Geral => Mecânica => Tópico iniciado por: folguer em 14 de Junho de 2016, 14:16
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Tenho um amigo que tem uma BWS 125 com cerca de 8600 km, e ele por mera questão de prevenção, quer colocar um aditivo de limpeza no combustível.
Qual destes aditivos aconselham?
http://www.autopartslogistic.com/aditivos_id-192
Estes aditivos são para uso em automóveis, ou também dá para as motos?
Já agora, de quantos em quantos km, é que se deve usar este tipo de produtos?
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Na minha opinião em Portugal não existe necessidade de usar aditivos em motorizações a gasolina devido à mesma ter uma qualidade muito boa.
Em todas as motas que tive nunca usei e fiz muiiitos milhares de quilómetros. Creio que esses aditivos em Portugal apenas servem para gastar mais uns cobres, pois em termos práticos nada acrescentam, agora se for em países onde a gasolina é de pior qualidade, já é possível terem alguma utilidade e eficácia num melhor desempenho/longevidade do motor.
Já agora... também nunca usei também qualquer tipo de aditivo no óleo do motor... Manutenção a tempo e horas com a substituição dos respectivos filtros e fluidos, gasolina no depósito e dar-lhe gás scooter_.
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O aditivo é so para limpeza dos injectores _pol_
Concordo que a maioria dos aditivos para oleos e gasolinas sao "banha da cobra"... mas se a moto ou carro ja tem uns anos, so tem a ganhar com uma limpeza nos injectores.
Ve este clip do 5th gear e tira as tuas conclusoes _pol_ nao te sei é indicar marcas de liquidos de limpesa de injectores, é questao de usares o google _pol_
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Nem a propósito, tirei uma duvida semelhante ao Eng da Texoleo.
Para uma Fazer 600 de 2004, ele recomendou este, que também dá para motos;
http://texoleo.com/product/mannol-9981-injector-cleaner-300ml-1
Aproveitei e perguntei se valia a pena eu aplicar algum aditivo na gasolina para a NMAX que tem apenas 4000 km, para preservar o sistema de injecção.
Basicamente o que ele me disse foi que antes dos 20 000 km, é "desnecessário" (para ser direto). Depois desta quilometragem, sim, e até convém.
E atenção, não se deve de aplicar todo o aditivo de uma só vez. Nos automóveis sim, nas motos não, devido ao deposito ser substancialmente mais pequeno.
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vou fazer o teste na minha _pol_
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Estou curioso, para ver se notas diferenças!
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Já usei isso 1 vez
Depois de afinação de válvulas e troca de vela a mota teimava em pegar mal.
Experimentei um STP para gasolina, daqueles que se encontram a venda nas lojas de conveniência... a verdade é que resolveu.
Imagino eu que ou era o injector ou então o filtro da bomba de combustível que teria algum deposito a provocar obstrução...
Nota: exagerei na dose não respeitando a recomendação da embalagem
Agora, também sou da opinião que se a mota esta a trabalhar bem o melhor é não andar a inventar...
_convivio_
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Enviei um mail para a Liqui Moly e eles disseram isto;
Relativamente á sua questão o que lhe recomendo é o Motorbike 4T Shooter, derivado ao seu depósito ter 6lts de capacidade este será o produtos mais adequado por tratar de 5 a 10 lts.
Junto o Link do produto.
http://www.liqui-moly.pt/liquimoly/produktdb.nsf/id/pt_3824.html?OpenDocument&land=PT
Agora omeu amigo que decida o que fazer.
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A Texoleo tambem tem o mesmo produto da bardhal :
http://texoleo.com/product/bardahl-tratamento-de-injeccao-gasolina-2
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Mas nesse aditivo da Bardahl, está a referido (em grande até) que é para automóveis...
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Penso que também dará para motos _pol_... o combustível é o mesmo e o sistema de tubagens e dos injectores tambem ;)
Nisto da limpeza de injectores so ha praticamente 2 tipos: 1 para gasolina e outro para diesel _pol_
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Nada melhor que tirar essa duvida diante por profissionais na área. Envia (se quiseres claro) um mail para a técnica da Texoleo e ficamos esclarecidos. ;)
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Foi precisamente por causa disso que eu enviei um e-mail para a Texoleo.
Nos aditivos da Liqui Moly, há um ou outro que refere que pode ser aplicado nas motos. A maioria deles não refere tal característica.
No caso do produtos da Bardahl, acho que o BARDAHL Tratamento de injecção gasolina 300ml, servirá principalmente para melhorar as prestações do motor, enquanto que o BARDAHL Limpeza dos Injetores Gasolina 500ml, deve ser mais agressivo, para limpar melhor.
Mas lá está, como já referiram, estes produtos da Bardahl, indicam que são para os automóveis, pese embora eu estou convencido que não farão qualquer dano nas motos. O melhor mesmo será informarem-se, para não haver dissabores.
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Não havendo queixas e o motor apresentar um trabalhar linear, na minha opinião não se deve adicionar qualquer aditivo, no entanto cada um é livre para fazer o que quiser... Apenas deixo um pensamento... "porquê tentar estragar o que está bom?"
Nós (os tugas onde eu me incluo) temos muito o hábito de tentar "arranjar" maneira de melhorar sempre qualquer mecanismo que tenhamos. São os telemóveis com aplicações para acelerar, são os PC's com constantes upgrades de software ou de sistema operativo, são carros com reprogramações, são as motas com escapes e afins, etc. São vícios e ou modos de estar nossos, da nossa personalidade Lusa... está no nosso sangue! Só que por vezes a coisa dá para o torto e depois lá andamos a dizer mal da vida e da nossa tentativa de melhoramento.
A mim já me aconteceu algumas vezes, e a vós?
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PLC,
Isto é um bocado a historia do velhote que vai ao medico porque lhe doia o braço e o medico receita-lhe uma pomada para as dores. Na semana seguinte, o velhote volta ao medico a queixar-se de uma dor na perna, e o medico pergunta-lhe: então porque é que não usou a pomada que lhe receitei a semana passada???? e ele respondou: a que o senhor receitou era para dores no braco ;) ;) _lol_ _lol_
Penso que o produto será em tudo igual, pois o combustível é o mesmo e os depósitos de detritos no sistema de combustivel também, mas de qualquer forma já pergunto lá na Texoleo _pol_ _pol_ _pol_
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Ja comecei o tratamento... passei pela Texoleo e comprei o aditivo da Mannol, sao 300 mm para 30 litros de gasolina, como o deposito da Tmax leva 15 despejei metade e completei o deposito.
ja fiz uns kilometros mas nao notei diferencas.
(https://s32.postimg.org/a7xp4s8b9/IMG_3543.jpg)
(https://s32.postimg.org/bo97mxb85/IMG_3547.jpg)
Creio que podera limpar o sistema. A T apenas tem uma pequena rede na bomba de gasolina (dentro do deposito), em 50 mil Kms os injectores e restante sistema devem certamente ter alguns depositos _pol_
O liquido é tipo "diluente" embora nao tenha um cheiro muito activo _pol_ vamos ver... creio que nao sera tao eficaz como limpar os injectores profissionalmente (nisso concordo com o AMCEP _pol_) por ultrasons, mas nao vale a pena estar a tira-los pois tambem nao sinto grande perca de rendimento _pensador_...
Estava curioso em ver a composicao do liquido, mas nao vem na embalagem _thumbdown_
vamos ver... ;)
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As diferenças não se notam assim de repente.
Não optas-te pelo Bardhal? ;D
Agora a sério, chegas-te a perguntar se por exemplo o Bardahl não era recomendado para as motos?
Curiosamente, no meu carro, todos os anos coloco um aditivo de limpeza, mas à 2 anos a esta parte, não notei diferenças nenhumas, exepto uma ligeira redução no consumo. Chego à conclusão que tenho o sistema limpo, porque nos outros anos anteriores, notei e bem a melhoria na resposta do motor.
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Nao há problema em usar o Bardhal em Motos _pol_ trouxe este porque era o mais barato ;)
Provavelmente so para satisfazer a minha curiosidade até o vou usar apos estes 2 depositos com o Mannol _pol_ _lol_
A minha moto so leva gasolina do Jumbo e Intermarche e a rede de filtragem é mínima _pensador_ ja vai com 50 mil Kms... vamos ver se ha melhorias _pol_
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Porreiro!
Nos carros cá de casa, já usei vários aditivos de limpeza dos injectores da Liqui Moly e um da Bardahl.
Há uma característica nos aditivos da Bardahl que eu aprecio que é "Reduz o ruído do motor, graças às suas propriedades lubrificantes ".
Sou suspeito, porque notei bem a redução de ruído nos carros a diesel. Já com os aditivos da Liqui Moly, em termos de ruído, não notei diferença nenhuma neste aspecto.
Para mim o contra destes produtos da Bardahl, é que são pouco concentrados. Enquanto por ex 300ml dos aditivos das outras marcas dão para até 75L, os da Bardahl recomendam até apenas 30L.
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TMaxer, notas-te alguma melhoria?