Geral => Mecânica => Tópico iniciado por: masterdbpereira em 10 de Maio de 2013, 23:59
-
Olá a todos,
Tenho uma Sym GTS 125evo e já andava farto de andar de capacete na mão, por isso comprei uma top case.
O suporte é da givi para a gts e a top case é a simply II de 45lts.
(já agora ficou tudo por 200€ - top case + base e suporte + montagem).
Acontece que após a instalação da top case, noto uma maior instabilidade na direcção da moto quando levo pendura e quando a top case vai "carregada".
Já aconteceu a alguem?
Qual a vossa experiencia?
Ps.Estava a pensar ajustar o amortecedor de forma a tentar evitar as oscilações na traseira, mas não sei se será correcto.
-
Olá companheiro,
quando tenho a topcase colocada noto que a mota fica mais sensivel a ventos fortes, dado que tanto plástico lá atrás provoca mais resistência aerodinâmica. Ou seja, a mota abana mais atrás de mim, parece que vou a guiar uma menina de ancas muito largas, if you know what i mean. _lol_
Quando vou sozinho, tiro a topcase, só a coloco por causa da minha Maria, para ela ter um encosto nas costas.
Boas curvas!! _pol_
-
Olá companheiro,
Eu tenho uma Honda Pan European. Tenho que confessar que se for sozinho com top case, sinto a traseira da moto muito mais instável, abana que se farta e com vento então é muito pior. Quando vou com pendura não sinto nada, pois o pendura faz com que a deslocação do vento não cruze nas minhas costas e sim no top case. O que faz com que a aerodinâmica esteja a funcionar em pleno.
Mas é a vida companheiro às vezes temos que sacrificar o conforto e a estabilidade pelo jeito que nos faz ter um espacinho a mais para guardar-mos os nossos pertences.
Abraço e boas curvas _pt_
-
....E até porque,quando se leva a top case na menina as velocidades terão de ser + moderadas, até pelos efeitos na estabilidade e vibrações ( + desgaste do material/apoios );Na minha vem lá nas instruções,"velocidade máxima 130 kms." portanto,se me virem a passar por voçes a 170 km/h ou não levava top case ou não era eu,hehe. _lol_
1 abraço
Scooterado scooter_ _slb_
-
Este fim de semana, fiz um passeio com uns amigos de aprox. 300KM. Ia sozinho e levei a top case mas vazia. O vento estava moderado e de facto notava alguma oscilação mas apenas quando atingia velocidades superiores a 90km/h. No entanto era aceitável.
Assim, de certeza que vou notar mais instabilidade com a minha Pendura e com a top case carregada.
Bom então não existe mais nada a fazer. É aguentar, controlar as oscilações, reduzir a velocidade e prontos! _pt_
Obrigado a todos pelos conselhos e explicações.
-
Este fim de semana, fiz um passeio com uns amigos de aprox. 300KM. Ia sozinho e levei a top case mas vazia. O vento estava moderado e de facto notava alguma oscilação mas apenas quando atingia velocidades superiores a 90km/h. No entanto era aceitável.
Assim, de certeza que vou notar mais instabilidade com a minha Pendura e com a top case carregada.
Bom então não existe mais nada a fazer. É aguentar, controlar as oscilações, reduzir a velocidade e prontos! _pt_
Obrigado a todos pelos conselhos e explicações.
Velocidades superiores a 90Km/h _confuso_ são 25m/s é alucinante _lool_ se calhar é melhor meter um spoiler para tentar aguentar, ou então reduzir a velocidade de um nível estonteante (90Km/h) para um nível mais normal... tipo 70Km/h e Prontos!!!!
-
Primeiro confirma pressões de Pneus.
Às velocidades que se anda (de 125cc) não se nota assim essa vibração e instabilidade com a aquisição de top-cases.
Pode ser coincidência (ou não) mas eu aposto mais em pneus e/ou direcção muito solta que propriamente instalação de top-cases.
Tenta fazer um test-drive em outra GTS igual com Top-Case de algum companheiro para ver se os sintomas são os mesmos, ou vice versa (alguem que faça um test-drive na tua)
Boas curvas
-
Eu tenho uma top case igual e noutro dia fui as compras e distribui as compras pela top case e debaixo assento e notei uma grande diferenca realmente na conducao, ate comentei com um colega que tambem tem scooter.
-
Eu tenho uma top case igual e noutro dia fui as compras e distribui as compras pela top case e debaixo assento e notei uma grande diferenca realmente na conducao, ate comentei com um colega que tambem tem scooter.
Vou dar um exemplo um pouco bizarro, mas é para tentar explicar uma situação ......
Se retirares a top-case, e pedires a um colega para se sentar no sitio da mesma e começares a conduzir, o que acontece ???
Tens uma grande instabilidade na direcção, basta perceber que vem muito "peso atrás" e que faz "levantar" a frente....
Companheiros, o problema não é da Top-Case mas sim do peso que se transporta .... _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
Espero que entendam o que é instabilidade que se fala das top-cases ou da maneira como se usam !
É mais que obvio que em certas motas, que em certas cilindradas e principalmente em certas velocidades que se nota bastante o uso de uma top-case que provoca uma certa instabilidade, mas é raro acontecer isso nas Scooter's ... ok ?
Boas curvas
-
A top-case é um peso acrescido que fica tipicamente posicionado atrás do eixo da roda traseira da mota, ao contrário do pendura que vai á frente ou em cima do eixo.
Derivado ao efeito de alavanca vai fazer com que a frente levante ligeiramente, há quem coloque uns pesos mais pesados no guiador para equilibrar...
-
Vou dar um exemplo um pouco bizarro, mas é para tentar explicar uma situação ......
Se retirares a top-case, e pedires a um colega para se sentar no sitio da mesma e começares a conduzir, o que acontece ???
Tens uma grande instabilidade na direcção, basta perceber que vem muito "peso atrás" e que faz "levantar" a frente....
Companheiros, o problema não é da Top-Case mas sim do peso que se transporta .... _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
Espero que entendam o que é instabilidade que se fala das top-cases ou da maneira como se usam !
É mais que obvio que em certas motas, que em certas cilindradas e principalmente em certas velocidades que se nota bastante o uso de uma top-case que provoca uma certa instabilidade, mas é raro acontecer isso nas Scooter's ... ok ?
Boas curvas
_pol_ _pol_ ...por exemplo na minha Majesty 400 tanto a top case V46 como a E55 Maxia da givi melhoram o comportamento da scooter ... _pol_ _pol_ ....Fiz várias experiências e troquei informação com companheiros com scooters e top cases iguais e ficámos surpreendidos... _pensador_...onde noto a diferença é quando inclino a scooter parada depois para a colocar novamente na vertical e para a colocação no descanso central..
Boas curvas com ou sem top case... scooter_~~~~