Marcas de Maxiscooters => SYM => Mecânica => Tópico iniciado por: Retwingo em 15 de Janeiro de 2010, 23:10
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Boa noite. No passado sábado, e com apenas 420 Kms, a minha GTS resolveu brincar aqui com o maçarico. De regresso da piscina dos miúdos, que foram de carro com a minha mulher (claro!), e parada à porta de casa, a "piquena" foi-se abaixo. Ligo, ando 10 metros e novamente. Lá foi assim até à garagem, onde dormiu dois dias.
O sono fez-lhe mal, pois fui dar uma volta à noite e, num semáforo, a mesma fita.E volta para a garagem.
Voltinha, mas desta vez na net, para ver se alguém tinha problema semelhante e leio, penso que no blogue do Veiga, que as Sym não gostavam do ralenti baixo. Mais uma pesquisa e descobro como aceder ao motor e qual o parafuso "mágico". Lá a pus a ronronar às 2000 rpm, mas o problema mantém-se.
E só acontece depois de rolar uns quilómetros, ou seja, com o motor quente.
Alguém tem ideia do que possa ser?
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Caro Companheiro Retwingo,
Sei que alguns companheiros das Sym Gts, um ou dois, já tiveram um problema idêntico ao teu.
Espera que, certamente, alguém (mais dotado que eu em mecânica) do Fórum te irá elucidar sobre isso.
No entanto, dado que a scooter está na garantia e tem tão poucos Kms, na minha opinião ia rápidamente ao concessionário relatar o sucedido.
Um abraço
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A minha GTS também tem um problema semelhante, ou seja, enquanto não aquece também vai abaixo quando tenho de parar.
Solução: Vou dando um pouco de acelerador e ela aguenta-se.
Ainda não resolvi o problema porque estou à espera dos 1000km para ir à revisão e aí resolverem o resolverem. Está com 750km.
Onde fica o parafuso "mágico"?! _pensador_
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Em 550 kms a minha só foi abaixo 1 vez, isto passados uns 30 segundos de a ligar um dia de manhã... _pensador_
De resto, apesar do motor ainda não estar com um trabalhar uniforme no ralenti, não baixa as rotações a ponto de querer ir abaixo. _pol_
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Tem existido muitas GTS com esse "problema". Na maioria das vezes tal é resolvido com um ligeiro aumentar do ralenti. Elas vêm com o ralenti baixo e juntando isso ao facto do motor ser novo e estar muito justo (maior fricção!) mais facilmente se calam.
Tanto no caso do companheiro Retwingo como de todos os outras aconselho a ida à oficina. Aliás, aconselho TODOS, mas mesmo TODOS a irem à oficina sempre que algum problema surja nas vossas meninas, por mais insignificante que seja ou que julguem que seja. A garantia serve para isso mesmo!
Volto a dizer que ainda existem mecânicos que não sabem que as scoooters, devido à sua transmissão automática precisam de ter o ralenti mais alto que as motos normais. Sei de casos que quando estão a montar as motos novas para as entregarem aos clientes e ao ligarem os motores e verem que o ralenti está "alto", vão logo baixa-lo para as tradicionais 1000 rpm das motos "normais". Depois claro...vão abaixo!
Nada como passarem na oficina para resolverem o "problema"!
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Boas,
Não sei se serve de muito esta informação, mas na minha VFR isto já aconteceu, e o problema foi a bomba de gasolina, mas como disse o Veiga, o melhor é levar à oficina principalmente quado está na garantia.
Cumprimentos,
Hugo Santos
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meus amigos isso pode ter sido alguma impureza que passou o filtro da gasolina,e desafinou o carburador,porque alem do parafuso (magico) do relantin,tem o do ar,que enriquece ou impobrece a mistura de ar com a gasolina,entra mais ou menos.
Ora aquele parafuso tem de ser rodado milesimas para um dos lados em consonancia com o do relantin,isso como o veiga e outros companheiros dizem, tem de ser feito por quem sabe,aconcelho-te a ir ao concessionario onde compras-te,porque ele sabe onde deve ficar a afinação,e isso é rapido e barato _convivio_
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A minha GTS também tem um problema semelhante, ou seja, enquanto não aquece também vai abaixo quando tenho de parar.
Solução: Vou dando um pouco de acelerador e ela aguenta-se.
Ainda não resolvi o problema porque estou à espera dos 1000km para ir à revisão e aí resolverem o resolverem. Está com 750km.
Onde fica o parafuso "mágico"?! _pensador_
Ei-lo:
http://www.sym-gts.fr/index.php/L-entretien-du-GTS/Mecanique/Reglage-du-Ralenti-sur-le-SYM-GTS.html (http://www.sym-gts.fr/index.php/L-entretien-du-GTS/Mecanique/Reglage-du-Ralenti-sur-le-SYM-GTS.html)
Obrigado a todos pelos conselhos. É evidente que mal o problema surgiu liguei logo para o stand e fiquei de passar por lá. O meu problema, é que ainda não me atrevo a andar à chuva (só tenho 450 km de experiência). E o S. Pedro não me tem dado tréguas (eu bem que devia ter comido a sopa toda em "piqueno"...).
Aguardo serenamente.
Bom fds para todos!!!!
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Ei-lo:
http://www.sym-gts.fr/index.php/L-entretien-du-GTS/Mecanique/Reglage-du-Ralenti-sur-le-SYM-GTS.html (http://www.sym-gts.fr/index.php/L-entretien-du-GTS/Mecanique/Reglage-du-Ralenti-sur-le-SYM-GTS.html)
Obrigado pela informação. Mas só agora li a tua mensagem!!
Hoje estive à procura do tal parafuso "mágico" e acabei também por o encontrar. _careta_ E tirei umas fotos da praxe...
Retirando o forra da bagageira encontramos esta tampa.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg10.imageshack.us%2Fimg10%2F252%2Fdsc05909l.jpg&hash=88bf176b54c878700b738496674161f7cd0ac06c) (http://img10.imageshack.us/i/dsc05909l.jpg/)
Retira-se o parafuso indicado e temos acesso à parte de cima do motor, com o parafuso "mágico".
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg707.imageshack.us%2Fimg707%2F1823%2Fdsc05908.jpg&hash=1cfbab5b9b68bf7d3430d7f9b2527995119a8183) (http://img707.imageshack.us/i/dsc05908.jpg/)
Lá está ele. _pol_
Isto que fique só entre nós. Rodei-o um bocadinho, mas mesmo só um bocadinho, e aumentei as rpm's do motor para as 2000.
Vou testar durante os próximos dias e depois informo do resultado. ;)
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Conta tudo... Eu fiz o mesmo mas o problema manteve-se e tive receio de aumentar ainda mais o ralenti
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Será o rectificador?
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Passado 3 dias da afinação do ralenti a Sym GTS nunca mais foi abaixo.
Alerto que a afinação foi efectuada com o motor quente. ;)
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Passado 3 dias da afinação do ralenti a Sym GTS nunca mais foi abaixo.
Alerto que a afinação foi efectuada com o motor quente. ;)
Correctissimo! A afinação do ralenti deve ser sempre feita com o moto quente e tendo as luzes da moto acesas (médios!)
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Passado 3 dias da afinação do ralenti a Sym GTS nunca mais foi abaixo.
Alerto que a afinação foi efectuada com o motor quente. ;)
Voltei a fazer o mesmo à minha e, anteontem, aproveitei o bom tempo para dar umas voltas (quase uma hora) e ela tb não foi abaixo. _pol_
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aloo eu também estou com o mesmo problema antes a mota ia-se abaixo mesmo a quente depois fui ao concessionário e eles afinaram mas agora só vai abaixo quando está fria.
Hoje resolvi ir novamente ao concessionário e deixar lá a mota para eles resolverem o problema.
Depois dou noticias.
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Vai abaixo quando está fria? Provavelmente um problema no sistema de arranque a frio, vulgo, "ar automático" (automatic choke)
Este é um site dedicado à VW, mas explica bem como funciona o "ar automático"!
http://www.vw-resource.com/automatic_choke.html (http://www.vw-resource.com/automatic_choke.html)
Se tiverem dificuldade usem o tradutor do google... _Rolley_
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sim eu também penso que é do ar automático deve ter que levar alguma afinação,
quando ligo a mota ela vai para a 2300 rpm durante 20 segundos depois desce logo para as 1000 rpm dando a sensação que o ar automático desliga-se e por conseguinte a moto vai-se abaixo.
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Diz-me uma coisa, o motor quanto está quente a que rotações é que fica quando está ao ralenti? _pensador_
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mais ou menos nas 1800 rpm
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O meu fica bem abaixo disso e não vai abaixo... _careta_
Demora cerca de 2 minutos a estabilizar (dos 0m11s até aos 2m12s no filme) e, com pouca variação, basicamente tem sido assim desde o km zero.
Sym GTS 125 Evo - Ralenti (http://www.youtube.com/watch?v=nRKsDN6Xb1o)
Foi filmado hoje de manhã a frio, na 1ª vez que dei à chave.
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Bom a mim não me lembro de a moto ter ido abaixo, mas também confesso que sempre a que a coloquei para trabalhar saí logo rodando o punho. E tenho um habito antigo que sempre que coloco a moto a trabalhar dou duas gazadas no acelerador, pancadas de quem tinha de abrir o ar em outras montadas....
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zeluz,
estive a ver o filme que gravaste e é asim que deveria ser o ar automático manter o relanti alto e depois pouco a pouco ir baixando , a minha tambem era assim inicialmente depois é que começou a ir abaixo.
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Depois da 1ª revisão, fiquei com o mesmo problema: vai-se abaixo, fria, quente, a descer (em desaceleração), ou no arranque após paragem nos semáforos. Bem desagradavel e desconfortáve!
Claro que após a minha queixa, a solução do concessionário foi aumentar as rotações do ralenti.
Não só não resolveu, como aumentou o consumo.
Como o problema persistia, já com 2500 km, sem que o concessionário onde adquiri a moto, mostrasse grande disponibilidade para resolver o assunto, mudei de oficina de assistencia.
Parece afinal que o problema é do CDI, o que aliás até faz algum sentido. Vamos testar a substituição do CDI.
Depois relato, o evoluir da situação.
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Parece afinal que o problema é do CDI, o que aliás até faz algum sentido. Vamos testar a substituição do CDI.
Quando falas do CDI refereste a quê? ao ar automático?
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Vejam aqui o que é o CDI!
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080610152516AAXHFeK (http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080610152516AAXHFeK)
Este é um CDI "caseiro" mas dá para perceber como funciona.
DIY CDI / Capacitor Discharge Ignition (http://www.youtube.com/watch?v=egJhrvS2IGI)
Resumindo, é o cérebro do motor!
Tenho as minhas dúvidas que o problema seja do CDI, mas....não sou mecânico, lol! ;D
_pt_
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Veiga,
"CDI capacitor discharge ignition: ignição por descarga capacitiva"
O CDI é de facto o "cérebro" do sistema de ignição. Como se pode verificar nas características das SYM GTS no catalogo da marca, elas vêm equipadas com CDI. Consultando o google, encontram-se à venda kits de CDI para optimizar as performances de várias motos.
Foi o mecânico (e dono, penso eu) do concessionário onde me desloquei, que sugeriu essa possibilidade, já que confirmou não só o ir abaixo a rolar, como também a irregularidade do regime a baixas rotações, que dá picos, tanto para rotações superiores, como para inferiores, indo então abaixo. Mas por enquanto, é uma mera possibilidade......Já que o ligeiro aumento do regime de ralenti, não resultou!
Não tenho tido disponibilidade de me deslocar novamente à oficina para se confirmar/verificar a causa desta anomalia bem desagradável.
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Como eu disse não sou mecânico e provavelmente até pode ser defeito do CDI.
No entanto deixo as seguintes questões:
- sendo um motor alimentado por carburador e tendo este um sistema de "ar automático", foi verificado se o sistema estava a funcionar bem?
- Como verificou que o motor funcionava de forma irregular?
- Já agora e uma coisa muito simples de fazer? Trocaram a vela? Por vezes uma simples vela defeituosa é o problema.
Mas seja o que for o que interessa é que seja rapidamente descoberto o problema para poderes gozar a tua GTS como deve ser: na estrada e não na oficina! _pol_
_pt_
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No caso da minha também tenho duvidas que seja o CDI porque só vai abaixo quando está fria.
Quando está quente não tenho tido problemas desde que eles aumentaram o relanti.
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A minha tds os dias que lá chego é só dar á chave e só desliga quando eu baixar o descanso .
Nunca foi abaixo uma unica vez.
Isso precisam é de dar um anadamento ás maquinas.
Apertem com elas durante uns bocados a fundo numa estrada onde se sintam á vontade pra isso e vão ver qie isso na tarda desaparece. _careta_
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Mais ainda? só não ando com ela (ás vezes _Rolley_) quando chove imenso porque a maria massacra-me a tola _martelada_ e ando sempre prego a fundo basta a apanhar uma recta e lá está ela no red-line.
Comprei-a em 16-11-2009 e já está com 3500 Kms
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- Como verificou que o motor funcionava de forma irregular?
Pelo conta-rotações, já que a agulha "não parava sossegada", com os tais picos de rotações, ora mais elevadas, ora mais baixas.
Mas claro que outros teste se irão fazer!
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Afinal a minha amiga sempre tinha um problema com uma peça :'( (que o vendedor não sobe dizer o nome) mas que ao falar com o representante _palmas_ chegaram a conclusão que estava avariada e então já mandaram vir de fora, em principio segunda ou terça fica pronta. _lool_
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Após revisão dos 12000 Km a minha babe também se vai abaixo! :-[ E isto nunca tinha acontecido antes! _polb_
Agora telefonema para o Stand e aguardar pela resolução urgente da situação. Mas aparentemente baixaram o ralenti! _pensador_
Vamos ver!
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A minha afinal não era da peça do ar-automático :'( agora vão mandar vir os giglers para ver se o problema é dai.
_slb_
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Após revisão dos 12000 Km a minha babe também se vai abaixo! :-[ E isto nunca tinha acontecido antes! _polb_
Agora telefonema para o Stand e aguardar pela resolução urgente da situação. Mas aparentemente baixaram o ralenti! _pensador_
Vamos ver!
Cátia no caso da tua deve ser mesmo o ralenti baixo! Os mecânicos tem a mania de mexer no ralenti, vá se lá saber porquê!!
Pajolosa, no teu caso aperta com eles, com o Zé Carlos, diz-lhe que não podes ficar sem moto, reclama, barafusta, liga para a SYM! Pede moto de substituição, pode ser que te emprestem a GTS 125 que têm!
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Veiga eu falei com o José Carlos e ele tem estado em contacto com a RED MOTO porque as peças tem vindo atraves deles e o mesmo disse que eu podia ir buscar a moto e andar com ela até vir a peça porque ela só vai abaixo quando está fria depois de aquecer não dá problemas.
Se o tempo não estivesse marado já lá tinha ido _rir_
_slb_
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Cátia no teu lugar ( e a todos a quem acontecer o mesmo) ia já tratar disso porque a minha até mexerem no ralenti nunca tinha dado problemas, deixei andar _martelada_ e :'( .
_slb_
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;) Terça-feira vai para a HM Motos, de novo para ver o que se passa!
Pois é Veiga, esta de alterarem o ralenti também não entendo porque nunca nos quexámos e nem sequer falámos no assunto! _martelada_
Para a semana dou notícias sobre este assunto!
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Muito sinceramente, não percebo qual a razão de ser só na 3ª feira e será que a moto vai lá ficar?
Se for do ralenti, leva 1 minuto a desapertar a tampa debaixo do assento, a rodar um pouco um parafuso e a fechar outra vez a tampa! _policia_
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;D Calma Veiga! _lol_
Só pode ser Terça porque a nós não dá jeito antes! _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
Se tiver que ficar só se for para ver uma outra situação, mas também dão moto de substituição por isso... scooter_ _careta_
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Ando muito _Zang_ com vontade de bater em alguém _martelada_ _martelada_ porque as peças para a minha scooter_ ainda não chegaram _mau_ _mau_.
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Sobre a chegada de peças da sym falarei mais tarde, pois garanto que estou à espera de peças Sym (plásticos) à 3 semanas. Quando receber farei a review no meu diário de bordo.
Cumprimentos
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Pois...pelo que percebi a única forma de receber as peças rapidinho é enviar-lhes email.
Mas sabem que mais? Por vezes o atraso das peças também tem a ver com o facto da oficina, ou concessionário não pedir logo as peças, ou seja, sabem que têm de pedir determinada peça, e por vezes ou esperam que sejam necessárias mais peças e depois pedem todas juntas, ou simplesmente esquecem-se de fazer o pedido.
De qualquer maneira atraso é atraso e sendo assim, nada como enviar um email, ou como eu costumo fazer quando estou _Zang_ com algumas coisa, é ligar directamente e falar com quem de direito!
Muito sinceramente a nível de rapidez nas peças a Keeway é simplesmente imbatível!
Resumindo, apertem com eles! É o que eu faço e....funciona! _pol_
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Estava mesmo a pensar nisso em enviar-lhes um mail. _Zang_
_slb_
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Resumindo, apertem com eles! É o que eu faço e....funciona! _pol_
_pol_ _pol_ _pol_
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Esse é o defeito das Sym, as peças demoram a chegar _Zang_ Se não mudam de forma de trabalhar depressa, vamos começar a ter problemas sérios, porque agora já há muitas em circulação!
Manda já um mail, e vai dizendo como está a correr _pol_
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A minha babe já tem o problema resolvido!
Afinal era o fliltro do ar que vinha defeituoso e, por esse motivo a moto ia abaixo por tudo e por nada!
Substituição imediata do filtro e problema resolvido! _pol_
P.S.- Ainda nos emprestaram uma Sym Citycom, moto 5*!
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Cátia!
Conduziste a Citycom? Aparentemente é muito parecida à X-Max.
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;) Perdoem-me o offtopic! _reg_
Sim conduzi a Citycom e adorei! Tem uma condução bem diferente da GTS, mas é muito rápida na resposta e muito ágil.
Adorei a moto! Simplesmente fantástica!
No que diz respeito à minha babe se ir abaixo, desde que foi mudado o filtro do ar está 5*, trabalhar certinho, resposta ao acelerador normalizada, enfim como ela sempre foi! Um espetáculo!
_pol_
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pois é,
Sábado lá fui eu buscar a minha scooter_ depois de terem trocado so gigler`s mas infelizmente continua na mesma. _Zang_
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pois é,
Sábado lá fui eu buscar a minha scooter_ depois de terem trocado so gigler`s mas infelizmente continua na mesma. _Zang_
Pois.....
Estive um dia destes na JCG Motos e vi lá a tua moto. Perguntei se o assunto já estava resolvido e o José Carlos disse-me que estava à espera dos tais gigleurs!
Muito sinceramente, quando me falaram da história dos Gigleurs, ainda na Miguetec, não fiquei nem um bocadinho convencido, pois se a moto a quente funciona bem, porque razão a frio vai abaixo? Se fosse problema de Gigleurs a moto ia sempre abaixo, a frio ou a quente.
Muito sinceramente penso que até a Red Moto está á nora com o que se passa com a tua moto!
Quando insisti com o José Carlos sobre o problema da tua GTS, ele deu-se ao trabalho de a ligar para eu ver o que acontecia e realmente enquanto está fria não se aguenta ao ralenti e mal se acende o primeiro ponto da temperatura, fica a trabalhar certinha e já não vai abaixo.
Muito sinceramente não consigo imaginar o que se passa. Cheguei até a dizer ao José Carlos que poderiam ser as válvulas muito apertadas e ele disse-me que quando colocassem os gigleurs novos, iriam afinar a moto de ponta a ponta e que isso iria também incluir a afinação das válvulas.
Sendo assim e como continuas com o problema por resolver, devias falar outra vez com o Eduardo Alão e desta vez exigires que o problema seja resolvido o mais rapidamente possível! Tens de tomar uma posição de "força", pois pelos vistos se na Migtec não dão com o gato, das duas uma: Ou vem cá abaixo um mecânico da Red Moto resolver o problema, ou então a tua moto deve seguir imediatamente para a Red Moto para o problema ser resolvido. Nesta altura do campeonato a coisa está mais complicada e sendo assim tens de bater o pé! Compraste uma moto nova e se ao fim de 3 mil km, a moto está com problema e não são resolvidos a Red Moto tem de se chegar á frente e resolver de vez o problema de vez, nem que isso implique a troca do motor!!!
Quanto a mim já tiveste muita paciência e está chegada a hora de tomares uma posição de força!
A moto é nova, está na garantia e como tal a bola está do lado deles! Aproveita e quando falares com os tipos da Red Moto, dizer também que estás a ser prejudicado pelo facto de não teres moto, pois fizeste um investimento de 3 mil euros para poupares tempo e dinheiro e continuas a gastar tempo e dinheiro pois a moto está à não sei quantas semanas paradas!
E já agora...não vás na conversa do "podes levar a moto pois ela a quente funciona bem!" NÂO VÁS NESSE FILME.
A moto tem um problema que deve ser reparado ao abrigo da garantia. Mais nada! _reg_
Vai dando noticias sobre este assunto
Um abraço e que tudo se resolva pelo melhor e rapidamente.
PS: se fosse comigo já me tinha saltado a tampa não sei quantas vezes! _Zang_ _Zang_ _Zang_ _Zang_
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Será que a parte eléctrica está bem e a voltagem está certa? _Rolley_
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;) A minha babe, voltou ou agravou, já não sei, a situação de ir abaixo a frio!
De manhã é um filme para pegar! _Zang_ Ontem contactei o Stand e vai para lá para a semana para ver o que se passa! _reg_
Não estoua gostar nada disto! _Zang_
Depois dou novidades!
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Cátia, diz-me uma coisa:
na ultima revisão afinaram válvulas? Sem sim, então o problema é mesmo da afinação das válvulas, pois a válvula de escape deve estar muito fechada.
Lembram-se do caso da moto do Pajolosa? E lembram-se do que eu disse, sobre a informação dada pelo Sr. Pires da MotoPires? Pois parece que o senhor tinha razão, e após terem mudado quase meia moto ao Pajolosa (por ordem do engenheiro da marca _polb_ ) lá afinaram as ditas válvulas e parece que a moto ficou óptima!
Cátia, antes de dizeres aos tipos da oficina que o problema pode ser das válvulas (se o fizeres vão logo torcer o nariz), pergunta se afinaram as válvulas!
_pt_ scooter_ _pt_
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Cátia, diz-me uma coisa:
na ultima revisão afinaram válvulas? Sem sim, então o problema é mesmo da afinação das válvulas, pois a válvula de escape deve estar muito fechada.
Lembram-se do caso da moto do Pajolosa? E lembram-se do que eu disse, sobre a informação dada pelo Sr. Pires da MotoPires? Pois parece que o senhor tinha razão, e após terem mudado quase meia moto ao Pajolosa (por ordem do engenheiro da marca _polb_ ) lá afinaram as ditas válvulas e parece que a moto ficou óptima!
Cátia, antes de dizeres aos tipos da oficina que o problema pode ser das válvulas (se o fizeres vão logo torcer o nariz), pergunta se afinaram as válvulas!
_pt_ scooter_ _pt_
Mas afinam as valvulas para??? as valvulas so se afinam quando começa a ouvir-se a bater. E depois a folga das valvulas tem -se que ver com o motor a quente, ja nem sei qualq a temperatura, ora se vem a mesma com o motor frio fica tudo no buraco.
A minha nunca afinou valvulas e so afina quando bater, e quando for esse o caso sou eu proprio que as afino.. junto tudo, e pimba lixo.lol
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Mas afinam as valvulas para??? as valvulas so se afinam quando começa a ouvir-se a bater. E depois a folga das valvulas tem -se que ver com o motor a quente, ja nem sei qualq a temperatura, ora se vem a mesma com o motor frio fica tudo no buraco.
A minha nunca afinou valvulas e so afina quando bater, e quando for esse o caso sou eu proprio que as afino.. junto tudo, e pimba lixo.lol
Bom....antes de mais deixa-me esclarecer uma coisa: só se consegue afinar correctamente umas válvulas,s ejam de carro ou moto, com o motor completamente frio! Isto tem a ver com a dilatação dos metais, quando estão frios e quando estão quentes! Podes perguntar a qualquer mecanico!
Agora, em relação a quando se afina as válvulas, elas devem ser afinadas conforme está indicado no manual da moto e não somente quando se ouvem! Aliás, umas válvulas a bater (não em demasia, claro!) não prejudicam em nada o bom funcionamento do motor, enquanto umas válvulas muito apertadas, fazem com que o motor não funcione correctamente, que se vá abaixo ou que simplesmente nem funcione! Por isso é que a maioria dos mecânicos quando afinam umas válvulas preferem deixá-las ligeiramente folgadas, pois assim têm a certeza que assim funciona correctamente.
E já agora, nas scooters, como o motor está muito escondido muito dificilmente vais ouvir as válvulas a bater a não ser quando já andarem à cabeçada umas às outras! ;D
_pt_ scooter_ _pt_
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Cátia, diz-me uma coisa:
na ultima revisão afinaram válvulas? Sem sim, então o problema é mesmo da afinação das válvulas, pois a válvula de escape deve estar muito fechada.
Lembram-se do caso da moto do Pajolosa? E lembram-se do que eu disse, sobre a informação dada pelo Sr. Pires da MotoPires? Pois parece que o senhor tinha razão, e após terem mudado quase meia moto ao Pajolosa (por ordem do engenheiro da marca _polb_ ) lá afinaram as ditas válvulas e parece que a moto ficou óptima!
Está na mesma voltou a ir para a MIGTEC, agora estão a trocar peças da do José Carlos para a minha mas penso que não vão resolver o problema.
Vou ter que chatiar-me a sério.e se calhar meter advogado para resolver o assunto se não vão continuar a dar-me musica _Zang_
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Já voltaste a contactar a Red Moto a pedir explicações?
Aperta com eles!!
Se fosse comigo já me tinha saltado a tampa 303954875757 vezes!! _Zang_ _Zang_ _Zang_
exige que a moto seja vista pelo engenheiro técnico da Red Moto!
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A minha saiu da revisão dos 1000 (feita perto dos 1200) e, como já escrevei aqui, logo no mesmo dia fiquei pregado algumas vezes. Liguei para a oficina e fiquei de passar por lá.
Vá-se lá saber porquê, nunca mais foi abaixo... Por vezes, no arranque parece que vai abafar, mas é só rodar um pouco mais o punho e aí vai ela.
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Finalmente...........
CDI substituído, assunto resolvido!
Não só já não se vai mais abaixo (a quente ou a frio), como o desempenho melhorou, e de que maneira!
O "cantar" do ralenti, não se compara!
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CDI... presumo que a parte mecânica, ou seja, a injecção, correcto?
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Pois...isto teria sido logo umas das coisas a desconfiar...no teu caso penso que a Red Moto, a JCG Motos e a Miguetec fizeram um mau serviço!
Nem imaginas as coisas que ouvi....desde que a culpa era das nossas leis, porque as motos que vinham para cá eram todas diferentes das outras até...sei lá o quê!
Enfim, o que interessa é que tens a tua moto a "bombar", mais nada!! _lool_ _pol_ _lool_
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No meu caso, deixei de ir à Sukimotos em Portimão, e passei a ir ao Leonardo em Albufeira!
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No meu caso, deixei de ir à Sukimotos em Portimão, e passei a ir ao Leonardo em Albufeira!
ops...pensei que estivesse a falr com o Pajolosa!
mas na volta o problema da GTS dele também é do CDI!
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ops...pensei que estivesse a falr com o Pajolosa!
mas na volta o problema da GTS dele também é do CDI!
Pois é!!!
parece que o problema da minha também era esse.
Hoje fui busca-la ao JCG motos e andei umas boas horas e nunca se foi abaixo e como diz o Ahlagos "O "cantar" do ralenti, não se compara!" _pol_ está nas 1800 rpm e 5*****.
Mas vamos a ver se não acontece mais nada.
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Pajolosa: Ainda bem que atacaram o problema por aí!
Fico contente por teres o teu problema resolvido!
Curiosamente, tive um problema identico com um carro, uma Chryisler Voyager, que fazia exactamente o mesmo. Por vezes, inexplicávelmente ia-se abaixo e ficava sem travões e direcção assistida. À 4º vez que chamei o reboque para a levarem para a oficina, lá me substituiram a centralina (CDI).
Como é uma peça muito cara, têm sempre relutância em substituí-la, pois não é facil o importador/representante aceitar a reclamação........
Daí estar muito satisfeito com a assistência do concessionário Leonardo em Albufeira!
Boas curvas!
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Bom....antes de mais deixa-me esclarecer uma coisa: só se consegue afinar correctamente umas válvulas,s ejam de carro ou moto, com o motor completamente frio! Isto tem a ver com a dilatação dos metais, quando estão frios e quando estão quentes! Podes perguntar a qualquer mecanico!
Agora, em relação a quando se afina as válvulas, elas devem ser afinadas conforme está indicado no manual da moto e não somente quando se ouvem! Aliás, umas válvulas a bater (não em demasia, claro!) não prejudicam em nada o bom funcionamento do motor, enquanto umas válvulas muito apertadas, fazem com que o motor não funcione correctamente, que se vá abaixo ou que simplesmente nem funcione! Por isso é que a maioria dos mecânicos quando afinam umas válvulas preferem deixá-las ligeiramente folgadas, pois assim têm a certeza que assim funciona correctamente.
E já agora, nas scooters, como o motor está muito escondido muito dificilmente vais ouvir as válvulas a bater a não ser quando já andarem à cabeçada umas às outras! ;D
_pt_ scooter_ _pt_
Incorrecto, qualquer manual de carros ou motos explica a temperatura que deve estar o motor antes de afinar válvulas.
SYM 250 GTS afina válvulas com o motor a 34 graus, e a abertura das mesmas de admissão deve estar a 1.2 a 1.4, visto no manual da mesma de reparação.
Ford mondeo 1.8 td que nao usa válvulas (bombetas) tem que ser feito a 40 graus o motor a afinação das válvulas.
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Companheiro, essas temperaturas são as temperaturas quase normais do meio ambiente, ou seja, as válvulas são afinadas a frio!
Nunca vi nenhum mecânico antes de afinar vávulas, meter um termómetro lá dentro para ver se a temperatura está nos 34 graus!
O que já vi muito (infelizmente) foi, muito bom mecânico a afinar válvulas com o motor quente e isso NUNCA SE DEVE FAZER! NUNCA!
Por alguma coisa, quando as motos precisam de afinar válvulas, têm de ficar na oficina de um dia para o outro (ou pelo menos de manhã cedo) de forma a que o motor esteja frio, para afinarem as vávulas.
A razão da afinação ter de ser com o motor frio? A dilatação do metal, quando aquecido!
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Boas!
A minha Babe foi como programado na Terça-feira à oficina! Como reparação levou, segundo eles, duas bobines e gigleurs (não sei se é assim que se escreve mas, siga!). De facto, não voltou a ir a baixo, comporta-se muito melhor nas recuperações e parce-me igual ao anteriormente!
Vamos ver!
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A minha, que sempre se portou bem, agora que já passou dos 5000 km começou a ir abaixo quando está fria... _Zang_
Desconfio que seja o ralenti que desafinou (?!?!) e está demasiado baixo... tenho de passar na oficina para ver o que se passa... _policia_
_martelada_ _martelada_ _martelada_ _martelada_
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Malta já repararam que estas situações se têm vindo a repetir em várias motos, e sempre depois dos primeiros 5/6 mil Km?
CDI, bobines, gigleurs... temos que estar mesmo atentos, e ir trocando aqui estas experiências para percebermos se é defeito ou feitio!
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A minha tá maluca. Saiu da revisão e começou a falhar. Combinei passar pela oficina e ela deixou de ir abaxio.
Andou sem problemas até ontem, em que foi abaixo duas vezes.
Hoje está boa outra vez.
Ideias.
PS: Está com 1800 +- Kms
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A minha tá maluca. Saiu da revisão e começou a falhar. Combinei passar pela oficina e ela deixou de ir abaxio.
Andou sem problemas até ontem, em que foi abaixo duas vezes.
Hoje está boa outra vez.
Ideias.
PS: Está com 1800 +- Kms
Conforme escrevi no meu diário de bordo a minha começou também mais ou menos por essa altura. _Zang_
A minha, que sempre se portou bem, agora que já passou dos 5000 km começou a ir abaixo quando está fria... _Zang_
Desconfio que seja o ralenti que desafinou (?!?!) e está demasiado baixo... tenho de passar na oficina para ver o que se passa... _policia_
_martelada_ _martelada_ _martelada_ _martelada_
ralenti que desafinou????
Está a quanto o relanti? o meu agora está nas 1800 rpm e tudo bem.
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ralenti que desafinou????
Está a quanto o relanti? o meu agora está nas 1800 rpm e tudo bem.
Quando funcionava a 100% (ver http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=366.msg8063#msg8063 (http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=366.msg8063#msg8063)) estava um 1mm abaixo da linha azul antes das 2000rpm, agora está na linha branca ou 1mm acima, mesmo ao ligar não chega nem perto das 3000rpm como anteriormente. _pensador_
Deve se castigo por causa do _careta_ ... _Rolley_
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Também, revisões de 3000 em 3000km não é difícil os problemas aparecerem depois da revisão... _lol_
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Olá, tenho um amigo que comprou a mesma maquina e teve este problema, foi ao João Santos, onde Ele comprou a mota, após vistoriar a máquina, notou que havia um fio(se bem me lembro) que não estava totalmente protegido e a mota ia abaixo quando a rotação ficava baixa.
Posso falar com ele para saber mais detalhes.
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Companheiro, essas temperaturas são as temperaturas quase normais do meio ambiente, ou seja, as válvulas são afinadas a frio!
Nunca vi nenhum mecânico antes de afinar vávulas, meter um termómetro lá dentro para ver se a temperatura está nos 34 graus!
O que já vi muito (infelizmente) foi, muito bom mecânico a afinar válvulas com o motor quente e isso NUNCA SE DEVE FAZER! NUNCA!
Por alguma coisa, quando as motos precisam de afinar válvulas, têm de ficar na oficina de um dia para o outro (ou pelo menos de manhã cedo) de forma a que o motor esteja frio, para afinarem as vávulas.
A razão da afinação ter de ser com o motor frio? A dilatação do metal, quando aquecido!
Desculpa, enganei-me a afinação e feita com o motor abaixo dos 34 graus, isto porque a temperatura ambiente em portugal e bem diferente de uma temperatura ambiente nos imirados arabes, ou na Novazelandia, ou Na Australia, ou em paises bastante frios, como os paises nordicos.
Por isso tem que ter uma margem de temperatura.
E a temperatura ambiente e a temperatura do teu motor quando esta frio é igual, tal como o vinho a agua, lol
Não precisas de la meter o termometro precisas e certificar -te que a temperatura ambiente nao esta acima dos 34 graus, se fores mandar afinar as valvulas a tua Sym, em Beja em pleno verão, naqueles dias de 45 graus a sombra, aposto que o teu motor a frio estara acima dos 34 graus , lol
Falar em vinho, quando e que pagas um copo o Veiga? _Rolley_
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boas pessoal,
hoje andava eu a dar umas voltinhas numas ruas aqui em Lisboa, ai a uns 20km/h e não é que a fazer uma curva ai a uns 10km/h sem acelerar a Sym dá um click e vai-se abaixo... achei muito estranho pois o motor já estava mais que quente pq já tinha andado uns 5km a uma velocidade bem mais rápida, mas depois a bicha pegou logo á 1ª...
já me tinha acontecido varias vezes ligar a Sym e sem a deixar aquecer arrancar mas qdo paro no semáforo a uns 100mts ela ir a baixo, mas depois dumas gasadas aquilo não desliga mais, mas esta hoje achei muito estranho.
alguém tem uma ideia do que se passou.
gracias
scooter_
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Viva!
Sei!!! Falta de kms... _lol_ _lol_ A minha depois que passou os 3000km nunca mais foi abaixo, também começou a aquecer o tempo... _Rolley_
Qualquer das formas, garantia com ela. _pol_
Abraço ;)
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Boas
Estou com um problema semelhante aos relatados no forum, a minha sym gts 125 evo, conta com 7300 kms e de a algum tempo para cá tem me vindo a acontecer o seguinte; ao ligar a frio, pega à 1ª rotação nas 3000 rpm durante cerca de 1 minuto ( penso que seja o ar automatico) de repente perde rotação e vai-se abaixo. volto a ligar e por vezes pega e vai- se abaixo imediatamente, tenho de insistir várias vezes para a conseguir por a ganhar rotaçao. tambem ja me aconteceu várias vezes em andamento, ainda sem a mota atingir a temperatura de serviço. Páro em qualquer cruzamento e mesmo controlando com o acelerador ela perde rotação e vai abaixo, custanto depois um pouco a manter se ligada com rotação sufuciente novamente. alguem me pode ajudar?o mecanico ja desmontou o carburador e nao dá com nada será electrico? já enviei mail para VEiculos casal, mas apenas me perguntaram a matricula da mota e qual o concessionário.
se algum de voces me puder ajudar agradeço
Boas curvas
Tiago
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No caso da minha foi apenas afinar as válvulas para ficar a bombar novamente.
Segundo parece é um item que, nestes modelos, terá de ser verificado com mais regularidade que o habitual.
_pol_
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No caso da minha foi apenas afinar as válvulas para ficar a bombar novamente.
Segundo parece é um item que, nestes modelos, terá de ser verificado com mais regularidade que o habitual.
_pol_
Na minha foi a mesma coisa! Afinação vavulas
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Qual a gasolina que usas? eu acho que não seria má ideia colocar um filtro de gasolina antes do carburador . _pensador_ _pensador_
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o certo é que têm sido trocados alguns CDI, apesar de, sabe-se lá porquê, esta troca não estar a ser divulgada
Porque dizes isso? Tens provas? _pensador_
Isso é fácil de verificar, se surgir o problema é só marcar o CDI (e outros componentes) antes de a levar à oficina. Duvido que alguém já o tenha feito... _Rolley_
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bem se continuar assim quando for á revisão dos 3.000 vou apertar com eles, pois já tinha falado no assunto e disseram-me que era uma questão de afinar o relanti... veremos mas aquela de ontem a 20km/h achei que devia de ser o relantim muito baixo e como quase nao ia a acelerar aquilo foi-se abaixo... será??????
scooter_
-
RAio da mota continua na mesma, já afinou valvulas, ate´aquecer vai se abaixo que é uma beleza. tenho de a deixar a aquecer antes de a montar. O concessionário não sabe o que poderá ser. já liguei para a veiculos casal, não consigo falar com ninguem qualificado
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A minha vai á primeira revisão na próxima segunda. Até hoje nunca foi abaixo. Quanto ás valvulas ou matraquilhar, penso que o barulho da minha GTS seja o normal. Oleo sempre a nivel.
Espero que venha melhor.
Achei piada a uma coisa: off topic - Quando marquei a revisão, disse à pessoa que me atendeu, se não havia problema em passar os 1000 kms, o que deve acontecer em 100 ou 200 kms. Resposta: Não há problema: Não pode é acelerar mais de meio punho.
Será que há algum troque nas revisões ? ;D
Off topic off
Abraços
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_lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
quando lá chegares e perguntas? " olhe, por esquecimento/distracção/negligência, um dia rodei o punho mais do que me aconselhou....será que gripei o motor? _careta_ _careta_ _careta_ _careta_
Realmente as coisas que se ouvem nas oficinas, são hilariantes! _martelada_ _martelada_ _martelada_ _martelada_ _martelada_
Não sei o que te diga. Eu sei que já rodei o punha algumas vezes mas não muitas para ela se ir habituando mas isto realmente é novo para mim..heheheeh
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ahahah _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ eu na rodagem rolei o punho varias vezes mas o que me aconselharam era não rolar logo a fundo e não ir sempre com ele na mesma posição quanto ao resto... não passem muitas vezes das 7.000 rpm e acho que está tudo dito...acelerações suaves e não colem o punho muito tempo no mesmo sitio, vão ver que não há problema nenhum e se forem aos 100km/h uma ou outra vez ninguem morre por isso, e afinal são só 1.000km... fazem-se num instante...
boa curvas e não stressem com essas conversas.
scooter_
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Será que aqui algumas pessoas não sabem ler???????????? _confuso_ _confuso_ _confuso_ _confuso_
penso que descrevi aqui e bem o problema da minha GTS e todos os passos que foram dados até chegarem à solução final!
Portanto Btcc1977 e outros que estão a ter o mesmo problema, não sei qual a duvida?? o problema da tua GTS é exactamente o mesmo que eu e o Ahlagos tivemos, e toda a treta que estão a impingir-te é exactamente a mesma que tentaram impingir-me a mim.
Acho que tás a ser _anjo_
Aperta com eles _reg_ e não vas em cantigas _Rolley_.
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bem estive a ver as rotações ao ralenti e ao que parece está entre as normais ou seja a frio vai ás 3.000 depois baixa um pouco e a quente está entre o risco branco e o azul... ou seja tem as 1.000 rpm e depois fica ora no risco branco a seguir as 1.000 ora vai ao risco azul, não sei que valores são mas fica aai entre esses dois riscos... acham que será valvulas????? por as rotações estão normais certo????
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Com a minha (que ontem completou 3000 Km!!!!) aconteceu outra coisa estranha. Agora raramente vai abaixo, mas quando vim de férias, inicio de Julho, e após 15 dias de paragem, e depois de quente, engasgava-se toda, ao ponto de ir abiaxo. Estão a ver o filme, um gajo a querer dar uma curva e e a scooter a "cag**r e a tossir". Mas tb se engasgava em recta ou ao arrancar nos semáforos.
Foi para a oficina - abre ar, fecha ar, nem percebi bem o que eles fizeram mas para já está boa....
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Com a minha (que ontem completou 3000 Km!!!!) aconteceu outra coisa estranha. Agora raramente vai abaixo, mas quando vim de férias, inicio de Julho, e após 15 dias de paragem, e depois de quente, engasgava-se toda, ao ponto de ir abiaxo. Estão a ver o filme, um gajo a querer dar uma curva e e a scooter a "cag**r e a tossir". Mas tb se engasgava em recta ou ao arrancar nos semáforos.
Foi para a oficina - abre ar, fecha ar, nem percebi bem o que eles fizeram mas para já está boa....
Isso provavelmente é o cachimbo da vela, pede ao mecanico para ver o cachimbo a minha tinha sintomas identicos, substituiram-lhe o cachimbo por um NGK, nunca mais fez nada disso.
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Com a minha (que ontem completou 3000 Km!!!!) aconteceu outra coisa estranha. Agora raramente vai abaixo, mas quando vim de férias, inicio de Julho, e após 15 dias de paragem, e depois de quente, engasgava-se toda, ao ponto de ir abiaxo. Estão a ver o filme, um gajo a querer dar uma curva e e a scooter a "cag**r e a tossir". Mas tb se engasgava em recta ou ao arrancar nos semáforos.
Foi para a oficina - abre ar, fecha ar, nem percebi bem o que eles fizeram mas para já está boa....
A mim aconteceu-me o mesmo a 3 dias de ir para a concentração de Faro, a diferença foi que vinha a andar normalmente e depois numa descida vim sempre atrás de um camião durante algum tempo (sem acelarar porque era a descer) e quando cheguei a um cruzamento acelarei e ela engasgou-se e foi mesmo abaixo, vim o caminho todo assim bastava largar o acelerador para se ir abaixo.
Fui logo ter com o José carlos da JCG Motos e o que me disse era que deveria ser problema da afinação de vávulas.
Espero que me perdoem este off-tópico mas penso que o tradutor de Mandarim que foi enviado para todos os concessionários e oficinas da SYM em Portugal traduz para "problema de afinação de válvulas" para todos os problemas que têm surgido, EX: CDI(MANDARIM) = afinação de válvulas(Português); Mota ENGASGA-SE(MANDARIM) = afinação de válvulas(Português); OUTRO PROBLEMA(MANDARIM) = afinação de válvulas(Português); _lool_ _lool_ _lool_ _lool_ _lool_ _lool_ _lool_ _lool_ _lool_.
Bom o certo é que segundo o que disseram foi que trocaram a vela e "afinaram as valvulas" e fiz a viagem de ida e volta sem problemas. _palmas_
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Essa operação de afinação das válvulas é um procedimento normal ou é só nestes casos? é que a minha SYM tem 1000 e poucos kms (revisão na proxima segunda) e parece-me que tilinta um pouco...pode ser mesmo assim ou não...
Já notei uma coisa a quente, por vezes, o ralenti oscila entre as 1500 e as 2000 sem fazer nada...
Será que "tb sofro" destas tretas que temos falado ? Ir abaixo nunca foi!
Cumps
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Boas pessoal,
A minha opinião é simples:
Motas na garantia = Ausência de avarias ou quaisquer tipo de invenções, sendo que a responsabilidade é da marca ou stands.
A minha experiência é simples.
1º começou a ir a baixo a quente, muito esporádicamente
2º aumentou a frequência destes episódios
3º senti falta de potência e para além de ir a baixo a quente, também tinha que compensar mt o punho para se manter ligada a frio
4º fui ao stand - mudaram o filtro do ar que supostamente estava defeituoso
5º melhorou ligeiramente mas depressa voltou ao mesmo
6º fui ao stand - mudaram supostamente o CDI
Até agora, passados 6000Km, nunca mais tive problemas
Mas se os tiver...
7º Stand
8º Stand
9º Stand
(...)
Por isso não creio que andar com afinações disto e daquilo a tentar resolver algo da responsabilidade de outros seja a melhor forma
scooter_ scooter_
-
Acho que todas as afinações de que se falou anteriormente foram através do stand/representante da marca (a minha foi), ninguém o fez por sua conta e risco... _pol_
-
Ok mas entre afinações, testes, hipóteses e afins o tempo vai passando, o problema persiste e a garantia a acabar...
ATENÇÃO a isso pessoal _policia_
-
a minha parou de ir a baixo mas até aos 3.000 vou ficar atento se voltar a acontecer, qdo for á revisão vou falar com eles e fico em cima da situação...
scooter_
-
Lembram-se da minha estoria sobre que estava com problemas na moto devido ao combustivel???
Pois é, ao que parece nada tinha aver com o combustivel. Agora que li todas estas mensagens, revejo aqui o problema excacto da minha moto e vou ter de apertar com eles para me resolverem as dificuldades que tenho a ligar a moto a frio e os 'engasganços' que tenho em andamento.
-
Lembram-se da minha estoria sobre que estava com problemas na moto devido ao combustivel???
Pois é, ao que parece nada tinha aver com o combustivel. Agora que li todas estas mensagens, revejo aqui o problema excacto da minha moto e vou ter de apertar com eles para me resolverem as dificuldades que tenho a ligar a moto a frio e os 'engasganços' que tenho em andamento.
Pois a história dos combustiveis / carburadores e afins só serve para ir chutando o problema...
Andem em cima deles _mau_ _martelada_ _conv_ _Zang_ _reg_
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Conforme já escrevi uns posts atrás, a minha substituíu o CDI. Mas atenção, é que quando se ia abaixo, só voltava a pegar, após desligar a na chave e voltar a ligar!. Esta situação apontava inequivocamente para o CDI!
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Se houve uma serie marada de CDI que saiu, pode haver em mais motas. Mas a dicficuldade em pegar cheira-me a caburador, obstruido.... mal afinado..
Eles com um simples teste conseguem ver se e do CDI, se tiverem um electricista em condições, e so tirar a vela e medir a voltagem e impedancia que o CDI esta a mandar ao arranque, se manda os valores de frabrica so pode ser falta de gota, se e falta de gota, pode ser carburador, filtro de gasolina, ar na tubagem. _Rolley_
Eles nao querem e ter o trabalho a detectar isso, eu ja tive mas num carro, ar na tubagem, soluços e pegar a frio era mentira, e no mesmo, tambem filtro de gasolina obstruido, faz as mesmas m....., a bom ba de gasolina no galheiro faz o mesmo, mas ai so notas quando a mota esta perto da reserva, ou seja de tanque cheio funciona bem.
cump.
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Se houve uma serie marada de CDI que saiu, pode haver em mais motas. Mas a dicficuldade em pegar cheira-me a caburador, obstruido.... mal afinado..
Eles com um simples teste conseguem ver se e do CDI, se tiverem um electricista em condições, e so tirar a vela e medir a voltagem e impedancia que o CDI esta a mandar ao arranque, se manda os valores de frabrica so pode ser falta de gota, se e falta de gota, pode ser carburador, filtro de gasolina, ar na tubagem. _Rolley_
Eles nao querem e ter o trabalho a detectar isso, eu ja tive mas num carro, ar na tubagem, soluços e pegar a frio era mentira, e no mesmo, tambem filtro de gasolina obstruido, faz as mesmas m....., a bom ba de gasolina no galheiro faz o mesmo, mas ai so notas quando a mota esta perto da reserva, ou seja de tanque cheio funciona bem.
cump.
Mas o sintoma é outro...
A mota pega mas depois não aguenta as rotações e vai a baixo...
e quando já estamos a andar, se chegamos a um stop p.ex. a mesma coisa..
-
bem esta é nova... antes desligar de vez em quando a frio... normal _pensador_
agora estes dias mais quentes, ponho a maxi a trabalhar ai por volta das 16h/17h altura em que o calor aperta, e não é que trabalha ai uns 20segundo e depois derrepente, foi-se... tenho que lhe dar gaz para nao ir abaixo e depois lá se aguenta ao fim de 1minuto tudo normal...
o mais giro é que de manha, ponho a trabalhar a maquina e tudo normal... certinho as rotações e tudo...
vou agora á revisão dos 3.000 e veremos o solução _pensador_
-
pois vou lá pra semana.
ela hoje já se portou bem, estava ali no vai não vai, mas lá se aguentou... deve sofre com o calor coitada _lol_
mas ainda esteve quase a encostar-se, mas deve ter pensado que ficava de castigo no fds e amanha já não via o mar e lá se portou bem. _lol_
pra semana deve ir ao doutor... mais uma vacina e fica como nova (digo eu)... _lool_
depois dou noticias _pol_
sei que o CCM teve problemas idênticos tb por volta do 3.000km e passaram... veremos o evoluir da coisa.
_convivio_
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pois vou lá pra semana.
ela hoje já se portou bem, estava ali no vai não vai, mas lá se aguentou... deve sofre com o calor coitada _lol_
mas ainda esteve quase a encostar-se, mas deve ter pensado que ficava de castigo no fds e amanha já não via o mar e lá se portou bem. _lol_
pra semana deve ir ao doutor... mais uma vacina e fica como nova (digo eu)... _lool_
depois dou noticias _pol_
sei que o CCM teve problemas idênticos tb por volta do 3.000km e passaram... veremos o evoluir da coisa.
_convivio_
A minha 250 cc nos dias de calor e agora pos afinação das valvulas, acontece-lhe o mesmo que a tua, mas nao chega a ir abaixo, apos 20 segundos ou 1 minuto baixa muito a rotação chegando mesmo a acender a luz da bateria, se vier a descer na minha rua bem inclinada e parar, vai mesmo abaixo.
Acho que isso tem tambem a ver com o sensor de temperatura que desliga o ar automatico da scooter antes de o motor atingir a temperatura normal de funcionamento. As vossas nao tem ar manual, penso eu de que? ou teem?
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não o ar é automatico, _pol_
tambem pensei nisso porque ao ligar de manha nota-se o ar a funcionar, _pol_ mas á tarde com muito calor (hoje já nao aconteceu),
ela começa a trabalhar como se já estivesse quente e as rpm vêm logo por ai abaixo e desliga. só acontece mesmo com muito calor.
scooter_
-
Olá a todos
quero dizer que um amigo meu com a Sym gts evo 125 tambem teve esse problema ,o mecanico abriu o motor , diz que a moto tem traz giglers?ou coisa que o valha ,um para as baixas rotações outro para as medias e consequente outro para mais altas , e o problema é quando pára e que o ejector chamando-lhe assim se encontrava entupido por ser mais fino e elas virem com uma massa protectora de fábrica, aquilo foi tudo limpo e agora está a rolar bem .Tambem a minha foi a baixo duas ou três vezes logo que comecou a andar mas depois passou, penso que foi enquanto não limpou a tal massa. de qualquer maneira está certo que a minha tambem gosta das2000 rotações. Espero que esta informação ajude e Longa vida atodas as Scooters.
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Olá a todos
quero dizer que um amigo meu com a Sym gts evo 125 tambem teve esse problema ,o mecanico abriu o motor , diz que a moto tem traz giglers?ou coisa que o valha ,um para as baixas rotações outro para as medias e consequente outro para mais altas , e o problema é quando pára e que o ejector chamando-lhe assim se encontrava entupido por ser mais fino e elas virem com uma massa protectora de fábrica, aquilo foi tudo limpo e agora está a rolar bem .Tambem a minha foi a baixo duas ou três vezes logo que comecou a andar mas depois passou, penso que foi enquanto não limpou a tal massa. de qualquer maneira está certo que a minha tambem gosta das2000 rotações. Espero que esta informação ajude e Longa vida atodas as Scooters.
Tambem pode ser o gigler, eu tive um ww jetta, e de 10 em 10 mil, eu proprio o limpava, isto porque alem do gigler, ser muito fino, a gasolina portuguesa e uma autentica bosta, lol _polb_
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A Sónia sempre teve o Ralenti muito baixo desde novinha (1800, 1700 rpm), alias no inicio ia muito abaixo quando fria e apos descidas, mas eu nunca me importei até porque sabia que era do ralenti, e so me acontecia se pare-se em descidas inclinadas, apos os 3.000 a 4.000 mil passou-lhe a pancada de ir abaixo, quase que ia, mas não ia.
Possivelmente em relação as valvulas deves ter razão devem ter ficado muito fechadas na afinação, e que com 125 euros de mão de obra (ao almoço nao se deve ter bebido agua) _lol_ _lol_
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Viva!
Depois da revisão dos 3000 km (http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=101.msg12038#msg12038)deixou de ir abaixo. Na altura alguns companheiros ficaram admirados (http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=42.msg12115#msg12115) por ser substituído a vela.
Agora, penso que o problema podia ser da vela!!!!
Já vai com mais de 7000km de pura adrenalina.... _careta_
Abraço ;)
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Também aconteceu 2 ou 3 vezes na minha Citycom.
Assim que ligava a mota e parava logo a seguir ia abaixo.
Desde que fui à revisão dos 1000 km nunca mais aconteceu, pelo menos até agora.
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Viva!
Depois da revisão dos 3000 km (http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=101.msg12038#msg12038)deixou de ir abaixo. Na altura alguns companheiros ficaram admirados (http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=42.msg12115#msg12115) por ser substituído a vela.
Agora, penso que o problema podia ser da vela!!!!
Já vai com mais de 7000km de pura adrenalina.... _careta_
Abraço ;)
eu queixei-me na revisão dos 3.000 (4.100km na realidade) e trocaram-me a vela.. até agora tudo 100%
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Olá a todos ;)
Já vi que esta Scooter tão fixe tem um problema quase generalizado _pensador_
A minha antes dos 1000km começou a ir abaixo... Reclamei e já por 2 vezes o mecânico de onde comprei a Scooter fez a tal afinação do parafuso no carburador Ar/Aceleração.
Acontece que "quase" deixou de ir abaixo, mas nunca mais teve o Ralenti como quando era nova ???_
Fica mais acelerada durante uns segundos, depois baixa para uma rotação cerca das 2000 rpm, mas não tem nada a haver como quando era nova que estabelecia em menos de 1000 rpm e ficava com o Ralenti certinho... Agora tem um trabalhar inconstante.
Tipo: rrrr rrrrrrrr rrrr rrrrrr rrrrrrrrrrr rrrr rrrrrr rrrrr, nunca está certo!
Raramente vai abaixo, mas ainda vai de vez em quando!
Nem as Zundapp têm irregularidade no trabalhar do motor ;D
O meu mecânico fez uma afinação em segundos com a chave de parafusos, mas não me convenceu...
E eu estou breve a fazer a revisão dos 6000km e não lhe vou dar descanso.
Tem que me por isto a funcionar na perfeição!
Acho que estes comentários todos já me deram uma grande ajuda e pelo que analiso, acho que será esse tal CDI.
Sinceramente não percebo muito de motos, mas logo na altura lhe disse que isso deveria ter algo relacionado com uma peça electrónica.
Claro que eles tentam dar a volta ao texto e é mais fácil pegar numa chave de parafusos e em 20 segundos dar uma viradela no parafuso do carburador, mas isso não é solução para uma máquina que está na garantia.
Espero ver resolvido o meu problema e depois partilharei convosco a solução do meu caso.
Já agora a ver se alguém já lhe aconteceu o que já me aconteceu a mim por 2 vezes na ultima semana:
Fui durante cerca de 9 km a acelerar a fundo e quando tive necessidade de travar por terminar a auto-estrada, verifico que o travão esqº, neste caso da roda de trás, vai quase até ao fundo e só ejectando mais 1 ou 2 vezes fica a travar em cima na posição certa!
Isto nunca tinha feito e não é normal... Será que alguém poderá dar uma ideia do que se passa?
Cumpts a todos.
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As Sym Symphony, Fiddle e Orbit 125cc têm um problema no carburador que fazia isso mesmo. Quando a ligava tinha o ralenti incerto. É defeito de fabrico e já foi para a oficina para mudar o carburador.
Será que outras motos da Sym não terão o mesmo problema?
Boas curvas
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Vejam aqui o que é o CDI!
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080610152516AAXHFeK (http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080610152516AAXHFeK)
Este é um CDI "caseiro" mas dá para perceber como funciona.
DIY CDI / Capacitor Discharge Ignition (http://www.youtube.com/watch?v=egJhrvS2IGI#)
Resumindo, é o cérebro do motor!
Tenho as minhas dúvidas que o problema seja do CDI, mas....não sou mecânico, lol! ;D
_pt_
Boas pessoal a minha sofreu do mesmo mal mas foi aos 8 mil e tal quilómetros, ia abaixo quando parava e por vezes mesmo em andamento sentia-a a falhar. Problema - cabo que transmite a energia para a vela - depois de substituído ficou normal. O meu mecânico também me afinou as válvulas mas com o motor frio. Não chegou a afinar o relantim, ele anda por volta das 1800 e mantêm-se muito bem. Mas sem duvida, cada caso é um caso, e o melhor é ir ao mecânico até porque a mota está na garantia.
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mais uma...
de à uns tempos para cá engasga-se em andamento e depois vai abaixo (seja fria quente, baixas ou altas)...
já me passei varias vezes no transito quando vou arrancar e ela vai abaixo e depois teima em não querer arrancar....
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Quantos km tem actualmente? Não é que isso vá dizer grande coisa, mas pode significar que está na altura de trocar qualquer coisa.
mais uma...
de à uns tempos para cá engasga-se em andamento e depois vai abaixo (seja fria quente, baixas ou altas)...
já me passei varias vezes no transito quando vou arrancar e ela vai abaixo e depois teima em não querer arrancar....
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boas,
6mil km
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Viva!
Tendo quase passados 2 invernos noto que durante o tempo frio o sintoma de ir abaixo é mais frequente.
Este tópico já vai com 9 páginas e muito foi dito concluindo que não há só uma solução milagrosa!!! Há sim um conjunto de possíveis soluções. Melhor do que ninguém o teu concessionário irá analisar o problema e encontrar a solução correcta até porque ainda está na garantia....
No meu caso, em particular, optei por aumentar o ralenti para cerca das 2900rpm durante os meses mais frios. Tento arrancar com o motor o mais quente possível. Durante os restantes meses do ano recoloco o ralenti nas 2000 rpm.
Alerto que a afinação do ralenti deve-se efectuar com o motor quente. _pol_
Abraço ;)
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boas,
6mil km
Companheiro a tua mota deve estar a precisar afinar vavulas. _pensador_
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Companheiro a tua mota deve estar a precisar afinar vavulas. _pensador_
Com 6 mil, ainda não precisa afinar válvulas.
REPOST:::::::::::::::::
Já me aconteceu na minha foi ao fim de poucos km ter esses sintomas, e não era mais nada que uma vela suja , carbonizada, limpei a vela voltei a meter e tudo bem. Defeito na vela, não sei, ainda lá anda, parece-me mais que deva ter apanhado gasolina de má qualidade, ou agua na mesma, pois a vela estava com um aspecto estranho!
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boas,
6mil km
Boas olha a minha teve esse mesmo sintoma e mais ou menos com os mesmos quilometros, problema- o cabo que liga a vela.
Após a mudança parecia nova e já vai com 13 mil sempre a bombar.
Abraço
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Já me aconteceu na minha foi ao fim de poucos km ter esses sintomas, e não era mais nada que uma vela suja , carbonizada, limpei a vela voltei a meter e tudo bem. Defeito na vela, não sei, ainda lá anda, parece-me mais que deva ter apanhado gasolina de má qualidade, ou agua na mesma, pois a vela estava com um aspecto estranho!
Caro Nunompires
podes dizer como acedeste à vela? sou novato em mecanica de motas daí a minha duvida.
estava a pensar colocar uma de 4 polos mas não sei se irei ter melhorias e/ou danificar algo.
Abraço
Obrigado
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Tampa lateral lado esquerdo, por acaso no sabado tiramos a do Razor para ver o estado dela. A tampa fica no sitio onde metes os pés, tens uma de cada lado, preta, plastico não pintado, com uma abertura de ar.
Com 4 polos não ganhas nada, isso só propaganda. Na parte da mecanica tens um topico a explicar tudo sobre velas.
Consulta.
Abraço
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Boas,
Obrigado, amanha vou tratar de abrir a maquina!
Abraço
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boas,
eis o estado da vela.. a foto não está muito boa, mas a ponta da vela está castanha escura, a zona clara do meio está "amarelada suave", mas à volta esta preta...
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg59.imageshack.us%2Fimg59%2F5664%2F13022011059.jpg&hash=c346811d6165c40f539ffacfd246137b1eb8f1d4)
já mandei vir uma nova conforme o topico das velas - NGK CR8E IRIDIUM
Obrigado =)
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Terás mais vida longa na vela, a de iridium aponta para uma durabilidade de cerca de 24.000 km, ao invés das normais, 12.000km.
A quem diga que as de iridium duram 3 a 4 x mais, mas eu não me fiava nisso. ;)
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aqui vai uma com mais qualidade!
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg132.imageshack.us%2Fimg132%2F8746%2Fsam2438.jpg&hash=0366e3edac049df86351caa9bf0ea9b23d5faaf8)
não entendo o que poderá ter causado a zona preta à volta, na rosca :o
Abraço
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aqui vai uma com mais qualidade!
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg132.imageshack.us%2Fimg132%2F8746%2Fsam2438.jpg&hash=0366e3edac049df86351caa9bf0ea9b23d5faaf8)
não entendo o que poderá ter causado a zona preta à volta, na rosca :o
Abraço
É normal estar assim. O que interessa é a cor da cerâmica e do polo. Essa cor dita se a mistura Ar/gasolina está correctamente afinada, isto é, se a mistura está rica ou pobre.
Cumps
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acho que a ceramica devia tar mais amarela certo?
o que sei é que o relatim tambem esta muito alto, perto das 3mil, o que vou baixar claro
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acho que a ceramica devia tar mais amarela certo?
o que sei é que o relatim tambem esta muito alto, perto das 3mil, o que vou baixar claro
Mistura pobre = mais ar que gasolina = A "cor" da vela é mais clara
Mistura rica = mais gasolina que ar = A "cor" da vela é mais escura, castanha
Vê o tópico sobre as velas que explica tudo.
Cumps
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Viva!
Consulta este tópico sobre velas: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=5096.0 (http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=5096.0)
Abraço ;)
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obrigado!!
tenho mesmo que reduzir a quantidade de ar, visto que ela está praticamente branca...
eu queixei-me numa revisao que a mota ia abaixo quando parava num sinal, e eles (jbmotos) aumentaram o relantim para as 3mil.. o que achei exagerado mas como é a primeira duas rodas que tenho, não disse nada (nao vou mandar postas de pescada para o ar quando não sei da matéria...).
Obrigado pela vossa preciosa ajuda!
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obrigado!!
tenho mesmo que reduzir a quantidade de ar, visto que ela está praticamente branca...
eu queixei-me numa revisao que a mota ia abaixo quando parava num sinal, e eles (jbmotos) aumentaram o relantim para as 3mil.. o que achei exagerado mas como é a primeira duas rodas que tenho, não disse nada (nao vou mandar postas de pescada para o ar quando não sei da matéria...).
Obrigado pela vossa preciosa ajuda!
Isso requer outros aparelhos que não tens como uma sonda lambda que se liga ao escape, para medir o A/F por rpm's.
Aumentar o ralenti não tem nada haver com a mistura. Simplesmente alteraste a posição da haste do carburador.~
Deixa isso para o JBOTAS.
Cumps
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boas noites,
ja troquei a vela para uma NGK Iridium.. e ficou excelente!
já não se engasga, não vai abaixo e voltou a estar suave heheh scooter_ scooter_
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boas noites,
ja troquei a vela para uma NGK Iridium.. e ficou excelente!
já não se engasga, não vai abaixo e voltou a estar suave heheh scooter_ scooter_
Companheiro se não te importas podes dizer onde compraste a vela.
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boas,
mandei vir daqui: http://ccampea.com/lojacc/velas/167489-vela-ngk-cr8eix.html
foi rapido e 5* ! scooter_
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Ok,obrigado. _pol_
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A tua vela estava em vias de entregar a alma ao criador. Isto porque já vi muitas velas. A NGK nos ultimos anos tem muito a desejar na sua qualidade, aconselho:
1- Denso
2- Bosh
Vão por mim. ;)
P.s- ainda não fiz um topico, mas farei em breve a explicar como uma vela em más condições que faça retorno de energia pode queimar uma bobine de ignição ou até um cdi., Abraço
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boas,
sim de facto nunca mais aconteceu. como disse está optima! suave e maravilhosa!
so falta o K&N que acabou de chegar _careta_
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Quando acelero a fundo ou quando paro, o ralenti da mota baixa e às vezes até o motor vai abaixo.
Já dei um aperto no parafuso do ralenti, mas parece que não é suficiente.
Não será preciso afinar os giglers do carburador?
Agradecia uma resposta de quem sabe.
Obrigado
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_martelada_
Isso pode ser varias coisas.
filtro de ar danificado ou obstruido.
filtro de gasolina danificado ou obstruido.
a afinação da mistura ar/ gasolina no carburador.
Para já naõ me lembra de mais nada. _pol_
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Bom dia
Vê aqui: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=366.0
Problema comum a muitas GTS
8)
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O parafuso do ralenti já sei onde está.
Digam-me onde posso encontrar o do ar no carburador. Será que está à mão?
Obrigado
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Companheiro,
Se a tua Sym ainda beneficia do período de garantia (2 anos a contar da data da aquisição), sugiro que te desloques ao concessionário onde adquiristes a tua maxiscooter, no sentido de relatares esse problema e o mesmo ser solucionado ao abrigo da garantia.
Um abraço
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Viva!
Eu também passei pelo mesmo à pouco tempo.
Não há que inventar. Está na garantia? Oficina com ela. _pol_
Como podes verificar as causas são variadas e não é o simples aperto de um parafuso que vai resolver o problema.
Abraço ;)
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Mais uma com o mesmo problema...
Enfim!!
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Boa noite. No passado sábado, e com apenas 420 Kms, a minha GTS resolveu brincar aqui com o maçarico. De regresso da piscina dos miúdos, que foram de carro com a minha mulher (claro!), e parada à porta de casa, a "piquena" foi-se abaixo. Ligo, ando 10 metros e novamente. Lá foi assim até à garagem, onde dormiu dois dias.
O sono fez-lhe mal, pois fui dar uma volta à noite e, num semáforo, a mesma fita.E volta para a garagem.
Voltinha, mas desta vez na net, para ver se alguém tinha problema semelhante e leio, penso que no blogue do Veiga, que as Sym não gostavam do ralenti baixo. Mais uma pesquisa e descobro como aceder ao motor e qual o parafuso "mágico". Lá a pus a ronronar às 2000 rpm, mas o problema mantém-se.
E só acontece depois de rolar uns quilómetros, ou seja, com o motor quente.
Alguém tem ideia do que possa ser?
Normalmente estara na origem valvulas desafinadas, contudo com esses km nao acredito. ACONSELHO TE A IR OFICINA. abraco
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Este tópico já remonta desde 2010 mas apesar disso continuam as mesma queixas nas gts 125 de carburador _pensador_
A maioria dos casos está relacionado com ralenti baixo devido á trepidação o parafuso de afinação da borboleta desaperta
O Ralenti destas Scooters com CVT tem sempre de ser um pouco mais alto do que as de caixa devido a ter de movimentar sempre as Polis do variador e isso exige um pouco mais de esforço do motor.
Antes de entrarem em pânico verifiquem primeiro esse parafuso que fica junto ao cabo do acelerador no carburador
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O regime de ralenti correcto aponta entre as 1800+/- 0,50, a quente e com as luzes de Médios ligadas.
Verifica se é o caso.
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Ola malta,
A minha SYM GTS 125i de 2013 teve agora aos 18.000km o sintoma de ir abaixo a frio quando travava de repente, o ralenti baixava e a mota desligava a não ser que eu acelerasse de repente e estivesse muito atento.
Deixei a moto na Lombas e Curvas em Lisboa (onde a comprei) e disseram-me que a válvula estava com muito aperto.
Está agora em testes, já darei mais noticias.
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E acho que não te mentiram, tive o mesmo problema com duas motas minhas. O meu mecanico afinou as valvulas e ficou 5*.