Marcas de Maxiscooters => Comparativos => Dúvidas na Escolha => Tópico iniciado por: lennoxlewis em 20 de Junho de 2016, 12:40

Título: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: lennoxlewis em 20 de Junho de 2016, 12:40
Caríssimos,

Nunca tive uma mota com menos de 600cc à excepção das 50's da adolescencia que não eram usadas para deslocação trabalho nem escola.

O meu mindset para uma mota mais rápida sempre foi "se gasta, pelo menos que ande". Entretanto o sector das 125cc evoluiu e temos agora motas que oferecem um consumo fantastico.

Pelo que tenho visto, podemos ter como norma os 3 litros aos 100 kms sem grandes preocupações. Abaixo disto teremos que ter especiais cuidados com o punho direito para baixar por exemplo para 2.5l/100.

Adicionalmente, algumas desvantagens da minha mota atual:

1 - ter a preocupação recorrente de olear e manter a corrente em boas condições (mesmo com scottoiler)

2 - manutenção - pneus

3 - manutenção - pastilhas e discos travão

4 - manutenção - afinação e limpeza de carburadores

5 - consumos - dado que não tenho especial preocupação (até agora), gasto entre 6.5l a 7.5l a cada 100km

6 - consumos - o depósito só alberga 12 a 13 litros


Posto isto, todos os caminhos levam à PCX, mota que já experimentei e gostei. Ainda assim há algumas caracteristicas que me fazem falta, nomeadamente:

- Ter espaço junto aos pés livre: para levar bagagem extra, proteger mais as pernas e bagagem à chuva e sobretudo porque se há coisa que gosto nas scooters é a facilidade de entrar e sair na mota.

- Espaço extra debaixo do banco: achei a pcx algo fraca neste ponto. O espaço maior que vi até hoje foi numa Vespa mas também não era impressionante.


Assim sendo e apenas para resumir o que procuro para que V. Exs. me possam ajudar:

- Espaço para os pés que não esteja dividido na zona do quadro (tipo pcx)

- Start/stop - usei isto na pcx, adorei e não encontrei isto em mais nenhuma marca  _palmas_

- Bom espaço para arrumos debaixo do banco - gostaria no minimo de alojar um capacete integral sem ter que o empurrar à força. Na melhor hipotese que dê para 1 capacete integral e 1 capacete jet. Sei que existem modelos que permitem 2 capacetes integrais   _confuso_

- Consumos de 3l aos 100km ou melhor - faço 220km por semana, o ideal era fazer a semana com 1 só depósito. Faço faço diariamente 44 kms (ida e volta) 8kms autoestrada/via rápida da A5 até à segunda circular + 8 kms de segunda circular habitualmente entre carros (velocidade moderada) e os restantes kms em circuito cidade. Totaliza 22 kms cada percurso e naturalmente 44kms por dia. Isto pode ser resolvido mais facilmente nas scooters adicionando um depósito extra que pode ficar alojado no espaço debaixo do banco por exemplo.

Nenhum destes factores é eliminatório, vai apenas servir para comparar modelos e optar pelo modelo que reunir mais items.

Na corrida estão:

- Honda PCX
- Sym Fiddle II
- Lead 110
- Aberto a qualquer sugestão

Obrigado a todos!
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: FARMOBOY83 em 20 de Junho de 2016, 12:54
A medley 125 e sh125 já têm start stop como a pcx. Para mim a melhor é sem duvida a sh125 mas tem um preço alto. A Medley custa quase o mesmo que a pcx, tem rodas maiores, mais espaço debaixo do banco, potência e peso similar e start stop com consumos na casa dos 2,5l.
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: Filipe Pombo em 20 de Junho de 2016, 13:05
Boas companheiro, esse downgrade é mesmo racional  _pol_  de facto as scooters para deslocação em cidade são do melhor...a sua listagem de razões levam a que se desmistifique se vale ou não apenas um upgrade para motas de corrente.

Lendo as suas dúvidas, eu diria mais que o companheiro procura uma Maxiscooter tipo a Forza ou a Xmax 125's... mais confortáveis , igualmente pouppadinhas  _palmas_  e com espaço de sobra debaixo do banco...já a PCX ao contrário de que viu, não tem espaço para mais nada nos pés senão os próprios pés...aí a SH 125 é bem mais espaçosa para pés e compras  _Rolley_



Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: CarlaLopes em 20 de Junho de 2016, 13:09
A Medley tal como a Pcx também nao tem espaço para os sacos.
Ora com Start stop, sem túnel central e espaço debaixodo banco. Só me ocorre a Honda Sh.
Tens também a Daelim S3, Yamaha Majesty S, Peugeot Citystar, mas creio que não têm Start stop.
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: fastnet em 20 de Junho de 2016, 13:57
Não há montada perfeita pelo que a nossa escolha depende sempre de vários compromissos.
Start-stop acho que só alguns modelos Honda e Sym.
Sem túnel central, provavelmente só vespa ou semelhantes, tipo besbi, allo, majesty s, S2 e modelos de roda alta tipo sh, symphony, com pouco espaço debaixo do banco e depósito mais pequeno.
Para quem vem duma 600cc qualquer modelo é poupar e muito.
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: CoutoJr em 20 de Junho de 2016, 14:01
Boas, como falou o Fijoma relativamente ao espaço por baixo do banco recomendo vivamente a xmax. A minha é 250 mas creio ser idêntica às 125 em quase tudo e consigo lá por dois capacetes integrais tamanho L e S sem problemas e ainda tenho espaço entre os dois para um casaco fininho ou coisa parecida. Não tem espaço entre as pernas mas também tem um porta luvas relativamente generoso. Segundo sei os consumos da xmax 125 andam dentro dos valores que procuras.  Boas compras!


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Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: Altar em 20 de Junho de 2016, 14:52
mas uma PCX é desesperante conduzir em percursos longos, na cidade é muito fixe mas numa autoestrada é bem penosa

eu estava insatisfeito com os consumos da minha Sym 600 e com as manutenção muito curtas, mudei para a Integra e faço uma média de 3.4 L/100....muito fixe
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: lennoxlewis em 20 de Junho de 2016, 15:10
Obrigado a todos pelas sugestões, estou a googlar todas elas 1 por 1 à excepção da Forza e Xmax dado que pretendo uma scooter o mais compacta possível para manter agilidade entre os carros (apanho muitos amigos nossos em maxi scooters com dificuldades a passar entre os carros)

Ficamos para já com:

- Honda Pcx 125
- Piaggio Medley 125 (fantástico espaço debaixo do banco!)
- SH 125 (não percebi se era honda ou piaggio, o google apresenta SH para ambas marcas!)
- Piaggio Liberty 125 3V (encontrada ao pesquisar as vossas sugestões)
- Piaggio Beverly 125 (encontrada ao pesquisar as vossas sugestões)

Percebi que existem opções com um túnel central menos protuberante como é o caso da Medley. Não tem um chão raso mas já é mais utilisável do que o "chão" da PCX!

Não tinha noção que a piaggio era tão forte em scooters! Fiquei extremamente bem impressionado com a Medley.





Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: apra em 20 de Junho de 2016, 15:15
- SH 125 (não percebi se era honda ou piaggio, o google apresenta SH para ambas marcas!)

A SH 125 que se estão a referir certamente é a Honda. Tive uma durante pouco mais de três meses. Muito boa.
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: Sergius em 20 de Junho de 2016, 16:54
Boas lennoxlewis, tenho uma Majesty S e estou satisfeito, espaço razoável por baixo do banco, nos pés também e consumos só não são melhores porque ando sempre com pendura e tralha atrás (3,5/4,0L). Não tem Start/Stop.
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: lennoxlewis em 20 de Junho de 2016, 16:58
A SH 125 que se estão a referir certamente é a Honda. Tive uma durante pouco mais de três meses. Muito boa.

Obrigado a todos, assim sendo ficamos com:

Honda Pcx 125
(+) reconhecida fiabilidade; consumos; start/stop; luzes em LED de origem (2014 em diante); 8 litros de depósito (2014 em diante)
(-) tunel central alto; pneus finos

Piaggio Medley 125
(+) capacidade debaixo do banco para 2 capacetes; Start-Stop; Jante 16' à frente e 14' atrás; ABS (discutivel); autonomia 233kms
(-) semi-tunel central; menos velocidade de ponta

Honda SH 125 ABS
(+) piso plano; bons consumos; ABS (discutivel); espaço debaixo do banco aceitável (1 capacete integral); autonomia 270kms (depósito 7.5l); Start-Stop
(-) não tem 4 piscas; piso plano mas acanhado;

Piaggio Liberty 125 3V
(+) ficha USB no porta luvas; leve (100kg); piso plano; ABS (discutivel)
(-) não é a scooter com a frente mais bonita do mundo; depósito 6 litros; não tem descanso lateral

Piaggio Beverly 125
(+) espaço debaixo do banco; autonomia (depósito de 12.5l)
(-) consumos
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: lennoxlewis em 20 de Junho de 2016, 16:59
Já agora para referencia futura e pode ser útil para todos, o TOP100 dos consumos no segmento 125:

1 - HONDA Wave 110i (>12) 1.80 L / 100 km
2 - LML Star 4 125 (4 temps) (>09) 2.10 L / 100 km
3 - SUZUKI 125 Address (07-10) 2.33 L / 100 km
4 - HONDA PCX 125 (>14) 2.40 L / 100 km
5 - HONDA SH125i (>13) 2.44 L / 100 km
6 - HONDA Vision 110 NSC (>11) * 2.55 L / 100 km
7 - HONDA 125 Innova (04-06) * 2.62 L / 100 km
8 - HONDA PCX 125 (10-13) * 2.66 L / 100 km
9 - HONDA Forza 125 (>15) * 2.68 L / 100 km
10 - HONDA MSX 125 (>13) 2.88 L / 100 km
11 - HONDA Lead 110 (08-10) * 2.95 L / 100 km
12 - HONDA CH 125 Spacy (88-98) 3.00 L / 100 km
13 - HONDA SH125i (05-08) * 3.02 L / 100 km
14 - SYM 125 GTS Evo EFI (>11) 3.13 L / 100 km
15 - YAMAHA X-Max 125 2014 (>14) 3.13 L / 100 km
16 - HONDA SCV 100 Lead (03-04) * 3.13 L / 100 km
17 - PIAGGIO 100 Fly (06-09) 3.17 L / 100 km
18 - APRILIA 100 Scarabeo 4T (03-06) 3.17 L / 100 km
19 - KYMCO 125 Super 8 (07-12) 3.17 L / 100 km
20 - MBK 125 Cityliner (07-12) 3.17 L / 100 km
21 - VESPA PX 125 2011 (>11) 3.17 L / 100 km
22 - KYMCO 125 Like (>09) 3.17 L / 100 km
23 - HONDA SH125i (09-12) 3.21 L / 100 km
24 - HONDA PS125i (06-08) * 3.21 L / 100 km
25 - MBK 125 X-Over (10-12) 3.25 L / 100 km
26 - YAMAHA Tricity 125 (>14) 3.25 L / 100 km
27 - SYM 100 Mio (>06) * 3.30 L / 100 km
28 - DAELIM 125 Besbi (07-15) 3.30 L / 100 km
29 - HONDA FES 125 Pantheon (03-07) * 3.32 L / 100 km
30 - HONDA 125 S-Wing (>07) * 3.37 L / 100 km
31 - GOWINN Dolce Vita 125 (09-11) 3.38 L / 100 km
32 - REVATTO 125 Imperator (>06) 3.38 L / 100 km
33 - YAMAHA Vity 125 (08-11) 3.38 L / 100 km
34 - KYMCO 125 Agility (>06) 3.39 L / 100 km
35 - YAMAHA X-Max 125 (10-13) * 3.39 L / 100 km
36 - SYM 125 Fiddle I et II (08-13) 3.42 L / 100 km
37 - SYM 125 GTS Evo (09-11) * 3.43 L / 100 km
38 - YAMAHA X-Max 125 (06-09) * 3.44 L / 100 km
39 - JONWAY Aztral GT Sport 125 (>08) * 3.45 L / 100 km
40 - BMW 125 C1 base 3.45 L / 100 km
41 - KYMCO 125 Dink Street i (09-15) * 3.48 L / 100 km
42 - SYM 125 Joyride Evo (>09) 3.50 L / 100 km
43 - PEUGEOT 125 Sum-Up (08-10) 3.50 L / 100 km
44 - YAMAHA XC 125 Cygnus X (>07) 3.50 L / 100 km
45 - CFMOTO 125 E-Charm 3 (08-11) 3.50 L / 100 km
46 - SUZUKI 125 Sixteen (08-12) 3.50 L / 100 km
47 - SYM 125 Joyride Euro 3 (06-09) 3.50 L / 100 km
48 - SUZUKI UH 125 Burgman (06-13) * 3.52 L / 100 km
49 - HONDA SH 125 (01-04) * 3.53 L / 100 km
50 - MBK 125 Skyliner (03-12) * 3.56 L / 100 km
51 - DAELIM 125 S1 (>07) 3.56 L / 100 km
52 - KYMCO 125 Agility City 16 pouces (08-13) * 3.56 L / 100 km
53 - PGO Ligero 125 (>05) 3.60 L / 100 km
54 - YAMAHA X-City 125 (07-11) 3.62 L / 100 km
55 - HONDA SES 125 Dylan (02-06) * 3.62 L / 100 km
56 - SUZUKI AN 125 (99-01) 3.63 L / 100 km
57 - VESPA LX 125 ie (09-12) 3.63 L / 100 km
58 - DAELIM 125 S2 FI (07-09) * 3.65 L / 100 km
59 - MBK 125 Skycruiser (06-14) * 3.65 L / 100 km
60 - APRILIA 100 Scarabeo 2T (00-03) 3.67 L / 100 km
61 - PEUGEOT 125 Tweet (10-13) 3.67 L / 100 km
62 - VESPA LX 125 (05-09) * 3.69 L / 100 km
63 - PEUGEOT 125 Elyseo (99-04) * 3.70 L / 100 km
64 - PEUGEOT 125i Citystar (>11) 3.71 L / 100 km
65 - SYM 125 GTS (05-09) * 3.72 L / 100 km
66 - YAMAHA YP 125 Majesty (03-08) * 3.73 L / 100 km
67 - DAELIM 125 S3 Touring et Sporting (>10) * 3.75 L / 100 km
68 - HONDA NES @ 125 (99-04) 3.75 L / 100 km
69 - TGB X-Motion 125 / R (08-09) 3.75 L / 100 km
70 - MBK 125 Skyliner (98-99) * 3.75 L / 100 km
71 - YAMAHA YP 125 Majesty (09-13) 3.75 L / 100 km
72 - PEUGEOT 125 Elystar (01-05) * 3.77 L / 100 km
73 - KYMCO 125 Movie (00-08) 3.78 L / 100 km
74 - YAMAHA XC 125 Cygnus X (04-06) * 3.82 L / 100 km
75 - GILERA Nexus 125 ie (09-12) 3.83 L / 100 km
76 - KYMCO 125 Dink (>07) 3.83 L / 100 km
77 - PEUGEOT 125 Satelis Evo (08-12) * 3.86 L / 100 km
78 - SUZUKI UH 125 Burgman (02-05) * 3.86 L / 100 km
79 - DAELIM 125 S2I (>09) 3.86 L / 100 km
80 - APRILIA 125 Scarabeo Light (99-04) 3.88 L / 100 km
81 - PEUGEOT 125 Vivacity 4T (>10) 3.88 L / 100 km
82 - MBK 125 Thunder (01-03) 3.88 L / 100 km
83 - PIAGGIO 125 X10 ie (>12) * 3.88 L / 100 km
84 - YAMAHA YP 125 Majesty (01-03) 3.89 L / 100 km
85 - MBK 125 Skyliner/Platinum (01-03) 3.89 L / 100 km
86 - PIAGGIO 125 Super LX 4T (01-03) 3.92 L / 100 km
87 - MBK 125 Flame X (04-08) 3.94 L / 100 km
88 - PEUGEOT 125 Satelis RS (08-12) * 3.95 L / 100 km
89 - KYMCO 125 Grand Dink (01-13) * 3.96 L / 100 km
90 - APRILIA 125 Scarabeo GT (99-06) * 3.97 L / 100 km
91 - GILERA Nexus 125 (07-09) * 4.00 L / 100 km
92 - YAMAHA XC 125 Cygnus (95-99) 4.00 L / 100 km
93 - PIAGGIO 125 LX 2T (98-00) 4.00 L / 100 km
94 - DAELIM 125 Otello (02) 4.00 L / 100 km
95 - VESPA GTS 125 Super i (09-13) 4.00 L / 100 km
96 - YAMAHA XN 125 Teo’s (00-05) 4.00 L / 100 km
97 - PIAGGIO 125ie New Beverly (>11) 4.00 L / 100 km
98 - VESPA 125 ET4 Leader (00-04) 4.00 L / 100 km
99 - SYM 125 HD (06-11) 4.00 L / 100 km
100 - APRILIA 125 Leonardo (97-00) 4.00 L / 100 km

Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: FARMOBOY83 em 20 de Junho de 2016, 17:31
A nova sh tem o mesmo motor da pcx e consumos equivalentes... Porque nao ponderas uma sh300 usada? A andar nas calmas faz 3l aos 100km. Nao tem espaço debaixo do banco mas vem com topcase e na cidade é quase tao agil quanto a pcx com mudas de oleo a cada 6k e se te apetecer podes ir quase aos 150knh...
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: lennoxlewis em 20 de Junho de 2016, 17:50
A nova sh tem o mesmo motor da pcx e consumos equivalentes... Porque nao ponderas uma sh300 usada? A andar nas calmas faz 3l aos 100km. Nao tem espaço debaixo do banco mas vem com topcase e na cidade é quase tao agil quanto a pcx com mudas de oleo a cada 6k e se te apetecer podes ir quase aos 150knh...

Olá, obrigado pela sugestão. Não é uma alternativa que veja como vantajosa pelo seguinte: a nivel de espaço debaixo do banco parece ser semelhante e talvez inferior às opções em 125. Em consumo será também desvantajoso. Vantagem certa para a velocidade de ponta o que é compreensivel dada a capacidade do motor. Também parece ser um pouco mais encorpada pelas fotos apesar de acreditar que seja ágil.

 _pt_
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: NunoMiguel em 20 de Junho de 2016, 19:22
A vision só gasta 2,55 desde Manteigas até à Torre... sempre a subir.
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: José em 20 de Junho de 2016, 19:55
Caríssimos,

Nunca tive uma mota com menos de 600cc à excepção das 50's da adolescencia que não eram usadas para deslocação trabalho nem escola.

O meu mindset para uma mota mais rápida sempre foi "se gasta, pelo menos que ande". Entretanto o sector das 125cc evoluiu e temos agora motas que oferecem um consumo fantastico.

Pelo que tenho visto, podemos ter como norma os 3 litros aos 100 kms sem grandes preocupações. Abaixo disto teremos que ter especiais cuidados com o punho direito para baixar por exemplo para 2.5l/100.



Ora aí está um post importante para mim companheiro, bota aí a XMax 125 mesmo usada com poucos kms e de preferência de 2010 ou a partir de 2014 (novo modelo).

Um abraço e boa escolha,
PS: Se precisares de alguma opinião manda PM.
 
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: CoutoJr em 20 de Junho de 2016, 21:06

Ora aí está um post importante para mim companheiro, bota aí a XMax 125 mesmo usada com poucos kms e de preferência de 2010 ou a partir de 2014 (novo modelo).

Um abraço e boa escolha,
PS: Se precisares de alguma opinião manda PM.

O lennox já disse que acha a xmax um pouco grande e tem receio de que no meio do trânsito fique entalado.

Da minha experiência recente de voltar a andar no trânsito de Lisboa com mais frequência noto que às vezes não é tanto o tamanho da Mota a fazer diferença - é mais a avaliação de como a fila está "organizada". Noto isso a andar atrás de pessoas com scooters tão grandes ou maiores que a xmax e no entanto têm uma fluidez maior a desenrascarem-se no meio do trânsito.




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Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: FARMOBOY83 em 20 de Junho de 2016, 21:24
Olá, obrigado pela sugestão. Não é uma alternativa que veja como vantajosa pelo seguinte: a nivel de espaço debaixo do banco parece ser semelhante e talvez inferior às opções em 125. Em consumo será também desvantajoso. Vantagem certa para a velocidade de ponta o que é compreensivel dada a capacidade do motor. Também parece ser um pouco mais encorpada pelas fotos apesar de acreditar que seja ágil.

 _pt_

A nível de largura é possivelmente a scooter acima de 125cc mais estreita que existe e se não passas com ela entre os carros então nem bicicletas conseguiam passam. Tens um comportamento entre scooter e moto mas realmente perdes no espaço debaixo do banco (no novo modelo cabe um integral mas no meu modelo apenas um melão e não pode ser grande). A plataforma plana serva para carregar até sacos de areia para gatos (levo 2 várias vezes lol).
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: antoniopat em 20 de Junho de 2016, 23:05
Boas companheiro vê se a Piaggio X7 te interessa é uma boa máquina e tem uma frente bem mais pequena que uma maxi melhor proteção em AE que as referidas mais espaço debaixo do banco (1 integral e um jet pequenino) as desvantagens dela o consumo e não tem star&stop em relação as referidas, mas, tem bom porta luvas e ainda capacidade para levar tralha por cima do deposito de combustível. Consegues levar um saco de cama  daqueles com colchão embutido e tudo.

Dentro das 125 chegou a sair um com injeção.

Cumps
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: Ice em 21 de Junho de 2016, 00:09
Caríssimos,

Nunca tive uma mota com menos de 600cc à excepção das 50's da adolescencia que não eram usadas para deslocação trabalho nem escola.

...

- Consumos de 3l aos 100km ou melhor - faço 220km por semana, o ideal era fazer a semana com 1 só depósito. Faço faço diariamente 44 kms (ida e volta) 8kms autoestrada/via rápida da A5 até à segunda circular + 8 kms de segunda circular habitualmente entre carros (velocidade moderada) e os restantes kms em circuito cidade. Totaliza 22 kms cada percurso e naturalmente 44kms por dia. Isto pode ser resolvido mais facilmente nas scooters adicionando um depósito extra que pode ficar alojado no espaço debaixo do banco por exemplo.

Nenhum destes factores é eliminatório, vai apenas servir para comparar modelos e optar pelo modelo que reunir mais items.

Na corrida estão:

- Honda PCX
- Sym Fiddle II
- Lead 110
- Aberto a qualquer sugestão

Obrigado a todos!

Caro companheiro LennoxLewis,

Receio que possa ser um desmancha-prazeres, mas eu passei por situação idêntica (anteriormente sempre de moto, sendo a última uma BMW F650), e tb pensei fazer um "downgrade" para uma scooter de baixa cilindrada...
Experimentei as 125 cc e sinceramente não consegui optar por nenhuma vindo duma 650 cc. Se fosse só para a cidade, concordava com a Honda PCX (há tantas referências a ela, que não é necessário dizer mais nada). Mas se vais sair da cidade, como referes claramente no teu percurso diário, vais-te certamente arrepender!
Quanto á manutenção, a scooter também não é nada barata relativamente, tendo em conta a periocidade excessiva que a maioria dos construtores recomenda (entre 5.000 e a 6.000 km), e a duração das correias do variador não costuma exceder 15.00 a 20.000 km.
Os consumos da PCX são realmente famosos, mas para quem vem duma 600 cc não vais provavelmente aguentar o resto...
Quanto a consumos, há uma nova geração de modelos (não queria fazer publicidade de marcas) com cilindradas entre os 700 e 750 cc, com consumos entre 3,5 a 4,0 l./100 km se não puxares muito.
Eu acabei por adquirir uma scooter de 300 cc e a diferença para as 125 é brutal. Não tem nada a ver... E quando vou em grupos com várias 125 cc, para uma velocidade de 100 a 110 km/h (não incluo aqui as PCX, que não acompanham) as 125 cc vão no máximo e a minha vai com o punho do acelerador a 1/3. Conclusão, no final o consumo é muito pouco superior na minha 300 cc. Claro que se andar sózinho ando muito mais depressa e o consumo então é superior, mas em não mais que 0,5l/100 km (a minha, em 12.000 km fez média global de 3,7l./100 km).
E atenção á comodidade. O bastante mais reduzido tamanho das rodas e da amplitude das suspensões das scooters de baixa cilindrada relativamente ás motos a que está habituado vão fazer-se notar muito...
Espero não ter "desajudado".
Abraço e boas curvas.
 scooter_
Título: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: Nunext84 em 21 de Junho de 2016, 00:40
Boas,

Tens a NMax 125 que faz os consumos da PCX e não te deixa mal. Tenho uma Nmax e com 7.5/8 € (deposito cheio) faço 230-240 kms. Peso 95 Kg e não tenho cuidados a rolar punho.
Na verdade tenho uma 1200 na garagem e nunca senti falta da velocidade até porque faço Ic19 e 2 Circular todos os dias e em grande parte do trajecto nem 50% da velocidade máxima da scooter utilizo  scooter_ com a porcaria do transito. Talvez agora no Verão com as férias possa sentir mas mesmo assim a NMax anda bem nos 100 Kms /h que é suficiente. (faço 65 kms por dia)

Fala-se da Sh125 uma excelente mota mas acabas por perder espaço nas pernas. Ao andar de scooter vais sentir o prazer de ir esticando as pernas ou recolhendo algo que a posição da SH não permite (vais muito direito). Mas é uma excelente mota, estive para comprar uma até ver a Nmax.
Pcx nunca me "puxou" por ter pneu muito fino e ser mais baixa "visualmente" que a Nmax. Sistema Star/Stop tenho no carro e adorei. (no primeiro dia)  _martelada_. Ganhas o ABS na Nmax.

Abraço
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: lennoxlewis em 21 de Junho de 2016, 17:16
Caro companheiro LennoxLewis,

Receio que possa ser um desmancha-prazeres, mas eu passei por situação idêntica (anteriormente sempre de moto, sendo a última uma BMW F650), e tb pensei fazer um "downgrade" para uma scooter de baixa cilindrada...
Experimentei as 125 cc e sinceramente não consegui optar por nenhuma vindo duma 650 cc. Se fosse só para a cidade, concordava com a Honda PCX (há tantas referências a ela, que não é necessário dizer mais nada). Mas se vais sair da cidade, como referes claramente no teu percurso diário, vais-te certamente arrepender!
Quanto á manutenção, a scooter também não é nada barata relativamente, tendo em conta a periocidade excessiva que a maioria dos construtores recomenda (entre 5.000 e a 6.000 km), e a duração das correias do variador não costuma exceder 15.00 a 20.000 km.
Os consumos da PCX são realmente famosos, mas para quem vem duma 600 cc não vais provavelmente aguentar o resto...
Quanto a consumos, há uma nova geração de modelos (não queria fazer publicidade de marcas) com cilindradas entre os 700 e 750 cc, com consumos entre 3,5 a 4,0 l./100 km se não puxares muito.
Eu acabei por adquirir uma scooter de 300 cc e a diferença para as 125 é brutal. Não tem nada a ver... E quando vou em grupos com várias 125 cc, para uma velocidade de 100 a 110 km/h (não incluo aqui as PCX, que não acompanham) as 125 cc vão no máximo e a minha vai com o punho do acelerador a 1/3. Conclusão, no final o consumo é muito pouco superior na minha 300 cc. Claro que se andar sózinho ando muito mais depressa e o consumo então é superior, mas em não mais que 0,5l/100 km (a minha, em 12.000 km fez média global de 3,7l./100 km).
E atenção á comodidade. O bastante mais reduzido tamanho das rodas e da amplitude das suspensões das scooters de baixa cilindrada relativamente ás motos a que está habituado vão fazer-se notar muito...
Espero não ter "desajudado".
Abraço e boas curvas.
 scooter_

Caríssimo, não "desajudas" de forma nenhuma porque é essa a análise que faço todos os dias cada vez que vou trabalhar. Tenho TENTADO fazer um exercicio de simulação de 125 mas tenho FALHADO.

Basicamente tento não sair das velocidades entre 80 e 100kmh mas só o consigo nos primeiros kms. O cálculo de consumos também tem voltado à ribalta... ou seja:

O cálculo para o gasto mensal (880kms) dá o seguinte:

 - "600" > capacidade real do depósito 12 a 13 litros até à reserva = 170/180 kms de autonomia = 93€ a 100€ por mês (880kms)

- "125" > capacidade média dos depósitos 6 a 7 litros = 200 kms de autonomia = 39€ a 40€ por mês (880kms)

Ou seja... potencialmente consigo poupar 60€ ou na pior das hipóteses 50€. Isto representa obviamente um gasto anual só em combustivel (cálculo a 10 meses) de 500€ Versus 1000€.

Em 5 anos são 5000€ de poupança! Obviamente isto são cálculos muito por alto apenas para ter uma estimativa.

Gosto de andar rápido e gosto de chegar a casa rápido... Mas se a diferença for 10 a 15 minutos para poupar 500€ por ano.. seja.

O que pelo contrário não pode ser comprado é a saúde e eu sinto-me mais seguro numa mota rápida onde me consigo livrar do transito com mais facilidade e segurança.

Enfim. A repensar mas vou continuar a estudar este plano B chamado 125cc. Entretanto tenho a minha Hornet para venda. Se vender tenho o dinheiro logo disponivel para avançar com o plano.
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: fastnet em 21 de Junho de 2016, 18:03
Tens de pedir uma 125 "emprestada" para fazeres o teste real, senão estás sempre fingir que andas numa 125 que pode chegar aos 200km/h numa ultrapassagem ou apenas porque estás atrasado.
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: Scooterado em 21 de Junho de 2016, 18:16
A Xmax 125 leva cerca de 13 litros no depósito e a autonomia é cerca de 300/330 conforme o rodar de punho e os consumos ( também aqui um pouco relativos ao punho ) andam entre os 2,6-2,8 a 3,2-3,5 +- e com a vantagem de andar bem e ter boa bagageira e poderia dizer o mesmo da Honda Forza e kymco e porque não da Sym GTS e haverá outras..... É fazeres uns tests drives sem compromisso.
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_

P.s. Atenção que a poupança nas 125cc não é tão linear como por vezes se diz/escreve é que a tendência é para 1 gajo andar + do que casa-trabalho-casa e aí as revisões/mudanças óleo vão ser + frequentes e lá se vai a margem _pensador_
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: José Bairrada em 21 de Junho de 2016, 20:10
Na minha opinião a cilindrada indicada é 250/300, tem basicamente os mesmo custos que uma 125.
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: TMaxer em 21 de Junho de 2016, 21:43
Concordo com o Ze Bairrada... 125 é um bocado limitado, é uma excelente escola e durante uns tempos até se aguenta as limitações para passado algum tempo cansa e começamos a procura de algo com um pouco mais de capacidade  _pol_



Se a deslocacao é inteiramente dentro da cidade nao se coloca este problemas, mas se mete ligacoes interurbanas   _pensador_ _pensador_ lá se vão as medias e vem o desejo de mais CCs.


Se o companheiro tem carta, tente fazer um TD mais alongado em que faca a deslocacao que faz diariamente  _pol_ e veja se vai ficar mesmo bem servido  _pol_
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: lennoxlewis em 27 de Junho de 2016, 14:28
A Xmax 125 leva cerca de 13 litros no depósito e a autonomia é cerca de 300/330 conforme o rodar de punho e os consumos ( também aqui um pouco relativos ao punho ) andam entre os 2,6-2,8 a 3,2-3,5 +- e com a vantagem de andar bem e ter boa bagageira e poderia dizer o mesmo da Honda Forza e kymco e porque não da Sym GTS e haverá outras..... É fazeres uns tests drives sem compromisso.
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_

P.s. Atenção que a poupança nas 125cc não é tão linear como por vezes se diz/escreve é que a tendência é para 1 gajo andar + do que casa-trabalho-casa e aí as revisões/mudanças óleo vão ser + frequentes e lá se vai a margem _pensador_

Obrigato a todos pelos vossos comentários. Está a ajudar bastante na minha análise.


Tanto a Forza como a Xmax são grandes demais para o que eu quero/meu gosto, pretendo algo mais compacto sendo que o limite de "grandeza" é mesmo a PCX que ainda assim já acho comprida. A Forza, pelo seu tamanho oferece realmente bom espaço debaixo do banco mas para além de ser grande ainda tem o tunel central que não permite ter esse espaço livre.

Ainda hoje andei atrás de uma Honda Vision 110, gostei do arranque daquilo até aos 80kmh e achei que era super fina/esguia!

Estão a excelente preço usadas sendo que até nova custa apenas 2000 e poucos euros.

Continuo a ver opções.

Obrigado uma vez mais.

Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: CarlaLopes em 27 de Junho de 2016, 14:45
Então vê a Suzuki Adress. Está dentro da gama da Vision.
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: lennoxlewis em 28 de Junho de 2016, 12:00
Então vê a Suzuki Adress. Está dentro da gama da Vision.

Obrigado Carla,

Comparação direta com os dados que encontrei nos sites oficiais

Suzuki Adress 110
- Peso total: 97 kg
- POTÊNCIA MÁXIMA: 9cv
- CONSUMO DE COMBUSTÍVEL: 1.96 L/100 km
- Depósito de combustível: 5.2 L
- ESPAÇO DE ARMAZENAMENTO DE 20,6 LITROS

Honda Vision
- PESO EM ORDEM DE MARCHA: 102 kg
- POTÊNCIA MÁXIMA: 8,4 cv
- CONSUMO DE COMBUSTÍVEL: 1,92 l/100km
- Depósito de combustível: 5.5 L

Parto do principio que ambas tem uma autonomia média de 250kms a 300kms. É o suficiente para mim.

:)
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: Sapiens21 em 28 de Junho de 2016, 13:32
Pode ser que te interesse saber o que consegue fazer uma pequena motorização, precisamente uma 110cc.  _pol_ _pol_

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,26257.0.html#top

Com conhecimento de causa posso dizer-te que consegue bem mais do que se pensa... :)

(https://lh3.googleusercontent.com/-KRg5JW2rGNY/VkhJ8Q4i1KI/AAAAAAAADXk/JOoxuSDDmYs/s800-Ic42/WP_20151114_18_24_18_Pro.jpg)
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: Scooterado em 28 de Junho de 2016, 15:16
......Em relação há Honda Vision 110 posso dizer-te que aqui na minha zona ( Portimão-Lagoa ) os carteiros andam quase todos com essas scooters e aquilo é máquina de combate,sobe passeios, andam todos os dias no para arranca e quando toca a fugir dos cães é preciso um certo disparo e nenhum doberman/rotweiller a consegue apanhar, hehe. E para os C.T.T. terem optado por este modelo terá sido após uma apurada análise da concorrência e prós e contras de cada modelo.
Se comprares uma Vision ainda a terás a bombar quando fores velhinho e nessa altura será uma preciosidade pois acredito que nesse futuro não muito longínquo  só existirão scooters elétricas de alto rendimento/autonomia e baixo preço de aquisição/manutenção.
1 abraço
Scooterado
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: lennoxlewis em 29 de Junho de 2016, 10:19
Pode ser que te interesse saber o que consegue fazer uma pequena motorização, precisamente uma 110cc.  _pol_ _pol_

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,26257.0.html#top

Com conhecimento de causa posso dizer-te que consegue bem mais do que se pensa... :)

(https://lh3.googleusercontent.com/-KRg5JW2rGNY/VkhJ8Q4i1KI/AAAAAAAADXk/JOoxuSDDmYs/s800-Ic42/WP_20151114_18_24_18_Pro.jpg)

Super interessante, já percebi do que se tratam os 1000km de resistencia, vou ler com calma.

De facto, os carteiros são sempre um bom indicador do que vale a pena usar. Aqui em lisboa alguns usam a PCX que tem a grande vantagem de ter o start-stop. Infelizmente a Vision não tem este sistema. Os carteiros fazem 5 ou 10 metros e param de novo, nesse para arranca de prédio para prédio/casa para casa, o start stop deve representar alta poupança em vez de manter a mota a trabalhar enquanto está a colocar as cartas no prédio.

Ainda assim, entrar e sair tantas vezes da pcx acho incomodo... razao pela qual não pretendo ter uma mota com o tunel central. Uma mota sem tunel é muito mais confortavel a entrar e sair na minha modesta opinião.

obrigado mais uma vez pelos elementos que tem trazido para a discussão. Sinto que se está a chegar a qualquer lado... esta vision... hummmm  scooter_
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: Paulo Silveiro em 29 de Junho de 2016, 10:38
Para ajudar na escolha existem mais modelos, dentro desta gama:
 
Yamaha Nmax, apesar do túnel central, está com uma promoção de verão...3150 chave na mão.

(https://cdn.yamaha-motor.eu/product_assets/2016/G125YM/950-75/2016-Yamaha-G125YM-EU-Power-Red-Action-009.jpg)

E a Piaggio Medley sensivelmente ao mesmo preço:

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.piaggio.pt%2Fassets%2Fmodelos%2Ffull%2FMedley-White.jpg&hash=14ed1d29be1f2685682bb28f8361044055eda5f6)

Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: FARMOBOY83 em 29 de Junho de 2016, 12:40
Se pretendes mesmo uma scooter pequena então a vision 110 é uma excelente opção com jante 14. A address 110 é mais rápida e no geral melhor em especificações mas desconheço a fiabilidade que no caso da vision é próximo de 100%. Eu se fosse escolher neste momento uma 125 e tivesse algo a rondar os 3000euros comprava a medley 125 porque acho que é neste momento a melhor proposta como te disse e não encontro defeito na scooter (boa suspensão, excelente espaço debaixo banco, consumos menos 2,5l, design, qualidade materiais, novo motor 4v, tomada usb, porta luvas com chave, etc). No caso das vision, encontras usadas a preços tentadores (rondarem os 1500 euros) o que diga-se de passagem é metade do preço de uma pcx...O comportamento é que não tem nada a ver mas para cidade chega e sobra!
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: Sapiens21 em 29 de Junho de 2016, 12:51
Por acaso gostava muito de testar a Suzuki Address.  _pol_
É também uma proposta interessante...mesmo.  :)

Quanto à Vision e se ajudar em algo, tendo sido provavelmente o modelo mais económico por mim até hoje testado, aqui fica o test-ride que fiz, esperando que te agrade a leitura:

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,23780.0.html#top

De qualquer forma, pensa bem se queres mesmo fazer um downgrade nas prestações e globalmente em (quase) todo o tipo de áreas.
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: lennoxlewis em 29 de Junho de 2016, 13:29
Decidi e eliminei a PCX e as scooters com tunel central.

Piaggio Liberty 125 3V

- Depósito de combustível: 6 L

(+) ficha USB no porta luvas; ABS (discutivel); preço em nova (2000€)
(-) não é a scooter com a frente mais bonita do mundo; depósito 6 litros; não tem descanso lateral


Piaggio Beverly 125

(+) espaço debaixo do banco; autonomia (depósito de 12.5l)
(-) consumos


Suzuki Adress 110

- CONSUMO DE COMBUSTÍVEL: 1.96 a 2.04 L/100 km
- Depósito de combustível: 5.2 L
-

(+) Autonomia 250kms; preço em nova (2000€) e consecutivamente usada; espaço de armazenamento 20.6 litros
(-) jante 14; painel de instrumentos simples; travagem segundo alguns reviews


Honda Vision
 
- CONSUMO DE COMBUSTÍVEL: 1,92 l/100km
- Depósito de combustível: 5.5 L

(-) travagem combinada
(+) preços em nova (1800€) e consecutivamente usada


Honda SH 125 ABS

(+) piso plano; bons consumos; ABS (discutivel); espaço debaixo do banco aceitável (1 capacete integral); autonomia 270kms (depósito 7.5l); Start-Stop
(-) não tem 4 piscas; piso plano mas acanhado;
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: lennoxlewis em 29 de Junho de 2016, 13:32
Por acaso gostava muito de testar a Suzuki Address.  _pol_
É também uma proposta interessante...mesmo.  :)

Quanto à Vision e se ajudar em algo, tendo sido provavelmente o modelo mais económico por mim até hoje testado, aqui fica o test-ride que fiz, esperando que te agrade a leitura:

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,23780.0.html#top

De qualquer forma, pensa bem se queres mesmo fazer um downgrade nas prestações e globalmente em (quase) todo o tipo de áreas.

Não é bem downgrade em tudo dado que ganho espaço debaixo do banco que não tenho neste momento, ganho em consumos, conforto em chuva com uso da capa, poupança em vestuario dado que estrago sapatos mesmo tendo borracha no selector das mudanças, em calças porque com os esticoes na zona da virilha encostado ao deposito vou gastando e rompendo calças, ganho no imposto de circulação e no seguro..etc..

:)
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: Sapiens21 em 29 de Junho de 2016, 14:29
No IUC a diferença será de facto notória, pois ao que sei (caso não tinha sido entretanto alterado), as 110cc não pagam IUC.   :)

Espero que te agrade a leitura do test-ride.  _pol_
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: lennoxlewis em 29 de Junho de 2016, 15:48
No IUC a diferença será de facto notória, pois ao que sei (caso não tinha sido entretanto alterado), as 110cc não pagam IUC.   :)

Espero que te agrade a leitura do test-ride.  _pol_

Acabei agora de ler e de facto, vem comprovar o que se diz desta 110.

O amigo Sapiens21 não está por acaso a pensar fazer um review à competidora Suzuki Adress 110?

Acordei agora para uma questão que não estava a ter em conta e me vai fazer eliminar as 110 das minhas escolhas: as 110 não podem circular nas autoestradas!!!!!  _Zang_ _Zang_ _Zang_

Não sei como me passou isto ao lado. Apesar de só fazer 2 ou 3 kms em autoestrada, em toda a justiça não o posso fazer de consciencia descansada.

Assim sendo:

Piaggio Liberty 125 3V

- Depósito de combustível: 6 L

(+) ficha USB no porta luvas; ABS (discutivel); preço em nova (2000€)
(-) não é a scooter com a frente mais bonita do mundo; depósito 6 litros; não tem descanso lateral


Piaggio Beverly 125

(+) espaço debaixo do banco; autonomia (depósito de 12.5l)
(-) consumos


Honda SH 125 ABS

(+) piso plano; bons consumos; ABS (discutivel); espaço debaixo do banco aceitável (1 capacete integral); autonomia 270kms (depósito 7.5l); Start-Stop
(-) não tem 4 piscas; piso plano mas acanhado;
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: S800 em 29 de Junho de 2016, 16:35
QUalquer dessas 3 opções me parece bem.
Em relação a downgrades, desculpem lá, mas eu sou imbatível: de FJ 1200 para Vespa ET 50.

 _convivio_

Está tudo na nossa cabecinha, meus caros.
Título: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: Nunext84 em 29 de Junho de 2016, 17:40
Olha que desde que comprei a Nmax 125 ainda não peguei na GS1200  scooter_
E cada vez gosto mais de andar de 125 na estrada...
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: FARMOBOY83 em 29 de Junho de 2016, 17:40
Acabei agora de ler e de facto, vem comprovar o que se diz desta 110.

O amigo Sapiens21 não está por acaso a pensar fazer um review à competidora Suzuki Adress 110?

Acordei agora para uma questão que não estava a ter em conta e me vai fazer eliminar as 110 das minhas escolhas: as 110 não podem circular nas autoestradas!!!!!  _Zang_ _Zang_ _Zang_

Não sei como me passou isto ao lado. Apesar de só fazer 2 ou 3 kms em autoestrada, em toda a justiça não o posso fazer de consciencia descansada.

Assim sendo:

Piaggio Liberty 125 3V

- Depósito de combustível: 6 L

(+) ficha USB no porta luvas; ABS (discutivel); preço em nova (2000€)
(-) não é a scooter com a frente mais bonita do mundo; depósito 6 litros; não tem descanso lateral


Piaggio Beverly 125

(+) espaço debaixo do banco; autonomia (depósito de 12.5l)
(-) consumos


Honda SH 125 ABS

(+) piso plano; bons consumos; ABS (discutivel); espaço debaixo do banco aceitável (1 capacete integral); autonomia 270kms (depósito 7.5l); Start-Stop
(-) não tem 4 piscas; piso plano mas acanhado;

As 110cc podem sim fazer autoestrada ou qualquer via reservada a automóveis...Na verdade, qualquer motociclo (e para ser motociclo basta ter 51cc de cilindrada e estar assim registado no livrete).
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: fastnet em 29 de Junho de 2016, 18:10
Claro que 110 pode andar legal na autoestrada.
Vá, agora baralha novamente as cartas lol
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: lennoxlewis em 29 de Junho de 2016, 18:47
Piaggio Liberty 125 3V

- Depósito de combustível: 6 L

(+) ficha USB no porta luvas; ABS (discutivel); preço em nova (2000€)
(-) não é a scooter com a frente mais bonita do mundo; depósito 6 litros; não tem descanso lateral


Piaggio Beverly 125

(+) espaço debaixo do banco; autonomia (depósito de 12.5l)
(-) consumos


Honda SH MODE 125

- Preço: 2.850 €
- Potência: 11cv
- Roda 16 na frente, 14 atrás
- Depósito: 5.5l
- Consumo 2.1l/100km
- Peso: 116kg
(+) piso plano; bons consumos; ABS (discutivel); espaço debaixo do banco aceitável (1 capacete integral); autonomia 270kms (depósito 7.5l); Start-Stop
(-) não tem 4 piscas; piso plano mas acanhado;

Honda SH 125i
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: lennoxlewis em 29 de Junho de 2016, 18:49
Claro que 110 pode andar legal na autoestrada.
Vá, agora baralha novamente as cartas lol

Camaradas... é o cansaço... quanto mais procuro mais acho.

Assim sendo...

Vou voltar a colocar as 2 110cc nas escolhas...  scooter_ _pt_ _Zang_ _reg_
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: Panda em 29 de Junho de 2016, 18:52
de todas as que mencionas eu optava pela Honda Vision 110  _convivio_

Valor de retoma/Fiabilidade/perfomances/consumos/prática e esguia

Título: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: CoutoJr em 29 de Junho de 2016, 19:16
Boas Lennox, deixo-te aqui mais uma vez a minha humilde opinião.

Eu não sei quanto medes de altura e quanto pesas mas o tipo de mota que andas a ver é mesmo puramente citadina e eu quando pego na vity da mulher se for preciso na ic19 já noto não tanto a falta de potência mas que a mota é mesmo pequena e pouco adequada para uma simples circular.

Estive a ver e as três que mencionaste ao menos já têm rodas de tamanho decente mas se fosse a ti perdia o amor a 35€ para alugar uma mota e andar durante uma tarde nos vários tipos de estradas.... ou então arranjava um test drive e experimentava uma mota do estilo que procuras a ver o que achavas.

Digo isto porque vais passar de uma hornet para uma mota mais pequena e depois o salto pode ser... Demasiado grande entendes?

Só um conselho de quem passou de uma klx650 para uma acelera ;).

Abraço


Sent using Tapatalk
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: Paulo Silveiro em 30 de Junho de 2016, 09:23
Passar de motos potentes para utilitárias é sempre um risco. Poupa-se em gasolina e manutenções mas ganham-se dores de costas. Ultimamente tenho andado com a Deligh´t  da minha mulher, a Tmax ficou a descansar, e o desconforto em cada buraco faz-me  ter saudades dela.

É certo que o ponteiro de gasolina desce muito devagar, mas o espaço que necessito para realizar qualquer manobra......é assustador.

E eu só faço 20km por dia, mas andar com uma 110cc no IC19 é penoso.

Para mim faz sentido ter uma 125 para o dia a dia e guardar a "bomba" para passeios, mas na equação tem que se ter em conta o peso, idade, altura e trajetos diários.

No meu caso tudo o que seja abaixo de uma maxiscooter, (Libertys, Visons, etc) acaba por ser perigoso e desconfortável em certas circunstâncias. Caso tivesse a oportunidade de adquirir outra scooter a escolha teria que passar por uma Xmax, Sym GTS, Honda SH ou Forza, Piaggio Beverly. Estes modelos permitem andar na cidade com segurança, percorrer as vias rápidas sem ser atropelado por camiões e levar penduras com conforto. 

As PCX e as Nmax estão no meio de dois mundos, para andarem a solo são competentes mas a duo são limitadas em espaço e desempenho. Apenas as suspensões deixam muito a desejar, o conforto não existe. Tive uma PCX e experimentei a Nmax.

Dentro desta gama gostei da Piaggio Medley, tem muita qualidade, mas como não fiz o teste drive nada sei sobre o conforto.

Boa escolha. _pol_   
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: Scooterado em 30 de Junho de 2016, 09:45
......................Não poderia estar + de acordo com o Paulo Silvério e assino por baixo _pol_
Só acrescentaria a excelente capacidade de levar tralha que as máquinas que ele mencionou têm em relação às outras + franzinas.
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_ 35
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: CoutoJr em 30 de Junho de 2016, 09:49

No meu caso tudo o que seja abaixo de uma maxiscooter, (Libertys, Visons, etc) acaba por ser perigoso e desconfortável em certas circunstâncias.
 

Era um bocado este ponto que queria expressar no meu post... Por vezes na Xmax sinto saudades de rodas maiores quando passo por buracos e lombas e, verdade seja dita, Lisboa, para além de estar toda em obras, está cheia de buracos e linhas de elétrico, empedrados e etc que são perigosos e em scooters mais pequenas tornam a condução mais penosa a nível de conforto e dão menos confiança. Eu vejo quando pego na da esposa... Aquilo é porreiro e maneirinho mas apanha-se uma estrada minimamente aberta e sentimos-nos pequenos e se está esburacada sentimos-nos velhos por causa das costas 😀

Em relação ao tamanho acho que a diferença de uma maxiscooter 125 de tamanho regular e uma scooter é quase negligente depois de estarmos habituados à mota.
Por exemplo, tenho feito a marginal regularmente de manhã e noto pouco a diferença a nível de desembaraço no trânsito. Claro que numa scooter se for preciso mete-se os pés no chão com mais facilidade e se estivermos encravados mais facilmente se faz marcha atrás e se tenta outro caminho mas o que vejo por pessoal mais experiente que eu que apanho no trânsito de Lisboa é que, ao deixá-los passar e observar o que fazem, a escolha do caminho e o hábito nestas condições é que faz diferença para "combater" o tamanho maior. Por isso é que de vez em quando, como aconteceu hoje, até apanhei uma BMW de pista a apertar com uma scooter no trânsito ;).


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Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: S800 em 30 de Junho de 2016, 12:16
As circunstâncias e o perfil de cada um é que fazem a diferença e determinam este tipo de mudanças "para baixo" que à partida são contra natura.
Quem decide é que deve tentar perceber (com ou sem ajuda) :
- quais são as necessidades objectivas
- se há suficiente "flexibilidade" mental para andar do moto "diferente", isto é significativamente mais devagar, com conforto e espaço diferente, etc.

Uma mesma troca de moto (por ex. de uma 1000 para uma 125) pode ser uma troca vantajosa para uns, e um disparate total para outros (seguramente a maioria).

Não há "escolhas certas" ou respostas universais.



 

 
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: CoutoJr em 30 de Junho de 2016, 12:44
Boas S800,

Parece-me que ninguém está a disputar o downgrade e os motivos... Esses são bem objetivos e claros por parte do OP.

Concordo quando dizes que não há escolhas universais mas parece-me que a questão em causa neste tópico passa por tentar encontrar o melhor de dois mundos, algo que sabemos ser muito difícil ;) .

Parece-me que há partilha de opiniões e conselhos que, como dizes podem ou não ser úteis para o OP sobre os segmentos de mota envolvidos na possível escolha.

Cumprimentos,

CoutoJr


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Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: S800 em 30 de Junho de 2016, 12:58
Boas S800,

Parece-me que ninguém está a disputar o downgrade e os motivos... Esses são bem objetivos e claros por parte do OP.

Concordo quando dizes que não há escolhas universais mas parece-me que a questão em causa neste tópico passa por tentar encontrar o melhor de dois mundos, algo que sabemos ser muito difícil ;) .

Parece-me que há partilha de opiniões e conselhos que, como dizes podem ou não ser úteis para o OP sobre os segmentos de mota envolvidos na possível escolha.

Cumprimentos,

CoutoJr


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Certo, o meu enfoque era precisamente sobre a parte subjectiva da equação, que não deve ser negligenciada -  e eu não estou a dizer que está a ser negligenciada.

A parte objectiva (se determinado modelo cumpre certos requisitos e faz check nas caixas certas)  parece-me relativamente fácil. E quem vem de uma Hornet terá certamente sensibilidade para perceber a maior parte dos factores em jogo, e como eles se conjugam entre si num determinado pacote/produto final.

A questão, num downgrade, coloca-se (penso eu) muito mais na parte subjectiva (e é aí que o auto-conhecimento pode ser decisivo). Porque a linha entre a satisfação e a frustração na maior parte das vezes é mais fina.


Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: CoutoJr em 30 de Junho de 2016, 13:12
Concordo a 100%. Dai a recomendação por um tear-drive não de 10 ou 15 minutos, mas de uma tarde para poder avaliar devidamente a parte subjetiva;).

Cumprimentos!


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Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: mpaneves em 30 de Junho de 2016, 13:55
Baralhando mais um bocado,tens também a Peugeot citystar 125 pelo preco da pcx mas maior por exemplo....

Marco Neves
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: Paulo Silveiro em 30 de Junho de 2016, 14:11
Penso que os aspetos "subjetivos" por vezes são muito valorizados à partida na escolha. Com o passar do tempo, da idade e dos km percorridos, o "bonitinho" e "jeitosinho"  acaba por se revelar uma má escolha.

Andar 10 ou 20 km por dia na cidade pura e dura, uma 50cc que pese abaixo dos 100kg, é o melhor. Cabe em qualquer buraco, sobe passeios e se for necessário até pegamos nela à mão, em sentido figurado claro.

Já fazer uma quilometragem diária elevada, com IC's, e para levar alguma carga esses modelos são curtos.

As opiniões aqui expressas apenas querem dar uma visão diferente, enquanto utilizador. No meu caso eu tenho 52 anos, problemas na cervical, e uma Tmax e uma Deligh´t, faço Cacém - Benfica pelo IC19, IC17 e por vezes por dentro, Amadora, Queluz, Massamá, Cacém.
Como já referi, nos últimos dias tenho trazido a "pequena". É muito leve, gasta muito pouco, cabe onde para por a Tmax penso duas vezes e é fácil de manobrar.

Se era capaz de andar o resto da minha vida com ela no dia a dia e guardar a Tmax para o fim de semana?

Não. O conforto é horrível, qualquer buraco é uma sessão de fisioterapia que tenho que realizar e andar com ela nos IC's é um susto, nenhum carro me respeita, não consigo ultrapassar ninguém e todos me querem ultrapassar na mesma faixa de rodagem.

Se tivesse 20 anos, era o meio de transporte ideal para a cidade, como infelizmente já não tenho e, não quero deixar de andar de moto, tenho de utilizar uma que me permita usufrui da liberdade sem sofrimento.

Aceito que existam companheiros que andem de  modelos pequenos e económicos e façam viagens de muitos km. Houve um que foi a França de PCX. Para mim isso é impossível. Chegava a Espanha e era internado no Hospital.

Atenção que não sou contra as scooters pequenas, apenas tento por na equação todas as variáveis. É importante pensar a longo prazo e, dentro das 125, existem modelos com conforto e economia.

Ps : adoro as Vespas, já andei numa e gostei muito do "pisar" da máquina italiana.

Boas curvas dentro das possibilidades de todos.  _pol_
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: S800 em 30 de Junho de 2016, 16:00
Penso que os aspetos "subjetivos" por vezes são muito valorizados à partida na escolha. Com o passar do tempo, da idade e dos km percorridos, o "bonitinho" e "jeitosinho"  acaba por se revelar uma má escolha.

Andar 10 ou 20 km por dia na cidade pura e dura, uma 50cc que pese abaixo dos 100kg, é o melhor. Cabe em qualquer buraco, sobe passeios e se for necessário até pegamos nela à mão, em sentido figurado claro.

Já fazer uma quilometragem diária elevada, com IC's, e para levar alguma carga esses modelos são curtos.


De acordo.
Quando falo nos aspectos subjectivos estou, por exemplo, a questionar o seguinte:

- quantos de nós acreditam que uma 125 pode proporcionar-nos na vida real mais sorrisos dentro do capacete do que uma 1000 ?
Hummmm. 1 em 20 ? Serão muito poucos, seguramente.
- quantos de nós que têm 1000s, usam (ou mesmo sabem/podem usar) 70% das capacidades da moto ? Ou se sentem "confortáveis" ? (porque é pesada, ou é potente, ou é demasiado grande...) ?
 
A maior parte de nós pensa: a 125 "não anda, não trava, não curva", até avaria mais, etc., etc. Uma 750 ou 1000 é que é.
Não há nada de errado nesse raciocínio. Eu adoro andar de Ducati e espremê-la numa estrada revirada deserta. Porém, se tenho tempo e quero espairecer, quase sempre prefiro viajar numa LML. É tudo uma questão de perspectiva. Viajar lento, no mindset certo,  tem inúmeras e saborosas vantagens.

 _convivio_

PS. não uso a moto diariamente.

PS.2 - penso que já estou um pouco off topic.  _martelada_










Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: Grandpa em 30 de Junho de 2016, 18:54
O tipo de transito que dizes fazer foi exatamente o que motivou a minha passagem de uma PCX para a Forza 125. E eu sou um dos malucos que foi até França numa PCX - mas doeu. Para quem a idade e o físico têm importância, o conforto é algo que não pode ser descurado. A presença de chuva, vento e trânsito mais acelerado interferem muito quando circulas numa PCX ou semelhante. Numa mota mais pequenas teoricamente terás a vida facilitada para circulares entre os carros, mas numa maior, com o tempo vais planear os teus movimentos entre carros sem grandes problemas - a minha experiencia mostra-me que com uma moto maior os carros (simpaticamente - "obrigado!") afastam-se mais rapidamente do que quando (não) veem um viatura mais pequena e, inevitavelmente fazem mais tangentes do que a uma moto maior (avaliam o tamanho, não a cilindrada  _Rolley_). Reconheço que existem diferenças de preço substanciais, mas para o trajeto que apresentas, se for para andar mesmo que pontualmente com pendura e para uso ao longo de todo o ano, a minha sugestão é: testa, testa, testa as máquinas, sente e vive o percurso feito com uma cilindrada mais baixa (o aluguer de uma máquina é algo que eu faria) e depois decide, porque sentires diariamente que estás em risco durante parte da viagem (A5 e Vias Rápidas) é, para mim muito desagradável e um risco com que me preocuparia.
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: mpaneves em 30 de Junho de 2016, 23:09
Preconceito nas 125 é algo que vai sempre existir de quem não sabe o que são outros veículos em que estão limitados na velocidade,falo dos pesados,fazem milhões de km ,os autocarros a 100 e os de mercadorias a 90 ,sabem?
Será que só andar a 200 é que a moto ou scooter presta?
E andar a respeitar não?
Ainda agora fiz uma viagem num carro a gasolina 1.6 com calor e não passei dos 100 em AE ,morri? Passaram todos?  Sim mas nas áreas de serviço estavam nas bombas e eu a andar com médias de envergonhar um diesel equivalente.
Isto para dizer o quê,ja  foi dito que uma 125 faz tudo desde que se tenha cabeça,ja o provaram,nao vão a 200 vão a 90/100 e vão bem a ver a paisagem,obviamente que o limite dos 14/15 cv é o ideal e dependendo do trajeto uma maxi mais encorpada ou mais ágil.
Nada como testar varias

Marco Neves

Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: Panda em 01 de Julho de 2016, 00:04
Só estou com uma dúvida! _lol_
...mas afinal quantos Euros €€€€ podes gastar?

Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: Paulo Silveiro em 01 de Julho de 2016, 09:26
O tipo de transito que dizes fazer foi exatamente o que motivou a minha passagem de uma PCX para a Forza 125. E eu sou um dos malucos que foi até França numa PCX - mas doeu. Para quem a idade e o físico têm importância, o conforto é algo que não pode ser descurado. A presença de chuva, vento e trânsito mais acelerado interferem muito quando circulas numa PCX ou semelhante. Numa mota mais pequenas teoricamente terás a vida facilitada para circulares entre os carros, mas numa maior, com o tempo vais planear os teus movimentos entre carros sem grandes problemas - a minha experiencia mostra-me que com uma moto maior os carros (simpaticamente - "obrigado!") afastam-se mais rapidamente do que quando (não) veem um viatura mais pequena e, inevitavelmente fazem mais tangentes do que a uma moto maior (avaliam o tamanho, não a cilindrada  _Rolley_). Reconheço que existem diferenças de preço substanciais, mas para o trajeto que apresentas, se for para andar mesmo que pontualmente com pendura e para uso ao longo de todo o ano, a minha sugestão é: testa, testa, testa as máquinas, sente e vive o percurso feito com uma cilindrada mais baixa (o aluguer de uma máquina é algo que eu faria) e depois decide, porque sentires diariamente que estás em risco durante parte da viagem (A5 e Vias Rápidas) é, para mim muito desagradável e um risco com que me preocuparia.


Inteiramente de acordo.... _palmas_ _pol_
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: lennoxlewis em 03 de Novembro de 2016, 15:48
Só estou com uma dúvida! _lol_
...mas afinal quantos Euros €€€€ podes gastar?

Estou a tentar manter-me num budget de 2000€ para usadas ou 3500€ para novas se o crédito for simpatico.

Neste momento estou quase decidido para avançar para uma SH 125 ou 300.

Sou, como já pude referir, muito cuidadoso na seleção. Posso demorar até 1 ano a escolher se for preciso!

Depois, estou condicionado pela venda de minha hornet que continua a acumular kms e está neste momento muito perto dos 60.000 e sempre sem problemas: ZERO problemas. É revisões e gasolina.

Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: Nunes em 03 de Novembro de 2016, 15:56
Já andaste numa 125? Se não, não te metas nisso... Ainda por cima vindo de uma 600.
O ideal será 250/300cc.
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: Duas Rodas em 03 de Novembro de 2016, 16:35
Estou a tentar manter-me num budget de 2000€ para usadas ou 3500€ para novas se o crédito for simpatico.
Neste momento estou quase decidido para avançar para uma SH 125 ou 300.


Devias ter comprado a minha Citycom 300i de 2011, esteve no OLX até à semana passada e dentro do teu budget. _pol_

Concordo com as sugestões de ires para um 300cc, tens uma relação optima entre potencia e consumos; eu fazia 3,5l/100 kms e com pendura todos os dias, se fosse sozinho ainda baixava umas décimas. Fez 49.500 kms em 4 anos, um maquinão!
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: protas em 03 de Novembro de 2016, 17:16
Honda forza 300 que acho que esta em campanha
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: pitsilva em 03 de Novembro de 2016, 19:24
Olá
Ando de scooter 125 apenas à 2 meses... e sinto falta de motor.
Faço 32km diários maioritariamente AE (IC20+ponte 25+eixo NS)
Como já foi dito por outros... descer de uma 650 para 125.... vai ser muito duro! Principalmente o trajeto que fazes!
Repito o mesmo: tens scooters mais potentes e com consumos idênticos ou quase iguais a uma 125... e sempre tens motor para ultrapassar, subir ou fugir a alguns idiotas.
Procura antes uma 250/300 para cima.
Vais encontrar o que pretendes: económicas, espaçosas e ágeis.

Boas curvas e condução segura.

Ps: a pcx é economica mas não em AE ;)
Ps2: a listagem de consumos está desatualizada. A minha k-xct faz 2.8L ;)
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: marb em 03 de Novembro de 2016, 20:04
Acabei agora de ler e de facto, vem comprovar o que se diz desta 110.

O amigo Sapiens21 não está por acaso a pensar fazer um review à competidora Suzuki Adress 110?

Acordei agora para uma questão que não estava a ter em conta e me vai fazer eliminar as 110 das minhas escolhas: as 110 não podem circular nas autoestradas!!!!!  _Zang_ _Zang_ _Zang_

Não sei como me passou isto ao lado. Apesar de só fazer 2 ou 3 kms em autoestrada, em toda a justiça não o posso fazer de consciencia descansada.

Assim sendo:

Piaggio Liberty 125 3V

- Depósito de combustível: 6 L

(+) ficha USB no porta luvas; ABS (discutivel); preço em nova (2000€)
(-) não é a scooter com a frente mais bonita do mundo; depósito 6 litros; não tem descanso lateral


Piaggio Beverly 125

(+) espaço debaixo do banco; autonomia (depósito de 12.5l)
(-) consumos


Honda SH 125 ABS

(+) piso plano; bons consumos; ABS (discutivel); espaço debaixo do banco aceitável (1 capacete integral); autonomia 270kms (depósito 7.5l); Start-Stop
(-) não tem 4 piscas; piso plano mas acanhado;

Eu tive uma 110cc e andava no Auto-estrada!!! Podem andar os motociclos com mais de 50cc
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: AngusOg91 em 10 de Novembro de 2016, 01:22
Olá,
Eu tenho uma X-Max 125 e comecei a andar de mota há quase 2 meses. Diariamente faço o percurso Cascais-Lisboa (32km p/ cada lado):  Marginal até ao Estádio Nacional, A5, e 5 km dentro de Lisboa, e como já algumas pessoas disseram aqui, sinto a falta de um motor com mais potência. Na Marginal já sinto um pouco mas na A5 sinto bastante. E parte da razão (embora não toda) pela qual não faço a A5 toda é por não ter uma 300cc que me permita tirar o máximo benefício da mudança da Marginal para A5, que é uma autoestrada com muitas curvas e subidas, e onde em vários segmentos não consigo ir além dos 100 km/h com o punho rodado ao máximo, o que mesmo assim acarreta uma subida do consumo para perto de 3L/100km. Com a 125cc, assim, a viagem fica 10 minutos mais longa para cada lado ao mesmo tempo que mais desconfortável e frustrante. Relativamente ao teu medo de perder mobilidade e agilidade no trânsito com uma maxi-scooter, posso dizer que tenho tido facilidade em passar entre a maior parte das filas, sem precisar de arriscar, e parece-me que a diferença para uma scooter mais pequena, nesse aspecto, é muito pequenina. Aliás, como já outras pessoas disseram, a impressão que tenho neste momento é que a escolha da rota e dos espaços por condutores experientes é que faz a grande diferença porque vejo muitas vezes outras motas maiores que a minha a passar nos mesmos espaços que eu até com mais facilidade e também a perder menos tempo que eu, que não tenho tanta rapidez de mente para tomar essas decisões e faço as coisas mais devagar para fazer as escolhas em segurança.
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: catb em 04 de Dezembro de 2016, 00:25
Estou de acordo com companheiro lennoxlewis tenho um Beverly e acho que a roda 16 é uma mais valia ,acrescentou Piaggio  Medley 2990€  , já altura de ver mais rodas 16 com  tamanho decente a circular em Lisboa como em Itália .


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Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: marb em 04 de Dezembro de 2016, 17:24
Relativamente ao teu medo de perder mobilidade e agilidade no trânsito com uma maxi-scooter, posso dizer que tenho tido facilidade em passar entre a maior parte das filas, sem precisar de arriscar, e parece-me que a diferença para uma scooter mais pequena, nesse aspecto, é muito pequenina. Aliás, como já outras pessoas disseram, a impressão que tenho neste momento é que a escolha da rota e dos espaços por condutores experientes é que faz a grande diferença porque vejo muitas vezes outras motas maiores que a minha a passar nos mesmos espaços que eu até com mais facilidade e também a perder menos tempo que eu, que não tenho tanta rapidez de mente para tomar essas decisões e faço as coisas mais devagar para fazer as escolhas em segurança.

Nem mais. Eu também tive uma Vision e uma X-Max e não senti perda de mobilidade para passar entre os carros. Onde senti a diferença foi no peso (vantajoso na cisrculação por transmitir maior segurança; desvantajosos na manobralidade a estacionar ou a coloca-la em zonas inclinadas)!
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: santos466 em 05 de Dezembro de 2016, 10:19
Se ainda não compraste nada ....por favor e para não dizeres mal das scooter ...compra a 300cc por amor da santa!

Estar a ler o teu relato inicial é como estar a ler o meu ...mesma história! Igual!
Fui para uma 125cc e acho que aguentei 1 ano e tal ...

A desproporção é enorme para nos conseguirmos aguentar. Não fomos talhados para isso. 
É certo que : " ah e tal chega ao mesmo sitio que as outras ..." ; ..." na cidade não queres outra coisa..." ; fon fon fon ... 

SE te aguentares numa 125cc só se for por teimosia e não querer dar parte fraca! Não é uma situação realista para quem vem de uma 600cc . ( Hornet 90cv +- ) 

Pelo que vejo já desde à muito tempo por relatos, experiências de outros, arrependimentos de outros tantos , tantas e tantas situações de vida que assisti neste cantinho e na vida real que posso afirmar que para o teu caso ... SIM a 300cc é o mais realista, entre o consumo identico a uma 125cc , muitas vezes até usam a mesma plataforma, logo a mobilidade é a mesma e trazem aqueles 10/15 cavalinhos a mais que não tornam numa concorrente da Hornet mas sim numa mota utilizável em TODAS as situações sem que te venham as lágrimas aos olhos da escolha que fizeste.

Numa 300 consegues viajar ( pesquisa pelos relatos da Cristina) , consegues ser economico, , consegues andar a uma velocidade "real" dos restantes utilizadores ou melhor ( para não ofender ninguem) consegues dar-lhe uma utilização identica à que dás à tua mota quando não a puxas a partir dos 7.000/8.000rpm , ou num carro , ou seja deslocações tranquilas a 80/90 ...por vezes em IC´s / Auto estradas ...110/120 e quando te apetece 130/140km/h só porque sim e te apetece. 

Na 125cc não vais ter a ultima opção ou se a tiveres estás a rebentar o motor ( ou a castigá-lo) .
Os 80/90 sim são reais e tranquilissimos.
Os 110 são reais ...
Os 120 depende se tens uma Xmax ou outra já com arcaboiço e estrutura preparada para te parecer estável e quanto a prestação do motor ... bom se der os 120 ...(não duvido, só coloquei os Se´s porque depende do modelo e se está no limite da categoria - 15cv) ) vais estar no redline ou próximo e nada confortavel com isso. 

* Sim...acho que há umas que dão 130/140 ...mais uma vez não vou duvidar mas custam 5.000 paus e de qualquer modo pelas leis da fisica estarão sempre mais proximo do redline que uma 300cc.

São os meus 2cêntimos ...

*Meu historial é curto:
- FZS Fazer 600
- YZF Thunderace
- Daelim S2    125cc  ( aqui chorei)
- FZS Fazer 600  ( sim voltei à base)
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: AngusOg91 em 05 de Dezembro de 2016, 22:50
A X-Max 125cc chega aos 120km/H com muita dificuldade. Em recta quase nem lá chega, a partir dos 100km/H quase não passa disso e em subidas se der mais que 80km/H já é sorte.

Eu nunca tinha tido uma mota, e nesta minha primeira mota, X-Max 125, sinto muito a falta de uma mota com mais potência, por isso imagino uma pessoa que venha duma 600cc. Por outro lado não me sinto restringido pelo tamanho da mota no centro de Lisboa, e muito menos no trânsito na A5 ou Marginal.
Título: Re: "downgrade" de hornet para 125cc
Enviado por: José em 06 de Dezembro de 2016, 00:22
Olha que desde que comprei a Nmax 125 ainda não peguei na GS1200  scooter_
E cada vez gosto mais de andar de 125 na estrada...


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