Marcas de Maxiscooters => SYM => Tópico iniciado por: Ana Sofia em 13 de Fevereiro de 2017, 10:35
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olá a todos
comprei agora uma sym gts 125 para os meus percursos de casa/trabalho mas a verdade é que nunca andei de mota. Que conselhos dão a quem nunca conduziu ?
Obrigado
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Olá Ana e bem vinda.
A primeira indicação que te posso dar é: calma. Não é um bicho de 7 cabeças. É uma máquina que deves utilizar bem e respeitar.
Treina, equipa-te bem, treina, treina e treina.
Vai lendo por aqui as excelentes recomendações que existem sobre os diferentes assuntos relacionados com este mundo, principalmente os de segurança.
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A mim o que me aconselharam é que vá para um sitio grande como um parque de estacionamento e que treine o arranque a travagem as curvas para me ir habituando ao peso da mota e à sua agilidade.
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A mim o que me aconselharam é que vá para um sitio grande como um parque de estacionamento e que treine o arranque a travagem as curvas para me ir habituando ao peso da mota e à sua agilidade.
Olá Ana
Essa seria também a minha sugestão, mas quero reforçar só uma coisa que o companheiro JViegas te falou, equipa-te bem. É errado pensar-se que por não haver velocidade, não haverá acidente.
Acredito que vais gostar e muito de viajar dessa tua nova forma, costumo dizer que quem entra neste mundo não sabe onde se mete, porque causa dependência...
Bem vinda
_convivio_
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A mim o que me aconselharam é que vá para um sitio grande como um parque de estacionamento e que treine o arranque a travagem as curvas para me ir habituando ao peso da mota e à sua agilidade.
Sim claro. É uma opção. Deves conhecer a tua máquina. Sentir o seu peso, como vira e como trava. Como te equilibras e como reagir no trânsito urbano é a chave para o sucesso. Sem medos mas com respeito.
Não tenhas pressa, pois todos nós temos uma curva de evolução diferente.
Tal como o Rufido refere: o equipamento é importantíssimo. Tão importante (para mim) como a máquina que compraste. É errado pensar que as lesões acontecem apenas a altas velocidades.
Não te queremos assustar mas há que ter noção da realidade que é andar em duas rodas motorizadas no meio do trânsito citadino.
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o equipamento que comprei foi luvas, capacete e casaco aconselhavam mais algum tipo de equipamento? como botas e calças?
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Para mim o melhor conselho é mesmo nunca saíres atrasada de casa ou melhor teres o teu ritmo no transito. Eu já tive dias de sair um pouco mais tarde, e são sempre os dias que a meio da viagem tenho de me relembrar, que se chegar 10 min atrasado o mundo nao acaba (detesto chegar atrasado), porque o stress de chegar atrasado põe me maluco e começo a arriscar mais no transito, e não vale a pena. Por isso é começar a pegar na mota com calma não ceder à pressão de motas e carros no transito e fazeres as coisas no teu ritmo, eles que te ultrapassem ou que esperem. Ás vezes vejo malta a arriscar mais e quero ir atrás deles, mas como disse tenho o meu ritmo e não é por chegar 5 min adiantado que vou deixar de fazer o que tenho para fazer.
Boas curvas
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Companheira, se nunca andaste numa mota/scooter e o tamanho e peso da gts te assusta, seria capaz de sugerir alugares, durante umas horas, uma scooter mais pequena como a vision ou pcx para te inteirares do básico da pilotagem, arranque/paragem e equilíbrio.
Preferencialmente escolhe locais mais amplos para não termos de processar tanta informação.
Este tempo de chuva não é o melhor para iniciar, mas verás em pouco tempo tudo será mais natural.
Como bom principio respeita a montada e os outros utentes da via.
Equipamento sempre, inverno ou verão, e corretamente utilizado.
Acho que daqui a pouco já estarás presente nos nossos eventos. scooter_
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o equipamento que comprei foi luvas, capacete e casaco aconselhavam mais algum tipo de equipamento? como botas e calças?
Para mim, não seriam demais as calças e as botas, nunca sabemos antecipadamente o que acontece em caso de acidente e quanto mais protecção, melhor.
O equipamento que possuis (para além do capacete, já obrigatório por lei), é o que considero de básico e o que a maioria do pessoal acaba por dar prioridade.
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Ana
Nunca faças nada na scooter pelo lado direito.
Sempre pelo lado esquerdo, como entrar sair, etc.
Principalmente nunca tires a mota do descanco central pelo lado direito
com a scooters a trabalhar. A mota ao avançar faz rodar o punho e sai desparada :-)
Planeia os teus percursos e conhece as ruas, tenta ainda que de inicio a volta seja maior
escolheres percursos que te sintas a mais a vontade. Tipo subidas /descidas ingremes
cruzamentos em que possas aparecer do lado mais complicado.
Com o tempo e experiencia mais passando a situações que consideres mais complexas.
Tem cuidado com os angulos mortos e nunca assumas que os outros condutores te viram.
Anda sempre com um dedo no travão pelo menos no detras para diminuir o tempo de inicio de travagem caso seja necessário. Mas nas motas tenta primeiro andar desalinhada com o outros para teres pontos de fuga.
É simples e envolvente. Boa sorte.
PF
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Com tantas sugestões muito interessantes pouco posso dizer excepto: "acredita em ti" a maioria dos acidentes lentos acontecem quando nos assustamos e perdemos a racionalidade e o equilíbrio. Por regra a mota parada não se equilibra por isso devemos rolar para a equilibrar. O grande problema do iniciante é vencer a inércia, isto é, tem medo de se desiquilibrar ao andar mais depressa e não se equilibra a andar muito devagar. Vê muitos vídeos no YouTube e vai praticar antes de te meteres no trânsito. Pensa sempre se o pessoal do fórum consegue eu também consigo ;)
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Uma roda alta , curso no escola da Honda Kartódromo Palmela do Nuno Barradas , ajuda muito a ficares mais à vontade
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Obrigado a todos pela ajuda e sugestões ;)
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O melhor conselho que te posso dar foi aquele que eu próprio segui. Dá tempo ao tempo e respeita o teu tempo de aprendizagem. A pouco e pouco vais-te sentir mais capaz, mais confiante e isso vai-te fazer aprender mais.... nunca sintas que já sabes e já estás bem, sente que já estás melhor e já podes aprender mais.....
Bem vinda e diverte-te!
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......Já quase tudo foi dito mas talvez fosse boa ideia treinares 2 ou 3 vezes o percurso que habitualmente irás fazer ( casa-trabalho-casa ) num Domingo ( com menos trânsito ) e assim também poderás aperceber-te das potenciais armadilhas no pavimento e ganhares + confiança, não te esqueças de praticar sempre condução defensiva e da máxima motard que os "enlatados têm sempre a prioridade" venham eles da esquerda direita do meio, etc...
Tudo irá correr bem vais ver.
Scooterado scooter_ _slb_
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_convivio_ Olá boas
Companheira Ana és de Alverca não sei qual o percurso que vais fazer se AE ou EN
mas de certeza que conheces Vila Franca e para treinar podes ir para o recinto do pavilhão do cevadeiro
ao lado do campo de futebol do Vila Franca que é uma zona fechada sem transito e com muito espaço
na parte onde estão as árvores e os repuxos ai consegues treinar sem problemas
abraços e bem vinda
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Bem vinda Ana Sofia
Comecei também por uma Sym 125. Muito fiavél, manobrável em suavidade e confortável. Conselhos? Sim treinar emmparque aberto. Depois e em estrada, antes das curvas e ultrapassagens, mpara além de olhar pelo retrovisor, virar um pouco a cabeça e pelo canto do olho ver se vem algum veículo ao lado. Não encostar em demasia à direita. Ocupar bem a nossa faixa de rodagem para não sermos encostados pelos carros. Depois, condução defensiva... anida que tenhamos prioridade, não fazer batalha com isso porque perdemos a batalha, embora ganhemos mais tarde a guerra. De resto, disfruta e sê feliz...
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Eu fiz ao contrário comecei numa Gts e passei para a Pcx... Isto de ter perna curta dificulta por causa do peso dela. A Gts a andar é igual agora parada é outra coisa.
Mas se não te aventurares muito no início e treinares bastante antes de te meteres por estradas movimentadas, chegas lá.
Força e boa sorte.
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Eu também comprei uma GTS e sem andar de mota há anos fui buscá-la ao stand em hora de ponta.
A Sym GTS é muito estável em andamento, o "problema" são as manobras porque a mota é pesada. Por isso não te aconselho começar com voltinhas num parque de estacionamento sem antes te habituares ao peso e dinâmica.
Aconselho-te a ires tomar um café ao Pau de Canela ao Sobral de Monte Agraço pela estrada da Arruda. No regresso vens por Bucelas e Vialonga. Cuidado com as curvas e está feita a habituação à máquina. O teste seguinte pode ser a N10 com trânsito.
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Olá a todos
Já comecei a dar as minhas voltinhas na minha Sym, até agora fiz cerca de 50km. A primeira aula fui para um parque de estacionamento para me habituar ao seu peso e fazer algumas manobras e habitue-me bastante rápido. No dia seguinte decidi fazer-me à estrada e senti-me muito bem e confortável. A mota sem dúvida é muito equilibrada e fácil de manobrar. Estou a adorar a experiência e só tenho pena de não ter comprado uma mais cedo.
Obrigado a todos mais uma vez pelos conselhos ;) ;)
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_lool_ ficamos felizes por ouvir isso ANA agora desfruta da tua menina SYM e lembra-te nunca penses que já sabes tudo, em duas rodas há que ter sempre atenção de quem nos rodeia mas estradas e não só.
Desfruta do grande prazer em andar em duas rodas.
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Ainda bem, agora cuidado e boas voltas. scooter_ _pol_
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Põe gasolina e anda sem destino, principalmente ao fim de semana que tens menos trânsito, aconselho-te a andares mais por nacionais, pois nas vias rapidas e autoestradas tens de andar mais depressa e para quem não conhece bem a maquina não é boa ideia.
Cumpts