Marcas de Maxiscooters => SYM => Tópico iniciado por: Ice em 04 de Abril de 2019, 01:15

Título: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: Ice em 04 de Abril de 2019, 01:15
Na sequência de algumas intervenções pontuais que fiz em outros tópicos, venho agora participar que adquiri há dias uma CRUISYM 300, usada, de Novembro/2017, com 10.000 km, em belíssimo estado. Já vinha com pneus Michelin CityGrip recentemente colocados (praticamente novos), com máximos e mínimos LED e suporte e Top-case SH34 á cor da scooter (branca).

Só após ter vendido ontem a Honda CBF 600, é que pude transferir o seguro e começar a andar com a Cruisym. Ainda pouco andei, umas voltas na cidade e passeio na Marginal até Carcavelos com passagem na AE Lx-Cascais até ao Estádio Jamor. Portanto, ainda não deu para grandes conclusões quanto ao comportamento em estrada.

Para já estou satisfeito, corresponde ás expectativas que tinha sobre ela (tinha feito anteriormente um curto Drive-test) e a característica que posso destacar é o conforto, maleabilidade e suavidade na condução. Julgo que os pneus City-grip também contribuem para um maior conforto, para além da segurança.

Quanto ás performances julgo que será a que tem menores prestações do motor, comparando com as 3 actuais maiores concorrentes (Yamaha X-Max 300, Honda Forza 300 e Kymco Super Dink 350), particularmente no arranque que demora um pouco a fazer-se sentir com energia normal para este tipo de scooter. É  claramente a menos desportiva. A partir dos 60 km/h e até aos 120/130 km/h o motor responde com rapidez e julgo que duma forma muito satisfatória. Depois, até aos 140 km/h ainda vai relativamente bem e daí para cima não deu para experimentar, mas julgo que deve corresponder ao que tenho lido, deve atingir os 150 a 155 km/h (sempre me refiro ao velocímetro) em condições favoráveis (em plano e sem vento contra).

Quanto ao conforto julgo que baterá certamente todas as rivais referidas. Umas suspensões mesmo muito viradas para o conforto. Uma agradável surpresa, que me apercebi logo no "drive-test" e que foi decisiva para a minha escolha (juntamente com a questão orçamental). Os amortecedores traseiros estão na posição 3 (sendo a 1 a  mais mole e a 4 a mais dura) das 4 existentes para regulação, e achei que estavam bem para meu gosto. A minha maior comparação é a Kymvco DT 300i ABS que tive durante 18 meses (15.000 km) e quanto a conforto a Cruisym é infinitamente melhor (para mim o maior defeito da Kymco DT era precisamente a dureza das suspensões...)

Já quanto ao motor, o da Kymco DT era claramente mais rápido no arranque, e até aos 130 km/h era um pouco mais rápida, mas daí para cima parece-me que tinha mais limitações do que a Cruisym que julgo poder atingir velocidade máxima superior e com mais facilidade.

A protecção ao vento e chuva é bastante boa, e o para-brisas frontal está bem concebido e regulado na posição mais baixa (tem outra mais alta) o vento vai dirigido para a parte superior do capacete, acima da viseira (tenho 1,73 m de altura). Muito boa protecção.

A posição de condução é óptima, para meu gosto, e as pernas podem movimentar-se numa amplitude bastante grande, que deve dar para todos os gostos.

A única menção menos favorável, ao contrário de quase tudo o que tenho lido, é relativamente ao banco do condutor. Tem uma certa inclinação para a frente que faz com que o corpo tenha tendência a escorregar para a frente no assento... E o formato do assento do condutor, na parte mais traseira onde assentam as nádegas, parece-me pouco largo e sente-se a falta de maior espessura de espuma (ou gel). Julgo que para uma utilização citadina e/ou percursos não superiores a 60 minutos seguidos não colocará problema, mas para viagens já não me parece o ideal. É um aspecto que no futuro irei confirmar mas que é passível de melhoramento com um bom estofador... Mas podia ser funcionalmente mais bem concebido, embora tenha muito bom aspecto.

O espaço de arrumação é bom, mas não tanto quanto aparece propagandeado. Á frente parece-me só caber um capacete tipo Jet e atrás nem todos os integrais e modulares  terão facilidade em se alojar, embora ainda fique um espaço grande entre os 2 capacetes que permite colocar muita tralha... No meu caso, o meu capacete Scorpion não deixava  o banco fechar, pois tem uma espécie de aileron atrás que batia numa espécie de bolsa em plástico duro na parede traseira do cofre onde vem colocado um estojo de ferramentas mínimo (não trás quase nada, é ridículo) e o livro das revisões. Tive que retirar essa peça plástica, muito fácil, só 2 parafusos, e tive de improvisar com um plástico rígido mas recortável uma simples divisória para vedar o cofre e tapar o acesso aos mecanismos da traseira do mesmo... Assim o capacete já se consegue chegar uns 2 a 3 cm mais para trás e permite que o banco feche sem problema (mas á justa).

Os travões são muito bons, aliás como julgo ser unanimemente reconhecido em todos os testes que li.

Como tenho visto muitas criticas aos espelhos da GTS, para mim estes da Cruisym são uma maravilha. Óptima posição, boa visibilidade e agradável estética. Aliás, no aspecto de estética julgo que esta Cruisym está muito bem conseguida.

Uma das características que eu gostaria que fossem alteradas seria o tamanho das jantes. Mereciam  ser 15 á frente e 14 atrás (uma polegada acima das que tem). Acho-as muito pequenas, quer no aspecto estético, quer no maior conforto e inserção em curva que uma medida acima permitiria. Aliás não percebo porque é que o de trás é um 140/60-13 e não pelo menos 150/60-13, como a maioria dos que utilizam jante 13? Preferia ter menos espaço no cofre debaixo do banco e em contrapartida ter umas jantes de maior diâmetro.

No computo geral, e para a minha utilização, dou mais valor á comodidade e maior velocidade final, que permitirá manter médias em AE mais elevadas com menor esforço do motor, do que ás performances mais desportivas que as suas rivais apresentam, e conjugado com o menor preço, me fazem crer que terá sido uma boa opção dentro da gama das scooters 300 cc.

A qualidade geral parece-me bastante boa, embora não se possa comparar á das japonesas e italianas (Piaggio), mas por isso a diferença de preços. Quanto á durabilidade o tempo o dirá.

Oiço comentar a falta de computador de bordo, o que é um facto, mas ele dará essencialmente a mais os consumos, e para mim não é muito importante, pois registo tudo numa aplicação no telemóvel e vejo os consumos médios entre atestanços de gasolina, o que me parece mais que suficiente. Mas é mais  um factor em demérito relativamente á concorrência...

No que respeita ás luzes, não me posso pronunciar cabalmente quanto ás que vêm de origem, pois o anterior dono já tinha mudado as lâmpadas de máximos e médios de halogéneo para LEDs (que deveriam já vir de origem), e o resultado é muito bom. Quanto a isso se alguém me puder esclarecer quais as lâmpadas de máximos e médios de origem eu agradecia, pois no manual fala em H11 de 55W que eu não conheço?... Mas há um aspecto mais negativo que devo referir, que diz respeito ás manchas que admito provirem da  condensação e que se vêem no interior e ao centro das ópticas (mais sob a forma de manchas translúcidas) e que não desaparecem. Só se vêem com as lâmpadas acesas e são manchas permanentes. Embora julgue que não terão significativo impacto na iluminação, esteticamente não gosto de ver. Será que poderei exigir a substituição das ópticas ao abrigo da garantia, já na próxima semana em que já tem marcada a revisão dos 10.000 km? E o facto de terem sido mudadas as lâmpadas de halogéneo para LEDs (têm ventoinhas para ventilação pois ouve-se um ligeiro som delas a trabalhar quando o motor está desligado, pois com o motor a trabalhar não se ouve nada) poderá servir de justificação para não quererem accionar a garantia de fábrica? Se alguém puder esclarecer-me nesta matéria muito agradecia.

E por agora é tudo, ressalvando que é uma primeira opinião ainda sem ter feito muitos km, e com o tempo poderei confirmar ou rectificar.

 _convivio_
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: fastnet em 04 de Abril de 2019, 10:07
Companheiro, após leitura do teu post nota-se claramente que estás satisfeito com a tua escolha, sendo isso o mais importante.
Pequenas coisas se irão resolvendo/melhorando com o tempo.
Não sei se arriscava a manter o led quando fosse à revisão e reclamar da óptica.
Continuação de boas curvas  _pol_ 
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: alexanders em 04 de Abril de 2019, 11:48
Tenho uma GTS 125 e também ando de "olho" numa Cruisym 300! Sinceramente ainda não fiz nenhum test drive, mas gosto muito do aspecto da moto e vi alguns vídeos de test drive e todas as opiniões eram de que se tratava de uma bela máquina!
Ainda em que está satisfeito com ela. Boas curvas!
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: Ice em 04 de Abril de 2019, 23:45
Junto algumas fotos da recente aquisição:

(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190404/fd96996793c10aedc2a8cd3e081a3905.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190404/ffd27243038b707cdcf1ba2cd41f8c7d.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190404/7afc060917dd70088d6b2b463ac81f2b.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190404/a3b98b7466d1b51f542f96f98269f0b4.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190404/0418a990a17e7f66a1394462f14d9f62.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190404/890422e2285b27bdf6d0ef07ce2a2be6.jpg)(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190404/fdcfeca5540acbc9e059cf582df1db72.jpg)

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Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: davidsantos em 04 de Abril de 2019, 23:50
Parabéns pela máquina está muito gira.
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: FabioEsteves em 05 de Abril de 2019, 00:02
Parabéns pela mota. Muito bonita.
Com relação aos faróis. Se eram h11. Realmente são lâmpadas de 55w.
Na minha gts 125 zarolha. Eu substitui também por lâmpadas de led de  alta potência. Ficou muito bom. As de halogênio aqueciam muito o conjunto ótico.
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: Paulo Renato Ferreira em 05 de Abril de 2019, 08:12
Companheiro

Parabéns pela nova montada, que é muito bonita.
Boas fotografias, obrigado pela partilha

Só resta desejar muitas felicidades e muita sorte

Um abraço
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: davidsantos em 08 de Abril de 2019, 17:02
E podes sempre criar o teu diário de bordo para a informação acerca da tua mota ficar organizada, que tal se está a portar?
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: Ice em 08 de Abril de 2019, 22:29
Agradeço todos os comentários e apreciações que fizeram relativamente á minha recente aquisição.  _pol_

Ainda não fiz muitos Kms porque  a Cruisym já tem cerca de 10.300 km, pelo que agendei a revisão dos 10.000 km para amanhã no Lombas e Curvas e não queria passar muito dessa quilometragem até ter a revisão feita.

A este propósito posso referir que há alguma confusão sobre o intervalo (kms) que deve ser considerado entre revisões. No livro das manutenções/revisões da Sym, para a Cruisym 300 refere de 5.000 em 5.000 km, o que me foi confirmado por vários concessionários. Mas no concessionário que vendeu a scooter ao anterior proprietário disseram-lhe, e escreveram no livro das revisões, que seria de 6.000 em 6.000 km (foram feitas aos 1.000 km e aos 6.000 km), pelo que a próxima revisão seria aos 12.000 km, e por isso o senhor que ma vendeu com 10.200 km ainda não tinha feito essa revisão. Eu confrontei esse Concessionário com essa informação e eles confirmaram! Perante a evidência do que consta como recomendação no livro da manutenção/revisões acabaram por reconhecer que efectivamente a Sym actualmente estipula de 5.000 em 5.000 km, mas insistiram que continuavam a fazer de 6.000 em 6.000 km, pois era o intervalo recomendado pela Sym até há pouco tempo, e que não valeria a pena estar a encurtar para 5.000 km!!!...

Caso eu adoptasse o intervalo das revisões diferente do preconizado no respectivo livro, não sei se a Sym, caso houvesse alguma reclamação ao abrigo da garantia, não iria colocar objecções por não ter cumprido o intervalo recomendado??? Á cautela julgo melhor fazer as revisões de 5.000 em 5.000 km para não vir a ter problemas. Aliás, como é sabido as scooters levam uma pequena quantidade de óleo no motor (neste caso cerca de 1,5 litros) pelo que sempre me aconselharam a fazer mudança de óleo nas scooters em intervalos mais curtos que os 6.000 km.

No que respeita ás lâmpadas LED desisti de tirá-las pois como não fui eu que as instalei não sei bem como se retiram sem uma visibilidade suficiente, pois o acesso é muito escondido e embora dê para fazer com as mãos, sem estar a ver melhor não arrisco a mexer. Ainda desmontei o para-brisas os espelhos e alguns plásticos, mas a visibilidade não é grande coisa sem se desmontar a carnagem frontal inteira onde estão alojadas as ópticas. Eu até o conseguia fazer mas dá muito trabalho e não sei se a montagem das lâmpadas LED terá implicado alguma alteração das ligações eléctricas, que eu desconheço.

Esta operação de desmontagem dos plásticos deixou-me algumas reservas sobre a qualidade da montagem da Cruisym...É tudo fixado com uns simples parafusos de chapa, que me parecem vir a enferrujar com facilidade, e os plásticos são encaixados com pressão que faz entrar umas espécie de pontas com um ressalto do mesmo material plástico dessas peças, que é rígido e facilmente quebradiço... Tem de se fazer bastante pressão para encaixar e desencaixar e o perigo de partir é evidente. Aliás cheguei mesmo a partir uma dessas pontas de fixação por pressão duma pequena peça com o formato triangular irregular que tapa a base de fixação do espelho lateral retrovisor, mas apesar disso a peça parece ainda aguentar-se no lugar (veremos por quanto tempo). Houve alguns desses plásticos que não cheguei a conseguir tirar, pois tive medo de partir. Depois de retirar 1 ou 2 parafusos é tudo fixado por pressão... Não gostei mesmo nada. Não há qualquer possível comparação neste capítulo com a minha anterior Honda CBF 600 ...

Aproveitando esse trabalho, quando montei o para-brisas coloquei-o na posição superior (mudança muito fácil), e a protecção ao vento frontal aumentou ainda significativamente (apesar da posição mais baixa já fornecer uma boa protecção). Gostei, e com tenciono fazer mais estrada/passeio do que cidade, vou deixá-lo assim por agora.

Apesar do ainda pouco tempo de utilização, sinto bastante a falta  de um travão de estacionamento.

No que respeita a fazer um DB, e apesar de  reconhecer a sua utilidade, não está no meu feitio fazê-lo, e apenas estou a transmitir estas minhas impressões sobre este modelo, pois vi que não há quase nenhuma informação sobre ele e admito que mais alguns companheiros possam ter interesse em conhecer, pelo que aqui vou deixando a minha modesta contribuição.

Obrigado pela atenção. Boas curvas  scooter_
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: davidsantos em 09 de Abril de 2019, 00:07
Boas companheiro é simples envias um mail ao importador e ficas a saber o intervalo de manutenção da fonte que mais interessa, que penso que no caso da 300 é de 5000 em 5000.
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: Ice em 09 de Abril de 2019, 00:48

Eu já não tenho dúvidas que é de 5.000 em 5.000 km.
Julgo que anteriormente as GTS 300 eram de 6.000 em 6.000 km, mas a SYM reduziu os intervalos para a Cruisym 300.
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: fastnet em 09 de Abril de 2019, 10:24
Os planos de manutenção podem variar, por indicação do fabricante ou até do representante oficial.
Os veículos são vendidos para países diferentes e podem existir diferenças quer no plano, quer na tipo de óleo, por ex.

Nem sempre a atualização é comunicada aos agentes do pós-venda, o que é uma pena. Contudo admito que hajam casos que, apesar de comunicada a atualização do plano de manutenção, o agente continue a indicar o plano que lhe é mais favorável.

No entanto, e desde a Sym que tive, sempre critiquei o representante pela parca informação dada aos seus clientes e aí ainda terá muito de crescer.
A Symphony 125S de 2013 veio acompanhada dum parco manual apenas em inglês, o que é curioso.

Se é verdade que já passaram 6 anos deste meu episódio, se consultarem hoje, 2019, a página Sym.pt e verificarem o manual da Jet 14 está referenciado que as trocas de óleo são a cada 1000kms. https://motos.coches.net/fichas_tecnicas/benelli/trk/251/2019-7884.htm (https://motos.coches.net/fichas_tecnicas/benelli/trk/251/2019-7884.htm)
Sendo ou não verdade que seja este o plano em vigor, o facto é que é dada muito pouco importância neste capitulo pelo representante.

Pelo que já escrevi ter o manual não é uma garantia que seja esse o plano de manutenção em vigor, pelo que deves tentar obter informação junto do representante.
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: Ice em 09 de Abril de 2019, 22:34

Fui hoje deixar a scooter na Lombas e Curvas para fazer a revisão dos 10.000 km. Poderão ver o detalhe da despesa no tópico "Revisões".

O atendimento é muito simpático e o prazo de entrega da scooter pronta muito bom (cerca de 2 horas e meia). Só a conta é que não foi muito simpática. Estava á espera de uma despesa da ordem dos 80 € já contando com a substituição das pastilhas do travão traseiro, que me avisaram quando entreguei a scooter, mas fui confrontado com uma despesa total de 134 €!!! Acho muito para uma revisão simples, mesmo contando com as pastilhas de travão que não esperava tão cedo. Nunca uma moto ou scooter na minha mão teve uma duração de pastilhas traseiras tão curta (Ok não foi na minha mão, pois veio de um anterior proprietário, mas durarem só 10.00 0 km?!).

Já em casa, por consulta do livro de manutenção da Cruisym 300, verifiquei que deveria ser mudado o óleo da transmissão cada 10.000 km, mas como não cobraram nada é sinal que não fizeram... Se assim foi, fico na dúvida se terão feito todos os procedimentos preconizados pela SYM para a revisão dos 10.000 km ? (limpeza da correia, roletos e poli do variador, inspecção da came e folga das válvulas, lubrificação da embraiagem, etc).
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: davidsantos em 09 de Abril de 2019, 22:52
Boas tiveste oportunidade de ver tu antes o desgaste das pastilhas? Se não provavelmente poderiam ainda dar para uns valentes kms...
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: Ice em 09 de Abril de 2019, 22:59
Boas tiveste oportunidade de ver tu antes o desgaste das pastilhas? Se não provavelmente poderiam ainda dar para uns valentes kms...
Não pensei que já pudessem estar gastos, pelo que não verifiquei antes...

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Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: NSilva em 10 de Abril de 2019, 08:53
E a troca de óleo dos travões foi feita também ?
As oficinas fazem sempre o básico. O cliente, que paga e não é pouco, é que tem de saber o que se tem de fazer. É triste mas é verdade
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: NunoMiguel em 10 de Abril de 2019, 09:01
Para refletir: Será que por estes motivos que a Sym dá 5 anos de garantia? É que por valores destes é capaz de ser uma mina...
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: NSilva em 10 de Abril de 2019, 09:40
E não só... Gosto bastante da SYM e estou bastante satisfeito no entanto, para comprar um dos novos modelos, talvez optasse por outra marca com menos desvalorização, porque o preço é praticamente o mesmo.
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: davidsantos em 10 de Abril de 2019, 09:48
Boas NSilva a Sym por ter um excelente aceitação no mercado nacional a _já não desvaloriza assim tanto , dou te o meu exemplo ,comprei a minha Gts usada em stand na altura , andei um ano e meio com ela ,carregueia com mais kms ,e não perdi um centavo na venda .
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: NSilva em 10 de Abril de 2019, 09:59
Boas NSilva a Sym por ter um excelente aceitação no mercado nacional a _já não desvaloriza assim tanto , dou te o meu exemplo ,comprei a minha Gts usada em stand na altura , andei um ano e meio com ela ,carregueia com mais kms ,e não perdi um centavo na venda .

Compreendo davidsantos, mas eu pessoalmente não considero gastar cerca de 5000€ numa mota que desvaloriza muito mais rápido do que por exemplo uma XMAX ou uma Forza. É uma realidade que temos de aceitar.
A minha, com 85.500km e 8 anos já não vale praticamente nada (valor comercial**)

Já para não falar de controlo de tração, viseiras automáticas, eliminação de vibrações, computador de bordo.... A SYM anda a dormir. Nunca vais ver tantas Cruisym's como GTS's. Tenho esse feeling.


Entretanto, tu trocas-te de mota num stand certo ? Se a fores vender sem retomas, vais ver o que acontece.
É como um Hyundai com 20 anos ou uma Audi com a mesma idade. O hyundai vale 1000€ ou menos e a audi mantém pelo menos 5000€ ou mais.


Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: Ice em 10 de Abril de 2019, 10:06
Boas NSilva a Sym por ter um excelente aceitação no mercado nacional a _já não desvaloriza assim tanto , dou te o meu exemplo ,comprei a minha Gts usada em stand na altura , andei um ano e meio com ela ,carregueia com mais kms ,e não perdi um centavo na venda .
No manual diz que o óleo dos travões é mudado cada 30.000 km.

Pois eu também concordo que isto dos 5 anos de garantia é um grande negócio para os concessionários e para a SYM.

Estou a pensar só ir à SYM até ao final dos 2 anos de garantia e depois irei a um mecânico que me dê confiança. Falam muito bem do César ex-Motobelas.

Como concessionários SYM tenho tido muito boas referências da Migtec no Cacém (se facultar em moto de cortesia será uma boa opção) ou a Loja das Motos na Caparica (podemos entregar a scooter em Lisboa, perto da praça de touros, e eles fazem o transporte de ida e volta para a oficina na Caparica).
Fui à Lombas e Curvas porque é perto de minha casa e é do mesmo grupo da Lismotor, na qual tenho um óptimo relacionamento com o Carlos Lebre.
A próxima revisão será daqui a 5.000 km e vou ter tempo para estudar melhor o assunto.
Agradeço os vossos comentários e sugestões.

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Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: davidsantos em 10 de Abril de 2019, 10:10
Claro aì concordo cntg , as duas marcas de topo vão sempre desvalorizar menos , mas não te esqueças que embora as Sym estejam cada vez mais caras ,elas desvalorizam mais ,mas por sua vez tambem já foram mais baratas na aquisição ,
Penso que as marcas de Taiwan aos poucos , estão a crescer e a evoluir tecnologicamente , eu paguei mais pela Cruisym , mas percebo em todas  as reaçoes da mota porque é que paguei mais ,´é um produto de melhor qualidade montagem etc .
No fundo são escolhas ,e no meu caso ,fiquei bastante feliz com a escolha que fiz .
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: davidsantos em 10 de Abril de 2019, 10:13
Na classe das 300 , sinceramente acho que a diferença é muito pequena e aì a marca perde ,e tambem por isso muita gente opta o pela Honda ou Yamaha , que é compreensivel
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: Ice em 10 de Abril de 2019, 10:14
Compreendo davidsantos, mas eu pessoalmente não considero gastar cerca de 5000€ numa mota que desvaloriza muito mais rápido do que por exemplo uma XMAX ou uma Forza. É uma realidade que temos de aceitar.
A minha, com 85.500km e 8 anos já não vale praticamente nada (valor comercial**)

Já para não falar de controlo de tração, viseiras automáticas, eliminação de vibrações, computador de bordo.... A SYM anda a dormir. Nunca vais ver tantas Cruisym's como GTS's. Tenho esse feeling.


Entretanto, tu trocas-te de mota num stand certo ? Se a fores vender sem retomas, vais ver o que acontece.
É como um Hyundai com 20 anos ou uma Audi com a mesma idade. O hyundai vale 1000€ ou menos e a audi mantém pelo menos 5000€ ou mais.
Concordo com o NSilva, mas ressalvo que a minha Cruisym foi comprada usada a um particular por um preço bastante inferior ao de nova. Por esse valor só encontrava Forza 300 (pouca potência...) e X-Max 300 usadas com mais anos, do modelo antigo, que não achei tão interessante.

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Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: NSilva em 10 de Abril de 2019, 10:37
Concordo com o NSilva, mas ressalvo que a minha Cruisym foi comprada usada a um particular por um preço bastante inferior ao de nova. Por esse valor só encontrava Forza 300 (pouca potência...) e X-Max 300 usadas com mais anos, do modelo antigo, que não achei tão interessante.

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Sendo um negócio feito nesses termos, concordo que tem uma grande vantagem!  _pol_
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: davidsantos em 10 de Abril de 2019, 11:15
Sim e a mota que compraste ,tem muito equipamento , o que por si sò ,representa muito dinheiro.
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: NSilva em 11 de Abril de 2019, 09:32
No manual diz que o óleo dos travões é mudado cada 30.000 km.

Pois eu também concordo que isto dos 5 anos de garantia é um grande negócio para os concessionários e para a SYM.

Estou a pensar só ir à SYM até ao final dos 2 anos de garantia e depois irei a um mecânico que me dê confiança. Falam muito bem do César ex-Motobelas.

Como concessionários SYM tenho tido muito boas referências da Migtec no Cacém (se facultar em moto de cortesia será uma boa opção) ou a Loja das Motos na Caparica (podemos entregar a scooter em Lisboa, perto da praça de touros, e eles fazem o transporte de ida e volta para a oficina na Caparica).
Fui à Lombas e Curvas porque é perto de minha casa e é do mesmo grupo da Lismotor, na qual tenho um óptimo relacionamento com o Carlos Lebre.
A próxima revisão será daqui a 5.000 km e vou ter tempo para estudar melhor o assunto.
Agradeço os vossos comentários e sugestões.

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De facto a Migtec é top! O Óscar é um poço de conhecimento no que toca a motas e improvisos.
Falo desta oficina porque é a que as duas motas cá da casa, frequentam.

De resto, penso que deves estudar melhor a revisão da mota e a cima de tudo, pedir opinião ao mecânico sobre a intervenção. Desse modo, podes ver se vale ou não a pena mudar certas coisas.
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: davidsantos em 11 de Abril de 2019, 10:43
De facto a Migtec é top! O Óscar é um poço de conhecimento no que toca a motas e improvisos.
Falo desta oficina porque é a que as duas motas cá da casa, frequentam.

De resto, penso que deves estudar melhor a revisão da mota e a cima de tudo, pedir opinião ao mecânico sobre a intervenção. Desse modo, podes ver se vale ou não a pena mudar certas coisas.

Subscrevo , Mig é onde a minha vai .
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: Ice em 12 de Abril de 2019, 20:30

Ainda sobre a revisão dos 10.000 km no Lombas e Curvas, gostaria de acrescentar o seguinte:

Quando cheguei a casa fui ver com mais atenção o manual de manutenção da Cruisym 300 (extraído da Internet, mas é oficial da SYM) e constatei que há diversas limpezas e verificações para além da mudança do óleo da transmissão que me suscitou dúvidas se teriam sido feitas, dado não terem cobrado nenhuma despesa de óleo de transmissão. Assim fui a abrir a tampa que protege a caixa da transmissão, onde está alojada a correia, poli, roletes , etc, e verifiquei que o filtro no interior (de esponja) estava completamente sujo, cheio de pó e impurezas!!! Se não foi limpo é sinal que não abriram essa tampa... Então não limparam (ou substituíram caso necessário) a embraiagem, exterior da embraiagem e poli de accionamento. Também não limparam (ou substituíram caso necessário) certamente a correia, roletes e poli de accionamento, tudo isto operações previstas a efectuar cada 10.000 km. Está também previsto para esta revisão a inspecção da folga das válvulas e mais algumas verificações do motor que tudo leva a crer também não terão sido feitas?! Não sei bem que procedimento deverei tomar, se voltar á oficina e confrontá-los com esta situação ou deixar o assunto por aqui? (mas o filtro da caixa de transmissão já ficou limpo por mim, já que a tinha aberto). Mas não fiquei com confiança no serviço efectuado, pelo que não penso lá voltar, salvo para algum problema concreto específico, dado ser um concessionário SYM muito próximo da minha casa.
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: davidsantos em 12 de Abril de 2019, 23:13
Depois do valor que te cobraram no mínimo deviam ter sido realizadas todas as operações preconizadas pelo fabricante, devias confrontá los e ver a reação a partir daí....
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: Ildebrando em 13 de Abril de 2019, 10:17
Bom dia,

Bela compra, tenho exacatamente igual...300...branca.
Comprada em setembro de 2017, e usada maioritariamente nas deslocação de e para o trabalho (80km's +/- por dia), vai com 16.000km's sem qualquer problema.
Também aconselho a MigTec, muito profissionalismo e simpatia.

Cumprimentos
Ildebrando
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: Ice em 15 de Abril de 2019, 12:54

Relativamente ao assunto da revisão dos 10.000 km que a minha Cruisym 300 fez na semana passada, passei pelo concessionário hoje para me informarem melhor o que tinham feito na revisão e fiquei bastante decepcionado com o esclarecimento. Confirmaram que não tinham feito nada do que eu questionei que vem no manual, pois limitaram-se a mudar óleo, pastilhas do travão traseiro e verificações sumárias não especificadas (são palavras minhas que traduzem o que me foi dito). Quanto á mudança do óleo de transmissão dizem só mudar aos 20.000 km, que não é necessário antes (eu até acredito, mas no manual diz "mudar cada 10.000 km"), e ás verificações da correia transmissão, polis, embraiagem, folga das válvulas preconizadas no manual para esta revisão, dizem não o fazer por entenderem não ser preciso... e até questionaram se cobrando apenas 1 hora de M.O. como poderiam fazer tudo isso, que mais uma vez afirmam não considerar necessário nesta revisão. Eu também acho que muitas destas operações são um exagero fazer cada 10.000 km, mas se é o recomendado pela SYM... Por exemplo, na minha ex-Honda CBF 600 SA, em 70.000 km nunca precisou de afinar válvulas.

Posto isto, não fico com vontade de voltar a fazer as revisões neste concessionário. Caso a Migtec faculte uma moto/scooter de cortesia para poder voltar para Lisboa durante o tempo da revisão/reparação, será certamente uma hipótese futura a considerar, face ás muito boas referências que tenho lido de vários companheiros.
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: NSilva em 15 de Abril de 2019, 14:07
Ice, compreendo o teu descontentamento mas num aspeto eles têm razão: Em 1 hora de mão obra, não conseguem fazer todas as verificações necessárias.
Penso que em todos os concessionários, eles não seguem o manual à risca, pelo que o proprietário é que deve solicitar algumas verificações / apertos e posteriormente, na entrega da mota, confirmar se estes foram relizados.

É assim em vários sitios
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: Ice em 15 de Abril de 2019, 14:36
Ice, compreendo o teu descontentamento mas num aspeto eles têm razão: Em 1 hora de mão obra, não conseguem fazer todas as verificações necessárias.
Penso que em todos os concessionários, eles não seguem o manual à risca, pelo que o proprietário é que deve solicitar algumas verificações / apertos e posteriormente, na entrega da mota, confirmar se estes foram relizados.

É assim em vários sitios

Lamento, mas não concordo nada. Não sou eu que tenho que saber e dizer o que devem fazer nas revisões. Vem tudo no manual editado pela SYM e os concessionários devem cumprir...
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: NSilva em 15 de Abril de 2019, 18:57
Concordo a 100% com o que dizes, mas nunca vi uma oficina cumprir à risca a recomendação do manual  _thumbdown_
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: davidsantos em 16 de Abril de 2019, 12:21
Lamento, mas não concordo nada. Não sou eu que tenho que saber e dizer o que devem fazer nas revisões. Vem tudo no manual editado pela SYM e os concessionários devem cumprir...

Concordo contigo se estás a pagar a uma oficina da marca ,eles é que teem de saber o que está preconizado pelo fabricante ,e não o cliente .
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: Ice em 15 de Maio de 2019, 20:46

Depois do meu último "post" fiz uma viagem/passeio até Soure e volta para Lisboa, num evento do CPM muito agradável, constante no tópico de eventos deste Fórum, e tive oportunidade de melhor conhecer o comportamento da Cruisym em estrada. No entanto, dada as características do passeio e das montadas dos companheiros de viagem, nunca tive oportunidade de passar dos 130 km/h, e mesmo essa velocidade muito raramente, pois viajamos mais numa faixa entre os 80 e 125 km/h, e estes últimos apenas no troço inicial de AE Lisboa-Aveiras (a restante viagem foi sempre por EN's). Assim não posso adiantar muito mais do que o que já disse no primeiro "post" de 9 de Abril e confirmar as boas aptidões estradistas desta scooter que me satisfizeram bastante.

Até agora fiz apenas cerca de 900 km com a Cruisym desde que a comprei. Ainda só  atestei o depósito 3 vezes, com consumos de 3,74 l/100 km; 3,88 e 3,54 (este último respeita á viagem/passeio a Soure).

A única menção menos favorável, ao contrário de quase tudo o que tenho lido, é relativamente ao banco do condutor, conforme referi no 1º "post", pois tem uma certa inclinação para a frente que faz com que o rabo tenha tendência a escorregar para a frente no assento... E o formato do assento do condutor, na parte mais traseira onde assentam as nádegas, parece-me pouco largo e pouco envolvente e sente-se a falta de maior espessura de espuma (ou gel). Julgo que para uma utilização citadina e/ou percursos não superiores a 60 minutos seguidos não colocará problema, mas para viagens já não me parece o ideal. Este aspecto ficou confirmado neste passeio/viagem mas, com já referi, julgo que é passível de melhoramento com um bom estofador... Mas podia ser funcionalmente mais bem concebido, embora tenha muito bom aspecto.

Outra coisa que queria referir respeita ás manchas no interior do vidro das ópticas, que já vinham quando a comprei, e afinal não me parecem de condensação pois são permanentes e com um aspecto um tanto oleoso translucido. Com as lâmpadas apagadas nem se vêm, mas com os médios ou máximos acesos notam-se bem. Na sequência da minha reclamação no Lombas e Curvas, tive de deixar lá a scooter em data marcada para um técnico da SYM avaliar e passados uns dias (talvez 2 semanas) telefonaram-me a dizer que a SYM tinha aceite a reclamação ao abrigo da garantia e que iriam enviar 2 ópticas novas para substituição, tendo agendado o próximo dia 23 para deixar lá a Cruisym para essa substituição. Valeu a pena reclamar, e nem sequer retirei previamente as lâmpadas LED de médios e máxximos.

E por agora não tenho mais nada de significativo a relatar, estando bastante satisfeito com a Cruisym 300. Para a cidade é óptima, não é preciso mais, para a estrada é muito satisfatória, embora pudesse ter umas melhores acelerações, dentro do possível para uma 300 cc, mas mesmo assim satisfaz, com um particular destaque para a óptima posição de condução e suavidade no comportamento.

Boas curvas  _convivio_

Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: NSilva em 16 de Maio de 2019, 08:37
Olá Ice,

Tenho de concordar no que dizes acerca do banco do condutor.
Comparando à irmã mais velha (GTS 300) o encosto faz diferença.
Quando andei com a cruisym 125, dei por mim com o rabo em cima do "declive" entre o condutor e pendura e por vezes andei ali ajeitar a coisa.

Esse problema das óticas ainda bem que foi reportado, assim a SYM resolve e podes apurar e dar feedback se é da qualidade do material que é manhosa ou não.

Os consumos apresentados não me parecem nada de alarmante, no entanto chego a atingir os 3.8lt/100 quando faço muita cidade de um depósito. Talvez seja o caso desses 3.88lt/100 não ?

De resto, penso que está pronta para fazer muito mais km  _palmas_ _convivio_ _lool_
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: Ice em 16 de Maio de 2019, 17:00
Olá Ice,

Tenho de concordar no que dizes acerca do banco do condutor.
Comparando à irmã mais velha (GTS 300) o encosto faz diferença.
Quando andei com a cruisym 125, dei por mim com o rabo em cima do "declive" entre o condutor e pendura e por vezes andei ali ajeitar a coisa.

Esse problema das óticas ainda bem que foi reportado, assim a SYM resolve e podes apurar e dar feedback se é da qualidade do material que é manhosa ou não.

Os consumos apresentados não me parecem nada de alarmante, no entanto chego a atingir os 3.8lt/100 quando faço muita cidade de um depósito. Talvez seja o caso desses 3.88lt/100 não ?

De resto, penso que está pronta para fazer muito mais km  _palmas_ _convivio_ _lool_

O consumo maior foi mais em cidade e arredores, talvez esticando um pouco na AE até Oeiras, mas isto num percurso pequeno. Julgo que tem também a ver com o enchimento do depósito, pois dessa vez terá até saído um pouco por fora... Estava à espera era que não passasse dos 3,2 l/100 km no passeio, pois foi sempre em velocidades moderadas. Mas ainda é cedo para retirar conclusões.

Uma característica desta Cruisym que muito aprecio e que ainda não referi é a facilidade em colocar no descanso central, sem esforço nenhum. Não tem qualquer comparação com o esforço enorme que tinha de fazer para colocar a Honda CBF 600 no descanso central, o que fazia com que raramente o utilizasse. Na Cruisym utilizo-o na maioria das vezes.

Enviado do meu WAS-LX1A através do Tapatalk

Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: Rogerio Pereira em 16 de Junho de 2021, 23:08
Caro ICE, caros companheiros,
li o seu comentario relativo a cruisym 300, e as respostas dos outros companheiros, e concordo com a maioria dos pontos, no que refere ao assento: alguma rigidez na area do condutor que se torna dolorosa ao fim de algum tempo a conduzir, na parte do pendura eu noto a tal inclinação para a frente muito pronunciada, o que faz com que o pendura escorregue para a frente na travagem (eu instalei a top case (29L) com encosto e a esposa gosta de ir encostada, o que deixa algum espaço entre nós) estou a pensar adquirir outro assento (usado) e mandar estofar de novo, mas com o apoio lombar modificado, mais alto para o condutor e a descair para a traseira para evitar os escorregancos do pendura, nao sei se alguém o fez antes, mas se fizeram gostaria de ter alguns detalhes.
Ainda nao fiz muitos quilômetros para ter uma boa ideia, cerca de 300, e sempre abaixo de 100km/h, mas acho-a com a suspensão muito confortável, boa resposta na potência do motor, aqui noto um som do motor um pouco inesperado, ou irregular quando acelero mais rápido a baixa velocidade, entre 30-70 km/h e que desaparece quando a velocidade estabiliza, talvez devido ao esforço adicional do motor, mas que eu penso estar relacionado com o uso da gasolina 95 em vez de 98 (isto acontecia com com alguns carros quando se usava gasolina normal em vez de super "grilavam"), agradecia algumas ideias nesta area.
estou muito contente com esta aquisição, a scooter parece robusta e o peso elevado ajuda na estabilidade, qualidade geral parece-me bastante boa, (o modelo da minha ainda vem com euro 4, penso ser o modelo de 2019, preto mate) mas veremos se o desempenho se mantém ou melhora depois da rodagem.

bons passeios e boas curvas para todos. _pt_ _pol_
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: Ice em 17 de Junho de 2021, 01:12
Caro Rogério Pereira,
Gostei dos seus comentários e espero que goze bem a scooter por muitos e bons quilómetros.
Vejo que é do Algarve e eu moro em Lisboa, o que não facilita um possível encontro. Teria muito gosto em trocarmos impressões ao vivo se por acaso vier para estes lados. Não há quase nenhuns proprietários de Cruisym 300 no CPM (mas com o modelo anterior, a GTS 300, eram bastante mais!).
Eu neste último ano, devido ao COVID-19, não tenho andado muito na minha Cruisym. Como estou reformado não tenho deslocações diárias para o trabalho, apenas as curtas voltas na cidade e arredores, para o que a utilizo com frequência. Viagens/passeios é que não tenho feito, com muita pena. Assim, em pouco mais de 2 anos apenas fiz pouco mais de 6.000 km. A scooter tem agora 16.500 km e está como nova. Para além das 2 revisões que já fez, aos 10.300 km e aos 14.900 km, não tive despesa nenhuma adicional, com excepção de uma bateria nova na última revisão, motivo porque antecipei um pouco a dita revisão, já que teve de ir para a oficina (se eu tivesse desconfiado da bateria, tê-la-ia mudado eu, mas deixou de trabalhar totalmente sem aviso, e eu não pensei que pudesse ser defeito da bateria com apenas 3 anos e picos, por isso a enviei para a oficina). Nessa revisão dos 15.000 km já mudaram a correia de transmissão (durava mais certamente...), kit de roletes do variador, filtro do ar, vela, pastilhas travão da frente, óleo motor e valvulina da caixa. Foi uma despesa grande, só a correia custou 156,83 €. As despesas das revisões nos representantes da SYM têm-me saído carotas, mas para manter a garantia de 5 anos somos obrigados a ir aos agentes oficiais da SYM!... Estou a pensar deixar de lá ir na próxima, e optar por uma oficina mais em conta.
No que respeita ao banco não tenho nada a acrescentar ás primeiras impressões, talvez esteja um pouco melhor por já poder ter acamado um pouco. Mas quanto ao pendura não me posso pronunciar, porque raramente levo lá alguém. A minha mulher nunca anda de moto, e sempre detestou tudo o relacionado com ela  ;D.
Eu estou contente com a Cruisym 300, para uma scooter, sendo os seus maiores atributos, quanto a mim, a comodidade e a suavidade. Apenas o consumo me parece um pouco elevado, na casa dos 3,8 l./1000 km de média geral. Se andar só na cidade chega facilmente aos 4,0 l. ou mesmo um pouco mais.
Quando eu digo "para uma scooter" quero dizer que sempre fui homem das motos, que me dão muito maior prazer, e considero a scooter mais como um meio de transporte, claro que agradável, mas que não se compara ao prazer de uma moto. Ainda penso com frequência voltar ás motos, mas teria de ser de baixo peso, o que consequentemente implica cilindrada baixa, e nesta faixa são quase todas monocilíndricas, solução que não me agrada muito devido ás inerentes vibrações. Altas velocidades não tenho necessidade.
Bom, por hoje é tudo, desejo-lhe muitos e bons kms e muita saúde.
Boas curvas.
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: Rogerio Pereira em 17 de Junho de 2021, 02:52
Caro ICE,
espero que o Covid lhe permita muitos bons kms na 300 neste verão.
Pode ser que nos encontremos em lisboa um dia destes, pois eu vou regularmente para Setubal e arredores, facilmente subo um pouco mais, so depende das minhas estadias em Portugal devido ao meu emprego, ainda não vou fazer viagens mais longas com a cruisym ate ter a rodagem feita, mas veremos. Eu comprei esta scooter em maio, nova, tenho sempre conduzido com pendura, mas a esposa queixa-se de que escorrega para a frente nas travagens, vejo isto como bom sinal, porque ela não queria saber de motos e agora mostra algum interesse, mas como disse na outra mensagem talvez ponha o estofador a resolver o problema e sempre fico com o assento original.
Nos estamos a tentar aproveitar as aberturas que o covid nos permite e gozar o bom tempo na estrada/serra/praias, também viagens um pouco mais longas no ordem dos 200/300km, portanto esta 300 vai servir perfeitamente, pensei em comprar uma moto maior, mas todos os custos associados seriam muito mais elevados assim como o peso e a altura do assento, com esta vou ver como as manutenções vão correr, se achar demasiado caras passo eu a faze-las salvo as mais especializadas pois eu tenho alguns conhecimentos de mecânica que ajudam.
diga-me depois qual a gasolina que utiliza na cruisym para tentar esclarecer as minhas dúvidas relativas ao som do motor com gasolina 95.
Sem mais, muitos kms e boas curvas. _pol_ scooter_ 
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: eXurion em 17 de Junho de 2021, 12:38
Boas. Existe aqui mais uma Cruisym 300 no Algarve!
Comprei usada no ano passado e no último ano fez cerca de 5000km.
Anda sempre com gasolina 95 simples e sem problema, já cheguei a meter 95 aditivada e 98 e não notei diferença nenhuma.
Agora com 9.000km o pneu de trás está completamente careca e no próximos dias vai à oficina trocar pneus e fazer revisão. Já sinto o pneu a escorregar à alguns kms.
E fiz lhe umas pequenas modificações, meter um acrescento no vidro para desviar o ar, manetes ajustáveis, lâmpadas led e troquei as pastilhas de trás pelas brembo.
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: Rogerio Pereira em 17 de Junho de 2021, 22:41
Boas eXurion,
ainda bem que ha mais pelo algarve, eu fiz a pergunta em relação a gasolina/ som do motor pois estou a usar gasolina 95, mas pensando melhor acho que este som tem a ver com o motor ainda estar muito preso (300km), com certeza vai melhorar, vou continuar com 95 ate ao final da rodagem e depois vemos como esta.
em relacao a modificacoes, gostava de ter mais detalhes desse acrescento no vidro, não que me queixe mas se for para melhorar ainda bem, estou também a pensar colocar as manetes ajustáveis quando for a revisão dos 1000km, tenho planos para colocar mais umas coisas: Alarme com imobilizador, substituir a buzina original por um par de buzinas twinz ( nao gosto do som da original), Kit de reparação de pneus (nunca se sabe o que pode acontecer).
Nos travões não vou mexer porque me parecem excelentes, veremos o tempo que duram, mais tarde quando os pneus estiverem a pedir troca vou colocar outra marca, mas tenho andado a ler várias mensagens no forum em relação aos pneus e nao me parece haver consenso em relação a quais pneus serão melhores, numa coisa quase todos concordam: Os de origem são maus com chuva, agora e uma questão de esperar e ver como se portam, provavelmente vou ter algum desgaste no verão e quando chegar ao inverno troco-os, mas tambem nao estou a planear conduzir muito no inverno.
Venham esses detalhes da extensão do vidro, so por curiosidade.
sem mais, boas curvas scooter_
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: eXurion em 18 de Junho de 2021, 10:37
Segue aí foto do acrescento do vidro. É suficiente para passar o ar por cima do capacete e muito confortável no inverno.
Só me falta encontrar uns protetores de mão que encaixem para desviar o ar.
Também vi aqui no fórum pessoal a trocar os pneus originais aos 2.000km / 4.000km, eu não achei assim tão ruim, acho que desde que se conduza com calma na chuva corre bem. só quando o pneu já só tinha menos de 2mm de profundidade é que comecei a sentir mesmo em seco a escorregar, tanto em travagem como em curva.
A minha vai levar os Pirelli Angel Scooter, depois no final do mês dou a minha opinião.

(https://i.imgur.com/l6V8c9A.jpeg)
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: davidsantos em 18 de Junho de 2021, 16:54
Boas companheiro, o vidro já estava na posição mais elevada?
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: eXurion em 18 de Junho de 2021, 17:19
Boas, sim o vidro da sym está na posição mais elevada.
Este vidro é fácil de encontrar no aliexpress é a versão maior de 30cm.
Como faço muita autoestrada ajuda bastante a desviar o vento, ele fica mesmo na frente dos olhos e desvia o vento todo por cima.
A única desvantagem é que quando chove a água não escorre do vidro e dificulta um pouco a visão mas é fácil de mesmo em andamento baixar o vidro e deixa de ser problema.
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: moto2cool em 18 de Junho de 2021, 18:23
Eu uso o spoiler ligeiramente sobreposto ao vídeo da mota e um pouco inclinado. A ideia é facilitar a deslocação do vento e não bloquear
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: Rogerio Pereira em 19 de Junho de 2021, 01:42
Boas, Exurion qual foi o preco do spoiler, se nao for indiscricao? talvez tenha que juntar mais isto a minha lista de upgrades. Nota-se algum aumento de consumo com a extencao instalada?
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: davidsantos em 20 de Junho de 2021, 01:07
Eu até acho que elas de origem tem uma boa protecção do vento, mas claro assim ainda protege mais.
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: eXurion em 20 de Junho de 2021, 08:46
Boas, custou cerca de 15/20Eur.
Eu não notei alteração nenhuma nos consumos.

Na próxima revisão dos 15.000 eles recomendam trocar a correia, queria aproveitar e ver se o mecânico instala este kit de variador.
https://www.motoscoot.net/transmision-y-variador/variadores/variador-polini-maxi-hi-speed-for-sym-gts-joymax-250-300.html (https://www.motoscoot.net/transmision-y-variador/variadores/variador-polini-maxi-hi-speed-for-sym-gts-joymax-250-300.html)

Parece interessante, será que alguém já experimentou?
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: Jorge Valente em 20 de Junho de 2021, 10:35
Viva,
Só agora me apercebi deste diário e depois de ler posso dizer que na minha opinião é uma scooter que acho muito bonita, mas parece-me que a Sym sendo mais barata que a Honda ou Yamaha, tem um problema que é a mecânica "peças" serem muito caras por comparação com a Honda e as revisões na Honda também são mais espaçadas !2.000kms.
Abraço e continuação de bons passeios...
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: Rogerio Pereira em 20 de Junho de 2021, 22:57
Boas a todos,
eXurion, com esse preco vale a pena experimentar, gostaria de saber se o spoiler se mantem fixo ou se vibra, ou a partir de que velocidade comeca a vibrar uma vez que so e apoiado ao centro, o kit da transmissao nao vou alterar enquanto as prestacoes se mantiverem como original, nao procuro velocidade, so consistencia mas espero que se mantenham as velocidades como estao agora, o que me leva ao comentario do amigo Jorge Valente e aos precos das pecas para a Sym, eu sou novo com esta marca (e com as outras tambem :-?) e ainda nao sei que valores vou encontrar nas pecas de origem, mas nao penso colocar pecas nao originais enquanto durar a garantia (se nao trocar de scooter entretanto), salvo algumas pecas perifericas, como a buzina, alarme, suporte de telefone e coisas assim.
 Continuacao de muitos kms e boas curvas. scooter_
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: davidsantos em 21 de Junho de 2021, 00:53
Eu acho que no geral as peças das motos são caras sejam de que marca forem, também há valores de peças para as japonesas que deixam os proprietários com os olhos em bico...  _lol_
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: moto2cool em 21 de Junho de 2021, 08:34
Como em tudo, se se encontrar no mercado em marca branca baixa-se o preço, se for exclusiva paga-se bem a exclusividade
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: eXurion em 23 de Junho de 2021, 18:52
Chegou a casa com os novos sapatinhos! Depois deixo opinião.
Vejo é que na viagem da oficina para casa não apagou a luz do abs mas ele funciona. Talvez volte a apagar nos próximos dias.

(https://i.imgur.com/2n1EdfB.jpeg)

Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: davidsantos em 23 de Junho de 2021, 22:59
São os Pirelli certo? Depois dá feedback, estou com os citygrip e até agora 12600km e estou bastante satisfeito.
Título: Re: Cruisym 300 - primeiras impressões
Enviado por: Admin28 em 25 de Junho de 2021, 09:49
Chegou a casa com os novos sapatinhos! Depois deixo opinião.
Vejo é que na viagem da oficina para casa não apagou a luz do abs mas ele funciona. Talvez volte a apagar nos próximos dias.

(https://i.imgur.com/2n1EdfB.jpeg)


Olá Companheiro:
Não gostarias de abrir o teu próprio Diário de Bordo?
Acredito que deverás ter imensas partilhas para fazer connosco.
Boas curvas e se necessitares de ajuda, conta com os companheiros