Marcas de Maxiscooters => Outras Maxiscooters, com motor ecológico => Tópico iniciado por: Sapiens21 em 15 de Janeiro de 2014, 22:24
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Aqui no CPM acredito que a grande maioria conheça ou pelo menos já ouviu falar da marca Vectrix, mas a verdade é que as notícias acerca desta marca estavam arredadas de destaque à bastante tempo...
Agora chegou a altura da marca americana mostrar ao Mundo que continua bem viva e a sua nova abordagem parece seguir um olhar diferente para com o mercado.
A recente apresentação da Vectrix VT-1 definitiva (já tinha sido apresentada em versão pré-produção na EICMA) pode ser um passo gigantesco no sentido de elevar ainda mais esta marca que granjeia tanto respeito no campo das eléctricas.
Design contagiante e de estilo desportivo, potência ao nível de uma 125cc de combustão, baterias amovíveis para facilitar o carregamento em casa/local de trabalho, velocidade superior a 100Km/h, acelerações de muito bom nível, painel de instrumentos altamente futurista, sistema de recuperação de energia nas desacelerações e travagem (5% a 12%), rodas de 16' capazes de enfrentar qualquer calçada tipica, entre outras características.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fs1s.fr%2Fbibliotheque%2Fvectrix-vt1-scooter-electrique-3.jpg&hash=b79a0b59260e4d03546a59ad6cdaf488240ed8af)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fs1s.fr%2Fbibliotheque%2Fvectrix-vt1-scooter-electrique.jpg&hash=9a346e82f40f9205e00a092949d7ad16d91d8835)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fww1.prweb.com%2Fprfiles%2F2013%2F11%2F04%2F11300364%2Fvtrx_rear%2520iso%2520view.jpg&hash=b25726668f29f99c43eef191cc155d7eac8ad8b0)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.cpuhunter.com%2Fwp-content%2Fuploads%2F2013%2F11%2F2014-Vectrix-VT-1-Electric-Scooter_4-600x449.jpg&hash=7e598575a47a3d070cb7fed79a4a3a5ea0ad04c0)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.cpuhunter.com%2Fwp-content%2Fuploads%2F2013%2F11%2F2014-Vectrix-VT-1-Electric-Scooter_3.jpg&hash=9a0e086fe914179cf271509067173bd8d052dafe)
Esta versão pré-produção foi apresentada na última EICMA, fazendo uso de Led´s no farol e espelhos retrovisores. Não mudou muito para a versão definitiva como podem verificar.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fviaggisenzacolonnine.zxq.net%2Fimage%2F20131108-EICMA-2013-Vectrix-VT-1.jpg&hash=4b1fcc51674cd8309bde6d190c145db257fce814)
Por favor, só não me perguntem o preço....até tenho vergonha de o dizer! _corado_
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Diz diz diz! Não tenhas vergonha... Mas deve dar para uma Integra ou quem sabe uma T... _pensador_
Enviado do meu Nexus 7 através de Tapatalk
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Rondará os €8.000 segundo a scooter-infos..... _corado_
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Rondará os €8.000 segundo a scooter-infos..... _corado_
Mas é com o modelo incluído?? _lol_ _lol_
Abraços _convivio_
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Realmente é linda !!! _pol_
Agora o preço é feio como tudo!!! _Zang_
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Realmente é linda, mas é ainda muito cara :(
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Vão-me desculpar, mas nem consegui ver os leds na última fotografia... fiquei encandeado com os máximos. _lol_
De facto, por esse preço, teríamos que fazer mesmo muitos km, e por um nº considerável de anos para que a diferença de preço para com uma 125cc compense. É uma pena.
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.... teríamos que fazer mesmo muitos km, e por um nº considerável de anos para que a diferença de preço para com uma 125cc compense. É uma pena.
Compreendo o que dizes, mas olha que as eléctricas ainda têm outro ponto a seu favor....os custos de manutenção são quase inexistentes.
Este modelo "paga-se a si próprio" *** comparativamente com uma 125cc de combustão.
***Mais rapidamente....
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Quanto estariam dispostos a pagar por uma Honda PCX com gasolina e manutenção de borla para sempre?
Mas concordo que o preço desta Vectrix é muito elevado relativamente a concorrência eléctrica.
Acho preferível a velha VX1 usada que se encontra abaixo dos 5000€.
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Não são contas assim tão simples... Também gasta pastilhas e outro material de desgaste
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E as baterias não dão para todo o sempre!
E depende muito da quantidade de km por ano
É parecido à eterna questão gasoleo vs. Gasolina...
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E as baterias não dão para todo o sempre!
E depende muito da quantidade de km por ano
É parecido à eterna questão gasoleo vs. Gasolina...
Hoje em dia as baterias devem durar para sempre... há outras marcas de scooters eléctricas a oferecer 6 anos ou 100 000kms de garantia!
As minhas já estão com 43 000km _careta_
Claro que há os pneus e as pastilhas.
As pastilhas tem muito menos desgaste. Por exemplo há dias desci a serra da Boa Viagem na Figueira da Foz sem usar as pastilhas, travei apenas com a travagem regenerativa. Cheguei cá abaixo com mais 3% de carga, imaginem gasolina a nascer no deposito _lol_
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Pastilhas e pneus é incontornável e todas gastam, mas pouco mais existe a ser mudado e por essa razão mencionei e continuo a vincar, a manutenção quase inexistente proporcionada pelas eléctricas.
Mas é cara p'ra caramba, sem dúvida! _martelada_
Se estivéssemos perante um preço reduzido em 1/3, talvez fosse mais concorrencial e levasse muitos a optar por uma eléctrica em detrimento de um modelo de combustão, mas assim ainda vai permanecer (pelo menos em Portugal), um pouco arredada das opções.
É pena porque qualidades não lhe faltarão, mas dentro de alguns anos estes preços vão mudar. Pelo menos acredito que sim. ;)
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....Hehe, por esse preço só a compraria se viesse incluida com aquela bela pendura _Rolley_
Mas, a pouco e pouco a tecnologia das elétricas vai evoluindo até ao dia em que surgirá uma bateria revolucionária ( com recargas quase instantaneas e tamanhos compactos e dará para levar outra carregada debaixo do banco ) e a quantidade fará baixar os preços e muito!!
Quiça, a minha próxima scooter não seja uma dessas quase a inventar.
Scooterado scooter_ _slb_
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As vídeo-imagens de apresentação do modelo onde se poderão ver mais alguns pormenores que não terei colocado nas imagens: https://www.youtube.com/watch?v=WMmPumoLhLs
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Eu aposto um almoço nas bifanas [sou mão-de-vaca] no seguinte:
Se, daqui a 5 anos, ainda tivermos a sorte de estarmos cá todos, iremos ver muito mais modelos eléctricos do que a gasolina.
E isto nas marcas principais.
Está apostado?
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5 anos não direi, mas se forem 10... _pensador_
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Em relação a gastos com as scooters...
Já se sabe que todas gastam pneus, travões, etc etc (manutenção básica)
Agora em relação ao dinheiro gasto em combustível,a conversa é outra _Rolley_
Apenas para terem uma ideia, vou fazer só nesta semana, cerca de 1000 quilómetros.
Devo dizer que, por vários motivos, vou gastar zero em "combustível" para realizar estes 1000 quilómetros ;D
Agora façam a conta em quanto eu gastava apenas nesta semana em combustível, a uma média de 3 litritos aos 100 ;D
Como diria o outro ministro " é só fazermos as contas" _Rolley_
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Eu se tivesse este modelo, com a sua fantástica portabilidade de baterias, o que faria era pô-las a carregar no trabalho. Mas é que era de caras!!!
Ora por via dessa situação, os custos posteriores à aquisição tornavam-se quase irrisórios.
O que eu gostaria que fosse uma realidade o referido pelo Pedro Areias mais acima. O que eu gostaria.... ::)
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Pelas razões apontadas noutro tópico (Ver Aqui: Tópico CPM - Vectrix encerrou portas definitivamente (http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=19113.msg280542#msg280542), infelizmente tudo indica que não viremos a contar com este modelo, que representaria uma lufada de ar fresco no panorama das eléctricas.
E eu que gostava tanto deste modelo... :'(
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Boas, então ainda não existe novidades desta scooter elétrica em Portugal ?
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Acho que nem em Portugal nem em mais lado nenhum. A Vectrix encerrou portas.
A não ser que alguem compre a empresa ou voltem ao activo não se verão mais novidades , mas o pessoal da selectricas deve ter mais informação sobre isso.
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Eu pensei que fosse só em Portugal que tivessem encerrado portas
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Infelizmente o encerrar de portas teve mesmo o epicentro na sua sede e o resultado é que projectos fantásticos como este...ficaram na gaveta.
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Boas , por esse motivo existem agora muitas á venda em Portugal, quem comprar se calhar fica agarrado com peças.
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A assistência não oficial está a bom nível. Há uma pessoa nas Caldas da Rainha que repara Vectrix, altera o firmware da mota e acrescenta funções... por exemplo retira a limitação de velocidade máxima.
São conhecidas algumas motas com baterias reconvertidas.
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Boas, pois mas a assistência não passa só por baterias ou limitações de velocidade, eu estava-me mais a referir a plásticos , óticas farolins etc
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http://fuelfreemotos.wordpress.com/inicio/
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Boas, Marcopns, este devia de ser o representante em Portugal, ou não
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Não. É uma empresa que presta a dita assistência não oficial. Acho que a empresa é composta por 2 sócios um do Algarve e o técnico das Caldas da Rainha.
Eles dizem ter todas as peças em stock.
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8000€ acho um absurdo...Se ao menos tivesse um simbolo redondo azul e branco B.M.W. _careta_ , ainda podia valer,agora assim penso que nao vale, mesmo sendo electrica...quanto ao designe, nao acho muita piada para o preco que tem...eu dava prai 3000€....pouco mais.... _pt_
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O problema não é o preço, pois com a economia de consumo, sempre compensa. O pior é a duração/fiabilidade das baterias que quando tiverem de ser substituídas custará caro!!! E o preço é alto pois deve incluir as baterias. Há por aí veículos mais baratos, mas cujas baterias são alugadas (paga-se uma renda mensal nada barata).
Continuo a achar que isto é tudo para inglês ver e dizerem que estão a lançar alternativas aos produtos petrolíferos, mas de uma forma que não cativa ninguém, pois de certeza que o lobby do petróleo fala mais alto.
O desenvolvimento do hidrogénio seria bem mais fácil e barato, mas..... _reg_
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O desenvolvimento do hidrogénio seria bem mais fácil e barato, mas..... _reg_
Pelo que tenho lido sobre o assunto, parece-me precisamente ao contrário: a energia eléctrica continua a ser de longe a energia mais barata de produzir e utilizar!
A maior parte do hidrogénio vem dos jazigos petrolíferos, daí ter interesse para as companhias petrolíferas que continuam no seu filão de ouro...
Depois ainda tem o problema do armazenamento que obriga a gastar imensa energia para comprimir o gás de forma a ocupar menos espaço. Essa energia poderia ser directamente utilizada pelo veículo eléctrico!
E um veículo a hidrogénio não é mais do que um veículo eléctrico em que se substituem as baterias pela parafernália necessária para transformar o hidrogénio em energia eléctrica! Valerá a pena, como nos querem fazer crer? _pensador_
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O pior é a duração/fiabilidade das baterias que quando tiverem de ser substituídas custará caro!!! E o preço é alto pois deve incluir as baterias.
Relativamente à duração e fiabilidade das baterias, são muito poucos os casos relatados de avarias.
Existem de facto, mas são muito poucas as situações. Para esse efeito até devo realçar os 2 ou 3 D.B.'s regularmente actualizados que por cá temos, com quilometragem elevada.
Já em relação ao custo de uma eventual substituição de baterias, aí de facto concordo que os preços pedidos são assustadores. Mas uma vez mais deverei realçar que já existem marcas que dão boas garantias das baterias: 5 Anos ou 100.000Kms (o que se fizer primeiro).
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Mas quanto ao objecto deste tópico e como referido à poucos meses....a Vectrix já era. :'(
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Este assunto merecia um tópico dedicado.
Qual o futuro das 2 rodas, baterias químicas ou hidrogénio? Com a aposta fortíssima da Honda, Toyota, Hyundai e do estado Japonês, esta é a discussão do momento.
A verdade é que ambos são eléctricos. No primeiro caso a energia é fornecida pela rede eléctrica de casa ou carregadores públicos rápidos (ou até painéis solares, eólicas, etc...) é armazenada numa convencional bateria para posteriormente ser usada no veiculo. Processo simples, com uma elevadíssima eficiência. As baterias de topo actuais podem carregar em 10-20 minutos, dar uma autonomia numa scooter de 300km e duram mais de 500 000kms. A rede de distribuição de energia já existe e permite transportar electricidade do Minho ao Algarve em instantes. Falta apenas instalar carregadores rápidos por todo o país. Se todos os automóveis passassem hoje a eléctricos, o aumento de consumo de electricidade seria na ordem dos 20%... nada mau porque parávamos de importar petróleo o que provocaria um enorme superavit na balança comercial do país. Portugal tem sol e vento suficientes para deixar de importar petróleo!
Por outro lado temos o hidrogénio. Repetem-nos a frase "O hidrogénio é o futuro" desde os anos 70. Há quem diga que o hidrogénio será sempre o futuro e nunca o presente! É o elemento mais abundante do universo mas não existe em estado puro. Actualmente mais de 90% do H2 comercializado tem origem no gás natural, logo é poluente e continuamos dependentes dos mesmos. É possível obter H2 a partir da agua mas é necessário uma quantidade enorme de energia eléctrica, nunca será viável... é possível obter essa energia eléctrica a partir de fontes renováveis, no entanto a mesma energia eléctrica podia fazer 4x mais kms num carro a bateria. Para proporcionar uma autonomia equivalente aos veículos actuais o H2 tem de ser comprimido a uma pressão de 700bar... um pneu tem 2,1bar...
Basicamente atestamos o veiculo com H2, que em seguida é convertido em electricidade por uma célula de combustível, essa electricidade é armazenado numa bateria convencional que em seguida é consumida pelo motor eléctrico. É verdade... o veiculo a hidrogénio necessita de baterias, embora em menor quantidade, porque a célula de combustível não consegue absorver a energia das travagens regenerativas nem consegue responder com rapidez desejada aos picos de consumo que uma condução exige. Os actuais problemas das células de combustível são o tempo de vida curto, cerca de 1000 horas e o uso de metais preciosos mais caros que o ouro.
Há quem diga que os veículos a H2 são rápidos a abastecer.... ok, pode ser verdade se conseguirem encontrar um posto de abastecimento. Não pensem que estes postos surgirão da noite para o dia porque o ultimo a ser construído custou 3,6 milhões de euros em contraste com os 15 000€ dos posto de carga rápido de baterias. Se tiver de me deslocar 10km para abastecer já perdi 20-30 minutos em viagens + 10 minutos para atestar, pelo contrario um veiculo eléctrico demora segundos a ligar a tomada e carrega enquanto dormimos.
A partir do momento que sei que o carro a H2 necessita de baterias e as marcas não permitem a carga das mesmas na tomada, na minha opinião torna-se evidente que nos querem meter a mao no bolso.
Mas para o consumidor final o que mais interessa é o preço... o H2 nunca será inferior aos combustíveis actuais... já as scooters electricas gastam 0,50€ a 1€ aos 100km.... qual preferem?
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_palmas_ _pol_
Muito boa análise marcopns, e podes crer que aqui o je está curioso ao que irá surgir no mercado nos próximos tempos e quando houver 1 menina elétrica com +- 300 kms de autonomia ( sem ser feitos a pastar e que dê para ir na boa do Algarve até Lx sem recarregar ) bonita como muitas atuais a gasosa e claro, a preços razoáveis então, lá irá a Tmax 500 para o OLX, hehe.
1 abraço e vai postando as novidades elétricas.
Scooterado scooter_ _slb_
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_convivio_ Olá
Boas é pena as marcas não apostarem mais nas baterias para ficarem mais em conta
porque a custarem um balúrdio o que poupamos na gasolina vamos gastar na bateria
quando for trocada e andamos sempre limitados aos 80 ou 90 kms que dá para andar
uma carga sempre preocupados em arranjar uma tomada
vamos esperar e ter fé um dia vamos lá chegar
abraços