Geral => Assuntos Diversos => Legislação e Organismos Públicos => Tópico iniciado por: omcj em 26 de Dezembro de 2017, 19:11

Título: Conduzir motos com carta de ligeiros abre caminho ao aumento de mortes
Enviado por: omcj em 26 de Dezembro de 2017, 19:11
Não sou eu que o digo, mas..............

http://expresso.sapo.pt/sociedade/2017-12-25-Conduzir-motos-com-carta-de-ligeiros-abre-caminho-ao-aumento-de-mortes
Título: Re: Conduzir motos com carta de ligeiros abre caminho ao aumento de mortes
Enviado por: paulo1974 em 26 de Dezembro de 2017, 19:21
ja leram a noticia do expresso???
Título: Re: Conduzir motos com carta de ligeiros abre caminho ao aumento de mortes
Enviado por: NunoMiguel em 26 de Dezembro de 2017, 20:56
Eu gostava de ser inteligente como esta gente toda.
A começar pelo Carlos Barbosa que diz que colocar motociclos na faixa BUS é um erro, baseado em... Baseado na mesma coisa que eu bebo em excesso todos os Natais, provavelmente.

De resto, só espanta o texto não acabar a explicar que a culpa, afinal, é mesmo mesmo mesmo... Da falta de inspeções.
Título: Re: Conduzir motos com carta de ligeiros abre caminho ao aumento de mortes
Enviado por: José Bairrada em 26 de Dezembro de 2017, 21:23
Claramente que não foi a lei das 125, que fez disparar o número de mortes, pois conduzir uma 125 é melhor escola que qualquer uma escola de condução que apenas ensina a passar no exame e não ensina a conduzir.
Depois digam-me a diferença entre comprar uma 125 com carta de ligeiros e conduzir com as limitações, que todos reconhecemos nas 125 e ir ganhando calo ou tirar a carta de mota e (para não falar de marcas e modelos) comprar directo uma 1300cc, eu sei o que é pior. Como já referi noutro post, nos poucos eventos em que participei e em que participa um maior numero de pessoas da comunidade motociclista, eu vejo bem as atrocidades que se fazem, as que se dizem que se fazem e pouquissimos terão começado com a lei das 125 ou então vamos no Domingo ao cabo da roca e analisemos comportamentos das 125 e das outras...

Quanto á circulação na faixa do Bus, eu também não concordo, porque se a faixa é para os BUS, é para os Bus, qualquer dia circulam lá mais veiculos que nas outras faixas  _lol_  os motociclos já tem a facilidade de ir furando o trânsito, não necessitam da faixa do BUS, até porque sabemos que a grande maioria vai zigue zaguear entre faixas.
Título: Re: Conduzir motos com carta de ligeiros abre caminho ao aumento de mortes
Enviado por: NunoMiguel em 26 de Dezembro de 2017, 21:48
Uma coisa é não concordar, outra é dar como adquirido que é mais perigoso ou que está na origem de mais mortes, com base em argumento nenhum  scooter_ _convivio_
Título: Re: Conduzir motos com carta de ligeiros abre caminho ao aumento de mortes
Enviado por: zepedro em 26 de Dezembro de 2017, 22:53
Esse artigo é uma patetice. Se me apresentarem números em que os acidentes ocorrem maioritariamente em 125s até poderei mudar de opinião. Até lá a inteligência prevalece:

1 - há muito mais motas na estrada
2 - foi um ano com muito menos chuva e portanto muitos mais kms rodados.

Proporcionalmente o número de mortes na estrada aumenta. Parece me uma assumpção lógica. Com base na ausência de outros dados mais específicos qq extrapolação para razões mais específicas é, no melhor dos casos, adivinhação e, no pior dos casos, demagogia.

Quanto há questão das motas poderem andar na faixa de bus, alegar que aumenta insegurança é da demagogia mais barata e reles. As motas não prejudicam a circulação de transportes públicos e andando nessa faixa além de aliviar as outras evitam rasantes a carros, que cria situações bem mais perigosas.

Tinha uma ideia bastante positiva do ACP, que nos últimos anos se tem vindo a desvanecer bastante. Logo desde que tirei a  carta de mota na escola deles.

Abraços.

ZeP


Abraços!

ZeP
Título: Re: Conduzir motos com carta de ligeiros abre caminho ao aumento de mortes
Enviado por: PSH72 em 27 de Dezembro de 2017, 00:29
Eu ainda não me dei ao trabalho em ler esse artigo, mas baseando as respostas que vi, lembrei-me de um outro que a muito pouco tempo andou a circular e que houve logo alguns membros que disseram que a culpa era da nova lei das 125cc  _pensador_, mas eu não vi ainda nenhuma estatística em que venha a confirmar isso, mas por acaso em acidentes que vejo e na tv tb é tudo de cilindrada superior.

Mas também digo uma coisa, quer sejam carros ou motos, nenhum deles anda sozinho ( quer dizer já andam mas cá ainda contam-se pelas mãos ), mas o que quero dizer é que a pessoa que está ao volante se não tiver consciência da segurança e civismo na condução tanto faz ser uma 50cc ou uma 1500cc elas acontecem.

Haver se deixam de criticar a lei dos encartados poderem conduzir as 125cc porque o problema não vem dai.
Título: Re: Conduzir motos com carta de ligeiros abre caminho ao aumento de mortes
Enviado por: PBarros em 27 de Dezembro de 2017, 08:43
Esse artigo é uma patetice. Se me apresentarem números em que os acidentes ocorrem maioritariamente em 125s até poderei mudar de opinião. Até lá a inteligência prevalece:

1 - há muito mais motas na estrada
2 - foi um ano com muito menos chuva e portanto muitos mais kms rodados.

Proporcionalmente o número de mortes na estrada aumenta. Parece me uma assumpção lógica. Com base na ausência de outros dados mais específicos qq extrapolação para razões mais específicas é, no melhor dos casos, adivinhação e, no pior dos casos, demagogia.






Quanto há questão das motas poderem andar na faixa de bus, alegar que aumenta insegurança é da demagogia mais barata e reles. As motas não prejudicam a circulação de transportes públicos e andando nessa faixa além de aliviar as outras evitam rasantes a carros, que cria situações bem mais perigosas.

Tinha uma ideia bastante positiva do ACP, que nos últimos anos se tem vindo a desvanecer bastante. Logo desde que tirei a  carta de mota na escola deles.

Abraços.

ZeP


Abraços!

ZeP

Subscrevo totalmente !!!! _pol_
Título: Re: Conduzir motos com carta de ligeiros abre caminho ao aumento de mortes
Enviado por: scarreira em 27 de Dezembro de 2017, 09:43
Noticias sem jeito nenhum só para meter medo e deitar a baixo o motard...

enquanto não sair o relatório anual da ANSR, nenhuma noticia tem fundamento!!!!

porque esse relatório reúne os acidentes registados pela GNR e PSP, por isso até não comento noticias... digam o que disserem... só lendo o que for emitdo pela ANSR...

Boa viagem a todos _careta_
 scooter_ _pt_ scooter_
Título: Re: Conduzir motos com carta de ligeiros abre caminho ao aumento de mortes
Enviado por: marb em 27 de Dezembro de 2017, 10:28
Não vou colocar em causa a notícia, de facto parece que houve mais mortos com motociclistas. No entanto contesto as razões apresentadas.

É claro que havendo mais motociclistas na estrada, a probabilidade de aumentar o número de acidentes é maior; se uma estrada tiver vazia, não há acidentes de certeza.

Não se pode apontar uma causa, mas várias causas. Ainda na semana passada, num pequeno trajeto de 6 km's na minha cidade, ia sendo abalroado 3 vezes:


Quanto ao facto de se relacionar o facto com a possibilidade de andar de 125cc só com a carta de automóvel, não deixa de ser verdade, tal como aqueles que andam nos "papareformas" sem carta!

Seria importante os futuros motociclistas ou scooteristas terem alguma formação, específica para andar de moto. Não sei como é que hoje são ministradas as aulas para quem quer tirar licença para motos com mais de 125cc, mas no meu tempo, a principla preocupação era (para além de dar umas voltas) usar os braços para sinalizar as mudanças de direção, fazer oitos e outras tretas, ao invés de explicar onde não travar (passadeiras por exemplo), os perigos que a estrada pode ter (areia, óleo, etc...), a necessidade de usar equipamento, que travões usar, etc... é que tudo isso...aprendi aqui no fórum!!!!
Título: Re: Conduzir motos com carta de ligeiros abre caminho ao aumento de mortes
Enviado por: PSH72 em 27 de Dezembro de 2017, 12:54
Cá para mim andam mas é ai uns interessados em denegrir os motars e ver se as inspecções as motas avançam, como se o problema fosse a cilindrada das mesmas e não os condutores.

No meu ponto de vista, e repito no meu ponto de vista, o facto de poder conduzir as 125cc para quem tem carta B, não é isso que faz com que aumente o numero de acidentes, mas nada como ver quando sair a estatística.
Título: Re: Conduzir motos com carta de ligeiros abre caminho ao aumento de mortes
Enviado por: José Bairrada em 27 de Dezembro de 2017, 13:55


Quanto ao facto de se relacionar o facto com a possibilidade de andar de 125cc só com a carta de automóvel, não deixa de ser verdade, tal como aqueles que andam nos "papareformas" sem carta!

Seria importante os futuros motociclistas ou scooteristas terem alguma formação, específica para andar de moto. Não sei como é que hoje são ministradas as aulas para quem quer tirar licença para motos com mais de 125cc, mas no meu tempo, a principla preocupação era (para além de dar umas voltas) usar os braços para sinalizar as mudanças de direção, fazer oitos e outras tretas, ao invés de explicar onde não travar (passadeiras por exemplo), os perigos que a estrada pode ter (areia, óleo, etc...), a necessidade de usar equipamento, que travões usar, etc... é que tudo isso...aprendi aqui no fórum!!!!

Companheiro,

Não é um comparação justa, conduzir com carta de automóvel (que teve que tirar a carta e aprender o código) com os "papareformas" que nem formação tem.

Eu quando tirei a carta aprendi a fazer 8s e pouco mais.

No meu caso, conduzir 125 com carta de carro, foi a melhor escola que poderia ter tido.
Título: Re: Conduzir motos com carta de ligeiros abre caminho ao aumento de mortes
Enviado por: moto2cool em 27 de Dezembro de 2017, 14:11
Infelizmente as pessoas sem escrúpulos aproveitam tudo para fazer passar a defesa dos seus interesses, mesmo situações conjunturais cujas causas podem ser várias. Gostaria de saber como a associação de escolas de condução ou de inspeção de veículos explica as mortes na estrada neste Natal, condutores sem carta? Veiculos que fugiram à inspeção? Deviam ter 6 rodas? Foram acidentes na faixa do bus?
Título: Re: Conduzir motos com carta de ligeiros abre caminho ao aumento de mortes
Enviado por: marb em 27 de Dezembro de 2017, 14:41
Companheiro,

Não é um comparação justa, conduzir com carta de automóvel (que teve que tirar a carta e aprender o código) com os "papareformas" que nem formação tem.

Eu quando tirei a carta aprendi a fazer 8s e pouco mais.

No meu caso, conduzir 125 com carta de carro, foi a melhor escola que poderia ter tido.

Companheiro, talvez não me tenha expressado da melhor maneira. É claro que quem tira a carta de automóvel está muito melhor preparado do que quem conduz os "papareformas".

O que pretendi dizer é que faz falta alguma formação para conduzir um motociclo de 125cc e provavelmente até para quem tira ou tirou carta de moto para cilindradas superiores.

Quando eu tirei a carta de moto (tirei-a em conjunto com a de carro), há mais de 20 anos, apenas andávamos na estrada, fazíamos uns 8 e tínhamos de ser rigorosos na sinalização com o braço para mudar de direção.

Eu aprendi muitas coisas aqui no fórum sem as quais teria tido acidentes pois há muita coisa importante que as escolas de condução não ensinam (ou ensinavam no tempo em que a frequentei)!
Título: Re: Conduzir motos com carta de ligeiros abre caminho ao aumento de mortes
Enviado por: scarreira em 27 de Dezembro de 2017, 16:19
... veículos explica as mortes na estrada neste Natal ...
Nunca vai ser explicado pk todos os dias à mortes na estrada... simplesmente os meios de comunicação social dão mais força às épocas festivas...
independentemente de ser de carro ou moto ou bike ou a pé seja como for... todos os dias há mortes na estrada, pk? não há uma explicação especifica, pk se houvesse, provavelmente poderiam atacar nessa explicação... mas existe sempre alguém que comete uma infração que leva a uma consequência às vezes só danos materiais outras vezes com danos corporais...
Título: Re: Conduzir motos com carta de ligeiros abre caminho ao aumento de mortes
Enviado por: JViegas em 27 de Dezembro de 2017, 17:09
Mas as mortes devem-se a despistes? Manobras perigosas por parte dos motociclistas? Ou devido ao estado dos veículos?

E o número de mortos de acidentes de enlatados? Aumentou? Diminuiu?

Mais do que números é necessário apurar as razões.

A utilização de números para se alcançar um propósito: a necessidade de inspeção de veículos de duas rodas (pois é isso que se trata), deve ser conscientemente bem construída, por quem os analisa para apresentar resultados mas também por quem faz noticia.

Uma nota pessoal: é claro que uma morte é sempre de lamentar. E o risco de analisar pode dar a entender a frieza dos números e a falta de sensibilidade. São pessoas que morrem, não são números e independentemente de terem ou não responsabilidade.

Devem se apurar soluções e acredito que a inspeção de veículos seja uma delas, mas não só: formação, fiscalização (sem radares plantados), etc. etc.

 
Título: Re: Conduzir motos com carta de ligeiros abre caminho ao aumento de mortes
Enviado por: pjose em 27 de Dezembro de 2017, 22:22
Há muitos interesses e muita desinformação sobre a matéria.
Este artigo pareceu-me interessante.
https://www.facebook.com/fmpmototurismo/posts/2079573662301539


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Título: Re: Conduzir motos com carta de ligeiros abre caminho ao aumento de mortes
Enviado por: Branco em 28 de Dezembro de 2017, 10:09
Acho que este artigo da FMP - Comissão Mototurismo, diz tudo:

"A VERDADE
VITIMAS MORTAIS/MOTOS E CICLOMOTORES
Fomos analisar números e esta tem sido a evolução dos últimos 23 anos em termos de vítimas mortais em acidentes com ciclomotores e motos:
1995 – 610 mortes / 1996-564 / 1997-522 / 1998-488 / 1999-444 / 2000-348 / 2001-321 / 2002-298 / 2003-325 / 2004-265 / 2005-258 / 2006-205 / 2007-189 / 2008-164 / 2009-152 / 2010-187 / 2011-173 / 2012-161/ 2013-129 / 2014-134 / 2015-115 / 2016-103 / até Out 2017-110 mortes
Vamos agora ver a evolução dos números do nosso parque de duas rodas com motor nos últimos 10 anos: em 2007 venderam-se 17559 veículos e a evolução tem sempre sido contínua, pois em 2012 venderam-se 20418 e neste ano (2017) até Novembro venderam-se 26666. Assim, temos que a venda de motos CRESCEU 52% apenas entre 2007 e 2017. Em igual período (2007/2017) os acidentes com vítimas mortais de moto DECRESCEU 41% e só uma hecatombe motociclista durante estes dois últimos meses do ano poderia alterar este valor de forma significativa; o que não aconteceu. E agora, senhores jornalistas arautos da desgraça encomendada, como vão interpretar estes números? Números que até são da ANSR e da ACAP e que nos dizem que em 10 anos tivemos uma subida de 52% de venda de motos e uma diminuição de 41% de mortes na estrada. Significativo, se pensarmos ainda que grande percentagem das motos vendidas neste período são as tais 125cc compradas por automobilistas... sim, aqueles que são apontados como os "grandes culpados" do alegado aumento da sinistralidade. Afinal vimos que não são... porque nem sequer há esse aumento, bem pelo contrário.
Perante estas evidências, obviamente que não podemos ficar indiferente a três situações: 1- que houve uma evolução muito positiva em termos de números de vítimas mortais de acidentes de moto nos últimos 23 anos, 2- que estes números ainda podem e devem baixar mais e que isso depende também muito de nós motociclistas 3- que a campanha “alarmante” que está a acontecer nos órgãos de comunicação social em relação a este assunto, não é mais do que algo encomendado e bem orquestrado contra as motos e os motociclistas. Bom Ano de 2018 para todos."
Título: Re: Conduzir motos com carta de ligeiros abre caminho ao aumento de mortes
Enviado por: PSH72 em 28 de Dezembro de 2017, 10:14
Acho que este artigo da FMP - Comissão Mototurismo, diz tudo:

"A VERDADE
VITIMAS MORTAIS/MOTOS E CICLOMOTORES
Fomos analisar números e esta tem sido a evolução dos últimos 23 anos em termos de vítimas mortais em acidentes com ciclomotores e motos:
1995 – 610 mortes / 1996-564 / 1997-522 / 1998-488 / 1999-444 / 2000-348 / 2001-321 / 2002-298 / 2003-325 / 2004-265 / 2005-258 / 2006-205 / 2007-189 / 2008-164 / 2009-152 / 2010-187 / 2011-173 / 2012-161/ 2013-129 / 2014-134 / 2015-115 / 2016-103 / até Out 2017-110 mortes
Vamos agora ver a evolução dos números do nosso parque de duas rodas com motor nos últimos 10 anos: em 2007 venderam-se 17559 veículos e a evolução tem sempre sido contínua, pois em 2012 venderam-se 20418 e neste ano (2017) até Novembro venderam-se 26666. Assim, temos que a venda de motos CRESCEU 52% apenas entre 2007 e 2017. Em igual período (2007/2017) os acidentes com vítimas mortais de moto DECRESCEU 41% e só uma hecatombe motociclista durante estes dois últimos meses do ano poderia alterar este valor de forma significativa; o que não aconteceu. E agora, senhores jornalistas arautos da desgraça encomendada, como vão interpretar estes números? Números que até são da ANSR e da ACAP e que nos dizem que em 10 anos tivemos uma subida de 52% de venda de motos e uma diminuição de 41% de mortes na estrada. Significativo, se pensarmos ainda que grande percentagem das motos vendidas neste período são as tais 125cc compradas por automobilistas... sim, aqueles que são apontados como os "grandes culpados" do alegado aumento da sinistralidade. Afinal vimos que não são... porque nem sequer há esse aumento, bem pelo contrário.
Perante estas evidências, obviamente que não podemos ficar indiferente a três situações: 1- que houve uma evolução muito positiva em termos de números de vítimas mortais de acidentes de moto nos últimos 23 anos, 2- que estes números ainda podem e devem baixar mais e que isso depende também muito de nós motociclistas 3- que a campanha “alarmante” que está a acontecer nos órgãos de comunicação social em relação a este assunto, não é mais do que algo encomendado e bem orquestrado contra as motos e os motociclistas. Bom Ano de 2018 para todos."

E após isso mais levo a crer que isto é mesmo uma tentativa de jogada para ver se conseguem levar avante as inspecções para as motos e até que sabe poderem subir mais os seguros.

Só me faz confusão é não haver contra informação da parte de alguns jornalistas.
Título: Re: Conduzir motos com carta de ligeiros abre caminho ao aumento de mortes
Enviado por: karloxilva em 28 de Dezembro de 2017, 10:53
Acho que este artigo da FMP - Comissão Mototurismo, diz tudo:

"A VERDADE
VITIMAS MORTAIS/MOTOS E CICLOMOTORES
Fomos analisar números e esta tem sido a evolução dos últimos 23 anos em termos de vítimas mortais em acidentes com ciclomotores e motos:
1995 – 610 mortes / 1996-564 / 1997-522 / 1998-488 / 1999-444 / 2000-348 / 2001-321 / 2002-298 / 2003-325 / 2004-265 / 2005-258 / 2006-205 / 2007-189 / 2008-164 / 2009-152 / 2010-187 / 2011-173 / 2012-161/ 2013-129 / 2014-134 / 2015-115 / 2016-103 / até Out 2017-110 mortes
Vamos agora ver a evolução dos números do nosso parque de duas rodas com motor nos últimos 10 anos: em 2007 venderam-se 17559 veículos e a evolução tem sempre sido contínua, pois em 2012 venderam-se 20418 e neste ano (2017) até Novembro venderam-se 26666. Assim, temos que a venda de motos CRESCEU 52% apenas entre 2007 e 2017. Em igual período (2007/2017) os acidentes com vítimas mortais de moto DECRESCEU 41% e só uma hecatombe motociclista durante estes dois últimos meses do ano poderia alterar este valor de forma significativa; o que não aconteceu. E agora, senhores jornalistas arautos da desgraça encomendada, como vão interpretar estes números? Números que até são da ANSR e da ACAP e que nos dizem que em 10 anos tivemos uma subida de 52% de venda de motos e uma diminuição de 41% de mortes na estrada. Significativo, se pensarmos ainda que grande percentagem das motos vendidas neste período são as tais 125cc compradas por automobilistas... sim, aqueles que são apontados como os "grandes culpados" do alegado aumento da sinistralidade. Afinal vimos que não são... porque nem sequer há esse aumento, bem pelo contrário.
Perante estas evidências, obviamente que não podemos ficar indiferente a três situações: 1- que houve uma evolução muito positiva em termos de números de vítimas mortais de acidentes de moto nos últimos 23 anos, 2- que estes números ainda podem e devem baixar mais e que isso depende também muito de nós motociclistas 3- que a campanha “alarmante” que está a acontecer nos órgãos de comunicação social em relação a este assunto, não é mais do que algo encomendado e bem orquestrado contra as motos e os motociclistas. Bom Ano de 2018 para todos."

Muito bem "postado"! Obrigado pelos dados, companheiro Branco.
E parabéns à FMP, é com dados objectivos que se combate o "jornalismo" de faca e alguidar.
Um "jornalismo" que já nem se dá ao trabalho de confirmar e confrontar os dados das Fontes, para não ser manipulado e manter o seu principal capital, a Credibilidade, antes vive na ânsia dos cêntimos que amealha a cada "clique" num título bombástico.
Título: Re: Conduzir motos com carta de ligeiros abre caminho ao aumento de mortes
Enviado por: davidsantos em 06 de Janeiro de 2018, 11:51
Nos anos que há mais acidentes com automóveis então é do quê? Se calhar deviam ir a uma inspeção B uma vez que teem inspeção periodica anual....
Título: Re: Conduzir motos com carta de ligeiros abre caminho ao aumento de mortes
Enviado por: moto2cool em 09 de Janeiro de 2018, 19:35
Para conduzir carro acima dos 1000 cc devia ser preciso ter carta de mota :)
Título: Re: Conduzir motos com carta de ligeiros abre caminho ao aumento de mortes
Enviado por: PSH72 em 10 de Janeiro de 2018, 07:53
Para conduzir carro acima dos 1000 cc devia ser preciso ter carta de mota :)


Não era só ter carta, era andarem, na cidade e não só para terem uma noção do perigo que é, assim talvez rerspeitassem mais os outros.
Título: Re: Conduzir motos com carta de ligeiros abre caminho ao aumento de mortes
Enviado por: ruicosta em 10 de Janeiro de 2018, 08:19
Nem vou comentar toda a notícia porque as "patetices" são muitas.

Mas não posso deixar de comentar um ponto.
Eu tenho uma 125 e apenas carta de ligeiros e até concordo que para se conduzir as 125 deveríamos fazer pelo menos algumas aulas de condução de moto. Não digo quantas porque não tenho conhecimento técnico nem experiência suficiente para tal.

No entanto nos meus  2800km de moto e 24 anos de carro - quase 1 milhão de km's - as maiores asneiras que tenho visto têm sido realizadas por enlatados, ligeiros e pesados, pessoal "encartado" em motos acima de 125 e pessoal de entregas ao domicílio com acelerador a fundo (CTT, Telepizza, PizzaHut...).
Título: Re: Conduzir motos com carta de ligeiros abre caminho ao aumento de mortes
Enviado por: mpaneves em 10 de Janeiro de 2018, 08:44
Não se pode por tudo no mesmo saco,eu por exemplo  tive 4 125cc por não querer tirar a carta .
Acho mais perigoso esses srs das rrrr armarem-se e mostrarem os cavalos e depois vemos as notícias os resultados.
Civismo ,somente é o que está em falta.
Título: Re: Conduzir motos com carta de ligeiros abre caminho ao aumento de mortes
Enviado por: JViegas em 10 de Janeiro de 2018, 10:09
Existem pessoas que nem de bicicleta, quanto mais com um enlatado nas mãos ou uma 125 ou uma 1000.

A lei das 125cc veio permitir que mais pessoas considerassem as duas rodas como meio alternativo às suas deslocações. Muitas pessoas vieram dos enlatados sem nunca terem tido qualquer contacto com este meio de transporte.

E isso faz com que sejam menos condutores?
Claro que não.
Já conheci pessoas que nunca conduziram motas na sua vida que têm comportamentos mais adequados do que quem anda "nesta vida" há mais de 30 ou 50 anos.

Apesar de uma 125cc não permitir velocidades astronómicas, permite uma ligeireza e rapidez nas deslocações que qualquer condutor de enlatado que esteja disponível para fazer a "passagem" gostará. A facilidade de fluir por entre o trânsito, a melhoria nas condições de mobilidade nos dias de hoje é como encontrar ouro no quintal lá de casa: mais tempo para estar coma família, mais tempo para descansar, para chegar ao trabalho/casa, etc. etc. Todos nós conhecemos os benefícios.

A questão está quando os comportamentos quer por falta de civismo quer por falta de experiência, não no controlo da máquina (não só mas também), mas a atenção no fluir do trânsito, no comportamento do enlatado que não nos vê ou faz de conta que não nos vê, entre outros fatores, é aí que residem, na minha opinião, alguns dos maiores riscos de acidentes para os motociclistas na cidade. O número de acidentes aumentou dentro das localidades.

Do número de acidentes com mortos em duas rodas, quais foram da responsabilidade do condutor?
Em que situações ocorreram os acidentes: estado da via, falta de visibilidade, etc. etc.

Penso que não basta "apenas" contabilizar as mortes em duas rodas, mas em que condições as mesmas acontecem.

O nosso governo reconhece os acidentes/mortes em duas rodas aumentaram, assim como os atropelamentos. Algo está mal, é certo, mas não é só porque os motociclistas têm comportamentos menos bons. Nada disso.

Quantos de vocês não estiveram já na iminência de um acidente com um enlatado que não vos viu ou ignorou?
Quantos motociclistas não morreram o ano passado por isso?

EDIT: seria interessante, para além de estudos da ANSR (que são importantes) e para além do choro dos centros de inspeção, seria interessante o antigo Instituto de Seguros Automóvel de Portugal, atual Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, promover algum estudo que permita apurar, através das indemnizações por reparação ou vida, foram atribuídas a vitimas de acidentes com duas rodas.

Ou seja  qualquer empresa sabe perfeitamente quais/quantos dos seus clientes em duas rodas tiveram culpa em acidentes em que estiveram envolvidos.

Será que a razão porque não nos fazem seguros contra terceiros é apenas pelo comportamento de alguns em duas rodas ou somos o elo mais fraco que fica debaixo de um carro?
Título: Re: Conduzir motos com carta de ligeiros abre caminho ao aumento de mortes
Enviado por: carlos amaral em 11 de Janeiro de 2018, 21:44
Boa noite

Tal como muitos Colegas, tendo ouvido e lido muitos comentários atribuindo à utilização da faixa bus por parte dos motociclistas e à possibilidade de conduzir sem carta de mota velocípedes com cilindrada até 125 cc, as causas do aumento de mortes na estrada.
Sem ter tido acesso a estatísticas rigorosas que confirmem estes dados, sobra a minha sensibilidade de alguém que conduz uma 125 em Lisboa diariamente e que, a "olho nu" lhe parece que tais conclusões são erradas.
Porém, uma mentira muitas vezes repetida pode parecer verdade e levar a decisões que prejudiquem os motociclistas e sobretudo assentem em dados especulativos.
Não seria aconselhável que as instituições ligadas ao motociclismo designadamente a Federação de Motociclismo e a nossa Associação exigissem às autoridades com competência nesta matéria, informação rigorosa sobre qual foi a forma e meios que foram utilizados para chegarem a essas conclusões?
Caso estas diligências já estejam em curso peço desculpa pela insistência,mas julgo que vale a pena não deixar passar isto em branco, sob pena de vermos alteradas regras que hoje facilitam a mobilidade nas cidades.

Boas curvas
Título: Re: Conduzir motos com carta de ligeiros abre caminho ao aumento de mortes
Enviado por: mlvtecpt em 11 de Janeiro de 2018, 22:50
Este ano também morreram mais pessoas atropeladas... Logo deve-se proibir as pessoas de atravessarem a estrada! Boa lógica não, srs do Expresso?!?
Título: Re: Conduzir motos com carta de ligeiros abre caminho ao aumento de mortes
Enviado por: JViegas em 12 de Janeiro de 2018, 09:43
O Governo quer tornar obrigatória a carta de condução para quem conduzir motociclos de 125 cm3 de cilindrada, mesmo que tenha já carta de automóvel, e vai repensar os mecanismos de inspecção das motas.

Segundo uma entrevista do ministro da Administração Interna à Antena 1, o executivo vai repensar a dispensa de formação para quem conduza motas de 125cm3 de cilindrada.

“Temos de repensar aquilo que foi uma decisão que nos suscitou as maiores dúvidas, que foi a dispensa de qualquer formação para quem, tendo uma carta de ligeiros, possa comprar uma mota até 125 cm3 e imediatamente sair para a estrada”, afirmou o Eduardo Cabrita.

Na entrevista, o ministro diz que não será exigível uma total revisão do código, mas sublinha: “as condições de condução de motociclo são claramente diferentes daquelas que temos num veículo automóvel ligeiro”.


Fresquinho, hoje que se irá reunir a Comissão Interministerial para a Segurança Rodoviária.

Vamos ver o que dali sairá.

fonte: http://rr.sapo.pt/noticia/102799/carta-para-motos-de-125cm3-pode-vir-a-ser-obrigatoria
Título: Re: Conduzir motos com carta de ligeiros abre caminho ao aumento de mortes
Enviado por: PSH72 em 12 de Janeiro de 2018, 09:59
Ia agora mesmo para colocar essa noticia, mas já foi colocada pelo nosso colega JViegas

Se assim for lá vão descer as vendas das 125cc  _lol_
Título: Re: Conduzir motos com carta de ligeiros abre caminho ao aumento de mortes
Enviado por: pjota em 12 de Janeiro de 2018, 11:19
Obviamente que não tenho dados, mas acho que interessaria analisar também a percentagem de acidentes causados pelos condutores dos automóveis. Ao volante de um carro cometem-se as maiores atrocidades, os telemóveis e os tablets são uma praga, e depois já se sabe, quem anda de mota acaba por correr o risco de ter maior probabilidade de ir parar com os costados ao chão. Já não se paga multa por ir a conduzir e ao telemóvel? É que é mais comum do que tremoços numa cervejaria.

Isto não desculpa os "artistas" que fazem da via pública pista de corridas. Mas isso sucede em qualquer tipo de veículo, desde o skate, à bicicleta, à mota ou ao automóvel. Trata-se de uma atitude irresponsável que deveria responsabilizar os próprios. O drama é que vivemos numa sociedade pouco dada à responsabilização individual, onde a chico-espertice compensa.

Fazer novas leis é a maneira mais barata de fingir que se faz qualquer coisa. Botam-se umas letras num papel e pronto. Milagre! O problema desapareceu. Ora se disponibilizassem meios para verificar o cumprimento das leis que existem antes de se porem a fazer leis novas é que era. Mas isso, tá quieto. Dá trabalho e custa dinheiro. Como os escritórios de advocacia precisam de ter lucros não sobra nada para a prevenção.

Portanto nada vai mudar no comportamento dos automobilistas. Vai continuar a ser preciso ter sete olhos e muita sorte para não termos o azar de ter um encontro com algum dos energúmenos que as fantásticas escolas de condução habilitaram a andar por aí a fazer vítimas todos os dias.

Se ter carta de condução resolvesse alguma coisa não haveria tantos acidentes de carro. As causas são mais profundas. Chamam-se falta de educação e de civismo mas isso não se compra nem está disponível no telemóvel. Lá está, dá trabalho! Nem sequer há esperança nas novas gerações, infoincluídas, mas funcionalmente analfabetas no que aos valores (a começar pelo valor da vida humana) diz respeito.

Andem com calma.
Título: Re: Conduzir motos com carta de ligeiros abre caminho ao aumento de mortes
Enviado por: moto2cool em 12 de Janeiro de 2018, 17:48
A campanha deu resultados  _mau_  por enquanto ganham as escolas e as inspecções, perdem os vendedores de motociclos e os motociclistas.
Veremos se fica assim  _confuso_
Título: Re: Conduzir motos com carta de ligeiros abre caminho ao aumento de mortes
Enviado por: Scooterado em 13 de Janeiro de 2018, 02:10
Obviamente que não tenho dados, mas acho que interessaria analisar também a percentagem de acidentes causados pelos condutores dos automóveis. Ao volante de um carro cometem-se as maiores atrocidades, os telemóveis e os tablets são uma praga, e depois já se sabe, quem anda de mota acaba por correr o risco de ter maior probabilidade de ir parar com os costados ao chão. Já não se paga multa por ir a conduzir e ao telemóvel? É que é mais comum do que tremoços numa cervejaria.

Isto não desculpa os "artistas" que fazem da via pública pista de corridas. Mas isso sucede em qualquer tipo de veículo, desde o skate, à bicicleta, à mota ou ao automóvel. Trata-se de uma atitude irresponsável que deveria responsabilizar os próprios. O drama é que vivemos numa sociedade pouco dada à responsabilização individual, onde a chico-espertice compensa.

Fazer novas leis é a maneira mais barata de fingir que se faz qualquer coisa. Botam-se umas letras num papel e pronto. Milagre! O problema desapareceu. Ora se disponibilizassem meios para verificar o cumprimento das leis que existem antes de se porem a fazer leis novas é que era. Mas isso, tá quieto. Dá trabalho e custa dinheiro. Como os escritórios de advocacia precisam de ter lucros não sobra nada para a prevenção.

Portanto nada vai mudar no comportamento dos automobilistas. Vai continuar a ser preciso ter sete olhos e muita sorte para não termos o azar de ter um encontro com algum dos energúmenos que as fantásticas escolas de condução habilitaram a andar por aí a fazer vítimas todos os dias.

Se ter carta de condução resolvesse alguma coisa não haveria tantos acidentes de carro. As causas são mais profundas. Chamam-se falta de educação e de civismo mas isso não se compra nem está disponível no telemóvel. Lá está, dá trabalho! Nem sequer há esperança nas novas gerações, infoincluídas, mas funcionalmente analfabetas no que aos valores (a começar pelo valor da vida humana) diz respeito.

Andem com calma.

Assino por baixo   _palmas_ _pol_
Bom post pjota.
Scooterado  scooter_ _slb_
Título: Re: Conduzir motos com carta de ligeiros abre caminho ao aumento de mortes
Enviado por: Easyrider70 em 13 de Janeiro de 2018, 19:59
Boas!

Isto não passará de conversa pois a lei das 125cc é directiva comunitária...
É mais um embuste de um estado falhado e oportunista que só vê € pois como sabem prevenção rodoviária em PT é bola!
Esse pulha chamado cabrita que tenha a coragem de apresentar quantos acidentes mortais ouve com motos 125cc que resultaram na culpa para os seus condutores?
Invistam na educação cívica de uma sociedade desprovida dos mais elementares valores apostando em melhores estradas e sinalização etc... e deixem-se de tretas.
O cabrita que vá dar banho ao cão e que não volte a pôr os GNR's na rua que lhe fazem segurança à sua quinta perto de Santarém.
A carta não ensina ninguém a conduzir o que quer que seja.

Cumprimentos
Título: Re: Conduzir motos com carta de ligeiros abre caminho ao aumento de mortes
Enviado por: Paulo Renato Ferreira em 13 de Janeiro de 2018, 20:48
Boas!

Isto não passará de conversa pois a lei das 125cc é directiva comunitária...

O Artº 6º da Directiva referida, quanto ao Ordenamento, Equivalência entre Categorias no seu nº 3 define que "Os Estados-membros PODEM CONCEDER para a condução no seu território, as seguintes equivalências:
al. b) Motociclos da Categoria A1 com uma carta de condução da Categoria B.


Título: Re: Conduzir motos com carta de ligeiros abre caminho ao aumento de mortes
Enviado por: Easyrider70 em 18 de Janeiro de 2018, 23:15
...e ao fim de quase 9 anos vão deixar de poder por meio de um embuste que nos querem impingir. Deixe-me rir!

"Demagogia feita à maneira é como um queijo numa ratoeira"...

Abs