Geral => Mecânica => Tópico iniciado por: mlvtecpt em 03 de Dezembro de 2014, 13:21
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Depois de ter visto vários tópicos/videos sobre os anti-fricção (Faher, Slick50, LiquiMolly Ceratec), fiquei aqui com uma duvida, que gostaria que os entendidos na mecanica das scooters me esclarecessem:
Será exequivel/aconselhável, dado que, tal como o motor, também os roletes sofrem desgaste, por-lhe uma finissima camada (tipo banhá-los e secá-los) de um anti-fricção? _pensador_
Ou será que iria estragar o variador? _martelada_
Obrigado _pol_
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Parece que ninguém arrisca responder.
Pois da minha parte direi o seguinte,.. dentro da caixa do variador é proibido a entrada de qualquer tipo de anti-fricção.
Devido à força centrífuga exercida nos roletes pode ocasionar a fuga de óleo anti-fricção para as polis quando se pretende o contrário.
Abraço
De Tapatalk
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Podes sempre tentar fazer algo do género e depois vires tu cá dizer como correu ....
Da experiência que eu tenho em invenções desse género digo que ..... Quanto mais livre de algo que não seja a própria limpeza e desengordurado melhor!!
Onde existe, com a fricção um desgaste provocando "pó", onde não pode haver absolutamente nada onde ele possa agarrar, pois fica a fazer "pasta", fazendo aumentar todo os desgastes normais (quer roletes, ou a caixa onde eles "rolam/deslizam")
Quem sabe se um "solvente" desse género não resultasse .... duvido, mas só mesmo experimentando
Já ouvi falar em senas especiais, como apenas vaselina .... nada resultou melhor que a própria limpeza _pol_
Boas curvas
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Boas , essa solução não me parece que seja viável em relação ao desgaste, mas eu tenho outra solução e sem fazer nenhuma pesquisa de qual a composiçao dos roletes , a solução é banhá-los em qualquer composto (metalização/galvanização, niquel, teflon, isto são só ideias, ou outro material para ali adequado ) , que faça de capa no rolete, ter 2 jogos novos , e qundo mudar uns mandar banhar logo os outros e assim sucessivamente .
Agora é preciso é virem ideias de o composto mais adequado para a colagem no rolete e que dure .
_convivio_
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Mas companheiro Clemente Vicente, isso iria desgastar todo o restante material que se tornaria muito mais dispendioso _pensador_
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O unico anti-fricção que se usa nos roletes é pó de grafite, exactamente porque é pó.
Há uns tempos vi num site que se pode esfregar um carvão dos que se usa para desenhar nas laterais dos roletes para diminuir a fricção. Se funciona bem ou mal.. não sei.
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Nunca cometas esse erro. Se aplicares anti-fricção quando acelerares não sais do mesmo sitio pois os roletes vão patinar.
João
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É impossível os roletes patinarem. Os roletes apenas se deslocam nas rampas, sendo o movimento mais de deslize do que rolamento pois são accionados por uma forca centrifuga.
A forma cilíndrica do roletes, apenas se deve ao facto de ser a forma mecânica que menos inconvenientes trás. _pol_
Os roletes já são feitos de produtos com pouco coeficiente de fricao, senão terias de mudar o variador regularmente pois estes iriam desgastar ou deformar as rampas.
Banhar os roletes nao funcionaria, pois qualquer produto que lá coloques irá ser pulverizado na caixa do variador fruto do movimento rotativo do mesmo, sendo que iria alojar-se na poli a patinagem da correia. _pol_
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Sim deslocam-se e ao fazer atrito para aumentar de velocidade com o antifricção vão patinar. Se tiveres duvidas vê como funcionam os roletes. Aliás se lá colocarmos óleo vai acontecer o mesmo.
Mas para mim caso encerrado.
João
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É impossível os roletes patinarem. Os roletes apenas se deslocam nas rampas, sendo o movimento mais de deslize do que rolamento pois são accionados por uma forca centrifuga.
A forma cilíndrica do roletes, apenas se deve ao facto de ser a forma mecânica que menos inconvenientes trás. _pol_
Os roletes já são feitos de produtos com pouco coeficiente de fricao, senão terias de mudar o variador regularmente pois estes iriam desgastar ou deformar as rampas.
Banhar os roletes nao funcionaria, pois qualquer produto que lá coloques irá ser pulverizado na caixa do variador fruto do movimento rotativo do mesmo, sendo que iria alojar-se na poli a patinagem da correia. _pol_
_pol_ _pol_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_
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Sim deslocam-se e ao fazer atrito para aumentar de velocidade com o antifricção vão patinar. Se tiveres duvidas vê como funcionam os roletes. Aliás se lá colocarmos óleo vai acontecer o mesmo.
Obviamente que se deslocam. Nesse movimento até podem rolar, mas o movimento principal que estes tem será sempre o de deslizamento e é impossível patinarem pelo simples facto que não lhes estas a induzir qualquer movimento mecânico em que exija tracção.
Imagina que o rolete funciona tipo o "lançamento do martelo" olímpico, no fundo é um peso que vais rodando e que há medida que lhe vais aumentando a velocidade angular e isso vai criar uma força que impele os roletes para se afastarem do centro do variador com uma aceleração que corresponde ao quadrado da velocidade a dividir pelo raio da circunferência. _pol_
Tendo o martelo "untado" com óleo ou não, quando acelerado, este aumenta sempre a força que faz na tua mão para se afastar.
Ja agora, voltando ao meu post anterior, qualquer esforco de diminuir a fricao nesta zona penso que deve ser sempre no polimento das rampas e tampa do variador e nunca nos roletes _pol_ _pol_
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Portanto a ideia é inventar...
Um jogo de roletes que custa +- 15€ dá para fazer mais de 20.000 Km.
Estamos a falar de uma alteração que a correr bem vai prolongar a vida dos mesmos...logo vão fazer mais alguns kms talvez 1000 ou 2000 ou 3000 não?!!!!
Ou seja, vamos todos conseguir poupar uns cêntimos por ano...fantástico _martelada_
Isto se a alteração não der m**da...que é o mais provavel _Rolley_
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Eu costumo dizer que já está tudo inventado...
Com os principais fabricantes a empregarem algumas centenas de Engenheiros nos departamento de Tribologia, e a gastarem milhões em pesquisa e desenvolvimento, seria difícil algum génio já não ter pensado nisso _pol_ _pol_
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À uns anos atrás fui colocar placas informativas na Auto Europa e deparei-me com um quadro, já não me recordo em que secção foi, em que estava escrito as menções honrosas e premiadas de diversos funcionários que com as suas sugestões e ideias contribuíram para o melhoramento da linha de montagem.
Perguntei ao Diretor qual o verdadeiro motivo do quadro e disse-me que para além de incentivar os funcionários servia para mostrar que nada está inventado, vai-se inventando, e quando pensamos estar perfeito irá sempre aparecer outra ideia melhor.
Ou seja, não tenham medo de dar uma ideia mesmo que pareça ridícula.
De Tapatalk
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Reavivando a discussão... então para que serve isto?
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.maxiscoot.com%2Fmedia%2Fcatalog%2Fproduct%2Fcache%2F3%2Fimage%2F273fe73c516cc2b029d5af29aaf1e15a%2Fg%2Fr%2Fgraisse-polini-u242-030.jpg&hash=06f5975d24cf069c2335f9f68bcef9a6c472ad7a)
"Grease for Variator Rollers POLINI 20g, tube
Roll sets from POLINI and MALOSSI are treated with high quality PTFE and can be installed dry. Theoretically. Regardless, due to experience, we recommend rubbing each roll lightly with Vario Grease The advantages are even smoother shifting - even when rolls are no longer perfectly round - longer life for your rolls and better maintenance: when installed dry, black dust collects in the variator and is extremely difficult to remove! If rolls are lightly smeared with grease, they much easier to remove dirt."
ou isto?
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.sip-scootershop.com%2Fwwimages%2Ffaac6b9c-2e4d-43e0-8099-148e1ce423e8.jpg&hash=ca1645865ca49770ea034a9470d7a2a68e30db4b)
"Grease, for variator, weights and pulley, 80ml, 1 pcs, tube
Greases consist of a basic oil, a diversity of thickeners and also various extra additives. The thickener (lithium, molybdenum, etc.) provide the gel-like consistency that ensures it remains where it was originally applied. The basic oil component is responsible for lubrication and the additives usually provide non-corrosive properties. The demands of a scooters motor upon the greases used vary according to workload and state of tune. To cater for all of these needs MALOSSI offer a variety of different standards and grades of grease. Greased lightning!
MRG Grease (Yellow cap) – Highly resistant grease on a mineral basis with molybdenite additives. Molybdenum, a grey-black sulphide, is mixed with this grease to improve its lubrication properties. MRG grease was developed for use with variomatic roller weights, roller ramps and the driven pulley assembly. This grease is especially suited for the perfect lubrication of standard motor set ups.
MRG Racing Grease (Red cap) – The MALOSSI Racing Grease is recommended for more extreme conditions and/or temperatures of over 120º – 130º C. MRG Racing Grease has a relatively thick consistency mineral-aluminium-high performance grease on a soapy basis, suited for extremely high loads. It also protects reliably from corrosion as well as oxidation and contains an Extreme Pressure (EP) additive. The chemical components guarantee cohesion and also dispels moisture. MALOSSI 7.1 MRG Racing Grease is recommended for use all automatic scooter transmissions with high stress and work loads ( DIN 51825 KP 2 P 10).
MHR Grease (Black cap) – Semi-synthetic-lithium lubricated-high performance grease with an EP additive of semi-liquid consistence. The MHR Grease possesses excellent lubricative qualities up to temperatures of 160º C. Due to the semi-liquid consistency of this grease type, the component to be lubricated requires regular reapplication. This grease is recommended for exclusive use in race and sprint motors (DIN 51502 KP 2/1 P-30).
O meu objectivo é muito simples: se há menos atrito, não poderão as acelerações serem mais rápidas? _pensador_
Afinal a minha ideia não é assim tão descabida... _Rolley_
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Opinião De quem já o fez:
Sabem quem é o pilecas aqui de Cascais?? Homem do tuning,foi piloto de motas,mecânico na Mjpaiva aí a uns 15 anos??
Pois passo a explicar o que ele me ensinou na saudosa target 50;Marco metes um cadito de massa consistente da boa nos roletes roda-os para ser uniforme e diz o resultado.
E o resultado é..... Durante cerca de 500 km (enquanto a massa durava) aquilo era um tiro depois lá ficava normal e para quem não sabe a target 50 já dava 100 em recta isto lá nos anos de 95/96/97.
Dá resultado,dá mas com cuidado pois se a gordura vai ao variador ,já fomos...
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Boas,
a tua ideia nao é descabida coisa nenhuma, no entanto nao confundam o vareador\Poli e roletes, até porque os mais antigos nada têm a haver com os novos vareadores e a tecnologia empregue neles. _pol_
Esse produto que apresentas ai da Malossi nao é para roletes.
A Malossi tem varios tipos de lubrificantes para roletes, e vareadores, depende o uso que lhes dás. Uns são mais para uso desportivo no dia a dia, e outros apenas para Racing.
Grease MALOSSI MHR Grease,
for variator, weights and
pulley,
80ml, 1 pcs, tube
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.sip-scootershop.com%2Fwwimages%2F21cab411-692b-4528-a33e-421edee46920.jpg&hash=a86beecbf4d5e31e58b0c41617647a82292b23c0)
Para limpeza dos mesmos e vareador tens este produto anti desgaste, livre de gordura que é muito usado e uns dos melhores, pois é repelente e pode ser usado em todos os tipos de vareadores e roletes. O componente de base é teflon. O meu mecanico aplica muito este produto em quase todas as scooters.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.sip-scootershop.com%2Fwwimages%2Ff7f98e97-d786-45d0-93d1-47f687ec9441.jpg&hash=300cbb747f187668925ed8ec22967b5fd8afe84b)
Aqui fica uma breve descrição sobre os vareadores e rollers.
(https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpf1/v/t34.0-12/11069156_1004558449572308_980411038_n.jpg?oh=f8924e9da47d077f566f13a49f4385a5&oe=5502EE64&__gda__=1426329396_1fa85a96d2f7979036f31e4a2eb22a87)
Entretanto tens roletes fabricados de varios compostos.
Uns em CPT que levam uma liga ou banho de nikasil, outros em carbono, outros em plastico com aluminio, (molibdenio), e para todos eles, existem varios tipos de tratamento, por isso nao se metam a inventar porque o que dá para um, vai estragar o outro.
Aqui têm uma graxa da Polini para roletes em aluminio
Grease for Variator Rollers
POLINI 20g
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.sip-scootershop.com%2Fwwimages%2F113a009c-6917-4dc9-bec3-bb74596cf44f.jpg&hash=d27777d13dcd175fa04237d7c3594f70eb5d3eff).
Agora depende da marca e tipo de vareador, poli, rollers que estao instalados, tens de ver qual os melhores produtos que podes usar e os que mais se adequam.
Mas isso podes falar com o teu mecanico, ou no proprio site das marcas, tens lá esclarecimentos e podes sempre enviar mails a solicitar ajuda.
Saudações
_convivio_