Marcas de Maxiscooters => Outras Maxiscooters, com motor ecológico => Tópico iniciado por: Sapiens21 em 15 de Janeiro de 2014, 22:24

Título: VECTRIX VT-1 (novo modelo 2014)
Enviado por: Sapiens21 em 15 de Janeiro de 2014, 22:24
Aqui no CPM acredito que a grande maioria conheça ou pelo menos já ouviu falar da marca Vectrix, mas a verdade é que as notícias acerca desta marca estavam arredadas de destaque à bastante tempo...

Agora chegou a altura da marca americana mostrar ao Mundo que continua bem viva e a sua nova abordagem parece seguir um olhar diferente para com o mercado.

A recente apresentação da Vectrix VT-1 definitiva (já tinha sido apresentada em versão pré-produção na EICMA) pode ser um passo gigantesco no sentido de elevar ainda mais esta marca que granjeia tanto respeito no campo das eléctricas.

Design contagiante e de estilo desportivo, potência ao nível de uma 125cc de combustão, baterias amovíveis para facilitar o carregamento em casa/local de trabalho, velocidade superior a 100Km/h, acelerações de muito bom nível, painel de instrumentos altamente futurista, sistema de recuperação de energia nas desacelerações e travagem (5% a 12%), rodas de 16' capazes de enfrentar qualquer calçada tipica, entre outras características.

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fs1s.fr%2Fbibliotheque%2Fvectrix-vt1-scooter-electrique-3.jpg&hash=b79a0b59260e4d03546a59ad6cdaf488240ed8af)

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fs1s.fr%2Fbibliotheque%2Fvectrix-vt1-scooter-electrique.jpg&hash=9a346e82f40f9205e00a092949d7ad16d91d8835)

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fww1.prweb.com%2Fprfiles%2F2013%2F11%2F04%2F11300364%2Fvtrx_rear%2520iso%2520view.jpg&hash=b25726668f29f99c43eef191cc155d7eac8ad8b0)

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.cpuhunter.com%2Fwp-content%2Fuploads%2F2013%2F11%2F2014-Vectrix-VT-1-Electric-Scooter_4-600x449.jpg&hash=7e598575a47a3d070cb7fed79a4a3a5ea0ad04c0)

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.cpuhunter.com%2Fwp-content%2Fuploads%2F2013%2F11%2F2014-Vectrix-VT-1-Electric-Scooter_3.jpg&hash=9a0e086fe914179cf271509067173bd8d052dafe)

Esta versão pré-produção foi apresentada na última EICMA, fazendo uso de Led´s no farol e espelhos retrovisores. Não mudou muito para a versão definitiva como podem verificar.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fviaggisenzacolonnine.zxq.net%2Fimage%2F20131108-EICMA-2013-Vectrix-VT-1.jpg&hash=4b1fcc51674cd8309bde6d190c145db257fce814)

Por favor, só não me perguntem o preço....até tenho vergonha de o dizer!  _corado_
Título: Re: VECTRIX VT-1 (novo modelo 2014)
Enviado por: twin-pt em 15 de Janeiro de 2014, 22:49
Diz diz diz! Não tenhas vergonha... Mas deve dar para uma Integra ou quem sabe uma T... _pensador_

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Título: Re: VECTRIX VT-1 (novo modelo 2014)
Enviado por: Sapiens21 em 15 de Janeiro de 2014, 23:07
Rondará os €8.000 segundo a scooter-infos..... _corado_
Título: Re: VECTRIX VT-1 (novo modelo 2014)
Enviado por: ZeTaurus em 16 de Janeiro de 2014, 00:00
Rondará os €8.000 segundo a scooter-infos..... _corado_

Mas é com o modelo incluído?? _lol_ _lol_

Abraços _convivio_
Título: Re: VECTRIX VT-1 (novo modelo 2014)
Enviado por: Sanheiro em 16 de Janeiro de 2014, 00:09
Realmente é linda !!!  _pol_

Agora o preço é feio como tudo!!!  _Zang_

Título: Re: VECTRIX VT-1 (novo modelo 2014)
Enviado por: Paulo Coelho em 16 de Janeiro de 2014, 09:06
Realmente é linda, mas é ainda muito cara :(
Título: Re: VECTRIX VT-1 (novo modelo 2014)
Enviado por: tparracho em 16 de Janeiro de 2014, 10:48
Vão-me desculpar, mas nem consegui ver os leds na última fotografia... fiquei encandeado com os máximos. _lol_

De facto, por esse preço, teríamos que fazer mesmo muitos km, e por um nº considerável de anos para que a diferença de preço para com uma 125cc compense. É uma pena.
Título: Re: VECTRIX VT-1 (novo modelo 2014)
Enviado por: Sapiens21 em 16 de Janeiro de 2014, 12:03
.... teríamos que fazer mesmo muitos km, e por um nº considerável de anos para que a diferença de preço para com uma 125cc compense. É uma pena.

Compreendo o que dizes, mas olha que as eléctricas ainda têm outro ponto a seu favor....os custos de manutenção são quase inexistentes.

Este modelo "paga-se a si próprio" *** comparativamente com uma 125cc de combustão.

***Mais rapidamente....
Título: Re: VECTRIX VT-1 (novo modelo 2014)
Enviado por: marcopns em 16 de Janeiro de 2014, 19:17
Quanto estariam dispostos a pagar por uma Honda PCX com gasolina e manutenção de borla para sempre?

Mas concordo que o preço desta Vectrix é muito elevado relativamente a concorrência eléctrica. 
Acho preferível a velha VX1 usada que se encontra abaixo dos 5000€.
Título: Re: VECTRIX VT-1 (novo modelo 2014)
Enviado por: jpgjpg em 16 de Janeiro de 2014, 19:18
Não são contas assim tão simples... Também gasta pastilhas e outro material de desgaste
Título: Re: VECTRIX VT-1 (novo modelo 2014)
Enviado por: jpgjpg em 16 de Janeiro de 2014, 19:19
E as baterias não dão para todo o sempre!
E depende muito da quantidade de km por ano

É parecido à eterna questão gasoleo vs. Gasolina...
Título: Re: VECTRIX VT-1 (novo modelo 2014)
Enviado por: marcopns em 16 de Janeiro de 2014, 19:28
E as baterias não dão para todo o sempre!
E depende muito da quantidade de km por ano

É parecido à eterna questão gasoleo vs. Gasolina...
Hoje em dia as baterias devem durar para sempre... há outras marcas de scooters eléctricas a oferecer 6 anos ou 100 000kms de garantia!

As minhas já estão com 43 000km _careta_

Claro que há os pneus e as pastilhas.
As pastilhas tem muito menos desgaste. Por exemplo há dias desci a serra da Boa Viagem na Figueira da Foz sem usar as pastilhas, travei apenas com a travagem regenerativa. Cheguei cá abaixo com mais 3% de carga, imaginem gasolina a nascer no deposito  _lol_

Título: Re: VECTRIX VT-1 (novo modelo 2014)
Enviado por: Sapiens21 em 16 de Janeiro de 2014, 23:34
Pastilhas e pneus é incontornável e todas gastam, mas pouco mais existe a ser mudado e por essa razão mencionei e continuo a vincar, a manutenção quase inexistente proporcionada pelas eléctricas.

Mas é cara p'ra caramba, sem dúvida!  _martelada_

Se estivéssemos perante um preço reduzido em 1/3, talvez fosse mais concorrencial e levasse muitos a optar por uma eléctrica em detrimento de um modelo de combustão, mas assim ainda vai permanecer (pelo menos em Portugal), um pouco arredada das opções.
É pena porque qualidades não lhe faltarão, mas dentro de alguns anos estes preços vão mudar. Pelo menos acredito que sim.  ;)
Título: Re: VECTRIX VT-1 (novo modelo 2014)
Enviado por: Scooterado em 17 de Janeiro de 2014, 02:28
....Hehe, por esse preço só a compraria se viesse incluida com aquela bela pendura _Rolley_
Mas, a pouco e pouco a tecnologia das elétricas vai evoluindo até ao dia em que surgirá uma bateria revolucionária ( com recargas quase instantaneas e tamanhos compactos e dará para levar outra carregada debaixo do banco ) e a quantidade fará baixar os preços e muito!! 
Quiça, a minha próxima scooter não seja uma dessas quase a inventar.
Scooterado  scooter_ _slb_
Título: Re: VECTRIX VT-1 (novo modelo 2014)
Enviado por: Sapiens21 em 17 de Janeiro de 2014, 16:28
As vídeo-imagens de apresentação do modelo onde se poderão ver mais alguns pormenores que não terei colocado nas imagens: https://www.youtube.com/watch?v=WMmPumoLhLs
Título: Re: VECTRIX VT-1 (novo modelo 2014)
Enviado por: pedroareias em 17 de Janeiro de 2014, 17:41
Eu aposto um almoço nas bifanas [sou mão-de-vaca] no seguinte:

Se, daqui a 5 anos, ainda tivermos a sorte de estarmos cá todos, iremos ver muito mais modelos eléctricos do que a gasolina.

E isto nas marcas principais.

Está apostado?
Título: Re: VECTRIX VT-1 (novo modelo 2014)
Enviado por: twin-pt em 17 de Janeiro de 2014, 19:21
5 anos não direi, mas se forem 10... _pensador_


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Título: Re: VECTRIX VT-1 (novo modelo 2014)
Enviado por: Markito em 18 de Janeiro de 2014, 00:09
Em relação a gastos com as scooters...

Já se sabe que todas gastam pneus, travões, etc etc (manutenção básica)
Agora em relação ao dinheiro gasto em combustível,a conversa é outra  _Rolley_
Apenas para terem uma ideia, vou fazer só nesta semana, cerca de 1000 quilómetros.
Devo dizer que, por vários motivos, vou gastar zero em "combustível" para realizar estes 1000 quilómetros  ;D
Agora façam a conta em quanto eu gastava apenas nesta semana em combustível, a uma média de 3 litritos aos 100  ;D

Como diria o outro ministro " é só fazermos as contas"  _Rolley_


 
Título: Re: VECTRIX VT-1 (novo modelo 2014)
Enviado por: Sapiens21 em 18 de Janeiro de 2014, 00:18
Eu se tivesse este modelo, com a sua fantástica portabilidade de baterias, o que faria era pô-las a carregar no trabalho. Mas é que era de caras!!!
Ora por via dessa situação, os custos posteriores à aquisição tornavam-se quase irrisórios.

O que eu gostaria que fosse uma realidade o referido pelo Pedro Areias mais acima. O que eu gostaria....  ::)
Título: Re: VECTRIX VT-1 (novo modelo 2014)
Enviado por: Sapiens21 em 15 de Abril de 2014, 10:33
Pelas razões apontadas noutro tópico (Ver Aqui: Tópico CPM - Vectrix encerrou portas definitivamente (http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=19113.msg280542#msg280542), infelizmente tudo indica que não viremos a contar com este modelo, que representaria uma lufada de ar fresco no panorama das eléctricas.

E eu que gostava tanto deste modelo... :'(
Título: Re: VECTRIX VT-1 (novo modelo 2014)
Enviado por: vicente em 23 de Junho de 2014, 23:45
Boas, então ainda não existe novidades desta scooter elétrica em Portugal ?
Título: Re: VECTRIX VT-1 (novo modelo 2014)
Enviado por: santos466 em 23 de Junho de 2014, 23:47
Acho que nem em Portugal nem em mais lado nenhum. A Vectrix encerrou portas. 

A não ser que alguem compre a empresa ou voltem ao activo não se verão mais novidades , mas o pessoal da selectricas deve ter mais informação sobre isso.
Título: Re: VECTRIX VT-1 (novo modelo 2014)
Enviado por: vicente em 23 de Junho de 2014, 23:48
Eu pensei que fosse só em Portugal que tivessem encerrado portas
Título: Re: VECTRIX VT-1 (novo modelo 2014)
Enviado por: Sapiens21 em 24 de Junho de 2014, 21:12
Infelizmente o encerrar de portas teve mesmo o epicentro na sua sede e o resultado é que projectos fantásticos como este...ficaram na gaveta.
Título: Re: VECTRIX VT-1 (novo modelo 2014)
Enviado por: vicente em 24 de Junho de 2014, 21:18
Boas , por esse motivo existem agora muitas á venda em Portugal, quem comprar se calhar fica agarrado com peças.
Título: Re: VECTRIX VT-1 (novo modelo 2014)
Enviado por: marcopns em 25 de Junho de 2014, 11:21
A assistência não oficial está a bom nível. Há uma pessoa nas Caldas da Rainha que repara Vectrix, altera o firmware da mota e acrescenta funções... por exemplo retira a limitação de velocidade máxima.

São conhecidas algumas motas com baterias reconvertidas.
Título: Re: VECTRIX VT-1 (novo modelo 2014)
Enviado por: vicente em 25 de Junho de 2014, 11:50
Boas, pois mas a assistência não passa só por baterias ou limitações de velocidade,  eu estava-me mais a referir a plásticos , óticas farolins etc
Título: Re: VECTRIX VT-1 (novo modelo 2014)
Enviado por: marcopns em 25 de Junho de 2014, 11:58
http://fuelfreemotos.wordpress.com/inicio/
Título: Re: VECTRIX VT-1 (novo modelo 2014)
Enviado por: vicente em 25 de Junho de 2014, 12:28
Boas, Marcopns, este devia de ser o representante em Portugal, ou não
Título: Re: VECTRIX VT-1 (novo modelo 2014)
Enviado por: marcopns em 25 de Junho de 2014, 12:50
Não. É uma empresa que presta a dita assistência não oficial. Acho que a empresa é composta por 2 sócios um do Algarve e o técnico das Caldas da Rainha.

Eles dizem ter todas as peças em stock.
Título: Re: VECTRIX VT-1 (novo modelo 2014)
Enviado por: Vaporeon em 25 de Junho de 2014, 13:43
8000€ acho um absurdo...Se ao menos tivesse um simbolo redondo azul e branco B.M.W.  _careta_ , ainda podia valer,agora assim penso que nao vale, mesmo sendo electrica...quanto ao designe, nao acho muita piada para o preco que tem...eu dava prai 3000€....pouco mais....  _pt_
Título: Re: VECTRIX VT-1 (novo modelo 2014)
Enviado por: marb em 12 de Agosto de 2014, 02:05
O problema não é o preço, pois com a economia de consumo, sempre compensa. O pior é a duração/fiabilidade das baterias que quando tiverem de ser substituídas custará caro!!! E o preço é alto pois deve incluir as baterias. Há por aí veículos mais baratos, mas cujas baterias são alugadas (paga-se uma renda mensal nada barata).

Continuo a achar que isto é tudo para inglês ver e dizerem que estão a lançar alternativas aos produtos petrolíferos, mas de uma forma que não cativa ninguém, pois de certeza que o lobby do petróleo fala mais alto.

O desenvolvimento do hidrogénio seria bem mais fácil e barato, mas.....  _reg_
Título: Re: VECTRIX VT-1 (novo modelo 2014)
Enviado por: alex em 12 de Agosto de 2014, 08:48
O desenvolvimento do hidrogénio seria bem mais fácil e barato, mas.....  _reg_
Pelo que tenho lido sobre o assunto, parece-me precisamente ao contrário: a energia eléctrica continua a ser de longe a energia mais barata de produzir e utilizar!
A maior parte do hidrogénio vem dos jazigos petrolíferos, daí ter interesse para as companhias petrolíferas que continuam no seu filão de ouro...
Depois ainda tem o problema do armazenamento que obriga a gastar imensa energia para comprimir o gás de forma a ocupar menos espaço. Essa energia poderia ser directamente utilizada pelo veículo eléctrico!
E um veículo a hidrogénio não é mais do que um veículo eléctrico em que se substituem as baterias pela parafernália necessária para transformar o hidrogénio em energia eléctrica! Valerá a pena, como nos querem fazer crer?  _pensador_
Título: Re: VECTRIX VT-1 (novo modelo 2014)
Enviado por: Sapiens21 em 12 de Agosto de 2014, 11:29
O pior é a duração/fiabilidade das baterias que quando tiverem de ser substituídas custará caro!!! E o preço é alto pois deve incluir as baterias.

Relativamente à duração e fiabilidade das baterias, são muito poucos os casos relatados de avarias.
Existem de facto, mas são muito poucas as situações. Para esse efeito até devo realçar os 2 ou 3 D.B.'s regularmente actualizados que por cá temos, com quilometragem elevada.

Já em relação ao custo de uma eventual substituição de baterias, aí de facto concordo que os preços pedidos são assustadores. Mas uma vez mais deverei realçar que já existem marcas que dão boas garantias das baterias: 5 Anos ou 100.000Kms (o que se fizer primeiro).

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Mas quanto ao objecto deste tópico e como referido à poucos meses....a Vectrix já era. :'(
Título: Re: VECTRIX VT-1 (novo modelo 2014)
Enviado por: marcopns em 12 de Agosto de 2014, 19:18
Este assunto merecia um tópico dedicado.
Qual o futuro das 2 rodas, baterias químicas ou hidrogénio? Com a aposta fortíssima da Honda, Toyota, Hyundai e do estado Japonês, esta é a discussão do momento. 

A verdade é que ambos são eléctricos.  No primeiro caso a energia é fornecida pela rede eléctrica de casa ou carregadores públicos rápidos (ou até painéis solares, eólicas, etc...) é armazenada numa convencional bateria para posteriormente ser usada no veiculo. Processo simples, com uma elevadíssima eficiência. As baterias de topo actuais podem carregar em 10-20 minutos, dar uma autonomia numa scooter de 300km e duram mais de 500 000kms.  A rede de distribuição de energia já existe e permite transportar electricidade do Minho ao Algarve em instantes. Falta apenas instalar carregadores rápidos por todo o país. Se todos os automóveis passassem hoje a eléctricos, o aumento de consumo de electricidade seria na ordem dos 20%... nada mau porque parávamos de importar petróleo o que provocaria um enorme superavit na balança comercial do país. Portugal tem sol e vento suficientes para deixar de importar petróleo!


Por outro lado temos o hidrogénio. Repetem-nos a frase "O hidrogénio é o futuro" desde os anos 70. Há quem diga que o hidrogénio será sempre o futuro e nunca o presente! É o elemento mais abundante do universo mas não existe em estado puro. Actualmente mais de 90% do H2 comercializado tem origem no gás natural, logo é poluente e continuamos dependentes dos mesmos. É possível obter H2 a partir da agua mas é necessário uma quantidade enorme de energia eléctrica, nunca será viável... é possível obter essa energia eléctrica a partir de fontes renováveis, no entanto a mesma energia eléctrica podia fazer 4x mais kms num carro a bateria. Para proporcionar uma autonomia equivalente aos veículos actuais o H2 tem de ser comprimido a uma pressão de 700bar... um pneu tem 2,1bar...

Basicamente atestamos o veiculo com H2, que em seguida é convertido em electricidade por uma célula de combustível, essa electricidade é armazenado numa bateria convencional que em seguida é consumida pelo motor eléctrico. É verdade... o veiculo a hidrogénio necessita de baterias, embora em menor quantidade, porque a célula de combustível não consegue absorver a energia das travagens regenerativas nem consegue responder com rapidez desejada aos picos de consumo que uma condução exige. Os actuais problemas das células de combustível são o tempo de vida curto, cerca de 1000 horas e o uso de metais preciosos mais caros que o ouro.
Há quem diga que os veículos a H2 são rápidos a abastecer.... ok, pode ser verdade se conseguirem encontrar um posto de abastecimento. Não pensem que estes postos surgirão da noite para o dia porque o ultimo a ser construído custou 3,6 milhões de euros em contraste com os 15 000€ dos posto de carga rápido de baterias. Se tiver de me deslocar 10km para abastecer já perdi 20-30 minutos em viagens + 10 minutos para atestar, pelo contrario um veiculo eléctrico demora segundos a ligar a tomada e carrega enquanto dormimos. 

A partir do momento que sei que o carro a H2 necessita de baterias e as marcas não permitem a carga das mesmas na tomada, na minha opinião torna-se evidente que nos querem meter a mao no bolso.

Mas para o consumidor final o que mais interessa é o preço... o H2 nunca será inferior aos combustíveis actuais... já as scooters electricas gastam 0,50€ a 1€ aos 100km.... qual preferem?
Título: Re: VECTRIX VT-1 (novo modelo 2014)
Enviado por: Scooterado em 12 de Agosto de 2014, 21:03
 _palmas_ _pol_
Muito boa análise marcopns, e podes crer que aqui o je está curioso ao que irá surgir no mercado nos próximos tempos e quando houver 1 menina elétrica com +- 300 kms de autonomia ( sem ser feitos a pastar e que dê para ir na boa do Algarve até Lx sem recarregar ) bonita como muitas atuais a gasosa e claro, a preços razoáveis então, lá irá a Tmax 500 para o OLX, hehe.
1 abraço e vai postando as novidades elétricas.
Scooterado  scooter_ _slb_
Título: Re: VECTRIX VT-1 (novo modelo 2014)
Enviado por: Paulo Jorge Lopes em 14 de Junho de 2015, 22:35
 _convivio_ Olá
Boas é pena as marcas não apostarem mais nas baterias para ficarem mais em conta
porque a custarem um balúrdio o que poupamos na gasolina vamos gastar na bateria
quando for trocada e andamos sempre limitados aos 80 ou 90 kms que dá para andar
uma carga sempre preocupados em arranjar uma tomada
vamos esperar e ter fé um dia vamos lá chegar
abraços