Marcas de Maxiscooters => Yamaha => Tópico iniciado por: bsergio em 28 de Agosto de 2018, 22:48
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comprei uma X-max125 2018
mts duvidas mas a principal é como fazer de maneira correta a rodagem e quais os primcipais cuidado!!!
obrigado a todos desde já!!!
(https://i.gyazo.com/137d1ab36a684ef0468bb41b332e16ed.jpg)
ps. até que enfim consegui postar a foto da minha menina kkkkk apresento-vos a CHICA KKKKKK
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Boa questão !
Para já, eu diria para não esticares a mota a fundo, não andares muito tempo sempre na mesma rotação (vai variando andamentos), ao arrancar (isto deves fazer toda a vida) enquanto n arrancas , liga a mota e deixa trabalhar 2/3 min.
Após a primeira revisão, já podes andar descansadinho !
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obrigado pelas dicas
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primeiro dia de rodagem...1 de setenbro 2018
vou ver se consigo postar a foto...
posso colocar aqui um print?
não consigo postar aqui a foto...quem tiver curiosidade está no nosso grupo no face kkkkkkk
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primeiro dia de rodagem...1 de setenbro 2018
vou ver se consigo postar a foto...
posso colocar aqui um print?
não consigo postar aqui a foto...quem tiver curiosidade está no nosso grupo no face kkkkkkk
Vé aqui como se coloca fotos no forum _pol_ _pol_
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,20046.0.html
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estou no inicio da rodagem...como trabalho a apenas 8 km de casa faço poucos quilometros...sendo eu novato nesta coisa tenho algumas duvidas!!
devo seguir á risca o manual quando ele diz que nos primeiros 500km não ultrapassar as 5000rpm...nese caso andaria a 40km durante esses 500km e depois até aos 1000 não ultrapassar as 7500 que vai mais ou menos até 70 a 80km hora...isto não é pouco?
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Os manuais não são nenhuma Bíblia mas deve ter-se prudência porque uma rodagem bem feita tem influência na mota.
Eu não faria a rodagem em períodos de 8 km.
Nos fins de semana faria umas voltas grandes, seja para a mota ficar mais solta com um trabalhar contínuo prolongado, seja para te habituares à mota.
Sempre o mesmo percurso não é desafiante, devias adaptar-te a qualquer percurso, com curvas diferentes, pisos diferentes, trânsito diferentes.
Vai à aventura que essa scooter leva-te a qualquer lado :)
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obrigado a todos pelas vossas dicas e opiniões!!!mas isto de ser novato com mota nova é tramado e muitas dividas nos assistem kkkkkkk
dia 30 vou a fatima á benção do capacete como penso alguns de vós irão...quero ir com a minha patroa.
400km ida e volta de perafita a fátima já contando com as voltinhas..provavelmente irei pela nacional...será que é mt esforço numa moto en rodagem?
ou é melhor autoestrada que o terreno é mais plano?
agradeço desde já.... scooter_ scooter_ scooter_
((duvidas))
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Boas companheiro,
Vai á vontade a Fátima.
Em relação aos conselhos da rodagem já dados aqui , eu só acrescentaria uma coisa...Entre os 500 kms e os 1000 kms, de vez em quando acelera até aos 100/110 nas descidas MAS POR PERIODOS DE NO MÁXIMO 10/20 SEGUNDOS, para ela ir abrindo.( Deram-me este conselho, eu cumpri na integra e a minha não bebe pinga de óleo.)
Um abraço e boas curvas.
scooter_ scooter_ scooter_
_scp_ _scp_ _scp_
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obrigado a todos pelas vossas dicas e opiniões!!!mas isto de ser novato com mota nova é tramado e muitas dividas nos assistem kkkkkkk
dia 30 vou a fatima á benção do capacete como penso alguns de vós irão...quero ir com a minha patroa.
400km ida e volta de perafita a fátima já contando com as voltinhas..provavelmente irei pela nacional...será que é mt esforço numa moto en rodagem?
ou é melhor autoestrada que o terreno é mais plano?
agradeço desde já.... scooter_ scooter_ scooter_
((duvidas))
Não existe muito esforço numa mota em rodagem, antes pelo contrário :) O perigoso é o nível de rotações Faz boa viagem e boa curvas _careta_
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Não existe muito esforço numa mota em rodagem, antes pelo contrário :) O perigoso é o nível de rotações Faz boa viagem e boa curvas _careta_
amigo quando falas en rotação queres dizer não ir ao red line....ou seja não ultrapassar as 10.000 rpm?
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Na rodagem as rotações aconselhadas devem ser cumpridas. Há quem aceite que se possam ultrapassar esses valores desde que seja com crescimento muito lento e não mantendo muito tempo em rotações mais elevadas, dizem que isso liberta mais a mota.
Penso que ninguém sugere que uma mota se aproxime do red line na rodagem. Há tempo para isso mais tarde :)
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pois não estou a pensar passar das 8000 rpm..
gracie tutti ......abraço
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amigos ainda dentro deste campo da rodagem...devo dizer que já fiz a primeira revisão a dos 1000km...
entretanto estava a ler o manual e depareime com a info sobre os combustiveis e lá diz que a marca acomselha gasolina E10..
estava a colocar bp 98 ultimate ...será que é o tal E10 que a marca aconselha!!!!?????
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Isso faz parte da nova norma europeia e todas as bombas vão começar a ter esta indicação, salvo erro.
Em portugal, penso que os combustíveis (gasolina) fossem todos 95% gasolina + 5% Etanol (E5), mas atualmente já devem começar a existir as diferenciações.
https://pplware.sapo.pt/informacao/bombas-de-abastecimento-de-combustivel-ha-novos-simbolos/ (https://pplware.sapo.pt/informacao/bombas-de-abastecimento-de-combustivel-ha-novos-simbolos/)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimages-cdn.impresa.pt%2Fvisao%2F2018-07-11-bomba-gasolina-galp-2%2Foriginal%2Fmw-860&hash=2819db53fb72a0024df0c667624c5cdffa03b2d7)
Portanto, 98 penso que esteja de acordo com o manual! _pol_
Resumidamente:
Quais são estes novos autocolantes, e o que significam? Os autocolantes identificados com a letra “E” indicam que a gasolina está misturada com uma certa quantidade de etanol (geralmente 5 ou 10 por cento, mas também existe 85 por cento, uma maioria de etanol com apenas um pouco de gasolina, e que o veículo é compatível com o uso de etanol até uma certa quantidade (por isso, não pode usar E10 num veículo preparado para E5, mas pode usar E10 num veículo preparado para E85).
A letra “B” indica que o motor funciona normalmente a gasóleo mas que pode usar biodiesel até 7 ou 10 por cento. A letra XTL indica que o motor pode utilizar gasóleo sintético. A letra “H” significa que o veículo tem células de combustível e funciona com hidrogénio. Geralmente não é compatível com mais nada.
As letras “CNG”, “LPG” e “LNG” são mais comuns, e são utilizadas em veículos com motores a gasolina que foram modificados para receber gás natural comprimido, gás de petróleo liquefeito (GPL, em português) e gás natural liquefeito. Embora sejam compatíveis com gasolina, geralmente não são compatíveis uns com os outros.
Fonte: https://www.motor24.pt/area-de-servico/despeca-se-das-gasolinas-95-98-ou-do-diesel-e-assim-que-vai-identificar-o-combustivel-do-carro/ (https://www.motor24.pt/area-de-servico/despeca-se-das-gasolinas-95-98-ou-do-diesel-e-assim-que-vai-identificar-o-combustivel-do-carro/)
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mt obrigado pela bela info...nsilva
na galp já tenho visto esses simbolos mas na bp não!!!
pelo menos na minha zona...vou continuar a colocar bp ultimate
obrigado amigo