Geral => Assuntos Diversos => Legislação e Organismos Públicos => Tópico iniciado por: BoulderP em 21 de Fevereiro de 2011, 19:51
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Boas companheiros!
Já se tem conversado muito sobre o assunto, mas sempre sem grandes certezas...
Inclusive um policia tinha-me dito que teria de substituir a matricula caso fosse a Espanha.
Quando o companheiro Afonso foi ao passeio dele a Gibraltar, voltei a ler sobre o mesmo e disse para mim mesmo "É já agora que envio um email para o IMTT e tenho a certeza" e o resultado foi:
"Boa Tarde
As matriculas portuguesas de veículos de duas rodas, tal como noutros Estados-membros da União Europeia, não têm a indicação do país de matricula. Nestes casos quando o veículo vai circular noutro Estado-membro, deve estar assinalado à retaguarda com o símbolo identificativo do país de matricula (no caso de Portugal, um P). A letra deve apresentar-se em preto sobre fundo branco, num circulo oval, conforme se ilustra em dois exemplos em anexo.
Com os melhores cumprimentos
Margarida Alexandre
Direcção de Serviços de Processamento e Atendimento
IMTT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres
Call center: 808 50 20 20
www.imtt.pt"
(https://lh3.googleusercontent.com/_xG41IAUXiBk/TWLBYPwonwI/AAAAAAAABLk/JWTAiP1lJRM/P%20-%20Portugal.jpg)
(https://lh6.googleusercontent.com/_xG41IAUXiBk/TWLBYByjQvI/AAAAAAAABLo/Clcy3RkeLCU/L%20-%20Luxemburgo.jpg)
Ou seja, a matricula está correcta e não tem de ser substituída, mas devemos colocar o tal autocolante com o P
Cumprimentos e boas viagens
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_confuso_
Essa é boa!!! Não fazia a mínima ideia. Estou sempre a aprender.
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Boas companheiros
E onde podemos comprar o autocolante? Terá que ter um formato normalizado?
Abraço
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Pelo email e pelas fotos! A única coisa que especifica é a cor de fundo e letras e ser oval.
Local: não faço ideia, mas aquelas lojas que fazem chaves geralmente têm esse tipo de autocolantes.
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Pelo email e pelas fotos! A única coisa que especifica é a cor de fundo e letras e ser oval.
Local: não faço ideia, mas aquelas lojas que fazem chaves geralmente têm esse tipo de autocolantes.
Obrigado pela resposta rápida companheiro Boulderp
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estamos sempre aprender , obrigado pela informação !
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Eu digo o mesmo...estamos sempre a aprender.
Boa explicação _pol_ Obrigado BoulderP
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Já há 2 ou 3 anos que procuro uma coisa dessas sem sucesso _Zang_ se alguém encontrar por favor diga, porque cada vez que ando pelo país de nostros hermanos ando á espera da perguntinha da Guardia Civil _Rolley_
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Se não encontrar à venda...lá terei que fazer e colar na Maxi... _pensador_
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Já há 2 ou 3 anos que procuro uma coisa dessas sem sucesso _Zang_ se alguém encontrar por favor diga, porque cada vez que ando pelo país de nostros hermanos ando á espera da perguntinha da Guardia Civil _Rolley_
Há uma lojinha de "coisas" de carros, documentação, etc, muito à antiga, na Rua Forno do Tijolo (Anjos), que foi onde consegui o meu.
Tinham lá ainda vários - mas foi já há uns bons meses.
Uma solução simples, também, é fazê-lo em papel autocolante... já que não têm homologação de qualquer forma.
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Bom dia Companheiros e Companheiras,
Aqui em Guimarães existem autocolantes dos "pequeninos", que o Companheiro BaoulderP apresenta na primeira foto, ao preço de 0,50€. Existe um outro tipo, ligeiramente maior, sobre o rectângulo, com o P e as Bandeiras Portuguesa e Europeia, ao custo de 4,50€.
Em qualquer Quiosque, mesmo em Livrarias e no ACP existe esse simbolo P.
É tudo uma questão de procurar o modelo pretendido.
Eu escolhi o pequinino, comprei apenas 5, eheheheheh, não vá o diabo tecê-las!!! _mau_
Um abraço,
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Há uma lojinha de "coisas" de carros, documentação, etc, muito à antiga, na Rua Forno do Tijolo (Anjos), que foi onde consegui o meu.
Tinham lá ainda vários - mas foi já há uns bons meses.
Uma solução simples, também, é fazê-lo em papel autocolante... já que não têm homologação de qualquer forma.
Esta loja já não tem os ditos autocolantes.
Formula 81 (perto da Av. Elias Garcia também não, esgotados e com nenhuma vontade de encomendar. Para carro têm, mas é do tamanho de uma matricula de mota)
Na Av. Óscar Monteiro Torres (paralela à Av. João XXI) também não tem.
Tenho 3 locais para encontrar os ditos que me foram indicamos a ver vamos...lol
* pelo feedback de um vendedor diz que a multa é de 200€. Foi o único que sabia da obrigação de ter o P nas Motas, acrescentando mesmo que eles implicam pela não utilização do mesmo.
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Decididamente, ainda não percebi como inserir aqui fotos!!! :-?
http://s658.photobucket.com/albums/uu310/josegon_calves/?action=view¤t=IMG_1232.jpg
Espero que pelo link consigam ver o que comprei hoje mesmo! _rir_
Um abraço,
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(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fs658.photobucket.com%2Falbums%2Fuu310%2Fjosegon_calves%2FIMG_1232.jpg&hash=ce6fcc8c82c337b4223eae009e837a596f63631c)
(José, faz "citar" neste post para veres como é)
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Companheiros façam isso no computador e imprimam em papel autocolante que faz o mesmo efeito.
Um abraço
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O que diz a lei é que tem que ter o P visível... o resto não tem dimensão, cor, etc....
Mas segundo consta a multa em Espanha é cara...
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Onde é que se pode encontrar essa lei?
Eu gostava de saber, porque sei que nos carros clássicos existem (e eu tenho várias, até para venda) letras individuais metálicas... obviamente sem terem fundo branco.
Acho que tem muito mais pinta e classe (especialmente em clássicos, mas em qualquer veículo fica bem), e gostaria de saber da legalidade.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi496.photobucket.com%2Falbums%2Frr326%2Fpedrofatima%2FP1.jpg&hash=dac49111a5da09c996d807c31ba2b7aa019abc98)
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Boa noite Companheiro ZeLuz,
Obrigado pela dica. Eu bem que tentei mas...
Para a próxima vou ver se consigo.
Obrigado pela ajuda.
Um abraço,
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Não sei o que diz a lei... Mas a resposta do IMTT foi que deveria ter fundo branco, letras pretas e oval.
Depois procuro aqui na zona... para já não preciso (infelizmente)
scooter_
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Regulamentação europeia:
http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=CELEX:31998R2411:PT:HTML
Dado que por cá ainda não se adaptaram todas as matriculas à regulamentação europeia e é proibido meter "extras" na matricula actual, podem colocar qualquer tipo de "P" e rezar para não serem multados lá fora... _Rolley_
Das duas uma, ou metem um P com as estrelas na matrícula e podem ser multados cá ou metem um P fora da matrícula e podem ser multados lá fora... _martelada_
Penso que a única solução é imprimir uns autocolantes com o P e as estrelas e colar na própria matricula quando passarem a fronteira, tirando quando regressarem... :-?
Eu não tenho esse problema pois não penso sair do rectângulo com a maxi. _pol_
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Vamos lá complicar as coisas mais um pouco.
Há uns meses atras, lí num outro forum que uns tipos tinham sido multados em Espanha por não ter o tal P.
Como tenho um carro que ainda tem matrícula das antigas, fundo preto e letras brancas, falei com o ACP do qual sou sócio, para saber se com esse carro poderia ou não circular em Espanha e já agora perguntei da 125.
A resposta dele é que o meu carro pode circular em Espanha assim como está, não havendo qualquer infracção, tal como a mota.
Compliquei????? _lool_
Jogador
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... falei com o ACP do qual sou sócio, para saber se com esse carro poderia ou não circular em Espanha e já agora perguntei da 125.
A resposta dele é que o meu carro pode circular em Espanha assim como está, não havendo qualquer infracção, tal como a mota.
Compliquei????? _lool_
Mais ou menos... com quem falaste? _pensador_
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Liguei para lá. Primeiro tinha colocado a mesma questão por email. Como ninguem me respondeu (na altura havia muita "confusão" por causa dos chips para as scut's.
Mas se existe por aqui mais alguns sócios seria de lhes colocar a mesma questão, confrontando com o email que o colega recebeu do IMTT.
Jogador
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Liguei para lá. Primeiro tinha colocado a mesma questão por email. Como ninguem me respondeu (na altura havia muita "confusão" por causa dos chips para as scut's.
Mas se existe por aqui mais alguns sócios seria de lhes colocar a mesma questão, confrontando com o email que o colega recebeu do IMTT.
Seria interessante saber com quem falaste pois parece-me que essa informação carece de rigor. Não estou a ver ninguém com que, por telefone, possa responder a essa questão... nem vejo a relação com os "chip's"... mas enfim...
Amanhã vejo com as minhas colegas do gabinete jurídico (do ACP) a resposta a esta questão. _pol_
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Ora ai esta uma grande ideia...... _palmas_
Eu sei que quando as fronteiras estavam "activas" quem queria ir a espanha tinha de levar o P colado na traseira.
Com a CE esse P deixou de ser obrigatório.
Mas vamos aguardar a opinião de quem sabe.
Já agora, confirma se tenho de fazer alguma coisa, ou trocar matrículas no meu carro velhinho que ainda tem das antigas, fundo preto e números brancos.
Jogador
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Regulamentação europeia:
http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=CELEX:31998R2411:PT:HTML (http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=CELEX:31998R2411:PT:HTML)
Dado que por cá ainda não se adaptaram todas as matriculas à regulamentação europeia e é proibido meter "extras" na matricula actual, podem colocar qualquer tipo de "P" e rezar para não serem multados lá fora... _Rolley_
Das duas uma, ou metem um P com as estrelas na matrícula e podem ser multados cá ou metem um P fora da matrícula e podem ser multados lá fora... _martelada_
Penso que a única solução é imprimir uns autocolantes com o P e as estrelas e colar na própria matricula quando passarem a fronteira, tirando quando regressarem... :-?
Eu não tenho esse problema pois não penso sair do rectângulo com a maxi. _pol_
_reg_ _reg_ _reg_
Atenção que o que o texto diz é bem claro, e parece-me estares a misturar duas coisas.
Essa regulamentação, o que faz, é estipular em toda a UE que a letra constante na matrícula, na sua parte esquerda, é EQUIVALENTE e substitui a(s) letra(s) com que poderão obrigar os veículos a fazer-se circular.
Artigo 3º
Os Estados-membros que exigem que os veículos matriculados noutro Estado-membro apresentem um dístico identificador de matrícula quando circulam no seu território reconhecerão o dístico identificador do Estado-membro de matrícula apresentado na extremidade esquerda da chapa de matrícula segundo o Anexo do presente regulamento como sendo equivalente a qualquer outro dístico identificador por eles reconhecido para identificar o Estado de matrícula do veículo.
O que, por omissão e que assim se entende claramente, é que todo e qualquer veículo que, não dispondo das matrículas "novas", tem OBRIGATORIAMENTE de ter um dístico identificado do país emissor da sua matrícula, nos países que assim o exijam.
Como os motociclos, e os carros anteriores a essas matrículas, não dispõem desse identificador, terão de o fazer por outro modo.
Obrigado pelo link relativo a essa lei. _pol_
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Olá,
Pelo que se lê na lei, eu entendo que se tem que colocar o distico, quem não o tiver.
Agora, só falta saber (ao ir a Espanha, a ver se pergunto) se Espanha obriga ou não a utilização desse dístico. Pode haver acordos bilaterais nesse sentido. É que por aqui ainda circulam muitos carros espanhois sem o E colado ao carro e com matrículas antigas. Mas também já ví em motas matrículas identicas as nossas dos carros com o E.
Jogador
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Bom dia Companheiros e Companheiras,
A Lei só existe para ser quebrada, correcto!
Mas atenção!!!
Tem um custo mínimo de 200€, pagos na hora se fôr no estrangeiro!!!
Sempre foi obrigatório, já antes do 25 da Abril ou da entrada de Portugal da União Europeia, o uso do tal P para todas as viaturas que circulassem para além fronteiras.
Dado que não somos residentes nos países que visitamos, somos, pura e simplesmente, obrigados a pagar na hora e, se as Autoridades assim o entenderem, impedidos de seguir viagem até estar regularizada a situação!!!
Espero ter ajudado.
Um abraço,
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Pois é Companheiro RazoR,
De facto, têm que apanhá-lo primeiro! _rir_
Mas é bom estar consciente de todas as situações, quem sabe um dia não nos apetece dar um saltinho a Badajoz e sai-nos cara a viagem _mau_ _Zang_
Especialmente o pessoal próximo da fronteira deve estar especialmente alerta _Rolley_
De resto, cá pelo Burgo, não são necessárias essas "politiquices"!!!
Um abraço,
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Companheiros eu penso se as autoridades quiserem fazer mais uns cobres em multas o fazem e pegam por ai ou por outra coisa qualquer.
No ano passado fui a Jerez (Moto GP) e não levei "P" nenhum e as motos portuguesas que vi também não tinham "P", foram algumas multadas? Não sei, eu não fui. Mas que vi matriculas espanholas novas já com a letra "E" no fundo azul com as estrelinhas isso vi, mas também vi matriculas espanholas mais antigas sem "E". Por isso é sempre uma duvida que vamos ter.
Se o nosso Estado já tivesse optado pelas matriculas para mota como as dos carros não estavamos aqui a falar deste assunto. Porque cada um vai interpertar á sua maneira e com uma agravante, mesmo ponhamos o "P" de que maneira for vamos estar sempre a infringir a lei porque não é um "P" dado ou fornecido por alguma autoridade competente daí ser uma adultração da matricula, pode isto dar multa? Também não sei.
Um abraço.
Luis Ferro
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Isto levantou uma serie de questões e como não gosto de puxar argumentos com a _policia_ porque eles terminan a dizer "isto é assim e prontos" e depois da informação do IMTT, fui à procura, sem êxito, do "P" para colocar na Burrinha. _corado_
Ao mesmo tempo e já que não estava convencido, _pensador_ porque já me tinham dito não ser preciso nada para circular em terras além fronteira, ::) fui procurar informação de se realmente tinha / bastava colar a letra P no motociclo para não ter problemas ou se teria de ser mais qualquer coisa.
Lembrei-me: _pensador_ Falar com a GNR - liguei para o Comando Geral 213217000, deram-me o contacto da Unidade Nacional de Trânsito 213922300 onde me deram o contacto da Secção de Trânsito 213237054 para onde liguei às 15h. _confuso_ _confuso_
Depois de explicar o que pretendia. Depois de ter pensado um pouco _pensador_ _Rolley_ _pensador_ achou que o melhor seria dar-me o contacto do Posto Misto de Castro Marim 281531639 e pedir para falar com a Guardia Civil. _pol_ _confuso_ _confuso_
Liguei mas falei 1º com o GNR que depois de ouvir a explicação da minha dúvida disse que me ia passar à Guardia Civil. _pol_
Em conversa com o agente _policia_ espanhol, e depois de várias perguntas colocadas de parte a parte, chegou-se à conclusão de que se a matricula é legal em Portugal _pol_ em Espanha também é. _lool_ _lool_ _lool_
Pessoal podemos ir descansados que estamos dentro da legalidade. _palmas_ _palmas_ _pt_ _pt_
Nota: Todos os agentes com quem falei foram de uma simpatia e cordialidade exemplar _palmas_ não mostrando o minimo de aborrecimento para responder às minhas questões. _palmas_
Um BRAVO para todos eles. _pt_ scooter_ scooter_ _pt_ _palmas_ _palmas_ _palmas_
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Pois é como sempre... duvidas e mais duvidas!!!
E esse foi o motivo pelo qual enviei email para o IMTT e que coloquei este Tópico.
Cada um sabe de si, eu apenas transcrevi a resposta do IMTT.
Quando for a Espanha levo o "P" na scooter (e não na matricula), tal como me foi dito pelo IMTT. Não vejo motivo para arriscar e o P não pesa nem incomoda.
Peço aos Administradores para bloquearem este Tópico, pois a função do mesmo já foi cumprida.
Bons passeios em Portugal e no resto do Mundo!
scooter_
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Caros companheiros, em conversa com companheiros nossos, motociclistas surgiu a duvida acerca da obrigatoriedade ou não da presença do P de Portugal nas maxis nas deslocações ao estrangeiro.
Como no CPM já muitos saíram do Pais de maxi, agradecia o esclarecimento desta dúvida. scooter_ _slb_ _slb_ _scp_
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Também acho que não, no entanto é só para ficar esclarecido.
Obrigado. scooter_ _slb_
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E eu tenho o P na Scooter, tal companheiros que foram a Madrid no ano passado.
scooter_ _pt_
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Penso ser obrigatório nos outros países da UE. ver link http://www.clubedeauville.pt/forum/index.php?topic=4276.45
aproveitei uma matricula antiga, recortei-a e fixei por de tras da da cbf e ficou assim.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg201.imageshack.us%2Fimg201%2F6853%2Fpcbf6.jpg&hash=9da9bfd86277b4a439b2916c88d80fa5c2fbf8c2)
By jacreis (http://profile.imageshack.us/user/jacreis) at 2012-04-01
penso que está legal _pol_ aqui em Portugal e nos restantes países
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É negativo, o exemplo está incorrecto!
A informação dado pelo IMTT é de que o dístico deverá ser oval com um P no centro, tal como está exemplificado no tópico descrito acima.
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Mas, tenho informação de que o totoculante é proibido na UE, tem de ser na matricula como os carros. scooter_ _slb_
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Essa informação é do IMTT? Ou de algum organismo Publico?
Se não é, prefiro acreditar na informação do IMTT.
Nota: É ilegal alterar a matricula ou colocar qualquer autocolante na mesma.
O P na moto é informativo do país, e uma vez que a nossas matriculas não têm informação do pais de origem, é necessário o P para identificar o país de origem.
Ps. Acabei de ver fotos de pessoal que foi nesta pascoa a Marrocos e todos eles tinham matriculas iguais as nossas e autocolantes com P na mota (Motos tipo Pan-European e etc)
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Boas Companheiros _pol_
Eu tenho andado a ver se encontro o maravilhoso Tó do P, para colocar na minha menina _pensador_
Tinha 1 que me foi oferecido pelos admin o ano passado em conjunto com o do CPM, para colar na minha primeira menina, no entanto depois de o ter descolada da anterior para esta, e com as chuvas que se tem feito nestes últimos dias, acabou por cair :-\
Gostava de saber se por acaso algum dos admin, moderadores ou até mesmo Companheiros me consegue arranjar 1 ou me indica onde poderei comprar na Margem Sul.
Estou para ir até Espanha por estes dias e não queria ser apanhado em falta...
Um grande abraço e boas curvas _pt_
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Companheiro,
De facto é difícil obter o autocolante com a letra “P” nas lojas convencionais.
Sabendo dessa dificuldade, mandei fazer uma série deles para os companheiros que me acompanharam no passeio a Olivenza – Espanha.
Mandei fazer os autocolantes numa casa de impressão, em material de vinil (similar aos que enfeitam os carros publicitário, no sentido de para garantir qualidade e longevidade), dado que, na minha opinião, é a solução mais rápida e eficaz.
Essa é a sugestão que te deixo _pol_
Um abraço
P.S.: No entanto se quiseres um autocolante é só vires a Santarém que tenho muito gosto em oferecer-te um!
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Rapaziada,
Antes de mais, peço desculpa se nao estiver a postar no local correto..
contudo aí vai a minha pergunta:
como posso obter um autocolante "P"?
alguém arranja ou vende ou tem?
Obg :)
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Rapaziada,
Antes de mais, peço desculpa se nao estiver a postar no local correto..
contudo aí vai a minha pergunta:
como posso obter um autocolante "P"?
alguém arranja ou vende ou tem?
Obg :)
Companheiro,
visto que o assunto do "P" é recorrente, juntei o teu tópico neste que já é resultado da fusão de diversos outros que a malta foi abrindo ;)
Entretanto, e como podes verificar pela leitura do tópico, encontrar +a venda não é tarefa fácil, e a maioria de nós tem optado por mandar fazer.
Entretanto, manda pm ao companheiro Tourister que pode ser que ele ainda tenha algum par ate dispensar _pol_
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Não estando sózinho na minha busca por respostas venho no entanto partilhar o que já consegui, até agora.
Enviei a mesma questão (em anexo) para a GNR, o ACP, o IMTT e o Ministério da Administração Interna (MAI).
Do MAI foram muito atenciosos e reenviaram-me para o IMTT (que ainda não me respondeu).
Do ACP também foram atenciosos e enviaram-me os artigos da lei correspondente, que não me ajudaram.
Da GNR responderam o que sabiam e indicaram-me uma saída - questionar o IMTT.
A questão que enviei;
Bom dia,
Tenho uma questão/duvida que ainda não consegui esclarecer junto dos vários fóruns onde já participei e gostaria de ter uma ajuda vossa.
Se não me conseguirem esclarecer neste contacto que me consigam informar onde ou a que endereço me posso eu dirigir para conseguir obter o respectivo esclarecimento, que passo a explicar.
Sou possuidor de um motociclo e as matriculas dos motociclos, em Portugal, não têm a identificação do país, ao invés do que existe nas matriculas dos veículos ligeiros.
Pretendo viajar para o estrangeiro e fui “informado” de que deveria adquirir a identificação, que consiste na letra P em preto, num fundo branco com formato oval.
Estou cansado de procurar em estabelecimentos que por principio vendem esse tipo de material, e não encontro. Pior, tenho sido confrontado com informações contraditórias em que uns me afirmam ser desnecessária a utilização da identificação, e outros o contrário.
A realidade é que ao invés de estar mais esclarecido, estou cada vez mais confuso.
A pergunta que fica por responder; é ou não obrigatório, ao viajar para o estrangeiro de motociclo, a colocação de uma identificação do país de origem?
Resposta do ACP;
Exmo. Senhor
Bruno Raminhos
Em primeiro lugar as desculpas pela demora na resposta, mas a necessidade de fundamentar a resposta e a exigência de substituir colegas de férias implicaram-na.
Em resposta à pergunta, a Convenção Rodoviária de 1968, a que Portugal aderiu em 2010, não é explícita, quanto à necessidade de uma identificação internacional para os motociclos, sendo certo que, estranhamente, as chapas de matrícula dos motociclos, até e acima de 50 cm3 não têm o P de Portugal. No texto word que envio junto, copiei alguns excertos da dita Convenção Rodoviária e a obrigatoriedade aparece explícita para automóveis e reboque, mas não para os motociclos. Mando também o texto completo da Convenção, para informação.
No entanto, se tencionar comprar um desses dísticos, maneira de evitar algo desagradável durante as férias, poderá fazê-lo na sede ou alguma das delegações do ACP – encontrará as moradas no site ACP – www.acp.pt
Esperando ter esclarecido minimamente, apresento os meus cumprimentos.
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resposta da GNR;
GUARDA NACIONAL REPUBLICANA
COMANDO OPERACIONAL
DIRECÇÃO DE OPERAÇÕES
DIVISÃO DE TRÂNSITO E SEGURANÇA RODOVIÁRIA
C/Conhecimento
Exmº. (a) Sr. (a)
Francisco Sereno
Referência N/Referência Processo Data
a) V/Email de 17AGO12; 8599 040.01.02/12/DO 06SET12
b) Email nº 5252, CO, de 17AGO12.
ASSUNTO: CHAPA DE MATRÍCULA DE MOTOCICLOS - ESCLARECIMENTO
Acusamos a receção do documento em referência, o qual mereceu a nossa melhor atenção.
Sobre o assunto tratado no seu e-mail em referência, encarrega-me o Exmº. Comandante Operacional de informar V. Exª. que de acordo com a legislação vigente em Portugal, efetivamente, o modelo de chapa de matrícula aprovado para utilização em motociclos, não contempla a indicação do país de emissão
Relativamente ao regime jurídico vigente noutros países, o Comando desta Guarda desconhece se a indicação, na chapa de matrícula, do país de emissão, é obrigatória.
Pese embora não tenhamos conhecimento de relato de autuações por falta de indicação do país de emissão, nas chapas de matrícula, pelo menos em Estados-Membros da União Europeia, contudo, aconselhamos que se dirija ao IMTT, entidade administrativa com competência na matéria em apreço, afim de ser devidamente esclarecido.
Com os melhores cumprimentos,
Luís Branco
Tenente - Coronel
Divisão de Trânsito e Segurança Rodoviária
Direcção de Operações
Comando Operacional
Comando Geral/GNR
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Aguardo pacientemente uma resposta do IMTT.
Claro que, pelo sim pelo não, vou acabar por colar a letra P no bacalhau, mas não o deveria fazer por receio mas sim porque deveria estar esclarecido de que assim o devo fazer.
Beijos ás ninas e abraços aos ninos
_convivio_ scooter_
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Abri este novo tópico apenas para não sobrecarregar o já existente, e porque também tem ligeiras diferenças no conteudo. Espero estar correto no meu raciocínio.
_convivio_
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Resumindo ngm sabe nada _Zang_ so mesmo em _pt_
Espera sentado pela Resposta do IMTT _Rolley_
Vai dando noticias _pol_
Boas cruvas
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Boas!
A cerca de um ano enviei email para imtt e abri tópico:
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=5650.msg70425#msg70425
A resposta está lá
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Boa noite Companheiro,
Depende do país no qual pretendas circular com a maxi, em Espanha a legislação é clara, não dispondo a matrícula da identificação do país é obrigatória a afixação do autocolante.
Já postei cópia da legislação, esta até refere as dimensões do autocolante e da letra.
Artículo 50. Placas de matrícula, distintivos y documentación.
1. Vehículos a motor matriculados en España y sus remolques:
a) Todo vehículo a motor matriculado en España que haya de circular por las vías públicas del extranjero deberá llevar, en su parte posterior, además de la placa de matrícula nacional, el signo distintivo de su nacionalidad española. En el caso de que el vehículo a motor vaya seguido de uno o más remolques, tanto la matrícula como el signo distintivo deberán figurar, además, en la parte posterior del remolque único o último.
El signo distintivo de la nacionalidad española del vehículo se ajustará en cuanto a sus caracteres, dimensiones y colocación a lo dispuesto en el anexo XI.
b) Los conductores de los vehículos mencionados deberán llevar el permiso de circulación expedido por las Jefaturas de Tráfico con arreglo al artículo 28 de este Reglamento.
2. Vehículos a motor extranjeros matriculados en Estados parte en el Convenio Internacional de Ginebra y sus remolques:
a) De conformidad con lo acordado en el Convenio Internacional de Ginebra, de 19 de septiembre de 1949, sobre circulación por carretera, los vehículos a motor matriculados en cualquiera de los Estados parte en el mismo podrán circular por las vías públicas españolas cuando llevaren en su parte posterior, al menos, e inscrito en una placa o en el propio vehículo, el número de matrícula atribuido a éste por la autoridad competente de su país. Cuando vaya seguido de uno o de varios remolques, el remolque único o último habrá de llevar a su vez, en su parte posterior, el número de matrícula del vehículo tractor o un número de matrícula propio.
La composición del número de matrícula y la forma en que ésta haya de exhibirse son las determinadas en el anejo 3 del referido Convenio Internacional.
Salvo en aquellos casos en que figuren inscritos en sus placas de matrícula la sigla distintiva del Estado de la Unión Europea al que pertenecen y el símbolo representativo de la bandera de aquélla de acuerdo con la reglamentación que se recoge en el anexo I, los vehículos a motor aludidos deberán llevar, además, en su parte posterior el signo distintivo de la nacionalidad de su matrícula. Cuando vaya seguido de uno o de varios remolques, el signo distintivo deberá repetirse detrás del remolque único o último.
El signo distintivo de la nacionalidad extranjera del vehículo se ajustará en cuanto a sus caracteres, dimensiones y colocación a lo dispuesto en el anexo XI.
b) Los conductores de los vehículos a motor a que se refiere este apartado deberán ser portadores del certificado de matrícula, expedido por las autoridades competentes de su país o por una asociación legalmente habilitada al efecto.
En estos certificados deberá figurar, por lo menos, el número de matrícula del vehículo, el nombre o marca del constructor de éste, el número de fabricación y el número de serie del constructor y la fecha en que el vehículo fue primeramente matriculado, así como el nombre, apellidos y domicilio permanente del titular del certificado.
Los certificados de matrícula expedidos en las condiciones precedentes serán aceptados en España como presunción legal de la exactitud de los datos correspondientes.
c) Los vehículos a motor que procedentes de Estados parte en el Convenio hayan de circular por España deberán llevar las siguientes marcas de identificación:
1. El nombre o marca del fabricante.
2. En el chasis o, a falta de chasis, en la carrocería, el número de identificación o de serie del fabricante.
3. En el motor, el número de fabricación del motor, si el fabricante lo estampa en él.
Para los remolques, las indicaciones mencionadas en los números 1 y 2, o bien una marca de identificación asignada al remolque por la autoridad competente del país de procedencia.
Las marcas mencionadas deberán estar en lugares accesibles y ser fácilmente legibles y de difícil modificación o supresión.
3. Vehículos a motor extranjeros matriculados en Estados que no sean parte del Convenio Internacional de Ginebra y sus remolques:
Los vehículos a motor matriculados en cualquiera de los Estados que no sean parte del de Ginebra, de 19 de septiembre de 1949, podrán circular en España bien en las condiciones previstas en el apartado anterior, bien en las establecidas en el Convenio Internacional de Viena de 8 de noviembre de 1968 si se trata de Estados parte en este Convenio, o en las que se indiquen en particulares Convenios Internacionales.
El signo distintivo de la nacionalidad extranjera de los vehículos pertenecientes al Convenio Internacional de Viena se ajustará en cuanto a sus caracteres, dimensiones y colocación a lo dispuesto en el anexo XI y, en su caso, a la reglamentación que se recoge
Fonte: REAL DECRETO 2822/1998, DE 23 DE DICIEMBRE
Abraço
VS
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Boas Tardes Companheiros.
Tomo a liberdade de "reavivar" este tópico, devido ao facto que passo a explicar.
No início do ano que vem vou trabalhar para o estrangeiro, mais concretamente para Gibraltar, mas vou residir em Espanha.
Agora que sei o bom que é andar de mota, não faço intenções de levar o carro, mas sim a minha fiel amiga Joyride para este nova aventura além fronteiras.
Depois de algunas horas de pesquisa infrutífera, venho então apelar à sabedoria colectiva desta comunidade, para me ajudar a esclarecer as seguintes dúvidas:
1 - Posso circular à vontade com a minha scooter, mantendo a matrícula PT!
(Aqui acho que a resposta é obvia, pelo que foi escrito neste tópico, só preciso de identificar claramente a minha Joyride como sendo de PT, com o tal tóclante "P")
2 - Preciso de vir à fronteira de x em x meses?!
3 - Posso/Devo manter seguro e registo em PT!?
Obrigado pela ajuda!
Saudações Motociclísticas
FCalcada
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Antes de mais bom ano.
Já que voltaram a este tópico volto a reforçar que pelos vistos é mesmo necessário o uso do P na matrícula.
Fui o ano passado a Saint-tropez com o pessoal das Harleys e na semana passada alguns dos meus colegas receberam uma multa passada pela bofia francesa por matrícula ilegal (eu ainda não recebi... mas quase de certeza que serei mais um...). já agora, a multa é de 280€.
Como este ano o encontro europeu da Harley é em Roma, o HOG europeu emitiu um aviso que fala na obrigatoriedade da mota estar identificada com o país de origem pela letra correspondente a convenção bla-bla-bla na matrícula para passar em Espanha, França e Itália.
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Boa tarde companheiros
Eu já vi por cá várias informações relativamente aos dísticos com a letra P nomeadamente um tópico em que houve uma iniciativa por parte do companheiro Élio de mandar fazer, salvo erro, 70 autocolantes mas com dimensões inferiores à norma UE, que são uns enormes 17,5 cm x 11,5 cm.
A minha questão é esta, os companheiros que adquiriram na altura os dísticos já foram abordados pelos nuestros hermanos e se por ventura implicaram com as dimensões inferiores dos mesmos?
Boas curvas
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Estive no passado Sábado em Badajoz e Olivença mas ninguém me disse nada, por isso, não sei qual será o comportamento deles...
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Por acaso estou a pensar também ir a Badajoz com a minha pendura e estou com um certo receio, o espaço que a SYM GTS tem entre a matricula e o refletor são uns magros 7 cm, colocar um dístico de 11,5cm ou tapo a matricula ou tapo o refletor _martelada_ _martelada_ _martelada_ _martelada_ não faz sentido.
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Ainda este ano, penso dar uma volta bastante grande em Espanha e também estou apreensivo com este assunto.
Depois de muito investigar, ler informações contraditórias _pensador_ e ver entidades oficiais a passarem a bola e a dizerem "NIM" _martelada_,parece-me que tudo se reduz a isto:
-Em Portugal a matricula não pode ter o "P"
-Em Espanha a matricula tem de ter o "P"
Quando falo em matricula é mesmo na chapa de matricula (á semelhança das matriculas dos carros). Ter o autocolante do "P" na moto pode minimizar a coisa mas estaremos sempre dependentes da boa vontade da Policia Espanhola (se for esta a opção o autocolante NÃO deve ser colocado numa parte movivel da moto como o top-case, side-case etc)
Resumindo:
Ou ando com uma matricula ilegal em Portugal ou ando com uma matricula ilegal em Espanha. Parece-me que é isto. >:( >:( >:( _martelada_ _martelada_ _martelada_
Confirmam ?
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Ou então podemos sempre ter as duas matrículas, a sem P para o nosso país e uma com o P para os restantes da UE _Rolley_ _Rolley_ _martelada_ _martelada_ _martelada_ _martelada_ _martelada_ _martelada_ _lol_ _lol_ _lol_
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Já fui a Espanha com o autocolante produzido pelo Élio no bacalhau da PCX e não houve qualquer problema. Se não tivesse o autocolante também não teria problemas porque não vi nenhum agente da autoridade espanhola...
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-Em Portugal a matricula não pode ter o "P"
-Em Espanha a matricula tem de ter o "P"
Quando falo em matricula é mesmo na chapa de matricula (á semelhança das matriculas dos carros). Ter o autocolante do "P" na moto pode minimizar a coisa mas estaremos sempre dependentes da boa vontade da Policia Espanhola (se for esta a opção o autocolante NÃO deve ser colocado numa parte movivel da moto como o top-case, side-case etc)
Resumindo:
Ou ando com uma matricula ilegal em Portugal ou ando com uma matricula ilegal em Espanha. Parece-me que é isto. >:( >:( >:( _martelada_ _martelada_ _martelada_
Confirmam ?
O que eu penso:
- A matrícula da mota tem de ser sempre conforme as leis do País a que pertence.
- Para nos deslocarmos a um País estrangeiro, como a nossa matrícula não tem o "P", devemos colocar um autocolante com a respectiva indicação do País.
Como é que podemos ter uma matrícula com o "P" para ir a Espanha se essa matrícula cá é ilegal?
Imaginemos que vamos fazer uma viagem a França, por ex. Em Portugal, temos a nossa matrícula, em Espanha "dizem" que tem de ter o "P", em França "exigem" uma outra matrícula diferente...
Perante isto andamos com várias matrículas?
Passando para o lado dos enlatados. Já alguém teve problemas de circulação em qualquer País por as matrículas não terem o "P" (estou-me a referir às matrículas antigas)? Alguns (a maioria) nem o autocolante têm.
Por isso, penso que com as motas passa-se precisamente o mesmo.
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Consultar este port: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=5650.msg159188#msg159188
E este tópico (no qual o post acima está incluído): http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=5650.msg70425#msg70425
Para aceder à informação detalhada sobre a legislação espanhola ver este post: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=12228.msg155708#msg155708
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O que eu penso:
- A matrícula da mota tem de ser sempre conforme as leis do País a que pertence.
- Para nos deslocarmos a um País estrangeiro, como a nossa matrícula não tem o "P", devemos colocar um autocolante com a respectiva indicação do País.
Como é que podemos ter uma matrícula com o "P" para ir a Espanha se essa matrícula cá é ilegal?
Imaginemos que vamos fazer uma viagem a França, por ex. Em Portugal, temos a nossa matrícula, em Espanha "dizem" que tem de ter o "P", em França "exigem" uma outra matrícula diferente...
Perante isto andamos com várias matrículas?
Passando para o lado dos enlatados. Já alguém teve problemas de circulação em qualquer País por as matrículas não terem o "P" (estou-me a referir às matrículas antigas)? Alguns (a maioria) nem o autocolante têm.
Por isso, penso que com as motas passa-se precisamente o mesmo.
apra,
Quando disse que ou circulava com uma matricula ilegal em Portugal ou com uma matricula ilegal em Espanha, estava a ser irónico (desculpa talvez me devesse ter explicado melhor).
É evidente que o veiculo tem de ter a matricula legal do País onde está matriculado.
E aqui é que está o problema porque neste caso essa matricula não é "reconhecida" em Espanha.
Em relação ao que dizes no caso dos automóveis a coisa é diferente.
Essas matriculas que falas são antigas e estão em conformidade com a lei cá e em Espanha.
Se uma moto for muito antiga também não vai ter problemas.
O problema é em veículos matriculados "recentemente" (isto é, desde que as matriculas passaram a ter a indicação do País de origem).
Espanha (bem como outros Paises da UE) quando aprovaram as matriculas com indicação do País, para os carros tambem o fizeram para as motos...Portugal só o fez para os carros.
Isso é que agora origina este problema.
Não sei se me estou a fazer entender ?
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Consultar este port: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=5650.msg159188#msg159188
E este tópico (no qual o post acima está incluído): http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=5650.msg70425#msg70425
Para aceder à informação detalhada sobre a legislação espanhola ver este post: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=12228.msg155708#msg155708
Obrigado Saboga
Já tinha lido esse tópico mas há companheiros motociclistas que apesar de levarem o "P" colado na moto continuam a ter problemas em Espanha. Não sei se por falta de informação (formação) da Policia ESpanhola ou por causa de alguma outra legislação vigente _pensador_
O problema obviamente terá uma solução se alguém for autuado indevidamente e a seguir fizer uma reclamação.
O problema que vejo aqui é alguém ser autuado (mesmo que indevidamente) porque as coimas em Espanha tem de ser pagas logo na altura. Mais tarde até me podem dar razão mas parte do "guito" das férias ficou logo com o homem da farda _thumbdown_
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Obrigado Saboga
Já tinha lido esse tópico mas há companheiros motociclistas que apesar de levarem o "P" colado na moto continuam a ter problemas em Espanha. Não sei se por falta de informação (formação) da Policia ESpanhola ou por causa de alguma outra legislação vigente _pensador_
O problema obviamente terá uma solução se alguém for autuado indevidamente e a seguir fizer uma reclamação.
O problema que vejo aqui é alguém ser autuado (mesmo que indevidamente) porque as coimas em Espanha tem de ser pagas logo na altura. Mais tarde até me podem dar razão mas parte do "guito" das férias ficou logo com o homem da farda _thumbdown_
Companheiro.
A grande maioria dos problemas existentes em espanha prende-se com o local onde o autocolante está fixado e com as caracteristicas do próprio autocolante. Como bons tugas que somos, existem autocolantes a circular com tudo e mais alguma coisa.
Contudo, a percentagem de motociclistas portugueses que tem problemas em terras espanholas é diminuta.
Que me recorde, no CPM ninguem teve qualquer problema.
Concordo quando se refere que tudo seria muito mais fácil que as matrículas dos motociclos em PT fossem iguais às dos restantes paises da EU.
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Companheiro.
A grande maioria dos problemas existentes em espanha prende-se com o local onde o autocolante está fixado e com as caracteristicas do próprio autocolante. Como bons tugas que somos, existem autocolantes a circular com tudo e mais alguma coisa.
Contudo, a percentagem de motociclistas portugueses que tem problemas em terras espanholas é diminuta.
Que me recorde, no CPM ninguem teve qualquer problema.
Concordo quando se refere que tudo seria muito mais fácil que as matrículas dos motociclos em PT fossem iguais às dos restantes paises da EU.
Obrigado Saboga _pol_
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Consultar este port: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=5650.msg159188#msg159188
E este tópico (no qual o post acima está incluído): http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=5650.msg70425#msg70425
Para aceder à informação detalhada sobre a legislação espanhola ver este post: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=12228.msg155708#msg155708
Obrigado, Saboga.
Já tinha lido isso quando há quase dois anos se colocou também esse problema sobre os P's.
Quando eu disse:
O que eu penso:
- A matrícula da mota tem de ser sempre conforme as leis do País a que pertence.
- Para nos deslocarmos a um País estrangeiro, como a nossa matrícula não tem o "P", devemos colocar um autocolante com a respectiva indicação do País.
Foi também baseado na lei espanhola que diz:
"2. Vehículos a motor extranjeros matriculados en Estados parte en el Convenio Internacional de Ginebra y sus remolques:
a) De conformidad con lo acordado en el Convenio Internacional de Ginebra, de 19 de septiembre de 1949, sobre circulación por carretera, los vehículos a motor matriculados en cualquiera de los Estados parte en el mismo podrán circular por las vías públicas españolas cuando llevaren en su parte posterior, al menos, e inscrito en una placa o en el propio vehículo, el número de matrícula atribuido a éste por la autoridad competente de su país. Cuando vaya seguido de uno o de varios remolques, el remolque único o último habrá de llevar a su vez, en su parte posterior, el número de matrícula del vehículo tractor o un número de matrícula propio.
La composición del número de matrícula y la forma en que ésta haya de exhibirse son las determinadas en el anejo 3 del referido Convenio Internacional.
Salvo en aquellos casos en que figuren inscritos en sus placas de matrícula la sigla distintiva del Estado de la Unión Europea al que pertenecen y el símbolo representativo de la bandera de aquélla de acuerdo con la reglamentación que se recoge en el anexo I, los vehículos a motor aludidos deberán llevar, además, en su parte posterior el signo distintivo de la nacionalidad de su matrícula. Cuando vaya seguido de uno o de varios remolques, el signo distintivo deberá repetirse detrás del remolque único o último.
El signo distintivo de la nacionalidad extranjera del vehículo se ajustará en cuanto a sus caracteres, dimensiones y colocación a lo dispuesto en el anexo XI".
Este anexo XI, diz que:
"3. El signo distintivo de la nacionalidad extranjera deberá estar compuesto de una a tres letras, mayúsculas en caracteres latinos, pintadas sobre una elipse, debiendo ajustarse sus dimensiones, color y características técnicas a lo que se indica a continuación:
Las letras tendrán una altura máxima de 80 mm y la anchura mínima de sus trazos será de 10 mm. Deberán estar pintadas en negro sobre fondo blanco de forma elíptica con el eje mayor en posición horizontal".
Resumindo:
Podemos circular legalmente em Espanha desde que tenhamos o autocolante com a letra "P" dentro das medidas exigidas pela lei espanhola.
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Obrigado, Saboga.
Já tinha lido isso quando há quase dois anos se colocou também esse problema sobre os P's.
Quando eu disse:
Foi também baseado na lei espanhola que diz:
"2. Vehículos a motor extranjeros matriculados en Estados parte en el Convenio Internacional de Ginebra y sus remolques:
a) De conformidad con lo acordado en el Convenio Internacional de Ginebra, de 19 de septiembre de 1949, sobre circulación por carretera, los vehículos a motor matriculados en cualquiera de los Estados parte en el mismo podrán circular por las vías públicas españolas cuando llevaren en su parte posterior, al menos, e inscrito en una placa o en el propio vehículo, el número de matrícula atribuido a éste por la autoridad competente de su país. Cuando vaya seguido de uno o de varios remolques, el remolque único o último habrá de llevar a su vez, en su parte posterior, el número de matrícula del vehículo tractor o un número de matrícula propio.
La composición del número de matrícula y la forma en que ésta haya de exhibirse son las determinadas en el anejo 3 del referido Convenio Internacional.
Salvo en aquellos casos en que figuren inscritos en sus placas de matrícula la sigla distintiva del Estado de la Unión Europea al que pertenecen y el símbolo representativo de la bandera de aquélla de acuerdo con la reglamentación que se recoge en el anexo I, los vehículos a motor aludidos deberán llevar, además, en su parte posterior el signo distintivo de la nacionalidad de su matrícula. Cuando vaya seguido de uno o de varios remolques, el signo distintivo deberá repetirse detrás del remolque único o último.
El signo distintivo de la nacionalidad extranjera del vehículo se ajustará en cuanto a sus caracteres, dimensiones y colocación a lo dispuesto en el anexo XI".
Este anexo XI, diz que:
"3. El signo distintivo de la nacionalidad extranjera deberá estar compuesto de una a tres letras, mayúsculas en caracteres latinos, pintadas sobre una elipse, debiendo ajustarse sus dimensiones, color y características técnicas a lo que se indica a continuación:
Las letras tendrán una altura máxima de 80 mm y la anchura mínima de sus trazos será de 10 mm. Deberán estar pintadas en negro sobre fondo blanco de forma elíptica con el eje mayor en posición horizontal".
Resumindo:
Podemos circular legalmente em Espanha desde que tenhamos o autocolante com a letra "P" dentro das medidas exigidas pela lei espanhola.
A questão que se coloca é apenas esta... Faz lá o tal P com as dimensões que nuestros hermanos pedem, coloca-lhe a elíptica ou o tal circulo oval que também é pedido, e depois diz lá em que sítio é que o vais colar na traseira da moto.
Tem em atenção que não podes colar o autocolante em partes móveis (Top Case ou malas laterais).
Daí eu ter feito aqueles, mais pequenos.
Também na ocasião pensei em colocar as estrelas dos estados membros de um lado e a bandeira Portuguesa do outro, como se vê por aí... já ão corresponde ao que a lei diz.
Por isso, fiz o mais simples possível, fomos bastantes a Espanha por essa ocasião e cruzá-mo-nos com La Guardia e não aconteceu nada.
Será do local onde o autocolante é colado?
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Élio, eu tenho um dos que fizeste. Não consegui descobrir se eles exigem uma medida mínima para o autocolante, porque nesta parte que aqui coloquei do anexo XI só diz que "Las letras tendrán una altura máxima de 80 mm y la anchura mínima de sus trazos será de 10 mm". Perante isto penso que os teus devem estar correctos... _pensador_
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Élio, eu tenho um dos que fizeste. Não consegui descobrir se eles exigem uma medida mínima para o autocolante, porque nesta parte que aqui coloquei do anexo XI só diz que "Las letras tendrán una altura máxima de 80 mm y la anchura mínima de sus trazos será de 10 mm". Perante isto penso que os teus devem estar correctos... _pensador_
Não tenho a certeza... mas acho que não estão. Estão apenas à proporção.
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Existe este Tópico ..... leiam que penso que ajuda ... ou não _pensador_
Link --> Matricula - Circular de Scooters/mota noutros Países (http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=5650.msg70425#msg70425)
Boas curvas
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A minha questão é esta, os companheiros que adquiriram na altura os dísticos já foram abordados pelos nuestros hermanos e se por ventura implicaram com as dimensões inferiores dos mesmos?
Várias vezes e nunca implicaram!
Quando digo várias vezes, são mesmo muitas _careta_
Editado:
Também já andei de maxi com o mesmo "P" sem qualquer problema em Andorra, França, Mónaco, Itália, Eslovénia, Croácia e Pais Basco _Rolley_
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Existe este Tópico ..... leiam que penso que ajuda ... ou não _pensador_
Link --> Matricula - Circular de Scooters/mota noutros Países (http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=5650.msg70425#msg70425)
Boas curvas
Parece-me que a coisa é bem mais complicada, e não é bem como explica a srª do IMTT nesse tópico.
Vejamos aqui http://dre.pt/pdf1sdip/2010/09/17800/0400904050.pdf (http://dre.pt/pdf1sdip/2010/09/17800/0400904050.pdf) a transcrição para Portugal da Convenção.
O que aqui se estabelece é válido em qualquer país aderente da Convenção.
E nas páginas 19 / 20 do PDF (Anexo 3, nº 4) são referidas as dimensões do distico para motociclos e automóveis.
E aqui é que discordo do mail da Margarida Alexandre do IMTT. (O distico "P" apresentado é absolutamente minorca em relação ao que diz a convenção; já o "L" me parece consentâneo com a lei. )
As dimensões estabelecidas são de 17,5 cm e 24 cm no eixo maior da elipse, para motociclos e automoveis respectivamente.
Um verdadeiro lençol.
Creio não haver local na traseira da moto para o colocar...
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As dimensões estabelecidas são de 17,5 cm e 24 cm no eixo maior da elipse, para motociclos e automoveis respectivamente.
Um verdadeiro lençol.
Creio não haver local na traseira da moto para o colocar...
_lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
Não consigo parar de rir
_lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
Vou já mandar fazer uma asa delta dessas para a minha OLga _lool_ _lol_
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Penso que não existe dúvida em relação às exigências que nos são impostas, não mudar nada na matricula e aplicar o dito lençol 17,5cmx11,5cm em forma de elipse branca (sem rebordo preto, sem estrelinhas, sem fundo azul e sem bandeirinhas) e com um P com 1cm de espessura e em preto.
O que eu gostaria de saber, era se algum dos nossos companheiros mais viajados (estilo Cristina... já li Tugas sem juizo _pol_ _pol_ _pol_) tiveram algum percalço com as autoridades por causa das reduzidas dimensões do dístico. É lógico que podemos apanhar um sr agente mais rigoroso ou que acordou com os pés de fora e nesse caso... mas segundo o que já li ainda não encontrei nenhum relato de um companheiro que tenha sido multado porque o referido tó não ter as ditas medidas xpto... ou de facto há?
Obrigado
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Andam a discutir o sexo dos anjos?
Querem ter uma matricula estilo as motos alemãs em que isso sim é que é um bacalhau?
Querem que se altere a lei e eles obriguem a todos mudarmos para matriculas tipo "lençol" ca em Portugal?
Vamos la a ver: Excepto o pessoal que mora perto da fronteira (e la pode ir frequentemente encher o depósito, por exemplo), quem é que vai frequentemente a Espanha? 1 vez por ano? 2 vezes por ano? 10 vezes por ano?
E vale a pena estarem-se a chatear por uma letrinha na matricula? Acham que a Guardia Civil assim que souber que não somos Espanhóis nos vão chatear com esse assunto? E se multarem? Pois que multem e que passem logo a mesma em nome do Estado Português que não sabe fazer as coisas, mesmo estando dentro da CE.
Já agora, vocês também vão comprar 2 coletes reflectores quando vão a Espanha? E o kit de luzes de substituição?
Ah, é que lá é obrigatório e sendo assim, também temos de os levar na moto/scooter!
Um abraço e boas curvas,
JpC
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Várias vezes e nunca implicaram!
Quando digo várias vezes, são mesmo muitas _careta_
Editado:
Também já andei de maxi com o mesmo "P" sem qualquer problema em Andorra, França, Mónaco, Itália, Eslovénia, Croácia e Pais Basco _Rolley_
Eu IDEM..... _Rolley_ ...com direito a sopros no balão e tudo.... _lol_
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Contudo, a percentagem de motociclistas portugueses que tem problemas em terras espanholas é diminuta.
Que me recorde, no CPM ninguem teve qualquer problema.
_pol_ _pol_ _pol_
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Eu IDEM..... _Rolley_ ...com direito a sopros no balão e tudo.... _lol_
_pol_ _pol_ _pol_
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Várias vezes e nunca implicaram!
Quando digo várias vezes, são mesmo muitas _careta_
Editado:
Também já andei de maxi com o mesmo "P" sem qualquer problema em Andorra, França, Mónaco, Itália, Eslovénia, Croácia e Pais Basco _Rolley_
Tás a falar do "meu" P ??? Bemmmm _pol_ _pol_ _pol_
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Andam a discutir o sexo dos anjos?
Querem ter uma matricula estilo as motos alemãs em que isso sim é que é um bacalhau?
Querem que se altere a lei e eles obriguem a todos mudarmos para matriculas tipo "lençol" ca em Portugal?
Vamos la a ver: Excepto o pessoal que mora perto da fronteira (e la pode ir frequentemente encher o depósito, por exemplo), quem é que vai frequentemente a Espanha? 1 vez por ano? 2 vezes por ano? 10 vezes por ano?
E vale a pena estarem-se a chatear por uma letrinha na matricula? Acham que a Guardia Civil assim que souber que não somos Espanhóis nos vão chatear com esse assunto? E se multarem? Pois que multem e que passem logo a mesma em nome do Estado Português que não sabe fazer as coisas, mesmo estando dentro da CE.
Já agora, vocês também vão comprar 2 coletes reflectores quando vão a Espanha? E o kit de luzes de substituição?
Ah, é que lá é obrigatório e sendo assim, também temos de os levar na moto/scooter!
Um abraço e boas curvas,
JpC
Olha companheiro, aquilo que é o "sexo dos anjos" para ti pode ser importante para outros.
Nem devia ser preciso dar grandes explicações mas aqui vai:
Eu por exemplo vou estar a circular de scooter em Espanha durante 4 a 5 semanas e estou a tentar perceber se corro o risco de ser multado ou não. 2 ou 3 multas (penso que a multa é de 200€) podem comprometer a minha estadia lá.
Desculpa lá ser um gajo pobrezinho.
Em relação às matriculas alemãs e não sei o quê mais, eu não quero nem deixo de querer...o que quero é poder circular sem problemas. Daí ter colocado a questão.
Pena é, que sabendo tu tanto da legislação em vigor em Espanha não possas dar um contributo mais válido para quem aqui pediu ajuda.
Fica bem
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Já agora, vocês também vão comprar 2 coletes reflectores quando vão a Espanha? E o kit de luzes de substituição?
Ah, é que lá é obrigatório e sendo assim, também temos de os levar na moto/scooter!
JpC
Eu tenho... tudo. _Rolley_
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vão comprar 2 coletes reflectores quando vão a Espanha? E o kit de luzes de substituição?
Ah, é que lá é obrigatório e sendo assim, também temos de os levar na moto/scooter!
Um abraço e boas curvas,
JpC
Viva João,
Só é obrigatório para os veículos de matrícula espanhola, para "turistas não.
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Viva João,
Só é obrigatório para os veículos de matrícula espanhola, para "turistas não.
Eles ao olharem para mim podem achar que sou Marroquino e lixam-me.
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Eles ao olharem para mim podem achar que sou Marroquino e lixam-me.
Com o shemague colocado _pol_
Uma ajuda, apesar de nao referir as motas.
http://www.acp.pt/o-clube/turismo-e-lazer/viajar-de-carro/viajar-pelo-mundo/informacoes-turisticas
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Info: O topico criado pelo DC foi unido a este já existente. Era desnecessário coexistirem dois a falarem do mesmo. MY bad! lol
Obrigado AXE e Saboga por entretanto ajudarem os membros com o reencaminhamento para este tópico e tentarem esclarecer as duvidas! _pol_
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A questão que se coloca é apenas esta... Faz lá o tal P com as dimensões que nuestros hermanos pedem, coloca-lhe a elíptica ou o tal circulo oval que também é pedido, e depois diz lá em que sítio é que o vais colar na traseira da moto.
Élio, seguindo o teu "conselho" fiz o P com as dimensões que dizem ser as legais (17,5cm x 11,5cm).
É realmente um tamanho exagerado (eu já sabia isso) mas na minha scooter que tem um bacalhau tipo graúdo _lol_ até pensava que ficasse pior. O problema será mesmo nessas que têm o bacalhau do tipo miúdo ou corrente _pensador_ .
(https://lh5.googleusercontent.com/-BN9uzUN2zRs/U43fqfo6eYI/AAAAAAAAAE0/7CBmi8K6Bpw/s512/DSCF8105.JPG)
Apesar de tudo, prefiro este que fizeste _pol_
(https://lh4.googleusercontent.com/-QpHKVf_bClQ/U43fqWq9xoI/AAAAAAAAAE4/W7yfmu6i9Mg/s512/DSCF8106.JPG)
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Posso estar enganado, mas para as motos e scooters, acho que pode reduzir até aos 12,5 cm, certo?
Sempre fica melhor.
Editado:
Se lermos o que diz a lei espanhola, podemos reduzir o tamanho da eliptica e a altura máxima é de 80 mm e os traços 10mm.
Nada diz que não podemos fazer mais pequeno, desde que o traço tenha 10 mm. E desde que a elíptica tenha 17,5 cm x 11,5.
Las letras tendrán una altura máxima de 80 mm y la anchura mínima de sus trazos será de 10 mm. Deberán estar pintadas en negro sobre fondo blanco de forma elíptica con el eje mayor en posición horizontal.
En los signos distintivos de las motocicletas, tanto si constan de una como de dos o tres letras, las dimensiones de la elipse podrán reducirse a 175 mm de ancho por 115 mm de alto.
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Ainda não consegui ter acesso à lei onde vem isso mas 12,5cm já sería um tamanho aceitável.
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Ainda não consegui ter acesso à lei onde vem isso mas 12,5cm já sería um tamanho aceitável.
O que está em itálico, foi retirado da lei espanhola.
Os 12,5 estão errados
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Respondemos os dois ao mesmo tempo e, por isso, disse que
Ainda não consegui ter acesso à lei onde vem isso mas 12,5cm já sería um tamanho aceitável.
Agora, depois de ler que
las dimensiones de la elipse podrán reducirse a 175 mm de ancho por 115 mm de alto.
chego à conclusão que a medida mínima será mesmo os 17,5cm x 11,5cm... _confuso_
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Acho tudo muito estranho, para que serve o "P" se temos os documentos a provarem que a mota é de Portugal? Enfim, se tal é verdade, acho que é ridículo, desde quando sou obrigado a colocar autocolantes na minha mota??
A muitos anos atrás, passava férias de verão em Pedras negras, na galiza e levava sempre a scooter Peugeot 50cc que eu e a minha irmã tinhamos, dentro do carro lolll e andavamos as férias todas com a scooter e nunca houve qualquer problema com a polícia.
Mas, se a solução é colocar o "P", lá terá que ser, mas vou colocar um bem pequeno loll
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Companheiros:
Já tenho os P disponíveis em tamanho mais reduzido e visível.
Alguns companheiros nossos já andaram por Eapanha com modelos idênticos, foram parados pela polícia e não levantaram problemas.
Se precisarem é só avisar
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Acho tudo muito estranho, para que serve o "P" se temos os documentos a provarem que a mota é de Portugal? Enfim, se tal é verdade, acho que é ridículo, desde quando sou obrigado a colocar autocolantes na minha mota??
A muitos anos atrás, passava férias de verão em Pedras negras, na galiza e levava sempre a scooter Peugeot 50cc que eu e a minha irmã tinhamos, dentro do carro lolll e andavamos as férias todas com a scooter e nunca houve qualquer problema com a polícia.
Mas, se a solução é colocar o "P", lá terá que ser, mas vou colocar um bem pequeno loll
Não sei se aqui já foi dito, se tiver vou repetir um pouco.
A letra a identificar o país de matricula é obrigatório em qualquer País desde que a matricula não possua a letra a identificar o mesmo.
Significa o que:
As novas matriculas dos carros como nós sabemos já possuem aquele canto azul com a letra do país e as estrelas da união Europeia. Mas as da mota não podem ter. Logo colocamos o "P" para fazer essa identificação.
Claro está que se quiserem podem mandar fazer uma matrícula já com o canto azul MAS para Portugal vão estar a infringir a Lei. Tinham que estar a trocar sempre que passassem a fronteira.
Conclusão o Legislador em Portugal é do melhor que há. lol.
Acontece o mesmo nas matrículas inglesas, mas as inglesas abrangem tanto de Automóveis como de Motociclos. Nenhuma leva letra a identificar a Inglaterra. MAS O LEGISLADOR TEVE O CUIDADO DE INFORMAR QUE SEMPRE QUE QUALQUER VIATURA SAI DO PAÍS TEM DE LEVAR COM O TAL AUTOCOLANTE COM O CÓDIGO DE INGLATERRA.
Penso ter ajudado...
E sim circular em Espanha sem o tal "P" dá direito a multa e das grandes cerca de 200€. Agora vai de cada um se quer arriscar a que a viagem fique mais cara...E nunca se esqueçam se não pagarem logo, a mota não sai do sítio. Sobre os casos que dizem eu nunca tive problemas, nunca se esqueçam a Guardia Civil é como a Portuguesa muitas vezes nem se quer chatear...E isto não é no sentido pejorativo...Mais para dar umas abébias à malta e nós agradecemos...
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Acho tudo muito estranho, para que serve o "P" se temos os documentos a provarem que a mota é de Portugal? Enfim, se tal é verdade, acho que é ridículo, desde quando sou obrigado a colocar autocolantes na minha mota??
A muitos anos atrás, passava férias de verão em Pedras negras, na galiza e levava sempre a scooter Peugeot 50cc que eu e a minha irmã tinhamos, dentro do carro lolll e andavamos as férias todas com a scooter e nunca houve qualquer problema com a polícia.
Mas, se a solução é colocar o "P", lá terá que ser, mas vou colocar um bem pequeno loll
Companheiro:
Para que não tenhas qualquer duvida, sugiro uma leitura nos link's que deixo mais abaixo.
http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=CELEX:31998R2411:PT:HTML (http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=CELEX:31998R2411:PT:HTML)
Consultar este port: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=5650.msg159188#msg159188 (http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=5650.msg159188#msg159188)
E este tópico (no qual o post acima está incluído): http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=5650.msg70425#msg70425 (http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=5650.msg70425#msg70425)
Para aceder à informação detalhada sobre a legislação espanhola ver este post: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=12228.msg155708#msg155708 (http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=12228.msg155708#msg155708)
Este tema está farto de ser abordado. Portanto não basta ler apenas os comentários que se encontram na página. Este é talvez um dos temas que devido à discussão que tem originado se encontre mais completo, aqui no fórum
Cumprimentos
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É somente mais uma pérola da burocracia da União Europeia. Se estandardizaram as matrículas automóveis na União, por que não o fizeram com os motociclos? Poupar-se-ia esta macacada toda.
Hoje deve haver poucos países que não tenham uniformizado as matrículas automóveis de acordo com o "standard" europeu. O Reino Unido? Esses sempre estiveram com um pé dentro e outro fora da Europa, nem ao Euro pertencem (isto não é crítica, é inveja por não terem sido uns totós como nós que nos pusemos, "cantando e rindo", debaixo do traseiro da Alemanha).
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Assino em baixo ;)
É somente mais uma pérola da burocracia da União Europeia. Se estandardizaram as matrículas automóveis na União, por que não o fizeram com os motociclos? Poupar-se-ia esta macacada toda.
Hoje deve haver poucos países que não tenham uniformizado as matrículas automóveis de acordo com o "standard" europeu. O Reino Unido? Esses sempre estiveram com um pé dentro e outro fora da Europa, nem ao Euro pertencem (isto não é crítica, é inveja por não terem sido uns totós como nós que nos pusemos, "cantando e rindo", debaixo do traseiro da Alemanha).
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A quem possa interessar, encontrei um anúncio no OLX em que vendem estes dísticos a 2€:
http://vilanovadefamalicao.olx.pt/autocolante-vinil-distico-letra-p-para-motorizadas-iid-457207385
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A quem possa interessar, encontrei um anúncio no OLX em que vendem estes dísticos a 2€:
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Barato _mau_
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Há aqui uma coisa que ainda não consegui perceber:
Tudo bem, como as nossas matrículas não têm o "P", vamos te de o colocar quando vamos ao estrangeiro. _pol_
Agora, o problema é outro: imaginem que vão fazer um passeio por vários países. Em Espanha, as medidas "exigidas" são umas, em França são outras, e por aí fora... Como é que fazem? Andam com um para cada país?
Eu estou-me borrifando para isso. Uso um dos do Élio e chega perfeitamente.
Creio que nós é que estamos constantemente a criar um problema que, penso, não existe.
De todos os companheiros que já foram a Espanha (e outros países) ainda não houve problemas com nenhum por causa do "P"... _Rolley_
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Há aqui uma coisa que ainda não consegui perceber:
Tudo bem, como as nossas matrículas não têm o "P", vamos te de o colocar quando vamos ao estrangeiro. _pol_
Agora, o problema é outro: imaginem que vão fazer um passeio por vários países. Em Espanha, as medidas "exigidas" são umas, em França são outras, e por aí fora... Como é que fazem? Andam com um para cada país?
Eu estou-me borrifando para isso. Uso um dos do Élio e chega perfeitamente.
Creio que nós é que estamos constantemente a criar um problema que, penso, não existe.
De todos os companheiros que já foram a Espanha (e outros países) ainda não houve problemas com nenhum por causa do "P"... _Rolley_
Apra, penso que não percebes-te o teor completo do assunto.
Como as matriculas das motas não são permitidas em Portugal, apenas em Portugal, de ter o tal "P" em fundo azul como os carros. Quando nos deslocamos para fora do nosso País temos de fazer-nos identificar desta sigla...Logo colocamos o tal "P" preto em fundo branco oval. Ou então mandas fazer uma matricula normal igual à tua mas com o "P" no canto superior esquerdo como se fosse um carro...Claro está que esta mesma matricula não está homologada em Portugal, significa então que circulas na boa nos outros países mas não o podes fazer em Portugal.
Não tem a ver com medidas nem nada parecido...Apenas é obrigatório no estrangeiro os veículo terem uma sigla que identifique o país sempre que tal identificação não exista na matricula...
Esqueçam Espanha e não especifiquem o sentido das leis isto é para qualquer País...
Por estes motivos acima é que os ingleses são obrigados a circular fora de Inglaterra sempre com a Sigla, porque as matriculas deles (Amarelas) que são as homologadas lá, não tem a sigla do País...Logo não são legais fora de lá sem a tal sigla Pode ser autocolante ou até mesmo se mudarem a matricula e lá colocarem o dístico.
Acho que fui claro.
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Barato _mau_
Realmente, como diz o Saboga é barato _anjo_ _anjo_ _anjo_
A quem interessar, mandei fazer uns 300 e custam 0,20€ cada.
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Estou interessado em ficar com um. Como faço?
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Estou interessado em ficar com um. Como faço?
Uma questão de se combinar ou aparecer num encontro do pessoal
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Realmente, como diz o Saboga é barato _anjo_ _anjo_ _anjo_
A quem interessar, mandei fazer uns 300 e custam 0,20€ cada.
Eh lecas, também estou interessado.
2€ - 0,20€ = uma _vinho_ para o Élio e ainda sobra dinheiro
_lol_
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Há aqui uma coisa que ainda não consegui perceber:
Tudo bem, como as nossas matrículas não têm o "P", vamos te de o colocar quando vamos ao estrangeiro. _pol_
Agora, o problema é outro: imaginem que vão fazer um passeio por vários países. Em Espanha, as medidas "exigidas" são umas, em França são outras, e por aí fora... Como é que fazem? Andam com um para cada país?
Eu estou-me borrifando para isso. Uso um dos do Élio e chega perfeitamente.
Creio que nós é que estamos constantemente a criar um problema que, penso, não existe.
De todos os companheiros que já foram a Espanha (e outros países) ainda não houve problemas com nenhum por causa do "P"... _Rolley_
Mais vale colocar um dístico digital com um interruptor on/off, hehe _lol_
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Repescando aqui o tópico,já vi que fora de Portugal temos de ter o "p " na matrícula senão podemos ter direito a coima.
Pergunto se alguém tem algo disponível para venda?
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Marco, muitas vezes os concessionários têm e entregam aos clientes que lhes pedem.
Eu pelo menos arranjei aqui em Évora dessa forma há uns tempos...via concessionário. :)
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Marco, muitas vezes os concessionários têm e entregam aos clientes que lhes pedem.
Eu pelo menos arranjei aqui em Évora dessa forma há uns tempos...via concessionário. :)
Bem pensado,vou tentar...
Grato pela dica Isaac
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Repescando aqui o tópico,já vi que fora de Portugal temos de ter o "p " na matrícula senão podemos ter direito a coima.
Pergunto se alguém tem algo disponível para venda?
Desculpem mas não percebi, fala-se ter um P na mota ou na matrícula?
São coisas diferentes
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Como as matriculas de mota não teem o "P" deves então por o "P" autocolante na traseira da mota perto da matricula. _pol_
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Desculpem mas não percebi, fala-se ter um P na mota ou na matrícula?
São coisas diferentes
Eu referia a matrícula mas se pode ser como diz o Olívio....
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Não é uma questão de poder ser. O "P" azul colocado na matrícula das motas (como nas matrículas dos carros) é ilegal.
A única alternativa é o autocolante do "P" preto com fundo branco e de forma oval na mota (numa parte não-amovível. Na top-case, por exemplo não pode ser).
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Exatamente, por isso quis separar as coisas. A matrícula é definida por lei e não pode ser alterada. Por isso existe um baixo assinado para alterar a lei. Outra coisa é o uso de um autocolante para identificar o país de origem, que é obrigatório em alguns países.
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A única alternativa é o autocolante do "P" preto com fundo branco e de forma oval na mota (numa parte não-amovível. Na top-case, por exemplo não pode ser).
Ora ai está uma boa questão, eu sei que na top não pode ser, mas eu tenho o "P" na top porque não existe mais nenhum sitio para o colocar
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Exatamente, por isso quis separar as coisas. A matrícula é definida por lei e não pode ser alterada. Por isso existe um baixo assinado para alterar a lei. Outra coisa é o uso de um autocolante para identificar o país de origem, que é obrigatório em alguns países.
Bom dia moto2cool, por acaso podes dizer onde está esse " existe um baixo assinado para alterar a lei. " para eu poder ir assinar e assim ser mais um aderir a ese pedido de alteração.
_pol_
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Bom dia moto2cool, por acaso podes dizer onde está esse " existe um baixo assinado para alterar a lei. " para eu poder ir assinar e assim ser mais um aderir a ese pedido de alteração.
_pol_
É este o abaixo assinado: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,33022.0.html (http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,33022.0.html)
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Obrigado Carlujo, já assinei. _pol_
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Ainda no seguimento deste tópico fica aqui mais uma noticia do famoso P
https://mototurismoadois.wordpress.com/dicas-de-mototurismo/uso-do-distico-identificador-de-pais-p/?fbclid=IwAR3ebg4jInWHoVjsVkSZ3fSvgclN9w8M8HofqVaoMWfXAREOqQLcoWlQwWc