Marcas de Maxiscooters => Piaggio => Mecânica => Tópico iniciado por: Opsemorais em 27 de Janeiro de 2014, 15:11
-
Boa tarde,precisava de uma ajudinha do pessoal.
Sera normal na minha X EVO a temperatura nao subir no mostrador?A uns tempos atras subia normalmente,mas de repente deixou de o fazer.As minhas "viagens" nao sao muito grandes,mas sao quase sempre de 30 Km +/-.O mostrador fica sempre intermitente,como mostro na fotografia.Sera de estar muito frio (normalmente por ca a temperatura ronda entre os 3 e os 10 graus.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimagizer.imageshack.us%2Fv2%2F800x600q90%2F199%2F3fm5.jpg&hash=4ac50f4f5e149b17e53532d465ed5c86603947b5)
Ja agora,outra duvida...Quando arranco sinto a mota a tremer e ouço um chiar esquesito,penso que seja a embreagem a entregar a alma ao criador ???_
Agradecia algumas opinioes.
Obrigado
-
A minha sobe sempre nem que seja 3 traços.
A minha tambem fazia uma chiadeira que era a correia quando foi á revisão pede para verem e agora nada
Sent from my Alcatel_one_touch_916_Helsinki using Tapatalk 2
-
Se não marca nada após 30kms é porque há ai um problema com a sonda de temperatura. Provavelmente nafa de complicado mas convém resolver o quanto antes. Sei de um companheiro com uma Vespa 300 que teve problemas caros de resolver justamente por um pequeno problema na sonda. Em vez de gastar uma duzia de euros, acabou por gastar bastante mais por causa do sobre-aquecimento do motor... A ventoinha não disparou porque não teve indicação para o fazer...
-
Pois,tenho receio disso mesmo.
A temperatura ja subiu varias vezes,mas ultimamente nao tem acontecido.Mas como tenho feito poucos kms com ela,fico na duvida.Vou ter que dar uma volta maior.
-
Sinceramente acho que não deves insistir "à espera que aqueça"...
Vai à oficina, porque por muito baixa que esteja a temperatura exterior, em 30Kms o mostrador já tinha que estar a funcionar em pleno. Até com 10Kms já devia ter subido bem...
-
Companheiro pode ser que tenhas um problema no termostato, o termostato é uma "válvula térmica" que após o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento abre e deixa circular livremente o liquido de refrigeração pelo circuito completo. Normalmente esta válvula avaria na posição aberta e mantém o circuito de refrigeração totalmente disponível dai o teu motor estar com dificuldades em atingir a temperatura normal de funcionamento.
-
Não sei de momento se é a válvula do termostato é que faz a leitura para o mostrador .....
O que o interceptor diz do funcionamento da válvula é verdade, havendo umas eléctricas outras mecânicas, mas normalmente o que indica a temperatura não é essa válvula, é só uma válvula de leitura normal.....algumas até são elas que mandam ligar/desligar a ventoinha de refrigeração.
O teu problema é sem duvida nenhuma relacionado com a válvula, sendo apenas um fio desligado, ou mesmo a própria avariada. Tenta imediatamente ao Mecânico para tratar disso com a máxima urgência!!
O chiar, tremer e certamente a diminuição de velocidade máxima pode ser unicamente da correia estar gasta!
Boas curvas
-
Aconteceu-me precisamente a mesma coisa no Land Rover,a valvula estava sempre na posiçao aberta.Tive que trocar.
Em relaçao ao chiar e tremer pode ser a correia,mas nao perde velocidade.
Obrigado a todos pela ajuda.
-
Companheiro já experimentaste deixar a mota parada a trabalhar ao relanti para ver se a temperatura sobe no painel de instrumentos?
-
Companheiro já experimentaste deixar a mota parada a trabalhar ao relanti para ver se a temperatura sobe no painel de instrumentos?
Apesar da minha não ser 125 nem Piaggio tem o motor 460cc da Piaggio, e sucede que não aquece em andamento em estrada. Ontem fui ao cartaxo e vim para Loures, e nem em estrada nem no regresso pela auto estrada e na casa dos 140 ela subia a temperatura. A temperatura exterior marcava 10°. Já na garagem e parada a temperatura sobe, liga a ventoinha e desliga, em cidade no trânsito, aquece um bocadinho. Nos dias mais quentes também funciona normalmente, pelo que atribuo ao tempo frio.
-
Apesar da minha não ser 125 nem Piaggio tem o motor 460cc da Piaggio, e sucede que não aquece em andamento em estrada. Ontem fui ao cartaxo e vim para Loures, e nem em estrada nem no regresso pela auto estrada e na casa dos 140 ela subia a temperatura. A temperatura exterior marcava 10°. Já na garagem e parada a temperatura sobe, liga a ventoinha e desliga, em cidade no trânsito, aquece um bocadinho. Nos dias mais quentes também funciona normalmente, pelo que atribuo ao tempo frio.
bingo _pol_
-
Companheiro já experimentaste deixar a mota parada a trabalhar ao relanti para ver se a temperatura sobe no painel de instrumentos?
Esta é a melhor maneira de experimentar o circuito do indicador de temperatura.... _pol_ _pol_ ...e se possivel esperar até ver/ouvir a ventoinha do radiador arrancar.... _pol_
-
Esta é a melhor maneira de experimentar o circuito do indicador de temperatura.... _pol_ _pol_ ...e se possivel esperar até ver/ouvir a ventoinha do radiador arrancar.... _pol_
Yap, concordo plenamente !! Tal como o Interceptor disse, e o Antonio Teles faz à dele _pol_
Mas passamos do pressuposto que isso, todos fazem ....fiquei com a impressão que nem assim a temperatura subia....
Temos de nos lembrar de tudo, que nem sempre acontece quando damos as nossas respostas... é isso e é ler as coisas na diagonal, por vezes temos ideias diferentes do que é realmente pedido.
Boas curvas
-
Cada um faz o que quer e bem entende...
Continuo a não achar normal o facto do termómetro não subir, mesmo ao fim de 30Kms. Com temperaturas frescas e a grande velocidade até aceito que não suba aos 90ºC, mas tem obrigação de "descolar" do fundo.
Testar o sistema com a mota no descanso é uma ideia válida, mas... Se a ventoinha não arrancar, não se corre o risco de ir aquecendo aquecendo até queimar a junta da cabeça?
-
Ao fim de 5 minutos a trabalhar ao relanti, se o circuito estiver a funcionar bem, o ponteiro vai ter de se mover e de certeza que não vai ultrapassar os 100º causando danos.
-
Lá está, como é que pode subir ao fim de 5 minutos, se ao fim de 30Kms não sobe?
Enfim, acho mesmo que o melhor é o companheiro ir até à oficina, para evitar males maiores...
-
Porque parada não há deslocação de ar para arrefecer o radiador este procedimento é só para tentar despistar a avaria.
-
Nao será o termostato que foi á vida e ficou na posição aberta