Marcas de Maxiscooters => SYM => Mecânica => Tópico iniciado por: CCM em 04 de Julho de 2012, 17:05
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TROCAR ÓLEO DO MOTOR
SYM GTS 125
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Identificar a vareta do óleo
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg32.imageshack.us%2Fimg32%2F9490%2Fimg1210af.jpg&hash=049b08e89f53273ca055304dfe381511e383df7e) (http://imageshack.us/photo/my-images/32/img1210af.jpg/)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg694.imageshack.us%2Fimg694%2F9871%2Fimg1211ue.jpg&hash=7097ae675458c9fb6ebc7aa4168df0475372054b) (http://imageshack.us/photo/my-images/694/img1211ue.jpg/)
Por baixo temos o bujão
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg137.imageshack.us%2Fimg137%2F7277%2Fimg1212ma.jpg&hash=900858017ea7ba1082831ec341a697298bde4b95) (http://imageshack.us/photo/my-images/137/img1212ma.jpg/)
Desapertamos a vareta do óleo
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg3.imageshack.us%2Fimg3%2F9528%2Fimg1216oz.jpg&hash=4296c362e8d578f43287b69402a331229b05b848) (http://imageshack.us/photo/my-images/3/img1216oz.jpg/)
Coloca-se um recipiente para a recolha do óleo velho por baixo do bujão e desapertamos o bujão....
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg256.imageshack.us%2Fimg256%2F5334%2Fimg1217p.jpg&hash=fc9c83a2a71fb7cf64c95d8cd48f8f39d0390e9e) (http://imageshack.us/photo/my-images/256/img1217p.jpg/)
Deixando escorrer o óleo
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg15.imageshack.us%2Fimg15%2F5392%2Fimg1218fm.jpg&hash=ad47027a568d2d49b78f4a21f51ff5247b699f58) (http://imageshack.us/photo/my-images/15/img1218fm.jpg/)
Aperta-se o bujão e o filtro de óleo com esta sequência
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg850.imageshack.us%2Fimg850%2F3109%2Fimg1222ss.jpg&hash=5054e56116deb3f5068b23954f73ec42b7cb672f) (http://imageshack.us/photo/my-images/850/img1222ss.jpg/)
Insere-se 0,8l do óleo novo.
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg560.imageshack.us%2Fimg560%2F2952%2Fimg1225ox.jpg&hash=3cd67b66cd3d54bdb6c1daefe245eabbc34fd59d) (http://imageshack.us/photo/my-images/560/img1225ox.jpg/)
Encostando (não enroscar!!!) a vareta de óleo, verifica-se o nível.
O óleo velho coloco num jarrican que quando está cheio levo a uma oficina para reciclar _pol_
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg96.imageshack.us%2Fimg96%2F9199%2Fimg1232nb.jpg&hash=8e9dde923c694173e299da2f36283ebe03a396aa) (http://imageshack.us/photo/my-images/96/img1232nb.jpg/)
Reparem no fiscal do lado esquerdo!!!! _lol_ _lol_ _lol_
Eu uso óleo silkolene 10w40 comp4
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg232.imageshack.us%2Fimg232%2F1168%2Fimg0943eu.jpg&hash=8b1ec5f6d855d0c40a020a02fc2450adf25eaf96) (http://imageshack.us/photo/my-images/232/img0943eu.jpg/)
Como reparam pelas fotos, utilizei cartão para absorver qualquer gota de óleo que possa cair para o chão.
TEMPO: +/- 30min.
Abraço ;)
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Muito bom CCM, _pol_
uma coisa simples que por vezes sem uma pequena discrição, muita gente não faz por receio!
Cumprimentos.
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Excelente tópico!
Já temos vários companheiros com scooters fora da garantia que assim podem fazer eles próprios a troca de óleo.
Obrigado pela partilha
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Mais um pouco e era um autentico manual. _palmas_
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Muito bom! 5 estrelas _pol_
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Muito bom tutorial, parabéns! _palmas_
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Excelente dica...estava mesmo a pensar em ser eu a trocar o meu, mas sinceramente não sabia como...agora já sei...Obrigado
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Com esta bela partilha _palmas_
Nos tempos que correm podemos poupar algumas dezenas de euros. Mas atenção às máquinas que ainda estão na garantia!!.. _pensador_ _pensador_
Cumprimentos
_pt_ _scp_ scooter_
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O forum existe para isso mesmo, ajudar-nos uns aos outros
Caro CCM permita-me que acrescente ao seu excelente tópico o seguinte:
Mudar só a quente para escorrer melhor, e cuidado ao tirar o bujão, o óleo pode estar demasiado quente, usar luvas ou deixar arrefecer um pouco
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Uma boa dica CCM _pol_
Temos que poupar de qualquer forma até mesmo na scooter.
As mudas de oleo nas SYM são façil de fazer _pol_
Boas curvas scooter_
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Alguém tem "algo parecido" para a Burgman 400 ??? _Rolley_
Estou seriamente a pensar ser eu a fazer na próxima muda, mas necessito de umas dicas. _careta_
(Desculpem o off-topic)
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Se quiseres mudo o óleo à tua Burgman.
Bom dia Sapina, a minha Buga é de 2009 mas penso que não deva ser muito diferente da tua... Eu não me importo, e até gosto, de meter mão à obra, mas necessito é de umas dicas na primeira vez. _Rolley_
Abraço,
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Excelente partilha CCM _palmas_ _palmas_ _palmas_
Apesar da manutenção ter sido feita na Sym, de certeza que vai ajudar muita gente com scooters de outras marcas a fazer o mesmo.
Um abraço _convivio_
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obrigado pela partilha !!
excelente..belas fotos _pol_
abraço
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CCM sempre em grande _palmas_ _palmas_ _palmas_
Obrigado pela partilha
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Está melhor do que no manual!!
A minha está em final de garantia, por isso mudanças de oléo daqui para a frente faço eu. Sei a qualidade do óleo que coloco e poupo uns euritos...
Até tinhas lá a ASAE para o caso de alguma coisa correr mal...
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.freesmileys.org%2Femoticons%2Femoticon-tv-011.gif&hash=7ab2051017c818b595a6088009038d394bd0f807)
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Aconselham este óleo 100% sintético Racing 4T do Continente?
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Aconselham este óleo 100% sintético Racing 4T do Continente?
boas
eu nunca usei, nao posso dar a minha opiniao, mas ja agora qual o preço?
eu nas motos que tive sempre usei o castrol gps 10w40, que penso eu 3l ficam por +/- 25€ mas nao tenho a certeza, ja nao compro a muito tempo.
cmps
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Excelente esta partilha.
A minha está a fazer 15000km e as mudanças intermédias (de 3 em 3 mil, que o importador diz não ser necessária, mas alguns concessionários aconselham) vai ser feita por mim.
Resta escolher um óleo bom e em conta para tratar disso _pol_
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boas
eu nunca usei, nao posso dar a minha opiniao, mas ja agora qual o preço?
eu nas motos que tive sempre usei o castrol gps 10w40, que penso eu 3l ficam por +/- 25€ mas nao tenho a certeza, ja nao compro a muito tempo.
cmps
Só vejo a falarem bem desse oleo, que baixa os consumos etc
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Amigo CCM,
Onde é que compras (e preço) o silkolene 10w40 comp4? _pensador_
Não encontro isso à venda _corado_
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Luis o mais facil nao é mandar vir pela internet ?
http://www.sportsbikeshop.co.uk/motorcycle_parts/content_prod/7755 (http://www.sportsbikeshop.co.uk/motorcycle_parts/content_prod/7755)
Digo eu....
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Luis o mais facil nao é mandar vir pela internet ?
http://www.sportsbikeshop.co.uk/motorcycle_parts/content_prod/7755 (http://www.sportsbikeshop.co.uk/motorcycle_parts/content_prod/7755)
Digo eu....
Porque razão? Se houver num sítio perto de onde o Luís trabalha/mora etc é mais rápido lol
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Este site tem preços bastante acessíveis:
http://www.texoleo.com/epages/2934-120730.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/2934-120730/Products/OS4TC10W401 (http://www.texoleo.com/epages/2934-120730.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/2934-120730/Products/OS4TC10W401)
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Já agora, muitas das revisões que se vê, as oficinas trocam sempre a anilha (ou oring, como preferirem) que julgo ser da porca do bujão. Aconselham sempre a trocar esta anilha? Pelo preço também não me parece que se perca nada, agora é saber onde se podem arranjar...
Dêem lá a vossa opinião. Obrigado.
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Viva!
Onde é que compras (e preço) o silkolene 10w40 comp4? _pensador_
A primeira vez comprei na motobelas. Ficaram sem stock e não havia maneira de voltarem a ter, pelo que tive de comprar no João Santos.
Penso que qualquer concessionário SYM tem este óleo.
O preço é +/- 12€/litro
Este site tem preços bastante acessíveis:
http://www.texoleo.com/epages/2934-120730.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/2934-120730/Products/OS4TC10W401 (http://www.texoleo.com/epages/2934-120730.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/2934-120730/Products/OS4TC10W401)
Sim. É verdade.
Estou a juntar uns €€€ para encomendar óleo para a scooter e para o enlatado.
Talvez compre Castrol ou Liqui Moly.... Logo se vê!!! _pol_
Já agora, muitas das revisões que se vê, as oficinas trocam sempre a anilha (ou oring, como preferirem) que julgo ser da porca do bujão. Aconselham sempre a trocar esta anilha? Pelo preço também não me parece que se perca nada, agora é saber onde se podem arranjar...
Dêem lá a vossa opinião. Obrigado.
Do dizer ao fazer ainda vai uma distância.... _Rolley_
Deve-se mudar as anilhas a cada troca de óleo.
Eu não acho que seja fundamental. Pelo que não mudo... Também não sou exemplo!!! _lol_
Tenho sempre em atenção se existe alguma pinga de óleo na garagem...
Podes comprar em qualquer concessionário.
O custo ronda €1!!! _careta_
Não é a porca, é uma anilha. Mas se quiseres trocar a porca... _Rolley_
Abraço ;)
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A primeira vez comprei na motobelas. Ficaram sem stock e não havia maneira de voltarem a ter, pelo que tive de comprar no João Santos.
Penso que qualquer concessionário SYM tem este óleo.
O preço é +/- 12€/litro
Sim. É verdade.
Estou a juntar uns €€€ para encomendar óleo para a scooter e para o enlatado.
Talvez compre Castrol ou Liqui Moly.... Logo se vê!!! _pol_
Já agora... mais uma pergunta _corado_
Uma vez que equacionas não colocar silkolene, que achas/acham do Mobil Super 2000 X1 10w-40 Semi-sintético, está a 10,90 euros no Jumbo? _pensador_ _pensador_
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Viva!
Já agora... mais uma pergunta _corado_
Uma vez que equacionas não colocar silkolene, que achas/acham do Mobil Super 2000 X1 10w-40 Semi-sintético, está a 10,90 euros no Jumbo? _pensador_ _pensador_
Não percebo de óleos.
Uso Silkolene porque era o óleo usado no concessionário.
Vou mudar de marca porque vou comprar um garrafão de 4l. Quando esse momento chegar optarei pelo mais barato, desde que seja 10w40, marca conceituada e de preferência sintético. Estes são os mesmo requisitos.
Como vês o óleo Mobil que sugeres encaixa nos meus requisitos. Agora tu é que vês....
Ahhh!!! Depois de uma nova visita ao site da Texoleo, reparei que a morada é de Alverca, anteriormente era em Almeirim....
Sendo assim não custa nada lá passar!!!
Abraço ;)
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usem oleos fully sinteticos com as viscosidades recomendadas. e for mais fino tb nao faz mam. verificam se sao API recomendado pelo fabricante ou superir ( G, H , .... J , l) quanto maior a letra melhor.´
No caso da GTs è API SH ou superior ,de viscosidade 10W 40. Um 5w- 40 tambem pode ser, é apenas mais fino no arranque a frio. A quente tem o mesmo comportamento na sua viscosidade(40)
Hoje em dia ha diversos oleos sinteticos a preços bem porreiros.
Marcas: é á vontade do fragues.
Mobil, Motul, Liquimoly , castrol, Bp, fuchs etc... o que nao falta é oleso de boa qualidade :)
na texoleo www.texoleo.com os preços sao bem em conta . Entre 6 e 12 euros o litro arranja se muita coisa .
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Viva!
Obrigado yoshi. _pol_
Terei em atenção as tuas recomendações quando for comprar o óleo.
Abraço ;)
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Nada que tu ja nao soubesses :)
Cumprimentos.
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Bom dia,
Com que frequência devemos substituir o filtro do óleo?
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Dica verificar se o tabuleiro não está furado
Aconteceu comigo vai então de cartão e pano:D
Enviado do meu Boston 4G através de Tapatalk
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Bom dia,
Com que frequência devemos substituir o filtro do óleo?
Companheiro.
Que eu saiba o filtro do óleo da Sym Gts não se troca, porque é todo metálico.
Na minha GTS 125I já fiz duas mudanças de óleo no concessionário e não mudou o filtro, como podes ver nas fotos colocadas pelo companheiro CCM filtro é metalico.
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Obrigado. Um pouco depois, e com uma leitura mais atenta lá percebi que o filtro é o metálico... já agora... como se limpa esse filtro? (lava-se com água??? )
Este fim de semana vou fazer a mudança do óleo do motor pelo que dava jeito saber :)
Abraço!!!
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Com desengordurante.... eu utilizo Spray limpeza de travões
Abraço
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Obrigado!!
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O filtro limpo apenas com um pano (de preferência um que não largue "penugem" :D );
Desta vez pus um 10W40 da Castrol; 15€ na Norauto e ainda me ofereceram um vale de 15€ ehehehhe
Portanto, foi um grande negócio scooter_
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Não se consegue ver as fotos. :-?
Tambem quero começar a fazer algumas coisas de manutenção.
Boas curvas scooter_
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Viva!
Pois!!! Não se vê as fotos. ..
Pode ser um problema na hospedagem. Vou esperar uns dias e se as fotos não voltarem a ficar online lá tenho de ir ao sótão revolver caixotes!!!!! :D
Abraço ;)
Enviado do meu GT-I9300 através de Tapatalk
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boas companheiro,
vou fazer a mudança do oleo a minha sym gts e gostava de saber se alguem sabe qual o binário de aperto do bojão do carter?
Obrigado
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obrigado pela dica
_pt_ scooter_
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5 40w fica-se a ouvir muito os martelos da arvore de cames
10 40 w ou 10 30 w, não sei se as novas ainda utilizam o 10 30 W, se for o caso é sem duvida o indicado. mas é muito carote :)
Abraço
usem oleos fully sinteticos com as viscosidades recomendadas. e for mais fino tb nao faz mam. verificam se sao API recomendado pelo fabricante ou superir ( G, H , .... J , l) quanto maior a letra melhor.´
No caso da GTs è API SH ou superior ,de viscosidade 10W 40. Um 5w- 40 tambem pode ser, é apenas mais fino no arranque a frio. A quente tem o mesmo comportamento na sua viscosidade(40)
Hoje em dia ha diversos oleos sinteticos a preços bem porreiros.
Marcas: é á vontade do fragues.
Mobil, Motul, Liquimoly , castrol, Bp, fuchs etc... o que nao falta é oleso de boa qualidade :)
na texoleo www.texoleo.com os preços sao bem em conta . Entre 6 e 12 euros o litro arranja se muita coisa .
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Alguém já experimentou Motul scooter expert 4t 10w40 ?
https://www.motul.com/system/product_descriptions/technical_data_sheets/181/original/Scooter_Expert_4T_10W-40_%28GB%29.pdf?1343404709
Opiniões ?
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Alguém já experimentou Motul scooter expert 4t 10w40 ?
https://www.motul.com/system/product_descriptions/technical_data_sheets/181/original/Scooter_Expert_4T_10W-40_%28GB%29.pdf?1343404709
Opiniões ?
Eu uso esse óleo desde a revisão dos 5000 km e não tenho razão de queixa, já fiz 3 mudas de óleo usando este Motul.
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Boas,
o aperto da porca do bojão tem algum "truque"?
Aperta-se com força até ñ ir mais, ou não convém fazer muita força...
Para desapertar o meu tive que recorrer a uma extensão/cabo comprido e aí desapertei-o com facilidade, a apertar com a mesma extensão tive receio de fazer força a mais, ou seja, já está bem apertado mas sinto que vai mais se continuar...
Deixo assim e vejo se pinga? tenho receio de passar a rosca ::)
obrigado!
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Boas,
o aperto da porca do bojão tem algum "truque"?
Aperta-se com força até ñ ir mais, ou não convém fazer muita força...
Para desapertar o meu tive que recorrer a uma extensão/cabo comprido e aí desapertei-o com facilidade, a apertar com a mesma extensão tive receio de fazer força a mais, ou seja, já está bem apertado mas sinto que vai mais se continuar...
Deixo assim e vejo se pinga? tenho receio de passar a rosca ::)
obrigado!
Boas,
Já viste no manual se menciona o torque recomendado ?
A preocupação do aperto do bojão é legitima mas em geral dá para sentir se está apertado . Para estares descansado só se usares uma chave dinamométrica.
Mais ou menos 3 ou 4 kgf.m é um valor típico e será a volta disso se não me engano muito .
Boas curvas
Cross
Sent from my Nexus 5 using Tapatalk
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Muito bom _palmas_
Um grande abraço e boas curvas _convivio_
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Boa noite,
Depois de ler este tópico resolvi juntar uns pozinhos. À Pouco tempo a minha maxi perdeu óleo pela tampa do variador (retentor da cambota roto com apenas 9800 Kms) e isso fez-me procurar coisas e com a ajuda de um colega aqui no forum percebi algo no óleo para as as motas com embraiagem a seco que é o caso das nossas maxi.
Boas,
Quinta vou deixar a moto para revisão e reparação, entretanto e com a ajuda de um amigo _pol_ que me chamou a atenção para os óleos usados na oficinas e o tipo de lubrificação de embraiagem, deixo o link para quem não sabe o óleo usado para as nossas maxi.
http://www.oilspecifications.org/articles/JASO_MA_JASO_MB.php (http://www.oilspecifications.org/articles/JASO_MA_JASO_MB.php)
MA e MB faz alguma diferença se soubermos que existe a diferenciação no óleo dependendo da embraiagem ser banhada ou não pelo mesmo óleo do motor.
Assim para mim (Scoter claro), irei pedir o Motul 10W 40 para embraiagem a seco, e não o 5W 40 que meteram na ultima muda, que por se tornar mais fino em temperaturas menos altas em comparação ao 10W, que pode ter tido influencia na avaria (perda de óleo). Acresce que o óleo aconselhado é o 10W 40. Portanto…..
Após reparação deixo o veredicto da oficina.
Até lá, boas curvas a todos!! scooter_ _convivio_
A mota foi reparada em garantia e a lombas e curvas foi mais que 5 estrelas.
Ainda relativamente à garantia, li neste tópico, uns post's a trás, que as revisões intermédias não seria obrigatório fazer nas oficinas para manter a garantia. Como achei estranho, fiz o mail e obtive a resposta que deixo em baixo.
Exmo. Sr. Mário Palma,
Informamos que para efeitos de garantia, todas as revisões têm de ser realizadas num concessionário autorizado Sym e o respectivo livro de revisões carimbado e assinado.
Atentamente,
Moteo Portugal, SA
-----Original Message-----
From: mjaxxxxxx@xxxx.com [mailto:mjaxxxxx@xxxx.com]
Sent: segunda-feira, 8 de Junho de 2015 15:38
To: Sym Portugal
Subject: Sym - Contact: Mário Jorge Álvaro da Palma
Reason: Pós-venda
Mail: mjaxxxxx@xxxx.com
Boa tarde,
Persistindo a dúvida da minha parte, solicito um último esclarecimento quanto ao plano de manutenção para a SYM GTS 125i CBS.
Relativamente à troca de óleo intermédia a cada 3000 km, fora das revisões de 6000 em 6000 km, estas têm de ser efetuadas em oficina, para efeitos de garantia ou pelo contrário, apenas as revisões de 6000 em 6000 km têm essa obrigação?
Com os melhores cumprimentos,
Espero ter ajudado.
Uma coisa tenho a certeza, a ajuda e esclarecimentos que tenho conseguido no CPM dos colegas tem sido excelente.
Obrigado a todos e boas curvas.
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Depois do que escrevi antes e das specs do óleo do post em baixo refiro ainda o seguinte:
Alguém já experimentou Motul scooter expert 4t 10w40 ?
https://www.motul.com/system/product_descriptions/technical_data_sheets/181/original/Scooter_Expert_4T_10W-40_%28GB%29.pdf?1343404709
Opiniões ?
Eu uso esse óleo desde a revisão dos 5000 km e não tenho razão de queixa, já fiz 3 mudas de óleo usando este Motul.
STANDARDS API SL
APPROVALS JASO MA under N° M033MOT105
Technosynthese® oil, reinforced with a synthetic base stock which provides outstanding protection.
JASO MA approval ensures perfect operating conditions when a wet clutch is fitted on the scooter.
As spec do óleo dizem "...when a wet clutch is fitted on the scooter.", isto não é o caso das nossas maxi, a embraiagem é a seco e na roda de trás, não é banhada pelo óleo do motor.
_scp_ _scp_ scooter_
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Podes usar na scooter óleo JASO MA (para embraiagens banhadas a óleo), não poderias era utilizar um óleo MB numa moto com embraiagem banhada a óleo.
Óleos com a norma MB específicos para motos são muito raros. Nem sei se a Motul produz algum, creio que não. Tens, por exemplo, o Bel Ray que é bem bom.
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Podes usar na scooter óleo JASO MA (para embraiagens banhadas a óleo), não poderias era utilizar um óleo MB numa moto com embraiagem banhada a óleo.
Óleos com a norma MB específicos para motos são muito raros. Nem sei se a Motul produz algum, creio que não. Tens, por exemplo, o Bel Ray que é bem bom.
Tens razão, no entanto não disse ser incompatível, mas sim de não ser o correto, nem sempre me expresso da melhor forma _pensador_.
Quanto ao motul, apenas encontrei o MB no link de um pais de leste (Roménia?)
http://www.motul-product.ru/product/motul-scooter-4t-10w40-mb
MA evita que as embraiagens escorreguem, logo a redução no atrito será inferior ao MB.
O Belray que te referias, será o que está no link em baixo? _pensador_
http://www.belray.com/bel-ray-friction-modified-thumper-racing-4t
_scp_ _scp_ _convivio_
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Sim, reduz atrito, pelo que eu na scooter também prefiro utilizar óleo com a norma mb. O bel ray é esse mesmo. Tenho utilizado na minha scooter e estou muito satisfeito.
Esse óleo podes encomendar no nosso parceiro motovest.
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Sim, reduz atrito, pelo que eu na scooter também prefiro utilizar óleo com a norma mb. O bel ray é esse mesmo. Tenho utilizado na minha scooter e estou muito satisfeito.
Esse óleo podes encomendar no nosso parceiro motovest.
Boas..
Podia indicar quantos kilometros faz em média com este oleo? 4000km ou 5000km?
Cumprs,
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Eu faço 8000km com este óleo, tal como indica o manual de manutenção da minha moto. Convém respeitar os intervalos de mudança definidos pelo construtor.
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obrigado pela dica
_pt_ scooter_
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Eu faço 8000km com este óleo, tal como indica o manual de manutenção da minha moto. Convém respeitar os intervalos de mudança definidos pelo construtor.
Não leves a mal este meu comentário, mas a tua velocidade média de condução deve de ser 70/80 km/h (consumos 2.1l), daí o teu oleo durar 8000km, correcto?
Qualquer concessionário da Honda recomenda caso tenham um condução mais extrema (100/105 km/h) durante períodos superiores a 20/30 min que a troca de óleo seja efetuada aos 4000km's...
É um facto que o óleo da Belray é um API SM JASO MB, mas 8000/8500 rpm's durante largos periodos... não á oleo que resista... penso eu!!
Na PCX utilizava o IPONE Katana Scoot 5w40 MB (API SL) e era excelente... mas não fazia 8000km!
Mesmo nesta nova Nmax, a marca diz que os intervalos de manutenção são de 6000 km, no entanto recomendam que aos 3000/4000km efetuem a troca do oleo, utilizam um óleo próprio da Yamaha sem aditivos anti-fricção (Yamalube 4-S - Semi-sintetico - Jaso MA). Eu proprio estou à procura de alternativas que utilizem Jaso MB, embora no manual da NMAX diga que é compatível tanto MA como MB.
Na PCX utilizava o IPONE Katana Scoot 5w40 MB (API SL) é era excelente... mas não fazia 8000km!
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Loool. Nem passo dos 40.
Podem andar normalmente com uma pcx que o óleo faz à vontade os 8k entre mudas, os criadores do motor não são parvos. Que as oficinas queiram que se troque mais vezes já é outra conversa.
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Ah, e atenção que um 5w é mais fino, o que se poderá traduzir num consumo de óleo.
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Ah, e atenção que um 5w é mais fino, o que se poderá traduzir num consumo de óleo.
Esta temática provavelmente não é muito interessante para os restantes camaradas, mas dê uma olhadela neste dois link's:
Ipone Katana Scoot 5w40
http://ipone.fr/wp-content/uploads/2015/05/FICHE-KATANA-SCOOT-FR-HD.pdf (http://ipone.fr/wp-content/uploads/2015/05/FICHE-KATANA-SCOOT-FR-HD.pdf)
Castrol Power 1 Scooter 10w30 MB (Aka oleo Honda)
http://msdspds.castrol.com/bpglis/FusionPDS.nsf/Files/2C57E0AC29DD659180257E040056048A/$File/BPXE-9V2SUS.pdf (http://msdspds.castrol.com/bpglis/FusionPDS.nsf/Files/2C57E0AC29DD659180257E040056048A/$File/BPXE-9V2SUS.pdf)
Verifiquem a viscosidade de ambos aos 100ºC...
Infelizmente não consegui encontrar as specs do http://www.belray.com/bel-ray-friction-modified-thumper-racing-4t (http://www.belray.com/bel-ray-friction-modified-thumper-racing-4t)...
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Estou a pensar em mudar futuramente o óleo da minha SYM 125i GTS ABS, qual a marca que aconselham entre o castrol e o motul
http://texoleo.com/product/castrol-power-1-4t-10w-40-4l-1
http://texoleo.com/product/motul-7100-4t-10w-40-4l
Além da diferença de preço do Motul para o castrol existe mais alguma diferença entre os óleos?
Ou aconselham outro?
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Hoje ia para encomendar o meu oleo do motor e transmissão, e para confirmal fui ver se encontrava no manual, no que existe em português na menciona, e não encontrai mais nenhum onde aparece-se a SYM 125I GTS , só encontro um que é da SYM 250i/300I GTS
E tenho visto pessoal a dizer que metem oleo 10w40 mas no manual diz 10w30 existe problema em colocar antes um 10w40 ou deve ser mesmo um 10w30?
Aqui esta o manual onde diz 10w30 ou menciona engine oil - SAE 10W-30 API SG
https://www.manualslib.com/manual/1079219/Sym-Rv-250i.html?page=6#manual
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O oleo é o 10w40 com a norma API-SJ.
Esse manual não é da sym 125
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O oleo é o 10w40 com a norma API-SJ.
Esse manual não é da sym 125
Sim eu sei que não é, mas não há manual da SYM 125i GTS, com qual poderei comparar?
Nesta pagina menciona a mesma informação da GTS 250/300 dai ter colocado aquele manual da 250
https://www.manualslib.com/manual/874279/Sym-Scooter.html?page=19#manual
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Sim eu sei que não é, mas não há manual da SYM 125i GTS, com qual poderei comparar, onde foi buscar o oleo com a desiganção SJ não encontro em nenhum manual?
Nesta pagina menciona a mesma informação da GTS 250/300 dai ter colocado aquele manual da 250
https://www.manualslib.com/manual/874279/Sym-Scooter.html?page=19#manual
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Boa noite, passado tanto tempo o que dizem do castrol power 1 scooter 4t 5w40?
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A Motul tem um óleo muito bom.
Motul Scooter Power 10W30 MB
A Motovest tem.
João scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
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Boa noite, passado tanto tempo o que dizem do castrol power 1 scooter 4t 5w40?
Boas, na minha com 1500km feito e a puxar bem, não baixou o nivel, por mim vai continuar com este em mudas futuras
scooter_
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Eu usei o Motul 10w40 7100 Syntetic. E desta vez vai fazer 4500km.
Da última vez mudei óleo, filtro ar, óleo travões, líquido refrigerante e óleo transmissão. Tudo Motul.
Daqui a 1 mês vai levar o óleo motor, correia e roletes... E se calhar até lhe ponho uma vela nova.
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Não consigo encontrar em lado nenhum ao mesmo preço do textoleo o Motul 7100 4T 10W40 e aqui está esgotado.
Encontrei no site pneucity o Motul 7100 4T 10W60 será que também serve para as nossas motas ou não é aconselhável?
https://www.pneucity.com/oleo/produkt/produtos-para-motociclos/motul/1380
p.S: Já vi que esté não é indica, pelas pesquisas que fiz.
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Companheiro,
a Motovest vende óleos Motul. a loja fica numa perpendicular à Av da Igreja,em Alvalade.
Se comprares da gama 5100 10W40 também vais bem servido. _pol_
http://www.motovest.pt/loja/oleo-de-Motor-Motul-1L-7100-10W40-4T.html
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Companheiro,
a Motovest vende óleos Motul. a loja fica numa perpendicular à Av da Igreja,em Alvalade.
Se comprares da gama 5100 10W40 também vais bem servido. _pol_
http://www.motovest.pt/loja/oleo-de-Motor-Motul-1L-7100-10W40-4T.html
Sim mas esse é de 1lt e queria comprar de 4 lts ficava já servido por uns tempos e fica mais barato que as embalagens de 1lt.
Na textoleo têm este da Castrol, acham que fico bem servido na sym 125i gts ou não?
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Procura no Google por
Rui Pereira lubrificantes
Óleo do motor. Pt
Na motonews por exemplo.
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Procura no Google por
Rui Pereira lubrificantes
Óleo do motor. Pt
Na motonews por exemplo.
No Pereira e lubrificantes não têm Motul só castrol, pelo menos no site.
No oleo do motor é mais 10€ com os portes, na motonews é mais 10€ sem os portes :o
Caso contrario compro o Castrol Power 1 Racing 10w40 que esta em stock e fica a 37,20€ na textoleo.
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Podem meter 10w 40 ou 10w 30, sendo que o 10w 30 vai ter melhor performance a elevadas rotações porque é mais fluido e chega mais rápido as peças a lubrificar e refrigerar.
5 w não aconselho ficam com um motor mais ruidoso....
Metam 100% sintético de marca confiável.
Vejam o nível a cada 1000 km, mudem o óleo conforme a vossa condução, eu estoiro o meu óleo em 5000 km.
Abraços
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Podem meter 10w 40 ou 10w 30, sendo que o 10w 30 vai ter melhor performance a elevadas rotações porque é mais fluido e chega mais rápido as peças a lubrificar e refrigerar.
5 w não aconselho ficam com um motor mais ruidoso....
Metam 100% sintético de marca confiável.
Vejam o nível a cada 1000 km, mudem o óleo conforme a vossa condução, eu estoiro o meu óleo em 5000 km.
Abraços
Nuno mas o 10W40 protege mais o motor ou o 10w30 faz o mesmo papel?
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Acabei de comprar o oleo
Passei pelo site da textoleo e vi que já esta disponível o CASTROL Power 1 Racing 4T 10W-40 4L, o Motul 7100 é que está ainda esgotado, mas este tb não é mau.
Outra informação a minha SYM 125i GTS ano 2015 acendeu a luz de óleo aos 5000 mil, será que como foi mudado aos 1000 e agora que fez 5000 conta como sendo os 6000mil _pensador_
Ou será que umas é aos 5000 e outras aos 6000.
No manual Americano realmente diz 1000 e depois de 5000 em 5000 mil, mas logo a seguir menciona limpar o filtro de oleo a cada 6000mil _lol_ _lol_ _lol_
Actualização
Percebi hoje 23JUN, que a a troca do filtro oleo aos 6000mil por um limpo é referido a 300i e 250i este manual inglês refere-se as cilindradas 300i, 250i, 125i.
Quem precisar aqui esta o manual
http://www.sym-global.com/uploadfile/download/20130912050938.pdf
no manual português é que diz 6000 com intervalo de 3000
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Na tua opiniao o Motul é melhor que o Castrol?
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Na tua opiniao o Motul é melhor que o Castrol?
Na minha opinião para ser sincero não sei.
A nivel do oleo para carro prefiro o Castrol ao motul, tanto que este ultimo que meti na carrinha foi Motul e noto diferença tanto no trabalhar como no desenvolvimento.
A nivel das motos ainda não usei motul no motor era para ser a primeira vez mas estava esgotado, comprei este.
Na transmissão coloquei o motul.
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Eu no carro uso mobil 0w20 , já ouvi que motul nas motas é muito bom , agora na altura de trocar o oleo logo vejo sinceramente ainda falta um bom bocado , arranjaste 85w140 para a transmissao da motul?
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arranjaste 85w140 para a transmissao da motul?
Sim arranjei.
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Compraste onde?
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Compraste onde?
Comprei aqui
https://gestroil.com/loja/automoveis/motul-gear-competition-75w-140-1l/