Geral => Mecânica => Tópico iniciado por: Isabel em 04 de Outubro de 2016, 17:19
-
Olá, alguém sabe como contactar a SYM Portugal, SA, já tentei email, face e nada.
enho uma mota SYM 125 GTS EVO) que fez em Setembro de 2016, 3 anos, a mota tem apenas 8 mil quilómetros, fez sempre todas as revisões num representante da marca (Antero nos Carvalhos em vila nova de gaia).
No dia 18 de Setembro ainda não tinha andado 1km a mota parou e nunca mais pegou (Parou apenas, sem fazer mais nenhum ruido, chamei o reboque e levei para o mecânico, hoje recebo a noticia que o motor está "partido" e para o conserto serão cerca de 1500€.
A justificação que me foi dada para está peça ter partido é um defeito no fabrico desta peça, porque não é uma peça de desgaste.
Acabei de pagar esta mota em Fevereiro deste ano e já fiquei sem ela, não é justo.
Precisava mesmo de falar com alguém, para mostrar as fotografias da peça que partiu, aquilo só visto.
Isabel
-
Penso que o importador para Portugal é a "veiculos Casal" _pol_
-
Boa tarde Isabel.
Em 1º lugar faz uma presentação ao pessoal para ficarmos a conhecer a tua montada.
Em 2º lugar pelo que dizes a SYM fez 3 anos em setembro de 2016 desde que foi matriculada nova...certo????deduzo que foi comprada em 2º mão em 2015 ????se tiver em garantia e comprada no antero eles não assumem???avança com mais informaçoes para haver mais feedbacks..ok
-
Boa tarde Isabel.
Em 1º lugar faz uma presentação ao pessoal para ficarmos a conhecer a tua montada.
A companheira já tinha feito a sua apresentação _pol_
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,29987.msg90116368.html#msg90116368
-
Será isto ?
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,16837.0.html
-
_convivio_ Olá boas
Companheira o Importador é em Aveiro
tenta lá dar um salto
Abraços
-
Acabei agora de ir ao site
www.sym.pt e na área de contactos podes escolher a área em questão ,não aparece mais nada ,penso que só dará desta maneira.
-
O importador agora chama-se MOTEO. É pesquisar no Google que deve aparecer.
-
Companheira Isabel:
Conforme afirmou o companheiro Pianoman, sugiro que vás à página da Sym (http://sym.pt/ (http://sym.pt/)).
No fundo da página tens "Contacte-nos". Aqui: http://sym.pt/pt/static/contact (http://sym.pt/pt/static/contact)
Tens ainda a página do Facebook (está no fundo da página nacional, "Sym.pt")
Além do link para a Moteo. Nessa página internacional podes deixar uma mensagem (http://www.moteogroup.com/en/contact-us (http://www.moteogroup.com/en/contact-us)).
Não sei é se o terás de fazer em francẽs (fica na Bélgica) ou inglês...
A Moteo é a representante da marca a nível europeu. Em Portugal, está sediada nas antigas instalações da "Veículos Casal", em Aveiro.
Facebbok da Moteo: https://pt-pt.facebook.com/suzuki.motos.marine/ (https://pt-pt.facebook.com/suzuki.motos.marine/)
No limite, fazes como eu fiz, que fui ao representante da Suzuki (que é representada pela mesma Moteo, ex-Veículos Casal) e pedi o contacto de que eles se serviam para falarem com a marca.
Em caso de reclamação, não se trata de um favor é um direito teu.
[Texto editado]
-
Motul?
-
Cara Isabel,
Acho que terá mais sorte se der uma olhada na página de facebook do importador.
Na altura em que comprei as minhas Sym o importador era a REDMOTO... mas ao que parece mudou de nome uma vez que continua na zona de Aveiro e chama-se:
SYM - Moteo Portugal, S.A.
Rua João Francisco do Casal
3801-903 Aveiro
tel: 234 300 760
sugiro ainda uma busca de outros contactos mais directos por exemplo no LINKEDIN _Rolley_
Boa sorte!
Piedade
-
Motul?
Moteo, queria escrever. Motul é... óleos.
"Gripei".
Vou editar o texto, obrigado Pianoman.
-
Será:
Moteo Portugal, S.A.
Rua João Francisco do Casal
Esgueira
3800-265 AVEIRO
Portugal
Sede: EST DE TABUEIRA
Distrito: Aveiro Concelho: Aveiro Freguesia: Esgueira
3800 AVEIRO
NIF: 500296243
ainda que o site da SYM esteja associada a:
Red Moto - Comércio de Veículos e Acessórios, S.A.
Estrada de Taboeira - Esgueira
Aveiro
3801-903 Aveiro
Email: jpaiva@veiculoscasal.pt
a Moteo esta associada ao site www.veiculoscasal.pt que está redirecionado para www.suzukimoto.pt
por sua vez o site moteo.pt esta redirecionado para o site http://www.moteogroup.com/
Moteo Portugal, S.A.
Apartado 3072 - Estrada da Taboeira
Aveiro
3801-101 Aveiro
Email: suzuki@moteo.pt
Que confusão .......
-
Viva isabel
Como disseste a tua Sym fez em Setembro de 16, 3 anos.
Pois se bem me lembro quando ainda tinha a minha, adquirida em 05/13 nova, alguns desses modelos vieram com problemas e a própria marca chamou essa série para alterar uma peça que vinha com defeito, como aconteceu com a minha na altura. a quando de uma revisão não saiu de lá porque a própria MOTEO advertiu as oficinas para alteração da mesma.
Não sei se o teu caso, a tua foi adquirida nova ou usada,mas segundo me lembro a alteração da minha foi na revisão dos 4000 km (essa situação foi descrita aqui no meu DB).
Podes ver aqui, começa na página 3
- http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,15514.50.html
Mais uma pequena coisa, recentemente adquiri nessa casa uma Maxsym 600 em segunda mão, tive problemas com ela, o famoso caso do óleo. Sabes o que esses Srs. me disseram?
1º Que não tinham nada a ver com isso;
2º Para contactar o representante e dirigir-me há oficina mais próxima.Tive que o fazer pessoalmente enviando e mails para a MOTEO e depois disso é que o representante assumiu e disse-me para dirigir onde pudesse. Ou seja ajuda desse representante foi 0.
Por isso tenta fazer o mesmo e saber da substituição dessa peça.
Boa sorte e boas Curvas scooter_
-
Obrigada a todos pela ajuda,
para perceberem melhor o que aconteceu envio o relatório do mecânico e as fotos da peça que partiu dentro do motor da mota https://goo.gl/photos/Sw1Lr3dhGRMoHeMV7
Esta peça ao partir, danificou uma serie de peças, relatório do mecânico foi o seguinte:
RELATORIO DE AVARIA
No passado dia 18 Setembro de 2016, deu entrada, rebocada, na nossa oficina a mota SYM GTS125 EVO com o quadro nº Q.RFGLM12WYDS309180, devido a avaria.
Já enviei email directamente para a SYM, portugal, mas não obtive nenhuma resposta.
Após desmontagem de motor, detectou-se que a cavilha que segura o pistão da biela partiu-se, fazendo com que o pistão se tenha fracturado em vários pedaços, partindo também as carters,
cilindro e danificando a culaça.
Podemos informar que a mota tinha o devido nível de óleo e líquido de refrigeração, não tendo assim sinais de o motor ter sofrido estes danos devido a desleixo ou descuido do proprietário, vista que o mesmo sempre fez as revisões atempadamente num representante da V/ marca.
Acrescentamos que a mota só tem 8.000 kms e 3 anos.
-
Creio que a companheira está à procura disto
David Santos
Relações Públicas / Gestão Clientes Centro
R. João Francisco do Casal
3800-266 Aveiro
Portugal
Tel: + 351 234 300 760
Fax: + 351 234 300 761
david.santos@moteo.pt
-
Essa avaria ja nao aconteceu a outro companheiro???
Acho que me recordo de ler que um companheiro vinha no eixo norte sul e teve a mesma avaria _pensador_ _pensador_
-
Gracas ao "memofante" chamado google... aqui esta:
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,16837.0.html
Pelos visto este problema é conhecido da SYM e provavelmente deve-se ao facto de terem montado alguma serie de cavilhoes defeituosos _pensador_
Estranho nao darem a cara _Rolley_ _Rolley_ se calhar o melhor é procurar um representante legal e contactar a SYM, e alegue que tem conhecimento que o problema é conhecido por eles e que noutros clientes foi resolvido com a troca de motor e peca uma indeminizacao, tanto pela reparacao como pelos prejuizos causados pela falta da scooter _pol_
-
A oficina não é da marca?
Caso seja pode ser a mesma a contatar a casa mãe.
Julgo que o email seja pouco para este tipo de caso, seria melhor email´s para todo o lado até alguem dar uma resposta, se tiver dificuldade em encontrar a casa mãe tentar via um stand pois eles devem ter contatos.
e optar por carta registada sempre
-
Estou a tentar tudo, todos os email's e nada :( :( :(
-
_convivio_ Olá boas
Companheira leva a scooter a uma oficina da marca ai no Porto tens a Rodrigues & Rodrigues
eles como representantes tratam de tudo
podes contar que compras-te usada e onde e o que aconteceu
o resto eles têm que dar andamento com o importador
abraços e espero que consigas resolver
-
Amigos, a SYM respondeu-me através do Face, disse o seguinte:
Estimada Cliente
Acusamos a recepção da sua mensagem, e agradecemos desde já o seu contacto.
Em relação ao assunto que nos coloca, venho informar que contactei a empresa Antero e Filhos e o veículo não se encontra no nosso concessionário.
Como a estimada cliente deve compreender, só podemos analisar e dar o nosso parecer técnico quando o veículo se encontra num nosso representante oficial.
Mais informamos, que apesar da sua moto estar fora do período de garantia, o facto do motor ter sido intervencionado por um técnico não certificado pela marca, pode impossibilitar uma análise correta do problema excluindo qualquer hipótese de garantia.
Lamentamos desde já qualquer inconveniência que situação possa ter causado, mas só nos podemos prenunciar sobre assuntos que sejam do nosso conhecimento.
Sem outro assunto de momento,
Cordialmente.
SYM Portugal
Eu respondi:
Mas quando a mota parou nunca pensei que fosse uma avaria tão grave, como já não estava na garantia e o Antero já estava fechado levei para uma oficina que apesar de não ser vossa representante, tem muita experiência que é José Martins, empresa (Remenber Vintage) em Avintes, não levei para uma oficina qualquer.Posso pedir uma peritagem se necessário. A peça que partiu não é uma peça de desgaste, como podem ver na fotografia. No blog do Clube Português Maxiscoo, tem conhecimento que existe um lote com problemas no pistão da cambota, das motas compradas no ano que comprei a minha.
Agora estou a ver se me respondem... :(
-
Isabel acho que não perde nada em tentar uma oficina concessionada afim de eles propios fazer uma peritagem , de reforçar e talvez imprimir topicos que hajam já com outros veiculos e levar tudo numa pastinha.
acrecente o relatório do seu mecanico e tentar por tudo fazer o que estiver ao seu alcance.
Boa sorte e vá dando novidades
-
_pt_ Malta estou mais contente, ligaram-me directamente da SYM, disseram para eu colocar a mota num representante da SYM para ser avaliada a situação. Não é nada garantido, mas já é um inicio.
Agora estou indecisa onde colocar a mota, comprei no Antero Filhos, nos Carvalhos, mas não fui muito bem recebida. E já me avisaram que vai ser muito difícil, assumirem alguma coisa.
Existe outro representante da marca no Porto, que é o Rodrigues e Rodrigues, que um amigo aqui no blogue me falou, alguém mais o conhece?
Obrigada a todos pela ajuda. :)
-
Tens de insistir pois a razão está do teu lado _pol_
Os argumentos que te derem não vão colar se decidires escalar o problema e eles devem sabê-lo _pol_
-
EU peço desculpa por fazer a pergunta e confesso que não procurei no tópico... Mas tem a mota desde quando?
-
Vou levar a mota para Rodrigues&Rodrigues, no Porto como indicou uma amigo aqui do blog, liguei para lá e foram muito educados e atenciosos.
Segunda feira, lá vai a minha menina para lá, e espero ter sorte, que o perito realmente ache que isto é um defeito de fabrico.
Obrigada a todos pela ajuda scooter_
-
scooter_ Olá pessoal,
não tenho dado noticias, porque ainda não sei nada em concreto.
O perito da SYM, já foi à oficina fazer a peritagem, agora estou à espera da resposta, para ver se assumem a avaria ou não.
Mas os vossos contactos foram de grande ajuda, agora estou a tentar encontrar malta que tenha comprado motas do ano da minha 2013, porque neste ano houve um série com problemas, precisava de saber, qual serie????
Obrigada a todos, quando tiver mais noticias, digo alguma coisa.
Isabel
-
Obrigado pela partilha e pela atualização. _palmas_
-
O perito da SYM, já foi à oficina fazer a peritagem, agora estou à espera da resposta, para ver se assumem a avaria ou não.
Colega Isabel,
Nada mau, da parte da Sym. _pol_
Mais uma prova que o concessionário também conta muito. Lembremo-nos que houve um que não te ajudou em nada.
Boa sorte!
-
O concessionário conta, é verdade. A minha é de 2013. Sei que os numeros de série de motores está num tópico, mas nunca fui ver se o meu faz parte
-
Será isto ?
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,16837.0.html
Olá, Fantasma.
Afirmativo, o numero do meu quadro tem as letras DS .
(XXXXXX000DS000000)
Como é que chegaste a esta conclusão ? ou é só uma desconfiança ?
Obrigado
Abraços
-
Obrigado
-
scooter_ _pt_
Boas novas,
o perito enviou-me um email a dizer que a SYM, vai assumir o arranjo do motor, ainda não sabe se vai ser um motor novo ou o arranjo do avariado.
Obrigado a todos pela ajuda, quando ela estiver pronta envio uma foto.
Isabel
-
Ainda bem que ficou tudo resolvido! scooter_ scooter_
-
_palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_
Muitos e bons kms quando ela chegar finalmente !!!
scooter_ scooter_ scooter_
_scp_ _scp_ _scp_
-
Muito bem, Sym! _palmas_
Ficamos contentes por ti, Isabel.
Depois, merece um autocolante do CPM.
Cumprimentos e continuação de bons kms para ti.
-
:( :(
Olá pessoal, não tenho dado noticias porque ainda não consegui resolver o assunto.
Apesar do o perito da SYM dizer que ia assumir o arranjo do motor, até hoje nada...diz que o motor já não é fabricado e que tenho de esperar que a fabrica envie um.
Ele vai falando comigo por email, mas resolver o problema nada. Tenho a mota parada desde Setembro e a peritagem foi em outubro. Não sei mais que fazer.
Alguém me dá uma ideia?
Isabel
-
Nesse caso, o proximo passo será o de escalar o conflito.
Obviamente, é um passo que vai trazer custos em representação legal.
Por outro lado, o facto de teres comprado um veiculo e teres ficado com ele parado sem o poderes utilizar, tambem ja por si é um prejuizo enorme.
Vai pressionado a Sym, ver se te dao um veiculo de substituicao ou entao se te dao uma data para a resolucao do problema _pol_
-
Olá Companheira,
Que tal apresentares uma queixa formal contra quem te retém a mota.
Não li tudo desde início, mas quem trata com o importador é o agente vendedor.
Boa sorte
-
Olá companheira ,
Se a SYM assumiu a responsabilidade pela anomalia da mota deveria ter também assumido todos os custos referentes à imobilização da mesma , nomeadamente através do empréstimo de outra viatura ou eventualmente cobrindo as despesas de deslocação da companheira pelo tempo que irá ficar sem a mesma .
Procure informar-se junto do Gabinete de Apoio ao Consumidor da DECO e tente fazer valer os seus direitos .
Que esta situação se resolva rapidamente ,
Abraço
-
Era essa mesmo a peça que vinha com defeito!
Abraço
Obrigada a todos pela ajuda,
para perceberem melhor o que aconteceu envio o relatório do mecânico e as fotos da peça que partiu dentro do motor da mota https://goo.gl/photos/Sw1Lr3dhGRMoHeMV7
Esta peça ao partir, danificou uma serie de peças, relatório do mecânico foi o seguinte:
RELATORIO DE AVARIA
No passado dia 18 Setembro de 2016, deu entrada, rebocada, na nossa oficina a mota SYM GTS125 EVO com o quadro nº Q.RFGLM12WYDS309180, devido a avaria.
Já enviei email directamente para a SYM, portugal, mas não obtive nenhuma resposta.
Após desmontagem de motor, detectou-se que a cavilha que segura o pistão da biela partiu-se, fazendo com que o pistão se tenha fracturado em vários pedaços, partindo também as carters,
cilindro e danificando a culaça.
Podemos informar que a mota tinha o devido nível de óleo e líquido de refrigeração, não tendo assim sinais de o motor ter sofrido estes danos devido a desleixo ou descuido do proprietário, vista que o mesmo sempre fez as revisões atempadamente num representante da V/ marca.
Acrescentamos que a mota só tem 8.000 kms e 3 anos.
-
_pt_
Já estou com mais esperança, finalmente a luz ao fundo do túnel.
Hoje recebi o email da SYM a dizer que " O motor já chegou ao nosso armazém central na Bélgica com previsão de chegada a Portugal na quarta-feira"
Só acredito, quando ele for entregue no stand.
Obrigada :))
-
Boas como ficou este caso?
-
scooter_ Já tenho a minha menina a funcionar lindamente, a SYM, apesar de já não estar na garantia, assumi-o que não podia ter acontecido aquilo com tão poucos quilómetros, demorou 5 meses, mas arranjou-me um motor novo, paguei apenas 100€ de mão de obra.
Obrigado
Isabel
-
scooter_ Já tenho a minha menina a funcionar lindamente, a SYM, apesar de já não estar na garantia, assumi-o que não podia ter acontecido aquilo com tão poucos quilómetros, demorou 5 meses, mas arranjou-me um motor novo, paguei apenas 100€ de mão de obra.
Obrigado
Isabel
Fico feliz que tudo se resolveu com a tua menina e podes voltar a ir aos eventos e dares umas boas curvas. _lool_
-
Ainda bem que tudo acabou bem , a minha é de 12/2013 , vai com 21000 km , contatei o importador para ver se era uma das unidades afetadas por defeito até á data aguardo ainda resposta , de qualquer forma vejo que elas quebraram motor com kilometragens reduzidas e a minha já tem alguns kms , vamos ver.
-
Pois...a minha tinha apenas 8 mil quilómetros.
Com quem falei e me resolve-o problema foi o Eng. José Contreiras, o email dele é Jose.contreiras@moteo.pt, se ajudar em alguma coisa.
Boa sorte
-
Vou tentar esse mail obrigado Isabel e boas curvas com a maquina , isso agora se deus quiser vai fazer kms e kms e kms lol.
-
scooter_ Já tenho a minha menina a funcionar lindamente, a SYM, apesar de já não estar na garantia, assumi-o que não podia ter acontecido aquilo com tão poucos quilómetros, demorou 5 meses, mas arranjou-me um motor novo, paguei apenas 100€ de mão de obra.
Obrigado
Isabel
Parabéns pela perseverança. Nestes casos o bom senso manda ter alguma calma e foi isso que a Isabel fez muito bem.
Agora é fazer quilómetros em segurança e com alegria.
Boas curvas.