Marcas de Maxiscooters => SYM => Mecânica => Tópico iniciado por: Emanuel Cardoso Delgado em 24 de Agosto de 2018, 22:43
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Boa noite malta,
Sou novo neste fórum e precisava da vossa ajuda. Tenho uma SYM GTS 125 com 19.000 km e há duas semanas a minha sym partiu a correia na segunda circular. Fui ao mecânico e ele fez a substituição da correia.
No dia seguinte quando ia para o trabalho, a partir dos 60 kmh, a mota começou a fazer uma vibração estranha. Voltei À oficina e no dia seguinte, ligaram-me a dizer que o veio tinha empenado e que precisava de levar uma cambota. Achei estranho o veio empenar por causa da correia. No entanto, falei com uns colegas de trabalho que me disseram que o veio já poderia estar empenado mas como a correia antiga estava larga não sentia vibrações e após terem montado esta correia nova, como está mais justa, faz com que se sintam as vibrações.
Embora estranho, pode fazer algum sentido. Então pedi orçamento.
Hoje ligaram-me da oficina pois para além da cambota indicaram-me que a biela estava empenada, os rolamentos teriam de ser substituídos e que afinal seriam 700 e de arranjo.
Fiquei em choque! Até porque já estava a pensar vender a scooter para comprar uma motinha.
Queria pedir a vossa ajuda pois esta história parece-me muito estranha.
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Boa noite,
Quando a correia parte, podem ocorrer duas situações:
1ª - Parte-se, desfaz-se e fica por isso mesmo, sem estragar mais nada, substitui-se e siga...
2ª - Parte-se, enrola-se no veio da cambota e danifica a cambota, biela, rolamentos e por vezes, até o pistão.
O que o mecânico deveria ter feito, ao trocar a correia, era ter dado uma volta com a scooter, que teria logo notado o resto do material danificado.
A pergunta que fica é: 19000 km e era a correia de origem??
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Boas companheiro mas as vibrações eram assim tantas?
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Cheira a esturro... e então rolamentos danificados por causa disso... diria que já pegou no fundo do tacho.
Eu levava a mota a outro mecanico, a ver se a conclusão é a mesma.
Como diz o companheiro David, não será normal? Quando se mudam as correias nem sempre aquilo fica "macio" como antes, leva alguns km a fazer a "rodagem" e voltar ao normal.
Boa sorte!
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Boa noite,
Quando a correia parte, podem ocorrer duas situações:
1ª - Parte-se, desfaz-se e fica por isso mesmo, sem estragar mais nada, substitui-se e siga...
2ª - Parte-se, enrola-se no veio da cambota e danifica a cambota, biela, rolamentos e por vezes, até o pistão.
O que o mecânico deveria ter feito, ao trocar a correia, era ter dado uma volta com a scooter, que teria logo notado o resto do material danificado.
A pergunta que fica é: 19000 km e era a correia de origem??
Ainda era a de origem! Já tinha agendado na semana seguinte para fazer a substituição. Mas tenho colegas no trabalho, também com scooters, que só substituiram as correias aos 20 k
As vibrações eram mesmo muitas!
A questão é que ele desmontou o motor para ver o que era... E agora para o voltar a montar diz que vai ter um custo elevado.
Ele disse para eu lá passar para ver as peças... é fácil ver se a biela está mesmo empenada?
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Ainda era a de origem! Já tinha agendado na semana seguinte para fazer a substituição. Mas tenho colegas no trabalho, também com scooters, que só substituiram as correias aos 20 k
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As correias não têm um tempo de vida fixo.
Consoante o percurso, carga e uso do punho, especialmente nos arranques, o desgaste será diferentes.
A Sym preconiza troca a cada 12K, assumo que seja o compromisso aceitável de estado e desagaste para uma situação de condução média.
Claro que se podem fazer bem mais que esses kms com a correia, mas esta vai sofrendo inevitável desgaste.
Antes de partir vais sentir menos velocidade de ponta, por exemplo.
E quando partir vais sentir no bolso o impacto.
Nada como ir controlando o estado e desgaste da mesma, se quisermos passar os linites.
Procura outras opções para reparação.
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Pois o facto de te desmanchar logo o motor foi para te agarrar logo , o problema em questao era passivel de uma segunda opiniao e assim fica dificil , mas se o mecanico diz que mostra as peças danificadas , sÒ te resta isso ....uma vez que já está desmanchada .
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Ele pediu consentimento para desmontar o motor?
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Há uma linha ténue entre a boa fé, a confiança e a falta de escrúpulos.
Podes sempre batalhar dizendo que não autorizaste a abertura do motor ou que ele não te disse que existiam custos que tinhas que pagar se não aceitasses o orçamento.
Por isso é importante ir a oficinas com referências.
Já agora não identificaste a oficina, pode ser que aqui alguém conheça ;)
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Boa noite,
Quando a correia parte, podem ocorrer duas situações:
1ª - Parte-se, desfaz-se e fica por isso mesmo, sem estragar mais nada, substitui-se e siga...
A pergunta que fica é: 19000 km e era a correia de origem??
_pol_
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Pois o facto de te desmanchar logo o motor foi para te agarrar logo , o problema em questao era passivel de uma segunda opiniao e assim fica dificil , mas se o mecanico diz que mostra as peças danificadas , sÒ te resta isso ....uma vez que já está desmanchada .
Pois foi o que eu senti! Acho que não vale muito a pena! não tenho como levar a mota para outro lado! foi mesmo um abre olhos!
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Eu estive a pensar e vou mesmo mandar arranjar!
Fica difícil levar a mota assim para outro mecânico! Foi um abre olhos bastante caro...
Os 700e parece-vos um valor adequado ao tipo de intervenção? Alguém sabe o custo de um motor novo para esta mota?
será que não compensava?
Um abraço,
ED
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Boas o mecânico descriminou o que vai levar?
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Biela, cambota, juntas rolamentos e a mão de obra.
Boas o mecânico descriminou o que vai levar?
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Honestamente, se o mecânico não pediu autorização para abrir o motor eu levava a outro. Qualquer mecânico, quando não consegue determinar o problema ou orçamentar sem abrir, telefona ao cliente e avisa disso. Será depois o cliente a dizer sim ou não.
Por experiência própria, no meu caso em carros, mecânico que abre motor sem ter prévia autorização do cliente e/ou que não informe de quais os custos abrir e orçamentar é para esquecer.
E desde que passei a trabalhar só com mecânicos que me telefonam primeiro quando vêem a coisa mais complicada passei a gastar menos dinheiro e a ter melhores resultados.
Outra coisa, já que vai ter de montar um kit completo, não seria boa ideia montar o kit de 175cc? Se calhar ficava bem servido por uns tempos e conseguia adiar a compra da moto nova. Apenas uma ideia.
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