Marcas de Maxiscooters => SYM => Mecânica => Tópico iniciado por: CCM em 07 de Julho de 2012, 19:57
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Substituir óleo de travão
SYM GTS 125
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ATENÇÃO: A substituição do óleo de travão é uma área que poderá comprometer a sua segurança. Se não se sentir suficientemente conhecedor dos procedimentos e das respetivas implicações, deixe este trabalho para quem sabe.
NOTA: Se a substituição do óleo de travão se proceder com pastilhas usadas, deverá marcar o nível do óleo no depósito do óleo que no reenchimento fique com o mesmo nível.
Com o guiador direito, marcar o nível de óleo
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg405.imageshack.us%2Fimg405%2F7742%2Fimg1245k.jpg&hash=48119082d63cb42aad782514478ecbb0134690f7) (http://imageshack.us/photo/my-images/405/img1245k.jpg/)
Limpar e proteger a zona envolvente
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg193.imageshack.us%2Fimg193%2F764%2Fimg1246pq.jpg&hash=e7e022162bf98cdf6599e9e4db83267f2a5d4a50) (http://imageshack.us/photo/my-images/193/img1246pq.jpg/)
Retirar a tampa. Depois de desapertar os parafusos e com uma chave de fenda pequena ajudar a tampa a sair.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg692.imageshack.us%2Fimg692%2F1417%2Fimg1249bmc.jpg&hash=294ab95fc971cac80b0918c2b71050102130ccfe) (http://imageshack.us/photo/my-images/692/img1249bmc.jpg/)
Com uma seringa retirar o óleo...
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg855.imageshack.us%2Fimg855%2F5774%2Fimg1250bc.jpg&hash=0cbe2eeae679c23d595e53714f30295a69cc72c3) (http://imageshack.us/photo/my-images/855/img1250bc.jpg/)
...deixar um pouco de óleo no fundo.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg210.imageshack.us%2Fimg210%2F6062%2Fimg1251q.jpg&hash=2c6df3b4d9301e2c72c99f31a7164f6e95ded440) (http://imageshack.us/photo/my-images/210/img1251q.jpg/)
Abrir o frasco com o novo óleo e fazer 2 pequenos furos
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg842.imageshack.us%2Fimg842%2F9279%2Fimg1252ec.jpg&hash=d80743cad1db1f54f792420f0beb206483b48596) (http://imageshack.us/photo/my-images/842/img1252ec.jpg/)
Encher o depósito com o novo óleo
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg687.imageshack.us%2Fimg687%2F6093%2Fimg1257yt.jpg&hash=f187e77a1a8e3a666e344c102956480ffed71f13) (http://imageshack.us/photo/my-images/687/img1257yt.jpg/)
Identificar o sangrador na bomba de travão (neste caso é a da frente)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg703.imageshack.us%2Fimg703%2F6854%2Fimg1248hx.jpg&hash=0e2bc94dd813dc6e013fedea01c3688417ab05c5) (http://imageshack.us/photo/my-images/703/img1248hx.jpg/)
Com um recipiente para recolha do óleo velho insere-se um tubo no sangrador da bomba
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg37.imageshack.us%2Fimg37%2F5336%2Fimg1253q.jpg&hash=542486fd11d436e0b377e6fac97ebdba3f1ff890) (http://imageshack.us/photo/my-images/37/img1253q.jpg/)
[2 pessoas] Enquanto um abre devagar o sangrador e deixa escorrer o óleo velho do circuito(sai por gravidade, não é necessário accionar a manete), a outra pessoa verifica o nível do óleo no depósito. Estamos a falar de quantidades de óleo muito pequenas e basta abrir demais o sangrador para que saia todo o óleo do circuito, o que é uma grande chatice!!! _Zang_
Irão reparar que o óleo velho é amarelo e o novo é quase incolor. Quando o óleo que estiver a sair for incolor significa que no circuito não há óleo velho....
Nunca devem retirar o tubo do sangrador com ele aberto. Pode entrar ar no circuito.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg607.imageshack.us%2Fimg607%2F6899%2Fimg1254i.jpg&hash=d8769c374849e0e75432600b19d8f7dc0f8a3b27) (http://imageshack.us/photo/my-images/607/img1254i.jpg/)
Podem, também, esvaziar quase totalmente o depósito do óleo para garantir que todo o óleo velho sai do circuito.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg826.imageshack.us%2Fimg826%2F1706%2Fimg1256b.jpg&hash=c718161952d5d4fe79995337a779e2d6f59df328) (http://imageshack.us/photo/my-images/826/img1256b.jpg/)
Agora é encher até à marca feita inicialmente o depósito, se colocarem óleo a mais usem a seringa para retirar o excesso e, finalmente, fechar a tampa do depósito de óleo.
O procedimento é igual para o travão de trás. _pol_
Estas fotos mostram onde está o sangrador no travão de trás.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg269.imageshack.us%2Fimg269%2F4852%2Fimg1258ut.jpg&hash=c8b232c8cde45829e2f3feee84dce2b4b84f909d) (http://imageshack.us/photo/my-images/269/img1258ut.jpg/)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg195.imageshack.us%2Fimg195%2F702%2Fimg1259fe.jpg&hash=648c983cba2fef38332f98a2b67a51a140e2eb9c) (http://imageshack.us/photo/my-images/195/img1259fe.jpg/)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg94.imageshack.us%2Fimg94%2F8049%2Fimg1260po.jpg&hash=7fc08d3e5d33c6bc91ac59f9abb50b8f73fdc871) (http://imageshack.us/photo/my-images/94/img1260po.jpg/)
IMPORTANTE: Após a substituição do óleo de travão, testar a travagem da GTS. Numa estrada sem movimento, travar várias vezes a fundo só com o travão da frente, só com o travão de trás e com ambos. Assim garantem que o circuito não tem ar e a travagem é eficiente e não vai falhar quando dela precisarem. _pol_
Utilizei este óleo
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg545.imageshack.us%2Fimg545%2F1186%2Fimg0944n.jpg&hash=1ff9d991276cec5b299c5f9aea730b34b01b7a6c)
Os 250ml chegam e sobram, mesmo com todo o desperdício.
A SYM recomenda a troca do óleo de travão a cada 2 anos.
TEMPO: 1hora
Abraço ;)
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De facto tens imenso jeito para estas coisas, mas esta mudança já tenho dúvidas que arrisque fazê-la...
Parabéns uma vez mais. _palmas_
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Viva Maozinhas,
Como alerto no inicio do tópico. Há que sentir que se domina a técnica de sangrar os travões ou vale mais estar quieto.
Todas as intervenções mecânicas que realizo na scooter ou no enlatado são precedidas um trabalho de pesquisa e investigação muito grande, às vezes demoro anos para realizar determinada tarefa.
Começo por investigar quais as ferramentas necessárias, se correr mal quais as consequências, o grau de dificuldade e, claro, quais os procedimentos corretos.
Um simples trocar de óleo, tem o seu grau de dificuldade e conhecimento. Pode parecer que é só desapertar o bujão e voltar a encher... se não se conhecer os procedimentos pode correr mal....
Posso te dizer que foi a primeira vez que mudei o óleo dos travões e fiz tudo sozinho, embora recomende 2 pessoas. Para chegar aqui, já presenciei 2 ou 3 vezes a troca do óleo de travão em enlatados, os princípios e os procedimentos são semelhantes nas scooters. Muitas horas a ler DiY e a ver filmes no youtube e, claro, esclarecimentos de dúvidas com os mecânicos.
EDITADO: Embora, cada vez mais, haja trocadores de peças e menos mecânicos.... :-X
Sempre gostei de presenciar a manutenção do enlatado e da scooter. No caso da scooter não presenciei nenhuma manutenção pois proibiam-me de estar na oficina aquando das revisões.... _thumbdown_
Da mesma forma que o que sei o devo à Internet, quero partilhar o pouco que aprendi. _pol_
Abraço ;)
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(...)
Da mesma forma que o que sei o devo à Internet, quero partilhar o pouco que aprendi. _pol_
(...)
Eu fico muito agradecido. _pol_
E depois da Casa Pia... _pensador_
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Viva!
Eu fico muito agradecido. _pol_
E depois da Casa Pia... _pensador_
O que se segue é a troca da correia de transmissão. Pelas minhas contas ainda falta 1 ano... _confuso_
Só se alguma coisa não programada acontecer antes. Espero bem que não! ;D
Em jeito de preparação para esta troca ainda vou fazer o alicate para prender o variador e a embraiagem. A seu tempo colocarei cá as fotos de como fazer. _pol_
Por agora é tudo.
Abraço ;)
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CCM,
continua a fazer o excelente trabalho que estas a prestar a todos e ajudar aqueles que tem maior dificuldade em fazer certos trabalhos de manutençao. _pol_ _pol_
Existem certos comentarios que sinceramente _thumbdown_ _thumbdown_
Um abraço,Antonio scooter_ scooter_
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CCM, obrigado pela partilha dos teus conhecimentos, mesmo que não aventure a fazê-lo, gosto de saber os procedimentos, pois já executei muitos em enlatados, e tenho curiosidade em continuar a aprender, obrigado pela partilha e pelas fotos.
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_palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_
Partilhar informaçao para muitos importante _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_
Boas curvas
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Viva!
Depois de rodar 300kms após a troca do óleo de travão só tenho uma coisa a dizer:
Não deixem esta manutenção para segundo plano!!!!
Anteriormente, a manete de travão estava "esponjosa" tendo quase que encostar a manete ao punho nas travagem mais fortes, notando-se uma fadiga na travagem quando solicitada permanentemente. Embora não tenha dados objectivos, deu-me a sensação que necessitava de mais metros para imobilizar a scooter.
Após a troca, a manete ficou mais dura e quase sem curso. Nas travagem sucessivas não se nota fadiga sendo a eficácia da travagem constante na primeira e nas seguintes solicitações.
Estamos a falar de valores de €4 por troca nas 2 manetes. 250ml custa €8 e dá perfeitamente para 2 ou 4 trocas, dependendo da perspectiva... _pensador_
Mesmo que paguem pelo trabalho, o custo compensa comparando com a segurança acrescida!!!
Acho que vou fazer o mesmo no enlatado. Já vai a caminho dos 6 anos e nunca trocou o óleo de travão.... _martelada_
Abraço ;)
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Concordo contigo CCM _pol_
Oleo é Oleo, e com o tempo tbm perde as propriedades que tem, seja com muito uso, pouco uso ou mesmo nenhum.
O tempo, as intempéries normais ou mesmo aquilo que ninguem se lembra nem repara, as Maxis/Motos passam horas e horas com os reservatorios ao sol, isso faz com que o oleo perca as propriedades tambem.
Estes topicos de manutençao estao todos 5*
Parabens CCM
Boas curvas
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Viva!
O que se segue é a troca da correia de transmissão. Pelas minhas contas ainda falta 1 ano... _confuso_
Só se alguma coisa não programada acontecer antes. Espero bem que não! ;D
Em jeito de preparação para esta troca ainda vou fazer o alicate para prender o variador e a embraiagem. A seu tempo colocarei cá as fotos de como fazer. _pol_
Por agora é tudo.
Abraço ;)
Não faças, 25 € e compras no ebay já com portes de envio. ;)
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Aproveitando este tópico peço a vossa ajuda:
Vou trocar o oleo dos travões da minha GTS. Vou colocar um DOT 4 . Não sei qual é o que lá está mas suspeito que é um DOT 3.
Na vossa opinião devo retirar todo o oleo velho (eventualmente até limpar o circuito com alcool apropriado...) e só depois colocar o DOT 4 ? Ou não é necessário?
Pergunto isto porque não é um assunto concensual. Há quem diga que os dois se podem misturar pq tem a mesma base etc e há quem defenda q não se devem misturar.
Estamos a falar de uma substituição total não de um acrescento mas não sei se não haverá alguma mistura se fizer como no tutorial deste tópico _pensador_
Agradeço uma ajudinha ;)
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Viva!
Eu fiz como aqui descrito.
Até agora ainda não caí por falta de travões...
Quanto às tuas questões não sei responder! !! Desculpa.
Abraço ;)
Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk
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CCM, obrigado pela resposta sincera...e não tens de pedir desculpa _convivio_
Abr
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Uma nota caso o óleo travões caia na pintura deitem imediatamente agua por cima pois anula o poder decapante do óleo
Enviado do meu Boston 4G através de Tapatalk
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Eu substitui todo. Ao invés de encher uma vez o vaso do oleo enchi duas vezes e fiz a purga duas vezes, sem nunca deixar entrar ar na tubagem, o vaso nunca deve ficar sem oleo, seco. se ficar e uma carga de trabalhos para a bomba voltar a ganhar pressão.
Podes misturar a vontade os resto de dot 3 com o novo dot 4. basicamente vai la ficar uma coisa muito pequena, infinima de dot 3
Abraço
Aproveitando este tópico peço a vossa ajuda:
Vou trocar o oleo dos travões da minha GTS. Vou colocar um DOT 4 . Não sei qual é o que lá está mas suspeito que é um DOT 3.
Na vossa opinião devo retirar todo o oleo velho (eventualmente até limpar o circuito com alcool apropriado...) e só depois colocar o DOT 4 ? Ou não é necessário?
Pergunto isto porque não é um assunto concensual. Há quem diga que os dois se podem misturar pq tem a mesma base etc e há quem defenda q não se devem misturar.
Estamos a falar de uma substituição total não de um acrescento mas não sei se não haverá alguma mistura se fizer como no tutorial deste tópico _pensador_
Agradeço uma ajudinha ;)
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Nuno, antes de mais um enorme obrigado pela tua explicação. _pol_
Não querendo abusar da tua boa vontade aproveito para colocar uma ultima duvida relacionada com este assunto:
Penso que não haverá problema se no inicio da operação esvaziar completamente o vaso com uma seringa por exemplo, limpa-lo e por oleo novo desde que tenha o cuidado de não abrir o purgador nem tocar na manete de travão enquanto o vaso está vazio. Concordas?
Parece-me que se o purgador estiver fechado o oleo não pode descer por gravidade assim como não desce por movimentação da bomba uma vez que não acciono a manete e o oleo não descendo não vai permitir a entrada de ar.
Qual a tua opinião?
Abraço
PS Sei que tirar o ar do circuito (nas motos) sem a ajuda de uma bomba de vacuo é um verdadeiro “pincel“ _thumbdown_
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Já está o serviço feito.
Efectivamente dá para fazer como descrevi no post anterior _pol_
Fica uma curiosidad; no travão combinado (vaso lado esq.) não dá para tirar o oleo por gravidade...tem de se bombear com a manete (isto para ambas as rodas). Soponho que deve ser por causa do repartidor de travagem _pensador_
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Tens a bomba a frente atrás da carnagem e essa tb tem parafusos para purga, e é um pincel
Abraço
Já está o serviço feito.
Efectivamente dá para fazer como descrevi no post anterior _pol_
Fica uma curiosidad; no travão combinado (vaso lado esq.) não dá para tirar o oleo por gravidade...tem de se bombear com a manete (isto para ambas as rodas). Soponho que deve ser por causa do repartidor de travagem _pensador_
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Tens a bomba a frente atrás da carnagem e essa tb tem parafusos para purga, e é um pincel
Abraço
Eu realmente vi-a lá...não vi é que tinha purga(s).
Mais uma coisa que aprendi _pol_
Obrigado e 1 abr