Geral => Mecânica => Pneus => Tópico iniciado por: Sapiens21 em 27 de Julho de 2013, 01:11

Título: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
Enviado por: Sapiens21 em 27 de Julho de 2013, 01:11
Abro este tópico pois poderão haver muitos que já ouviram falar e não sabem bem do que se trata ou das vantagens que se podem obter na colocação de azoto/nitrogénio nos pneus. Mas a verdade é que há quem o faça, tanto em motos como em automóveis e os resultados são francamente animadores para os seus utilizadores.

Breve descrição do mesmo: O nitrogénio é um gás inerte (não inflamável) – ou seja, trata-se de ar seco com o oxigénio removido. Por exemplo, o ar ambiente tem na sua composição cerca de 78% de nitrogénio.

Mas ao contrário do ar normal que se coloca com qualquer bomba, o azoto/nitrogénio é pago e nem todos os locais se encontra este gás.

No entanto são enormes as suas vantagens, em que se contam:

- Evita sobreaquecimento dos pneus;
- Como o azoto não contém vestígios de água, não existe evaporação e expansão, pelo que existem menos perdas de pressão;
- Estabilidade da pressão interna do pneu mesmo em situações de grande exigência para o mesmo;
- Devido à manutenção da pressão por períodos muito mais longos, diminui-se e muito o acto da verificação através dos manómetros das bombas de gasolina e afins;
- Não existe oxidação por via da ausência de água, permitindo uma maior vida útil ao pneu e respectivos compostos de borracha e previne-se a corrosão da jante;
- Em última análise e devido a todas as suas características que mantém a estabilidade do pneu, o consumo sai também beneficiado e, naturalmente, o ambiente agradece;

Existem até mesmo relatos de quem tenha feito + de 10.000Kms sem nunca precisar de verificar a pressão do pneu, devido à quase ausência de perdas de pressão, ou seja, em muitos casos dura a vida útil do pneu. Apenas para que se perceba, está calculado que, com o ar normal e que todos colocamos, as perdas de pressão se cifram em média nos 0,14Bar/mês. Mas o melhor de tudo é que não existe incompatibilidade em que, se fôr mesmo necessário, fazer acerto na pressão do pneu, pode ser colocado ar normal.

Para o uso diário do consumidor normal e em que também eu próprio me insiro, não é necessário insuflar os pneus com nitrogénio. Contudo, insuflar os pneus com nitrogénio não lhes provoca qualquer dano e pode contribuir marginalmente para reduzir as perdas de pressão provocadas por quebra de impermeabilidade.

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fmoorooka.hyundai.com.au%2FImages%2FUserUploadedImages%2F50814%2Fnitrogen.gif&hash=6b5f243df7c129aa8e158ef7888ce3acd929ab27)

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fnitrogentirefilling.com%2Fimg%2Fhandson_medium.png&hash=4eb50ae442159283cce31158c2c7a5d08f8f1da6)

Título: Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
Enviado por: ZeZeZoom em 27 de Julho de 2013, 10:26
Muito bom tópico, Isaac. _pol_ _pol_ _pol_
Obrigado pela partilha. _pol_
Apesar de há bastante tempo ser conhecedor da possibilidade de colocar azoto nos pneus (nos carros, essencialmente), nunca o fiz. Principalmente, por 'gostar' de controlar regularmente a respectiva pressão.
Mais interessante ainda seria que aqueles de nós que sabem onde pode ser colocado azoto nos pneus das nossas viaturas indicassem esses estabelecimentos, talvez por áreas de residência, e, se possível, os preços. _pensador_
Título: Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
Enviado por: Sapiens21 em 27 de Julho de 2013, 10:33
Por alguns comentários que estive a ler em fóruns por parte de quem colocou/coloca nitrogénio nos seus pneus, este gás é capaz de prolongar mesmo o tempo de vida útil dos mesmos. Como este gás evita sobre-aquecimentos mesmo após uma utilização prolongada, os compostos de borracha levam mais tempo a desgastar-se. Também devido à sua maior resistência à deformação (este gás circula dentro do pneu de forma diferente que o ar normal), o pneu tende a ter um desgaste mais uniforme no seu rasto.

Li também quem dissesse que nunca teve de voltar a colocar novamente nitrogénio pois as perdas de pressão são praticamente imperceptíveis (é possível fazer acertos de pressão com ar normal, mas com espassamentos temporais muito mais alargados).

Uma coisa porém retive, o tempo que o pneu leva a atingir a temperatura ideal é um pouco maior do que com ar normal, mas a partir de aí mantém essa temparatura ideal mesmo que se façam grandes tiradas sem imobilização do veículo e com altas temperaturas ambientais.

Outra questão que poderá ser colocada por algum companheiro é sobre o local onde se deve colocar e o custo do mesmo e, nesse tocante, posso dizer que algumas casas de pneus o fazem e a conhecida Norauto também, neste último caso com um custo aproximado de €15 para um jogo de 4 pneus de automóvel. No caso das nossas maxis será bem mais barato, calculo.  :)
Título: Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
Enviado por: Sapiens21 em 27 de Julho de 2013, 10:36
Muito bom tópico, Isaac. _pol_ _pol_ _pol_

Obrigado amigo Zé.  _pol_
Acho que é um tópico interessante...eu pelo menos dou uma enorme importância aos pneus, ao bom estado do mesmos e a sua verificação (mesmo visual) com regularidade.
Título: Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
Enviado por: JB em 27 de Julho de 2013, 10:56
Boas...

Eu já algum tempo que uso nitrogénio nos pneus dos carros.

Tenho uma carrinha em particular que anda muito pouco. E agora com a mota menos ainda. Se sair uma vez por semana é muito.

Pedi para colocar nitrogénio à cerca e um ano e meio.

O que é certo é que ontem precisei dela e como passei numa bomba decidi ver a pressão. E não é que ainda estava igual?!  _confuso_

Realmente tem vantagens... mas a desvantagem é mesmo o facto dos pneus demorarem a atingir a temperatura ideal. Principalmente em percursos pequenos.
(Isto dito pelo mesmo mecânico que me pós o nitrogénio nos pneus)

Nas motas acho que o binómio temperatura/aderência dos pneus é ainda mais importante, por isso não acredito que seja muito vantajoso colocar numa mota...


Claro que a maior desvantagem de todas é trocarem as tampas dos pipos, por umas de Cor Verde  _thumbdown_

Se ainda fossem Azuis  _fcp_ _lol_ _lol_
Título: Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
Enviado por: Fred_FBF em 27 de Julho de 2013, 10:58
Amigo Sapiens21 deixa-me que te dê os parabéns por este excelente tópico.  _pol_  _palmas_

Eu pelo contacto, embora escasso, que ainda mantenho com algumas casas de pneus com quem se faziam permutas comerciais, eles dizem-me que o custo do azoto/nitrogénio andam entre os valores por unidade de 2,40€ a 3,50€, tudo depende da politica comercial de cada casa.

Mesmo tendo eu trabalhado numa casa de pneus e ter falado com vários vendedores com muito bom conhecimento técnico sobre o produto, nunca me rendi a ele.

Provavelmente sou vanguardista/antiquado  _Rolley_ neste assunto, prefiro o tradicional porque me dá mais controlo sobre a pressão que quero pôr nos pneus dos meus veículos. Esta é só a minha opinião e ponto de vista, já que respeito a escolha que cada um queira fazer.

Título: Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
Enviado por: ZeZeZoom em 27 de Julho de 2013, 11:08
Se o azoto implica que o pneu só atinja a sua temperatura normal de funcionamento mais tarde, então acho que, nas motas - e, muito em particular, naquelas que fazem percursos mais pequenos (o que é o caso da maior parte dos meus percursos de mota) -, será preferível o uso do oxigénio normal, 'da bomba'.
É que os pneus das motas, mais ainda que os dos carros, são concebidos para que a respectiva mistura atinja a temperatura ideal de funcionamento muito rapidamente e essa circunstância é essencial para que o pneu dê o seu máximo rendimento, incluindo ao serviço da nossa segurança. scooter_
Título: Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
Enviado por: Ferro em 27 de Julho de 2013, 11:40
 _palmas_ _palmas_

No ínicio do CPM, foi feito um tópico sobre este tema. No entanto, não o consigo encontrar agora...

Tenho azoto em todos os veículos cá de casa, incluindo a SW há vários anos. Posso dizer que a pressão se mantém estável durante mais tempo e que a mota rola mais silenciosa e confortável.
Outros tópicos aqui:
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=457.0
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=960.0
Título: Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
Enviado por: paulo hadyk em 27 de Julho de 2013, 12:08
Já não me lembrava da possibilidade de colocar o azoto nos pneus.....que me parece importante, especialmente para o enlatado, uma vez que tendo a realizar tiradas mais longas com este.
Qt à maior demora no aquecimento dos pneus, não irei colocar na moto, pois esta realiza muitas tiradas muito curtas, pelo que o aquecimento deve ser mais importante na moto....o que me leva a não o realizar.
Título: Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
Enviado por: Ferro em 27 de Julho de 2013, 12:20
Como podem verificar nos tópicos antigos, o azoto que coloquei nos pneus foi sempre gratuito.

Relativamente ao aquecimento dos pneus venho só destacar que não se deve confundir duas situações distintas:

 - aquecimento interno dos pneus - elemento prejudicial à segurança e que provoca perdas de pressão devido à dilatação/contração das moléculas de água existentes no ar atmosférico que é colocado nos pneus.

- aquecimento do piso do pneu - elemento essencial para a segurança e total aderência do pneu.

O azoto é colocado no interior e influencia de forma positiva o (não) aquecimento do interior. O piso do pneu aquece de forma igual quer se tenha azoto ou não.
Título: Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
Enviado por: VStrom Lázaro em 27 de Julho de 2013, 12:35
Cá em casa toda a frota usa Azoto desde à uns anitos. A principal vantagem é realmente não perder tanta pressão com o ar que respiramos! _Rolley_
Na minha mota V-Strom que faz longas viagens assim como na minha carrinha que só sai para fazer grandes viagens e bem carregada, o azoto é bastante vantajoso, como não tem temperatura, o conjunto pneu/jante/rolamentos etc não aquece tanto, por sua vez não se danifica tão rápidamente. Os pneus chegam a durar cerca de 10 a 20% mais.

Eu gosto, eu uso!


Boas curvas  _convivio_
Título: Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
Enviado por: Sapiens21 em 27 de Julho de 2013, 14:43
Caros companheiros, agradeço os vossos testemunhos pessoais como utilizadores deste tipo de gás nos pneus das vossas viaturas (maxis e automóveis).

De facto, todos quantos utilizam o nitrogénio nos seus pneus parece ficar rendido às evidências.

Já agora companheiro Ferro, onde o colocas de forma gratuita? Pode ser que haja mais companheiros que queiram seguir o exemplo... ;)
Título: Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
Enviado por: Ferro em 27 de Julho de 2013, 16:21
Olá Sapiens!!

Como disse está aqui nestes tópicos antigos: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=960.0 (http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=960.0)

Foi no Manuel do Pneus no Feijó - Mapa AQUI (https://www.google.pt/maps/preview#!data=!1m4!1m3!1d1706!2d-9.1683992!3d38.6461407!2m1!1e3!4m16!3m15!1m0!1m4!3m2!3d38.64607!4d-9.169078!6e2!3m8!1m3!1d1558!2d-9.169099!3d38.646062!3m2!1i1024!2i768!4f13.1&fid=0i7).
Título: Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
Enviado por: Sapiens21 em 27 de Julho de 2013, 21:36
Obrigado pela indicação. _pol_

Espero que companheiros dessa zona ou próximos, possam ler aqui essa tua informação e caso queiram colocar, já se sabe onde é gratuito.  _convivio_
Título: Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
Enviado por: paulo hadyk em 28 de Julho de 2013, 10:56
Essa parte não sabia, isto é, se não influencia no aquecimento do piso do pneu, não há alterações ao grip dos mesmos, certo ??? Nesse caso vale a pena experimentar.
Título: Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
Enviado por: nuno_pereiralx em 28 de Julho de 2013, 14:21
Obrigado por esta dica e já agora onde posso encher os pneus com Ozoto ???

Eu moro na zona de Sacavém.

 scooter_
Título: Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
Enviado por: Sapiens21 em 28 de Julho de 2013, 19:31
Essa parte não sabia, isto é, se não influencia no aquecimento do piso do pneu, não há alterações ao grip dos mesmos, certo ??? Nesse caso vale a pena experimentar.

De facto e pela leitura que fiz daquilo que escreveu o companheiro Ferro, o aquecimento exterior do pneu (aquele que realmente importa) é igual quer se use ar normal ou nitrogénio. Aliás, faz todo todo o sentido que assim seja, pelo que no interior do mesmo a temperatura é sempre mais baixa com naturais ganhos na vida útil do mesmo, pois evita o sobre-aquecimento interior do mesmo.

Na verdade só tenho lido vantagens no uso do nitrogénio (os testemunhos aqui feitos no tópico são disso um exemplo cabal) e apenas tenho pena de essa casa de pneus que o coloca gratuitamente, Manuel dos Pneus no Feijó, estar tão longe... :(  Aqui em Évora só a pagar!  _martelada_
Título: Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
Enviado por: Fred_FBF em 28 de Julho de 2013, 20:58
De facto e pela leitura que fiz daquilo que escreveu o companheiro Ferro, o aquecimento exterior do pneu (aquele que realmente importa) é igual quer se use ar normal ou nitrogénio. Aliás, faz todo todo o sentido que assim seja, pelo que no interior do mesmo a temperatura é sempre mais baixa com naturais ganhos na vida útil do mesmo, pois evita o sobre-aquecimento interior do mesmo.

Na verdade só tenho lido vantagens no uso do nitrogénio (os testemunhos aqui feitos no tópico são disso um exemplo cabal) e apenas tenho pena de essa casa de pneus que o coloca gratuitamente, Manuel dos Pneus no Feijó, estar tão longe... :(  Aqui em Évora só a pagar!  _martelada_

Amigo Sapiens21 podes ver a coisa pelo lado positivo, enches os pneus com azoto, agora, e muito provavelmente só para o ano é que terás se voltar a encher ou não.

Portanto se é só vantagens não será por 7€ no máximo que não o farás. Isto sou só eu a falar, não quer dizer que te queira influenciar a fazê-lo.  _Rolley_  _careta_ _careta_  _lol_ _lol_ _lol_

Grandes curvas e kms com azoto/nitrogénio.  _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_
Título: Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
Enviado por: Ferro em 28 de Julho de 2013, 21:53
Uma dúvida recorrente de alguns motociclistas diz respeito à utilização de azoto (nitrogénio) para enchimento dos pneus.

Bom… em primeiro lugar o que é exactamente o azoto? O azoto ou nitrogénio é um elemento químico com o símbolo N e número atómico 7. É o quinto elemento mais abundante no Universo. Nas condições ambientes normais é encontrado no estado gasoso e constitui cerca de 78% do volume do ar atmosférico (imagem 1).

Do ponto de vista químico a grande vantagem da utilização do azoto nos pneus da maxiscooter está associada ao facto do ar atmosférico conter também vapor de água (humidade) e outros elementos. Ao comprimir o ar atmosférico num pneu, a concentração de água passa a ser superior. O vapor de água comprimido actua como um catalisador, acelerando a oxidação e a corrosão. Para além disso, a água absorve calor. Quando a temperatura aumenta à medida que o pneu circula, a água passa do estado líquido a gasoso, aumentando substancialmente de volume. Portanto, os pneus cheios com ar atmosférico tendem a aquecer mais e a variar mais de pressão.

Se utilizarmos azoto diminuímos a oxidação, a corrosão, o perigo de explosão e as variações de pressão nos pneus.

Basicamente o que é referido por vários especialistas é que a pressão do pneu se mantém constante durante muito mais tempo e sob todas a condições de temperatura e velocidade. Os principais benefícios advém dessa vantagem.

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fmaxiscootersonline.files.wordpress.com%2F2011%2F08%2Fcomposic3a7c3a3o-ar1.png%3Fw%3D614&hash=14b104480371f3e2f8fd7394d4acd4293d847f35)
Imagem 1: Composição do ar atmosférico.


Benefícios do enchimento com Azoto/Nitrogénio

Economia:
Evita a deterioração das telas por oxidação.
Pressão constante e estabilizada, prolongando assim a vida do pneu entre 10% a 20%.
Menor resistência ao rolamento, traduzindo-se em economia de combustível motivado por não circular com baixa pressão.
Esta isento de humidade, assim elimina-se ou minimiza-se a corrosão devido à presença existente de água no ar comprimido.


Segurança:
Pressão constante a qualquer temperatura, permite conduzir com mais segurança em qualquer tipo de estrada e estilo de condução.
Reduz os rebentamentos dos pneus associados a pressão e temperaturas inadequadas.
Ar desoxigenado para enchimento de pneus é obrigatório para veículos que transportem produtos perigosos por estrada, também utilizado na aviação e na competição.


Meio Ambiente:
O Nitrogénio não tem efeito negativo no meio ambiente. O ar contém cerca de 80% de Nitrogénio e está isento de óleo, que não acontece com o ar comprimido.
A diminuição do consumo de combustível e o aumento da vida dos pneus reduz a quantidade de detritos e emissões poluentes.


É necessária alguma operação de preparação para encher os pneus com nitrogénio?
Sim. Na realidade, e principalmente num pneu de uma viatura ligeira, deve ser retirado o mais possível de ar de dentro do pneu, por meio de vácuo. Se esta operação não for realizada, um pneu que deva rodar 2 bar de pressão terá logo à partida aproximadamente metade (1 bar) de ar atmosférico, em vez de nitrogénio (imagem 2).


(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fmaxiscootersonline.files.wordpress.com%2F2011%2F08%2Fazoto.jpg%3Fw%3D614&hash=08f796a23110bd6f382acc106502705cce4ccfb9)
Imagem 2: Colocação de azoto no pneu.

O que fazer se for necessário atestar um pneu?
O nitrogénio tem a tendência de se tornar cada vez mais popular, pelo que muito brevemente será comum encontrá-lo em quase todas as oficinas especializadas de pneus (imagem 3). Além disso, com os pneus cheios com nitrogénio não será necessário atesta-los tão frequentemente, ou tantas vezes. De qualquer modo, se em caso de necessidade o pneu for atestado com ar, a percentagem será mínima, e não terá efeito nocivo.


(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fmaxiscootersonline.files.wordpress.com%2F2011%2F08%2Fazoto2.jpg%3Fw%3D256%26amp%3Bh%3D192&hash=ec693344a2efd57932a720f513ddf9a6ae76d3b3)
Imagem 3:  Equipamento de armazenamento de azoto.

O nitrogénio é economicamente rentável?
Poder manter a pressão estável correcta por mais tempo vai aumentar o tempo de vida dos seus pneus, segundo alguns estudos levados a cabo nos Estados Unidos até 25%. E mais ainda, principalmente no caso de veículos pesados, o facto de haver menos envelhecimento da borracha e menos oxidação das lonas da carcaça, permitirá um maior aproveitamento das mesmas para recauchutagem.
A Goodyear afirma no seu Goodyear Radial Truck Tire and Retread Service Manual (pag.40 [LINK EXTERNO (http://www.goodyear.ca/truck/pdf/radialretserv/Retread_All_V.pdf)]) que uma diminuição de a pressão de apenas 15% nos pneus significa uma redução de 8% nos quilómetros percorridos durante a vida do pneu, e um aumento de 2,5% no consumo de combustível.

Existe alguma regulamentação relativamente à utilização do nitrogénio?
Para além das já existentes relativamente a pneus de aviação, entrarão muito brevemente em vigor normativas europeias obrigando a utilização de nitrogénio em pneus de veículos pesados de transportes de combustíveis e outros materiais inflamáveis, e de veículos pesados que atravessem locais de grande altitude (como Pirinéus, Alpes, etc.). No primeiro caso, a vantagem é a de estudos revelarem que a utilização de nitrogénio reduz 50% os rebentamentos dos pneus, e no caso de ainda ele acontecer, o nitrogénio ser um gás que não alimenta a combustão. Já no segundo caso, a vantagem prende-se com o facto de com nitrogénio não se verificarem variações de pressão com grandes mudanças de temperaturas, nem risco de alimentar um incêndio com o aquecimento do sistema de travagem.

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Uma descrição mais completa e relativa a pneus de camião:

A primeira vantagem tem a ver com o facto de a molécula do nitrogénio ser maior que a do oxigénio.
Os gases migram através da borracha, razão pela qual o interior dos pneus é revestido com uma camada butílica, que previne que o ar se perca.
No caso de existir uma falha nessa camada (por uma reparação mal efectuada, por exemplo), o ar perde-se três a quatro vezes mais rapidamente que o nitrogénio.
Mesmo não havendo qualquer falha, um pneu de camião pode perder 2 PSI por mês, resultante apenas da migração do ar, razão pela qual a pressão dos pneus deve ser verificada regularmente. No caso do nitrogénio, seriam necessários 6 meses para perder a mesma pressão – 2 PSI (imagem 4).


(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fmaxiscootersonline.files.wordpress.com%2F2011%2F08%2Foxigenio.png%3Fw%3D614&hash=b8826dba1106b994bef75062005224cbb830b2b4)
Imagem 4 - tamanho das moléculas de azoto e oxigénio.

A migração do ar leva-nos à segunda vantagem do azoto… O oxigénio é responsável pela oxidação, e essa é facilmente visível em partes metálicas devido ao aparecimento de ferrugem, deteriorando jantes, danificando as válvulas e os seus mecanismos internos, e atacando mesmo as telas do pneu durante a migração.
No entanto, também a borracha oxida, ressecando e envelhecendo prematuramente. Segundo a publicação “Real questions, real answers” da Bridgestone (2003, volume 8 ), o nitrogénio é de longe menos reactivo, não enferrujando aço ou alumínio, nem provocando a degradação da borracha. As superfícies de borracha mantêm as suas características, as perdas de pressão são minimizadas, e o aproveitamento das carcaças para recauchutagem é beneficiado.

A vantagem seguinte, ainda relativamente à isenção de oxigénio, reporta-se ao facto de o oxigénio ser um gás combustível, alimentando as possibilidades de incêndio e/ou explosão, daí que uma das primeiras utilizações de azoto para enchimento de pneus tivesse acontecido na aviação.
A Boeing (Aero Magazine, janeiro de 1999, nº 5 – [LINK EXTERNO (http://www.boeing.com/commercial/aeromagazine/aero_05/m/m03/index.html)]) descreve que… foram recebidos relatórios de três casos confirmados e mais alguns suspeitos onde uma roda/pneu explodiu quando o oxigénio no interior dos pneus se combinou com outros gases voláteis resultantes de um sobreaquecimento do mesmo … como resultado de uma travagem, tendo o pneu explodido ao atingir a temperatura de auto-ignição. Em consequência disso, a U.S. Federal Aviation Administration invocou a directiva 87-08-09 que determina que apenas o nitrogénio deve ser utilizado para o enchimento de pneus montados em rodas com sistema de travagem.

O mesmo sucede com todos os outros pneus, em particular os pneus de camião, sujeitos muitas vezes a grandes esforços de travagem durante longas descidas. Assim, o enchimento de pneus com nitrogénio é, também, uma questão de segurança. Segundo estudos efectuados na Universidade de El Paso, no Texas, o nitrogénio reduz aproximadamente 50% do risco de explosão.

Outra vantagem do nitrogénio é o facto de a atmosfera conter também vapor de água (humidade). Ao comprimir o ar, a concentração de água passa a ser superior. O vapor de água no ar comprimido actua como um catalisador, acelerando a oxidação e a corrosão. Para além disso, a água absorve o calor. Quando a temperatura aumenta, a água passa do estado líquido a gasoso, aumentando substancialmente de volume. Portanto, pneus cheios com ar tendem a aquecer mais, e a variar mais de pressão. Essa é a razão da utilização de nitrogénio em Formula 1, onde 1 PSI faz tanta diferença na segurança, estabilidade e condução do carro.

Fontes:
http://www.innovativebalancing.com/Nitrogen.htm (http://www.innovativebalancing.com/Nitrogen.htm)
http://www.algarpneus.pt/nitrogenio.htm (http://www.algarpneus.pt/nitrogenio.htm)
http://www.boeing.com/commercial/aeromagazine/aero_05/m/m03/index.html (http://www.boeing.com/commercial/aeromagazine/aero_05/m/m03/index.html)
http://www.goodyear.ca/truck/pdf/radialretserv/Retread_All_V.pdf (http://www.goodyear.ca/truck/pdf/radialretserv/Retread_All_V.pdf)
Título: Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
Enviado por: ZeZeZoom em 28 de Julho de 2013, 22:08
 _pol_ _pol_ _pol_ _pol_ _palmas_ _palmas_
Obrigado pela partilha desta interessantíssima informação. _pol_
Título: Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
Enviado por: Sapiens21 em 28 de Julho de 2013, 22:35
Companheiro Ferro, o teu contributo para este tópico é inestimável.  _pol_

Se dúvidas pudesse haver, julgo que foram totalmente dissipadas.   :)
Título: Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
Enviado por: José Paulo em 29 de Julho de 2013, 04:37
Obrigado aos intervenientes na partilha de excelente informação  _pol_ _palmas_.
O que aprendemos neste fórum... _convivio_

continuação de seguros e emotivos Kms para todos

Maxi_Cumprimentos

J. P.
Título: Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
Enviado por: VStrom Lázaro em 29 de Julho de 2013, 10:39
Eu já coloquei o dito azoto na Norauto mas achei aquilo tudo muito... estranho, não sei explicar. _pensador_

Costumo ir a uma casa de pneus numa rua atrás do hotel Sheraton, julgo Okpneus, em Lisboa, são 5 ou 6 euros as duas rodas mas o trabalho é 5 estrelas e o gaz parece ser verdadeiro! _Rolley_

http://www.okpneus.pt/indexokpneus.html

Boas curvas
Título: Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
Enviado por: Sapiens21 em 29 de Julho de 2013, 10:48
Quanto te cobraram aí na Norauto?

Gostava de saber se existem diferenças de preços conforme o local...
Título: Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
Enviado por: VStrom Lázaro em 29 de Julho de 2013, 10:54
Na Norauto não me lembro, talvez mais barata que os outros, mas são trocos, fui lá uma vez e não me inspirou muita confiança.
Título: Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
Enviado por: nuno_pereiralx em 29 de Julho de 2013, 11:25
Eu já coloquei o dito azoto na Norauto mas achei aquilo tudo muito... estranho, não sei explicar. _pensador_

Costumo ir a uma casa de pneus numa rua atrás do hotel Sheraton, julgo Okpneus, em Lisboa, são 5 ou 6 euros as duas rodas mas o trabalho é 5 estrelas e o gaz parece ser verdadeiro! _Rolley_

http://www.okpneus.pt/indexokpneus.html

Boas curvas


Obrigado pela dica

Boas Curvas

 scooter_
Título: Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
Enviado por: Ferro em 29 de Julho de 2013, 22:19
Olá pessoal,
esqueci-me de dizer que o texto que coloquei é do tal tópico antigo que não encontro.
 _convivio_
Título: Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
Enviado por: Sapiens21 em 29 de Julho de 2013, 22:47
Sabes que mais Ferro, acho que estou mais que convencido para numa proxima oportunidade colocar Nitrogénio nos pneus. Acho que cá só mesmo na Norauto.
Porém, vou colocar primeiro no carro e ver como o fazem. Depois avanço para a maxi, mas terei de fazer algo em relação aos pipos verdes caso os coloquem... _Rolley_ (Nem que os pinte, mas só quero de cor normal - preto).
Título: Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
Enviado por: Ferro em 29 de Julho de 2013, 22:57
A colocação de tapa-pipos verdes só é feita se o cliente quiser. Serve para identificar que naquele pneu existe azoto. No meu caso não coloquei esses pipos.
Título: Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
Enviado por: Fred_FBF em 29 de Julho de 2013, 23:01
Sabes que mais Ferro, acho que estou mais que convencido para numa proxima oportunidade colocar Nitrogénio nos pneus. Acho que cá só mesmo na Norauto.
Porém, vou colocar primeiro no carro e ver como o fazem. Depois avanço para a maxi, mas terei de fazer algo em relação aos pipos verdes caso os coloquem... _Rolley_ (Nem que os pinte, mas só quero de cor normal - preto).

Normalmente o que é verde é só a carrapeta(a tampinha) o resto costuma ser preta. Se assim for é só pedires para manterem as que tens, que eu suponho que sejam pretas, ou então que te ponham umas novas pretas (as tampinhas = carrapetas).
Título: Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
Enviado por: VStrom Lázaro em 30 de Julho de 2013, 08:23
Olá a todos,

A coisa fica assim, linda de morrer!!!

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimageshack.us%2Fa%2Fimg854%2F9158%2Fkmmh.jpg&hash=21595f9edcfabc10e9e1ecc921298aae63bcb67a)


Boas curvas
Título: Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
Enviado por: Fred_FBF em 30 de Julho de 2013, 08:33
Companheiro VStrom Lázaro,

Podes sempre trocar a cor da carrapeta/tampinha/tapa-pipos!!! Não é obrigatório ter esse verde na tua "menina", a não ser que faças questão!!!  _Rolley_  _lol_ _lol_ _lol_


Abraço e boas curvas.
 _slb_      _pt_      _slb_
Título: Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
Enviado por: VStrom Lázaro em 30 de Julho de 2013, 08:44
A parte dourada do pipo forrei com manga retrátil preta. A tampinha voltou a ser a original, a de plástico preto e com a chavinha para apertar ou desapertar o interior do pipo. Assim parecia uma arvore de Natal! _lol_


Boas curvas
Título: Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
Enviado por: zcarvalho em 30 de Julho de 2013, 11:01
Eu, francamente, vou continuar com azoto a 80%...

Sou mais desta opinião...


http://gostodescooters.blogspot.pt/2010/11/vantagens-desvantagens-do-azoto.html (http://gostodescooters.blogspot.pt/2010/11/vantagens-desvantagens-do-azoto.html)
Título: Azoto nos pneus
Enviado por: omcj em 17 de Novembro de 2014, 22:41
Por acaso alguem aqui do CPM usa disto? nos enlatados sei que dá um resultadão e até se nota no conforto, agora nas duas rodas nunca coloquei, mas estou a pensar sériamente.
Venha dai as vossas opiniões

http://www.turismo-de-moto.com/2011/02/19/enchimento-de-pneus-com-azoto/
Título: Re: Azoto nos pneus
Enviado por: Sapiens21 em 17 de Novembro de 2014, 22:48
Vê aqui neste tópico criado no fórum a opinião de vários companheiros: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=16087.0

Abraço.  _convivio_
Título: Re: Azoto nos pneus
Enviado por: omcj em 17 de Novembro de 2014, 22:50
Vê aqui neste tópico criado no fórum a opinião de vários companheiros: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=16087.0

Abraço.  _convivio_

 _pol_ bem procurei e não vi  _corado_

Obrigado
Título: Re: Azoto nos pneus
Enviado por: sovietico em 25 de Novembro de 2014, 15:57
Usei na FJR 1300 e também uso na K1200S e recomendo. Menos desgaste de pneus e menos vezes ir à bomba aferir a pressão. Dou um pouco mais de tempo para os pneus aquecer do q com ar comprimido.
Na Daelim não, pode ser mania, mas roda pequena já tem um comportamento manhoso, têm de estar a 1000%.
Abç,
José Luis


Usando o Tapatalk
Título: Re: Azoto nos pneus
Enviado por: karloxilva em 25 de Novembro de 2014, 16:17
Merece a pena dar uma vista de olhos:

http://www.tirehaus.ca/nitrogen-myths/

Ou traduzido pelo "Google", mas dá para perceber que há mais mitos que outra coisa. Nada substitui dar uma vista de olhos semanal pelos pneus e ter uma bomba de enchimento bem calibrada.

http://translate.google.pt/translate?hl=pt-PT&langpair=en%7Cpt-PT&u=http://www.tirehaus.ca/nitrogen-myths/

Retenho este facto (tradução "googlada"):
"Nitrogênio para pneus de automóveis é produzida por geradores de nitrogênio, que costuma ter cerca de 95 por cento de pureza. Mas, para realmente obter esse nível de pureza em um pneu de automóvel, você teria que esvaziar e encher o pneu com nitrogênio várias vezes. Se você não tiver cuidado fazendo este processo de deflação e inflação repetido, o nível de pureza acaba sendo mais perto de 90 por cento, em comparação com os 80 por cento aproximado já nitrogênio no ar comprimido. Devido a isso essas alegações de menor perda de pressão com azoto não são válidas."
Título: Re: Azoto nos pneus
Enviado por: sovietico em 26 de Novembro de 2014, 07:52
Chamem o q quiserem, que passei a necessitar de aferir menos a pressão dos pneus, passei. E estas 2 motas são sensíveis à pressão dos pneu à frente especialmente. Os pneus duram mais 4/5k. Faço 80km diários.

No carro também tenho e noto o mesmo.

Abç,
José Luis Sousa


Usando o Tapatalk
Título: Re: Azoto nos pneus
Enviado por: Sapiens21 em 26 de Novembro de 2014, 13:42
Já li relatos de usuários de hidrogénio nos pneus que disseram não ter notado diferenças de maior, assim como sei de quem não quer outra coisa...inclusivamente por não precisar de se preocupar com eles, mesmo que passando mais de 1 ano de utilização.

Uma coisa é certa, uma vistoria regular aos mesmos (ainda que somente visual), não custa nada.
Eu acredito que haja vantagens e que a perda de pressão seja muito inferior, mas se vale ou não a pena o custo cobrado por algumas oficinas de pneus para a sua colocação, isso depende de cada um.  _convivio_
Título: Re: Azoto nos pneus
Enviado por: Marco46 em 26 de Novembro de 2014, 14:15

 
   Se querem ver a diferença tanto nos pneus como na carteira, vao a uma multishop da Midas e encham de nitrogenio que fica por 5€

Depois digam qualquer coisa!   _lol_

Com o passar do tempo vao notar uma diferença absurda!

Título: Re: Azoto nos pneus
Enviado por: José Bairrada em 26 de Novembro de 2014, 17:37

   Se querem ver a diferença tanto nos pneus como na carteira, vao a uma multishop da Midas e encham de nitrogenio que fica por 5€

Depois digam qualquer coisa!   _lol_

Com o passar do tempo vao notar uma diferença absurda!

MArco,

Podes clarificar, em que aspecto vamos notar diferenças?
Se maior ou menor desgaste
Se maior ou menor aderência
Se mais ou menos perca de pressão
Título: Re: Azoto nos pneus
Enviado por: zcarvalho em 26 de Novembro de 2014, 23:42

   Se querem ver a diferença tanto nos pneus como na carteira, vao a uma multishop da Midas e encham de nitrogenio que fica por 5€

Depois digam qualquer coisa!   _lol_

Com o passar do tempo vao notar uma diferença absurda!

Concordo absolutamente !!!!!


 _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
Título: Re: Azoto nos pneus
Enviado por: Silver em 27 de Novembro de 2014, 13:32

   Se querem ver a diferença tanto nos pneus como na carteira, vao a uma multishop da Midas e encham de nitrogenio que fica por 5€

Depois digam qualquer coisa!   _lol_

Com o passar do tempo vao notar uma diferença absurda!

Óh José....então'???? a diferença são MENOS 5 euros na carteira _lol_ _lol_ _lol_
Título: Re: Azoto nos pneus
Enviado por: vicente em 27 de Novembro de 2014, 13:46
Boas tenho estado a ler , não conhecia , quando tiver opurtunidade quero experimentar este novo processo, porque eu sou capaz de andar um ano ou mais sem ver a pressão dos pneus, e gostaria de experimentar aquando montar os Bridgestone Batlax SC ECOPIA , ultimo grito em pneu como podem constar neste link
http://www.bridgestone.pt/pneus-moto/ranges/battlax/sc-ecopia/#sizes

Pessoalmente gosto de ajudar na informação, como da mesma forma gosto que me ajudem em algo que eu precisar na altura, mas não sei até que ponto é permitido a colocação de links aqui no fórum, porque já li que "sou o homem dos links " pois eu não sou o homem dos links porque não tenho interesse nenhum, simplesmente tenho a costela da entreajuda.

 _convivio_
Título: Re: Azoto nos pneus
Enviado por: Scooterado em 27 de Novembro de 2014, 17:15
Boas Clemente Vicente,
Por acaso tenho na minha T esses pneus que estás a pensar montar na tua 600 e estou bastante satisfeito com eles, inclusive com chuva ( na semana passada fiz 200 kms com ela a malhar bem e as gomas portaram-se 5* sem dar sustos! ) ..... e também lhe coloquei o azoto ( N2 ) e é uma maneira de manter a pressão correta durante + tempo e de 2 em 2 meses vou verificar e a pressão tem-se mantido praticamente inalterada.
Ainda em relação aos ecopia, no verão fiquei com a sensação que reduzia o consumo em - 0,2/0,3 litros aos 100 mas, no Inverno não noto menos consumo na T, gasta o mesmo do que os Battlax 011 / 012 que tinha antes.
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_
Título: Re: Azoto nos pneus
Enviado por: vicente em 27 de Novembro de 2014, 17:46
Boas Clemente Vicente,
Por acaso tenho na minha T esses pneus que estás a pensar montar na tua 600 e estou bastante satisfeito com eles, inclusive com chuva ( na semana passada fiz 200 kms com ela a malhar bem e as gomas portaram-se 5* sem dar sustos! ) ..... e também lhe coloquei o azoto ( N2 ) e é uma maneira de manter a pressão correta durante + tempo e de 2 em 2 meses vou verificar e a pressão tem-se mantido praticamente inalterada.
Ainda em relação aos ecopia, no verão fiquei com a sensação que reduzia o consumo em - 0,2/0,3 litros aos 100 mas, no Inverno não noto menos consumo na T, gasta o mesmo do que os Battlax 011 / 012 que tinha antes.
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_

Boas , agradecido pela informação, não sei qual o tempo de duração dos pneus, quantos kms tens feito, porque eu tive um HOOP PRO na minha downtown 300 e ao fim de 5000 kms, estava nas lonas, não sei se estes não são iguais, em relação ao azoto depois de eu ter escrito o comentário anterior, disseram-me que quando os pneus aquecem , o azoto faz com que a pressão aumente uma coisa fora do normal, que se nota na instabilidade da mota, não sei se isto é verdade,  acho que foram medir a pressão com eles a quente e tinham pressão a mais.
 _convivio_
Título: Re: Azoto nos pneus
Enviado por: Scooterado em 27 de Novembro de 2014, 18:21
Nada disso companheiro, uma das vantagens do Azoto ou N2 ( nitrogénio ) é que mantem a pressão correta no Verão que é quando obviamente a temperatura ambiente está + alta ( isto no hemisfério norte, claro ).

Transcrevi do link abaixo este texto que espero ser fidedigno:
fonte:http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=4&cad=rja&uact=8&ved=0CDUQFjAD&url=http%3A%2F%2Fvulcanizadora25deabril.pai.pt%2Fms%2Fms%2Fvulcanizadora-25-de-abril-servicos-9060-051-funchal%2Fms-90051443-p-2%2F&ei=fGh3VPOTDdXzatWhgqAK&usg=AFQjCNFAF_KtkNtWZaLPztcp5pIHEKaWdA (http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=4&cad=rja&uact=8&ved=0CDUQFjAD&url=http%3A%2F%2Fvulcanizadora25deabril.pai.pt%2Fms%2Fms%2Fvulcanizadora-25-de-abril-servicos-9060-051-funchal%2Fms-90051443-p-2%2F&ei=fGh3VPOTDdXzatWhgqAK&usg=AFQjCNFAF_KtkNtWZaLPztcp5pIHEKaWdA)



AS RODAS INSUFLADAS COM NITROGÉNIO ATINGEM MENOR TEMPETRATURA.
• OS TESTES INDICAM QUE COM AR, A TEMPERATURA É 17% - 21%MAIOR.
• O OXIGÉNIO CONSERVA O CALOR; O NITROGÉNIO DISSIPA-O.
• A DURAÇÃO DO PNEU AUMENTA; OS PNEUS COM A TEMPERATURA ELEVADA DESGASTAM-SE MAIS RAPIDAMENTE.
O NITROGÉNIO É LIMPO, SECO E INERTE.
• O NITROGÉNIO É AMPLAMENTE UTILIZADO NOS PNEUS DA:
- AVIAÇÃO MILITAR E COMERCIAL
- CAMIÕES E MAQUINAS INDUSTRIAIS
- FÓRMULA 1
• O NITRIGÉNIO ESTÁ ISENTO DE HUMIDADE. O GÁS USADO NO ENCHIMENTO DOS PNEUS É QUASE COMPLETAMENTE SECO E LIVRE DE DIÓXIDO DE CARBONO, ASSIM ELIMINA-SE OU MINIMIZA-SE A CORROSÃO DEVIDO À PRESENÇA DE VAPOR DE ÁGUA NO AR COMPRIMIDO.
• A AUSÊNCIA DE OXIGÉNIO, DIÓXIDO DE CARBONO POEIRAS E OUTRAS IMPUREZAS PROTEGE A VÁLVULA.
• AR DESOXIGENADO PARA ENCHIMENTO DOS PNEUS É OBRIGÁTORIO PARA VEÍCULOS QUE TRANSPORTEM PRODUTOS PERIGOSOS POR ESTRADA.
• O NITROGÉNIO NÃO TEM EFEITOS NEGATIVOS NO MEIO AMBIENTE: O AR CONTÉM CERCA DE 81% DE NITROGÉNIO E ESTÁ ISENTO DE ÓLEO, O QUE NÃO ACONTECE COM O AR COMPRIMIDO.
ENCHIMENTO COM NITROGÉNIO N2
BENEFÍCIOS
ECONOMIA
• PORQUE EVITA A DETERIORAÇÃO DAS TELAS POR OXIDAÇÃO.
• PRESSÃO CONSTANTE E ESTABILIZADA, PROLONGANDO ASSIM A VIDA DO PNEU ENTRE 10% A 20%.
• MENOR CONTROLO DA PRESSÃO DOS PNEUS (3 VEZES MENOS).
• MENOR RESISTÊNCIA AO ROLAMENTO, TRADUZINDO-SE EM ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL MOTIVADO POR NÃO CIRCULAR COM BAIXA PRESSÃO.
SEGURANÇA
• PRESSÃO CONSTANTE A QUALQUER TEMPERATURA PERMITEM CONDUZIR COM MAIS SEGURANÇA EM QUALQUER TIPO DE ESTRADA E ESTILO DE CONDUÇÃO.
• REDUZ OS REBENTAMENTOS DOS PNEUS ASSOCIADOS A PRESSÃO E TEMPERATURAS INEDEQUADAS.
• AR DESOXIGENADO PARA ENCHIMENTO DE PNEUS É OGRIGÁTORIO PARA VEICULOS QUE TRANSPORTEM PRODUTOS PERIGOSOS POR ESTRADA.
MEIO AMBIENTE
• O NITROGÉNIO NÃO TEM EFEITOS NEGATIVOS NO MEIO AMBIENTE. O AR CONTÉM CERCA DE 80% DE NITROGÉNIO E ESTÁ ISENTO DE ÓLEO, O QUE NÃO ACONTECE COM O AR COMPRIMIDO.

A DIMINUIÇÃO DO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL E O AUMENTO DA VIDA DOS PNEUS REDUZ A QUANTIDADE DE DETRITOS E EMISSÕES
POLUENTES

....... Ainda em relação aos Battlax SC ecopia , os meus já estão com + de 10.000 kms e como não sou menino de grandes arranques ou ir aos limites da máquina estou convencido que eles farão cerca de 20.000 kms e talvez o Azoto ou Nitrogénio contribua para isso pela manutenção durante + tempo da pressão e temperatura correta no interior do pneu.
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_
Título: Re: Azoto nos pneus
Enviado por: vicente em 27 de Novembro de 2014, 18:28
Agradecido e um abraço Scooterado 
Título: Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
Enviado por: Marco46 em 27 de Novembro de 2014, 19:52


Agora na minha nova montada vou por nitrogenio nos dois pneus. So ainda nao tinha colocado porque nao sabia quais as garagens que enchiam.

E caros amigos, por alguma razao os carros desportivos topos de gama vêm com nitrogenio de origem no pneus, como nissan GTR´S, Porsche 996 Turbo, Ferrari 458 e por ai!

As vantagens notam-se sobretudo ao longo da vida do pneu, porque como este nao está sempre a dilatar e a comprimir, o pneu nao ganha estrias, prolongando a vida do mesmo!!


na midas sao 5 euros dois pneus de moto!


abraço a todos
Título: Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
Enviado por: RogerNeto em 27 de Novembro de 2014, 22:10
Bom tópico, muito interessante. _pol_
Fiquei rendido, vou mudar logo que possivel para o azoto\nitrogénio, carros e scooter.

Companheiro Luis aqui na nossa zona onde fazer esta operação?
 
Cumps.
R.Neto
Título: Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
Enviado por: Scooterado em 28 de Setembro de 2015, 19:13
...Incrivel amigo RogerNeto só agora ter topado este teu post e de certeza que já saberás onde colocar o tal do Azoto mas, ainda assim, vou informar onde eu vou, a saber: é ali na First Stop em Lagoa!!
1 abraço
Scooterado
Título: Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
Enviado por: cross em 28 de Setembro de 2015, 21:54
Boas,
Mais um mito... Marketing, Marketing mais Marketing!!! É como tudo!

Não pude deixar de rir de algumas afirmações!!! E já agora não querem pôr Hélio em vez do Azoto?!  ???_  ::) Isso é que era até subia as paredes.... pelo menos alguma diferença tinha.

Agora mais a sério. Guardem mas é o gito para beber umas jolas e quando encontrarem afirmações tipo "...Os testes indicam..." e não derem indicações desses testes que desconfiem que em principio a credibilidade não será muita... como neste caso. Zero!

Boas curvas
 

Nada disso companheiro, uma das vantagens do Azoto ou N2 ( nitrogénio ) é que mantem a pressão correta no Verão que é quando obviamente a temperatura ambiente está + alta ( isto no hemisfério norte, claro ).

Transcrevi do link abaixo este texto que espero ser fidedigno:
fonte:http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=4&cad=rja&uact=8&ved=0CDUQFjAD&url=http%3A%2F%2Fvulcanizadora25deabril.pai.pt%2Fms%2Fms%2Fvulcanizadora-25-de-abril-servicos-9060-051-funchal%2Fms-90051443-p-2%2F&ei=fGh3VPOTDdXzatWhgqAK&usg=AFQjCNFAF_KtkNtWZaLPztcp5pIHEKaWdA (http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=4&cad=rja&uact=8&ved=0CDUQFjAD&url=http%3A%2F%2Fvulcanizadora25deabril.pai.pt%2Fms%2Fms%2Fvulcanizadora-25-de-abril-servicos-9060-051-funchal%2Fms-90051443-p-2%2F&ei=fGh3VPOTDdXzatWhgqAK&usg=AFQjCNFAF_KtkNtWZaLPztcp5pIHEKaWdA)



AS RODAS INSUFLADAS COM NITROGÉNIO ATINGEM MENOR TEMPETRATURA.
• OS TESTES INDICAM QUE COM AR, A TEMPERATURA É 17% - 21%MAIOR.
• O OXIGÉNIO CONSERVA O CALOR; O NITROGÉNIO DISSIPA-O.
• A DURAÇÃO DO PNEU AUMENTA; OS PNEUS COM A TEMPERATURA ELEVADA DESGASTAM-SE MAIS RAPIDAMENTE.
O NITROGÉNIO É LIMPO, SECO E INERTE.
• O NITROGÉNIO É AMPLAMENTE UTILIZADO NOS PNEUS DA:
- AVIAÇÃO MILITAR E COMERCIAL
- CAMIÕES E MAQUINAS INDUSTRIAIS
- FÓRMULA 1
• O NITRIGÉNIO ESTÁ ISENTO DE HUMIDADE. O GÁS USADO NO ENCHIMENTO DOS PNEUS É QUASE COMPLETAMENTE SECO E LIVRE DE DIÓXIDO DE CARBONO, ASSIM ELIMINA-SE OU MINIMIZA-SE A CORROSÃO DEVIDO À PRESENÇA DE VAPOR DE ÁGUA NO AR COMPRIMIDO.
• A AUSÊNCIA DE OXIGÉNIO, DIÓXIDO DE CARBONO POEIRAS E OUTRAS IMPUREZAS PROTEGE A VÁLVULA.
• AR DESOXIGENADO PARA ENCHIMENTO DOS PNEUS É OBRIGÁTORIO PARA VEÍCULOS QUE TRANSPORTEM PRODUTOS PERIGOSOS POR ESTRADA.
• O NITROGÉNIO NÃO TEM EFEITOS NEGATIVOS NO MEIO AMBIENTE: O AR CONTÉM CERCA DE 81% DE NITROGÉNIO E ESTÁ ISENTO DE ÓLEO, O QUE NÃO ACONTECE COM O AR COMPRIMIDO.
ENCHIMENTO COM NITROGÉNIO N2
BENEFÍCIOS
ECONOMIA
• PORQUE EVITA A DETERIORAÇÃO DAS TELAS POR OXIDAÇÃO.
• PRESSÃO CONSTANTE E ESTABILIZADA, PROLONGANDO ASSIM A VIDA DO PNEU ENTRE 10% A 20%.
• MENOR CONTROLO DA PRESSÃO DOS PNEUS (3 VEZES MENOS).
• MENOR RESISTÊNCIA AO ROLAMENTO, TRADUZINDO-SE EM ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL MOTIVADO POR NÃO CIRCULAR COM BAIXA PRESSÃO.
SEGURANÇA
• PRESSÃO CONSTANTE A QUALQUER TEMPERATURA PERMITEM CONDUZIR COM MAIS SEGURANÇA EM QUALQUER TIPO DE ESTRADA E ESTILO DE CONDUÇÃO.
• REDUZ OS REBENTAMENTOS DOS PNEUS ASSOCIADOS A PRESSÃO E TEMPERATURAS INEDEQUADAS.
• AR DESOXIGENADO PARA ENCHIMENTO DE PNEUS É OGRIGÁTORIO PARA VEICULOS QUE TRANSPORTEM PRODUTOS PERIGOSOS POR ESTRADA.
MEIO AMBIENTE
• O NITROGÉNIO NÃO TEM EFEITOS NEGATIVOS NO MEIO AMBIENTE. O AR CONTÉM CERCA DE 80% DE NITROGÉNIO E ESTÁ ISENTO DE ÓLEO, O QUE NÃO ACONTECE COM O AR COMPRIMIDO.

A DIMINUIÇÃO DO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL E O AUMENTO DA VIDA DOS PNEUS REDUZ A QUANTIDADE DE DETRITOS E EMISSÕES
POLUENTES

....... Ainda em relação aos Battlax SC ecopia , os meus já estão com + de 10.000 kms e como não sou menino de grandes arranques ou ir aos limites da máquina estou convencido que eles farão cerca de 20.000 kms e talvez o Azoto ou Nitrogénio contribua para isso pela manutenção durante + tempo da pressão e temperatura correta no interior do pneu.
1 abraço
Scooterado  scooter_ _slb_

Título: Re: Vantagens na colocação de Azoto/Nitrogénio nos pneus!
Enviado por: Armelão em 28 de Setembro de 2015, 23:24
Se o pneu tem a temperatura reduzida em cerca de 17 a 21% não significa que o pneu não atinge a temperatura ideal de funcionamento?
Marketing?!Eu não diria...mas a sê-lo é do mais baixo e ridículo.
Essas tampas verdes andam caras.