Marcas de Maxiscooters => SYM => Mecânica => Tópico iniciado por: AJA em 03 de Julho de 2013, 18:14
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Boas,
Tenho sentido, desde a revisão dos 1000 km _pensador_, que a GTS (novo modelo) deixou de fazer os arranques com a mesma rapidez. Quando, por exemplo, quero fazer um arranque mais rápido, enrolo o punho, as rotações sobem até às 5000 e tal, engonha ali por, talvez, um segundo, e depois começa a subir de rotação mas sem sentir aquele "puxão". Parece molengona. Até a minha pendura dantes me dizia para não fazer arranques rápidos para ela não ficar para trás _lool_.
Está agora com quase 3000 Km e já combinei a muda óleo e falei neste sintoma. O próprio mecânico me disse, quando a experimentou, que a sentia algo fraquinha no arranque. Até me perguntou o que teriam feito na 1ª revisão (no sítio onde comprei) e se tinham mexido no variador. Por outro lado atinge, no velocímetro, 120,001 km/h a cortar às 9500 rpms. Antes não sei quanto é que marcava porque estava na rodagem e não quis puxar muito por ela (mas pelo que me recordo não devia andar longe daquela marca - só que nunca a deixei ir ao red line).
Pelo que tenho lido por aqui, seu eu tivesse mexido no variador (pesos dos roletes), por exemplo, poderia ser uma das opções a considerar. Não sei se será embraiagem ou correia porque se arrancar mais devagar não sinto bem esse "patinar/engonhar" (mas também a minha experiência é nula). Ou então eu que me habituei e já me parece que não anda nada _careta_. Mas a sério parece que o motor não dá tudo o que tem. De salientar que a maior parte da rodagem foi realizada em AE (cerca de 65% do meu trajeto diário).
Agradeço os vossos comentários e ajuda.
Abraço,
AJA
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Terão posto um óleo com uma graduação mais espessa??
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Ou terao tirado alguma anilha no variador? Alguns modelos tem e aos 1000 retiram e elas ficam assim e precisam de roletes mais leves para compensar a perca de rpm se nao ficam moles e so acordam em ae...
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Obrigado pelas vossas sugestões e respostas.
Relativamente ao óleo, não tenho presente a viscosidade, mas não me recordo de ver na fatura algo de anormal que chamasse à atenção.
Quanto à anilha....Bem, não fui informado que tenham mexido sequer na transmissão. Mas é algo a aferir.
Só para terem uma noção do que falo, quando no trânsito tenho de travar e desacelerar - quase parar, ao enrolar depois o punho para sair rápido, ela desenvolve muito lentamente. Após ter lançado este post, ontem com mais atenção, verifico que é mesmo às 5000 rpm que fica ali a pastelar. Depois parece que "engata" e sobe de rotação mas sem "energia".
Obrigado pela vossa ajuda.
Abraço,
AJA
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Eu desmontava o variador e embraiagem ,vela para ver a cor,via o filtro e se nao visse nada de anormal ,garantia com ela ,sem estragar eles nao chateiam experiencia propria...mas espero que consigas resolver isso
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Foi deixada há pouco para mudança do óleo - 3000 Km, e solicitei para verificarem os sintomas descritos. Curiosamente no caminho do escritório para a oficina, pouco mais de 1 km (se calhar nem tanto), parecia-me que estava a responder melhor _pensador_, com o ralenti nas 3500 rpm. Verifiquei que após a 1ª revisão o ralenti baixou das 3000/3500 para as 2000. Logo se vê.
Se não identificarem nada só me resta experimentar uma idêntica para comparar.
Obrigado a todos pelas ajudas e comentários.
Abraço,
AJA
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Pergunta qual foi o oleo de motor e a sua graduação,.
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Boas,
Ontem lá fui buscar a scooter_ ao "médico".
Foi trocado o óleo, soprado o filtro de ar, verificado o variador e transmissão e mais umas coisitas. Diagnóstico final - não detetaram nada de anormal, mas que experimentasse e verificasse se os sintomas persistem. Um pouco cético lá peguei na bicha...
Então e não é que a senti mais respondona, com mais força, e até com um ronco mais grave?! Deixou de empatar ali às 5000 rpms e a subida de rotação é feita linearmente e de forma mais rápida. A velocidade de ponta manteve-se inalterada - os tais 120,00001 Km/h _lol_ às 9500/700 rpms.
Quando me pediram o livro de revisões para carimbar....Surpresa! Falta o carimbo da 1ª revisão (1000 km)!!!!! _Zang_
De salientar que, como sugerido por alguns companheiros noutro tópico, esta 2ª revisão foi feita num local diferente da Loja onde comprei a scooter_ e onde efetuei a 1ª revisão. Vou ter de lá passar e exigir o carimbo. Se deixaram passar isto, leva-me a pensar o que é que terão negligenciado também _pensador_.
Vamos ver...
Entretanto agradeço-vos toda a ajuda prestada. É sempre bom e reconfortante poder contar com a vossa experiência.
Abraço,
AJA
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Ainda bem que a sentes mais respondona...o que interpreto como estando com um motor que parece mais "solto" e com uma vivacidade transmitida pelo punho mais apurada. _pol_
Continuação de boas voltas e trata lá desse carimbo da 1ª revisão. :)