Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 ... 10
1
Segurança / Re: Retrovisores ou virar a cabeça?
« Última mensagem por pjmartinho em Hoje às 14:48 »
Se reparares os espelhos da mota são relativamente pequenos e, provavelmente ao olhares por eles, vais ver os teus braços em quase metade dos espelhos. Outro aspecto, tem a haver com o ângulo de visão que proporcionam e que é, regra geral, pequeno.

Para conseguir ter uma visão melhor através dos espelhos, provavelmente, fixas o olhar no espelho enquanto mexes um pouco a cabeça para "ver bem" para trás... assim também estás a desviar o olhar do que se passa à frente da mota. É bem mais rápido dar uma "espreitadela" por cima do ombro para ver o que se passa atrás porque, nessa espreitadela, só se pretende ver se "vem de lá alguma coisa" e não sendo necessário conseguir ler a matricula dos carros.

No meu caso, quando preciso saber o que se passa atrás de mim, primeiro dou uma olhadela aos espelhos e depois espreito por cima do ombro por causa do ângulo morto pois, embora a minha mota tenha espelhos "panorâmicos", eles não são assim tão panorâmicos quanto aqueles espelhos que os taxistas usam.

Quando comprei a minha primeira scooter, fui fazer o curso de condução defensiva na escola da Honda no kartodromo de Palmela. As motas que usam no curso, nenhuma delas tem espelhos precisamente para que as pessoas se habituem a olhar para trás.

Uns videos deste curso na Australia... por cá é praticamente a mesma coisa.
2
Segurança / Re: Retrovisores ou virar a cabeça?
« Última mensagem por symaro em Hoje às 14:03 »
São aqueles pequeninos que se colam nos retrovisores, certo?
Já pensei niso mas não sei bem onde encontrá-los...

Boa tarde, Fabiana, Coloquei uns na minha SYM e realmente resulta, vez a estrada toda para trás, em ponto pequeno claro.
Comprei numa loja do chinês, mas a Norauto também tem.
3
Segurança / Re: Retrovisores ou virar a cabeça?
« Última mensagem por fabianafao em Hoje às 13:17 »
Graças aos espelhos de ângulo morto que instalei nos retrovisores, nunca mais precisei de olhar por cima do ombro.

A segurança aumentou bastante, pois esse gesto de olhar por cima do ombro, dependendo das circunstâncias, pode ser também perigoso.

Pianoman consegues dizer-me ao certo o nome desses espelhos? São aqueles pequeninos que se colam nos retrovisores, certo?
Já pensei niso mas não sei bem onde encontrá-los...
4
Segurança / Re: Retrovisores ou virar a cabeça?
« Última mensagem por fabianafao em Hoje às 13:15 »
Obrigada pelas respostas. Creio que vou tentar ser mais compreensível com a técnica dele então , dar-lhe alguma paz  _anjo_
5
Segurança / Re: Retrovisores ou virar a cabeça?
« Última mensagem por Pianoman em Hoje às 13:12 »
Graças aos espelhos de ângulo morto que instalei nos retrovisores, nunca mais precisei de olhar por cima do ombro.

A segurança aumentou bastante, pois esse gesto de olhar por cima do ombro, dependendo das circunstâncias, pode ser também perigoso.
6
Segurança / Re: Retrovisores ou virar a cabeça?
« Última mensagem por petervivas em Hoje às 12:31 »
Falo por experiência própria ...

Conduzo sempre mas sempre a espreitar pelos espelhos, e sempre que vou realizar uma manobra mais acentuada, olho para o lado. É instintivo, e penso que seja o mais seguro .. aliar um método ao outro.

Como e obvio, olho para o lado, rapido e sem estar sempre a fazer o mesmo, só quando mudo de direção mais repentina

(...) quando mudar de direção, via ou sair das rotundas convém olhar também para trás por cima do ombro por causa do ângulo morto.
Nem mais, o ângulo morto nas motas é enorme e acontece muito rapidamente, nem damos conta a nao ser que olhemos por "cima do ombro"
7
Segurança / Re: Retrovisores ou virar a cabeça?
« Última mensagem por CarlaLopes em Hoje às 12:28 »
A recolha de informação deve de ser rápida e constante. Convém estar sempre atenta aos retrovisores, mas quando mudar de direção, via ou sair das rotundas convém olhar também para trás por cima do ombro por causa do ângulo morto.
8
Segurança / Re: Retrovisores ou virar a cabeça?
« Última mensagem por NunoMiguel em Hoje às 12:09 »
A minha opinião:

Procuro conduzir a mota, nesta situação, mais ou menos como conduzo o carro. A condução feita sempre guiando e espreitando pelos retrovisores... Contudo, em caso de dúvida, olhar para trás ou para o lado é boa opção, até porque permite controlar o ângulo morto que existe nos espelhos. No caso das motas, esse ângulo morto é geralmente mais acentuados.

Acho todavia que a melhor condução é a condução descontraída...
9
Segurança / Retrovisores ou virar a cabeça?
« Última mensagem por fabianafao em Hoje às 11:22 »
Bom dia!

Antes de mais peço desculpa por abrir um novo tópico mas não encontrei outro onde esta questão se encaixe.

Como disse na minha apresentação comprei a minha PCX no início de Maio para viagens de cerca de 30km/dia, casa-trabalho (Camarate » Algés - Túnel do Grilho » IC17). Acontece que estas viagens são essencialmente feitas com pendura, ou seja, de Camarate até Odivelas vou sozinha, em Odivelas apanho o meu namorado e sigo para Alfragide onde eu saio e ele segue para Algés. Ao final do dia fazemos o inverso.

Acontece que nenhum de nós tem experiência anterior de mota, ou seja, somos os dois muito tenrinhos nestas andanças. Eu conduzo com muito zelo e tenho ainda dificuldades principalmente com pendura porque o peso a suportar é completamente diferente. Prefiro não arriscar na maioria das situações. O meu namorado está mais à vontade do que eu e diz que exagero nas minhas preocupações. A verdade é que consigo ser muito chata quando vou à pendura  _Rolley_ e ele fica muito irritado  _Zang_ porque estou sempre a dar-lhe instruções e dicas que vou lendo aqui e acolá e que não deve fazer isto, ou curvar assim ou assado... Enfim, gosto de me sentir segura.

Agora indo ao assunto que me trouxe aqui: uma das coisas que mais me irrita no meu namorado é ele estar constantemente a olhar para trás, ou seja, não usa os retrovisores. Eu percebo que em algumas situações isso possa ajudar, também o faço esporadicamente se considerar que me pode estar a escapar algo, mas fazê-lo sempre parece-me que cria mais perigo do que segurança. Creio que ao olhar para trás estamos a perder o contacto com os veículos da frente que por vezes estão muito próximos e podem travar a qualquer momento. Eu consigo fazer uma viagem toda a guiar-me pelos retrovisores, vou sempre atenta, vejo os carros que vou deixando para trás e se olho pelo retrovisor e não o vejo é porque está no ângulo morto, olho pelo retrovisor mais do que uma vez antes de fazer a manobra para garantir que está tudo bem, etc..

Penso que usar os retrovisores é o mais seguro mas também posso estar errada e talvez deva deixar que ele conduza da forma que considera ser a melhor...  _pensador_

Peço a opinião dos meus caros colegas de forum para que ajudem esta novata  _corado_

Obrigada desde já!
10
Kymco / Re: Agility city 125 - 2018
« Última mensagem por mpaneves em Ontem às 23:01 »
Passa nos test drive ,está lá o meu testemunho recente ou então no meu canal do YouTube.
Páginas: [1] 2 3 ... 10