Geral => DIY - Faça você mesmo => Tópico iniciado por: RenatoFonseca em 14 de Agosto de 2011, 01:06

Título: [Honda] Troca de Lâmpadas de piscas da PCX
Enviado por: RenatoFonseca em 14 de Agosto de 2011, 01:06
Ora boas para começar, este tutorial vai no seguimento de uma troca de lampadas de pisca que tinha tentado trocar por umas LED que tirá-se o ''efeito'' laranja da óptica mas que pisca-se laranja na mesma, ora as LED nao funcionaram pois a PCX nao as aceita (tretas do baixo consumo) e o relé deixava de funcionar, ou seja os piscas nao piscavam.
Então comprei umas destas.

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg834.imageshack.us%2Fimg834%2F6721%2F28042011114.jpg&hash=74c6313903cbf0233b733af4d2c0b81e5c31b9c9) (http://img834.imageshack.us/i/28042011114.jpg/)
 São iguais às originais mas cromadas exteriormente, ou seja o reflexo delas na óptica vai ser cromado logo a óptica vai ficar sem o laranja.

Vamos então começar passo a passo.
Tempo estimado: 30minutos (ou um pouco mais se for a primeira vez)
Material necessário:
Lâmpadas de Pisca
Chave de estrelas
Chave de bocas/roquete de 10mm
Chave de fendas


Primeiro começamos por desapertar estes dois parafusos.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg718.imageshack.us%2Fimg718%2F6418%2F28042011117.jpg&hash=5527f94229830ba88594ff9a3be5c97b2e1dec50) (http://img718.imageshack.us/i/28042011117.jpg/)


Depois dos parafusos desapertados, metemos o dedo (com um pouco de força) aqui na calha e puxamos na nossa direcção, até este desencaixar. Fazer o mesmo do lado oposto. Depois é puxar na nossa direcção o ''V'' dar o jeito que for necessário mas a peça é facílima de tirar.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg707.imageshack.us%2Fimg707%2F4960%2F28042011118.jpg&hash=d714a60ba26ce4433b666d3c600c9f6d179535ae) (http://img707.imageshack.us/i/28042011118.jpg/)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg17.imageshack.us%2Fimg17%2F9296%2F28042011119.jpg&hash=f5594ea0385db6abda1653bc7ee9e9209a5ba531) (http://img17.imageshack.us/i/28042011119.jpg/)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg837.imageshack.us%2Fimg837%2F4452%2F28042011120.jpg&hash=25032a1fe5fd1dc9586af5ad3907f8d6c03e7136) (http://img837.imageshack.us/i/28042011120.jpg/)


Com o V fora ficamos com os parafusos do ''para brisas'' a descoberto, a próxima etapa é desapertar estes parafusos. Precisam de uma chave de bocas ou roquete de 10mm. Atenção para nao perderem as anilhas, cada parafuso tem duas, a ''mais gorda'' é a que encosta ao vidro.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg850.imageshack.us%2Fimg850%2F213%2F28042011122.jpg&hash=d9cc7e04dab098d4c0f3b6ad387abbc9c105698e) (http://img850.imageshack.us/i/28042011122.jpg/)


Depois de desapertados os parafusos, basta puxarem o vidro de um dos lados na vossa direcção e ele sai fácilmente pois apenas está encaixado nos sítios dos parafusos.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg690.imageshack.us%2Fimg690%2F6881%2F28042011123.jpg&hash=d98c9ba095a61c507a11a43475e8d43cd3c50060) (http://img690.imageshack.us/i/28042011123.jpg/)


Depois do vidro fora, vem a parte que achei mais difícil, nao tem nada de especial mas o plástico é duro e é preciso força para o retirar. Faz-se exactamente o que se fez para tirar o vidro, mas aqui é mais difícil.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg864.imageshack.us%2Fimg864%2F1300%2F28042011125.jpg&hash=e7883ec2259ac8aac229b561298ff4f1559f2209) (http://img864.imageshack.us/i/28042011125.jpg/)


Precisam de posicionar o dedos na ''calha'' e puxar ao mesmo tempo, até o plástico se soltar de um dos parafusos, o de cima é relativamente fácil, o de baixo vao precisar da ajuda de uma chave de fendas para levantar o plástico.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg829.imageshack.us%2Fimg829%2F5215%2F28042011126.jpg&hash=f2f3573d82b97321a471786603785177791f61b4) (http://img829.imageshack.us/i/28042011126.jpg/)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg857.imageshack.us%2Fimg857%2F5638%2F28042011127.jpg&hash=0dc2ccd244465dbcd53dd0244f4d7955b9cddd5a) (http://img857.imageshack.us/i/28042011127.jpg/)
(nas duas imagens acima os dedos são para fazer força ao mesmo tempo mas como devem adivinhar como fotografei tive que mostrar em separado)

Depois da parte superior desencaixar, fazer o mesmo na inferior (atenção aqui requer mais força, se tiverem medo de partir não o façam, é preciso ''jeito'' aliado à força para ver se o plástico vai sair ou partir) (podem ver que o meu plástico tem já um pedaço ''branco'' de forçar, de qualquer maneira se esse encaixe partir nao se preocupem porque o resto chega para segurar tudo perfeitamente)
Nesta imagem podem ver o plástico já desencaixado em cima, agora é fazer força com a chave de fendas e puxar no centro do plástico na mesma como na imagem de cima.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg27.imageshack.us%2Fimg27%2F6461%2F28042011128.jpg&hash=e8b4d0b12a30765ce5ffa1825469996617621d03) (http://img27.imageshack.us/i/28042011128.jpg/)

Depois do plástico desencaixado de um dos lados, empurra-o para o lado oposto.

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg593.imageshack.us%2Fimg593%2F7136%2F28042011124.jpg&hash=c3b90ebde5a942ef65a33040660866721b125b1b) (http://img593.imageshack.us/i/28042011124.jpg/)

Depois ficarão com algo assim
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg146.imageshack.us%2Fimg146%2F4026%2F28042011129.jpg&hash=94c4b5816acce85beec0cdd679e4d00147c83c73) (http://img146.imageshack.us/i/28042011129.jpg/)

Depois é procurar os piscas:
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg534.imageshack.us%2Fimg534%2F1803%2F28042011130.jpg&hash=5d5926a5d29e376a3cba91b496460421ca953c84) (http://img534.imageshack.us/i/28042011130.jpg/)
(pisca direito)

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg860.imageshack.us%2Fimg860%2F4008%2F28042011132.jpg&hash=159154160db5c021a92cd1c721b5d93327896f91) (http://img860.imageshack.us/i/28042011132.jpg/)
(pisca esquerdo)


Depois desencaixa-se o pisca, embora no manual diga para desencaixar rodando o casquilho na direcção contrária aos ponteiros do relógio os meus saíram a favor dos ponteiros do relógio e o mesmo acontecerá convosco.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg41.imageshack.us%2Fimg41%2F835%2F28042011133.jpg&hash=34388955b8d600e591006fefa7109426c2915af4) (http://img41.imageshack.us/i/28042011133.jpg/)



Agora é hora de trocar as lâmpadas.Para tirar a lâmpada basta pressioná-la para baixo e rodá-la. Como a mota é japonesa os casquilhos das lampadas sao feitos de uma maneira diferente, são de encaixe e os ''pinos'' das lâmpadas são em V enquanto que as que comprei (as que normalmente se vendem) os ''pinos'' são exactamente opostos um ao outro.
O encaixe é este.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg828.imageshack.us%2Fimg828%2F7849%2F28042011136.jpg&hash=d0c8a7dd691486734d4381a02c6c89a20b0195f1) (http://img828.imageshack.us/i/28042011136.jpg/)


E aqui está o que falo dos pinos.

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg40.imageshack.us%2Fimg40%2F2935%2F28042011134.jpg&hash=46216a632d17c29f2ea5c4f27f754137a3d3e56b) (http://img40.imageshack.us/i/28042011134.jpg/)
(a laranja é a original ou em V)

Temos então que limar um dos pinos senão a lâmpada nao entra no casquilho, eu optei por usar o esmerilador.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg695.imageshack.us%2Fimg695%2F1565%2F28042011137.jpg&hash=a7fee314b06c9e9a95b8fb87d003fe974780896d) (http://img695.imageshack.us/i/28042011137.jpg/)

Fica algo assim, não dá para ver muito bem mas percebem a ideia.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg695.imageshack.us%2Fimg695%2F1773%2F28042011138.jpg&hash=668364be06ed736e78ce90fc177ca9d872116fd0) (http://img695.imageshack.us/i/28042011138.jpg/)

Depois disto feito basta voltar a inserir a lâmpada no casquilho (pressionar para baixo e rodar, ter atenção ao pino que sobra para encaixar numa das ranhuras (de qualquer maneira nao conseguem se ele nao encaixar)

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg828.imageshack.us%2Fimg828%2F7849%2F28042011136.jpg&hash=d0c8a7dd691486734d4381a02c6c89a20b0195f1) (http://img828.imageshack.us/i/28042011136.jpg/)

Voltem a por o casquilho no lugar devido, é só enfiar e rodar no sentido contrário aos ponteiros do relógio e ficarão com algo assim.

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg838.imageshack.us%2Fimg838%2F9704%2F28042011144.jpg&hash=9304be0283472f4a3ae9cc9798174b961637f806) (http://img838.imageshack.us/i/28042011144.jpg/)

Repitam o processo para a outra lâmpada, voltem a montar tudo na ordem contrária, plástico, vidro, e o V. Nao esquecer no fim nao podem sobrar parafusos, 4 parafusos + 8 anilhas prendem o vidro, e dois parafusos prendem o ''V''.

Resultado final será algo assim.

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg217.imageshack.us%2Fimg217%2F1452%2F28042011148.jpg&hash=5f69a4754044bbf272bfaf01ef0f5dbb41cf2e01) (http://img217.imageshack.us/i/28042011148.jpg/)

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg851.imageshack.us%2Fimg851%2F6422%2F28042011146.jpg&hash=53ea9e6be60ff1b2a47a674fb07f8e4ec2b9f50c) (http://img851.imageshack.us/i/28042011146.jpg/)

Sei que não participo muito por aqui mas decidi deixar este tutorial que fiz.
Título: Re: DIY Troca de Lâmpadas de piscas
Enviado por: José em 14 de Agosto de 2011, 01:37
 _palmas_ Renato, isso é que é jeito para bricolage, eu tive uma pcx branquinha e também
lhe coloquei dois leds (claros) nos mínimos,  _pol_ _pol_ _pol_
Título: Re: DIY Troca de Lâmpadas de piscas
Enviado por: paulojvc em 14 de Agosto de 2011, 17:39
É uma das maneiras de acabar com o "ovo estrelado" _rir_

Mas usando as Osram Diadem também se consegue um efeito bastante engraçado _Rolley_
Título: Re: DIY Troca de Lâmpadas de piscas
Enviado por: RRufino em 15 de Agosto de 2011, 19:24
Bom report, gostei do que li.

Estas lâmpadas alteram a intensidade/luminosidade relativamente às lâmpadas originais?

Podes postar fotos de um pisca aceso?

Cumps.
Título: Re: DIY Troca de Lâmpadas de piscas
Enviado por: Ferro em 15 de Agosto de 2011, 20:53
Parabéns pelo tópico!
Tal como a PCX, a SW também tem uns encaixes de carenagem/vidro difíceis de retirar.
Título: Re: DIY Troca de Lâmpadas de piscas
Enviado por: power_of_night em 29 de Fevereiro de 2012, 13:05
Alguem sabe como fazer isto na SYM GTS EVO??? e tambem como mudar a luz de matricula?

Obrigado
Título: Re: DIY Troca de Lâmpadas de piscas
Enviado por: vultus.dragon em 03 de Março de 2012, 18:13
Parabéns pelo tutorial
Título: Re: DIY Troca de Lâmpadas de piscas
Enviado por: macanudo em 03 de Março de 2012, 21:13
Viva...  _pol_
Realmente isto há por aqui cada "artista"...
PARABÉNS PELO BRICO EFECTUADO Á PCX, ficou mais linda
Querem ver que uma pessoa não pode fazer o que bem entende daquilo que é seu !
Parece-me que este companheiro não obriga ninguém a fazer o que ele fez !
Optou por alterar a lâmpada porque era mais fácil mas também podia ter alterado o casquilho.
Se houver um "curto" a responsabilidade é exclusivamente do seu proprietário e tem que depois ficar com o prejuízo.
O Código da estrada define a cor dos piscas, Laranja a frente e a traz, mas estas lâmpadas quando acendem não são laranja ??

Aconselho a todos os que forem proprietários de PCX a lerem aquilo que este Companheiro para aqui "inventou" !!
Depois decidem
se querem ou não
fazer esta modificação (até rima)

 
Título: Re: DIY Troca de Lâmpadas de piscas
Enviado por: power_of_night em 09 de Março de 2012, 14:34
Só uma dica, para evitar ter de alterar os piscas cromados, procurem por piscas com "casquilho" BAU15S em vez de BA15S que o amigo Renato utilizou  ;)
Título: Re: DIY Troca de Lâmpadas de piscas
Enviado por: power_of_night em 29 de Março de 2012, 21:23
Como disse no post acima.. o casquilho que a PCX e a SYM GTS usa nos piscas é o BAU15S na norauto tem a venda torna a coisa muito mais facil... _convivio_
Título: Re: [Honda] Troca de Lâmpadas de piscas da PCX
Enviado por: ToniGonzalves em 12 de Setembro de 2018, 15:16
Só uma dica, para evitar ter de alterar os piscas cromados, procurem por piscas com "casquilho" BAU15S em vez de BA15S que o amigo Renato utilizou  ;)


Seguindo a sua dica! Ao comprar uma lampada Led BAU15S é necessário um relé para ela funcionar? Ou funciona normalmente como se fosse uma BA15S?