Geral => Motos que não são Maxiscooters => Tópico iniciado por: fastnet em 03 de Setembro de 2018, 12:38

Título: 40000kms depois
Enviado por: fastnet em 03 de Setembro de 2018, 12:38
(https://s25.postimg.cc/6qx4evk9r/P1040673.jpg) (https://postimg.cc/image/8iq39s3mj/)

40000km em cbf125

Deixo aqui a terceira parte deste pequeno percurso

Aqui a segunda arte
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,30064.0.html (http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,30064.0.html)

Para inicio devo dizer que esta terceira parte não era suposta existir, essencialmente pelos motivos no tópico anterior, ie modelo descontinuado e sem grande interesse a não ser como commuter ou para ir buscar o pão.

Alêm do desgaste de ir todos os dias para Lisboa, serpenteando pelas inúmeras filas de trânsito, fez pequenos passeios a solo ou com pendura pelos locais habituais, idas praia, transportar cargas, etc.

Dos passeios maiores a registar seria  Granada e Gribaltar, resultou num fail, e acabou por ser Lisboa-Elvas-Lisboa

Outros:
Grutas Mira D'Aire
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,32492.0.html (http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,32492.0.html)

Torrão
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,32474.0.html (http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,32474.0.html)

EN2
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,34923.0.html (http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,34923.0.html)


Relativamente a intervenções mecânicas confirmaram-se algumas que tinha previsto, nomeadamente troca das caixas de direção e bomba combustível.

Além do registado anteriormente tive necessidade de trocar uma lãmpada de farol, minimo frontal e uma de painel.
Troca bateria aos 40K
Troca óleo a cada 4K, filtro ar cada 20K, ajuste corrente cada 12K e pastilhas travão cada 15K apróx.
Lubrificação corrente cada 1K, ou sempre que necessário, e lavagem a cada 2K.

Kit transmissão original, mudei apenas o pinhão para um mais longo, sem previsão de necessidade de troca.
Pneus continental de origem, pelo aspeto e piso estimo duração até 60K.

Limpeza e substituição filtro combustível aos 30K
Relativamente a afinação válvulas, fez aos 4 e 20K.

A frieza dos números
Uma vez que esta mota tem a sua vertente económica aqui ficam os dados do spritmonitor:

Consumption:      
1,72 l/100km   39.847 km   and   684 l
CO2 emission:          40 g/km   39.847 km   and   1.594 kg
Fuel costs:          2,42 EUR/100km   39.326 km   and   950 EUR

Consumption histogram
min   1,34   Ø   1,72   max   2,13

Manutenção 302€

Deixo uma nota relativamente a estes números.
Muitos de nós vieram para as duas rodas com ideia de poupar, praticidade, facilidade, etc.
No meu caso particular, a utilização da cbf, permitiu uma poupança anual de 150€/ano (despesas incluídas) na utilização de commuter.
Digamos que, a título de exemplo, um veículo com valor de aquisição de 1500 euros e gere esta poupança anual. Considerando o meu caso de poupança, a amortização do valor do veiculo será feita em 10 anos e realizar cerca de 100K.
Sem me alongar em demais considerações, acho que leva a refletirmos um pouco sobre o fator poupança.

Desde finais de 2014 esta foi a minha "máquina de guerra" para a cidade e um pouco mais
(https://s25.postimg.cc/y1ifmtprj/P1040679.jpg) (https://postimg.cc/image/7t7axg5nv/)

Conviveu e resistiu, com brio, a outras opções tais como honda s-wing, bmw f650, honda pcx e honda 500s.

Então porquê desta terceira parte?
O lado racional por vezes surge e encarei que tinha demasiadas motas, por isso 2 foram postas à venda.
E quem saiu foi a cbf, com bastante pesar por tudo o que passámos juntos, muito alcatrão, muitas horas de condução, muitos locais e muita descoberta.

O mínimo que poderia fazer seria uma despedida condigna e real, foto inicial, pequena grande guerreira, foto seguinte e de descoberta, foto abaixo
(https://s25.postimg.cc/qa1poao73/JSLI9198.jpg) (https://postimg.cc/image/qzki0noqj/)
 
 
Título: Re: 40000kms depois
Enviado por: Paulo Silveiro em 03 de Setembro de 2018, 13:35
Amigo Eduardo essa foi e será sempre uma grande máquina…. _palmas_ _palmas_

O que virá aí a seguir... _pensador_
Título: Re: 40000kms depois
Enviado por: mpaneves em 03 de Setembro de 2018, 14:27
Para poupar é a CBF ou nada maisse não desse nesse modelo mais nenhum daria.
É um modelo sempre com procura e mesmo com esses km com histórico todo , não será difícil a sua venda
Título: Re: 40000kms depois
Enviado por: fastnet em 04 de Setembro de 2018, 10:10
Amigo Eduardo essa foi e será sempre uma grande máquina…. _palmas_ _palmas_

O que virá aí a seguir... _pensador_

Será que virá juizo?  _lool_

Para poupar é a CBF ou nada maisse não desse nesse modelo mais nenhum daria.
É um modelo sempre com procura e mesmo com esses km com histórico todo , não será difícil a sua venda

Marco, talvez não tenha sido muito explicito. A cbf já foi...