Geral => Assuntos Diversos => Revista de Imprensa => Tópico iniciado por: ninjaslb em 14 de Setembro de 2010, 16:13
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alguém sabe se isto teve algum desenvolvimento?
http://www.motoclubevirtual.pt/images/newsimages/2010/bus.jpg
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scooter_
Companheiro
No Facebook tens um grupo que só fala disso mesmo, segue o link:
http://www.facebook.com/home.php?#!/group.php?gid=117236548301044 (http://www.facebook.com/home.php?#!/group.php?gid=117236548301044)
e tens também o do CPM
http://www.facebook.com/?sk=2361831622&s=0#!/group.php?gid=123869684300596 (http://www.facebook.com/?sk=2361831622&s=0#!/group.php?gid=123869684300596)
Estamos todos a torcer por isso _pol_
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Eu posso dizer que participei na Iniciativa do PCP, onde fomos todos de scooter pela faixa BUS desde a Cidade Universitária até aos Restauradores!!
Eu, a Paty, a Cris, o Pardal e mais...
Sei que o PS pediu ao PCP mais tempo para a apresentação deste Projecto. Falámos isso no Aniversário do F125cc...
Mas está de pé...
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Pode ser que seja desta: Motos e scooters nos corredores Bus podem ser uma realidade em Lisboa (http://observador.pt/2015/02/03/motos-e-scooters-nos-corredores-bus-podem-ser-uma-realidade-em-lisboa/)
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A CM de Almada em Março de 2014 tambem estava a estudar a coisa, mas ja se sabe que estes estudos demoram muito...
http://www.m-almada.pt/xportal/xmain?xpid=cmav2&xpgid=noticias_detalhe¬icia_detalhe_qry=BOUI=225299507¬icia_titulo_qry=BOUI=225299507
O Município de Almada está a estudar a possibilidade dos “velocípedes e motociclos” poderem vir a circular nas faixas BUS.
A circulação de veículos motorizados de duas rodas nas vias BUS do concelho é uma medida que está em estudo por parte da autarquia, tendo em vista assegurar a melhoria das condições de segurança da circulação.
O novo Código da Estrada também já contempla a possibilidade dos “velocípedes e motociclos” circularem nas vias destinadas aos transportes públicos (faixas BUS).
Para que esta medida possa vir a ser implementada, a Câmara Municipal de Almada esteve reunida, no passado mês de fevereiro, com a Federação de Motociclismo de Portugal.
A circulação de motociclos nas faixas BUS, uma realidade em diversas cidades da Europa, como são os casos de Barcelona ou Londres, entre outras metrópoles, contribui para diminuir o congestionamento de tráfego.
Além disso, a grande mobilidade dos veículos motorizados de duas rodas, permite que estes circulem nas faixas BUS, sem prejudicar a circulação dos transportes públicos.
13/03/2014
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Relativamente a esta temática, espero que a excepção passe á regra em todas as cidades, já que alem de os veículos de duas rodas ajudarem ao descongestionamento do transito também ajudam na redução da poluição nas cidades !!
Como tal não entendo a demora da Câmara de Lisboa já que andam MUITO preocupados com a poluição !!
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Companheiros Boas Notícias publicadas hoje :
Lisboa pode vir a imitar o Porto, cidade que desde Maio do ano passado permite a circulação de motos na faixa reservada aos transportes públicos. A Câmara de, de maioria socialista, discute na quarta-feira uma proposta apresentada pelo CDS-PP para que as motas possam circular nas chamadas faixas "bus".
Segundo o documento assinado pelo vereador do CDS-PP, João Gonçalves Pereira, o novo Código da Estrada permite esta alteração, que iria trazer "melhorias significativas na mobilidade e na eficiência energética da cidade de Lisboa, reduzindo os tempos de viagem, aumentando a segurança dos condutores dos motociclos, bem como incentivando a utilização deste tipo de transportes, em detrimento do automóvel".
O centrista defende a elaboração de um estudo sobre a viabilidade do projecto, que seria, numa primeira fase, implementado numa zona piloto a definir, indica a proposta, a que a agência Lusa teve acesso. O autarca sustenta também que se deve solicitar um parecer à Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária e ao Instituto de Mobilidade Terrestre, entidades que devem indicar qual a zona abrangida pela fase experimental.
Na reunião, vai também ser debatida uma proposta do PCP para que seja criada na cidade, "na linha da frente das faixas de rodagem e junto dos semáforos, uma caixa de paragem destinada a motociclos e a ciclomotores, pintada em cor adequada, como já existe em muitas cidades europeias".
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_lool_ _lool_ _palmas_ _palmas_
Só espero que não seja mais um"estudo" sem fim à vista... _pensador_
Mas se se fala pode ser que dê em algo _pol_ _pol_ _pol_
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Motociclistas vão poder circular nos corredores BUS (http://observador.pt/2015/02/11/motociclistas-vao-poder-circular-nos-corredores-bus/)
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A proposta do CDS para circulação a veiculos de 2 rodas na faixas BUS foi aprovada por maioria hoje em assembleia Municipal. _palmas_
Agroa nao se espetem contra os autocarros _lol_
saudações
_convivio_
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A seguir vêm já os taxistas reclamar desta medida... _Rolley_
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A Câmara de Lisboa, de maioria socialista, aprovou hoje por unanimidade a proposta apresentada pelo CDS-PP para que as motas possam circular nas vias reservadas a transportes públicos, as chamadas faixas bus.
Assim, dentro de seis meses, a Direção Municipal de Mobilidade e Transportes irá realizar um estudo sobre a viabilidade do projeto, que será, numa primeira fase, aplicado numa zona piloto a definir, explicou hoje à agência Lusa o vereador do CDS-PP, João Gonçalves Pereira.
Como defende o centrista na proposta, o novo Código da Estrada permite esta alteração, que iria trazer “melhorias significativas na mobilidade e na eficiência energética da cidade de Lisboa, reduzindo os tempos de viagem […], aumentando a segurança dos condutores dos motociclos”.
Esta situação já se verifica, por exemplo, no Porto.
O autarca sustenta também que se deve solicitar um parecer à Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária e ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes, entidades que deverão indicar qual a zona abrangida pela fase experimental.
Na reunião foi também aprovada por unanimidade uma proposta do PCP para que seja criada na cidade, “na linha da frente das faixas de rodagem e junto dos semáforos, uma ‘caixa de paragem’ destinada a motociclos e a ciclomotores, pintada em cor adequada”.
Os vereadores João Ferreira e Carlos Moura salientam no documento que a Câmara de Lisboa deve realizar, através dos serviços de Mobilidade e Transportes, um estudo sobre a rede viária tendo em vista a melhoria das condições materiais e de circulação para motociclos e ciclomotores.
Os comunistas justificam que a utilização do ciclomotor e do motociclo potenciam a mobilidade urbana, pois “aumentam a fluidez do tráfego e diminuem os tempos de deslocação”.
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Já deveria ser amanhã !! Mas como não é para cobrar €€€€ nada pode ser para daqui a 6 meses !!
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Taxistas não querem motociclistas na faixa "Bus"
A possibilidade de os motociclos virem a circular nas faixas reservadas aos transportes públicos na cidade de Lisboa merece a concordância dos motociclistas e a contestação dos taxistas.
A Câmara de Lisboa, de maioria socialista, aprovou na quarta-feira, por unanimidade, uma proposta no sentido de, dentro de seis meses, a Direcção Municipal de Mobilidade e Transportes tenha concluído um estudo sobre a viabilidade do projecto de circulação das motos nas vias reservadas a transportes públicos, que será, numa primeira fase, aplicado numa zona piloto a definir, como explicou à Lusa o vereador João Gonçalves Pereira, do CDS-PP.
O Moto Clube de Lisboa (MCL) considera que a medida, caso seja implementada, pode reduzir os acidentes com motociclistas, enquanto a Associação Nacional dos Transportes Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL), que representa os taxistas, defende exactamente o contrário, argumentando que aquela possibilidade "deturpa o objectivo para o qual as faixas dos transportes foram criadas".
"A proposta já não é de hoje. Já há muitos anos que andamos a propor à Câmara de Lisboa que os motociclistas possam andar nas faixas de `bus`", disse Luís Vergasta, presidente do MCL, à agência Lusa.
Segundo este responsável, a medida pode evitar muitos pequenos acidentes com motociclistas, que actualmente "têm de se desenrascar como podem no meio do trânsito".
Luís Vergasta salientou, ainda, que desde a lei que permite aos condutores habilitados para automóveis ligeiros conduzir motos até 125 cc aumentou o número de pessoas que se deslocam naquele meio de transporte no centro da cidade de Lisboa.
"Os condutores às vezes têm receio dos motociclistas, às vezes não sabem como reagir, às vezes os motociclistas levam um espelho por outro. Se os motociclistas puderem andar na via `bus`, é mais seguro para todos", justificou.
Florêncio Almeida, presidente da ANTRAL, mostra-se, por outro lado, "completamente contra".
"Quando nós formos auscultados pela Câmara, a nossa posição vai ser dizer `não` e `nunca`. Os corredores foram concebidos para os transportes públicos e devem ser só para os transportes públicos. Se não, vamos acabar com os corredores e deixar que as pessoas circulem à vontade", afirma, destacando que a questão já não é de hoje. O responsável da ANTRAL considera que a medida poderá dar origem a mais acidentes em Lisboa.
"Uma mota deve ocupar uma faixa de rodagem e andar atrás das viaturas como outra viatura qualquer, não é andar pelo meio dos carros e cortar à frente dos carros como eles [motociclistas] andam, veja lá o que vai acontecer. Se eles já fazem isso sem ser permitido andar nos corredores infelizmente, há muitas pessoas que cumprem com o Código da Estrada, mas a larga maioria dos `motoqueiros` não cumpre", realça Florêncio Almeida.
Comentário Pessoal: olha quem fala… a moralidade dos taxistas… _Zang_
O problema do “generalizar”… por uns pagam todos… _pensador_
Os taxistas que são um modelo de cumprimento do Código da Estrada… _Rolley_
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De facto este país tem à frente de muitos organismos, instituições, cooperações... muitos mentcaptos que deveriam ser proibidos de proferir declarações em público. Quando este fenómeno, intelectualmente falando, presidente da ANTRAL, diz que "há muitas pessoas que cumprem com o Código da Estrada, mas a larga maioria dos ‘motoqueiros’ não cumpre” revela bem a imbecilidade que reina nestas mentes pequeninas que, por se encontrarem à frente de qualquer associação, se dão ao despudor de abrir a boca e dizer barbaridades destas... É verdade que há muitos motociclistas que não cumprem, mas percentualmente, entre os motociclistas que não cumprem e os taxistas que não cumprem... os motociclistas são um exemplo a seguir. E nos motociclistas também há, sem dúvida, indivíduos que nem a pé na via pública deveriam andar, mas daí até à generalização vai uma distância enorme. Muito provavelmente, até pelo aspecto que o finório revela, deve ter na família exemplos de motoqueiros que terão estado na origem do seu apareciemnto enquanto espécime raro, o que o terá traumatizado para sempre.
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Eu também tenho algum receio de partilhar estas e outras vias com alguns taxistas ::)
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Carlmac.... não te rales com isso..... troca a palavra "motoqueiros" por "taxistas" e o teu texto já faz todo o sentido.... :-)
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há motocicliclas e motociclistas, tal como há condutores de automóvel e táxistas.....perdão...... e condutores de automóvel.
Não se precisa ter um curso para saber que em tudo há os que respeitam e os que não respeitam, seja quem conduz automóveis, camiões, táxis ou motas. Não podemos é generalizar. É certo que há taxistas que fazem o seu trabalho corretamente sem serem umas bestas na estrada como este senhor que os representa _thumbdown_ certamente foi ou é. Conheço muita gente com a 4ª classe com melhor postura e argumentos que este "senhor".
Como em tudo há bons e maus condutores, mas acredito que graças a esta lei das 125cc muitos dos novos condutores graças a esta medida são civilizados na condução utilizando a mota apenas como meio de transporte e não para fazer corridas.
Todos nós sabemos que o facto de podermos circular na faixa BUS não vamos atrapalhar ninguém, aliás, o trânsito acaba por fluir melhor. O problema provavelmente será mesmo esse, é o transito circular melhor e eles perderem clientes, ou será por perderem a sua "exclusividade"? _pensador_ Não sei, mas que isso devia ser uma medida implementada não só em Lisboa e no Porto como em todo o país, disso não tenho dúvidas.
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Só apeteçe é sei lá o qué, como se esses senhores tivessem moralidade para falar dessa maneira, eles são como o Martini, é em qualquer lugar e a qualquer hora que param e se estiveres atrás deles e buzinares porque estão parados no meio da estrada a largar clientes ainda te chamam nomes feios _Zang_ _Zang_ _Zang_
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Este senhor da ANTRAL em vez de vir falar dos outros e generalizar deveria em primeiro lugar arrumar a casa que tem. Desde que trabalho por turnos em Lisboa (+- 10 anos) que já observei táxistas à noite nas roulotes da Praça de Espanha em pleno horário laboral "ligeiramente" etilizados ao ponto de não se conseguirem afastar do balcão pois naquela área estava um pouco ventoso _Rolley_ , táxistas a agredirem-se mutuamente pois um queria apanhar um cliente fora da praça e inclusive numa corrida desde o Aeroporto para a Gare do Oriente em que o percurso é sempre em frente pela Av. de Berlim o dito "profissional" quis entrar na Av. Infante D. Henrique e quando alertado para o facto de que eu conhecia Lisboa e questionado sobre o que pretendia fazer ainda me injuriou, estive a uma "unha" negra de lhe ir ao focinho.
O que é engraçado é que nunca vi nenhum "motoqueiro" fazer estas figuras.
O acidente que tive há quase 2 anos foi contra um táxi e foi o primeiro a sair do carro e a ajudar-me a levantar a scooter que tinha ficado por cima de mim, e como estava um pouco nervoso preencheu a declaração amigável e foi 5 estrelas, também é motociclista _pol_ .
Obviamente também existem bons profissionais como táxistas, mas quem nunca errou que atire a primeira pedra e no meu ponto de vista este senhor deveria estar calado.
Cumprimentos
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Para tornar tudo mais seguro o melhor era permitir MOTOS e AUTOCARROS na faxa do BUS e proibir a mesma aos TAXIS.
Não penso assim na realidade, isto é só de raiva ao que a besta disse
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é deste "ilustre" que estamos a falar?!....
«Florêncio Almeida, presidente da ANTRAL, é acusado de ir à província comprar licenças de táxis para ter capacidade de dar resposta aos contratos que tem com seguradoras para o transporte de assistência médica»
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/licencas-de-taxis-geram-conflito-na-antral=f546559#ixzz3ReaKDcEq
Estudo? há ok alguém tem de ganhar umas "massas"...
Gostam tanto de "copiar" o estrangeiro... força não copiem só o que não se aplica em Portugal, experimentem por uma vez copiar algo exequível cá dentro....
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já vem muito atrasado, mas e sempre bem vindo.
_pt_ scooter_
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De facto este país tem à frente de muitos organismos, instituições, cooperações... muitos mentcaptos que deveriam ser proibidos de proferir declarações em público. Quando este fenómeno, intelectualmente falando, presidente da ANTRAL, diz que "há muitas pessoas que cumprem com o Código da Estrada, mas a larga maioria dos ‘motoqueiros’ não cumpre” revela bem a imbecilidade que reina nestas mentes pequeninas que, por se encontrarem à frente de qualquer associação, se dão ao despudor de abrir a boca e dizer barbaridades destas... É verdade que há muitos motociclistas que não cumprem, mas percentualmente, entre os motociclistas que não cumprem e os taxistas que não cumprem... os motociclistas são um exemplo a seguir. E nos motociclistas também há, sem dúvida, indivíduos que nem a pé na via pública deveriam andar, mas daí até à generalização vai uma distância enorme. Muito provavelmente, até pelo aspecto que o finório revela, deve ter na família exemplos de motoqueiros que terão estado na origem do seu apareciemnto enquanto espécime raro, o que o terá traumatizado para sempre.
Mais uma da Antral a proposito da proibicao para os veiculos de entrar em Lisboa - Florêncio Almeida, presidente da ANTRAL (Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros), garante que os táxis não cumprirão a lei, nem mesmo com esta moratória. E deixa uma ameaça: "A indústria não tem capacidade financeira para substituir as viaturas em um ou dois anos. Se não nos deixarem circular, vamos fazer barulho. Pomos 500 táxis à porta da Câmara."
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Alguém não deu a medicação ao senhor da Antral _lol_ _lol_ _lol_
Não percebo é esta camera... deliberou-se _Rolley_ _Rolley_ fazer um estudo ???!!! para depois ter um parecer daqui por 6 ou 12 meses _Zang_ _Zang_ _Zang_ para depois ainda se ir "experimentar" numa zona limitada (provavelmente 2 ou 3 quarteiroes de uma avenida qualquer _policia_)
É o alimentar da maquina burocrática... qualquer decisao tem que correr uma corrente de secretarias para acumular assinaturas e justificar a existência de meia-duzia de "tachos" _Rolley_
Assim nao se faz nada... vai-se perder 1 ano ou 2, quando a medida já peca por tardia pois está experimentada e aprovada noutras Países >:D
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(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimages.tapatalk-cdn.com%2F15%2F04%2F18%2F6d23d90f4bd286c61ad5831ebf042309.jpg&hash=9f9b54507e7d535356edb1d0331e3bf12e5fb09c)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimages.tapatalk-cdn.com%2F15%2F04%2F18%2F4c407d01b8f95d2a08528dc190d0f3d9.jpg&hash=547f8396db7391691cd15f2b26abf5c631e756ce)
Eis boas noticias para os membros do CPM (viva o Porto ).
Aumento dos corredores Bus :D.
Ainda falta um... Rua Costa Cabral ^-^ isso é que era. Ligação direta até só centro. Fica-se a aguardar ::)
Um abraço
Arlindobar
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A Câmara de Lisboa quer abrir três faixas bus à circulação de motociclos e ciclomotores, num projecto piloto com a duração de seis meses que poderá depois ser alargado a toda a cidade. O CDS congratula-se com a iniciativa mas acusa o executivo municipal de falta de “elegância política”.
A Avenida Calouste Gulbenkian, a Avenida de Berna (entre a Praça de Espanha e o Largo Azeredo Perdigão) e a Rua Braamcamp (entre a Rua Rodrigo da Fonseca e a Rua Duque de Palmela) são as vias escolhidas. Uma escolha que, segundo se diz na proposta assinada pelos vereadores Manuel Salgado e Carlos Castro, teve em conta “critérios de segurança na circulação, fluidez de tráfego e a ligação entre pontos de atracção, zonas residenciais, polos de emprego, redes de transporte público e interfaces”.
A proposta da câmara é que, durante um período de 180 dias, os motociclos e ciclomotores possam circular naqueles três corredores, até aqui reservados a táxis e autocarros. Caso este teste seja “bem sucedido”, admitem Manuel Salgado e Carlos Castro na proposta à qual o PÚBLICO teve acesso, ele “poderá ser alargado ao resto da cidade”.
Num memorando da Direcção Municipal de Mobilidade e Transportes explica-se que a ideia deste projecto piloto é “avaliar os impactos” da medida, “pelo que será feita uma avaliação antes e depois da implementação da mesma, bem como a sua monitorização ao longo do período de avaliação”. No mesmo documento destaca-se que com esta iniciativa se irá “implementar um novo corredor bus na Rua Braamcamp, o qual beneficiará a circulação dos autocarros da Carris num ponto crítico de actual estrangulamento da sua rede”.
A possibilidade de se passar a permitir a circulação de motociclos e ciclomotores nos corredores bus da capital tinha sido discutida pela câmara em Fevereiro de 2015, por iniciativa do CDS. Na altura, o vereador João Gonçalves Pereira apresentou uma proposta (que foi aprovada por unanimidade) na qual defendia os benefícios da medida e propunha que os serviços municipais elaborassem, no prazo de seis meses, um estudo sobre a sua viabilidade.
Mais de um ano volvido, o vereador congratula-se com “o apoio da câmara à iniciativa do CDS”, mas critica aquilo que considera ser falta de “elegância política”. “Devia ter havido a cortesia, a elegância de pedir o contributo do CDS, eventualmente até para a redacção e subscrição do texto”, diz João Gonçalves Pereira, lembrando que foi ele o autor da proposta que esteve na base daquela que vai agora ser discutida.
Quanto ao projecto piloto, o autarca afirma que aquilo que vai ser feito “é poucochinho”. “A câmara podia ter tido outra ambição, ainda por cima tendo demorado tanto tempo a pôr a iniciativa em prática”, critica, defendendo que deveriam ser mais as faixas bus abrangidas pela experiência.
Já conhecida é a oposição da ANTRAL [Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros] e da Carris a este projecto.
Num parecer enviado à câmara, a associação que representa um conjunto de taxistas defende que a abertura das faixas bus a motociclos vai “inviabilizar o fim que esteve na origem da sua criação” e apela ao “bom senso” do município para que não concretize essa medida. Por sua vez a Carris fala num projecto “penalizador da velocidade comercial do transporte público”.
Ambas as entidades pronunciaram-se igualmente contra uma outra hipótese levantada pela câmara: a de no futuro também as bicicletas poderem circular nas faixas bus. Essa possibilidade é também rejeitada pela Federação Portuguesa do Táxi, que dá conta do seu “total e absoluto repúdio sobre tal pretensão”. https://www.publico.pt/local/noticia/motas-vao-poder-circular-em-tres-faixas-bus-de-lisboa-1726117
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Mais uma guerra para os taxistas :/
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Parabéns aos companheiros de Lisboa _palmas_, mais vale tarde que nunca.
O caso dos ciclistas é mais complicado por causa da velocidade média a que circulam.
Só um néscio pode considerar que o uso do corredor bus pelos motociclos atrasa os autocarros :) Ou será que os autocarros têm velocidade superior às motas/scooters? queria ver :) _Rolley_
Eles nem precisam do regime experimental, venham ver ao Porto como coabitamos sem problemas _careta_
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Parabéns aos companheiros de Lisboa _palmas_, mais vale tarde que nunca.
Eles nem precisam do regime experimental, venham ver ao Porto como coabitamos sem problemas _careta_
E para além de coabitarmos com os "enlatados", ainda inovamos com a criação de corredor BUS, com horários para os ligeiros, caso da Avº Fernão Magalhães-Porto.
Pelos vistos, PORTO >:D sempre á frente. _pol_
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Pelos vistos, PORTO >:D sempre á frente. _pol_
Menos no futebol... _lol_ _lol_ _lol_ _convivio_
Desculpem o off-topic mas não resisti _careta_
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:P. >:D
O off topic é isso mesmo. Aproveitar a deixa para " espetar a faca ". Devagarinho ;)
Enviado do meu tmn smart a60 através de Tapatalk
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Nunca percebi qual o fator de perigo associado a uma moto circular na faixa do bus. Aqui no Porto os taxistas diziam que nem pensar, que iam aumentar os acidentes e mais umas tretas do género. Passado mais de um ano andamos no bus sem problemas, não há motos a entupir a faixa para os taxistas ou autocarros e acidentes provocados por esta autorização desconheço completamente. Aos poucos avançamos e as leis parece que começam a reconhecer a existência destes estranhos veículos de duas rodas. Não percebo é o motivo de, sendo lisboa uma capital europeia, estas medidas serem arrancadas a ferro e a reboque de cidades "menores" como o Porto que pela calada e "com toda a tranquilidade" tomam a iniciativa e dão o exemplo.
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Lisboa: Motas vão poder circular nas faixas do BUS ainda este ano
A Câmara Municipal de Lisboa aprovou hoje, por unanimidade, a circulação experimental de motociclos nalgumas faixas de transportes públicos da cidade, o que o executivo pretende ver iniciado “ainda este ano”.
Em declarações à agência Lusa no final da reunião privada em que se aprovou o início do projecto-piloto nas avenidas Calouste Gulbenkian e de Berna (entre a Praça de Espanha e o Largo Azeredo Perdigão) e na Rua Braamcamp (entre a Rua Rodrigo da Fonseca e a Rua Duque de Palmela), fonte do gabinete de imprensa explicou que, antes, “há necessidade de fazer algumas obras físicas curtas e pinturas nos pavimentos”.
A autarquia espera iniciar esta experiência “o mais breve possível”, adiantou a mesma fonte, garantindo que isso acontecerá “ainda este ano”.
A proposta, assinada pelos vereadores Manuel Salgado (Urbanismo) e Carlos Manuel Castro (Mobilidade de Proximidade), explica que a alteração do Código da Estrada veio permitir esta aplicação, mediante deliberação municipal e que, por isso, a Direcção Municipal de Mobilidade e Transportes estudou essa possibilidade.
Desse estudo, “conclui-se que se deverá iniciar o processo de forma experimental sob a forma de um projecto-piloto, à semelhança de outros municípios, o qual, se bem-sucedido, poderá ser alargado ao resto da cidade”, apontam os autarcas.
A escolhida das vias teve por base “critérios de segurança na circulação, fluidez de tráfego e a ligação entre pontos de atracção, zonas residenciais, polos de emprego, redes de transporte público e interfaces”, justificam.
No final do encontro, o vereador centrista, João Gonçalves Pereira, que apresentou uma proposta para se dar início a esta experiência em Fevereiro de 2015, congratulou-se com a decisão, por “dar cumprimento à deliberação do CDS”.
Na altura, com o documento aprovado por unanimidade, ficou assente que a Direcção Municipal de Mobilidade e Transportes iria realizar em seis meses um estudo sobre a viabilidade do projecto.
Nessa ocasião, foi ainda aprovada uma proposta do PCP para que as motos tenham uma “caixa de paragem adiante dos outros veículos para poderem partir antes e não serem incómodas para o trânsito”, referiu o vereador comunista Carlos Moura, indicando que tal possibilidade vai agora ser avaliada pelos serviços.
Hoje, foi também aprovada por unanimidade a regularização contabilística das contas das empresas municipais de estacionamento (EMEL) e da gestão dos bairros sociais (Gebalis), para estarem de acordo com as contas da autarquia.
Já a proposta que visa a ratificação dos pagamentos de despesas de representação dos dirigentes da Câmara feitos há menos de um ano – que surgiu após dúvidas de legalidade por esta atribuição não ter tido aval da Assembleia Municipal –, foi aprovada por maioria.
A construção de um edifício multiusos numa área de 8.986 metros quadrados, com um hipermercado do grupo Sonae, um ‘fitness center’, escritórios, estacionamento e espaço verde na Avenida David Mourão Ferreira (Lumiar), foi aprovada com voto contra do PCP e abstenção do CDS-PP.
Para a reunião pública desta tarde, foi adiada a nova proposta de requalificação da Segunda Circular.
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Parabéns aos companheiros de Lisboa _palmas_
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Bom dia a todos,
Só para dar feedback que a Avenida Calouste Gulbenkian já tem, parcialmente, a pintura de motociclo na faixa BUS. Penso que a pintura ainda não está finalizada, fará sentido que vá até à Praça de Espanha, no entanto o que está pintado foi feito esta noite.
_palmas_ CML
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Finalmente.
Mas o que me dava mesmo jeito era a avenida da liberdade. Apesar de eu andar em cima do risco que divide a faixa BUS :)
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Hoje deparei-me com o simbolo do motociclista pintado na faixa Bus na R. Joaquim Antonio de Aguiar, que vem das amoreiras ao marquês.
E ao que parece, já foi aprovada por unanimidade a circulação na faixa Bus pelos motociclistas, em Lisboa.
https://eco.pt/2017/06/23/motociclistas-conquistam-faixa-do-bus-em-lisboa/ (https://eco.pt/2017/06/23/motociclistas-conquistam-faixa-do-bus-em-lisboa/)
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_palmas_ demorou, mas apareceu _pol_
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mas segundo eu entendo da situação, só podemos andar quando a marcação do boneco lá estiver certo???
existe muita malta a utilizar tudo o que é estrada livre... cuidado... eles _policia_ _policia_ quando quiserem chapam na cara a fatura... :( :( :( :(
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na avenida liberdade vi hoje este sinal:
http://www.porto.pt/assets/misc/img/noticias/BUS1.JPG (http://www.porto.pt/assets/misc/img/noticias/BUS1.JPG)
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aqui está a publicação no site da CML e basta abrir o pdf mapa dos corredores bus + moto
http://www.cm-lisboa.pt/viver/mobilidade (http://www.cm-lisboa.pt/viver/mobilidade)
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Bem, isto parece ser um projeto piloto mas é capaz de se espalhar pela cidade toda......vamos ver. _Rolley_
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Se isto estive-se arrumada iam ver que não é nenhum projecto piloto, á muito que aos poucos vão abrindo as faixas do Bus para as motas,conforme se fala neste topico
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,19014.0.html
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Se isto estive-se arrumada iam ver que não é nenhum projecto piloto, á muito que aos poucos vão abrindo as faixas do Bus para as motas,conforme se fala neste topico
Tens razão Olivio mas foi isto que escreveram e já tem um ano este "prejeto piloto".
PROJETO PILOTO BUS+MOTO
Circulação de motociclos e ciclomotores em corredores BUS
Os corredores BUS+MOTO podem constituir uma solução favorável no âmbito do desempenho e gestão do tráfego rodoviário. No entanto, devem ser sujeitos a monitorização e avaliação, nomeadamente dos efeitos na gestão do tráfego e da segurança rodoviária, bem como a procura dos mesmos.
A decisão de permitir a circulação partilhada nas vias de trânsito reservadas à circulação de determinados transportes, nomeadamente públicos (faixas BUS) foi delegada em cada Município, tendo a autarquia de Lisboa com base nesta decisão elaborado a Proposta nº 121/CML/2016 (1.6 MB). A proposta aprovada em Reunião de Câmara realizada em 23 de março de 2016, selecionou três segmentos da rede viária de Lisboa (2,3 Km) – Corredores BUS, com características diversas (Av. Calouste Gulbenkian, Av. de Berna e Rua Braamcamp) para um projeto-piloto que teve início em dezembro de 2016.
No decurso do projeto piloto e para avaliar a fase experimental foram realizados inquéritos aos utentes dos corredores BUS: motociclistas e motoristas de autocarros e táxis por forma a apurar-se o grau de satisfação e identificar eventuais problemas a resolver na transição para as novas condições de utilização dos corredores BUS.
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existe muita malta a utilizar tudo o que é estrada livre... cuidado... eles _policia_ _policia_ quando quiserem chapam na cara a fatura... :( :( :( :(
Esse é o meu receio. Até agora, raramente militavam, só quando o abuso era grande. Talvez a partir de agora multem mais frequentemente com o argumento "ah e tal...vocês agora têm muitos corredores específicos...".
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Alguém me pode esclarecer em relação esta duvida
Neste sabado pode verificar que na calçada de carriche existe o simbulo da mota na faixa do BUS no sentido descendente para Odivelas logo a seguir ao cruzamento do stand
https://www.google.pt/maps/place/Cal%C3%A7ada+de+Carriche/@38.777922,-9.1641679,147m/data=!3m1!1e3!4m5!3m4!1s0xd193296465920e1:0x4a99bb5f6ba9dcaf!8m2!3d38.780782!4d-9.1643812
Onde na foto aparece o BUS ( autocarro no mapa) é no cruzamento mais acima, só que depois do cruzamento a seguir não aparece mais nada, será que podemos circular na faixa do bus mesmo quase ate as bombas da galp?
Alguém já viu ?
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eu já por lá passei, e nessa faixa do bus não é em toda a extensão que se pode andar, não me lembro se tem sinal de transito como algumas zonas de lisboa a permitir os veiculos de 2 rodas...
segundo eu li, só estamos autorizados, aonde está pintada a mota ou onde está o sinal de transito (existem as 2 situações)
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eu já por lá passei, e nessa faixa do bus não é em toda a extensão que se pode andar, não me lembro se tem sinal de transito como algumas zonas de lisboa a permitir os veiculos de 2 rodas...
segundo eu li, só estamos autorizados, aonde está pintada a mota ou onde está o sinal de transito (existem as 2 situações)
Mas logo no inicio está sinalizado o desenho da mota ( no mapa aparece Calçada Carriche 1283), mas onde está sinalizado sempre se pode usar aquela faixa pois é um desvio para desviar para quem quer ir para a estrada do desvio, mais abaixo onde continua a faixa bus ai é que não tem nada, por isso é que me faz confusão.
é que, se não se pode usar a faixa bus até ao fim não tem sentido terem colocado lá o símbolo, pois aquele cruzamento alem de dizer bus sempre serviu para todos os veículos para poderem ir para a estrada do desvio.
De onde diz no mapa Calça de Carriche 1283 nesse desvio onde está o novamente a dizer Calçada de Carriche 1283 os veiculos eram obrigados a desviar nesse desvio, e por sua vez ao lado esquerdo continua a faixa Bus até ao fim da calçada de carriche, só que junto a esse desvio onde aparece novamente o simbulo BUS, pelo menos no sabado não estava desenhado o simbolo do motociclo, isso é que me faz confusão.
https://www.google.pt/maps/dir/38.7769259,-9.1643755/38.7781426,-9.1642308/@38.7772932,-9.1643307,223m/data=!3m1!1e3!4m2!4m1!3e1
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Na Pontinha em frente ao Metro hoje já utilizei o corredor Bus estava devidamente assinalado com o Simbolo da mota pintado no chão . scooter_ _pt_
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PSH72,
ontem passei lá em direcção à cril, e só está pintado a partir do stand da Volkswagen até ao tal desvio do corredor do bus, só há pinturas nesse bocado, se podemos usar em toda a extensão desconheço...
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PSH72,
ontem passei lá em direcção à cril, e só está pintado a partir do stand da Volkswagen até ao tal desvio do corredor do bus, só há pinturas nesse bocado, se podemos usar em toda a extensão desconheço...
Pois é essa a minha dúvida, é que não faz sentido se não poder-mos usar a extensão toda, é que onde está sinalizado sempre se pode utilizar por qualquer veiculo para fazer o desvio, para a estrada do desvio.
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Não terá a ver com o facto de já não ser Lisboa?
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Não terá a ver com o facto de já não ser Lisboa?
Mas ai não faria sentido ter também o sinal do motociclo julgo eu.
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o concelho de lisboa tem como limite quase toda a IC17/cril
http://www.cm-lisboa.pt/municipio/juntas-de-freguesia (http://www.cm-lisboa.pt/municipio/juntas-de-freguesia)
a zona do metro de senhor roubado já não é, mas a zona que o camarada PSH72 fala ainda é...
pode ser que seja pintado no final de trocarem os postes de iluminação... eles andam a trabalhar para as eleições... _lol_ _lol_ _lol_ portanto pode ser que apareça...
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o concelho de lisboa tem como limite quase toda a IC17/cril
http://www.cm-lisboa.pt/municipio/juntas-de-freguesia (http://www.cm-lisboa.pt/municipio/juntas-de-freguesia)
a zona do metro de senhor roubado já não é, mas a zona que o camarada PSH72 fala ainda é...
pode ser que seja pintado no final de trocarem os postes de iluminação... eles andam a trabalhar para as eleições... _lol_ _lol_ _lol_ portanto pode ser que apareça...
Pois realmente andam lá a colocar postes novos.
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Encontrei este anexo com todas as via Corredores BUS + Motos, isto porque continuo com dividas se pode-se utilizar ou não toda a extensão bus até ao fim da Calçada de Carriche - neste anexo vem mencionada a Calçada de Carriche, mas a sinalização não está bem sinalizada se pode-se ou não.
http://www.cm-lisboa.pt/fileadmin/VIVER/Mobilidade/AnexoI_AnexoII.pdf
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Tenho estado nestes ultimos dias com a mesma duvida, pois passo ai todos os dias, mas de acordo com o mapa que partilhaste a calçada não irá ter via do BUS+Motas uma vez que todo o troço marcado corresponde aos acessos das ruas ao lado da calçada. Desconheço qual é a vantagem, mas não parecem boas noticias para nós que passamos ai todos os dias. :-\
Até agora apenas esse acesso a seguir ao stand está marcado e sinalizado e no sentido contrario o acesso ao Eixo N/S e de acordo com as noticias que li, se não está devidamente sinalizado, multa certa, mesmo que esteja planeado ser uma via BUS+Motas no fut
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Tenho estado nestes ultimos dias com a mesma duvida, pois passo ai todos os dias, mas de acordo com o mapa que partilhaste a calçada não irá ter via do BUS+Motas uma vez que todo o troço marcado corresponde aos acessos das ruas ao lado da calçada. Desconheço qual é a vantagem, mas não parecem boas noticias para nós que passamos ai todos os dias. :-\
Até agora apenas esse acesso a seguir ao stand está marcado e sinalizado e no sentido contrario o acesso ao Eixo N/S e de acordo com as noticias que li, se não está devidamente sinalizado, multa certa, mesmo que esteja planeado ser uma via BUS+Motas no fut
Mas no mapa fala calçada de carriche, e a faixa bus na calçada de carriche no sentido para odivelas é ao lado das faixas de rodagem, na via bus de dois sentidos, para baixo e para cima.
Realmente não faz sentido 30 ou 40 metros de faixa bus+motociclo.
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Mas no mapa fala calçada de carriche, e a faixa bus na calçada de carriche no sentido para odivelas é ao lado das faixas de rodagem, na via bus de dois sentidos, para baixo e para cima.
Realmente não faz sentido 30 ou 40 metros de faixa bus+motociclo.
Sim tens razão, mas se reparares, tens o inicio e o fim, com o nome das ruas. De acordo com o google maps, esses inicios e fins até nem fazem muito sentido logo é melhor esperar para ver e até lá todo o cuidado é pouco, pois eles andam sempre à espreita.
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Sim tens razão, mas se reparares, tens o inicio e o fim, com o nome das ruas. De acordo com o google maps, esses inicios e fins até nem fazem muito sentido logo é melhor esperar para ver e até lá todo o cuidado é pouco, pois eles andam sempre à espreita.
Isto vai uma granda salganhada em relação a circulação da faixa Bus, umas informações dizem que apenas é onde está sinalizado, eu ainda ontem tive uma conversa com uma amigo meu da GNR que dizia que era em todas as faixas bus, hoje de manhã mostrei-lhe o mapa onde estavam sinalizadas aonde se podiam utilizar e que só onde estava sinalizado é que se podia,ele disse que ia falar com um amigo, e a pouco ele ligou-me a dizer que a policia municipal de Lisboa tinha recebido uma circular a informar que era permitido circular em todas as faixas bus no concelho de Lisboa, eu perguntei mas só as sinalizadas certo, ele disse que eram todas.. _pensador_
Alguém aqui tem algum conhecimento na policia municipal que possa confirmar isto?
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já esta tudo pintado...
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já esta tudo pintado...
Nooppps a zona que não está pintado mas tem o autocolante nas placas onde indica a circulação BUS, na calçada carriche sentido Odivelas Lumiar pelo menos a semana passada ainda estava assim, mas andava em obras a montar os candeeiros no separador central talvez quando acabarem o façam.
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Olá malta,
Eu como mudei de trajeto não tenho prestado muita atenção ao tema mas hoje passei pela calçada e confirmo que já temos sinalização vertical e na faixa a indicar que é permitido andar na mesma com veículos de duas rodas, logo, boas noticias para quem faz esse trajeto todos os dias.
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Olá malta,
Eu como mudei de trajeto não tenho prestado muita atenção ao tema mas hoje passei pela calçada e confirmo que já temos sinalização vertical e na faixa a indicar que é permitido andar na mesma com veículos de duas rodas, logo, boas noticias para quem faz esse trajeto todos os dias.
Sim no sentido do Sr roubado para o Lumiar já está sinalizada a umas semanas, agora no sentido inverso é que não.
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Sim no sentido do Sr roubado para o Lumiar já está sinalizada a umas semanas, agora no sentido inverso é que não.
Pelo menos apartir do stand da VW, está!
Eu segui pela respectiva faixa até às bombas da Galp, no fundo da Calçada, mas não aconselho a usar essa faixa porque o alcatrão está uma miséria!
Atenção aos táxis!
Não aceitam muito bem que se use a "faixa deles" à velocidade legal da Calçada de Carriche...
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Pelo menos apartir do stand da VW, está!
Eu segui pela respectiva faixa até às bombas da Galp, no fundo da Calçada, mas não aconselho a usar essa faixa porque o alcatrão está uma miséria!
Atenção aos táxis!
Não aceitam muito bem que se use a "faixa deles" à velocidade legal da Calçada de Carriche...
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Zeuz a minha duvida foi sempre essa faixa que desceste, como dizes até um pouco depois do stand VW está marcada, mas depois do cruzamento já não está marcada, e como tal se não for autorizada é uma valente multa e uns pontinhos, é que nem está marcada ai no chão nem na pequena tableta.
Eu enviei um email a tempos mas até hoje não obtive resposta em relação a essa questão.
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Zeuz a minha duvida foi sempre essa faixa que desceste, como dizes até um pouco depois do stand VW está marcada, mas depois do cruzamento já não está marcada, e como tal se não for autorizada é uma valente multa e uns pontinhos, é que nem está marcada ai no chão nem na pequena tableta.
Eu enviei um email a tempos mas até hoje não obtive resposta em relação a essa questão.
Eu desci pela faixa separada da principal, exclusiva a transportes públicos.
E agora que falas... não me recordo de ver a via assinalada no chão, como acontece logo no início da descida... daí ter seguido por aí quando desci a Calçada de Carriche...
Realmente, que grande confusão...
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Zeuz a minha duvida foi sempre essa faixa que desceste, como dizes até um pouco depois do stand VW está marcada, mas depois do cruzamento já não está marcada, e como tal se não for autorizada é uma valente multa e uns pontinhos, é que nem está marcada ai no chão nem na pequena tableta.
Eu enviei um email a tempos mas até hoje não obtive resposta em relação a essa questão.
Como muitas otras coisas está pouco defenido, continua-se á mercê da boa vontade ou interpretação da autoridade. De qualquer forma até nos podemos dar por satisfeitos, por ter mais uma faixa para circular, pois do pouco que estou a andar de mota, já me mandaram ir para a minha faixa de rodagem (bus)😭. Vamos a ver se deixa de ser opção para ser regra😳
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Qualquer dia circulam mais veiculos na faixa dos Bus, que nas outras.
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Qualquer dia circulam mais veiculos na faixa dos Bus, que nas outras.
A parte boa é que os motociclistas podem escolher entrar em qualquer delas, conforme o tráfego.
Mas atenção, depois de entrar não se pode sair a qualquer momento, como tenho visto fazer por aí :)
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A parte boa é que os motociclistas podem escolher entrar em qualquer delas, conforme o tráfego.
Mas atenção, depois de entrar não se pode sair a qualquer momento, como tenho visto fazer por aí :)
Exatamente, é que na faixa do bus também existem traços continuos e descontinuos para entrar e sair..... _pol_
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Exatamente, é que na faixa do bus também existem traços continuos e descontinuos para entrar e sair..... _pol_
Salvo raras excepções, os fogareiros... que podem fazer tudo e mais alguma coisa e ainda refilarem...
Enviado do meu SM-T550 através de Tapatalk
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Salvo raras excepções, os fogareiros... que podem fazer tudo e mais alguma coisa e ainda refilarem...
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Os fogareiros alguns têm a mania que são donos de tudo _martelada_, mas é mais os da velha guarda
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Os fogareiros nem com anti ácido conseguem digerir as motas nos corredores bus ;)
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não é por nada mas vejo muitos fogareiros com clientes fora da faixa pk? será €€€€€ a mais por causa do tempo.... enfim...
mas tb já veja mais mulheres agarradas ao volante... estou gostar da renovação os velhos (como são resmungões) estão a saltar fora... _careta_