Marcas de Maxiscooters => Honda => Tópico iniciado por: mslopes em 04 de Janeiro de 2016, 11:09
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Olá malta! Antes de mais, bom ano a todos! :)
No dia 29 de Dezembro, meti dois pneus novos na minha PCX. O traseiro já estava bastante careca e o da frente ainda tinha algum rasto....mas optei por trocar logo os dois.
O problema é o seguinte: a mota treme. Em velocidades a rondar os 60kms/h, sinto um tremelique na parte da frente da mota.Então quando tiro as mãos do volante...ui..... ainda pensei que fossem os pneus a acamar, mas entretanto já fiz mais de 300kms com a mota e continua na mesma.
Alguém sabe o que poderá ser?
Cumps
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Podem ser várias coisas, mas para já confirmava a pressão dos pneus. Se estiver tudo ok e o tremer se manter, vai de novo à oficina para eles verificarem se equilibraram os pneus, eu apostava mais nessa situação...
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Podem ser várias coisas, mas para já confirmava a pressão dos pneus. Se estiver tudo ok e o tremer se manter, vai de novo à oficina para eles verificarem se equilibraram os pneus, eu apostava mais nessa situação...
Pois, é isso mesmo que vou fazer....e é já hoje.
Espero que seja só isso.....não fazia ideia que os pneus das motos também tinham que ser equilibrados _martelada_
Cumps
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Boas,
Com pneus novos acontecer isso só pode ser ou falta de pressão ou de calibração.
Muito estranho _pensador_
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Verifica se foi/foram montados em sentido inverso.
Já me aconteceu comprar uma moto assim!
Situação perigosa em caso de chuva e quem sabe até pode provocar vibrações. _pensador_
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Já fui à casa de pneus e à Honda. Na casa de pneus acharam estranho mas ainda não tinham o veio para meter a roda na máquina e ver se havia problemas.
Na Honda, apertaram a caixa de direcção....depois de experimentar, estava na mesma. O mecânico lá deu uma volta e disse que até podia ser o pneu de trás. Detectou um pequeno defeito no pneu da frente e disse que o traseiro ainda estava pior (pneus novos).
Lá vou ter que esperar mais uns dias para resolver isto.....nunca me corre nada como pleneio 😑
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Verifica se foi/foram montados em sentido inverso.
Já me aconteceu comprar uma moto assim!
Situação perigosa em caso de chuva e quem sabe até pode provocar vibrações. _pensador_
Estão montados correctamente :/
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Isso na casa de pneus vêm logo o que se passa, se bem que defeito logo nos 2 pneus novos, acho um pouco improvável, mas pronto... _pensador_
Quando souberes algo concreto e depois de eles veram se estão bem calibrados, informa por cá o pessoal. _pol_ _pol_
Mas sim, compreendo que seja muito chato ir colocar pneus novos e vir de lá com um comportamento estranho que não tinha antes....
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Isso na casa de pneus vêm logo o que se passa, se bem que defeito logo nos 2 pneus novos, acho um pouco improvável, mas pronto... _pensador_
Quando souberes algo concreto e depois de eles veram se estão bem calibrados, informa por cá o pessoal. _pol_ _pol_
Mas sim, compreendo que seja muito chato ir colocar pneus novos e vir de lá com um comportamento estranho que não tinha antes....
Nem me digas nada....fico passado!
Quando houver novidades volto a informar ;)
Abraço
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Bom Ano para ti companheiro!
em principio o problema passa pela roda traseira...ar, defeito no pneu, falta de calibração ou jante empenada... vai a outra casa de pneus para ver o que te dizem (mas especialista em motos _Rolley_)
Já agora, no titulo não é "volante" o correcto é utilizar o termo "guiador" _pol_
Cumprimentos
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Uma vez que apenas começou a ser sentido na mudança de pneu, provavelmente não será jante empenada, ou problemas na pcx, logo tem a ver com os pneus colocados, o companheiro disse que ia ver a pressão dos pneus, por isso deve estar bem, logo fica a causa ligada ao próprio pneu; defeito ou calibração, basta um, e num pneu, para ter reflexos na condução. _pensador_
Se confias em quem te meteu os pneus novos vai lá para verem isso, se não confias, vai ao outro especialista e, sabendo o diagnóstico volta à casa onde colocaste os pneus para que corrijam dentro da garantia
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Uma vez que apenas começou a ser sentido na mudança de pneu, provavelmente não será jante empenada, ou problemas na pcx, logo tem a ver com os pneus colocados, o companheiro disse que ia ver a pressão dos pneus, por isso deve estar bem, logo fica a causa ligada ao próprio pneu; defeito ou calibração, basta um, e num pneu, para ter reflexos na condução. _pensador_
Se confias em quem te meteu os pneus novos vai lá para verem isso, se não confias, vai ao outro especialista e, sabendo o diagnóstico volta à casa onde colocaste os pneus para que corrijam dentro da garantia
Sim foi isso mesmo que fiz, fui à casa onde os meti e fui também à Honda.
A pressão está bem, e provavelmente é mesmo a roda de trás. Estou à espera que me liguem para ir lá verificar esta situação (ainda não têm o veio mais fino para calibração da roda.
Mas outra questão, nunca vi nenhuma pcx ou sccoter com as rodas calibradas....Isso é comum?
Abraço
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Bom Ano para ti companheiro!
em principio o problema passa pela roda traseira...ar, defeito no pneu, falta de calibração ou jante empenada... vai a outra casa de pneus para ver o que te dizem (mas especialista em motos _Rolley_)
Já agora, no titulo não é "volante" o correcto é utilizar o termo "guiador" _pol_
Cumprimentos
Bem visto! :))
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Na Honda, apertaram a caixa de direcção....agora faz-me um bocado de impressão a conduzir......
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Na Honda, apertaram a caixa de direcção....agora faz-me um bocado de impressão a conduzir......
Várias unidades do primeiro modelo vinham com a caixa de direção demasiado folgada. Eu tive uma e nunca notei nada disso mas muitos reapertaram na primeira revisão. Se ficar demasiado apertada a direção fica estranha e os rolamentos moem muito mais depressa. Espero que o mecânico que fez o serviço saiba o que fez caso contrário...
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Várias unidades do primeiro modelo vinham com a caixa de direção demasiado folgada. Eu tive uma e nunca notei nada disso mas muitos reapertaram na primeira revisão. Se ficar demasiado apertada a direção fica estranha e os rolamentos moem muito mais depressa. Espero que o mecânico que fez o serviço saiba o que fez caso contrário...
Pois, eu achei que ficou demasiado pesada....mas pode ser falta de hábito.....
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Mas outra questão, nunca vi nenhuma pcx ou sccoter com as rodas calibradas....Isso é comum?
Abraço
Todas têm que ter as rodas calibradas, quer sejam PCX ou outras. A minha Downtown tinhas as rodas calibradas e quando mudei de pneus tiveram que ser novamente calibradas, e na NC também o fizeram quando troquei o pneu de trás.
Se eles não tinham o veio fino para as rodas da PCX, então desconfio que o problema será mesmo a falta de calibragem das rodas.
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Rodas calibradas e os tremeliques estão na mesma. modere a sua linguagem para isto _Zang_
Resultado, pelo que o gajo da casa de pneus diz, é o pneu de trás que tem defeito...foi para mandar vir outro dunlop scootsmart e só tem entrega para daqui a 6 semanas _Zang_
Mandei vir um pirelli diablo scooter para trás, e fico com o dunlop à frente :(
Há gajo com mais azar do que eu?? Não.
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Mas nota-se visivelmente o defeito nesse pneu novo colocado na roda traseira...ou de que forma é que chegaram à conclusão que tinha defeito?
Ai ai Pirelli. :o _reg_
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Mas nota-se visivelmente o defeito nesse pneu novo colocado na roda traseira...ou de que forma é que chegaram à conclusão que tinha defeito?
Ai ai Pirelli. :o _reg_
Meteram a roda na maquina e viram logo.
Eu acho que o da frente também tem defeito.
Que mal tem os Pirelli?? Não prestam?
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MsLopes
Podes ver aqui os relatórios de teste aos pneus
http://www.testedepneus.com/pneus_motos/pirelli/diablo_scooter/index.html (http://www.testedepneus.com/pneus_motos/pirelli/diablo_scooter/index.html)
http://www.testedepneus.com/pneus_motos/dunlop/scootsmart/index.html (http://www.testedepneus.com/pneus_motos/dunlop/scootsmart/index.html)
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MsLopes
Podes ver aqui os relatórios de teste aos pneus
http://www.testedepneus.com/pneus_motos/pirelli/diablo_scooter/index.html (http://www.testedepneus.com/pneus_motos/pirelli/diablo_scooter/index.html)
http://www.testedepneus.com/pneus_motos/dunlop/scootsmart/index.html (http://www.testedepneus.com/pneus_motos/dunlop/scootsmart/index.html)
Pois eu já tinha visto....são ela por ela......
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Que mal tem os Pirelli?? Não prestam?
Não propriamente...
Simplesmente terás tido azar. Tanto pode ser um lote inteiro, como algumas unidades que saem da fábrica.
O controlo de qualidade da Pirelli era suposto ter detectado, mas pode acontecer. Como digo, podes ter tido azar, até porque a marca é bastante boa.
NOTA: A Pirelli já não é detida pelos Italianos...se bem que não acredito que a qualidade tenha diminuído, bem pelo contrário!
http://www.roadandtrack.com/new-cars/news/a25353/chinese-chemical-company-buys-pirelli-for-77b/
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Não propriamente...
Simplesmente terás tido azar. Tanto pode ser um lote inteiro, como algumas unidades que saem da fábrica.
O controlo de qualidade da Pirelli era suposto ter detectado, mas pode acontecer. Como digo, podes ter tido azar, até porque a marca é bastante boa.
NOTA: A Pirelli já não é detida pelos Italianos...se bem que não acredito que a qualidade tenha diminuído, bem pelo contrário!
http://www.roadandtrack.com/new-cars/news/a25353/chinese-chemical-company-buys-pirelli-for-77b/
Eu tive estes problemas nos Dunlop, não nos pirelli.....
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pois também achei que o Sapiens estava a fazer confusão _pensador_ por esse mesmo motivo reli o tópico para confirmar se não seria eu _martelada_.
os pneus que o MsLopes colocou inicialmente foram os dunlop scootsmart. O pneu de substituição é o Pirelli Diablo.
MsLopes sendo que colocaste dois pneus iguais, os dunlop. E que agora eles te querem colocar um de outra marca, eu ponderava falar com eles e colocarem dois novos Pirelli. Claro, sem custos para ti, tu não tiveste culpa alguma que viessem com defeito.
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pois também achei que o Sapiens estava a fazer confusão _pensador_ por esse mesmo motivo reli o tópico para confirmar se não seria eu _martelada_.
os pneus que o MsLopes colocou inicialmente foram os dunlop scootsmart. O pneu de substituição é o Pirelli Diablo.
MsLopes sendo que colocaste dois pneus iguais, os dunlop. E que agora eles te querem colocar um de outra marca, eu ponderava falar com eles e colocarem dois novos Pirelli. Claro, sem custos para ti, tu não tiveste culpa alguma que viessem com defeito.
Para já, so dizem que é o de trás que tem defeito e que o da frente está bom....e não podem trocar o da frente se estiver bom.....
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Ok, percebi já que o problema estava no Dunlop e o que fizeste foi mandar vir um Pirelli p'ró seu lugar. _pol_
Espero que não apanhes com outro pneu com defeito. Era demasiado azar acontecer 2x ao mesmo cliente e na mesma medida. ;D
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Ok, percebi já que o problema estava no Dunlop e o que fizeste foi mandar vir um Pirelli p'ró seu lugar. _pol_
Espero que não apanhes com outro pneu com defeito. Era demasiado azar acontecer 2x ao mesmo cliente e na mesma medida. ;D
Fogo, nem fales nisso!! :D
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E não há problema de meter dois pneus de cada nação?
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Penso que não!
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Não, não há problema. _pol_
Conheço N condutores de moto/scooter que têm pneus de marca diferente atrás e à frente.
Já uma medida diferente da indicada pelo fabricante para as jantes, é que poderia gerar algum problema...pelo menos as reacções mudariam.
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Segunda Feira dou mais novidades.
"Fingers crossed"!
🤔
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Pneu de trás trocado e a diferença é habismal (e é outro sainete em relação ao Dunlop....).
Nada de tremeliques a conduzir, mas quando tiro as mãos do guiador aí a partir dos 80km/h o gajo começa a tremer na mesma.
Será que o da frente também terá defeito? Ou trata-se de algum rolamento gripado?
Cumps
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Já descobri o porque do guiador tremer se lhe tirar as mãos (entre os 80 e 60 kmh). Por incrível que pareça, é o vidro alto que faz tremer o volante :P
Menos uma preocupação ;)
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Na minha opinião um vidro alto bem montado não faz a direção tremer, será que está firmemente seguro? e simétrico?
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Não há maneira de não ficar simétrico (acho eu)....
Mas agora voltei a monta-lo e vamos ver se mantém. Atenção que o guiador só tremia nessas velocidades se eu o largasse. ;)
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Desculpa a pergunta idiota? E com certeza que já verificas-te.
E a pressão dos pneus?
Isso terá/tem influência na vibração.
Não sei onde colocas o ar nos pneus (bomba de gasolina/casa de motos) mas será melhor aferir com exatidão qual o valor da pressão dos pneus.
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Boas! :)
Não tem a ver com a pressão dos pneus. O traseiro tinha defeito e já foi trocado.
À frente, treme o guiador porque a aerodinâmica do vidro alto faz com que o vento desvie precisamente para os punhos e espelhos do guiador....logo, em velocidades mais baixas, a direcção fica mais "mole" e aparece esse abanar...mas apenas se retirar as mãos do guiador.
Já fiz o teste sem vidro alto, e fica impec ;)
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Sabe bem não apanhar tanto vento mas....
Ao alterar-mos os parâmetros com que a noto foi desenvolvida, acontece isto.
João scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
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E coincidência das coincidências, isto começou a acontecer quanto troquei os pneus, porque também foi na altura em que meti o vidro alto ;D
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E coincidência das coincidências, isto começou a acontecer quanto troquei os pneus, porque também foi na altura em que meti o vidro alto ;D
Pois é...tens toda a razão. Mas isto não é nada de mais...eu é que pensava que fosse alguma coisa avariada e afinal não :)
Mas quando andamos com o vidro alto e depois passamos para o vidro original....ui...que diferença. Eu gosto, mil vezes mais, do original da PCX....mas só no verão é que salta para a mota outra vez.... scooter_
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MSLopes, tens topcase?
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Já descobri o porque do guiador tremer se lhe tirar as mãos (entre os 80 e 60 kmh). Por incrível que pareça, é o vidro alto que faz tremer o volante :P
Menos uma preocupação ;)
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A aerodinâmica tem destas coisas. Na minha xmax depois de colocar a top case fiquei com um problema que parece ser semelhante.
Entre os 70 e os 90 se largar o guiador entra em vibração:
https://m.youtube.com/watch?v=tXSZMMZYtCw
Pessoas diferentes com a mesma mota e mesma case podem não ter este problema.
Já tinha comentado isto no meu DB. Já varios companheiros me relataram que tem situações semelhantes.
Abraços!
ZeP
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A aerodinâmica tem destas coisas. Na minha xmax depois de colocar a top case fiquei com um problema que parece ser semelhante.
Entre os 70 e os 90 se largar o guiador entra em vibração:
https://m.youtube.com/watch?v=tXSZMMZYtCw
Pessoas diferentes com a mesma mota e mesma case podem não ter este problema.
Já tinha comentado isto no meu DB. Já varios companheiros me relataram que tem situações semelhantes.
Abraços!
ZeP
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Tive uma PCX que tinha esse problema com a topcase montada. Agora possuo uma Forza 125 e quando lhe montei a topcase fiquei com o mesmo problema. Daí ter perguntado aqui ao amigo se tinha uma.
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Tive uma pcx com top case e nunca senti este problema. É curioso uma mota com a mesma estrutura e equipamento ter comportamentos tão diferentes por causa da top case, mesmo a diferença dos condutores seja em tamanho seja em peso não me parece influenciar sim tanto, afinal falamos de andar a 80 km/h. Eu olhava mais para rodas e suspensão.
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Tive uma pcx com top case e nunca senti este problema. É curioso uma mota com a mesma estrutura e equipamento ter comportamentos tão diferentes por causa da top case, mesmo a diferença dos condutores seja em tamanho seja em peso não me parece influenciar sim tanto, afinal falamos de andar a 80 km/h. Eu olhava mais para rodas e suspensão.
No caso da minha XMax não há dúvidas. Com top case vibra. Sem top case não vibra. Outras pessoas com a mesma mota e a mesma top case não tem esse problema. A força do ar a 80km/h é impressionante. Uma pessoa com uma constituição mais alta, que faça de "leme" ou mais larga podem fazer a diferença.
Abraços!
ZeP
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Tive uma pcx com top case e nunca senti este problema. É curioso uma mota com a mesma estrutura e equipamento ter comportamentos tão diferentes por causa da top case, mesmo a diferença dos condutores seja em tamanho seja em peso não me parece influenciar sim tanto, afinal falamos de andar a 80 km/h. Eu olhava mais para rodas e suspensão.
Boas,uma pergunta tinhas vidro alto ou o de origem na PCX quando tremia,é que a minha com vidro alto sem top case não treme com top abana todo.
E vários companheiros já detetaram o mesmo problema com a top case !
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Boas,uma pergunta tinhas vidro alto ou o de origem na PCX quando tremia,é que a minha com vidro alto sem top case não treme com top abana todo.
E vários companheiros já detetaram o mesmo problema com a top case !
Boas com a minha PCX é a mesma coisa tenho vidro alto e top case ,sem a top case não treme com ela montada abana muito,é um problema de se ter alterado a pcx com acessórios ;D
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Uma pergunta...
Sao os punhos/guiador que abana ou é mesmo a direcao da PCX?
Uma forma de ultrapassares isso, poderá ser colocares massas mais pesadas no guiador. Não conheço a PCX nem nunca reparei se tem massas pequenas ou grandes, mas experimenta e prender lá qualquer coisa pesada e vê se a vibração reduz...
ou no caso de não te chateares em gastar algum dinheiro compra uma pontas maiores e mais pesadas (ebay ou aliexpress), monta e ve se a vibração se mantém.
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Boas,bom ano para todos ,ainda referente a este tópico do guiador tremer a minha como já disse anteriormente e com pesos no volante sempre tremeu porque eu logo de inicio mandei por o vidro alto e a top case e tanto tremia com os IRC como com os City grip tirando a top case nada não mexe ,por isso para mim é da top case.
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Como muitos sabem eu tive 2 PCX com vidros altos e topcase, nem uma nem outra tremeu o guiador e ambas com pneus citygrip. Uma coisa que por acaso fiz numa delas foi equilibrar as jantes devido a estar com peso errado ou sem peso nenhum.
Isso resolveu o problema do tremer no guiador.
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Não subscrevo a tremideira como causada pelo vidro alto.
É melhor ver se algo está desequilibrado, nomeadamente as rodas, ou a suspensão/direçção tem problemas, ou a pressão dos pneus está errada, ou mesmo o piso do pneu irregular ( não sei quantos km tem)
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A minha PCX com um ano e meio, tem vidro alto da Honda e top case de 35 litros Honda nunca tremeu o guiador
Tinha pneus IRC de origem à pouco tempo troquei para Bridgestone Batllax SC e não treme, de vez em quando tiro as mãos do guiador para ver se treme e nada
Pode ser folga na caixa de direção ou pneu da frente ovalizado aconteceu-me na Forza 300 tremia por causa do pneu com 9000 Km e estava ovalizado, portanto acho que tanto o vidro como o top case não influencia o tremer na PCX