Marcas de Maxiscooters => SYM => Mecânica => Tópico iniciado por: NunoMM em 18 de Outubro de 2016, 23:31

Título: A mota não quer dormir
Enviado por: NunoMM em 18 de Outubro de 2016, 23:31
   Pois é colegas,

   Acabado de chegar do trabalho, cercas das 23 hrs, rodo a chave na ignição, o motor continua a trabalhar, tiro a chave, o motor continua a trabalhar, carrego no botão vermelho de corta-corrente, finalmente pára de trabalhar, desligo o corta-corrente dentro da porta-bagagens e as luzes continuam ligadas e assim estão ainda, na garagem.
   De referir que passou 10 horas à chuva, hoje.
   
   Tinha ideia de já ter lido algo semelhante e encontrei isto:
   http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,12847.25.html (http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,12847.25.html)

   Alguém tem conhecimento da razão? Amanhã vou contactar logo a oficina.
   Entretanto, vou ver se aprendo a desligar a bateria.

   Cumprimentos.
Título: Re: A mota não quer dormir
Enviado por: piedade em 18 de Outubro de 2016, 23:56
Boas Nuno,

Bateria, compartimento (tampa) do lado esquerdo. Ao todo devem ser 3 parafusos (cabeça philips)

Passa neste link, no passo 1 tens o exemplo de como desligar/retirar a bateria.

https://dl.dropboxusercontent.com/u/12096108/DIY%20%E2%80%93%20Remo%C3%A7%C3%A3o%20Parcial%20da%20Carenagem%20Frontal%20e%20Grupo%20%C3%93ptico%28PT%29.pdf

Um abraço e qq coisa apita!
Piedade
Título: Re: A mota não quer dormir
Enviado por: NunoMM em 19 de Outubro de 2016, 00:15
   Obrigado, Piedade.  _convivio_
   Enquanto me respondias, fui lá abaixo fazer o "passo 1" e agora já está a dormir.
   Vamos ver amanhã o que me dizem.
   Abraço.
   
Título: Re: A mota não quer dormir
Enviado por: moto2cool em 19 de Outubro de 2016, 00:18
Será que a água/humidade está a fazer um contacto que devia estar interrompido? O mais natural seria fazer um curto e disparar algum fusível, mas pode acontecer  _Rolley_
Título: Re: A mota não quer dormir
Enviado por: NunoMM em 24 de Outubro de 2016, 23:16
   Colegas,

   Conclusão da história: foi o retificador ou regulador de corrente que queimou. O cheiro não dava para duvidar da sentença. A bateria ainda se salvou. Sei que não é o primeiro caso na GTS, mas segundo eles é uma avaria que acontece em qualquer mota.
   Em termos de números: total de 125 euros pela peça e duas horas de mão de obra.
 
   E foi assim a primeira vez que a minha Sym teve de parar por uma avaria, ao fim de 42300 kms,

   Cumprimentos e continuação de bons kms para todos.
Título: Re: A mota não quer dormir
Enviado por: António Teles em 25 de Outubro de 2016, 07:54
Já está a andar é o que agora interessa.
Boas curvas
Título: Re: A mota não quer dormir
Enviado por: NSilva em 25 de Outubro de 2016, 09:57
Desconhecia esse acontecimento nas GTS... Felizmente foi fácil de resolver e a despesa não "esticou" muito  _pol_