Geral => Motos que não são Maxiscooters => Tópico iniciado por: rumaloro em 05 de Julho de 2018, 13:13

Título: Bajaj
Enviado por: rumaloro em 05 de Julho de 2018, 13:13
Pessoal, ontem cruzei-me com uma bajaj dominar 400. Nunca tinha visto a moto nem conhecia a marca. Tenho, como é evidente, receio de uma marca nova em portugal, como muito pouca representação e cujas vendas do modelo pelo qual me apaixonei, pelo que li, não serem famosas na india.
No entanto estou mesmo inclinado em comprar a mota e se me arranjarem um para-brisas gramdinho sou mesmo capaz de fazer negócio. Digam-me da vossa justiça sobre esta minha ideia
Título: Re: Bajaj
Enviado por: JViegas em 05 de Julho de 2018, 13:39
A Bajaj já comercializa motociclos há muitos anos, com custos de aquisição muito pequenos.

A KTM tem uma parceria com a empresa para o fabrico das dukes 290 e 300 (acho eu).

Essa 400 que referes parece ser o modelo que a marca quer lançar no mercado Europeu.

Resultará?
Tudo depende da aceitação do mercado, fiabilidade do modelo (acredito que em milhões de unidades produzidas, algumas terão problemas de "juventude") e implementação na cilindrada a que se propõem.

O link da máquina:
https://www.globalbajaj.com/portugal/portugues/marcas/motos/dominar/dominar-d400/vis%c3%a3o-geral/

Comprava?
Não.
Prefiro (mais um esforço) a MT-03 ou a nova CB300R

Um vidro (dependendo do construtor) poderá minimizar os efeitos do vento, mas uma naked deixará sempre o vento dar "tareia" ao corpo.

O que importa é se te sentes bem em cima dela e se a mesma vai ao encontro das tuas expetativas.
Título: Re: Bajaj
Enviado por: Paulo Silveiro em 05 de Julho de 2018, 14:28
O importante é ficares contente com a mota. As especificações são boas, o preço também….

Como a marca está a aparecer deve haver alguns descontos.

Os contras….o desconhecimento da fiabilidade do modelo e a desvalorização de uma venda futura.

Mas se gostas da mota avança , e não te esqueças se abrir um DB.
Título: Re: Bajaj
Enviado por: rumaloro em 05 de Julho de 2018, 14:41
Obrigado pela força.
Irei fazer um test drive à mota amanhã. Depois logo digo o que sinto.
Quanto às outras sugestões (MT-03 ou CB300R) o problema das duas, para mim, é a posição de condução. Ambas têm uma posição de condução demasiado inclinadas para a frente. Se não fosse esse problema já tinha comprado uma CB300R e não perdia noites de sono a pensar nisto :)
Título: Re: Bajaj
Enviado por: pjmartinho em 05 de Julho de 2018, 14:46
Ao ver as especificações da mota reparei que usa 3 velas... num motor de 1 cilindro?

A Alfa Romeo tinha os motores Twin Spark (2 velas por cilindro)... esta é Triple Spark  _pensador_
Título: Re: Bajaj
Enviado por: rumaloro em 05 de Julho de 2018, 14:56
Ao ver as especificações da mota reparei que usa 3 velas... num motor de 1 cilindro?

A Alfa Romeo tinha os motores Twin Spark (2 velas por cilindro)... esta é Triple Spark  _pensador_

Sim, dizem que é uma tecnologia patenteada... também me parece estranho...
Título: Re: Bajaj
Enviado por: fastnet em 06 de Julho de 2018, 10:37
Confesso que nunca tinha ouvido falar do modelo nem da marca.
Se achas que é o teu "sapatinho" porque não avançar?
Todas as marcas ao entrar no mercado tentam um preço concorrencial, por vezes isso não quer dizer que seja de baixa qualidade.
Título: Re: Bajaj
Enviado por: rumaloro em 06 de Julho de 2018, 10:52
Hoje estou a pensar fazer o test drive da mota. Mas há uma coisa que me está a impedir de imaginar que irei avançar com o negócio: a falta de pára-brisas.
Já enviei e-mail para a puig, para a givi, para vários fabricantes de acrílicos, para a representante da moto em Portugal e para a fabricante da moto na índia e até agora nenhuma resposta positiva. E comprar uma moto sem protecção aerodinâmica, nem pensar... por mais bonita que ela seja...
O pior é que em casa tenho alguém completamente contra eu andar de mota e que, para ela, quanta menor cilindrada melhor... e esta motinha com 400cc e com uma posição de condução direita era a ideal para mim... Enfim... dilemas...
Título: Re: Bajaj
Enviado por: JViegas em 06 de Julho de 2018, 13:30
Hoje estou a pensar fazer o test drive da mota. Mas há uma coisa que me está a impedir de imaginar que irei avançar com o negócio: a falta de pára-brisas.
Já enviei e-mail para a puig, para a givi, para vários fabricantes de acrílicos, para a representante da moto em Portugal e para a fabricante da moto na índia e até agora nenhuma resposta positiva. E comprar uma moto sem protecção aerodinâmica, nem pensar... por mais bonita que ela seja...
O pior é que em casa tenho alguém completamente contra eu andar de mota e que, para ela, quanta menor cilindrada melhor... e esta motinha com 400cc e com uma posição de condução direita era a ideal para mim... Enfim... dilemas...


rumaloro, se me permites a opinião pessoal:

Uma naked será sempre naked. A proteção aerodinâmica será sempre menor do que a tua SYM, por exemplo.

Terás que ter em conta outros aspectos:
1. Não terás espaço de arrumação
2. Se cair a máquina danifica mais do que os plásticos: pedais, seletor de mudanças, manete de embraiagem ou travão, etc. etc.
3. Terás mais despesa com seguros e IUC (não sei se as 400cc estás dispensadas ao abrigo da lei)

A questão do risco ser menor por se conduzir uma cilindrada mais pequena, tudo depende da tua cabeça, da mão direita e também da sorte.

Existem fatores que não controlamos no trânsito, e por isso a condução defensiva deve ser apanágio de todos, pois somos nós que raspamos com o corpo no chão independentemente da culpa ser nossa ou de terceiros, da velocidade a que conduzimos ou outro.

Espero que consigas convencer em casa sobre essas questões, porque não fazer o test drive em conjunto e demonstrar que também se pode obter prazer na condução de uma mota de cilindrada superior da mesma forma que uma 125cc.

Que tudo se resolva.

Se fizeres o test drive conta como foi.
Título: Re: Bajaj
Enviado por: Ccarvalho em 06 de Julho de 2018, 14:37

3. Terás mais despesa com seguros e IUC (não sei se as 400cc estás dispensadas ao abrigo da lei)

As 400cc atualmente pagam 19,28 euros de IUC.
Título: Re: Bajaj
Enviado por: rumaloro em 06 de Julho de 2018, 14:51

rumaloro, se me permites a opinião pessoal:

Uma naked será sempre naked. A proteção aerodinâmica será sempre menor do que a tua SYM, por exemplo.

Terás que ter em conta outros aspectos:
1. Não terás espaço de arrumação
2. Se cair a máquina danifica mais do que os plásticos: pedais, seletor de mudanças, manete de embraiagem ou travão, etc. etc.
3. Terás mais despesa com seguros e IUC (não sei se as 400cc estás dispensadas ao abrigo da lei)

A questão do risco ser menor por se conduzir uma cilindrada mais pequena, tudo depende da tua cabeça, da mão direita e também da sorte.

Existem fatores que não controlamos no trânsito, e por isso a condução defensiva deve ser apanágio de todos, pois somos nós que raspamos com o corpo no chão independentemente da culpa ser nossa ou de terceiros, da velocidade a que conduzimos ou outro.

Espero que consigas convencer em casa sobre essas questões, porque não fazer o test drive em conjunto e demonstrar que também se pode obter prazer na condução de uma mota de cilindrada superior da mesma forma que uma 125cc.

Que tudo se resolva.

Se fizeres o test drive conta como foi.

Sim, acho que tenho  que testar esta sem para-brisas e uma honda 310 gs ou algo assim para perceber se há mesmo grandes diferenças, e quais as diferenças entre uma bmw 310 gs e a sym 125 em termos de protecção aerodinâmica... isto de ser verdinho nestas andanças tem destas coisas, só há dúvidas, nenhuma certeza  _martelada_

Seja como for o test drive da bajaj está marcado para hoje. Depois digo como correu. E entretanto também já arranjei alguém que me faça um para-brisas em acrílico para a moto... não sei é os preços  _pensador_
Título: Re: Bajaj
Enviado por: TMR em 06 de Julho de 2018, 16:59
Minha rica Benelli 302...
Título: Re: Bajaj
Enviado por: rumaloro em 06 de Julho de 2018, 19:46
E pronto, test drive feito.
A mota, esteticamente, é muito bonita. O mostrador é pobre, tendo apenas o essencial e, apesar do conta-rotações apresentar uns impressionantes 13000rpm, a verdade é que a partir das 9500rpm acende uma luzinha a avisar que já estamos a abusar da mota...
Não que seja muito necessário chegar a essas rotações, tendo em conta que às 6000rpm já a mota vai aos 110km/h.
Bom binário desde rotações baixas, o que quase torna desnecessária a 1ª, excepto mesmo se pararmos.
Trava bem e as mudanças também entram bem mas achei que a embraiagem pegava muito em cima.
Assento confortável e acessível para pessoas baixas, que conseguem chegar com os pés perfeitamente ao chão.
coisas que não gostei: sendo eu maçarico, agarro-me à mota com unhas e dentes, e nessa posição (agarrado com unhas e dentes) sente-se vibração nas pernas em contacto com o depósito de combustível. Acredito que em viagens mais ou menos longas estas vibrações tornam-se incomodativas.
Os apoios para os pés, apesar de cómodos em condução, atrapalham um bocado quando queremos chegar com os pés ao chão... parece que estão mesmo no sítio onde não deviam estar... e não compreendo também porque raio é que os apoios dos pés do condutor são retráteis...
Os espelhos retrovisores não servem para nada. Se alguém comprar esta mota a primeira coisa a fazer é mudar os espelhos para uns que realmente cumpram a sua função...
achei os botões meio fraquinhos, nomeadamente os dos piscas, dos máximos, e do starter.
Achei bastante positivo a mota bloquear o volante sem a chave na ignição.
Finalmente não achei grande piada ao barulho do motor, especialmente quando o motor está frio. Depois o barulho até fica mais aceitável mas no inicio é mesmo feio.
Enfim, uma mota indiana bastante gira, penso que a manutenção (pelo que eu vi do preço das peças) é verdadeiramente irrisório, o consumo, tendo em conta o binário e o ritmo de rotações e o facto de ser mono cilíndrica, penso que será também bastante económica.
A partir daí terá a ver com o concessionário do sítio. Aqui em Setúbal, o Sr. Ernesto parece-me bastante disponível e focado no cliente. Se mantém a mesma postura depois de fazer a venda é que é a dúvida.
Título: Re: Bajaj
Enviado por: pjmartinho em 06 de Julho de 2018, 21:48
... e não compreendo também porque raio é que os apoios dos pés do condutor são retráteis...

Safety feature... se curvares demasiado inclinado, e os pisa pés tocarem no chão, e não recolherem, vais tu recolher as tuas "peças" que ficam espalhadas pela estrada.