Geral => Mecânica => Tópico iniciado por: CCM em 05 de Janeiro de 2011, 00:25
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Viva!
Como sabem as pastilhas de travão são uns dos componentes de desgaste. Mas o seu desgaste varia de condutor para condutor. Já vi pessoal a mudar aos 6000kms com também já vi a mudarem aos 30000kms.
Nos enlatados mais antigos as pastilhas têm uns avisadores metálicos que quando a pastilha chega ao fim da sua vida útil há uma fricção do avisador no disco emitindo um som de aviso. Nos mais recentes já é por sensor.
Não tendo a minha maxi (SYM GTS) os referidos sensores e a dificuldade de visualizar a "olho nú" o desgaste das pastilhas pergunto:
As pastilhas da Maxi têm algum mecanismo de aviso do fim da sua vida? _pensador_
Abraço ;)
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Quando fiz a revisão dos 9000 Km pedi para verificarem o estado das mesmas e a resposta foi a de que ainda estavam boas.
De facto ainda não noto qualquer dificuldade na travagem nem qualquer alteração que possa significar um estado degradado das pastilhas pelo que creio que ainda não será agora, aos 12000 Km, que as irei trocar.
Pela informação do Stand (Pedro da EP), a 'vida' das pastilhas dependerá sempre do modo de uso das mesmas, em consequencia ao tipo de condução. Deu exemplos que há as que não aguentem sequer 5000 Km mas tambem há as que aguentem até aos 20000 Km, no nosso modelo de moto.
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Na minha S2 dá para ver quanto ainda tem para gastar, neste momento tem 15000 kms e ainda dão para mais uns 3000 kms.
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Eu fui fazer a revisão dos 12000 kms (ainda não fui pôr no tópico devido) e já sei que devem durar mais 4000/5000 kms, com jeitinho duram os 6000 kms até à próxima revisão.
CCM como sugestão punha uma poll neste tópico, ex:
< 6000kms
6000 a 12000 kms
12000 a 18000 kms
>18000 kms
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Depende sempre do tipo de condução que se pratica... Quem faz mais estrada aberta terá pastilhas a durarem mais tempo...Eu por exemplo em 80km de ida e volta para o trabalho só uso os travões em cerca de 5km de percurso, o resto nem lhes toco. É muito diferente de quem faz apenas cidade que está sempre no pára e arranca!
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A duração das pastilhas varia muito!
Mas não se torna dificil de ver, olhando para as pastilhas se elas tiverem mais de dois tres milimetros de altura estão boas, menos não é de todo aconselhavel!
Atenção não confundir a zona de desgaste com o suporte da mesma!
Uma outra maneira de ver é atravez da folga das manetes, mas isso pode induzir em erro! _martelada_
Por isso não vou tentar explicar como se vê _mau_
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Viva Companheiro Rui
Relativamente à minha experiência com a Sym, na revisão dos 15000 km não precisou de levar novas e pelo menos aprentemente, aos 17800 km ainda estavam operacionais...foi quando a deixei no concessionário _rir_!
Abraço
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Viva Companheiros!
Agradeço os vossos esclarecimentos. Mas o que pergunto é isto:
As pastilhas da Maxi têm algum mecanismo de aviso do fim da sua vida? _pensador_
Abraço ;)
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Viva Companheiros!
Agradeço os vossos esclarecimentos. Mas o que pergunto é isto:
Abraço ;)
É um mecanismo muito semelhante ao usado para a verificação do estado dos pneus.......
ou seja.....
quando se notar alterações de comportamento ou com o aparelho especial - 'olhómetro'.
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Viva!
Já encontrei a resposta!!! _lool_
Está no início deste vídeo:
Ou seja, as pastilhas têm uma ranhura ao meio e não convém que a mesma desapareça. As consequência podem ser nefastas!!! _martelada_
Amanhã vou verificar o estado das pastilhas. Não vá a ranhura já ter desaparecido... _Rolley_
Abraço ;)
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Ainda não foi mencionado por aqui uma outra maneira de ver os desgaste das pastilhas.por isso temos sempre a possiblidade de ver o nivel de oleo dos travoes nas respectivas cubas ( TRAVÃO DA FRENTE E DE TRÁS) pois sempre que a pastilha se vai gastando o respectivo oleo vai baixando.
_pt_
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Na semana passada tive que substituir a pastilha do travão de trás...então foi o seguinte.
De mecânica pouco ou nada percebo, mas comecei a ouvir um barulho estranho quando ligava a Maxi (ainda sem capacete) e quando a desligava (normalmente já sem capacete), logo é quando temos mais ouvido para com o trabalhar da Maxi. O barulho era algo do tipo o roçar de ferro c/ ferro, cheguei a comentar com um companheiro numa tertúlia, que tinha um barulho estranho e que talvez fosse da correia (sou um entendido na materia como o caraças). Fui à oficina e reportei a situação diz logo o mecânico isso é pastilha, maxi em descanso central, dava-se punho e lá aparecia o barulho estranho.
Assim que me diz serem das pastilhas eu digo-lhe já reparou como está o disco do travão tem aqui uns riscos...pois é da falta de pastilha responde-me o mecânico. Levou a Maxi para dentro e passado algum tempo vem com a pastilha e mostra, estava nas ultimas e não é preciso sermos entendidos para perceber. ;)
Telefonema para a Kymco pois a oficina não tinha pastilhas em Stock, tempo para as ir buscar à Mavico, minhas obrigações e a montagem só seria feita no dia seguinte...toca o mecânico a meter as pastilhas velhas e avisar-me que não convinha travar com o travão de trás pois já estava ferro c/ ferro e danifica o disco do travão...pensava eu para comigo ir para a zona do Castelo de São Jorge sem travão de trás?? vais ao tapete.
Dia seguinte casa/trabalho, trabalho/oficina e nem uma única vez travei com o de trás, Ok que tive que andar mais modero nas velocidades (stress nesse dia). Pastilhas montadas e a dolorosa.
Pastilhas da marca Kymco bem caras 38€, mais a montagem ficou tudo em 43€.
Custou-me tanto pagar _Rolley_
Aproveitei para perguntar como se poderia verificar o estado das pastilhas e foi-me indicado a vertente Olhometro...
"As pastilhas da Maxi têm algum mecanismo de aviso do fim da sua vida?"
no meu caso foi o ouvir um barulho estranho de roçar algo...
A troca da pastilha do travão traseiro foi feita com 12540 km
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Regularmente costumo"olhar para elas" e ver o indicador de desgaste.
Quando estiver perto do limite vou logo encomendar pois nunca se sabe se as tem ou não.
Outra diga é olhar para o olho da bomba de travões,onde se ve o oleo,quando estiver muito baixo ou precisa de pastilhas ou há fuga.
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Para além de ser um óbvio perigo circular 'metal com metal' compromete muito rapidamente o bom estado do disco sendo necessário a sua substituição que é bem mais cara. _Rolley_
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A minha honda pesa 246 kilos + 83 meus >:D, ando maioritariamente em cidade, e mudei as minhas pastilhas da frente no dia 21/09 com 19 650Km _pol_.
Mudança de pastilhas e troca de óleo por 60 Euros _palmas_ _palmas_
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As motas têm travões?
Onde é isso?
É que a minha NC vai ainda com as pastilhas originais aos 33.500km! Hehehehe
Na verdade, aos 36.000 já deve ter que mudar...
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Existe uma marca ( normalmente) que indica o limite ,ou então se não existe quando tiver cerca de 1 ou 2 mm de espessura na pastilha é melhor trocar
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Boas...
Aproveitando este tópico, alguém me sabe dizer se a J300 / kymco Downtown 300 tem avisadores de pastilhas gastas?
Cumprimentos