Marcas de Maxiscooters => SYM => Mecânica => Tópico iniciado por: rodrigues1 em 18 de Março de 2013, 22:42

Título: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: rodrigues1 em 18 de Março de 2013, 22:42
Este Domingo não me apeteceu sair de casa, e como não consigo estar parado, resolvi fazer eu a revisão á transmissão da minha GTS agora com 12.300 kms.

E se bem o pensei, mais depressa o fiz, já tinha mudado a vela, óleo do motor e transmissão e filtro do ar, só faltava mesmo a Transmissão.

Como me borrifei para a garantia, pensei que quanto mais depressa aprender a mexer na GTS, mais prática adquiro para de futuro me sentir mais á vontade na manutenção.

Já o tinha feito em Motas de caixa que tive, mas nunca em Scooter com CVT

Embora seja habilidoso, não me considero de forma alguma um mecânico de Motas, o vídeo que fiz serve apenas para demonstrar que com alguma habilidade poupamos muito dinheiro nas futuras revisões, e acima de tudo sei o material que ponho.

Como irão ver, é tudo material de origem, com 12300 kms e praticamente sem desgaste.



Abraço
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: interceptor em 18 de Março de 2013, 22:54
excelente, muito esclarecedor _pol_
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: goncalo em 18 de Março de 2013, 23:03
Muitos parabens pelo bom video e pela partilha do conhecimento : ) _palmas_

Abraços
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: Sapiens21 em 18 de Março de 2013, 23:34
Além do gosto pelo campismo, estou a ver que temos aqui um habilidoso nas maxis.  _pol_

Gostei de ver o cuidado e a calma na execução de modo a que ficasse tudo bem registado e perceptível por parte de quem assistisse ao vídeo.
Muito boa partilha companheiro!  _pol_
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: José em 18 de Março de 2013, 23:42
 _palmas_ _palmas_ _palmas_ Já tenho mecânico,  _lol_ _lol_
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: André Rocha em 18 de Março de 2013, 23:49
Ah grande rodrigues...

É assim mesmo..

Gostei particularmente da chave "adaptada"...

Costuma-se dizer: Quem não tem cão....
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: luisfilipex em 19 de Março de 2013, 00:01
Excelente  _pol_
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: Tormentinha em 19 de Março de 2013, 11:27
Boas.

Bom post e muito bem explicadinho.... _pol_ apenas uma observação quando não temos a chave  dinamométrica poderemos sempre com 1 bom marcador de cor  _slb_  _lol_ ou outra bem visivel marcar a porca junto ao variador e embraiagem antes de a ter desapertado.pois quando for a altura do aperto temos sempre o ponto de referencia desde o ultimo aperto original.

 scooter_
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: rodrigues1 em 19 de Março de 2013, 12:08
Citar
Boas.

Bom post e muito bem explicadinho....  apenas uma observação quando não temos a chave  dinamométrica poderemos sempre com 1 bom marcador de cor     ou outra bem visivel marcar a porca junto ao variador e embraiagem antes de a ter desapertado.pois quando for a altura do aperto temos sempre o ponto de referencia desde o ultimo aperto original.

Bem pensado companheiro, mas acontece que há sempre dilatação da rosca quando sujeita a esforço ao desapertar e nunca vai ficar no mesmo sítio depois de apertado.

Convém ter sempre uma chave Dinamométrica á mão, amanhã vou já comprar uma

Abraço

Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: rodrigues1 em 20 de Março de 2013, 12:17
Hoje fui a uma loja na ideia de comprar uma Chave Dinamométrica de 20 a 100 Nm no mínimo, e quando me pediram 70 aérios  _confuso_  foi direta para a prateleira outra vez, é muito caro para ser usada uma vez por ano.

Abraço
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: Cromix em 20 de Março de 2013, 12:25
Hoje fui a uma loja na ideia de comprar uma Chave Dinamométrica de 20 a 100 Nm no mínimo, e quando me pediram 70 aérios  _confuso_  foi direta para a prateleira outra vez, é muito caro para ser usada uma vez por ano.

Então pensei no seguinte  _pensador_ 

Como a porca da poli mais pequena precisa de 8,5 a 10,5 Kgf-m ( considerando + ou - 9 Kgf-m dá 88 Nm ) e a maior 5 a 6 Kgf-m ( 56 Nm ) segundo o manual, vou arranjar um tubo de ferro com um metro de comprido que se adapte na chave de aperto normal e depois na ponta coloco os pesos respetivos, pode ser um bidão de 10 litros onde iremos vazar água até ter o peso que precisamos ou arranjar os pesos certos que se guardam apenas para essa função.

1 Kgf-m quer dizer: Um Kilograma Força por metro, ou seja uma chave com um metro de comprido terá de exercer um kilo de força na ponta da chave na horizontal em relação á porca, quando já não descer mais está apertado  _pol_

Como alguns manuais só especificam Nm de Torque usa-se a conversão para Kgf-m ou seja 9,807 Nm = 1 Kgf.m, por exemplo 50 Nm : 9.807 = 5 Kgf-m ( 5 Kg por metro de comprimento da chave.

Só compensa o investimento numa chave dinamométrica se for usada muitas vezes, a que custa 70 € é de 20 a 100 Nm chegando a custar muito mais consoante os Nm

Tudo o que escrevi foi em função de pesquisas na Net, não sou engenheiro  _Rolley_

Abraço

O Lidl volta não volta, tem as mesmas por 40-50€
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: Barradas em 20 de Março de 2013, 19:27
Grande mecânico.
Quando houver outro evento ja temos o mecânico de serviço _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _mau_
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: rodrigues1 em 20 de Março de 2013, 19:52
Citar
Grande mecânico.
Quando houver outro evento ja temos o mecânico de serviço 

Nem penses....quero dormir descansado  _lol_ _lol_
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: rodrigues1 em 22 de Março de 2013, 12:10
Como nunca gostei de brincar em serviço, hoje comprei uma chave dinamométrica nova.

Dá perfeitamente para o que quero, tem um torque de 19 a 110 Nm, o suficiente para todas as peças da GTS

Um vizinho aqui mesmo ao lado é mecânico da Mercedes á muitos anos e tem uma oficina ao lado da casa, na qual trabalha de noite e fins de semana,  como não gosto de pedir ( nem que me peçam )  _Rolley_ ferramentas profissionais, ontem fui falar com ele e perguntei qual a importância dos apertos com a Chave Dinamométrica.

Resposta:
Se o local da porca está sujeito a dilatação devido ao calor e não for apertado segundo as normas do construtor pode ocasionar empenos no eixo da Polie se for apertado demasiado, e se for apertado com pouca força cria folga depois de arrefecer.

Pode inclusive saltar a porca por desgaste da rosca devido ao aperto demasiado, se o eixo resistir primeiro ao empeno.

Em zonas frias não necessita de chave.

Falei nas porcas das rodas dos carros que são apertadas até mais não, disse que não há problema por que o calor é distribuido por 4 ou mais porcas.

Fiquei a pensar no assunto e lá foram mais uns aérios
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: interceptor em 22 de Março de 2013, 13:24
Rodrigues quanto é que custou a chave?
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: rodrigues1 em 22 de Março de 2013, 15:08
Citar
Rodrigues quanto é que custou a chave?

Custa 89,00 € mas ficou em 75,65 €  com desconto de 15% onde normalmente compro as ferramentas.

Sem dúvida que fez a diferença, como apertei as Polies a olho, antes de desapertar para voltar a apertar com a chave  marquei a posição da porca com um marcador e depois de apertar com a chave dinamométrica nenhuma coincidiu com a marca.

Ficaram ambas antes da marca ou seja tinha apertado demais as duas porcas.

Faz-me confusão ver apertar com chave pneumática, também tenho uma e tem 4 calibrações dependendo apenas do tamanho da porca, desconheço se existem com escala em Nm.

Nunca andaria descansado, o investimento será amortizado brevemente, até porque tenho mais dois carros e duas Bikes, vai ser usada mais vezes de certeza.

Abraço



Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: Sapiens21 em 23 de Março de 2013, 17:12
Custa 89,00 € mas ficou em 75,65 €  com desconto de 15% onde normalmente compro as ferramentas.

Já ouvi falar por diversas vezes na chave dinanométrica, mas sem dúvida que nunca me passou pela cabeça que o preço andasse nessa ordem de valores. MAs se dizes que o investimento será amortizado, tanto melhor!
Sobre as respostas que te foram dadas pelo teu vizinho, nota-se que está no ramo certo e faz todo o sentido aquilo que te disse!  _pol_
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: rodrigues1 em 23 de Março de 2013, 20:18
Citar
Já ouvi falar por diversas vezes na chave dinanométrica, mas sem dúvida que nunca me passou pela cabeça que o preço andasse nessa ordem de valores. MAs se dizes que o investimento será amortizado, tanto melhor!
Sobre as respostas que te foram dadas pelo teu vizinho, nota-se que está no ramo certo e faz todo o sentido aquilo que te disse!

E é das mais baratas, quanto mais Torque mais cara fica, tem chaves a 400 €

Vi algumas no Olx e Ebay mais em conta mas tive receio que viessem desequilibradas.

Vai ser um bom investimento, porque além da GTS, brevemente os meus dois carros vão começar a dar mais problemas, já mudei o Radiador, Alternador que foi difícil porque tive de elevar um pouco o motor devido ás tubagens do ar condicionado, e sou eu que mudo o óleo e o líquido de refrigeração, etc etc....e com um mecânico aqui mesmo ao lado  _Rolley_

Mas faço isso porque gosto, quando criança desmontava tudo só para ver como funcionava, o pior era a montar tudo outra vez  _lol_

Ao dar o torque recomendado sei que estou a contribuir para a longevidade do material o que é sempre positivo.


Citar
No Ebay encontram-se umas usadas em bom estado e preco, por exemplo esta foi vendida por 21£:


http://www.ebay.co.uk/itm/151012598521?ssPageName=STRK:MEWAX:IT&_trksid=p3984.m1423.l2649


Geralmente as melhores para trabalhar com a mecanica das Maxi sao as com encaixe de 1/2 polegada 

Companheiro não consegui ver qual o Torque,  _pensador_  da chave, pelo preço deve ser fraquinha, uma chave Micrométrica consegue ser mais cara que uma Dinamométrica, chegam a custar 300 € com torque de apenas 5 a 25 Nm, chegando aos Mil e tal € são usadas para apertos milimétricos de precisão, daí o nome da Chave

A minha é de 1/2 polegada. e veio com adaptador para 3/8 ( oferecido ) _pol_

Não confundam Milimétrica com Dinamométrica  _careta_

Abraço

Ps: Desculpem o lapso, é ao contrário ( A minha é de 3/8 polegada. e veio com adaptador para 1/2 ( oferecido )
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: Cromix em 23 de Março de 2013, 21:01

Companheiro não consegui ver qual o Torque,  _pensador_  da chave, pelo preço deve ser fraquinha, uma chave Micrométrica consegue ser mais cara que uma Dinamométrica, chegam a custar 300 € com torque de apenas 5 a 25 Nm, chegando aos Mil e tal € são usadas para apertos milimétricos de precisão, daí o nome da Chave

A minha é de 1/2 polegada. e veio com adaptador para 3/8 ( oferecido ) _pol_

Não confundam Milimétrica com Dinamométrica  _careta_

Abraço

Aqui vai mais info: Draper 30357 Micrometer Adjustment Torque Wrench (http://www.amazon.co.uk/Draper-30357-Micrometer-Adjustment-Torque/dp/B0001K9S52/ref=pd_sxp_f_i)

Esta é nova, e não parece assim tão fraquinha.
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: rodrigues1 em 23 de Março de 2013, 21:28
Citar
Aqui vai mais info: Draper 30357 Micrometer Adjustment Torque Wrench

Esta é nova, e não parece assim tão fraquinha.

Concordo contigo Cromix, pode haver mais em conta, falta os portes para 1 Kilo, mas se tiveres problemas com a chave como fazes ? devolves sem pagar os portes ?

A marca também conta, procura preços da marca Macfer
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: Cromix em 23 de Março de 2013, 21:33
Concordo contigo Cromix, pode haver mais em conta, falta os portes para 1 Kilo, mas se tiveres problemas com a chave como fazes ? devolves sem pagar os portes ?

A marca também conta.

A entrega é gratuita dado que é uma enconmenda superior 25£. Se tiveres problemas com a chave tens as mesmas soluções que tens a comprar numa loja.

Compro imensas coisas do amazon, das que tive problemas, resolveram sem stress. E sem custos extras.

E por 36€, uma chave com qualidade para usar 2 ou 3 vezes ao ano, nova, com garantia. Parece-me bem :)
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: Vaporeon em 23 de Março de 2013, 21:38
Ou entao fazem como eu,compram onde comprei e voltarei a ir comprar e ele nunca me levou mao de obra cara...pode estar 2 horas de volta dela ou um dia que so me leva 4 euros  _pt_
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: rodrigues1 em 23 de Março de 2013, 21:42
Citar
A entrega é gratuita dado que é uma enconmenda superior 25£. Se tiveres problemas com a chave tens as mesmas soluções que tens a comprar numa loja.

Compro imensas coisas do amazon, das que tive problemas, resolveram sem stress. E sem custos extras.

E por 36€, uma chave com qualidade para usar 2 ou 3 vezes ao ano, nova, com garantia. Parece-me bem

E não vou usar só 2 a 3 vezes por ano, como afirmei atrás, tenho mais dois carros e possívelmente vai ser usada mais vezes

Sempre desconfiei de ferramentas baratas.

No entanto agradeço as sugestões apresentadas  _pol_

Abraço

Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: santos466 em 20 de Fevereiro de 2014, 15:19
Excelente video!!!!  E é bom para demonstrar o funcionamento da transmissão para quem nunca viu!  _palmas_
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: _AXE_ em 20 de Fevereiro de 2014, 16:30
Excelente video!!!!  E é bom para demonstrar o funcionamento da transmissão para quem nunca viu!  _palmas_

Que video ???

Eu não consigo ver nada ....diz


Este vídeo está indisponível.

Pedimos desculpa.


 _Zang_ _Zang_ _Zang_

Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: José em 21 de Fevereiro de 2014, 00:25
Bem elucidativo,  _palmas_ _palmas_ :))
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: Manuel Tiagos em 21 de Fevereiro de 2014, 13:56
Espectáculo..! assim qualquer um consegue mudar a corrente. A engenhoca da chave é uma optima ideia. Agora teho uma duvida. No aperto das porcas, não tem que haver uma força certa..!? desculpem a ignorancia, mas como falavam da chave dinamométrica para aperto, fiquei na duvida se o aperto a olhómetro é o correcto para o funcionamento do sistema _convivio_
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: Rodrigues1 em 21 de Fevereiro de 2014, 14:59
Citar
Espectáculo..! assim qualquer um consegue mudar a corrente. A engenhoca da chave é uma optima ideia. Agora teho uma duvida. No aperto das porcas, não tem que haver uma força certa..!? desculpem a ignorancia, mas como falavam da chave dinamométrica para aperto, fiquei na duvida se o aperto a olhómetro é o correcto para o funcionamento do sistema

Quando se trata de peças componentes de um motor que sofrem dilatações é sempre um risco apertar a olhómetro  _confuso_ como afirmas

Por minha conta e risco preferi comprar a chave dinamométrica e seguir as indicações de fábrica
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: Manuel Tiagos em 24 de Fevereiro de 2014, 10:33
Bem me parecia que a olhòmetro, é um risco. O risco cresce ainda mais, quando é feito por um curioso, porque o aperto assim, fica á medida da força de cada um, logo é quase impossivel ter a noção da foça a aplicar sem um ponto em referencia . No entanto fica o brico e a informação para aqueles que tentam substituir-se a uma ferramenta de precisão. Obrigado pelo esclarecimento .  _convivio_

Um abraço.
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: Pianoman em 24 de Fevereiro de 2014, 11:39
Uma maneira de aplicar a força recomendada para quem não tem chave dinamométrica é fazer um risco, com um marcador, que apanhe a porca e a superfície onde a porca aperta, antes de retirar.

Ao voltar a montar, os dois riscos devem coincidir.


Abraço.
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: Manuel Tiagos em 24 de Fevereiro de 2014, 13:50
"Quem não sabe, é como que não ver"
De facto, é uma forma perfeita de aplicar a força pretendida, no aperto da porca, uma vez que existe um espaço entre o minimo e maximo de aperto. Estamos sempre a aprender.  _convivio_ Obrigado pela dica

Um abraço e boas curvas
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: Rodrigues1 em 25 de Fevereiro de 2014, 10:12
Citar
Uma maneira de aplicar a força recomendada para quem não tem chave dinamométrica é fazer um risco, com um marcador, que apanhe a porca e a superfície onde a porca aperta, antes de retirar.

Ao voltar a montar, os dois riscos devem coincidir.

É um bom ponto de vista mas não confies muito na fiabilidade dessa forma de acerto porque entretanto houve dilatação desde a montagem na fábrica

Abraço
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: Manuel Tiagos em 25 de Fevereiro de 2014, 15:02
Claro. Utilizar o olhómetro não é o mesmo que utilizar uma ferramenta de precisão. No entanto, não me parece que aquelas porcas de aperto, estejam sujeitas a tanto calor, que provoque a dilatação. Será um raciocinio logico..!? _convivio_

Um abraço

Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: Rodrigues em 20 de Junho de 2014, 22:33
Boas companheiros

Fui forçado a editar este tópico retirando todas as medidas de torque de aperto das porcas e porquê ?

Porque cada vez ando mais baralhado com os manuais de serviço da Sym que por aí proliferam na Net.

Tenho lido montes deles e alguns divergem nas referências que dizem respeito a medidas e níveis principalmente no que diz respeito á Gts 125 após 2010.

Hoje, aproveitando uma pausa no trabalho e porque se aproximam as férias desmontei a transmissão para verificar o seu estado e verificar os níveis de desgaste com 18.000 kms, parecem poucos mas foram feitos praticamente de verão e com passeios de longas horas seguidas.

Roletes: 18 mm diâmetro x 14 mm, ou seja sem desgaste uma vez que as medidas são as de origem.

No entanto, apesar dos roletes não apresentarem desgaste, a zona metálica do variador onde deslizam os Roletes vai gastando e um dia terá forçosamente de levar um novo.

Veio da transmissão sem aumento da folga normal que já trazia, ou seja ao rodarem a roda no ar com a mão nota-se uma pequena folga ou zona morta dos carretos.

Ferodo da Embreagem com 4,75 mm espessura, sendo a de origem com 5,5 mm, gastou 0,75 mm em 18.000 kms,.. nada mau.

Correia sem sinais de degradação nem frisuras, mantendo a flexibilidade, limpo a caixa e a correia com alguma regularidade, o pó do ferodo da embreagem é como lixa, contribui para o desgaste da correia.

Medidas originais: 19,5 x 9 x 818 mm
Medidas tiradas: 19 x 9 x 818 mm ( comprimento tirado com Curvímetro de precisão, e espessuras com peclise digital )

Houve apenas um pequeno desgaste lateral de 0,5 mm

Mas aqui é que a porca torce o rabo,.. _pensador_

Então não é que pensava comprar uma na Eurocorreias, quando esta estivesse nas lonas, mas no catálogo na linha da Gts 125 tem medidas completamente diferentes; 9 x 9 x 800  _pensador_

Procurando melhor verifiquei que umas linhas mais abaixo estão as mesmas medidas do comprimento mas para a Sym Jet 4 e mais algumas mas de cilindradas de 150, 180 e 200

Se por acaso tivesse comprado a correia mencionada pela Eurocorreias  e a montasse ficaria com mais velocidade ponta mas menos força nas subidas sem me aperceber porquê, uma vez que é 18 mm mais curta.

Este caso fez-me recordar quando o Veiga comprou uma da Bando na Eurocorreias e reparou ser mais curta quando a colocou ao lado da original, não sei se recordam mas depois escreveu que as rotações baixaram, a velocidade máxima aumentou mas no arranque teve uma ligeira perda.

Estes factos juntamente com os binários de aperto das porcas com divergências nos manuais fizeram-me chegar á conclusão que quando precisar de peças serão sempre de origem pois tenho a certeza que virão com as medidas exatas.

Quanto ás medidas dos apertos das porcas das Polis já me informei em fonte segura e felizmente não andavam muito longe das que tinha postado no meu tópico, e já fez 6000 kms desde o último aperto sem problemas nenhuns.
No entanto como tinha desmontado tudo voltei a apertar com as medidas corretas.

A partir de agora não vou mencionar mais nenhuma medida a fim de não me responsabilizar por danos causados em terceiros por seguirem as minhas instruções.
 
Isso é um critério que deixo á responsabilidade de cada um, imaginem que esta fonte que julgo segura, está errada, provocando danos nas montadas dos companheiros por eventualmente seguirem as minhas instruções, seria catastrófico para vocês e naturalmente para mim também.

Desta forma, se por acaso acontecer um imprevisto na minha Gts será da minha inteira responsabilidade sem prejudicar ninguém.

Continuarei a postar filmes e fotos de como se faz, pois gosto de ajudar, mas deixo as medidas á vossa responsabilidade.

Abraço e boas curvas





Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: scooteraddict em 21 de Junho de 2014, 00:03
@ Rodrigues,
A correia vendida pela Eurocorreias para a GTS (refª 1B01HNA01) tem as medidas de 19,5x10x800 e não as que estão indicadas na página da Eurocorreias. Foi um erro de introdução de dados de quem fez o catálogo ;)
Informação que me foi prestada pela própria Eurocorreias

Podes informar como sabes as medidas correctas da correia?
Se achares preferível a fim de evitar confusões ou pôr alguém em cheque envia MP
A minha não tem as medidas gravadas :(
Nos manuais a que tive acesso falam em 19mm de largura, mas curiosamente há muitos sites Franceses que apresentam a Bandoo 1B01HNA01 como a refª correcta para a GTS 125.
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: Rodrigues em 21 de Junho de 2014, 13:24
Citar
A correia vendida pela Eurocorreias para a GTS (refª 1B01HNA01) tem as medidas de 19,5x10x800 e não as que estão indicadas na página da Eurocorreias. Foi um erro de introdução de dados de quem fez o catálogo ;)

Foi precisamente por este e muitos mais erros de introdução de quem compõe os catálogos que deixei de mencionar medidas nos meus tópicos.
A correia da minha Gts de 2011, mede 818 mm de comprimento, atenção que o ano e mês de fabrico tem muita importância, como é possível terem a correia com 800 mm  _pensador_

Por estes motivos só compro material de origem e menciono sempre o ano de fabrico.

Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: scooteraddict em 21 de Junho de 2014, 17:05
...atenção que o ano e mês de fabrico tem muita importância...Por estes motivos só compro material de origem e menciono sempre o ano de fabrico.

Companheiro Rodrigues então desejo-te boa sorte na compra (sem qq ironia) porque o Importador SYM só vende uma correia para a GTS 125 EVO, independentemente do ano, mês, ou mesmo do facto de ser, ou não ser, de injecção _Rolley_
Ou as correias de origem das EVO são todas iguais... ou se não são, passam a sê-lo... depois da 1ª muda _Rolley_.
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: Rodrigues em 23 de Junho de 2014, 10:32
Se o importador não tem, mando vir com a ajuda deste Site  http://www.moraco.fr/shop/intern/content.php?contid=5&mod=article&grp=72&did=14847

Como podem ver na foto abaixo a referência é a mesma da correia original, não tolero que me imponham um produto que não pretendo

(https://lh4.googleusercontent.com/-X1_rJTACu2w/U6fwP76gKiI/AAAAAAAAA0c/XoS6gZ1OAZU/w634-h845-no/20140219_111644.jpg)


Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: RCEu em 23 de Junho de 2014, 12:41
Excelente video.


Para quem sabe e tem espaço para estas coisas é muito bom.


Parabéns
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: scooteraddict em 23 de Junho de 2014, 14:49
não tolero que me imponham um produto que não pretendo
Não toleras tu nem tolera ninguêm e por isso é que te alertei. Pareceu-me que neste caso dizer ou fazer isto:
só compro material de origem e menciono sempre o ano de fabrico.
poderia não ser a melhor opção.

Se soubesse que andavas à procura da correia "lá fora" tinha-te poupado algum trabalho...
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: Rodrigues em 23 de Junho de 2014, 16:27
Tanto trabalho para nada,.. _martelada_

A JPM motos onde comprei a Gts ainda tem correia de origem com as mesmas medidas, andei á procura da correia noutro lado porque houve um mal entendido da minha parte  _corado_

Vou lá amanhã comprar, custa 60 € já com iva, embora ainda não precise de ser mudada, mas só para prevenir. não vá esgotar e os importadores passarem a colocar todas com a mesma medida

PS: Só compro o material para a Gts na JPM motos nosso Parceiro
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: scooteraddict em 23 de Junho de 2014, 16:48
Antes assim. O que interessa é que fiques com a correia certa _pol_

Eu não sei se o importador (RedMoto) tem essa correia ou outra...o que sei é que só tem uma referência para as GTS EVO, sejam elas de que ano forem...injecção ou carburador...

O que é estranho é que em França para alguns modelos de GTS a indicada é a refª de que falei (a da Eurocorreias), ora se as medidas desta não são iguais ás tuas, algo nos diz que deveria existir mais do que uma refª...
Enfim...coisas á SYM _thumbdown_
 _martelada_ _martelada_ _martelada_
Já tive motos de outras marcas e nunca tive estes problemas.
Só para ficares com uma ideia o importador recusou-se a dar-me o plano de manutenção da minha GTS...e sim estou a falar na porcaria do plano de manutenção, não estou a falar no manual técnico.
O meu livro do utilizador (em Inglês) não trazia plano de manutenção. E os concessionários tem uma interpretação "muito especial" do mesmo...por isso quiz saber qual o plano de manutenção aconselhado pelo fabricante. Expliquei tudo isto e nem assim _martelada_ _martelada_ _martelada_
Tanta coisa, tanto segredo e nas novas GTS o plano vem no manual do utilizador com a moto e pode ser consultado no site oficial. Já nas anteriores à minha tb vinha.
Á conta desta e de outras do género já perderam 2 ou 3 clientes...e vão perder mais _Rolley_
Chega de off-topic ;)
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: mauricius em 23 de Junho de 2014, 18:08
Viva Companheiros

Tanta coisa por causa de uma simples correia, ainda não percebi bem o objectivo disso. Bem já vi que cada um tem as suas ideias e isso não as vou discutir, mas entre dar 65 aerios + iva por uma correia normal de marca para a gts e 30 aerios por uma correia reforcada a kevlar (Eurocorreias) eu optei pela 2 e digo-vos estou satisfeito, já foi a revisão dos 12000 km e não implicaram com isso e conheco muitos mais companheiros com a correia dos 30 aerios e só oico falar bem dela.
Cada um é dono da sua carteira mas se pudermos poupar uns euritos porque não....  _palmas_
Falar da correia reforcada a kevlar é a mesma coisa do que falar do filtro de rendimento para a gts, pois o original é de papel e custa cerca de 18 aerios e dá para 6000 a 12000 km consoante onde andarem, o filtro de rendimento custa cerca de 27 aeriso vindo dos chinocas e dá para 100000 km. Qual é a vantagem? EUROS e muitos mais Kms....

Bem cada cabeca a sua sentenca

Boas Curvas   scooter_
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: scooteraddict em 23 de Junho de 2014, 18:27
Viva Companheiros

Tanta coisa por causa de uma simples correia, ainda não percebi bem o objectivo disso. Bem já vi que cada um tem as suas ideias e isso não as vou discutir, mas entre dar 65 aerios + iva por uma correia normal de marca para a gts e 30 aerios por uma correia reforcada a kevlar (Eurocorreias) eu optei pela 2 e digo-vos estou satisfeito, já foi a revisão dos 12000 km e não implicaram com isso e conheco muitos mais companheiros com a correia dos 30 aerios e só oico falar bem dela.
Cada um é dono da sua carteira mas se pudermos poupar uns euritos porque não....  _palmas_
Falar da correia reforcada a kevlar é a mesma coisa do que falar do filtro de rendimento para a gts, pois o original é de papel e custa cerca de 18 aerios e dá para 6000 a 12000 km consoante onde andarem, o filtro de rendimento custa cerca de 27 aeriso vindo dos chinocas e dá para 100000 km. Qual é a vantagem? EUROS e muitos mais Kms....

Bem cada cabeca a sua sentenca

Boas Curvas   scooter_

Mauricius,
Só uma achegazinha:
A de marca custa 56€ IVA incluido e tb é reforçada com kevlar.
O problema aqui não é o dinheiro. É o tamanho da correia...estavas desatento ;)
O tamanho da correia não é importante para ti mas é para outras pessoas...não somos todos iguais ;)
Ainda bem que estás satisfeito com a correia que compras-te.
O  Rodrigues está a tentar ficar satisfeito com uma que irá comprar ;)
Eu vou tentando ajudar da mesma forma que gostaria de ser ajudado. E tambem estou satisfeito por causa disso ;)
Tanta "satisfação" _lol_
Boas curvas
PS-O filtro em papel para a GTS costumo compra-lo por 7 € _Rolley_. O teu de rendimento custa 27 mas não disses-te quanto custa o liquido de manutenção que tens de utilizar nesses 100000km...mas não interessa...o que interessa é estejas satisfeito ;)
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: Rodrigues em 23 de Junho de 2014, 18:58
 _lol_ _lol_ _lol_

Quando acabarem com os Off Topic está na altura de trocar de correia  _lol_ _lol_ _lol_

Brincadeiras á parte, de facto só estava baralhado com as dimensões das correias mencionadas pela Eurocorreias e alguns manuais que não correspondiam com a que veio de origem na Gts, que até é muito boa reforçada a Kevlar com 18000 kms ainda está em ótimo estado, sem gretas nenhumas e pouquíssimo desgaste em grande parte devido ao meu tipo de condução descontraída e limpeza periódica da caixa do Variador.

Esqueçam por agora a correia, quando tiver de trocar e fizer a próxima revisão ao Variador exponho novo filme e fotos mais completo e já com a certeza dos apertos medidas etc.

De qualquer forma agradeço todas as opiniões e atenção dispensada ao tópico é para isso que estamos aqui  _pol_

Abraço e boas curvas

Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: jagmonteiro em 25 de Junho de 2014, 16:48
Boas companheiros

Fui forçado a editar este tópico retirando todas as medidas de torque de aperto das porcas e porquê ?

Porque cada vez ando mais baralhado com os manuais de serviço da Sym que por aí proliferam na Net.

Tenho lido montes deles e alguns divergem nas referências que dizem respeito a medidas e níveis principalmente no que diz respeito á Gts 125 após 2010.

Hoje, aproveitando uma pausa no trabalho e porque se aproximam as férias desmontei a transmissão para verificar o seu estado e verificar os níveis de desgaste com 18.000 kms, parecem poucos mas foram feitos praticamente de verão e com passeios de longas horas seguidas.

Roletes: 18 mm diâmetro x 14 mm, ou seja sem desgaste uma vez que as medidas são as de origem.

No entanto, apesar dos roletes não apresentarem desgaste, a zona metálica do variador onde deslizam os Roletes vai gastando e um dia terá forçosamente de levar um novo.

Veio da transmissão sem aumento da folga normal que já trazia, ou seja ao rodarem a roda no ar com a mão nota-se uma pequena folga ou zona morta dos carretos.

Ferodo da Embreagem com 4,75 mm espessura, sendo a de origem com 5,5 mm, gastou 0,75 mm em 18.000 kms,.. nada mau.

Correia sem sinais de degradação nem frisuras, mantendo a flexibilidade, limpo a caixa e a correia com alguma regularidade, o pó do ferodo da embreagem é como lixa, contribui para o desgaste da correia.

Medidas originais: 19,5 x 9 x 818 mm
Medidas tiradas: 19 x 9 x 818 mm ( comprimento tirado com Curvímetro de precisão, e espessuras com peclise digital )

Houve apenas um pequeno desgaste lateral de 0,5 mm

Mas aqui é que a porca torce o rabo,.. _pensador_

Então não é que pensava comprar uma na Eurocorreias, quando esta estivesse nas lonas, mas no catálogo na linha da Gts 125 tem medidas completamente diferentes; 9 x 9 x 800  _pensador_

Procurando melhor verifiquei que umas linhas mais abaixo estão as mesmas medidas do comprimento mas para a Sym Jet 4 e mais algumas mas de cilindradas de 150, 180 e 200

Se por acaso tivesse comprado a correia mencionada pela Eurocorreias  e a montasse ficaria com mais velocidade ponta mas menos força nas subidas sem me aperceber porquê, uma vez que é 18 mm mais curta.

Este caso fez-me recordar quando o Veiga comprou uma da Bando na Eurocorreias e reparou ser mais curta quando a colocou ao lado da original, não sei se recordam mas depois escreveu que as rotações baixaram, a velocidade máxima aumentou mas no arranque teve uma ligeira perda.

Estes factos juntamente com os binários de aperto das porcas com divergências nos manuais fizeram-me chegar á conclusão que quando precisar de peças serão sempre de origem pois tenho a certeza que virão com as medidas exatas.

Quanto ás medidas dos apertos das porcas das Polis já me informei em fonte segura e felizmente não andavam muito longe das que tinha postado no meu tópico, e já fez 6000 kms desde o último aperto sem problemas nenhuns.
No entanto como tinha desmontado tudo voltei a apertar com as medidas corretas.

A partir de agora não vou mencionar mais nenhuma medida a fim de não me responsabilizar por danos causados em terceiros por seguirem as minhas instruções.
 
Isso é um critério que deixo á responsabilidade de cada um, imaginem que esta fonte que julgo segura, está errada, provocando danos nas montadas dos companheiros por eventualmente seguirem as minhas instruções, seria catastrófico para vocês e naturalmente para mim também.

Desta forma, se por acaso acontecer um imprevisto na minha Gts será da minha inteira responsabilidade sem prejudicar ninguém.

Continuarei a postar filmes e fotos de como se faz, pois gosto de ajudar, mas deixo as medidas á vossa responsabilidade.

Abraço e boas curvas


Amigo Rodriguez, tens toda a razao pois meti eurocorreias e realmente a mota perdeu arranque sou um bom exemplo do que esta exposto. Comprei hoje a original e as me did as de origen para a sym 125 gts ano de janeiro 2010 a dezembro de 2013 referencia 23100-hna-0000 ou 0001 part number 1b01hna01 para nao have duvidas contei um a um e comparei os tacos que cada uma tem exactamente 79 tacos se assim podemos chamar. As medidas que vem no saco original e 803*19.5*28, portanto penso que eurocorreias e mais curta 3mm. Obrigado pell teu esclarecimento que me foi muito until e aqui FICA mais informacao para os restantes. ABRACO
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: Rodrigues em 25 de Junho de 2014, 16:58
Citar
Amigo Rodriguez, tens toda a razao pois meti eurocorreias e realmente a mota perdeu arranque sou um bom exemplo do que esta exposto. Comprei hoje a original e as me did as de origen para a sym 125 gts ano de janeiro 2010 a dezembro de 2013 referencia 23100-hna-0000 ou 0001 part number 1b01hna01 para nao have duvidas contei um a um e comparei os tacos que cada uma tem exactamente 79 tacos se assim podemos chamar. As medidas que vem no saco original e 803*19.5*28, portanto penso que eurocorreias e mais curta 3mm. Obrigado pell teu esclarecimento que me foi muito until e aqui FICA mais informacao para os restantes. ABRACO

Obrigado companheiro jagmonteiro pelo teu esclarecimento, é precisamente essa questão que pretendia alertar  _pol_

Se com 3 mm a menos já te queixas de menos arranque, a minha Gts 125i de 2011 trás correia com 815 mm, imaginem colocar uma com 800 mm menos 15 mm, tinha de empurrar primeiro e depois subir em andamento  _lol_
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: jagmonteiro em 26 de Junho de 2014, 17:03
Malta mais uma vez tenho que dar razao ao camarada rodrigues, nao fazendo papel de advogado do diabo obviamente. O que se pass a e que quando tentei adquirir a correia ORIGINAL SYM, e mediante as medidas que trazia qd foi fabricada com ref o numerous de serie escrito na propria correia terminava em 0000, contudo actualmente so e possivel adquirir Como medida unica ( informacao do importador ) com a ref. A terminar em 0001, dizendo que sao exactamente iguais e para todos is modelos 125 gts evo desde Jan 2010 a dez 2013, ironia ou nao!
Comparando visualmente parecem rigorosamente iguais mas nao podem ser !!!! Pois para tirar todas as minhas duvidas dei-me so trabalho de montar a nova, testar, e concluir de imediato que perdido capacidade de arranque, voltei a montar a velha e percebi que a so rolar o punho ja nao fazia poco entre as 5rpm e as 6rpm, portanto rodrigues, so concluo que tomaste a decisao correcta e gostava que o fabricante esclarecesse estate diferenca, pois contra factos nao ha argumentos.
Espero ter ajudado. Abraco a todos😁😁😁
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: mauricius em 26 de Junho de 2014, 17:43

PS-O filtro em papel para a GTS costumo compra-lo por 7 € _Rolley_. O teu de rendimento custa 27 mas não disses-te quanto custa o liquido de manutenção que tens de utilizar nesses 100000km...mas não interessa...o que interessa é estejas satisfeito ;)

Bem se puderes me dizer onde arranjas o filtro a esse preço, agradecia. Pois se fores ver no livros de revisões (aqui no forum) não há nenhum representante que meta o filtro por menos de 14€ + IVA nas revisoes oficiais da marca. Se somares 2 mais 2, 100000 km sem substitires filtro e só o lavando e lubrificando, pois a outra marca de liquidos que fazem a mesma função como já foi discutido aqui no forum, e há quem os lave com água e sabão e nao se queixam e não reclamaram, dá para comprar muitos filtros de rendimento..
Bem quanto a correia quando tirei a original (+-9500km já com algumas frisuras)verifiquei que não era de KEVLAR e quando me dirigi a um representante oficial da SYM e me pediram 54€ por outra correia e não era reforçada a KEVLAR, lá fui eu a Eurocorreias buscar a dita cuja. Ao principio notei um ligeiro abaixamento no arranque mas agora está tudo normal.
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: Rodrigues em 26 de Junho de 2014, 19:59
O companheiro "scooteraddict" também alertou e muito bem, afirmando que o importador só tem uma correia de medida única para as 125 como menciona abaixo.

Citar
Companheiro Rodrigues então desejo-te boa sorte na compra (sem qq ironia) porque o Importador SYM só vende uma correia para a GTS 125 EVO, independentemente do ano, mês, ou mesmo do facto de ser, ou não ser, de injecção _Rolley_
Ou as correias de origem das EVO são todas iguais... ou se não são, passam a sê-lo... depois da 1ª muda

O facto de o importador só ter uma correia não quer dizer que já não se fabrique.

Eu sabia que tinha tirado a medida á correia com 9000 kms por isso procurei até encontrar  _lool_

Medidas tiradas com 9000 kms   19,5 x 9 x 816 mm
Medidas tiradas com 18.000 kms  19 x 9 x 817 mm esticou ligeiramente e desgastou na largura 0,5 mm

Conclusão:
Suponho que desde a origem tivesse esticado 2 mm e desgastado 0,7 mm na largura, o que me leva a concluir com quase toda a certeza que as medidas rigorosas e originais são de 19,7 x 9 x 815, como mencionado pela marca Dayco, para mim conseguem ser melhores que a da Bando.

Podem ver aqui:
http://www.racing-planet.de/keilriemen-dayco-power-plus-fuer-sym-gts-joymax-joyride-tgb-xmotion-p-279499-1.html#.U6xqP_ldWSp

Com o Chrome traduz automáticamente

Agora colocar uma de 800 mm como alguns companheiros afirmam, faz-me confusão como não notaram diferença, ou se notaram, foi só no princípio enquanto não gastou como afirma o companheiro "mauricius"

Citar
Bem quanto a correia quando tirei a original (+-9500km já com algumas frisuras)verifiquei que não era de KEVLAR e quando me dirigi a um representante oficial da SYM e me pediram 54€ por outra correia e não era reforçada a KEVLAR, lá fui eu a Eurocorreias buscar a dita cuja. Ao principio notei um ligeiro abaixamento no arranque mas agora está tudo normal

Ganda confusão  _martelada_
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: Rodrigues em 07 de Julho de 2014, 12:46
Dando continuidade á questão das correias originais serem diferentes nas medidas vendidas por outras empresas aqui ficam algumas fotos da correia nova de origem, comprada com alguma antecedência pois ainda é cedo para mudar, foi só para prevenir o escoamento do stock.

Estive com algumas na mão sem virem com o selo da Sym,  coloquei em cima da original e todas eram mais curtas, inclusive da Bando.

As medidas mencionadas nas fotos vêm ao encontro do que tinha mencionado atrás.

Ficou em 50 € certos, preço para amigos  _Rolley_

Acham que compensa colocar outra correia só para poupar um euros ? por mim acho que não.

(https://lh3.googleusercontent.com/-fYlEOcBRC6I/U_MPqJkbV-I/AAAAAAAABG8/2c6TCn-PtWo/w1044-h587-no/DSC_0007.JPG)

(https://lh3.googleusercontent.com/-AOGcL2LFPHY/U_MPrSCsfuI/AAAAAAAABHE/p38ICo_gJDE/w1044-h587-no/DSC_0008.JPG)

(https://lh5.googleusercontent.com/-Xf2u6jHz0mY/U_MP6vnfufI/AAAAAAAABHs/KS2PzMq1lHU/w1044-h587-no/DSC_0009.JPG)
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: scooteraddict em 07 de Julho de 2014, 13:26
Dando continuidade á questão das correias originais serem diferentes nas medidas vendidas por outras empresas aqui ficam algumas fotos da correia nova de origem, comprada com alguma antecedência pois ainda é cedo para mudar, foi só para prevenir o escoamento do stock.

Estive com algumas na mão sem virem com o selo da Sym,  coloquei em cima da original e todas eram mais curtas, inclusive da Bando.

As medidas mencionadas nas fotos vêm ao encontro do que tinha mencionado atrás.

Ficou em 50 € certos, preço para amigos  _Rolley_

Acham que compensa colocar outra correia só para poupar um euros ? por mim acho que não.

(https://lh5.googleusercontent.com/-LZ7C6CHKn1s/U7m-nVDe00I/AAAAAAAAA7E/3RngPut2zr0/w1044-h587-no/Especifica%25C3%25A7%25C3%25B5es+da+Correia+-+5)

(https://lh3.googleusercontent.com/-v6xniN4L02A/U7m-nU38gFI/AAAAAAAAA6g/MeLoOeS348A/w1044-h587-no/Especifica%25C3%25A7%25C3%25B5es+da+Correia+-+1)

(https://lh6.googleusercontent.com/-NdIeSCcizNo/U7m-nQFbLVI/AAAAAAAAA6s/7I1511zVA4I/w1044-h587-no/Especifica%25C3%25A7%25C3%25B5es+da+Correia+-+2)

(https://lh4.googleusercontent.com/-5DSUaniTzOA/U7m-nZVZ3uI/AAAAAAAAA60/bne4ZfllxNE/w1044-h587-no/Especifica%25C3%25A7%25C3%25B5es+da+Correia+-+3)


A que é que chamas "de origem"?!!!!!....
Tens montada a 23100-HNA-0000 e compraste a 23100-HNA-0001
A referência não é a mesma...
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: Rodrigues em 07 de Julho de 2014, 14:00
Citar
A que é que chamas "de origem"?!!!!!....
Tens montada a 23100-HNA-0000 e compraste a 23100-HNA-0001
A referência não é a mesma...

Também chamei a atenção para esse pormenor, e gentilmente abriram a embalagem para eu medir a fim de confirmar se as medidas eram iguais ou mais aproximadas possível por mim tiradas á correia que veio com a minha Gts com apenas 1000 kms.

A Bando pode por as referências que quiser, se reparares na última foto que postei agora, mostra 803 mm e no entanto tem 817 mm de comprimento, medida por fora, nem sei o que é o número 28, nem sei como tiram a medida 803, ( será pela corda de Kevlar ? ) por dentro não é de certeza porque dá uma diferença de 70 mm + ou -

O que interessa fundamentalmente é a medida fornecida pela SYM á Bando para fabrico da correia para a Gts 125 e o facto de comprarmos de origem estamos convictos que a medida vem correta independentemente das letrinhas que vêm na etiqueta.

Não me perguntes porquê !...que eu também não sei,..só sei, que os manuais andam em guerra com tantas divergências, o facto é que tive nas minhas mãos várias correias da Bando, para a Gts 125 e todas elas eram mais curtas, mais grossas e mais finas.

Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: joaomsraposo em 07 de Julho de 2014, 14:07
Boa tarde companheiros,

Em primeiro lugar quero enviar um agradecimento ao companheiro Rodrigues  _palmas_ _palmas_ _palmas_ (que deixou de ser 1  _Rolley_ ) por todos estes esclarecimentos e dicas sobre as nossas "meninas" e também vários bricos para elas ( eu já fiz um corta vento, pelas dicas e que irei colocar no post certo ), eu gostava de perguntar se as correias das SYM GTS 125 Evo são todas iguais ou se conforme o ano de cada  scooter_  tem correias diferentes, esta pergunta é feita uma vez que ontem estive no Workshop de mecânica e assim que acabar a garantia da minha "menina" quem a vai acariciar sou eu   _pol_

Um abraço  _convivio_
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: Rodrigues em 07 de Julho de 2014, 14:23
Citar
Boa tarde companheiros,

Em primeiro lugar quero enviar um agradecimento ao companheiro Rodrigues  _palmas_ _palmas_ _palmas_ (que deixou de ser 1  _Rolley_ ) por todos estes esclarecimentos e dicas sobre as nossas "meninas" e também vários bricos para elas ( eu já fiz um corta vento, pelas dicas e que irei colocar no post certo ), eu gostava de perguntar se as correias das SYM GTS 125 Evo são todas iguais ou se conforme o ano de cada  scooter_  tem correias diferentes, esta pergunta é feita uma vez que ontem estive no Workshop de mecânica e assim que acabar a garantia da minha "menina" quem a vai acariciar sou eu   _pol_

Um abraço

Obrigado João  _pol_

Quero ver o corta vento  _lool_

Quanto à questão das correias serem todas iguais não te posso responder, por isso desmontei a correia da minha Gts para medir melhor a fim de comparar com outras antes de comprar.

Só posso afirmar que era a única que correspondia ás medidas, todas as outras sem a etiqueta da Sym estavam desfasadas.

Uma diferença na correia por mais pequena que seja nota-se nas prestações da Scooter

Eu pessoalmente compro tudo na JPM motos que colocam tudo ao meu dispor, se possível fosse até desmontavam uma Gts só para tirar dúvidas.

Abraço
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: scooteraddict em 07 de Julho de 2014, 14:33
Rodrigues tu é que disses-te que querias uma igual e que não suportavas que te tentassem impôr o que não era o correcto...ou qq coisa deste gênero...
Acho que o que interessa é que estejas satisfeito...mas as coisas são como são
Vale a pena relembrar aquilo que alguêm te tentou explicar:

O que se passa e que quando tentei adquirir a correia ORIGINAL SYM, e mediante as medidas que trazia qd foi fabricada com ref o numerous de serie escrito na propria correia terminava em 0000, contudo actualmente so e possivel adquirir Como medida unica ( informacao do importador ) com a ref. A terminar em 0001, dizendo que sao exactamente iguais e para todos is modelos 125 gts evo desde Jan 2010 a dez 2013, ironia ou nao!
Comparando visualmente parecem rigorosamente iguais mas nao podem ser !!!! Pois para tirar todas as minhas duvidas dei-me so trabalho de montar a nova, testar, e concluir de imediato que perdido capacidade de arranque, voltei a montar a velha e percebi que a so rolar o punho ja nao fazia poco entre as 5rpm e as 6rpm, portanto rodrigues...gostava que o fabricante esclarecesse estate diferenca, pois contra factos nao ha argumentos...
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: Rodrigues em 07 de Julho de 2014, 14:55
Citar
Rodrigues tu é que disses-te que querias uma igual e que não suportavas que te tentassem impôr o que não era o correcto...ou qq coisa deste gênero...
Acho que o que interessa é que estejas satisfeito...mas as coisas são como são
Vale a pena relembrar aquilo que alguêm te tentou explicar:

Queria uma igual em medida, até mencionei que preferia da Dayco que tem as medidas mais aproximadas, se a Bando não tivesse as medidas que pretendia

Sou exigente mas não tanto, não queria dizer que o rótulo teria de ser exatamente igual, nem sei como era o de origem pois a correia já vinha montada.

Pedi à Eurocorreias por email, informações mais pormenorizadas sobre as medidas reais da correia para a Gts sem serem as do catálogo pois poderiam estar erradas, e até hoje ainda estou á espera dessa medidas.

O facto do companheiro jagmonteiro, ter notado diferença no arranque é normal porque a correia á medida que se desgasta vai dando mais arranque e menos velocidade de ponta, e quando coloca a nova nota-se sempre uma ligeira diferença, mas não creio que tivesse havido diferença na medida da correia de origem só pelo facto de mencionar 0001 em vez de 0000, mas sim devido ao desgaste da correia.

O que interessa é que tenho na minha posse uma correia igual  _lool_

Se forem possuidores de uma Gts 125i modelo anterior, comprem á vontade com as medidas:

817 x 19,5 x 9 mm

PS: Exijam que desejam tirar medida para confirmar não se deixem levar pelo rótulo.


Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: Rodrigues em 05 de Setembro de 2014, 22:34
Acabei de mudar a correia  apesar de ainda estar em excelente estado era inevitável o desgaste lateral que passou de 19,5 para 18,7 com a consequente perda de velocidade de ponta.

Já andava a 100 encostado ao Red line

Agora só corta aos 130 no velocímetro.

Com a correia nova notei uma falta de vivacidade a subir, mas isso é normal, à medida que a correia fica mais fina ganha mais arranque e força com o inevitável perda de velocidade de ponta.
Mas eu prefiro assim porque baixou as rotações e em plano consegue-se uma velocidade superior sem estar sempre a olhar para o conta rotações.

Provavelmente o consumo irá baixar ainda mais dos normais 2,6

É impressionante como uns escassos 0,8 mm a menos faz tanta diferença.

Abraço

Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: nunompires em 10 de Setembro de 2014, 11:16
Faz sempre diferença. Com os  km aprendes a mudar a correia so a  olhar para o velocímetro. O meu exemplo se a minha gts as 5.000 rmp começar a bater nos 70 km  é hora de trocar. Pois nova ela as 5.000 rmp toca nos 80 km hora.


 _pol_


abraço
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: Rodrigues em 10 de Setembro de 2014, 13:58
Citar
Faz sempre diferença. Com os  km aprendes a mudar a correia so a  olhar para o velocímetro. O meu exemplo se a minha gts as 5.000 rmp começar a bater nos 70 km  é hora de trocar. Pois nova ela as 5.000 rmp toca nos 80 km hora

De facto já notava diferença, as rotações mais altas e velocidade a menos, só não mudei antes das férias porque ainda estava em bom estado e este ano como não pude fazer as vadiagens longas que planeei pensei em deixar andar mais uns kms, só que no passeio a Castanheira de Pêra no regresso já vinhamos atrasados e dei pela falta de velocidade de ponta para acompanhar o José, ia constantemente a roçar no red line.

Agora parece outra
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: rodrigosa em 03 de Outubro de 2015, 00:15
Este Domingo não me apeteceu sair de casa, e como não consigo estar parado, resolvi fazer eu a revisão á transmissão da minha GTS agora com 12.300 kms.

E se bem o pensei, mais depressa o fiz, já tinha mudado a vela, óleo do motor e transmissão e filtro do ar, só faltava mesmo a Transmissão.

Como me borrifei para a garantia, pensei que quanto mais depressa aprender a mexer na GTS, mais prática adquiro para de futuro me sentir mais á vontade na manutenção.

Já o tinha feito em Motas de caixa que tive, mas nunca em Scooter com CVT

Boas! Este vídeo já não está disponível, mas gostaria imenso de o ver! Será possível? Obrigado!

Embora seja habilidoso, não me considero de forma alguma um mecânico de Motas, o vídeo que fiz serve apenas para demonstrar que com alguma habilidade poupamos muito dinheiro nas futuras revisões, e acima de tudo sei o material que ponho.

Como irão ver, é tudo material de origem, com 12300 kms e praticamente sem desgaste.



Abraço
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: Rodrigues em 06 de Outubro de 2015, 10:36
Citar
Boas! Este vídeo já não está disponível, mas gostaria imenso de o ver! Será possível? Obrigado!

Boas companheiro

Já podes ver o vídeo na página inicial

Tive um problema com o disco rígido do PC onde estavam armazenados os vídeos e imagens relativos a todos os meus tópicos, felizmente os trabalhos salvo para um disco externo.

Foi numa altura em que estava a fazer uma limpeza no YouTube e Google + e fiquei sem a maioria das imagens e vídeos.

Tive de comprar um programa específico de recuperação de ficheiros e estou a recuperar dentro do possível todos os meus tópicos que ficaram desmembrados

Desculpem o incómodo
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: rodrigosa em 06 de Outubro de 2015, 15:34
Boas companheiro

Já podes ver o vídeo na página inicial

Tive um problema com o disco rígido do PC onde estavam armazenados os vídeos e imagens relativos a todos os meus tópicos, felizmente os trabalhos salvo para um disco externo.

Foi numa altura em que estava a fazer uma limpeza no YouTube e Google + e fiquei sem a maioria das imagens e vídeos.

Tive de comprar um programa específico de recuperação de ficheiros e estou a recuperar dentro do possível todos os meus tópicos que ficaram desmembrados

Desculpem o incómodo

Muito bom! Muito obrigado!  _palmas_
Só ficaram a faltar os valores das forças dos apertos do variador e embraigem.  _pensador_
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: Rodrigues em 06 de Outubro de 2015, 15:58
Muito bom! Muito obrigado!  _palmas_
Só ficaram a faltar os valores das forças dos apertos do variador e embraigem.  _pensador_

Descarreguem o manual abaixo em PDF da 250, os apertos são idênticos e podem tirar proveito em muito mais, impossível encontrar um manual completo da 125.

http://www.scooterunderground.ca/knowledge/manuals/documents/SYM_RV250_Service_manual.pdf

Sobre os apertos da Poli e Embreagem vejam a página 101

Abraço
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: rodrigosa em 06 de Outubro de 2015, 16:05
Descarreguem o manual abaixo em PDF da 250, os apertos são idênticos e podem tirar proveito em muito mais, impossível encontrar um manual completo da 125.

http://www.scooterunderground.ca/knowledge/manuals/documents/SYM_RV250_Service_manual.pdf

Sobre os apertos da Poli e Embreagem vejam a página 101

Abraço

Obrigado! Também já perdi horas à procura e nada de manual de serviço da 125i. Por acaso já tinha este, mas a informação de que os apertos são iguais é preciosa. Estou a pensar mandar vir uns Dr. Pulley de 9g e queria ser eu a montá-los.
Mais uma vez obrigado!
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: Rodrigues em 06 de Outubro de 2015, 16:11
Obrigado! Também já perdi horas à procura e nada de manual de serviço da 125i. Por acaso já tinha este, mas a informação de que os apertos são iguais é preciosa. Estou a pensar mandar vir uns Dr. Pulley de 9g e queria ser eu a montá-los.
Mais uma vez obrigado!

Eu conselho só pá gente que ninguém ouve,....

Limpa a caixa e as Polis do variador com ar comprimido e depois aplica Spray limpa travões nas polis por dentro e por fora,  depois passa com um pano limpo e seco.

Óleo para a Transmissão usem 85W 140 ou 75W 140 não vão na conversa do 80W 90

Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: rodrigosa em 06 de Outubro de 2015, 16:15
Eu conselho só pá gente que ninguém ouve,....

Limpa a caixa e as Polis do variador com ar comprimido e depois aplica Spray limpa travões nas polis por dentro e por fora,  depois passa com um pano limpo e seco.

 ;) Obrigado pelo conselho!
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: Rodrigues em 06 de Outubro de 2015, 16:18
;) Obrigado pelo conselho!

Desculpa mas editei o meu post enquanto respondias
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: rodrigosa em 06 de Outubro de 2015, 16:31
Desculpa mas editei o meu post enquanto respondias

Já vi.
Sim, comprei um litro de valvulina Comma 85W140 (cerca de 6 euros) e uma seringa de alimentação de 100 cc e já mudei o óleo da transmissão. É muito simples. Li que a transmissão se tornaria mais silenciosa, mas não notei nada, confesso.
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: Rodrigues em 06 de Outubro de 2015, 16:41
Já vi.
Sim, comprei um litro de valvulina Comma 85W140 (cerca de 6 euros) e uma seringa de alimentação de 100 cc e já mudei o óleo da transmissão. É muito simples. Li que a transmissão se tornaria mais silenciosa, mas não notei nada, confesso.

Só depois de quente se nota mais suavidade porque evita o bater dos carretos e contribui para uma maior longevidade.

Em andamento com o capacete não damos por isso.
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: PSH72 em 24 de Fevereiro de 2017, 11:44
Descarreguem o manual abaixo em PDF da 250, os apertos são idênticos e podem tirar proveito em muito mais, impossível encontrar um manual completo da 125.

http://www.scooterunderground.ca/knowledge/manuals/documents/SYM_RV250_Service_manual.pdf

Sobre os apertos da Poli e Embreagem vejam a página 101

Abraço

Sei que o topico já já tem quase 2 anos, mas este manual será que a referencia dos apertos tambem serve para as SYM do ano 2015 ou existe muitas diferenças?
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: PSH72 em 22 de Junho de 2017, 13:31
Queria uma igual em medida, até mencionei que preferia da Dayco que tem as medidas mais aproximadas, se a Bando não tivesse as medidas que pretendia

Sou exigente mas não tanto, não queria dizer que o rótulo teria de ser exatamente igual, nem sei como era o de origem pois a correia já vinha montada.

Pedi à Eurocorreias por email, informações mais pormenorizadas sobre as medidas reais da correia para a Gts sem serem as do catálogo pois poderiam estar erradas, e até hoje ainda estou á espera dessa medidas.

O facto do companheiro jagmonteiro, ter notado diferença no arranque é normal porque a correia á medida que se desgasta vai dando mais arranque e menos velocidade de ponta, e quando coloca a nova nota-se sempre uma ligeira diferença, mas não creio que tivesse havido diferença na medida da correia de origem só pelo facto de mencionar 0001 em vez de 0000, mas sim devido ao desgaste da correia.

O que interessa é que tenho na minha posse uma correia igual  _lool_

Se forem possuidores de uma Gts 125i modelo anterior, comprem á vontade com as medidas:

817 x 19,5 x 9 mm

PS: Exijam que desejam tirar medida para confirmar não se deixem levar pelo rótulo.

Estava a pesquisar as referencias das correias para a Sym 125i gts e dei com este topico, estive a ler mas fiquei um pouco confuso.

A referencia 23100-HNA-000 menciona 803-19,5x28 , O companheiro Rodrigues menciona 817x19,5x9mm , a que encontrei da SYM mais perto dos 817 foi esta

http://www.dhgate.com/product/taiwan-sym-parts-v-belt-fit-sym-joyride-200/391303921.html

Também menciona 125, 150, 180, 200  _confuso_ grande confusão, mas não dá para as versões FI

Pelo que percebo o primeiro numero é o comprimento, o segundo a largura e o terceiro será a espessura?

Depois encontrei está com os numeros quase iguais tirando o primeiro

http://www.dhgate.com/product/genuine-sym-parts-v-belt-fit-sym-symphony/391277476.html



Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: nunompires em 29 de Julho de 2017, 11:08
Eurocorreias.

Procura a morada na net.

Abraço
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: davidsantos em 29 de Julho de 2017, 11:42
A de origem salvo erro já anda por 41 e tal euros.
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: ruicosta em 29 de Julho de 2017, 15:31
Na GTS 125 Evo de 2010 a correia deve ser trocada com que frequência?

Enviado do meu RAINBOW 4G através de Tapatalk

Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: nunompires em 29 de Julho de 2017, 16:32
Manual, 12.000 em 12.000

Abraço
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: bitolas em 30 de Agosto de 2017, 12:55
A referencia 23100-HNA-000 menciona 803-19,5x28 , O companheiro Rodrigues menciona 817x19,5x9mm , a que encontrei da SYM mais perto dos 817 foi esta
Boas. Qual foi a correia que mandaste vir e colocaste? Funcionou corretamente?

Eu mandei vir uma correia de outra marca "Teknix Drive Belt OEM 819x19x30 SYM GTS 125 - 200cc", que dizia ser compatível com as nossas scooters, e tive de devolver, pois a medida 819 não estava correta, pois a de origem tem a medida 803.
A que mandei vir, foi montada no mecânico, e notei logo a diferença, pois a mota nem acelerava corretamente. Depois de voltar à oficina, trocaram a correia por uma da marca com 803, e era esse o problema.
Agora um aparte.... Já parti 2 correias destas com andamento normal quase sempre em auto-estrada, quando elas tinham pouco mais de 12000Km. Será que afinal esta é curta/apertada demais e parte?
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: PSH72 em 08 de Setembro de 2018, 09:19
Boas. Qual foi a correia que mandaste vir e colocaste? Funcionou corretamente?

Eu mandei vir uma correia de outra marca "Teknix Drive Belt OEM 819x19x30 SYM GTS 125 - 200cc", que dizia ser compatível com as nossas scooters, e tive de devolver, pois a medida 819 não estava correta, pois a de origem tem a medida 803.
A que mandei vir, foi montada no mecânico, e notei logo a diferença, pois a mota nem acelerava corretamente. Depois de voltar à oficina, trocaram a correia por uma da marca com 803, e era esse o problema.
Agora um aparte.... Já parti 2 correias destas com andamento normal quase sempre em auto-estrada, quando elas tinham pouco mais de 12000Km. Será que afinal esta é curta/apertada demais e parte?

 _corado_ _corado_ Xiiiiiiiii....... passado um ano é que vi esta msg, peço imensas desculpas bitolas, eu nunca mudei a minha correia, esta quase a chegar só agora aos 12 mil, ontem estive a ver a correia e de aspecto está muito boa, agora não medi foi a espessura dela, mas a ver se esta semana ou a próxima vou comprar uma.

A minha de origem tem a referencia :

(https://farm2.staticflickr.com/1861/42738030740_9e66d91f24_h.jpg) (https://flic.kr/p/287BzyY)41324173_240382116649688_202806401507000320_n (https://flic.kr/p/287BzyY) by Paulo Henriques (https://www.flickr.com/photos/158758574@N02/), no Flickr
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: Blicax em 21 de Novembro de 2018, 13:10
O vídeo já n ETA disponível PK? Sabem dizer? Foi o YouTube que apagou?
Título: Re: Revisão á Transmissão ( CVT ) Sym Gts 125i
Enviado por: PSH72 em 21 de Novembro de 2018, 13:53
O vídeo já n ETA disponível PK? Sabem dizer? Foi o YouTube que apagou?

Qual video? Era sobre o quê?

Já percebi, esse video não é meu, foi de um colega do forum que o fez, se calhar apagou-o.