Geral => Mecânica => Pneus => Tópico iniciado por: sestevao em 23 de Março de 2015, 15:03
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Já aconteceu isto a alguem?
Este pneu foi montado no início de 2014 e andou uns 6000 kms e reparei agora estar neste estado. Nunca andou com a pressão baixa nem foi submetido a nada "estranho"
(https://bdujkq.dm2301.livefilestore.com/y2pBqcLZ9vSMcxPuGLW8vNDgcSdTUxhYZoVv4fabLw-45eDG8_IFgeOjiDUL5MaZRXkp0NY_ouxxA42q-Nc7gQJV-iPCvbY5QyP3NvrWxEzG6LJVczxW69tefg1m5EJFGDbZ2eCP6X0HxQZEVB8Gg5hfQ/IMG_20150319_151637.jpg)
(https://nuxq2q.dm2301.livefilestore.com/y2pOF7RgyXZt5CpLLlYfs0IYTX_OKLxJoz4hwsBQgfhiiQQJbSAM-tUzhHNLnSKlmoUBzln5jeZDrSiNUs28bcMFifSw0LCcwREFrqGZF3dbjDoWBWM5QEjqDk2oHHA0Dg0fv2P265SRBcz481MrIsYMw/IMG_20150319_151727.jpg)
(https://nuxq2q.dm2301.livefilestore.com/y2p0YuNtmNiUOEwqwtX-48HwzB3fQ0G8KuYL5WPde1ze442EUIqFBeV16omATW4LhVsdju9Nv3FpBhIZ024tYG6mVRsNABKKWkAWVCC2QeNOT39PbU0SNuO-RSqZm0ELefU_YGoRcIGqkngd8pU8Ted4Q/IMG_20150319_151737.jpg)
(https://nuxq2q.dm2301.livefilestore.com/y2pXDTx0hlPPgA7G77-x-13dD6rQWhsiFEl1VfZH5d680xgMRYrv43YTtA25dRvAshnPnvimBOmwk_0Eucy_DXzSglmcRBHplWKaJQ8dXEJ86nTD7bn8so1aq4tPk2OuR57WOuxVj4aO3tiAYGzXKbBEg/IMG_20150319_151753.jpg)
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À partida e como trabalho há 20 anos em fractura, parecem-me fendas por excesso de pressão. Mesmo sabendo que não é a borracha, mas sim a tela que "aguenta" o pneu, eu iria com urgência tratar disso. Pode ser que não seja superficial e portanto pode ser perigoso.
Outra hipótese são fendas que se propagaram por fadiga, mas como dizes que não deixaste baixar a pressão, tenho dúvidas.
Pedro.
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Boas , parece-me por excesso de pressão , mas podes ver no pneu onde ele foi feito ( Made in ???? ), mas ao que tenho lido quem monta Pirelli Diablo não tem tido problemas , até pelo contrário têm dito muito bem desse pneu, existe no youtube um teste da Motorcycle recente do mês passado salvo erro em que o Diablo ganhou aos outros três ou quatro já não me recorda quantos eram no total.
Boas curvas e _convivio_
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(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fs8.postimg.org%2F711j0qg91%2FIMG_5380.jpg&hash=5c3203e39757e369ad63130b6934efd901768b2e)
Engracado, que o Battlax SC1 traseiro que troquei tinha precisamente um rasgo desses... apenas notei uns dias antes de trocar o pneu e na altura achei que fosse um rasgo que fosse consequência de passar por cima de algo cortante ou sobre algum buraco _pensador_
Tenho a certeza que este rasgo apenas apareceu nessa altura pois lavo a TMax quase todas as semanas e observo sempre os pneus para detectar danos ou deformacoes _pol_ e tenho a certeza que o pneu não andou com excesso de pressão... esta andou sempre entre os 38 e os 41 PSI que são o indiciado _pensador_
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Então vê se o país de fabrico não é o mesmo do Pirelli , ( made in ???? )!!!!
_convivio_
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O TMaxer é capaz de ter razão. Um buraco deformou a borracha e abriu uma fenda. É só chatices.
Mas por favor troca porque não deves arriscar.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fs8.postimg.org%2F711j0qg91%2FIMG_5380.jpg&hash=5c3203e39757e369ad63130b6934efd901768b2e)
Engracado, que o Battlax SC1 traseiro que troquei tinha precisamente um rasgo desses... apenas notei uns dias antes de trocar o pneu e na altura achei que fosse um rasgo que fosse consequência de passar por cima de algo cortante ou sobre algum buraco _pensador_
Tenho a certeza que este rasgo apenas apareceu nessa altura pois lavo a TMax quase todas as semanas e observo sempre os pneus para detectar danos ou deformacoes _pol_ e tenho a certeza que o pneu não andou com excesso de pressão... esta andou sempre entre os 38 e os 41 PSI que são o indiciado _pensador_
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Estou a ver esse é (made in japan) !!!!
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Ja agora um ligeiro off-topic...
A Pirelli foi vendida esta semana aos Chineses (ChemChina) por 7,7 Bi € _martelada_
vamos ver se a qualidade se irá manter e se não irão descentralizar a produção para a China, mantendo apenas a etiqueta Pirelli tendo a venda sido uma forma rápida e econômica de apanhar a tecnologia e as patentes _thumbdown_ _thumbdown_
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Então se eu estava a ponderar futuramente colocar ou Pirelli Diablo ou Michelin Road 4 , dependendo do preço, então se é assim, vai para a China e eu vou optar por outro , vou para os Franceses com o Road 4 .
Não sabia , ainda bem que fiquei a saber !!!!
_convivio_
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Estou a ver esse é (made in japan) !!!!
Rasgou mesmo ao lado de onde diz _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
Pedro, felizmente esta situação ocorreu 1 ou 2 semanas antes de trocar o pneu. _pol_
Tive o cuidado de o guardar para verificar qual o dano estrutural que o rasgo tinha provocado _pol_ e posso-te dizer que nesta zona a parede do pneu é muito grossa e do lado de dentro as telas estavam normais. (ainda tenho o pneu, posso postar + fotos) _pol_
Penso que isto aconteceu por passar num buraco que havia na 2ª circular um pouco a seguir ao McDonalds que tinha umas dimensoes e profundidade consideraveis _thumbdown_ _thumbdown_
De qualquer forma, estas situacoes preocupam-me pela possível fuga de ar do pneu. Recomenda-se que o companheiro troque o seu Diablo _pol_
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O Batlax é o topo mundial em pneu de moto, não é admissivel, que ao passar num buraco acontece-se isto, _Rolley_ porque é dos pneus mais caros do mercado _Rolley_, eu costumo aconselhar precisamente os Brigstone Batlax, mas nestas situações descasco .
A mim tb me aconteceu precisamente igual mas já com 6000 ou mais kms, nos pneus da Downtown 300 , que já não me recorda a marca, mas sei que eram lá da China, portanto tb não poderia esperar outra coisa, apesar de eles serem um dos maiores fabricantes de borracha mundial, mas isso não é sinónimo de terem o melhor pneu.
_convivio_
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Clemente,
A venda foi anunciada ha poucas horas atras _pol_
Esses Road 4 tem tido bom feedback por parte dos utilizadores, tanto pelas aderência como pela polivalência , infelizmente penso que estão a ser comercializados em medida mais usadas por moto _pol_ pelo que talvez existam para a Integra que leva medida de 17 polegadas mas nao ha para todas mas Maxis _pol_
O Batlax é o topo mundial em pneu de moto, não é admissivel, que ao passar num buraco acontece-se isto, _Rolley_ porque é dos pneus mais caros do mercado _Rolley_, eu costumo aconselhar precisamente os Brigstone Batlax, mas nestas situações descasco .
Infelizmente, esta penso que teve mais a ver com o merito do buraco _policia_, do que com a qualidade do pneu _thumbdown_ _thumbdown_
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Eu tenho vindo a ler nos foruns mundiais falarem muito bem do Road 4 para as NC e Integra, por cá não tenho lido nada.
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Já me aconteceu nuns MAXXIS, associei na altura a andar possívelmente com a pressão demasiado baixa...
Abraço
Piedade
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Pressão baixa/alta não foi certamente, controlo a pressão de 15 em 15 dias no máximo e acerto sempre para os 2.5 bars, que é a pressão indicada pela Honda pneu radial.
Estou no mercado a ver pneus, já que este não me dá grandes garantias...
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Ja agora um ligeiro off-topic...
A Pirelli foi vendida esta semana aos Chineses (ChemChina) por 7,7 Bi € _martelada_
vamos ver se a qualidade se irá manter e se não irão descentralizar a produção para a China, mantendo apenas a etiqueta Pirelli tendo a venda sido uma forma rápida e econômica de apanhar a tecnologia e as patentes _thumbdown_ _thumbdown_
Tmaxer,
A Volvo tambem foi vendida aos chineses, e a qualidade continua lá e cada vez melhor. A Pirelli foi vendida, mas aquelas coisas orientais apenas injectam dinheiro, tudo o resto mantem-se, assim como aconteceu com a Volvo.
Quanto aos rasgos, embora ache pouco provavel, alguem já ponderou ter sido feito por maldade? Ja aconteceu em benfica por causa de um enlatado.
saudações
_convivio_
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Fui agora à rua ver, e são Made in Germany...
Por maldade duvido, porque nota-se mesmo que foi a borracha que cedeu, não é corte
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Olhando para as imagens, não me parece ser provocado por golpe após passagem por buraco ou similar...aquela irregularidade do traço (profundo ou superficial, não dá para perceber) é demasiadamente desnivelado e atípico, para me levar a concluir que seja provocado por golpe.
Quanto a uma fadiga da borracha na parede lateral do pneu, isso sim parece-me neste caso mais plausível. E aqui tanto pode ser um defeito de fabrico no composto da borracha que pode abranger um determinado Lote, como pode ser um problema de fabrico localizado na tela interior, que provocou uma propagação visível ao exterior da borracha do pneu.
Em todo o caso e não sendo de maneira nenhuma entendido sobre a perigosidade ou não de circular com o pneu como ele se apresenta, sou levado também a indicar-te a substituição do mesmo o mais brevemente possível.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.pirelli.com%2FmediaObject%2Fpirellityre%2Fww%2Fen%2Fextra-catalogue%2Fmotorcycle%2Fall_about_tyres%2F3D_Radial_Cross_Belted3%2Foriginal%2F3D_Radial_Cross_Belted3.png&hash=d16649a85fc2de10c8f7849e34db65b372c907f5)
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Isso parece ter sido buraco sim mas se a pressão não andou baixa um senhor buraco certamente lembravas-te de passar por ele.
Se assim não foi seria de apresentar uma foto ao senhores da Pirelli a ver que história era aquela.... Até pode ser que eles digam/opinem algo sobre o facto.
Sobre a venda está passou ao lado não sabia. Andava a ver quando iria sair os Scorpion Trail II. Mas não é por ser vendida aos chineses que a coisa vai piorar necessariamente. As vezes até melhora e já a bastantes exemplos disso no mercado.
De qualquer modo eu a andar com ums pneus assim já não conseguia. Iria estar sempre a pensar neles a cada curva que dava de certeza...
Foi azar companheiro mas desde que tenham cumprido sempre até aqui sempre sem problemas é o que é importante afinal, embora custe mais na carteira.
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Estou agora com uns bridgestone battlax scf e até agora tudo ok com 10000 km, mas acho que li aqui um post de um colega a dizer que os dele tb deram problema... pelos vistos é uma questão de sorte :-X
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Tmaxer,
A Volvo tambem foi vendida aos chineses, e a qualidade continua lá e cada vez melhor. A Pirelli foi vendida, mas aquelas coisas orientais apenas injectam dinheiro, tudo o resto mantem-se, assim como aconteceu com a Volvo.
Sim, temos montes de situações do gênero... a JLR também é Indiana, e a Jaguar está com um ritmo fantástico, muito distante da letargia de quando pertencia à Ford, e o ultimo Range Rover é efetivamente o melhor de sempre. _pol_
O que me preocupa nesta compra, é que Pirelli não está a ser comprada por fundos de investimento que apenas querem possuir um negocio para gerar rentabilidades. A Pirelli está a ser comprada por empresas do sector que não estão a dar este passo de forma ingenua.
A Pirelli tem um portfolio muito interessante de produtos, sendo que em algumas áreas, os produtos são lideres _pol_
Esperemos que continue no pequeno grupo das marcas de prestigio _pol_
No caso do meu pneu, o rasgo assemelha-se mais a um corte, pelo que a fadiga da borracha está completamente fora de hipótese, até porque a acontecer isso, seria na zona da costura do pneu _pol_
Se alguém tiver interesse, posso tirar mais fotos ou mostrar o pneu pois tenho-o guardado "para estudo" _pol_
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Qual o ano de fabrico do pneu?
Deverá dizer DOT e depois 4 números que indicam a data.
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(https://bdujkq.dm2301.livefilestore.com/y2pBqcLZ9vSMcxPuGLW8vNDgcSdTUxhYZoVv4fabLw-45eDG8_IFgeOjiDUL5MaZRXkp0NY_ouxxA42q-Nc7gQJV-iPCvbY5QyP3NvrWxEzG6LJVczxW69tefg1m5EJFGDbZ2eCP6X0HxQZEVB8Gg5hfQ/IMG_20150319_151637.jpg)
Isso é estranho, eu não confiaria a andar com um pneu nesse estado.
Às vezes acontece a boas marcas, como a Schwalbe, com vários fenómenos relatados de delaminação nos Raceman:
e há outros exemplos.
Cortes é relativamente usual ver em pneus de moto/scooter, muito macios, mas na banda de rodagem, ou nas laterais por má utilização / buracos, etc.
Agora cortes como esse dessa imagem e da do TMaxer, se não é defeito, parece.
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Pela imagem consegui chegar ao que pretendia saber.
Esse pneu foi fabricado na vigésima nona semana do ano 2013, ou seja, perfeitamente apto a circular e sem razão alguma para apresentar aquilo que, como já disse, interpreto como um defeito e não uma situação causada por uma circunstância externa.
Troca-o com a maior brevidade possível a bem da tua segurança.
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Boas, é importante tb os acondicionamentos após a sua fabricação, se o sol dá cabo deles tb a claridade é prejudicial, quando eu tive o meu Kart tinha sempre umas capas em pano nos pneus, para a borracha não ficar deteriorada ou vidrada e nestes casos não sabemos o seu historial.
_convivio_
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Quanto a uma fadiga da borracha na parede lateral do pneu, isso sim parece-me neste caso mais plausível.
Sapiens, um pneu saturado, com fadiga, etc, apresenta estrias, fruto de más pressoes, dilatações, alteraçoes atmosfericas, e nao vejo este pneu com isso, até porque é muito recente ainda, no entanto podes ter toda a razao, porque isto de pneus ja vi muita coisa estranha a acontecer.
Poderá ter sido defeito de fabrico, o que acho mais provavel, pois acontece.
A Pirelli é das marcas que apresenta melhores produtos, e basta ver (para quem segue), qual é a marca que anda nas competições de Elite.
Menciono só aqui a Formula 1 e as SuperBikes, por isso em termos de qualidade é engenharia do melhor.
Agora, troca isso asap e nao te aventures em velocidades proibitivas e e nao te estiques a curvar.
ja agora, eu escrevia uma carta a marca para ver o que eles respondiam. As vezes este tipo de anomalias servem para estudos internos.
saudações
_convivio_
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Antes de mais acho que devias reclamar à própria marca a ver o que te dizem.
Se quiseres mudar, aconselho-te o Dunlop Scootsmart, pneu que tenho atrás à 12000km e devo ter ainda cerca de 50% de piso apesar de ser um pneu super macio. Nunca me deixou mal, agarra bem mesmo em chuva (com a minha condução não noto diferença entre seco e molhado) e é super confortavel.
Tão depressa não meto outro modelo de pneus na minha SH.
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Já enviei mail para a Pirelli Portugal, vamos lá ver se dizem alguma coisa...
pgomes78, o Scootsmart que montaste é radial? O radial é quase o dobro do preço do normal...
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Já enviei mail para a Pirelli Portugal, vamos lá ver se dizem alguma coisa...
pgomes78, o Scootsmart que montaste é radial? O radial é quase o dobro do preço do normal...
Boas , com fotos tb?
_convivio_
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Boas , com fotos tb?
_convivio_
Sim, enviei 2 fotos das que meti aqui
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pgomes78, o Scootsmart que montaste é radial? O radial é quase o dobro do preço do normal...
Podes ver aqui informação sobre o mesmo, que de certeza acharás proveitosa para a futura escolha de pneu. _pol_
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Já enviei mail para a Pirelli Portugal, vamos lá ver se dizem alguma coisa...
pgomes78, o Scootsmart que montaste é radial? O radial é quase o dobro do preço do normal...
Não sei se para a nossa, já haverá scootsmart radial. No caso da tua o pneu que vinha era normal. Só os modelos de 2012 em diante mandava colocar radial (caso da minha).
Inicialmente tive receio de não colocar radial mas após alguns relatos positivos em modelos após 2012, resolvi arriscar e ainda bem que arrisquei. Não notei diferenças em termos de segurança e fiquei com a moto muito mais confortável.
Se quiseres ve-lo, diz algo.
Um abraço,
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Eu montei dois scootsmart na minha e fica fantástica, parece outra scooter. Claro que, como antes tinha montados uns Duro, nem há comparação. Na motocenter disseram-me que os scootsmart têm um excelente comportamento em piso seco ou molhado e que duram bastantes kms graças ao composto com sílica. A comprovar.
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A minha vinha com esses pneus de origem, andaram 2 anos e fizeram 8600 kms e ficaram todos derretidos mas nunca apresentaram nenhuma rachadela ou algo do género.
Abraço.
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Sim, enviei 2 fotos das que meti aqui
Boas Companheiro,
Chegaste a receber noticias da Pirelli sobre este caso?
boas curvas