Autor Tópico: Novato na coisa precisa de ajuda  (Lida 3225 vezes)

rookieride

  • Visitante
Novato na coisa precisa de ajuda
« em: 21 de Julho de 2012, 00:25 »
Saudações scootianas.

Possivelmente este não o tópico certo para esta questão, por isso ficam aqui as minhas desculpas.
Gostava que me dessem a vossa opinião sobre a minha situação.

Devido à conjuntura actual estou a considerar em comprar uma scooter para efectuar o caminho casa/trabalho, pois actualmente esse caminho vale cerca de 100€ a 150/mês em gasóleo( 2 a 3 depósitos/mês). No entanto, nunca andei nem sei andar em veiculos de 2 rodas (mota ou biclas). A opção pela scooter seria por uma 125cc, devido a razões óbvias.

Tenho 1.89 m, o trajecto seria principalmente o trabalho /casa (30 a 40 km/dia) com algumas variantes. Neste momento estou a estudar o mercado, por isso as vossas opiniões sobres as vossas "montadas" serem importantes para mim para poder optar. Toda a informação que poderem dar (assistência, conforto, comportamento,...) fico agradecido. Como se trata de um projecto a médio prazo a situação da bicicleta està contemplada.

Já vi na net alguns modelos da SYM, Keeway, honda, suzuki entre outras e realmente as mais acessiveis são as 1ªs e as outras são feias principalmente para a carteira. O orçamento seria 2500€ só mota e mais 200€ para capacete, o resto seria obtido com o tempo.

Abraços
« Última modificação: 21 de Julho de 2012, 00:30 por rookieride »

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Novato na coisa precisa de ajuda
« Responder #1 em: 21 de Julho de 2012, 01:26 »
Bem,... primeiro, é conveniente aprender a andar de bicicleta (é mais leve, mais lenta  _Rolley_ logo é também mais fácil de manobrar e sobretudo se deixar caír não faz grande estrago e não aleija tanto ).

Depois, é ver, cheirar, sentar sentir e se possível testar  _pol_

Nas marcas que referes há boas escolhas, mas acima de tudo deves ver em qual delas te sentas melhor e em qual te sentes mais confortável  _pol_

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Novato na coisa precisa de ajuda
« Responder #2 em: 21 de Julho de 2012, 02:28 »
Boas Rookieride,
Antes de mais nada, bem-vindo ao CPM, no teu caso ( devido à tua estatura ) não terás qualquer problema em andares em qualquer scooter pois chegarás fácilmente com ambos os pés ao chão, só terás de praticar um pouco a baixas velocidades e em sítios com pouco ou nenhum trânsito até te sentires à vontade, terás de ter + atenção nas curvas e rotundas e não cometer aqueles erros de maçarico ( travar dentro das curvas/rotundas por exº não é nada bom e se tiverem molhadas então  _thumbdown_)
Recomendo-te por exº que alugues 1 125  ( não interessa a marca ) por 1 dia ( de preferência a 1 Domingo ) e vás fazer kms nas calmas e com prudência  e assim ganhas alguma tarimba para a tua futura "menina"
1 abraço.
Scooterado  scooter_ _slb_
P.s. Para ti que não queres gastar muito guito talvez uma Downtown/ Sym gts/ Xmax em 2ª mão fosse boa opção pois são as + encorpadas para ti, novas, talvez uma Daelim S3 ou mesmo uma Sym GTS menos artilhada ( há agora uma campanha ).......
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

rookieride

  • Visitante
Re: Novato na coisa precisa de ajuda
« Responder #3 em: 20 de Setembro de 2012, 01:34 »
Na minha procura pela net de uma scooter usada ( os aérios não são muitos...) encontrei estes dois negócios

http://auto.sapo.pt/Motos/Sym-125-GTS-EVO-1339849.aspx
http://auto.sapo.pt/Motos/Daelim-S3-125-Fi-Sport-1325686.aspx

Apesar de preferir a GTS, a S3 era outra das minhas preferidas e tem injecção, vem bem equipada e é mais recente. Estão ambas no meu orçamento (2500€) se bem que a S3 está perto do limite. Qual seria a vossa escolha?

Obrigado pela vossa opinião.