Marcas de Maxiscooters => SYM => Mecânica => Tópico iniciado por: jagmonteiro em 07 de Outubro de 2013, 17:29
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Olá amigos.
Vou efectuar a manutenção da transmissão, trocando os roletes e a correia, tudo com material original. Portanto como tenho que aquirir o material num agente autorizado e para não ser enganado gostaria que me ilucidassem quanto à gramagem de roletes especifica para a sym 125 gts de 2010. A correia penso ser da marca "Bando".
Agradeço a vossa ajuda.
Abraço e boas curvas.
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Boas,
Eu coloquei roletos dr.pulley.
Aconselho.
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Boas,
Eu coloquei roletos dr.pulley.
Aconselho.
Boas companheiro.
Que melhorias notas?
_convivio_
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Boas companheiro.
Que melhorias notas?
_convivio_
Boas,
Fica uma scooter totalmente diferente!
Ao nível do arranque, de melhor resposta às acelerações, nas subidas notas que não perde a aceleração.
Aumenta o consumo um pouco mas nada de mais e no meu entender compensa pela satisfação que tiras da mota.
Eu quando mandei vir, comprei 9,5grs, prefiro mais arranque e resposta do que velocidade.
Se fosses de Gaia/Porto não tinha problemas em verificares a diferença.
Abraço,
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Ok companheiro.
Grato pela informação e pela cedência para teste.
_convivio_
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Estavs interessada em fazer o mesmo, qual a referencia das roletes, e a correia qual marca e referencia, pois nao encontro disponivel para a gts 125 evo.
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Boas,
Facilmente encontras a info que precisas mas aqui vai na mesma;
Roletes - SR1814
http://www.drpulley.info/shop/index.php?cPath=47_54
Correia: podes por da própria marca (é o que faço).
Boas curvas scooter_
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OK, obrigado pela ajuda. _pol_
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boas companheiros,
qual foi a gramagem que usaram?
Estava a pensar mandarvir 9,5g mai os delizadores.
O que acham?
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boas companheiros,
qual foi a gramagem que usaram?
Estava a pensar mandarvir 9,5g mai os delizadores.
O que acham?
Caro Amigo,
Uns tópicos mais acima mencionaram que colocaram os roletes de 9,5 grs _pol_
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A correia da Bandoo podem comprar na Eurocorreias, eles têm site e comparativamente à de origem é quase metade do preço. Foi onde comprei a minha.
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Boas, companheiros
Eu mandei vir uns roletes Dr. Pulley e uns deslizadores de 9,5 gr. Com portes, paguei cerca de 40€.
Foram colocados no início de Março, mas apenas os roletes. Os deslizadores que eles recomendam para a GTS 125 de 2010 não servem no prato do variador. Estão lá por casa...
Ganhei um pouco mais de arranque e deixei de sentir um poço que existia entre as 6000 e 7500 rpm. Manteve a velocidade máxima que fazia na altura da compra, pois ultimamente tinha baixo um pouco, devido ao facto de os roletes estarem "quadrados".
Talvez tenha aumentado um pouco os consumos, mas eu não ando de maxi a controlar o punho...
Com pendura, nota-se mais a diferença de comportamento da maxi.
Recomendo vivamente estes roletes para quem quiser dar um pouco mais de garra à GTS.
As referências que mandei vir foram as seguintes:
Dr.Pulley Sliding roll SR1814/6-9,5
Dr.Pulley sliding pieces SP1814-H
Quanto à correia, comprei na http://www.eurocorreias.pt/ (http://www.eurocorreias.pt/) e paguei cerca de 27€.
Paguei cerca de metade do que me pediam na marca, por uma correia igual à de origem. A marca é a Bando.
A referência é:
125 GTS JoyMax/Voyager (06/09) - Medida 19X9X800 - Código OE 1B01HNA01
Na etiqueta vem outro modelo, mas é a correia correcta.
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Eu tb tenho uma gts 125 i e tb eu ando à procura do "Santo Grall" _Rolley_
Pessoalmente não acredito muito em alterações feitas em motores tão "pequenos" que penso já estarem sobre-aproveitados.
Penso que os engenheiros que desenvolvem os motores encontram o melhor rácio entre força/velocidade/durabilidade/fiabilidade até porque estamos a falar de peças muito baratas. Para o fabricante o custo de meter uns roletes de x gramas é igual ao custo de meter uns roletes de y gramas. Se a opção foi colocar roletes de x gramas...alguma razão deve ter havido. Normalmente estas coisas envolvem muitas experiências e ensaios inclusivè em bancos de potência
No meu caso concreto e uma vez que preciso daqui a 3000 Kms trocar a correia e os roletes gostaria de colocar uns roletes um pouco mais pesados porque penso que o resultado se iria adequar melhor ao uso que dou à GTS.
A minha máquina dá 105 km/h ás 9000 RPM (entrada do red-line). Não dá nem nunca deu desde nova mais que isto a estas RPM. Isto não me leva a querer roletes mais pesados porque sinceramente para mim ela dar 105 ou 115 é a mesma coisa.
O que se passa é que o uso que lhe dou é maioritáriamente em estrada nacional (cerca de 80 ou 90%), ando pouco dentro da cidade e nunca em auto-estrada.
Andando em estrada e para manter uma velocidade aceitavel (que impeça de estar sempre a ser ultrapassado :(, com os riscos que isso acarreta) tenho de "abusar" das RPM.
Isto tudo para dizer que queria uns roletes que me permitissem andar entre os 70 e os 90 Km/h mas com menos RPM. Se a velocidade de ponta aumentar...melhor ainda. Não queria era aumentar muito os consumos e penso que se perder "disparo", desde que não seja muito, não me faz muita diferença até porque ando sempre sózinho.
Trocar variador e/ou embraiagem está fora de hipóteses. Por isso terei que trocar os roletes. A opção será Dr. Pulley mas não sei de quantas gramas _pensador_.
Alguêm com experiência efectiva quer dar uma ajuda?
Há por aqui alguêm que já tenha feito esta alteração que me possa dizer qual a gramagem dos roletes e qual foi o ganho de RPM e em que faixa de velocidades?
Obrigado
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Companheiro scooteraddict,
Com os roletes que coloquei, a maxi faz menos 1000 rpm à mesma velocidade.
O aumento no consumo é residual e não perdi disparo, pelo contrário. Quando preciso de ultrapassar, ela responde logo.
Eu também não quero mais velocidade, quero apenas uma melhor resposta ao acelerador. Nunca esteva nos meus planos trocar de variador, por exemplo.
Olha que TODOS os motores podem ser melhorados. Para manter os custos de produção baixos, não se pode optar pelo melhor material. Opta-se por material resistente, mas sem cuidados de pesos ou performances.
Por algum motivo uns Dr. Pulley custam à volta de 27€, enquanto uns da SYM custam cerca de 10€ menos. Até o formato dos roletes é diferente.
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Só mais uma nota: a mudança dos roletes não são uma alteração no motor mas na transmissão.
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@ Carlujo
Obrigado pela informação _pol_
@Manhas
Óbvio que é uma alteração na transmissão . Se leres o meu post com mais atenção perceberás que quando falo em motor é no sentido genérico...a transmissão está englobada e o assunto do tópico é mesmo acerca de transmissões " Troca Roletes+correia_especificações sym gts evo". Repara, o que disse anteriormente acerca das melhores escolhas do fabricante é válido para a transmissão. Até porque como deves saber os departamentos de engenharia dos fabricantes tb medem entre outras coisas a potencia à roda.
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Pegando ainda neste tema, qual é a gramagem dos roletes de origem das nossas SYM?
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Bom dia, estou a pensar meter uns dr. pulley com 10 gramas, aconselham?
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Pegando ainda neste tema, qual é a gramagem dos roletes de origem das nossas SYM?
Pelo que consegui apurar 10,5 Gr (não tenho 100% certeza)
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Bom dia, estou a pensar meter uns dr. pulley com 10 gramas, aconselham?
Depende do que pretendas.
Eu vou colocar 9,5 gr porque com esse peso consigo o que procuro; mesmas velocidades com menos RPM ficando com as mesmas (ou melhores) prestações.
A Dr. Pulley recomenda roletes com menos 10 a 15% de peso em relação aos originais.
Pra a SYM GTS os roletes Dr.Pulley recomendados são 9 - 9,5 ou 10gr.
Com 9,5 gr tens um bom feedback neste mesmo tópico _pol_
Com 10 gr não sei...mas certamente irás aumentar a velocidade de ponta e perder em força...isto sou eu a dizer pela lógica da coisa (nunca experimentei)
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Coloquei 9,5grs e resulta muito bem.
Os deslizadores não são necessários.
Abraço.
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Pelo que consegui apurar 10,5 Gr (não tenho 100% certeza)
Deixa-me que discorde com a tua afirmação.
Se tens de origem 10,5 grs, ao colocares uns roletes de 9,5 grs vai perder velocidade de ponta e ganhar mais aceleração. Assim perdias o tal efeito de andares a uma velocidade mais alta, com uma RPM mais baixa (que é isso que fazem os roletes mais pesados).
Segundo o meu mecânico, de origem a gramagem é 9 grs.
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A minha na revisão dos 12mil segundo a fatura foram rolete de 13g.
Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk
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A minha na revisão dos 12mil segundo a fatura foram rolete de 13g.
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Ok...
Então há aqui algo que me está a escapar! _pensador_
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Ok...
Então há aqui algo que me está a escapar! _pensador_
A ti e a mim que sempre achei estranho. Mas nao sei muito disto e foi-me garantido que esta certo.
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Deixa-me que discorde com a tua afirmação.
Se tens de origem 10,5 grs, ao colocares uns roletes de 9,5 grs vai perder velocidade de ponta e ganhar mais aceleração. Assim perdias o tal efeito de andares a uma velocidade mais alta, com uma RPM mais baixa (que é isso que fazem os roletes mais pesados).
Isso seria verdade se substituísse roletes convencionais por roletes convencionais. Estou a falar de roletes Dr, Pulley e nestes para teres sensivelmente o mesmo efeito deves reduzir o peso entre 10 a 15% ( já tinha explicado isso anteriormente >:()
Se os meus de origem forem de 10.5gr (sublinho o se) dá, com uma redução de 10% - 9.5gr (+-). Estamos a falar de roletes com uma forma diferente e que permitem o variador fechar mais com a rotação. Daí poderes reduzir peso mantendo as mesmas prestações.
A coisa não é assim tão linear mas poderei outro dia com mais tempo tentar explicar melhor.
Quanto a eu dizer que os roletes de origem pesam 10.5 gr...foi o que pude apurar e não dei a certeza...mas ainda vou tirar isso a limpo.
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Isso seria verdade se substitui-se roletes convencionais por roletes convencionais. Estou a falar de roletes Dr, Pulley e nestes para teres sensivelmente o mesmo efeito deves reduzir o peso entre 10 a 15% ( já tinha explicado isso anteriormente >:()
Se os meus de origem forem de 10.5gr (sublinho o se) dá, com uma redução de 10% - 9.5gr (+-). Estamos a falar de roletes com uma forma diferente e que permitem o variador fechar mais com a rotação. Daí poderes reduzir peso mantendo as mesmas prestações.
A coisa não é assim tão linear mas poderei outro dia com mais tempo tentar explicar melhor.
Quanto a eu dizer que os roletes de origem pesam 10.5 gr...foi o que pude apurar e não dei a certeza...mas ainda vou tirar isso a limpo.
Esclarecido _pol_
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De qualquer das formas há aqui qualquer coisa que não está bem.
Já aqui temos 3 pesos diferentes (9 - 10,5 e 13 gr) para roletes de origem >:( _pensador_
A diferença entre estes valores é muito grande... mesmo muito. 0.5 gr a + ou a - já fazem diferença. Estamos a falar de diferenças de 4 gr por cada rolete _confuso_. Não pode ser
Só se os variadores fossem diferentes e não me parece _pensador_
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De qualquer das formas há aqui qualquer coisa que não está bem.
Já aqui temos 3 pesos diferentes (9 - 10,5 e 13 gr) para roletes de origem >:( _pensador_
A diferença entre estes valores é muito grande... mesmo muito. 0.5 gr a + ou a - já fazem diferença. Estamos a falar de diferenças de 4 gr por cada rolete _confuso_. Não pode ser
Só se os variadores fossem diferentes e não me parece _pensador_
Eu mandei a minha posta mas o mecânico também não tinha a certeza! _Rolley_
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No site da Dr. Pulley (vala o que vale...não é a SYM...) os nossos roletes de origem pesam 10,5 gr. Mas vou tentar tirar isto a limpo. Apesar de a SYM fazer um "segredo de estado" de tudo e de mais alguma coisa.
http://www.drpulley.info/drpulley_docs/Typenliste.pdf
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No site da Dr. Pulley (vala o que vale...não é a SYM...) os nossos roletes de origem pesam 10,5 gr. Mas vou tentar tirar isto a limpo. Apesar de a SYM fazer um "segredo de estado" de tudo e de mais alguma coisa.
http://www.drpulley.info/drpulley_docs/Typenliste.pdf
_pol_
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No site da Dr. Pulley (vala o que vale...não é a SYM...) os nossos roletes de origem pesam 10,5 gr. Mas vou tentar tirar isto a limpo. Apesar de a SYM fazer um "segredo de estado" de tudo e de mais alguma coisa.
http://www.drpulley.info/drpulley_docs/Typenliste.pdf
Eu também pensei que fosse 10,5gr...
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Como não gosto de deixar os assuntos a meio aqui fica a informação:
Os roletes da minha GTS tem 18mmx14mm e pesam 10gr cada.
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Estranho, segundo a.minha fatura da.revisao dos 12mil na.minha antiga GTS levei com roletes de 13g. :/
Enviado do meu LG-D802 através de Tapatalk
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Montei hoje uns roletes de 10grs na minha GTS 125 EVO!!
Aquilo agora basta dar ao punho e a rotação chega num instante às 8000 rpm!!
Mandei vir também os deslizadores que eles recomendam e não servem também na minha!!! _Zang_
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Pergunta básica _pensador_
o que sao os roletes?? _martelada_
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_convivio_ Olá
Os roletes são umas peças pequenas redondas em plástico rijo
que estão dentro do variador dos relógios suiços _lool_ _palmas_
abraço
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Olá!
Tenho uma Sym 125i GTS Evo.n _pol_
Venho mostrar aqui alguma da minha ignorância neste assunto! :-?
Na verdade pensava que deslizadores e roletes fossem sistemas diferentes, ou se usava roletes ou deslizadores!
Agora após ler este tópico fiquei com a ideia que se usam no mesmo sistema ao mesmo tempo!
É mesmo assim? E que vantagem, ou desvantagem advém do uso dos 2 em simultâneo?
Obrigado pela paciência a quem responder e desculpem se acabei de escrever uma barbaridade! _martelada_
_pt_
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Bom dia a todo/as:
Companheiro João Borges, dá uma olhadela a esta página e ficarás a perceber o que está dento da tua scooter:
http://www.bikzshop.pt/bkzpt/artigos-tecnicos/como-funciona-a-transmissao-automatica (http://www.bikzshop.pt/bkzpt/artigos-tecnicos/como-funciona-a-transmissao-automatica)
Cumps.
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Podem ver tbm isto --> Link (http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,14093.msg191229.html#msg191229)
Boas curvas
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Muito obrigados!
scooter_
_pt_
Contudo a minha duvida mantém-se. Deslizadores, roletes ou tudo ao mesmo tempo?
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é melhor mesmo é comprares um kit completo da polini ou malossi.
fdx que voçes complicam o que facil!! _Rolley_
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Bom dia a todo/as:
Companheiro João Borges, dá uma olhadela a esta página e ficarás a perceber o que está dento da tua scooter:
http://www.bikzshop.pt/bkzpt/artigos-tecnicos/como-funciona-a-transmissao-automatica (http://www.bikzshop.pt/bkzpt/artigos-tecnicos/como-funciona-a-transmissao-automatica)
Cumps.
_convivio_ Olá
Companheiro João os deslizadores são aquelas 3 peças pequenas vermelhas em V que estão na rampa dos roletes
no desenho do link do Karloxilva
abraço
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_convivio_ Olá
Companheiro João os deslizadores são aquelas 3 peças pequenas vermelhas em V que estão na rampa dos roletes
no desenho do link do Karloxilva
abraço
Aaaaaaaah...! Obrigado! Agora já vi!
_pt_
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Venho desenterrar o topico.
Alguem sabe indicar ao certo quais o peso dos roletes que trás de origem a SYM 125i GTS ABS ano 2015?
E pergunto isto para saber se tenho o peso certo dos roletes na minha, é que quando comprei ela já trazia os Dr Pulley de 10,5 grs, e tenho visto alguns a dizerem que tras de origem 10,1gr, ora se assim for o antigo proprietario colocou peso a mais e devia ser ao contrario. _pensador_ _pensador_
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Se colocou Dr pulley de 10.5 queria de certeza mais velocidade de ponta, perdendo um pouco de arranque/força.
Para quem quer melhorar o arranque, uma subida linear da velocidade e reduzir um pouco as rotações da velocidade de ponta normal da mota mete 9.5 ou até 9.0... com estas gramagens nota-se mais as diferenças porque ficas com um arranque mesmo bom e tudo o resto melhora um pouco. Mais dos que estas gramagens melhoras um pouco o arranque a a velocidade de ponta mas menos notório.
Estou à espera (comprei hoje) dos 9.5... quando vierem depois relato aqui... mas já outros o fizeram... scooter_ _lool_
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Boas companheiros,
Tenho que substituir os roletes da minha GTS em breve e a correia também . Vou encomendar os Dr.Pulley de 9,5 grs. , como informado pela maioria dos companheiros e a correia na Eurocorreias . A minha dúvida está nos deslizadores , os companheiros informam que os Dr.Pulley não servem na GTS , devo então utilizar os originais da SYM ?
Boas curvas,
scooter_
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Boas companheiros,
Tenho que substituir os roletes da minha GTS em breve e a correia também . Vou encomendar os Dr.Pulley de 9,5 grs. , como informado pela maioria dos companheiros e a correia na Eurocorreias . A minha dúvida está nos deslizadores , os companheiros informam que os Dr.Pulley não servem na GTS , devo então utilizar os originais da SYM ?
Boas curvas,
scooter_
Na Minha SYM 125i GTS 2015 os deslizadores são uns rectagulos e não existe na DR pulley, mas estão em excelente estado.
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Compreendo que os deslizadores sejam motivo de duvida, cada variador tem o seu tipo.
Os da nossa GTS são 3 quadrados de plástico (femeas) que estão enfiados na tampa metálica que tapa os roletes... estes apenas ajudam ao movimento de deslizamento desta mesma tampa provocada pela abertura do variador em velocidade.
Salvo em raras excepções não se gastam assim tanto como se julga... os deslizadores da Dr. Pulley são machos e são triangulares, não dão para as nossas Maxi.
Se os roletes estiverem bem montados (são pesados na montagem e distribuidas as diferenças de peso aos pares), esta tampa abre e fecha sem atrito, se os roletes estiverem descalibrados obrigam esta tampa a abrir torta roçando mais nas paredes do variador e por isso gastando mais os deslizadores. Basicamente ajudam ao deslizamento para não ser metal com metal.
Se não estiverem com desgaste anormal em alguma face está tudo bem, se tiverem desgaste anormal algo se passa com os roletes... convém trocar.
Outra informação... os dr. pulley não são roletes, são tambem eles deslizadores... eles não rodam/rolam dentro do variador, eles deslizam para abrir o variador... por isso no site da Dr. Pulley tens Round Rolls e Sliding Rolls, estes ultimos dão os correctos que se fala aqui.
Quando vierem os meus, tiro fotos à operação toda de mudança e partilho aqui... mas têm videos demonstrativos no YouTube... coloquem SYM GTS Dr Pulley está lá tudo explicado... abracinhos _slb_ scooter_ _palmas_
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gostava de saber onde mandar vir os ditos roletes em portugal..nao do site official..