Marcas de Maxiscooters => SYM => Mecânica => Tópico iniciado por: rruuii_ em 19 de Fevereiro de 2019, 21:51
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Boas noites.
A minha Jet 14 acende a luz de motor, que segundo o manual quer dizer que se está a aproximar a revisão.
Segundo o mesmo manual, a próxima revisão seria aos 3000 kms, o stand onde a comprei diz que só aos 5000..
Já reparei que despertando a vareta, retirando e voltando a colocar... A luz apaga.
Alguém tem ideia do que será? Já aconteceu a alguém?
Cumprimentos
Rui
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Companheiro já leste o manual?
Essa moto não muda o óleo de motor de 1000 em 1000 e de transmissão aos 5000?
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Companheiro já leste o manual?
Essa moto não muda o óleo de motor de 1000 em 1000 e de transmissão aos 5000?
Sim, pelo manual a mudança de óleo é de 1000 em 1000 e de transmissão aos 5000.
Eu tinha ideia em trocar o óleo, o stand é que diz que não seria preciso! É estranho, sendo que ela está em garantia....
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Sim, pelo manual a mudança de óleo é de 1000 em 1000 e de transmissão aos 5000.
Eu tinha ideia em trocar o óleo, o stand é que diz que não seria preciso! É estranho, sendo que ela está em garantia....
Se compraste nova muda de concessionário...
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Se compraste nova muda de concessionário...
Semi-nova. Tinha 3750kms....
I único carimbo que vem com o manual oficial é da revisão dos 1000 kms
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Semi-nova. Tinha 3750kms....
I único carimbo que vem com o manual oficial é da revisão dos 1000 kms
Usada, tens de aguentar então nesse concessionário ou stand.
Se assim foi acho que já começou mal, porque se não me engano a primeira muda de oleo é suposto ser aos 300 e depois de 1000 em 1000...
Boa sorte.
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Fui buscar o Manual de garantia e Manutenção!
Para 125cc (é o caso) refere revisão aos 1000 troca de Óleo aos 3000.
Assim sendo já tem quase mais 1000 kms em cima do lombo com o óleo que devia ter sido trocado.
Mas de facto no outro manual, refere que devia trocar o óleo a cada 1000kms,não percebo!
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Tenho também uma Sym Symphony 127 ST e o motor deve ser semelhante. O livro de registo das revisões tem o plano das mesmas e refere que a mudança de óleo para manter a garantia dos 5 anos é aos 1000 km e depois aos 3000 km, quando perfaz os 6000 faz uma pequena revisão... Penso que se mudares o óleo e acertares os quilómetros na revisão dos 6 mil não terás problemas com a garantia.
Quanto a essa luz, ela acende a cada mil km para lembrar da verificação do nível do óleo. Na minha para a apagar a luz vermelha “Oil check” tenho de ligar a chave e pressionar bastante tempo o botão SET no modo ODO. Consulta o manual na página da Sym.pt pois foi atualizado.
Boas curvas! scooter_
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Visita ao concessionário/oficina marcada para o próximo sábado.
Continua a confundir-me a questão de sem qualquer alteração, ter dias em que ela se liga, noutros anda desligada.
Estou convencido que será mesmo a questão da revisão e/ou mudança de óleo... Veremos.
Na minha sym, não encontro nenhum botão para resetar a revisão....
Abraço
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Boa tarde rruuii_
O Plano de manutenção da Jet14 é o seguinte:
1.000 km troca de óleo
3.000 km troca de óleo
6.000 km troca de óleo e filtro de ar
9.000 km troca de óleo
12.000 km troca de óleo. correia e filtro de ar.
No caso da minha, a minha oficina (Migtec) aconselhou-me a trocar o filtro de ar aos 9.000 em vez de aos 12.000, porque estava a precisar, o que compreendo porque apanhei bastante pó de obras e vivo "no campo", e o filtro trocou aos 9.000 e não aos 12.000,
Mas no que toca às mudanças de óleo o previsto é 1.000; 3.000 e depois de 3.000 em 3.000 troca sempre.
Para resetar a revisão, (cuidado não sei se traz problemas para a garantia) é fazer: desligar a mota e manter o botão start premido e rodar a chave para on, depois carregas na manete do lado esquerdo e voltas a premir o start a mota pega e a luz desaparece.
Acho ainda que o Stand está a confundir a jet14 com a GTS, o que é muito estranho.
Boas voltas.
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Obrigado companheiro.
O Stand (oficial marca Honda) não deve estar por dentro do plano de manutenção da Sym e estará a fazer confusão com o plano da Pcx que é a mota equivalente. No sábado irei lá que eles querem ligar à "máquina", se não der em nada, acho que eu mudo na mesma o óleo em casa e está feito!
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No manual da Sym Jet 14 está escrito:
" Luz de alerta mudar óleo do motor (XC12WW-EU/XC20W1-EU):
Avisa quando se deve mudar o óleo do motor, por meio de um sinal luminoso, aproximadamente depois da mota ter percorrido 1 000 quilómetros. O sinal acende-se indicando ao condutor que deve substituir o óleo. Depois de encher o reservatório com óleo novo, colocar o interruptor principal em "ON", pressionar o botão "SET" (configurar) durante mais de 2 segundos em modo “ODO” até que o sinal luminoso se apague."
Como cada modelo tem a sua "mania" os mecânicos às vezes têm dificuldades! _pensador_
O plano de revisões é o que o NSaraiva escreveu na mensagem anterior, é o plano obrigatório em Portugal para usufruir da garantia dada pelo Importador e está escrito no livro das revisões.
Deves consultar o manual disponível na página da Sym.pt, mas tem atenção que o plano do manual não é igual ao do Importador que te dá a garantia. _confuso_
https://www.sym.pt/data/sympt/freedocuments/113_jet14_50_125_200.pdf (https://www.sym.pt/data/sympt/freedocuments/113_jet14_50_125_200.pdf)
Boas curvas! scooter_
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Resumindo:
O fabricante diz:
1ª Mudança de óleo ---> 300km e depois substituição após 1 000 KM e Óleo de transmissão substituição após 5000 KM(5 Meses).
O Importador, pelo que leio aqui, diz:
1ª Mudança de óleo ---> 1000km e depois substituição após 3 000 KM
Ou seja quem percebe da coisa?!... O fabricante ou o importador?!....
Desculpa não ter podido ajudar companheiro rruuii_, mas agora até eu estou baralhado.
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Resumindo:
O fabricante diz:
1ª Mudança de óleo ---> 300km e depois substituição após 1 000 KM e Óleo de transmissão substituição após 5000 KM(5 Meses).
O Importador, pelo que leio aqui, diz:
1ª Mudança de óleo ---> 1000km e depois substituição após 3 000 KM
Ou seja quem percebe da coisa?!... O fabricante ou o importador?!....
Desculpa não ter podido ajudar companheiro rruuii_, mas agora até eu estou baralhado.
Não é fácil, até os próprios manuais complicam....
https://i.imgur.com/WOGT7Pj.png (https://i.imgur.com/WOGT7Pj.png)
https://i.imgur.com/VT94EpP.png (https://i.imgur.com/VT94EpP.png)
Estas duas imagens são dos dois manuais que tenho e que vieram com a moto.
No primeiro fala na tal mudança que teria de ser feita aos 3.000kms e que no meu caso não foi. (ou pelo menos não está registado)
No segundo já fala em mudança de óleo, seja com revisão ou simples, a cada 1.000kms (o que pessoalmente, e trabalhando em peças de automóveis, também acho um abuso).
Como disse, estou tranquilo. O stand onde comprei é de renome, embora seja um agente oficial da Honda, e vou lá no sábado de manhã. Em último caso, se não der em nada, troco eu o óleo e já está, assim tenho a certeza que por falta de óleo não é.
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É verdade que um manual diz uma coisa e o outro diz outra, mas penso que o que interessa é o manual de revisões de quem dá a garantia, o Importador.
Além disso, na minha scooter o óleo com 1000 km parece acabado de colocar e a mudar de mil em mil o preço por km era de loucos, mais valia andar de carro! _Rolley_ No site de Sym Internacional até penso que diz de 5 mil em 5 mil. _pensador_
Boas curvas! scooter_
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Por vezes os manuais mudam conforme os países, eu próprio na minha nota tenho dois planos de revisões.
Vê o que diz o manual português
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Por vezes os manuais mudam conforme os países, eu próprio na minha nota tenho dois planos de revisões.
Vê o que diz o manual português
No manual português, o plano que refere é o que o companheiro nsrmaraiva colocou.
De 3 em 3000 kms.