Marcas de Maxiscooters => Yamaha => Mecânica => Tópico iniciado por: jose luis em 02 de Outubro de 2018, 17:35
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Viva ! tenho tido um " problema " que de facto não sei do que será , é assim :
tenho ligado uma ficha de GPS diretamente da bateria até o GPS , resulta que de vez em quando o GPS desliga , já fiz exatamente o mesmo noutra moto e o GPS funciona perfeitamente .
Coloquei um multímetro na moto em 20 oh de correte direta e marca na moto a trabalhar no máximo 14,08 V penso que seja o normal , descartando assim falha no regulador de tensão e o alternador , o que acham que poderia estar a ocasionar que desligue o GPS ?
Obrigado.
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Não percebo muito mas talvez voltagem a mais? _pensador_
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Para essa tensão imagino que só acontece com a mota a trabalhar. Certo?
Diria que será mais uma "feature" do sistema de carga dessa mota e não necessariamente um problema.
Qual é a marca modelo do gps?
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Viva ! Sim com a moto a trabalhar . Desculpe a minha ignorância , mas o que é "feature " ? O GPS é Garmin , no entanto só desliga nesta moto.
Obrigado.
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Viva ! Sim com a moto a trabalhar . Desculpe a minha ignorância , mas o que é "feature " ? O GPS é Garmin , no entanto só desliga nesta moto.
Obrigado.
Viva,
Com "feature" quero dizer que por vezes sistemas ou partes deles não são propriamente de excelência, cumprem com a função para a qual foram idealizados, no entanto podem causar interferência e ou provocar o mau funcionamento ou falha de outros equipamentos que se encontram ligados a eles.
Com o multímetro é possível verificar muita coisa mas creio que não é suficientemente rápido para detetar/mostrar pequenos transientes de curta duração que podem estar presentes quando a mota esta a trabalhar e o GPS pode não estar preparado para lidar com isso.
Tenho ideia que já vi aqui no forum tópicos que abordam interferências nos intercomunicadores, quando eram utilizadas certas lâmpadas LED e creio que na altura os companheiros resolveram com colocação de filtros.
Neste caso eu tentava atacar o problema com um conversor DC/DC entre a bateria e o GPS que me garantiria 1º maior isolamento/filtragem entre o (circuito de carga/bateria) e GPS. 2º tornava a alimentação mais estável e indicada para esse GPS, nos 12V?
Espero ter ajudado
Um abraço
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Muito obrigado Piedade. _pol_
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Poderá ser avaria no próprio GPS?
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Normalmente esses equipamentos alimentam-se com 12V ( ficha tipo isqueiro) será que o pico de 14V é o suficiente para disparar a segurança?