Geral => Mecânica => Tópico iniciado por: filipecduarte em 11 de Agosto de 2017, 08:29
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Oi pessoal
Tenho o seguinte problema, de vez em quanto, de manha quando arranco a Buga, tenho Led do FI acesso.
Para tentar identificar o problema, coloquei no porta luvas um botão para meter a mota em service, e lá está. apanhei o código.
Vendo no manual de oficina, diz que é a válvula ISC. Alguém sabe a função desta válvula?
Cumprimentos
Filipe Duarte
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Viva companheiro
Não entendo nada de motos ou de mecânica, mas achei isto na net. Vê se ajuda.
http://www.cursosonlinemte.com.br/licao/aula-12-valvula-do-controle-da-marcha-lenta/
_convivio_
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Boas companheiro,
Outra opção é passares por um mecanico de motas e perguntar.
Isto é so a minha opinião. _pol_
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Pois, pelo que entendi controla a entrada de ar quando o motor está no relantin.
Estive a ver o manual da oficina e tem lá como a testar, vou ver no fds.
Se não estiver boa, vou ver a referencia e tentar comprar igual pois na suzuki só vendem
o corpo do acelerador completo que são +/- 300€. Até doí.
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Pois, pelo que entendi controla a entrada de ar quando o motor está no relantin.
Estive a ver o manual da oficina e tem lá como a testar, vou ver no fds.
Se não estiver boa, vou ver a referencia e tentar comprar igual pois na suzuki só vendem
o corpo do acelerador completo que são +/- 300€. Até doí.
Boas.
Acho que não é necessário comprar o corpo do acelerador todo...
A válvula ICS é um componente de substituição cuja importância não deve ser menosprezada e é parecido com isto:
(https://i.ebayimg.com/images/g/EfcAAOSwiDFYLEjF/s-l500.jpg)
Talvez o melhor, é desligar e observar a ficha ( contactos e pernos) de ambos os lados e limpar com um produto para electrónica, e depois testar a frio. Já houve casos de "verdete" e como tal surgem erros...
Cuidado que o ICS está ligado à centralina ...chave em OFF antes de mexer na ficha.
Procurava a opinião de um mecânico com experiência nestes modelos, só para ter certezas.
Boa sorte !
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É isso que vou fazer.
Comprar um limpa contactos e passar. Medir a resistência e testar a seco.
Eu também acho estranho não venderem só a válvula.
O manual da oficina diz que tem de ser o corpo todo.
Neste site de peças confirma isso:
https://www.motorcyclespareparts.eu/suzuki-parts/scooters/uh200-burgman-2008/throttle-body-475058.aspx
Deixa ver no fds, se estiver mesmo mal, depois vejo no mecânico.
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Bem, já desmontei a buga, grande pincel para chegar ao motor. Nada como uma vespa que é só tirar o baú.
Limpa contactos em tudo que era ficha.
Não tenho a certeza pois quando desmontei não reparei, mas pareceu-me que a ficha da válvula ISC não estava totalmente encaixada.
Vamos ver se ficou bom e se volta a acender o FI.
Obrigado Pessoal
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Bem, para fechar o topic.
Teve-se de trocar a válvula.
Agora está certinha e os problemas que tinha resolvidos.
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,32330