Marcas de Maxiscooters => Comparativos => Test Ride => Tópico iniciado por: Sapiens21 em 26 de Agosto de 2013, 20:26
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Pois é companheiros....muito perto das 18h00 fui contactado pela Motodiana no sentido de me informarem que a nova Honda Forza NSS300 tinha acabado de chegar ao concessionário.
Ainda reflecti um bocado sobre se valia a pena ir logo ver este novo modelo (atendendo à proximidade da hora de fecho do concessinário), mas digamos que não pensei muito no assunto...e fui lá ter, claro!
Assim que lá cheguei reparei que tinham lá uma branca dentro do atand e uma de cor cinza perto da entrada da oficina...era para ter vindo para o concessionário uma de cor preta, mas essa virá mais tarde.
O impacto visual de frente devo confessar que é bastante melhor ao vivo do que por imagens, pelo que percebo perfeitamente o que já aqui foi relatado por quem já esteve perto deste novo modelo..
Como as duas unidades tinham chegado à momentos, estavam sem bateria para minha tristeza (mas que compreendi perfeitamente) pelo que não era possivel dar uma voltita para aguçar o apetite.
Assim, resumiu-se o meu tempo a ver tudo.....mesmo tudo! Teste Dinâmico no dia seguinte - AQUI (http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=16391.15)
Toquei e testei todos os comandos, abri os porta-luvas, abri o enorme banco, o depósito de combustível, as peseiras, senti-lhe o peso em algumas manobras paradas e testei o descanço central e lateral.
Gostei do desenho do painel que de alguma forma me transporta para a imagem que conheço das Honda's SW-T400 e SW-T600 e sentado em cima da Forza tem-se uma legibilidade perfeita de todas as informações disponíveis, não só devido à sua disposição, mas também à dimensão de toda a instrumentação.
Debaixo do banco, a enorme e comprida capacidade de 62L permite que caibam (testado hoje por mim) 2 capacetes modulares de tamanho L, mas ficaram mesmo no limite depois de fechar o banco, pelo que aquilo que o companheiro Jacreis disse sobre ter testado o seu capacete XXL veio-me logo à memória ...capacetes de tamanho XL ou XXL será quase impossível colocar ali debaixo.
O banco é de facto assim para o riginho, disso não haja quaisquer dúvidas, mas o seu formato e sobretudo a altura a que se encontra, permite que este modelo consiga ser usado sem qualquer problema por um extenso leque de condutores com diferentes estaturas; também o apoio lombar está em muito bom plano pois é com naturalidade que as costas ali encontram base, permitindo uma boa postura de condução.
Relativamente aos pneus foi uma agradável surpresa pois utilizam a mesma marca com que minha Forza vinha de origem, ou seja, as 2 unidades ali presentes e acabadas de chegar faziam uso da excelente e conceituada marca DUNLOP, neste caso no modelo de pneu ScootSmart que tem rasgos profundos e com perfil baixo...talvez demasiado baixo! _pensador_
Como a Forza 300 branca se encontrava dentro do stand a cerca de 2 metros de uma PCX, a comparação visual foi inevitável e....vendo-as ali tão perto uma da outra não vejo comparação possível. Sobre se não é mais do que uma PCX que parece ter tomado esteróides!!??? Não fiquei com essa ideia, não fiquei mesmo....todas as dimensões (sobretudo largura e comprimento), o peso que é quase 40% superior, os largos pneus e porque não dizê-lo...o porte visual do conjunto, fazem-na distanciar-se bastante da pequena PCX e perceber-se a sua genuina identidade e autonomia no seio da gama Honda.
Um ou dois aspectos no entanto devo realçar que não me agradaram particularmente. Falo da secção traseira da Forza 300 que, apesar de a mim não me ter agrado muito no conjunto do restante design, não teve a mesma linha de gosto por parte de dois clientes que se encontravam no concessionário. O outro aspecto prende-se com o ecrã que, apesar de visualmente ficar bem integrado nas linhas do modelo, no dia-a-dia não será muito útil, sobretudo quando as velocidades aumentam, pelo que é natural que quem a compre opte por adquirir um mais alto.
Depois...fiz a pergunta....podia levá-la ali fora um bocadinho para tirar umas fotos (já passava da hora de fecho)??? A resposta: Mas é claro que sim....disse o gerente da Motodiana e portanto aqui vos deixo o registo fotográfico.
Amanhã teremos o test-ride à Forza de cor cinzenta, a qual foi depois colocada dentro da oficina para amanhã depois de almoço ser preparada para nós a testarmos.
(https://lh6.googleusercontent.com/-A-FJgBnqK5A/UhumNJkIcGI/AAAAAAAAA70/gJZ-1lwaJjI/w767-h575-no/2013-08-26-574.jpg)
(https://lh3.googleusercontent.com/-5Bvx_jTQKsc/UhumNDo5DKI/AAAAAAAAA74/BFsAk8LATUE/w767-h575-no/2013-08-26-575.jpg)
(https://lh4.googleusercontent.com/-oNBOZeVmcr0/UhumMijYlMI/AAAAAAAAA7w/FbIA4npg80g/w767-h575-no/2013-08-26-576.jpg)
(https://lh3.googleusercontent.com/-h5uQWG8HPKQ/UhumP1bmpbI/AAAAAAAAA8U/GUtVRULig04/w767-h575-no/2013-08-26-579.jpg)
(https://lh6.googleusercontent.com/-aRGbwjwlPiE/UhumT4v5DPI/AAAAAAAAA84/lh5kD3xJVxk/w767-h575-no/2013-08-26-583.jpg)
(https://lh5.googleusercontent.com/-b6fxgiiKgQ4/UhumUpNRN9I/AAAAAAAAA9A/KIP00nk1AUg/w767-h575-no/2013-08-26-584.jpg)
(https://lh3.googleusercontent.com/-kuJDuxmvJAU/UhumWFztLiI/AAAAAAAAA9M/4YpxhHGOdoM/w767-h575-no/2013-08-26-586.jpg)
(https://lh6.googleusercontent.com/-7q3qPnv_HOI/UhumXYEnN7I/AAAAAAAAA9Y/2pgy2xEG4Zk/w767-h575-no/2013-08-26-587.jpg)
Ainda tirei umas fotos da Forza 300 ao lado da minha, mas como eu suspeitava.....mesmo tendo em atenção que em comprimento e largura são semelhantes, a minha tem uma frente mais encorpada e alta. Mas a nova tem um design mais bonito de frente e de perfil... _Rolley_
(https://lh3.googleusercontent.com/-0NLFXZGgKb0/UhumZNwJfNI/AAAAAAAAA9g/CeAYLEa_J78/w767-h575-no/2013-08-26-589.jpg)
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Olá Isaac,
Estive hoje na Santogal em Alfragide e tive a sorte de fazer uma apreciação estática de uma Forza 300 (sem ABS) branca, o modelo que será disponibilizado a partir de amanhã para TD!
Ao contrário de ti, a minha apreciação foi dentro de portas na garagem, mas como a mesma estava em condições de marcha, foi possível ligar a mesma para ver a iluminação (LINDA) e sentir e ouvir o motor em funcionamento...
Deixa-me "dizer" que a cor branca resulta muito bem na Forza, é do tipo "perlescente" e tem vários matizados conforme o ângulo de visualização. Para além disso, têm uma voz rouca que me agrada bastante e, parada, parece bastante ágil, tendo notado um equilíbrio de massas que me surpreendeu pela positiva! Será que é pelo facto do banco ser tão baixo que possibilitou-me sentir tão em controlo? Talvez mais que na PCX! Mais impressionante porque a mesma tem um porte que me surpreendeu, achava que seria mais pequena!
Pela negativa concordo com o Fred, o espaço do met-in é grande mas baixo e o banco abre pouco para o tamanho do banco. No meu caso o capacete coube bem no espaço (testei na cova à frente no lugar do condutor) e penso que caberá, deitado, debaixo do passageiro. O mesmo é forrado mas não me lembro se é iluminado, penso que não!
Amanhã ou depois a ver se passo agora pela Linhaway com mais tempo para fazer uma avaliação mais profunda!
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(https://lh6.googleusercontent.com/-7q3qPnv_HOI/UhumXYEnN7I/AAAAAAAAA9Y/2pgy2xEG4Zk/w767-h575-no/2013-08-26-587.jpg)
Amigo Isaac,
Que bela descrição que aqui fizeste, amigo. _pol_ _pol_ _pol_ _pol_ _pol_
Por mero acaso, reparas-te naqueles reflectores? (no lugar da matricula, bem sei que são removíveis, não gosto _thumbdown_), Parecem duas antenas laterais _lol_.
Grande abraço, boas curvas e bom test-drive para amanhã.
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O mesmo é forrado mas não me lembro se é iluminado, penso que não!
Amigo João,
Eu também não vi lá lâmpada ou leds, no baú. Portanto o que me leva a crer que não tem iluminação. _thumbdown_
O que achaste do banco?
Tu tiveste a sorte de a poder ouvir e ver o painel de instrumentos. Sortudo! ;D
Grande abraço e boas curvas.
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Calculei que os proprietáios de PCX tivessem a mesma ideia que tive e o teu relato confirmou-o Twin-Pt......o porte surpreende e fá-la distanciar-se indubitavelmente da PCX.
Sobre o que mencionas amigo Fred, sim....aqueles reflectores saem facilmente, bastando para tal retirar dois pequenos parafusos.
Estou desejando de amanhã a testar juntamente com os companheiros que ali se reunirem. _convivio_
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A minha dúvida é se os reflectores não serão obrigatórios...
É que se estão lá...
Em alguns países são obrigatórios reflectores laterais na zona das rodas. Por cá a legislação sobre isso terá mudado?
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A minha dúvida é se os reflectores não serão obrigatórios...
É que se estão lá...
Em alguns países são obrigatórios reflectores laterais na zona das rodas. Por cá a legislação sobre isso terá mudado?
Amigo Nuno,
Talvez tenha mudado ou não, mas têm saído scooters/maxis/motos novas e nenhuma a não ser esta trás reflectores. Se não estou em erro.
Como por exemplo, a tua scooter_ trás reflectores laterais, como estes ou outros?
À uns anos saiu essa lei dos reflectores e que deveriam ser montados nas rodas, mas passado algum tempo isso desapareceu. Assim como as duas listas reflectoras nos capacetes que também já não se usam.
Serão uma questão de moda ou será para encher os bolsos aos familiares e amigos dos senhores do poder. >:D
Grande abraço e boas curvas.
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Mais um pormenor delicioso: os piscas têm um led no vértice que está sempre aceso, que funciona visualmente muito bem e que faz lembrar os saudosos BMW Serie 5 da gama anterior!!!
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Caríssimos,
Hoje quando levantei a minha Forza pedi para retirarem esses reflectores tenebrosos assim como a publicidade na matricula. Os reflectores não são obrigatórios.
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Companheiro Sapiens,
Conto que não leves a mal este comentario, mas a nova forza, é de longe, mas de longe mais esbelta que o modelo anterior.
Com isto já me puseste a olhar para a distancia e tempo de lisboa a Evora. _careta_
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Não levo nada a mal Cromix _pol_...aliás, tive o cuidado de mencionar isso no final da minha descrição ao modelo. Esta nova tem linhas mais fluídas e modernas, tendo algo que me apraz muito e já aqui mencionado pelo twin-pt....leds na secção superior dos piscas que estão sempre acesos.
Já agora, como ía apagar as fotos que tinha no telemóvel, reparei que tinha ficado cá com 2 que não coloquei...mas coloco agora!
(https://lh3.googleusercontent.com/-N-Al_mhRrZU/UhumR-J0TuI/AAAAAAAAA8g/dJMl1__DcQY/w702-h527-no/2013-08-26-581.jpg)
(https://lh4.googleusercontent.com/-8JnLm3o_oo8/UhumPRM3MVI/AAAAAAAAA8M/-QJP_hdIVo0/w702-h527-no/2013-08-26-578.jpg)
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bom dia,
eu já tive a oportunidade de fazer um test drive a uma menina destas, visto que o amigo meu comprou uma e ja a recebeu...
na volta que dei (IC19), deu para sentir bem o motor, responde muito rápido, e tem um roncar agradável, mas assim que comecei a ganhar velocidade, foi inevitável começar a levar porrada do vento de frente, conclusão: o vidro tem que ser maior, porque o que vem de origem é absolutamente inútil...
A posição de condução é mais baixa do que a minha downtown, os dois pés ficam assentes no chao quando se para, a "gaveta" de arrumação do lado esquerdo é enorme e parece que não tem fim... a do lado direito é pequena e serve para por coisas como os documentos!
não sei mais o que diga... a não ser dizer-vos que experimentem!!!!
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Sorte a tua Paulo Ferreira, porque eu ainda nem a ouvi a trabalhar...quanto mais dar uma volta! _martelada_
Mas logo mais ao final da tarde eu e mais uns companheiros CPM já tiramos as dúvidas.... >:D
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Sorte a tua Paulo Ferreira, porque eu ainda nem a ouvi a trabalhar...quanto mais dar uma volta! _martelada_
Mas logo mais ao final da tarde eu e mais uns companheiros CPM já tiramos as dúvidas.... >:D
GRRRRRRRR... que inveja, amigo Isaac, porque é que Évora não é já aqui ao virar da esquina? _martelada_
Não se esqueçam das chapas(fotos) e se possível um videozinho para a malta que não tem hipótese de ir. ;D
Grande abraço, bom test-drive e divirtam-se.
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Faço minhas as palavras do Fred.
Eu estou cheio de inveja. Apesar de ter tido a sorte de ter visto, de me ter sentado e ter tirado o feeling estático de uma Forza 300 BRANCA, não tive a oportunidade de fazer um teste dinâmico, e não o vou poder fazer ainda durante uns meses... :'( :'( :'( :'( :'(
Coloquem tudo o que conseguirem online, ok?
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Caros amigos,
Mais 20 Km feitos na minha Forza, numa estrada bastante sinuosa e com pouco trânsito e confirmo as minhas primeiras impressões, o comportamento é realmente fantástico, conforto e posição de condução em altíssimo nível. A velocidade sobe e a porrada nos braços, ombros e cabeça aumenta.... Curiosamente parece que já me estou a habituar a este novo fenómeno já que na PCX tinha um vidro alto.
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Acessório obrigatório qt a mim, o vidrinho mais alto, senão.....porradinha a valer.
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Muito bonita a nova versão da Forza! _palmas_
Sem desprimor para a tua actual montada, Sapiens21, mas também acho mais fluidas e elegantes as linhas desta NSS300, é ligeiramente menos encorpada e "pesada".
Imagino o "cheiro a novo" dentro do stand, com a chegada destas (e de outras ) máquinas. Ui..Ui... já me estou a roer todo, quem me dera sair o euromilhões para ir buscar uma já.
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Concordo com todas as "apreciações" que têm sido feitas assim como o fato de, na minha modesta opinião, o designa dos farolins traseiros parece pouco "ortodoxo" e algo estranhos, os do modelo anterior do companheiro Sapines são sem dúvida mais elegantes. _pol_
E tb acho que apesar de não ser muito de "cores da moda", pelas fotos da branca e cinzenta, a branquinha é seguramente mais apelativa... _pol_ _pol_
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Bem...eu na verdade nem sei muito bem por onde hei-de começar, mas estou convicto de que se algo falhar no que vou relatar, os restantes companheiros que estiveram presentes farão questão de o descrever.
Ainda antes da hora que estava prevista para este test-ride já estavamos uns quantos dentro das instalações do concessionário Motodiana e....estavamos naturalmente reunidos em redor da nova Forza NSS300 que captou todas as atenções.
Tudo neste novo modelo foi novamente testado, mexido, abanado, aberto/fechado...pouco terá havido na Forza de test-ride onde todos nós não tenhamos colocado as mãos! Foi novamente testado o espaço debaixo do banco e ao contrário do que tinha dito ontem, foi visto por todos que é de facto possível colocar um capacete modular de tamanho XL e fechar o banco sem problemas...é udo uma questão de geito. O agrado geral, a avaliar pelos comentários que se iam fazendo sobre o modelo pode considerar-se bastante positivo e estou convicto que o companheiro TG (que esteve presente com a sua S-Wing) ficou particularmente agradado com o design desportivo transmitido por este modelo e poderá ser um dos futuros compradores desta nova máquina....mas o tempo a seu tempo!
Depois deste período de testes estáticos e à medida que iam chegando outros companheiros, decidimos partir para o local de test-ride e avaliar o potencial deste motor, suavidade de transmissão, chassis e facilidade na transição de massas...pelo menos aquilo que o percurso permitia.
Os meus companheiros lá me deixaram levar a Forza 300 que se encontrava com zero Kms marcados no odómetro, mas aqui e antes de mais descrições devo realçar o som "engraçado" produzido por este motor logo ao ligar e que transmite a ideia de ter mais cc's do que aquilo que na realidade tem. No caminho que fiz até ao local de test-ride a velocidade foi bastante moderada, mas não me coíbi de dar duas "gazadas" e sentir o potencial ao rodar do punho direito....percebi logo imediatamente e para minha desgraça que a minha...coitada, comparada com esta levava uma valente abada num confronto directo.
Chegados ao local....é claro, começaram logo os testes e apesar da unidade estar completamente nova e a brilhar, não houve meiguice nos testes que lhe foram feitos e por essa razão e por ter sido eu o primeiro a ali lhe fazer o teste, tenho de realçar algumas coisas que acredito se deseje saber acerca do modelo:
Conforto: O banco voltei a confirmar a ideia que tinha e é de facto muito rijo, ainda que em condução não se sinta tanto quanto esperava mal me sentei nela; ainda sobre o conforto, devo mencionar novamente o facto do ecrã original proteger muito pouco ou nada, pelo que é natural que quem a compre coloque como prioridade a aquisição de um ecrã mais alto.
Transmissão: Aqui as declarações do companheiro Pianoman foram um espelho do que eu próprio senti quando a testei, pois a potência entra sem sobressaltos ou brosquidão...pode-se até dizer que se sente uma suavidade contínua na descarga da potência imprimida à roda motriz. Em palavras simples direi que é muito fácil andar devagar e de um momento para o outro acelarar sem que se sinta qualquer bloqueio ou engasgar na transmissão. Fiquei com uma ideia muito positiva da transmissão pois está muito bem concebida e transmite uma ideia de boa construção, qualidade e rigor ao seu condutor.
Motor: Bem sei que aqui poderia ser minucioso na descrição das sensações vividas aos comandos desta Forza NSS300, mas aquilo que já foi escrito por companheiros que já a testaram como o Paulo Hadyk, o Paulo Ferreira e o PDiniz estão correctíssimas e não minto quando digo que todos os que hoje ali a testaram (fomos uns 7 ou 8 ) ficaram abismados com a vivacidade e energia proporcionada por este motor Honda que tem 279cc e pouco mais de 24cv. Se vos pudesse descrever por palavras a cara que faziam quando chegavam do teste e paravam ao nosso lado era de...verdadeiro espanto! Foram muito meritórios todos os comentários que foram feitos a esta mecânica e que deram sempre a ideia de que tinha bem mais potência do que aquela que está descrita na ficha técnica do modelo. O arranque é verdadeiramente fulgurante desde a velocidade 0 (zero) e num ápice estamos a alcançar os 100Km/h. É impressionante a capacidade deste motor que tem consumos e emissões tão baixas.
Comportamento: Tenho muito pouco a dizer porque o percurso não estava concebido para perceber o seu potencial em curva, mas ainda assim poderei dizer após ter feito umas rotundas, que é com muita naturalidade que a Forza 300 se deita num bom grau de inclinação sem causar quaisquer problemas. Aqui o companheiro Limpinho poderá dizer um pouco mais pois levou a borracha dos pneus (novinhos) praticamente aos seus limitadores. Nem se preocupou minimamente com a goma dos pneus. >:D >:D A travagem é belíssima e foi usada e abusada por todos ao longo do teste, sem mostrar sinais de fadiga.
Design: Cada um naturalmente que tem a sua opinião, mas julgo que a maioria depois de a ver ao vivo concordará que o design está muito bem conseguido, sobretudo de frente e de perfil; a secção traseira não me parece tão bem conseguida, mas as opiniões aqui são divergentes.
Resta-me dizer que foram feitos alguns vídeos e tiradas muitas fotos e acho que vão ficar surpreendidos.....pelo menos com os comparativos que foram ali feitos! Parecia que estava em frente ao computador a ver drag races no Youtube!!!!
Espero que tenham gostado da leitura deste extenso relato. Abraço companheiros.
Por agora só algumas fotos....depois virá o resto!
(https://lh4.googleusercontent.com/-6MURS1GT2Qk/Uhz-WEo9H4I/AAAAAAAAA-g/vblfnPk0Xn0/w767-h575-no/2013-08-27-591.jpg)
(https://lh5.googleusercontent.com/-1VgBCsXWKAI/Uhz-XY1Vc9I/AAAAAAAAA-s/7ivfKwZvCCA/w767-h575-no/2013-08-27-592.jpg)
(https://lh5.googleusercontent.com/-yhtXfTpKvBo/Uhz-XOjCfII/AAAAAAAAA-o/o-JjLh8mD7Y/w767-h575-no/2013-08-27-593.jpg)
(https://lh4.googleusercontent.com/-MKoYUymucPE/Uhz-Y-muAbI/AAAAAAAAA-0/YAc8BXrCm6I/w767-h575-no/2013-08-27-595.jpg)
(https://lh4.googleusercontent.com/-oU71J4OYGXQ/Uhz-Z0R6McI/AAAAAAAAA-4/6PBLXAK70V0/w767-h575-no/2013-08-27-602.jpg)
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Muito gira! Mas acho que prefiro a traseira antiga...
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Estive na Linhaway Alcabideche a ver a Forza NSS300, desta vez em preto, e gostei bastante, embora muito mais da branca... Ficou a faltar a cinzenta, pode ser que amanhã passe pela Parede... _pensador_
De qualquer modo, para já pouco mais tenho a dizer, quem sabe se mais para a frente! _Rolley_
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Muito bonita de frente, mas a traseira...prefiro a do modelo anterior
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Amigo Isaac,
Esta tua descrição da "menina" é tão perfeita, que parece que lhe fiz o TD. Parabéns por mais um esclarecedor relato. _palmas_ _palmas_
Aguardo com muita curiosidade pelo vídeo, para poder ouvir o roncar da máquina e possivelmente ver o painel de instrumentos a funcionar.
Grande abraço e boas curvas.
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Excelente relato, pleno de informação. Pelas fotos concordo que o vidro é pequeno, mas penso que se deve à inclinação do mesmo. Tenho de ver ao vivo.
Abraço
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Depois de ver as fotos chego à conclusão de que a Honda tem "problemas" com o travão de disco esquerdo, na roda da frente _confuso_. Não gosto de ver a mota desequilibrada. Manias.
Carlos
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Companheiros, se hohve algo que me espantou, foi a facilidade de condução e a disponibilidade do motor.....realmente, parece que tem 30 e não 24 cv, mas esta foi uma impressão de condução mais citadina....em altas não sei como se comportará.
Se não tivesse optado pela Integra e por um possível up-grade ainda mais possante, provavelmente teria sido a minha montada de eleição....possivelmente e provavelmente pois esteticas à parte, considero uma scooter muito equilibrada e muito bem conseguida.....ainda com aqueles consumos......vai ser caso de sucesso.
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Fantástico relato do companheiro Sapiens21!
Parece que estamos em sintonia relativamente ás potencialidades demonstradas pela nova Forza.
Efectivamente, o roncar do motor e a rapidez com que desenvolve dá a sensação a quem a conduz de ter mais potência do que a declarada.
Abraços
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Viva,
O companheiro Sapiens21 organizou este micro-evento de TD da nova Forza e como é lógico respondi ao apelo _pol_ .
Como se era de esperar a Honda contruiu mais um produto de qualidade.
Como o Isaac referiu tudo neste novo modelo foi testado, mexido, abanado, aberto/fechado e no final nenhum plástico saltou nem nenhum parafuso caiu.
Quando nos aproximamos salta a vista o bonito design, que na minha opinião, supera a anterior Forza. O banco é realmente grande e tem muito espaço por baixo, mas alguém se esqueceu de colocar uma luz dentro da caixa, para mim uma falha a roçar o grave.
Não achei o banco duro, achei normal, o apoio lombar torna-o muito confortável.
Quando iniciei o TD notei logo a facilidade de condução, muito leve e fácil de curvar. Inclinei progressivamente e ao contrário do que o Isaac pensa só não inclinei mais por causa da goma _careta_ mas nunca notei nenhuma instabilidade e ela tinha mais para dar. A ciclistica esta muito bem construída na nova Forza.
Este motor foi uma agradável surpresa porque mesmo com poucos(nenhuns) kilómetros, na minha opinião, fez mais do que deveria fazer, por isso é tão agradável de conduzir.
No geral acho uma excelente proposta da honda.
Pontos fortes :
- consumo
- luzes duplas tanto para médios como para máximos
- preço favorável dada a qualidade acima da média
- ciclística
Pontos menos fortes -
- condutores de maior estatura não conseguem esticar a pernas
- apoio aero-dinâmico
- falta de luz por debaixo do banco
- ABS deveria ser de série
Cumprimentos.
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Viva,
Bem com todas estas opiniões resultantes do TD feito quando for experimentar a minha já não tem segredos para desvendar, espero ficar tão satisfeito quanto os companheiros que já a testaram.
Um abraço a todos,
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Os vídeos pelos quais voçês esperavam...
Lamento se existe alguma falta de qualidade e fluidez nos vídeos, mas este telemóvel é melhor em fotos do que vídeos.
Este novo modelo da Honda, mesmo tendo um motor inegávelmente bastante mais pequeno e com menos potência do que os aqui oponentes, portou-se à altura e demonstrou que mesmo sem a rodagem feita...anda que se farta! _pol_
Vejam todos os vídeos, são pequenos... Mas de uma coisa estejam certos, ninguém estava a correr a feijões! Todos enrolaram bem os punhos na defesa da sua honra! scooter_ scooter_ scooter_
1º -
2º -
3º -
4º -
5º -
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Esqueci-me de dizer....eu nao era o único a fazer uns vídeos. O meu irmão, bem mais destemido _careta_, fez uns vídeos que acredito tenham bastante mais qualidade de imagem. E não houve só drag races....também houve muita conversa, muita confraternização bem ao estilo CPM: _convivio_
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scooter_
http://www.youtube.com/watch?v=w_1mH41b7wM&feature=youtu.be (http://www.youtube.com/watch?v=w_1mH41b7wM&feature=youtu.be)
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Bem acho que ainda ninguem referiu no entanto o escape na minha opinião é lindíssimo.
Um abraço,
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Sim estavamos todos a nanar......aquele escape faz maravilhas pela scooter (e continuo a achar....24cv....SÓ???), devem estar enganados. Quem canta assim e dança melhor.....
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Belas reportagens e excelentes artigos de opinião _palmas_
Confraternização e galhofa quanto baste _pol_
Obrigado pelas partilhas _convivio_
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scooter_
http://www.youtube.com/watch?v=w_1mH41b7wM&feature=youtu.be (http://www.youtube.com/watch?v=w_1mH41b7wM&feature=youtu.be)
Bom vídeo e montagem, só foi pena a música (bem gira, por sinal... _pensador_) não ter ido até ao fim... _pol_ _pol_
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Quando fui buscar a minha PCX, foi fazer a revisão dos 1000
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi242.photobucket.com%2Falbums%2Fff19%2FPandaCross06%2FPCX_zps6a080979.jpg&hash=d450cbba66dbdc0821ed3347c0dbdd2cf8fef483) (http://s242.photobucket.com/user/PandaCross06/media/PCX_zps6a080979.jpg.html)
estava lá uma Forza 300
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi242.photobucket.com%2Falbums%2Fff19%2FPandaCross06%2FFORZA300-1_zps37a15d50.jpg&hash=43080b72d29411be6cafdf49f27188315a5d0495) (http://s242.photobucket.com/user/PandaCross06/media/FORZA300-1_zps37a15d50.jpg.html)
e que bonitos mostradores _pol_
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi242.photobucket.com%2Falbums%2Fff19%2FPandaCross06%2FFORZA300_zpsaddbdf39.jpg&hash=bfd17ad9a5dfc761375a4904e0987a3a14c7cdde) (http://s242.photobucket.com/user/PandaCross06/media/FORZA300_zpsaddbdf39.jpg.html)
_convivio_ _convivio_
a correia só muda aos 24000kms tal como a sua prima maior a SW-T400 o que é uma grande vantagem em relação a outras maxiscooters _pol_
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Demonstrativo de que houve um excelente convívio e muito boa disposição entre todos os presentes, deixo aqui mais um vídeo para apreciarem...
VIDEO - Boa disposição em torno da Forza NSS300 (http://www.youtube.com/watch?v=-BUoO4R6RHM)
Agradeço igualmente todos os comentários e felicitações feitas ao relato (um pouco extenso _corado_) que fiz e que se encontra na pag. 2 deste tópico.
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é lá _Rolley_ _Rolley_
maquinão >:D
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Amigos Isaac e Daniel,
Obrigado pelos vídeos e partilha dos mesmos. _pol_
Excelente convívio, galhofa, diversão como não poderia deixar de ser. _pol_
Que grande maquinão é a Forza, que sem rodagem feita não deixou os seus créditos por mãos alheias. _palmas_
Que pena e inveja(no bom sentido) que eu tenho, que Évora não esteja aqui mais perto. Marcava presença, e teria experimentado o maquinão. :( (e já agora faria uma Draguezita, Froza vs PAN), é lógico que eu sei bem quem ganhava a contenda, também são mais 700 cm3 e mais 74 cv. _lol_ _careta_
Grande abraço e boas curvas.
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estava lá uma Forza 300
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi242.photobucket.com%2Falbums%2Fff19%2FPandaCross06%2FFORZA300-1_zps37a15d50.jpg&hash=43080b72d29411be6cafdf49f27188315a5d0495) (http://s242.photobucket.com/user/PandaCross06/media/FORZA300-1_zps37a15d50.jpg.html)
Pois, eu vi-a na 2ª-feira ainda na garagem, tinham acabado de a preparar para a colocar ontem para TD! O branco resulta muito bem, não achas?
a correia só muda aos 24000kms tal como a sua prima maior a SW-T400 o que é uma grande vantagem em relação a outras maxiscooters _pol_
Pois, os prazos de revisão alargados face à PCX e a outras do mesmo segmento/similares é uma das grandes vantagens destes novos modelos de média cilindrada! Juntam as vantagens das 125cc em termos de dimensões e maneabilidade e os aspectos mecânicos e disponibilidade das grandes maxi... Por isso andamos todos loucos!!! _lol_
Uma Forza para a scootesolution? Não?
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Bem Paulo não sei se estavam a nanar, no estanto nas nuvens penso que sim, assim como, espero ficar hoje.
Uma das razões que me levou a optar pela Forza foi as revisões mais alargadas e a troca da correia aos 24.000kms.
Um abraço,
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é lá _Rolley_ _Rolley_
maquinão >:D
Hehehehe.
Em minha defesa, ele arrancou primeiro!
Fora de brincadeira, aquilo tem um motor que é um mimo. Há uma altura, talvez entre os 60-80km/h em que perde um pouco o desenvolvimento da velocidade, mas mesmo assim, para quase 280cc e 25cv tem prestações incríveis!
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Maluco tou eu a ficar, que ainda só ando de GTS à 2 meses e já fiquei de água na boca com esta Forza... :P :-*
Será que se tiver que tirar a carta de mota, eles têm uma versão "low cost" só para maxis? _pensador_ _Rolley_ _lol_
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Isaac e Daniel, obrigado pela partilha.
Nota-se que a Forza, apesar dos seus 24cv, é uma máquina a ter em conta.
Tive pena de não ter podido estar presente para testar aquela que eu já tinha escolhido para ser a sucessora da minha SH.
Talvez em Vila Viçosa...
Em minha defesa, ele arrancou primeiro!
Ó Nuno, não há desculpas. Deixaste-nos ficar mal _lol_
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Já repararam noutro pormenor interessante? Na Forza branca o guiador é cromado, mas nas cinza e preta é anodizado/pintado em preto! Hmmmm...
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Ó Nuno, não há desculpas. Deixaste-nos ficar mal _lol_
Na verdade e para ser totalmente franco, a MaxSym do companheiro Painoman não se portou nada mal...o "problema" é que não se esperava que aquele pequeno motor da Forza com 279cc tivesse tanta garra (volto a frisar...estava completamente nova e ainda algo presa).
Sou totalmente imparcial no que vou dizer: Na maioria das vezes andaram quase sempre taco a taco, excepto nos primeiros metros pois a Forza 300 pula, mas pula mesmo para a frente com uma desenvoltura que nos deixou a todos espantados! _confuso_ No arranque a fundo, mesmo tendo em conta os seus cerca de 200Kg (e ainda para mais estava bem atestada e levava o Limpinho que "só" pesa 90Kg _Rolley_) é visível que não dá mesmo hipóteses...os primeiros metros são dela, aí sim não há chances!
Para a motorização que tem, volto a dizer e não sou o único com essa ideia pelo que já aqui li....parece ter muito mais potência do que aquilo que é declarado! E está este motor virado para os consumos hem... _pensador_
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e quando avaliarem a velocidade máxima vão reparar que o ponteiro vai bem lá para baixo e perde muito pouco para as 300 de +- 30cv
_convivio_
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Além do design que está muito bem conseguido, gostei bastante do poder de travagem, da qualidade/boa montagem de todos os painéis e da resposta do motor à mais pequena solicitação. Consumos não deu para ter qualquer ideia.
De 0 a 20....dou-lhe um sincero 16.
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Viva,
È hoje... por volta das 16:30 vão entregar-ma.
Um abraço,
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Como faltava carregar um vídeo e porque só quando tenho alguma disponibilidade posso fazê-lo (ainda que seja um processo muito rápido, diga-se), deixo-vos agora o último vídeo que tenho e em que o companheiro Pianoman chegava do seu test-ride à nova Honda Forza NSS300.
VÍDEO - Teste individual (Pianoman) (http://youtu.be/c3XlJG6JFNI)
À pergunta que lhe fiz sobre se tinha gostado...a resposta foi liminar: "MUITO BOM, MUITO BOM MESMO" _pol_
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Como faltava carregar um vídeo e porque só quando tenho alguma disponibilidade posso fazê-lo (ainda que seja um processo muito rápido, diga-se), deixo-vos agora o último vídeo que tenho e em que o companheiro Pianoman chegava do seu test-ride à nova Honda Forza NSS300.
VÍDEO - Teste individual (Pianoman) (http://youtu.be/c3XlJG6JFNI)
À pergunta que lhe fiz sobre se tinha gostado...a resposta foi liminar: "MUITO BOM, MUITO BOM MESMO" _pol_
É isso mesmo o que eu disse: muito bom.
Gostei:
Do motor, da "pica" e da energia que tem
Da facilidade com que curva e se manobra
De chegar com os pés ao chão (como na minha). É muito fácil andar com ela para trás.
Da estética (parte sempre subjectiva)
Da travagem. O CBS não engana, tem uma óptima travagem.
Da posição de condução. As pernas quase que esticam completamente e os braços ficam até mais esticados do que na Maxsym. Claramente estou mais afastado do guiador.
De ter computador de bordo. A Maxsym não tem...
Do som do escape. Muito "encorpado" parece o som de um motor maior!
Não gostei:
Dos porta-luvas: têm um formato e dimensões algo estranhos.
De não ter travão de parqueamento. Para mim é uma função essencial numa scooter. De qualquer cilindrada, quanto mais numa 300cc. A vantagem é que não é muito pesada...
Do vidro pequeno. Eu sei que se pode trocar por um mais alto, mas...
Do sistema (e do presumível preço) de instalação de uma top-case.
Do preço. São cerca de mais 400 euros que uma SYM GTS 300i das novas e praticamente o preço de uma Maxsym sem ABS. Um exagero, mesmo sendo Honda.
A saber mais tarde:
Consumos
Fiabilidade mecânica
Preços de revisões
Preços de acessórios
No geral, para uma 300cc e vendo a concorrência, parece-me mota para mais do que 16 valores. Volto a repetir, dentro das 300cc acho que é das melhores. O preço é que me deixa de pé atrás...
Obrigado Isaac pela oportunidade e parabéns pela iniciativa!
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Daqui a pouco, vou sair para acompanhar o companheiro Jorge Valente na aquisição da sua. _convivio_
Depois de a ver ao vivo, direi a minha opinião.
Por agora, a partir dos vídeos colocados neste tópico, gosto das linhas em geral, mas acho a frente demasiado esguia/estreita e o formato dos faróis demasiado parecido com os das Kymco e, até, SYM. Creio que prefiro a frente do modelo anterior, igual ao exemplar do Isaac, pois tem mais personalidade e é mais diferenciada de alguma concorrência (o que não significa que seja mais bonita que a nova).
Mas, nada como ver ao vivo.
Ah, também gosto do som do motor que se pode ouvir nos vídeos e da evidente qualidade de execução da scooter. Honda é Honda...
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Ah, também gosto do som do motor que se pode ouvir nos vídeos e da evidente qualidade de execução da scooter. Honda é Honda...
Já que falas no som e porque de facto nos vídeos é por demais evidente que tem um som muito possante e enganadoramente denunciador de uma motorização com mais cilindrada (que na realidade não tem), quase de certeza que quando o Jorge Valente ligar a sua nova Forza 300 vais ficar com uma ideia diferente....depois diz se não confirmas isso!
Mas vou passar a explicar a razão que encontro para esse desfasamento!
Quando a fomos buscar ao stand e mal a ligámos pela primeira vez (atenção que estava com zero Kms), o som emanado pelo escape apesar de rouco, achei-o abafado e não se destacava de uma forma especial.....no entanto e isto é pura verdade, aliás os vídeos são disso prova.....depois de lhe termos colocado alguma kilometragem e sobretudo...depois de todos termos apertado bem com ela e dos elementos mecânicos se encontrarem bem quentes, o som vindo daquele escape parecia ter-se transfigurado por completo, quase parecia que já não tinha o mesmo escape com que a trouxemos do concessionário. Julgo (...e creio que não me engano) que com o passar dos Kms e com o natural aquecimento no núcleo do escape, o som vai-se tornando cada vez mais forte e audível, cada vez mais grave...mais "cheio".
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Olá.
Apesar de não estar a pensar comprar uma, é uma moto que terei de testar.
Isto porque a minha SH 300 usa o mesmo motor mas pesa menos quase 30kg e declara 27cv.
Não compreendo bem porque na Forza este motor tem de vir com menos cavalos e menos 10nm à mesma rotação. É um contra senso uma vez que até pesa mais.
Penso que a nivel de velocidade de ponta nada perderá ou até seja melhor uma vez que certamente terá muito melhor aerodinâmica.
No caso da SH o que adoro é mesmo o disparo dela, principalmente a 1 pois com dois nota-se bastante diferença apesar de continuar a andar muito bem.
Quanto a consumos a minha com a Maria a conduzir sozinha faz na casa dos 3l/100km (ela já conseguiu 2.8/100km) mas comigo ou a dois como quase sempre anda ronda os 3.5l/100km sem preocupações nos consumos mas com condução calma que é a minha habitual.
Mas sem duvida, tendo em conta o motor da minha, deve ser uma otima mota que deve conciliar muito bem o citadinho e as viagens calmas.
Um abraço,
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Sabem porque é que a nova Forza tem aquele disparo no arranque que envergonha algumas 400cc? Porque é levíssima! scooter_
É um brinquedo sensacional, muito equilibrada de linhas e de proporções e muito equilibrada e sâ de ciclística. FACÍLIMA e muito agradável de conduzir. scooter_ scooter_
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Companheiros.....Honda é Honda......
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É com naturalidade que leio a tua apreciação relativamente ao peso deste novo modelo, mas essa sensação encontra muita da sua razão de ser, além do bom equilibrio inerente à própria concepção de todo o conjunto, no perfil do banco e na sua distância ao solo que é tão só e apenas uma das mais baixas de entre as maxiscooters neste momento à venda em Portugal.
Este factor permite que a flexão das pernas se faça sem esforço e auxilie grandemente no encontrar do ponto de equilibrio face a outros modelos concorrentes, transmitindo essa natural percepção de peso e que não é sentida de forma igual em todas de maxis.
A título de curiosidade, não deixa ainda assim de ser algo impressionante essa grande sensação de leveza, se atentarmos que, por exemplo, tanto a nova SYM GTS 300 como a Kymco Downtown 300 têm um peso inferior à nova Forza NSS300.
ZeZe, termino agradecendo o teu testemunho e valorando o facto de teres acompanhado um nosso companheiro na sua nova aquisição....mas....por acaso não aproveitaste também para tirar 1 ou 2 fotos para conhecermos a máquina do Jorge Valente? ;D
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O que mais me espantou foi o equilíbrio da Forza.
Qd fizerem uma 500.....bye bye virus T-Max.....desculpem o off-toppic, mas qd sair uma Forza-like com 500ccs.....cuidado com concorrência.
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Amigo Paulo, ao ritmo a que a Honda está a lançar novos modelos (e com sucesso, é importante mencionar), posso garantir-te que já vi esse "filme"...bastante mais longe de acontecer. _Rolley_
É só questão de um Japonês com poder de decisão na Honda dar a ordem e surge o.....THE POWER OF DREAMS! ;)
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Boas,
Já cá canta a dita e é uma maravilha, como já aqui foi várias vezes dito, já fiz +- 50kms e estou nas nuvens.
Quero agradecer mais uma vez ao José Eduardo a companhia que me fez quando ma entregaram e nos meus primeiros kms.
Um abraço a todos,
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Boas,
Já cá canta a dita e é uma maravilha, como já aqui foi várias vezes dito, já fiz +- 50kms e estou nas nuvens.
Quero agradecer mais uma vez ao José Eduardo a companhia que me fez quando ma entregaram e nos meus primeiros kms.
Um abraço a todos,
Boaaaaaa _lool_, olhe ó faxavor, sai uma Forza novinha para a garagem do Jorge Valente. _palmas_ _palmas_ _palmas_
Goza bem essa montada companheiro. _pol_
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Fotos, há 3 ou 4, tiradas com o meu telemóvel. Amanhã, talvez consiga colocá-las.
O Jorge também tirou algumas.
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Para bem da saúde de quem tem 650's, foi muito cordial da vossa parte não fazerem a comparação no arranque.
É que me parece que os proprietários das 650 talvez ficassem surpreendidos. :)
É uma scooter espectacular, eu fui lá antes de vocês por outros motivos.
Gosto também da traseira da anterior, a 250.
P
Na verdade e para ser totalmente franco, a MaxSym do companheiro Painoman não se portou nada mal...o "problema" é que não se esperava que aquele pequeno motor da Forza com 279cc tivesse tanta garra (volto a frisar...estava completamente nova e ainda algo presa).
Sou totalmente imparcial no que vou dizer: Na maioria das vezes andaram quase sempre taco a taco, excepto nos primeiros metros pois a Forza 300 pula, mas pula mesmo para a frente com uma desenvoltura que nos deixou a todos espantados! _confuso_ No arranque a fundo, mesmo tendo em conta os seus cerca de 200Kg (e ainda para mais estava bem atestada e levava o Limpinho que "só" pesa 90Kg _Rolley_) é visível que não dá mesmo hipóteses...os primeiros metros são dela, aí sim não há chances!
Para a motorização que tem, volto a dizer e não sou o único com essa ideia pelo que já aqui li....parece ter muito mais potência do que aquilo que é declarado! E está este motor virado para os consumos hem... _pensador_
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Olá Isaac.
Depois de tanto entusiasmo a tua 200 já foi _lool_ _lool_.
Pelos motivos que apresentei não pude estar presente no teste da 300, com 24 cavalos, que parecem que são...(?)_confuso_, mas se soubesse que havia confronto com as 400 teria aparecido.
Mas Isaac, não vale começar a gritar que a 300 ganha quando vão a meio do percurso _lool_ _lool_.
E já agora, não querendo ser maçador _martelada_, vocês não acham que falta um disco na roda da frente?
Um abraço
Carlos
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Esse parece ser o mal geral na maioria das hondas.....falta sempre um disco à frente.....
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Depois de tanto entusiasmo a tua 200 já foi _lool_ _lool_.
Amigo Carlos, pemite-me fazer só uma correcção...a minha é 250cc, não 200cc. ;)
Porém e dito isto, a diferença de apenas 30cc da minha Forza para esta nova não tem a mesma proporção matemática no que ao desempenho mecânico diz respeito. Com alguma tristeza digo até que, neste aspecto em concreto, a minha seria pura e simplesmente cilindrada num confronto directo.
Sobre a MaxSym amigo Carlos e como disse mais atrás, não hà razão para receios pois portou-se à altura daquilo que a contenda lhe exigia e quase sempre andaram taco a taco...até mesmo com a bi-cilindrica SW-T400 do companheiro Cmiguelq.
Já agora e também um pouco na linha do que se tem escrito sobre esta fiável mecânica que tem as suas origens na unidade motriz que equipa a SH300i, deixo aqui os dados que foram alcançados num teste feito na Tailândia com uma Forza NSS300 de origem:
Dos 0 aos 60Km/h.....3,5 seg
Dos 0 aos 80Km/h.....5,5 seg
Dos 0 aos 100Km/h.....9 seg.
Sobre a velocidade máxima (depois da rodagem feita), talvez ande perto dos valores alcançados pela SH300, não sei. Mas o Panda parece já saber que o ponteiro desce bastante. >:D
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É uma scooter espectacular, eu fui lá antes de vocês por outros motivos.
Foste lá antes de nós Pedro.... _pensador_
O que é que andarás a preparar. Das 2 uma, ou foste para fazer algum tipo de manutenção à CBF ou caíste na realidade e vais voltar para as maxiscooters (estou a brincar). _careta_
Mas tenho pena de não teres nessa ocasião testado a nova Forza 300, pois ela estava com zero Kms marcados quando lhe peguei.
Já agora, aqui está uma que terá levado 8,7seg. para alcançar os 100Km/h. Mas pronto, esta tinha certamente já umas preparações a avaliar pelas imagens. ;D
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Não caro Miguel, a próxima Forza NSS300 cá do fórum não será a minha.
Quando contei à minha mulher que ía testar o novo modelo da Forza com uns companheiros, li-lhe no rosto um acesso de clarividência e momentos depois estava-me a dizer: "Por acaso não estás a pensar trocar, pois não? A tua mota está nova..." Ainda me disse mais umas quantas que não me recordo já muito bem, mas que na altura foram capazes de furar a "nuvem" em que o meu pensamento já se encontrava à uns dias a essa parte.
Posto isto e porque em parte até lhe tenho que dar razão, continuarei com a minha bem estimada e muito fiável Honda Forza X.
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Ah ah ah! _lol_ _lol_ _lol_
Estou mesmo a ver o olhar de "el matador" que a tua esposa te deu! _lol_ _lol_ _lol_
É o mesmo que a minha me dá sempre que falo de upgrades!
Embora se tivesses uma boa valorização da tua e uma boa oportunidade fiques virado ao contrário e a bater mal... _martelada_
_mau_
Eu não posso pensar em nada agora, até porque sem carta é tudo académico... Mas em V.V. tenho que a conduzir e Isaac, vais ter que arranjar maneira de o conseguir!!! _careta_
E mantenho a minha, para já a cinza é a mais bonita! _careta_ _careta_ _careta_
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Não caro Miguel, a próxima Forza NSS300 cá do fórum não será a minha.
Quando contei à minha mulher que ía testar o novo modelo da Forza com uns companheiros, li-lhe no rosto um acesso de clarividência e momentos depois estava-me a dizer: "Por acaso não estás a pensar trocar, pois não? A tua mota está nova..." Ainda me disse mais umas quantas que não me recordo já muito bem, mas que na altura foram capazes de furar a "nuvem" em que o meu pensamento já se encontrava à uns dias a essa parte.
Posto isto e porque em parte até lhe tenho que dar razão, continuarei com a minha bem estimada e muito fiável Honda Forza X.
Amigo Isaac,
Esta malta é tramada para a brincadeira e não faz pressão nenhuma para a troca da máquina. ... mesmo nenhuma... _Rolley_ _careta_
Então diz-me lá uma coisa... quando te vou ver com a branquinha? ... aquela... que dá um Forza descomunal...uma tal de NSS300... _Rolley_ _careta_ _lol_ _lol_ _lol_
Grande abraço e continuação de muito e boas curvas com a sempre muito tua e estimada Forza X. _pol_
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Agora à momentos cruzei-me com a de test-drive que experimentámos na 3ª feira. scooter_
Já anda por cá mais pessoal interessado em ver o que vale esta nova Forza.
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Olá Isaac.
Depois de tanto entusiasmo a tua 200 já foi _lool_ _lool_.
Desculpa Isaac por ter menorizado a tua menina, ou seja, a tua Honda Forza 250.
Um abraço.
Carlos
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Agora à momentos cruzei-me com a de test-drive que experimentámos na 3ª feira. scooter_
Já anda por cá mais pessoal interessado em ver o que vale esta nova Forza.
Aqui em Lisboa o interesse é grande, enquanto estava na Linhaway Parede entraram dois possíveis compradores que foram especificamente ver a Forza.
Um deles, dono de duas Honda, uma delas uma CBF 600 como mota do dia a dia estava a pensar substitui-lá pela Forza, mas como motard já com muitos anos de experiência, o facto de não ter mudanças fazia-o hesitar....
Mas andava a pensar nisso!
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Sendo dono de uma PCX e mesmo sabendo que com a Forza pago mais imposto, seguro e claro, mais pelo menos 1 litro por cada 100 km, daquilo que vi até então, parece-me claro que devo fazer o upgrade. Vendo a minha PCX branca e compro uma Forza preta :-)
Estou desejoso para passar na Ondamil em Almada assim que ela tiver disponível para teste para comprar _pensador_
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Sendo dono de uma PCX e mesmo sabendo que com a Forza pago mais imposto, seguro e claro, mais pelo menos 1 litro por cada 100 km, daquilo que vi até então, parece-me claro que devo fazer o upgrade. Vendo a minha PCX branca e compro uma Forza preta :-)
Estou desejoso para passar na Ondamil em Almada assim que ela tiver disponível para teste para comprar _pensador_
Companheiro, também há em branco, aliás é a minha preferida... não sei bem porquê _pensador_... tem um je ne sais quoi(acho que é assim que se escreve, é que eu e o francês, não somos grandes amigos _lol_).
Abraço e boa escolha.
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Aqui no porto o interesse é grande.....MUITO GRANDE mesmo, vi no espaço de 1 hora.........FILA para realizar o TD...
E esta hem???
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Companheiro, também há em branco, aliás é a minha preferida... não sei bem porquê _pensador_... tem um je ne sais quoi(acho que é assim que se escreve, é que eu e o francês, não somos grandes amigos _lol_).
Abraço e boa escolha.
Eu sei... e gosto da Branca (ainda não vi ao vivo), mas adorei a preta (vi ao vivo).
O facto é que com a minha PCX branca, caí a 20k/h e ficram lá as arranhadelas tipicamente pretas... numa preta ia-se notar menos _convivio_
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Aqui no porto estão as 3 lado a lado.....são todas bonitas, a escolher não sei não.....
A branca parece-me mais alegre e vistosa.
A cinza parece mais mulher, mais elegante..
A preta mais agressiva e desportiva...
Isto de compará-la a miúdas ainda vai dar muito off-toppic, mas realmente é o que acho.
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Sei do que falas... é como a Integra e a PCX (opinião) a branca parece a mais vistosa :-)
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Na Integra como na Forza...em branco.
Na PCX, em vermelho metalizado fica o máximo (e parece que ganha una poderes sobrenaturais...) _careta_
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Claro! Nisso tens razão: sensatez acima de tudo. Eu também não vou trocar por motivos óbvio$. Sim, é a revisão dos 18000 apesar de ter 19000.
Conclui que ando raramente acima dos 110 km/h em AE para poupar gasolina e por isso não é necessário trocar de montada.
Ainda hoje na A1 passou por nós uma TMAX completamente no máximo. Há uns anos teria ido atrás dela, mas agora nem pensar.
Relativamente a acessórios, talvez, daqui a 6 meses, ponha um vidro alto e um assento em gel.
De resto, é sempre a andar, sem problemas.
Nesse aspecto, e voltando à Forza 300: quem tem uma 125 e quer mudar eu aconselharia o seguinte:
1) Andando com pendura, bagagem e frequentemente em AE, francamente será melhor uma 400 (tipo XMAX, XCITING, etc). Por uma questão de binário e RPM confortáveis.
2) Andando sem pendura e raramente em AE, a Forza é talvez a escolha ideal.
3) Apenas para a cidade e sem pendura uma 125 é suficiente.
Não caro Miguel, a próxima Forza NSS300 cá do fórum não será a minha.
Quando contei à minha mulher que ía testar o novo modelo da Forza com uns companheiros, li-lhe no rosto um acesso de clarividência e momentos depois estava-me a dizer: "Por acaso não estás a pensar trocar, pois não? A tua mota está nova..." Ainda me disse mais umas quantas que não me recordo já muito bem, mas que na altura foram capazes de furar a "nuvem" em que o meu pensamento já se encontrava à uns dias a essa parte.
Posto isto e porque em parte até lhe tenho que dar razão, continuarei com a minha bem estimada e muito fiável Honda Forza X.
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Conclui que ando raramente acima dos 110 km/h em AE para poupar gasolina e por isso não é necessário trocar de montada.
Amigo, com uma Forza andávas nos mesmos 110km/h em AE e poupávas mais gasolina. Para além de ganhares em conforto.
Nesse aspecto, e voltando à Forza 300: quem tem uma 125 e quer mudar eu aconselharia o seguinte:
1) Andando com pendura, bagagem e frequentemente em AE, francamente será melhor uma 400 (tipo XMAX, XCITING, etc). Por uma questão de binário e RPM confortáveis.
Desculpa-me, mas não concordo com a referência à X-MAX. Com pendura, bagagem e em AE a X-MAX torna-se algo pequena e frágil e, consequentemente, instável.
Um abraço.
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Estive agora a reler o tópico sobre a PCX do companheiro Fantasma em que curiosamente conseguiu alcançar (a velocidade moderada) um consumo de 1,82L/100Km e pus-me a pensar......
....... _pensador_
....... _pensador_
.......Não deve levar muito tempo até que surjam por cá os primeiros registos de consumos da Forza NSS300 e acho que haverá grandes surpresas, não sendo descabido avançar que nas mesmas circuntância de condução acima indicadas, fosse possível neste modelo um consumo a rondar os 2,5L/100Km.
Veremos se com o crescente número de compradores e consequentes registos de consumo, o tempo não me dará razão!
Se o companheiro José se apanha com uma destas, é bem capaz de fazer um verdadeiro brilharete nos consumos! ;D
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Estive agora a reler o tópico sobre a PCX do companheiro Fantasma em que curiosamente conseguiu alcançar (a velocidade moderada) um consumo de 1,82L/100Km e pus-me a pensar......
....... _pensador_
....... _pensador_
.......Não deve levar muito tempo até que surjam por cá os primeiros registos de consumos da Forza NSS300 e acho que haverá grandes surpresas, não sendo descabido avançar que nas mesmas circuntância de condução acima indicadas, fosse possível neste modelo um consumo a rondar os 2,5L/100Km.
Veremos se com o crescente número de compradores e consequentes registos de consumo, o tempo não me dará razão!
Se o companheiro José se apanha com uma destas, é bem capaz de fazer um verdadeiro brilharete nos consumos! ;D
2.5l / 100km duvido muito
Na minha nunca consegui menos de 2.7l / 100km
A não ser que seja mesmo a morrer mas aí qual a vantagem de ter uma 300?
Onde se nota muito é na velocidade que uma 125cc vai a fundo principalmente a dois
A pcx a dois e a fundo que significa 108km/h no velocímetro e cerca de 95km/h reais, fazia 3.5l / 100km
A sh além de ir na boa a essa velocidade, bastando um cheiro de acelerador, a dois faz sempre menos dos 3.5l / 100km
Na condução do fica dia gasta-me mais 0.6 a 0.8 litros que fazia com a pcx nas mesmas condições se bem que quase que com a sh ando sempre um pouco mais rápido e faço muitas ultrapassagens que nunca faria com a pcx, aguentando.me atrás dos carros.
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Companheiro PGomes, aceito perfeitamente essa dúvida de que a possibilidade que avancei tenha alguma viabilidade, no entanto e porque mantenho o que disse.....tendo eu alcançado um consumo real de 2,7L/100Km na minha Forza num passeio de + de 200Kms e tendo esta um motor que não está tão focado nos consumos como a unidade presente na Forza NSS300, continuo a achar que será possível.
Mas lá está, como eu fiz questão de referir na minha anterior mensagem, tal seria alcançável nas mesmas condições em que o companheiro Fantasma alcançou aquele consumo. Foi isto que eu disse!
Fica aqui o registo do consumo mais baixo que consegui na minha Forza e que pesa quase 200Kg. Quase metade do caminho foi feito em grupo coeso a velocidades que não ultrapassaram os 70Km/h...a outra metade e já no caminho para casa com muito menos gente, rondou os 100/Km/h.
Ora se a minha consegue este consumo, a nova (quase de certeza) consegue ainda menos. Mas lá está...nas mesmas condições! ;)
(https://lh4.googleusercontent.com/-7Buy1gUd_1Q/UYeP4_r5ELI/AAAAAAAAAfA/V6NPBWBalCo/w767-h575-no/Imagem+001.jpg)
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Claro que fazer consumos ridiculamente baixos afaga o ego e alivia a carteira mas, pergunto: quantos de vocês trocam quotidianamente o prazer de condução que uma máquina como a Forza (seja ela a do Isaac ou o novo modelo) proporciona (e com baixos consumos sempre garantidos) por 0,2 ou até mesmo 0,5 litros de poupança a cada 100 kms, se essa poupança significar coibirem-se fazer com a mota o que quer que seja que lhe aumente o consumo instantâneo?
Afinal, onde é que vocês colocam o prazer de guiar uma scooter? scooter_ Trocam-no por uma poupança de 80 cêntimos a cada 100 kms percorridos? _confuso_
Eu não troco e não trocaria. A satisfação que retiro de guiar uma mota não tem preço.
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A grande vantagem nos consumos, quer da PCX, quer da nova Forza, não estará tanto nas médias ridículas que consegue fazer, mas sim nas médias obtidas......sem olhar a médias.
Consumos baixos lá isso elas fazem, agora andar normal, sem qq preocupação e conseguir fazer 2,5 ou 3 ltr já é muito bom........não acham?
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A grande vantagem nos consumos, quer da PCX, quer da nova Forza, não estará tanto nas médias ridículas que consegue fazer, mas sim nas médias obtidas......sem olhar a médias.
Consumos baixos lá isso elas fazem, agora andar normal, sem qq preocupação e conseguir fazer 2,5 ou 3 ltr já é muito bom........não acham?
É pá, ó Paulo, isso nem são médias que se apresentem... o quê? 2,5 / 3 L/100Km, mas isto são consumos... _pensador_, devem é estar desligadas e andar em cima de um tapete rolante, para marcar kms, e depois vêm dizer... ahh e tal fiz média de X e Y... grrrrrrrr... vão lá ser económicas no Japão!!!! _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_ _careta_ _careta_ _careta_
_lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
Grande máquna, esta nova Forza NSS300! _pol_
PS: Espero que percebam que estou só na brincadeira
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Eu nem dos meus consumos habituais de 3.4/3.5 não me queixo minimamente
Na pcx andavam sempre pelos 2.8 pois ando 90% a dois.
E tal como o Zêzezoom disse, andar a morrer para poupar meio litro
Além disso para andar a morrer mais vale uma 125cc pois em nada justifica uma superior
Claro que sendo uma scooter, quanto mais devagar andarmos em velocidade estabilizada menos gastarmos pois as rotações serão menores.
Só uma curiosidade sapiens21, os consumos que o computador de bordo da tua moto apresenta são fiáveis?
Em relação aos consumos que referiste não disse serem impossíveis mas que simplesmente duvidava muito.
Um abraço,
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Companheiro PGomes, nem eu me preocupo com os consumos que estou a fazer e como tu, conduzo com a maior naturalidade possível. Aliás, evito-me até de estar a empatar trânsito e prefiro aumentar o ritmo. _convivio_
Dei o exemplo mais acima que foi atestado in loco por outros companheiros (aqui do fórum) e que comigo circularam nesse dia. O C.B. como também já fiz referência umas 2x no meu Diário de Bordo, é do mais fiável que já vi...nem o do meu carro consegue ser tão certeiro.
Mudando a temática dos consumos....
Hoje ao final do dia, lá terei de acompanhar um colega aqui do trabalho que está extremamente curioso com este modelo. Por alguma razão, aprecia bastante a branquinha! Por cá não se fazem filas como no concessionário do Porto e aqui relatado pelo companheiro Paulo Hadyk, mas a Forza 300 de teste parece não ter descanso.... _Rolley_
(https://lh6.googleusercontent.com/-orpyhN4j5F4/UhumVmyg_7I/AAAAAAAAA9E/HghN2EfMgig/w702-h527-no/2013-08-26-585.jpg)
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Existe quem não tenha quaisquer contemplações na altura da lavagem da sua Forza NSS300. _careta_
Já viram o "pistolão" que o tipo usa.... _lol_
(https://lh6.googleusercontent.com/-cLGVxaRaAAM/UiB20jOaS9I/AAAAAAAAA_Q/DwwiFO3_imo/w701-h466-no/1364470295-DSC0087JPG-o.jpg)
A scooter do lado até parece ter uma cabine de duche privativa! _lol_ _lol_ _lol_
Mas no global desta imagem verdadeiramente sui generis, algo há que merece algum destaque...um escape à maneira e uns espelhos de aspecto mais racing.
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Sem dúvida uma foto interessante...
Por falar nisso: onde andará a matrícula? _confuso_ scooter_
O tipo já lhe mudou o escape e os espelhos (ambos mais bonitos que os de origem) mas ainda não teve tempo para arranjar uma matrículazita? :o Ou terá ido à máquina d elavar? _careta_
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Eu por acaso até fiquei com uma ideia muito positiva do escape montado na nova Forza, gostei do formato e dimensão. Mas esse da imagem mais acima também lhe fica muito bem.
Sobre a matrícula ou a falta dela, de certeza que desapareceu sob o efeito de um valente jacto de água. _careta_
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Estive agora mesmo na Motorway em Campolide/Lisboa... a esperança era ver se tinham alguma NSS300 para teste e...
Não só estava disponível a Integra para teste, como duas Forza 300 sem ABS, ambas Cinza, uma delas com o vidro alto!
Também tinham exposta uma branquinha... que de facto me deixa a pensar se quero a preta ou a branca!!
Em suma, fiquei com o cartão deles para marcar para um dia que esteja mais solto de tempo para testar ambas (com e sem vidro alto) assim como a Integra!! :-)
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Eu por acaso até fiquei com uma ideia muito positiva do escape montado na nova Forza, gostei do formato e dimensão. Mas esse da imagem mais acima também lhe fica muito bem.
Sobre a matrícula ou a falta dela, de certeza que desapareceu sob o efeito de um valente jacto de água. _careta_
_pol_ _pol_
Parece-me ser um mivv speed edge, e se assim for é qualquer coisa... _palmas_
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Caros amigos,
Descobri hoje que a Forza não tem luz indicadora da reserva. Não acham estranho? Penso que é uma informação importante, quando me apercebi já tinha o ponteiro colado no fundo da reserva.
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A Honda, sabe-se lá porquê tem alguns modelos assim. A sh também não tem e se não estou em erro, a cbf 125 também não tem.
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Companheiro Pdiniz, não se preocupe muito com o ponteiro colado no fundo da reserva.
É prática comum dos fabricantes asiáticas exagerarem (por defeito, obviamente) a informação do combustível existente no depósito dos veículos que comercializam.
A título de exemplo e relativamente à nova Forza, quando o companheiro Jorge Valente recebeu a sua das mãos do concessionário, ao ouvir as explicações dadas relativamente ao painel de instrumentos, verifiquei que o ponteiro indicador do nível de combustível estava colado ao fundo do traço vermelho da reserva. Até fiz um comentário maroto para com o comercial, perguntando-lhe se a mota tinha combustível suficiente para chegar à estação de serviço mais próxima >:D (não obtive resposta...).
Pois bem, o companheiro Jorge Valente foi abastecer a mota na 1ª estação de serviço que apareceu, ainda não tinha andado mais de 3 kms desde o concessionário e a pistola disparou quando a máquina marcava um pouco menos de 8 litros. Perguntei ao Jorge Valente se sabia a capacidade do depósito, ao que ele me respondeu que era de 11,6 litros. Então, eu disse-lhe: espere lá, ó Jorge! Como é que a mota pode ter mais de 3,5 litros no depósito e ter o ponteiro no fundo da reserva?! _confuso_ Pedi-lhe a mangueira e, como já tenho prática de abastecimentos difíceis com a eNGraçada, atestei a mota mesmo até ao gargalo. Ora, só entraram mais cerca de 3 decilitros.
O que demonstra que, quando o ponteiro do nível de combustível da Forza fica 'a bater' no fundo do traço vermelho da reserva, estão pelo menos 3 litros no depósito.
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Ok, não tem luz avisadora de reserva, ficamos a saber que quando o ponteiro bate no traço vermelho, ainda dá para, pelo menos, 50 Kms. _pol_
Obrigado ZeZeZoom pela informação preciosa! _pol_
Agora, para que é proprietário de uma Forza NSS30, já sabe, quando o ponteiro bater no fundo, ainda anda mais um bocadinho! _Rolley_ _lool_
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_pol_ _pol_
Parece-me ser um mivv speed edge, e se assim for é qualquer coisa... _palmas_
Parece, de facto, mas não será um MIVV Speed Edge, pois as faces inferiores deste não são tão acentuadamente em bico como as do (bonito) escape que está montado na Forza da foto.
Escrevo isto após ter voltado à página da MIVV na internet para olhar uma vez mais as fotos do Speed Edge que lá estão (pois é um escape que acho que fica muito bem na C650GT e até já andei com ideias esquisitas e tudo) _Rolley_.
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Sabes ZeZe, eu estive mesmo...mas mesmo para escrever sobre isso que me aconteceu com o depósito da Forza de Test-Ride, o qual se encontrava na reserva.
Quando lhe peguei e porque (parecia) não ter uma pinga no depósito, o gerente da Motodiana entrega-me um cartão que têm e usam para ir colocar combustível, isto acontecendo mesmo antes de iniciar o test-ride.
Chegado à bomba (fui com companhia, claro ;D) coloquei exactamente 8,06L...nem mais nem menos, foi só mesmo o que consegui colocar até ao topo do bocal de depósito. Eu nem queria acreditar na pouca quantidade que tinha colocado e digo para o companheiro António Ferreira (que curiosamente tem também uma Forza igual à minha mas de cor preta): "Mas isto não tinha o ponteiro cravado no fundo?" Fiquei sem perceber muito bem o que se tinha passado, mas como achei que tinha sido alguma nabice minha com este modelo novo, optei por não divulgar cá no fórum. ::)
Aqui fica uma foto logo após o momento em que pela primeira vez tinha sido atestada....
(https://lh5.googleusercontent.com/-o6_J5nbkDD4/UiDFi4UptfI/AAAAAAAAA_o/rKGkY0lUnTM/w702-h527-no/Imagem.jpg)
Bem, tenho de ir....vou acompanhar um colega na sua (possível) nova aquisição! _Rolley_ Mas tenho dúvidas... :(
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Companheiro Pdiniz, não se preocupe muito com o ponteiro colado no fundo da reserva.
É prática comum dos fabricantes asiáticas exagerarem (por defeito, obviamente) a informação do combustível existente no depósito dos veículos que comercializam.
A título de exemplo e relativamente à nova Forza, quando o companheiro Jorge Valente recebeu a sua das mãos do concessionário, ao ouvir as explicações dadas relativamente ao painel de instrumentos, verifiquei que o ponteiro indicador do nível de combustível estava colado ao fundo do traço vermelho da reserva. Até fiz um comentário maroto para com o comercial, perguntando-lhe se a mota tinha combustível suficiente para chegar à estação de serviço mais próxima >:D (não obtive resposta...).
Pois bem, o companheiro Jorge Valente foi abastecer a mota na 1ª estação de serviço que apareceu, ainda não tinha andado mais de 3 kms desde o concessionário e a pistola disparou quando a máquina marcava um pouco menos de 8 litros. Perguntei ao Jorge Valente se sabia a capacidade do depósito, ao que ele me respondeu que era de 11,6 litros. Então, eu disse-lhe: espere lá, ó Jorge! Como é que a mota pode ter mais de 3,5 litros no depósito e ter o ponteiro no fundo da reserva?! _confuso_ Pedi-lhe a mangueira e, como já tenho prática de abastecimentos difíceis com a eNGraçada, atestei a mota mesmo até ao gargalo. Ora, só entraram mais cerca de 3 decilitros.
O que demonstra que, quando o ponteiro do nível de combustível da Forza fica 'a bater' no fundo do traço vermelho da reserva, estão pelo menos 3 litros no depósito.
Muito obrigado ZeZeZoom! Sou novato nestas bandas, mas é sempre com enorme agrado e interesse que leio os relatos e explicações deste companheiro que possui um especial dom para a escrita.
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Não ter luz indicadora de reserva, tendo em conta o painel gigante e que indica consumo combinado e instantaneo é algo má onda.... ainda assim, é questão de ler o ponteiro e não esquecer quantos km já se fez em reserva :-)
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Não ter luz indicadora de reserva, tendo em conta o painel gigante e que indica consumo combinado e instantaneo é algo má onda.... ainda assim, é questão de ler o ponteiro e não esquecer quantos km já se fez em reserva :-)
Sinceramente não percebo qual é a "cena" com o facto de não ter luz de reserva...
Se tem uma zona vermelha que é percorrida pelo ponteiro, chega e sobra para nos dizer que TEMOS que abastecer. Aliás, já o devíamos ter feito antes de o ponteiro lá chegar. A reserva (zona vermelha) é precisamente para os mais distraídos.
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Percebo o teu ponto de vista, Nuno, embora não concorde em absoluto com ele.
No caso da MaxSym, como sabes, o ponteiro move-se por impulsos ou saltinhos e, sendo uma mota asiática, o ponteiro passa para o fundo do traço vermelho da reserva um pouco antes do tempo (a meu ver). Chinesices (mas da Formosa).
O mesmo sucede na Forza. Japonesices.
Enfim, os asiáticos gostam de assustar os motociclistas mais afoitos.
No resto, concordo que a inexistência de luz da reserva não é um grande problema. Basta estar atento ao movimento do ponteiro e adquirir a noção da relação deste com o traço da reserva e o combustível existente dentro do depósito.
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A mim não me incomoda muito não ter a luz de reserva mas tenho de admitir que uma luz chama bastante mais à atenção que só o ponteiro. E para os distraídos (que não são poucos que por aí andam) é uma grande mais valia.
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A mim não me incomoda muito não ter a luz de reserva mas tenho de admitir que uma luz chama bastante mais à atenção que só o ponteiro. E para os distraídos (que não são poucos que por aí andam) é uma grande mais valia.
Era esse mesmo o meu ponto... por exemplo, na PCX também não tenho nenhuma luz. Mas o último traço fica a piscar que serve de alerta suficiente/constante que está na reserva.
Compreendo e aceito outras opiniões citadas... ou seja, "estar no vermelho é o aviso" creio que é mesmo uma questão de hábito.
Quem sabe dentro de alguns tempos, começamos a ter nestes modelos não só o consumo médio e instantaneo, mas também os KM disponíveis em deposito com a média feita até então (fim de semana à porta _vinho_ )
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Agora na última vez que passei pelo concessionário, já perto da hora de fecho, fui dar com a Forza NSS300 estacionada cá fora e já com os autocolantes a identificá-la como sendo de Test-Ride.
Aproximei-me para lhe tirar uma foto e o escape ainda dava estalidos enquanto arrefecia. Pelo que soube, a esta Forza NSS300 não tem sido dado descanso. Está sempre pronta a andar e a fazer Kms!
(https://lh6.googleusercontent.com/-bHSqDfkOyKs/UjMykf5FmAI/AAAAAAAABBk/r3TFC1PaZIY/w702-h527-no/2013-09-12-636.jpg :()
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Não percebo _martelada_ _martelada_ _martelada_ _martelada_
Olho, olho....carateristicas....preço _martelada_ _martelada_ _martelada_
Não consigo arranjar um ponto a favor da Forza em comparação com as outras 400 todas, não consigo mesmo _pensador_ _pensador_ _pensador_
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Não percebo _martelada_ _martelada_ _martelada_ _martelada_
Olho, olho....carateristicas....preço _martelada_ _martelada_ _martelada_
Não consigo arranjar um ponto a favor da Forza em comparação com as outras 400 todas, não consigo mesmo _pensador_ _pensador_ _pensador_
Relação preco/qualidade
Qualidade de construção
Capacidade da mala (66 litros)
Fiabilidade mecânica mais do que comprovada
Motor isento de vibrações
Conforto
Consumos
Agilidade no trânsito
Maior arranque e reprises quando comparado com outros modelos 400 de referência , comprovado em vídeo pelos companheiros do Forum
São apenas alguns dos pontos em que a Forza se bate de igual para igual (em vários ganha mesmo)
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Viva jabcproenca,
Não entendo onde quer chegar com a eventual comparação entre uma 300cc e uma 400cc, pois, são obviamente de campeonatos diferentes, embora tanto na Forza como noutras 300cc possam existir situações em que se possam bater de igual para igual com as 400cc, no entanto e salvo melhor opinião quem opta por uma 300cc tem como objetivo uma manutenção mais econónima e consumos mais reduzidos, o que se consegue na maioria das situações. Obviamente que se deverá ter sempre em consideração a utilização preferencial da Scooter/Mota, se é mais em AE ou não.
Pdiniz,
Se me permites uma correção, penso que a mala da Forza é de 62L.
Um abraço,
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Dentro da gama de preços (a passar um pouco dos 5000 euros) a forza é uma ótima escolha, pelo motor (suficiente, económico e fiável), pelo design (Subjetivo) e pela utilização. Para quem quer subir das 125cc penso que esta forza é superior a todas as 200/250 do mercado. O objetivo da Honda não é concorrer com as 400 (para isso existe a swing) mas sim com as propostas entre os 200/300cc.
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Viva jabcproenca,
Não entendo onde quer chegar com a eventual comparação entre uma 300cc e uma 400cc, pois, são obviamente de campeonatos diferentes, embora tanto na Forza como noutras 300cc possam existir situações em que se possam bater de igual para igual com as 400cc, no entanto e salvo melhor opinião quem opta por uma 300cc tem como objetivo uma manutenção mais econónima e consumos mais reduzidos, o que se consegue na maioria das situações. Obviamente que se deverá ter sempre em consideração a utilização preferencial da Scooter/Mota, se é mais em AE ou não.
Pdiniz,
Se me permites uma correção, penso que a mala da Forza é de 62L.
Um abraço,
Quero chegar ao preço _reg_ _reg_ _reg_
Uma 300 desse valor pelo menos o ABS _martelada_ _martelada_ _martelada_
Consumos mais baixos??????, não sei a minha com velocidades na casa dos 90-120km/h anda a fazer 3,6l/100km, uma 300 não sei se não é mais.........
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Viva jabcproenca,
No que se refere ao preço embora possa concordar que é uma das mais caras 300cc se não a mais cara, não me parece que haja alguma 400cc pelo mesmo preço ou mais barata, também tenho sérias dúvidas no que se refere aos valores da manutenção, quanto aos consumos obviamente que tudo é subjetivo, pois, só podem ser comparáveis em situações de utilização idênticas.
Deveremos considerar também no preço o valor de retoma ou venda usado e isso parece-me inquestionável, no que se refere ás marcas de primeira linha e ás restantes, sem questionar se o material é melhor ou pior.
Cumprimentos,
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Viva jabcproenca,
No que se refere ao preço embora possa concordar que é uma das mais caras 300cc se não a mais cara, não me parece que haja alguma 400cc pelo mesmo preço ou mais barata, também tenho sérias dúvidas no que se refere aos valores da manutenção, quanto aos consumos obviamente que tudo é subjetivo, pois, só podem ser comparáveis em situações de utilização idênticas.
Deveremos considerar também no preço o valor de retoma ou venda usado e isso parece-me inquestionável, no que se refere ás marcas de primeira linha e ás restantes, sem questionar se o material é melhor ou pior.
Cumprimentos,
Estou completamente de acordo, Jorge.
Cada macaco/cilindrada no seu galho!
O mais importante é escolhermos a cilindrada que mais se adequa a nossa utilização diária.
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e chegou hoje à Motodiana- Évora uma Forza com ABS...branca...fui lá...pra decidir se ficava com ela...mas não!! prefiro esperai pela preta...que era tb pra vir, mas pq blablablabla...népias...apeado mais 1 mês ou o que seja...
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Companheiro trópico, mas qual é a justificação para isso?
Tem existido uma forte procura deste modelo precisamente nessa côr e mais concretamente...noutros mercados?
Tenho conhecimento, precisamente através do concessionário onde a irás comprar, que a aceitação deste modelo tem sido avassaladora e a espera por mais unidades está a alongar-se. Tem-se vendido mesmo muito bem para o pouco tempo de existência que tem no mercado.
Mas sobre a questão de unidades de côr preta é que desconhecia estar a levar mais tempo que nas outras. Mas se é nessa côr que a pretendes, então entendo perfeitamente a tua decisão...é algo muito pessoal e contra isso não há argumentos.
Vemo-nos em breve companheiro trópico. _pol_
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Viva,
É sem duvida um grande avanço face à primeira, no entanto aquele guiador ainda....não se compreende! Mas está mais apelativo.
Vejo duas na expo e são de facto muito atraentes. Aquela traseira está muito bem conseguida, como aliás toda a restante moto. E pff não a comparem com a PCX, porque ela é tudo menos uma PCX com esteroides. Tem a sua própria personalidade, tem um design muito evoluido e consegue transparecer muita qualidade, como é apanágio da Marca.
Uma opção a considerar daqui a ano, ano e meio se aquele guiador não me irritar.
nota - 8
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Aquilo que dizes segue a mesma linha de pensamento que eu tive quando a vi ao vivo em meados de Setembro.
Não me parece de todo uma PCX que tomou esteróides, é essa também a minha opinião. Trata-se de um modelo autónomo dentro da Honda e com excelentes características no seio da gama das 300cc. Aliás, quando vi a nova Forza NSS300 pela primeira vez foi precisamente dentro do concessionário e tinha uma série de PCX bem perto, o que deu para avaliar com seriadade o referido por altura do Test-Ride.
Para o ano provavelmente haverá uma novidade em termos de cores, se bem que a mesma já exista noutros países: Forza em vermelho!
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Sapiens21, vieram 7 pr PORTUGAL E ESTAVA ATRÁS NA LISTA BLABLABLA....NAO SOU GAJO DE ME CHATEAR (QUASE) COM NADA....desculpem as maiusculas......o Sr. Manel lá me explicou coiso e tal....sou um tipo paciente pra certas cenas; deixa rolar....
eu sei pk dizem que a Forza é uma pcx c esteroides....sei sei mas nao vou dizer pk dizem isso....é que nao tem nada a ver, mas pronto _careta_
gd abraço
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Volto a dizer aquilo que já te disse por PM aqui à umas 2 semanas...quando a tua black Forza chegar, se a fores buscar a um sábado, conta com a minha presença e no mais que te puder ajudar e aconselhar!
Sobre a espera que estás a ter, que compreensivelmente aborrece qualquer um e por isso te compreendo, posso ainda assim dizer que no final acaba por compensar a espera. É mesmo uma máquina muito boa!
Já andei na nova Forza (a de tet-ride) por 2x e, dentro da gama das 300cc, é de facto uma das propostas mais tentadoras do mercado. Sobre o ABS, na minha opinião fizeste bem em comprá-la com este sistema....segurança acima de tudo! _palmas_
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Hoje, precisamente a Forza NSS300 que deu início à criação deste tópico, foi novamente testada para vários companheiros CPM e mostrou, mesmo sendo uma moto de testes que naturalmente é conduzida de forma diferente por um extenso leque de condutores e até, porque não dizê-lo...por vezes abusando dos seus limites....continua impecável, sempre pronta a rolar e mostrando que a qualidade e rigor deste modelo está em muito bom plano. _pol_
Uma máquina feita para durar, sem dúvida. scooter_
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Oh Sapiens21, não se esperaria outra coisa!
Até as motas de marca "mais fracas" (leia-se menos conceituadas), meses depois ainda estão boas para se poderem fazer test drives nelas e sempre com as melhores prestações!
Muitas delas até são alteradas para que as pessoas fiquem com a ideia que estão a andar numa maxi de outra cilindrada!
Eu próprio já testei algumas onde se notava isso claramente..... _Rolley_
Mas esse modelo tem por excelência a sua qualidade, penso que não se esperava outra coisa senão estar e continuar impecável, mesmo após mil, 2mil ou mesmo muitos mais quilómetros em cima delas .....!
Boas curvas
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(https://lh3.googleusercontent.com/-rArf787FkgQ/UyTZom042PI/AAAAAAAABas/TovFtmaAnLY/s640/image.jpg)
A imagem ilustra o momento preciso em que o Dinis Espadinha chega do teste que foi fazer à Forza NSS300, estando eu junto a ele....e o que me disse foi algo deste género: "É pá, isto acelera muita bem...e olha lá, chego bem com os pés ao chão". ;)
A PCX deixou de vencer nos arranques à saída dos semáforos...agora a competição é interna! _careta_