigatória também concordo ai sim já que todos tenhem leis para respeitar a que roubar em grande.


Subscrevo na integra ! _pol_
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: jose luis em 18 de Janeiro de 2018, 10:38
- Atão há uns anos permitiram poder conduzir motos  ate 125cc com carta de carro , agora estão a pensar tirar ??

- Se tiram essa possibilidade o mundo de vendas das 125cc estará condenado , até porque não estou a ver alguém a tirar carta de moto para conduzir uma 125cc

- Se tiram , voltara outra vez o caos em Lisboa , havendo mais enlatados outra vez.
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: dmtsilva em 18 de Janeiro de 2018, 10:50
Tinham que arranjar um bode expiatório e nada mais fácil que as 125, é o elo mais fraco devido à lei que vigora.

Muitos beneficaram desta lei(eu incluído). Têm de se lembrar que existem muitos motards com carta que desceram de cilindrada pelas vantagens da 125.

Colocarem as 125 e quem as conduz como a causa de todo o mal é injusto.

Não sei se já repararam mas os carros a pilhas já não são conduzidos apenas por idosos, já se vêm aos molhos miúdos de 16 anos a conduzi-los. Isto não é preocupante? Não, as 125 é que são preocupantes!

Boas curvas!!




Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: NSilva em 18 de Janeiro de 2018, 13:49
Sinceramente se a carta for obrigatória vejo alguns a tirar a mesma... Digo isto porque o que poupam em transportes paga a carta e ainda a mota (a longo prazo claro)

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Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: PSH72 em 18 de Janeiro de 2018, 18:34
Então e como vão fazer em caso de estrangeiros onde é praticada a mesma lei se deslocarem-se cá nas 125cc, ficam proibidos de circular cá é?  _lol_
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: Ccarvalho em 18 de Janeiro de 2018, 19:48
Então e como vão fazer em caso de estrangeiros onde é praticada a mesma lei se deslocarem-se cá nas 125cc, ficam proibidos de circular cá é?  _lol_

Claro que sim, a lei aplica-se no espaço nacional a todos quantos conduzam cá. Vai conduzir sem carta uma 125cc na Dinamarca, onde a lei das 125cc ainda não é praticada, para veres o que te acontece.
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: PSH72 em 18 de Janeiro de 2018, 19:53
Claro que sim, a lei aplica-se no espaço nacional a todos quantos conduzam cá. Vai conduzir uma 125cc na Dinamarca sem carta, onde a lei das 125cc ainda não é praticada, para veres o que te acontece.

 _lol_ _lol_ Bem temos de avisar os espanhois então para não virem para cá nas 125cc  _lol_ _lol_
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: Ccarvalho em 18 de Janeiro de 2018, 19:57
_lol_ _lol_ Bem temos de avisar os espanhois então para não virem para cá nas 125cc  _lol_ _lol_

Antes de 2009 não vinham espanhóis, franceses, nem ninguém conduzir 125cc sem carta.
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: PSH72 em 18 de Janeiro de 2018, 20:08
Antes de 2009 não vinham espanhóis, franceses, nem ninguém conduzir 125cc sem carta.

Vinham, mas estou a falar dos que não têm carta como é óbvio.
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: Mouratti em 18 de Janeiro de 2018, 22:39
Exactamente, as bicicletas também tem regras e leis.
Andar de capacete, com sinalização na bike, colete reflector etc...
E vimos muitos a pensarem como carro....enfim
são considerados veículos.
Não vemos ninguém de 125 a passar nas passadeiras.

Lá vou ter de tirar a carta....

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Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: Easyrider70 em 18 de Janeiro de 2018, 23:14
Boas!

Isto da carta das 125cc é um meio para o objectivo inspecções. O tempo o dirá!
Estes canalhas estão-se nas tintas para a sinistralidade...
Não à carta de 125cc! _Zang_

Cumps
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: NSilva em 19 de Janeiro de 2018, 09:07
Exactamente, as bicicletas também tem regras e leis.
Andar de capacete, com sinalização na bike, colete reflector etc...
E vimos muitos a pensarem como carro....enfim
são considerados veículos.
Não vemos ninguém de 125 a passar nas passadeiras.

Lá vou ter de tirar a carta....

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Pensa que poderás pensar num futuro upgrade  _pol_
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: Mouratti em 19 de Janeiro de 2018, 09:24
Pensa que poderás pensar num futuro upgrade  _pol_
Sim talvez seja uma solução

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Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: Americano em 19 de Janeiro de 2018, 09:28
Se calhar esta noticia já tem uns dias mas para quem não viu aqui vai :
https://motopt.pt/lei-das-125-acap-e-fmp-respondem-a-polemica-e-as-declaracoes-do-mai/
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: JViegas em 19 de Janeiro de 2018, 09:30
Se calhar esta noticia já tem uns dias mas para quem não viu aqui vai :
https://motopt.pt/lei-das-125-acap-e-fmp-respondem-a-polemica-e-as-declaracoes-do-mai/

É bom saber que determinados organismos estão atentos a esta situação que a todos (nós motociclistas) diz respeito. Uma tomada de posição, veremos os futuros ecos da mesma? Espero que sim.
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: Fabi0 em 23 de Janeiro de 2018, 08:41
Depois desta notícia sobre as 125cc, fiquei de pé atrás  _confuso_ estou a fazer negócio para obter Honda Forza 125  _pensador_ _pensador_ agora não sei o que fazer  :-?

 Não sinto necessidade de tirar carta de mota, pq 125cc chega perfeitamente... _policia_ :-?
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: PSH72 em 23 de Janeiro de 2018, 21:37
Hoje vi esta noticia, com tanta geringonça sobre as 125cc era claro bode espiatorio  _lol_

http://rr.sapo.pt/noticia/103687/governo-avanca-com-inspeccoes-obrigatorias-para-motos
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: Fabi0 em 24 de Janeiro de 2018, 00:49
O senhor já "recuou" um bocadinho nas palavras.. já fala em "aulas", veremos os próximos episódios... _pensador_
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: scarreira em 24 de Janeiro de 2018, 17:43
é triste... _martelada_ _martelada_ _martelada_
querem a toda a força deitar a baixo os motards todos os outros  com veiculos a motor de 2 3 e 4 rodas que obrigam o uso de capacete, que nem sabem fazer uma noticia
aprendam a ler as  _reg_
o D.L. das inspeções não é 133/2012 de 11 Julho (sobre protecção social) mas sim é o DL144/2012 de 11 de Julho...
os principais culpados são os media que nos querem deitar a abaixo!!!
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: petervivas em 27 de Fevereiro de 2018, 17:41
portanto após uma pesquisa
era esta a resposta que queria ler:

https://dre.pt/application/dir/pdf1s/2012/07/12900/0342603475.pdf (https://dre.pt/application/dir/pdf1s/2012/07/12900/0342603475.pdf)
para quem não sabe
página 3433 no seu artigo 3º numero 4 d)

Isto diz tudo, (copiado do DR diretamente) e obrigado companheiro scarreira

1 — A carta de condução é única e contém averbadas
todas as categ
(...)
4 — As cartas de condução válidas, emitidas para as
categorias indicadas no n.º 1 habilitam, ainda e respetivamente,
os seus titulares a conduzir:
a) Categoria A1: veículos da categoria AM;
b) Categoria A2: veículos das categorias AM e A1;
c) Categoria A: veículos das categorias AM, A1, A2;
d) Categoria B: veículos das categorias AM e A1, se o
titular for maior de 25 anos ou, não o sendo, se for titular da
categoria AM ou de licença de condução de ciclomotores;
triciclos a motor de potência superior a 15 kW, se o titular
for maior de 21 anos;


Posto isto, é certo e definitivo (pelo menos agora) que os triciclos não respeitam as mesmas regras dos motociclos, correto ?
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: moto2cool em 27 de Fevereiro de 2018, 17:44
Há situações diferentes no que toca aos triciclos, mas não se sabe o que querem fazer, podem levar na água os triciclos também  _careta_
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: Easyrider70 em 30 de Maio de 2018, 08:24
Que metam carta obrigatória a partir das 50cc ai sim concordo e os papas-reformas serem obrigatórios a ter carta de condução já que circulam na estrada e bicicletas terem uma licença obrigatória também concordo ai sim já que todos tenhem leis para respeitar a que roubar em grande.

subscrevo!

Cumps
Título: Re: Governo quer tornar obrigatória carta para motos de 125cm3
Enviado por: jcsc em 30 de Maio de 2018, 09:21
Há situações diferentes no que toca aos triciclos, mas não se sabe o que querem fazer, podem levar na água os triciclos também  _careta_

neste topico
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,33160.msg90151853.html#msg90151853
está mais ou menos a confusao na lei, em teoria as motas de 3 rodas nao podem circular nas AE's e Ic's
fizeram a lei ha muitos anos quando ainda nao havia motas de 3 rodas e apenas triciclos para ir à praça. Evoluiram as motas e a lei ficou na mesma. Nesse topico que referia uma autoridade levou a letra a lei e multou, devido ao sinal