Marcas de Maxiscooters => Comparativos => Test Ride => Tópico iniciado por: Sapiens21 em 03 de Abril de 2015, 15:52

Título: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: Sapiens21 em 03 de Abril de 2015, 15:52
Test-Ride completo: Honda Vision 110i

Um caso de amor e ódio…

Antes de começar este teste e ainda a olhar fixamente para o ecrã do telemóvel, enquanto tentava centrar e captar a primeira fotografia da pequena scooter, passou-me em jeito de flash um conjunto de pensamentos com os quais e de alguma forma concordava..…


Vais-te fartar dela num instante!
Chegas à primeira rotunda e dás meia volta!
Mas quem te manda ir fazer um teste a uma scooter tão pequena?
Estás a levar ao limite a questão dos test-rides…era necessário desceres ao nível de uma citadina?
Estás-te a passar…vai mas é devolver as chaves, diz que recebeste um sms urgente e piras-te…


(https://lh5.googleusercontent.com/-uMhxMZrwg0Q/VR5f4crFvNI/AAAAAAAACn0/VKi7bl0Scbk/w983-h553-no/WP_20150402_10_14_09_Pro.jpg)

Isto é verídico!

Eu não sei o que me deu para ter saído da minha boca, no interior do concessionário, que gostava de fazer um teste completo a este pequeno modelo, enquanto a minha fazia a revisão.
Mas agora estava dito e custava-me voltar atrás.

Não vou dizer que não a conhecia, porque até já tinha conduzido por breves quilómetros este modelo da Honda quando deixei a minha numa das revisões anteriores. Mas ter testado já tantos modelos depois deste e todos eles bem mais possantes, crivou-me o pensamento de uma ideia pré-concebida que teimava em não me largar….e até àquele momento ainda nem sequer me tinha sentado nela, continuando com a chave nas mãos!!!

(https://lh5.googleusercontent.com/-TsrWaCkuRpY/VR5f4sNlCXI/AAAAAAAACmk/i_CN3erHp0Q/w983-h553-no/WP_20150402_10_39_35_Pro.jpg)

Bem, lá vai ter de ser….

Enquanto coloco o capacete e aperto a fivela, miro-a de alto abaixo uma última vez….e sento-me como quem se senta numa cadeira frágil e em que desconfiamos que está à espera do primeiro momento para se partir!
Sentado na Vision 110i, olho para o painel de instrumentos, rodo a chavinha colocada mais abaixo e….pronto…agora sim, tens mesmo de ir já devolver a chave! Caramba!
Mal se fazia ouvir ao relantim e agora começava a duvidar que conseguisse sequer sair do parque privado do concessionário.

(https://lh5.googleusercontent.com/-Fzq7dN1ru4A/VR5f5C_PYSI/AAAAAAAACmc/1lyi7uj_RaI/w983-h553-no/WP_20150402_10_39_59_Pro.jpg)

Acelerei um pouco….e nesse momento cai-me a ficha!

A suavidade da resposta e avanço determinado da Vision fez-me repensar um pouco no que tinha conjecturado de início.
Tu és tão leve oh azulinha! Será que conseguimos ir um bocadinho para a estrada para eu me sentir esbofeteado com o teu desempenho? Agora sou eu que te peço…mostra-me que vales mais do que aquilo que eu dizia de ti…

E ela mostrou mesmo…
Nunca me esqueci que era uma citadina que conduzia, mas as scooters de facto não se medem aos palmos.
O motor não mostrava sinais de dar parte fraca e decidi avançar em definitivo para a estrada, com o vento a passar-me pela fresta da viseira que tinha deixado ligeiramente aberta.  Aliás, a bem dizer, o vento passava por mim em quase todo o tronco, porque a protecção de série não era propriamente um mimo, apesar da Honda fornecer como opcional um vidro alto que resolve o assunto de uma só assentada.

(https://lh6.googleusercontent.com/-IKJtDdfJUcM/VR5f8CwAbeI/AAAAAAAACn8/0Jv74IglbhY/w311-h553-no/WP_20150402_17_03_46_Pro.jpg)

Já tinha deitado um fugaz olhar à sua capacidade de carga debaixo do banco e capaz de albergar um capacete integral e também aos dois volumosos espaços de arrumação na zona inferior do escudo….mas era aquele simpático painel de instrumentos, de muito fácil leitura e contendo as informações mais relevantes, que reuniu da minha parte uma análise inicial mais demorada.

Esta Vision de cor azul, que nasceu para se tornar veículo de testes, com tudo o que isso acarreta em termos de desgaste acentuado, já tinha dobrado os 7 mil Kms e a verdade é que era como se nada fosse. Não tinha plásticos a ranger, respondia com o rigor de uma máquina bem afinada, não denotava uma especial deterioração de qualquer painel, independentemente do local para onde olhava.

(https://lh5.googleusercontent.com/-7WCZ2nAMWx0/VR5f54e5UzI/AAAAAAAAClg/KSaB0cuEjMc/w983-h553-no/WP_20150402_10_49_35_Pro.jpg)

A dada altura e em plena condução, começo a sentir que tenho os membros inferiores um pouco projectados sobre a zona frontal e decidi recuar o meu quadril cerca de meio palmo, situação permitida sem qualquer problema por via da própria concepção linear do banco. Ah…assim está bem melhor!

Os pés não tinham a mesma possibilidade e não tive outro remédio senão deixar o calçado n.º 43 no devido sítio e sossegadinhos. Creio que de perfil a minha posição ficaria sensivelmente com o mesmo aspecto de quem está sentado numa cadeira. Não me senti desconfortável nesta posição e também não senti que a mesma se manifestasse negativamente na condução desta citadina.

Começo a enfrentar algumas rotundas e o peso da scooter revela-se super fácil de dominar, de tal forma que quase dá vontade de as fazer só com uma mão no guiador, tal a reacção tão controlável e tão pouco intimidatória. Claro que não me “atirei” logo para a primeira rotunda com muita confiança, é verdade! Mas depois de negociada essa primeira com “gufa-gufa” (há que tempos que não utilizo esta expressão!), a Vision 110i mostrou-me que era fácil…muito fácil fazer as rotundas com ela.

(https://lh5.googleusercontent.com/-w5WMxMF_PJI/VR5f4lvj3rI/AAAAAAAACmg/8CtzmqjX9ik/w983-h553-no/WP_20150402_10_39_23_Pro.jpg)

Não foram feitas a velocidade supersónica, mas o andamento permitido não deixava ficar mal visto o seu condutor de ocasião. Mais uma voltas e comecei a conhecer e a reconhecer aquela agilidade, comecei a sorrir por poder passar em qualquer nesga entre os carros e o separador central da variante da cidade, comecei a ficar rendido às evidências do prático que é ter uma pequena scooter.

Apanho estrada mais aberta e livre de trânsito e decido levar aquele pequeno motor até aos 100Km/h (no velocímetro), coisa que aconteceu bem mais rápido do que eu me recordava quando a tinha testado há tempos. No fundo, a pequena Vision 110i continuava a dar-me verdadeiras ”chapadas de luva branca”, tendo até àquele momento conseguido amarrotar por completo o preconceito inicial e que tinha começado ainda mesmo antes de rodar a chave!

Não vou dizer que ela não treme ligeiramente a estas velocidades mais altas, porque treme. Mas não senti que a segurança estivesse em causa, não senti que ela mostrasse aqui uma fraqueza digna desse nome. Caramba, é uma citadina! (Ahhh…agora já a defendes, é?)

O depósito com capacidade para 5,5L estaria bem próximo de cheio, pois sempre que a ligava fazia elevar o ponteiro ali bem para perto de FULL e nisto, decido que chegara a altura de levar as suas rodas de 14´polegadas (existe uma versão com rodas de 16') para a temida...muito temida calçada antiga desta cidade Eborense.

(https://lh5.googleusercontent.com/-cwAC_XOYEWQ/VR5f5aNcYAI/AAAAAAAACpA/U79vIOwJDfA/w983-h553-no/WP_20150402_10_47_35_Pro.jpg)

Aponto-a na direcção da zona mais histórica da cidade, com aquele tipo de calçada verdadeiramente  característica e em que até mesmo a andar a pé incomoda e…..bolas, a Vision 110i volta a mostra-se danada para contrariar o que tinha pensado dela.

É que este modelo consegue, literalmente, tratar por “tu” a cidade e toda a envolvência da mesma. Se estivesse sentado em casa a ver as especificações deste modelo e reparasse que conta apenas com um amortecedor traseiro, far-me-ia pensar de imediato que perante as condições a que ali a submetia na zona histórica, iria receber valentes pancadas no fundilho das costas….mas não foi o caso.

(https://lh5.googleusercontent.com/-ESQbi3fimqU/VR5f5kHZE5I/AAAAAAAAClc/Kgjou1tvS3s/w983-h553-no/WP_20150402_10_48_46_Pro.jpg)

Aquela unidade de test-ride, certamente já usada e abusada por muitos, absorvia as irregularidades do piso com o à vontade de uma scooter de maior dimensão, preparação mecânica e…preço. Percebo agora ainda melhor a opção dos CTT, dos estafetas e das empresas ligadas ao ramo da entrega de pizzas. A conhecida fiabilidade deste pequeno mono-cilíndrico a 4 tempos estava bem auxiliada pelos restante órgãos mecânicos, os quais, ainda que dimensionados ao modelo e fito da sua categoria de veículo, não deixavam de cumprir de forma distinta.

Em zonas ainda mais duras de piso, a Vision lá soltava de vez em quando um som agudo que me parecia provir da suspensão dianteira. Parei 2 ou 3 vezes e unicamente para tirar fotos, desligando-lhe o motor para a deixar arrefecer nesses breves instantes. Esta pequena unidade de cor azul , que voluntariosamente sofria para não me deixar a mim ficar muito mal, só depois de umas voltas pela cidade foi imobilizada por um bom bocado, por forma a fazer-lhe uma análise mais visual.

(https://lh5.googleusercontent.com/-eiaTILQaO-w/VR5f6D9snZI/AAAAAAAACmY/HGV14-Cy8BU/w983-h553-no/WP_20150402_10_50_43_Pro.jpg)

Foi este o momento de verificar com mais atenção aquele banco de altura acessível, a qualidade da pintura, a junção dos painéis, o seu aspecto delgado e perfeito para furar o trânsito, enfim....andei de volta dela, mudei-a de posição umas quantas vezes para a aprontar para mais fotos e….confesso, comecei a sentir uma grande afeição por aquele modelo que até ali me tinha conseguido voltar a mente do avesso.

Muito provavelmente e sem exagerar o mínimo que seja, até àquele preciso instante e depois de ter rolado com ela por vários Kms, o gasto em combustível seria em tudo equivalente ao custo de um simples café. Este modelo da Honda, que voluntariosamente me transportava do ponto A ao ponto B a um ritmo bem longe de um mero passeio, anuncia um consumo combinado ridiculamente baixo – 1,92L/100Kms - e com o seu pequeno depósito consegue, em condições ideais de circulação, fazer qualquer coisa como 250Kms.

Aquele seu design de scooter prática, dimensões comedidas, acessível a todas as estaturas, de concepção simples e talhada para enfrentar a cidade, fazia-me desta vez olhar para o ecrã do telemóvel com respeito. Focava a parte que mais me interessava, levantava os olhos para a mirar novamente e…click! Passei um bom bocado naquele local, ora com foto deste lado, ora daquele…e agora ainda um pouco mais para este lado e toma lá mais umas fotos.

(https://lh5.googleusercontent.com/-rdVM08ZtgNc/VR5f6_M98LI/AAAAAAAACmU/mbIcTxVnTIg/w983-h553-no/WP_20150402_10_55_46_Pro.jpg)

O referido ar de scooter jovem e simpática tem a sua zona frontal marcada pela colocação de um farol em zona mais elevada, acrescendo a isso dois mais esguios numa zona inferior e que têm a função de mínimos e de piscas. Ao longo da manhã de testes, por diversas vezes tinha já aproximado a Vision o suficiente do veículo da frente e visto ali reflectido na pintura do automóvel novamente aquela sua imagem, de faróis ligados.

Ali parado naquele local mágico e num bonito dia de Primavera, foi-me ainda possível olhar para o seu sistema de travagem, composto por um disco perfurado na frente e tambor na roda traseira. Não vou dizer que será o melhor que se pode ter, mas tal não significa que os técnicos da Honda tenham menosprezado este importante meio de manutenção da nossa segurança. Aquilo que facilmente constatei foi que a Vision tinha potência de travagem mais do que suficiente para se imobilizar num curto espaço de metros, a que não será totalmente alheio o útil e eficaz sistema de travagem combinada CBS, que faz parte do equipamento de série. Com bom piso, os seus magros pneus de marca IRC cumpriam com aquilo que se lhes era exigido e só mesmo quando circulei naquela falsa e irregular calçada de uma cidade que é Património da Humanidade, tive necessidade de dosear com mais cautela a força aplicada nas manetes.

(https://lh5.googleusercontent.com/-8lFCbqE3NbQ/VR5f7gCXuFI/AAAAAAAACmE/hBfiC3ResOU/w983-h553-no/WP_20150402_10_56_52_Pro.jpg)

Começa a aproximar-se a hora de almoço e eu, apesar de ter tirado o 02/Abril como dia de férias, não significava que me pudesse esticar na hora de entregar a Vision 110i. Passo pelo concessionário para a entregar e dizem-me que posso continuar com ela e entregar só da parte da tarde, que não havia problema, que estivesse à vontade.

Aceitei, agradeci e desta vez voltei para a Vision com outro ânimo. Já não tinha aquele remoer de ideias, já não a pensava no tal “nível” de que neste momento não me orgulho por ter passado na minha mente.
Levo-a para casa, almoço com toda a calma que me é possível e só lhe volto a tocar perto das 16:30 horas, levando-a a tomar um caminho mais longo…

Decidi passar pelo Jardim da Memória, onde se encontra um memorial às vitimas dos acidentes na estrada e…parei para reflectir! Ali permaneci uns minutos, vergado à evidência daquilo que as breves palavras ali escavadas na pedra me transmitiam. A velocidade, as infantilidades na estrada, a falta de civismo, os abusos e atropelos que são cometidos aos comandos de um automóvel ou motociclo, enfim…tirei a foto, voltei a montar-me na Vision e regressei em ritmo de passeio até ao concessionário.

(https://lh5.googleusercontent.com/-iJ0C2xvKNAk/VR5f76itdvI/AAAAAAAACmI/DWqH2jV8Mbo/w983-h553-no/WP_20150402_11_07_03_Pro.jpg)

A Vision tinha-se mostrado valente, tinha tornado evidente aos meus olhos que os ditados sobre o preconceito estavam correctos e que o julgar não é um bom ponto de partida.
“Inventámos a roda, fomos à Lua, tornámo-nos homens digitais, talvez pulemos em Marte…e ainda não conseguimos livrar-nos do preconceito!”

Ainda abalado com a minha passagem naquele memorial e antes de regressar para casa, olhei uma última vez para aquela pequena scooter que deixei estacionada junto a outras bem maiores, fiz um apanhado daquelas 6 horas intervaladas em que convivi com ela….e pensei: Definitivamente, as scooters não se medem aos palmos!


Agradecimento: Obrigado à Motodiana por me ter deixado à vontade para conhecer melhor este pequeno e importante modelo da Honda.
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: twin-pt em 03 de Abril de 2015, 18:30
Provavelmente um dos modelos mais "à prova de bala" da Honda e excelente para quem só faz viagens citadinas de poucos km's!

E dura e dura e dura...

Os CTT fizeram uma excelente escolha!
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: António Teles em 03 de Abril de 2015, 18:41
Muito bom! Gostei de ler.
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: fastnet em 03 de Abril de 2015, 19:27
Parabéns Sapiens, mais um excelente teste e com uma "prosa" fácil de ler.  _convivio_
Citadina mas valente e fiável.
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: daniel em 03 de Abril de 2015, 19:40
Não é por seres meu irmão que o digo, mas a qualidade da tua escrita e a forma como consegues prender a leitura do início ao fim, está a um nível com que muita imprensa escrita nem sonha. Este foi dos melhores testes que por cá partilhaste.  _palmas_

Quanto à Vision e apesar de não me ver como comprador de uma, concordo que têm uma mecânica bastante resistente e em cidade estará mesmo como peixe na água.
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: mpaneves em 03 de Abril de 2015, 21:36
Aqui fica tb o meu contributo, pq de resto está tudo dito e muito bem pelo companheiro sapiens21
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: Sapiens21 em 03 de Abril de 2015, 22:40

Aqui fica tb o meu contributo, pq de resto está tudo dito e muito bem pelo companheiro sapiens21


Companheiro mpaneves, agradeço esse adicionamento do vídeo.  _pol_
Todos os modelos têm espaço neste fórum e a divulgação e teste a pequenas scooters faz parte de uma visão que não podemos limitar só a algumas.

Existe SEMPRE quem possa recolher algo proveitoso destes testes e que muitas vezes, pela sua "pessoalidade", lhes diz mais do que os levados a cabo em websites da especialidade.

A Vision é uma pura citadina e nisso é brilhante. É de mecânica simples, muito fiável a longo prazo e capaz de ser a escolha predilecta de quem, por via da sua actividade, se tem de deslocar intensivamente dentro da cidade.
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: interceptor em 04 de Abril de 2015, 10:03
Obrigado mpaneves e sapiens21 pelos excelentes test drives, acho muito importantes estes testes na 1º pessoa, imparciais e idóneos que enriquecem o forum e ajudam certamente na decisão da compra de futuros interessados.
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: aalvescosta em 04 de Abril de 2015, 10:27
Excelente contributo!! Parabenss pela descrição e sensações...

Mobile mode...

Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: mpaneves em 04 de Abril de 2015, 11:52
Eu pessoalmente não vou muito pelos"especialistas " das revistas porque não são idóneos e já tive prova disso no meu local de trabalho,num hotel,acredito mais em testes destes de pessoas que andam de moto como nós. Eu,sempre que possa irei colocar videos deste género, embora não seja bom explicador mas sempre colocando cada modelo no seu devido lugar.
Da minha parte agradeço as vossas palavras.
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: CarlaLopes em 04 de Abril de 2015, 14:48
Sapiens, obrigado por mais este contributo.  _pol_ _pol_ _pol_
Ontem já tinha lido e teu mais recente test ride, mas não tinha tido oportunidade de comentar.
Ao contrário de alguns colegas eu cada vez me vejo mais compradora de um modelo deste género, ou mesmo este pela sua praticalidade ( também gosto da SH Mode )  _Rolley_( fica a dica ).

Mais uma vez fizeste um excelente relato da experiencia que tiveste aos comandos do "cavalinho de guerra".
Espero que sirva para desmistificar o preconceito em relação a estas maquinas mais pequenas, se bem que o preconceito ( se assim se pode chamar ) em relação a scooters sejam elas pequenas citadinas ou grandes GTs ainda existe... Mas isso são outros quinhentos.
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: Sapiens21 em 04 de Abril de 2015, 16:15
Muito obrigado pelas vossas palavras.
Não deixa de ser um teste carregado de amadorismo, sendo que felizmente há quem considere este tipo de testes bem mais proveitoso e detalhado naquilo que realmente interessa, deixando de lado o aspecto massudo das indicações mais técnicas. Também o poderia ter feito...mas não era a mesma coisa.

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Ao contrário de alguns colegas eu cada vez me vejo mais compradora de um modelo deste género, ou mesmo este pela sua praticalidade ( também gosto da SH Mode )  _Rolley_( fica a dica ).

Será que a dica é para mim....  _pensador_
Um teste à SH Mode...veremos se há essa possibilidade.  ;)
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: CarlaLopes em 04 de Abril de 2015, 21:01
A dica pode ser ( é ) para ti...  _pol_  _Rolley_
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: Limpinho em 06 de Abril de 2015, 17:24
Não é por seres meu irmão que o digo, mas a qualidade da tua escrita e a forma como consegues prender a leitura do início ao fim, está a um nível com que muita imprensa escrita nem sonha. Este foi dos melhores testes que por cá partilhaste.  _palmas_

Quanto à Vision e apesar de não me ver como comprador de uma, concordo que têm uma mecânica bastante resistente e em cidade estará mesmo como peixe na água.
Não podia concordar mais.

Execelente test-drive.

Ab
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: Marco46 em 06 de Abril de 2015, 18:25
Excelente Sapiens,

olha que eu pensei o mesmo que tu quando a minha Mae me disse para ir dar uma volta e ver se gostava, pois afinal ainda nao tinha andado nela. Estava céptico ate acelerar, pois olhei para o parco aspecto dela a pensar que parece uma 50 que tiva à uns anos. Mas...deixem lá ver o beneficio da duvida.
Duvidas essas que aos poucos se foram dissipando ao analizar ao pormenor todo o modelo em si. E foi depois de me sentar e a ligar que me caiu tudo, e se já quase estava convencido com aquele pequena diabinha , assim que lhe dei gas, até ia a sorrir com o que estava a sentir!!

Digo-vos mesmo que ate aos 90 é muito dificil bater esta bichinha, pois arranca que nem uma maluca e dá tudo dela até chegar ao limite.

Fiquei mesmo surpreso com aquele motorzinho de 110. Muito rija, robusta embora pareca fragil, fiquei mesmo surpreso com a dita, e ate percebi depois o porque de nao terem investido numa PCX. E tive de dizer à minha Mãe para andar devagarinho e acelerar com calma, porque senao vai a vision e ela fica em pé.....ou no chao  _lol_

Quem diria aos 60 anos a minha Mae toda moderna com uma Vision!! lol

Corroboro em tudo carissimo!!  Ahhh e nao paga IUC  _palmas_ _lol_

(https://scontent-mad.xx.fbcdn.net/hphotos-xfp1/v/t1.0-9/11033188_1001619969866156_554387060522033215_n.jpg?oh=e45831f0cfd1eb70536177dc261535c9&oe=55E4E03B)

(https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpa1/v/t1.0-9/11046195_1001619943199492_310222126853280062_n.jpg?oh=d6e1d11f3646501faa55efef2e9499b4&oe=559998C3&__gda__=1437365627_08ded536c0f1c4c5cf1f53c2f358ba9e)


saudações Sapiens!! ;)




Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: CarlaLopes em 06 de Abril de 2015, 20:05
Bem. A tua mãe é a minha nove heroína.  _pol_ Respeito
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: Sapiens21 em 06 de Abril de 2015, 22:40
Marco, a tua mãe fez uma escolha acertada.  _pol_

É uma scooter de condução muito acessível e que não tem no seu nome "Brutus".... mas não deixa de ser uma bruta a aceitar pancada sem grandes queixas.

Tenho visto as dos CTT e das entregas de pizza sujeitas a um tratamento que é de fazer cair uma lágrima a qualquer um que goste disto das 2 rodas.
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: CarlaLopes em 07 de Abril de 2015, 00:53
Já agora.  Qual a diferença para a de roda 16. ?
São iguais a nível estético ou há algo que as distinga?
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: Sapiens21 em 07 de Abril de 2015, 12:53
Em resposta à tua questão, são exactamente iguais no design...e até no preço!

A diferença da roda 14´para a de 16´polegadas reside, além do próprio diâmetro das rodas, em esta última ter apenas mais 25mm de altura do banco (ainda assim deve ser de facílimo acesso).

Entre uma e outra, iria para a de roda 16´.  ;)
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: CarlaLopes em 07 de Abril de 2015, 15:27
Olha que esses 25mm de altura a mais para mim se calhar são mesmo a mais...  _pol_
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: marb em 30 de Junho de 2015, 22:15
A minha primeira moto!!!

Por vezes tenho saudades da sua pequenez e agilidade dentro da cidade.

Grande máquina!!!  scooter_
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: Panda em 30 de Junho de 2015, 22:21
Aínda tenho estas belezas na minha garagem...
 _convivio_

São scooters feitas para durar _pol_
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: jarule71 em 30 de Junho de 2015, 23:29
Parabéns pelo test-ride, nitidamente imparcial e de leitura com prazer.
Como ex proprietário de uma menina destas, subscrevo na íntegra tudo o que foi dito e ainda acrescento que para além de excelente citadina também é uma boa companheira de passeios extra cidade. Durante os dois anos que estivemos juntos, fizemos 15 mil km e muitos passeios, alguns com cerca de 400km num só dia. E no final se havia alguém que se queixava do cansaço, não era a Vision, mas sim eu  ;D

Deixo aqui uma foto em homenagem a esta beldade  _convivio_

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi1223.photobucket.com%2Falbums%2Fdd512%2Fjarule711%2FDSCF0442.jpg&hash=f018c4348c061fd1dbd5397dcc52c929872d89f6)
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: Sapiens21 em 02 de Julho de 2015, 13:00
É verdade companheiro Jarule71.  _pol_

Apesar de ser uma citadina pura e teoricamente não se lhe verem pretensões para passeios mais longos, a verdade é que tem uma mecânica tão fiável...tão duradoura, é tão fácil de guiar e mostra-se tão económica, que os passeios extra-urbanos surgem nesta pequena sem quaisquer complexos.  scooter_
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: balasteiro em 02 de Julho de 2015, 16:02
De facto são à prova de tudo  _palmas_

Como sabem ando nas pizzas, e andam lá 7 Vision 110, e nem tenho coragem de vos dizer toda a verdade sobre elas, POIS SOFREM TANTO MAS TANTO  _confuso_ _confuso_

Revisões só vão quando:

Partem correias
Ficam sem bateria
às vezes lá mudam as pastilhas pois faz muito barulho ao travar  _Rolley_ _Rolley_

De resto não páram, é sempre a fundo mesmo, passeios lombas eu sei lá mais o quê,  _palmas_ _palmas_

Andam lá 3 ou quatro com cerca de 40 e 50 mil km e continuam a dar 100 em reta senão houver muito vento e a descer tocam nos 120 kmh  _confuso_ e algumas destas tem a bicha do conta km partida, ainda por cima  _lol_ _lol_
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: CarlaLopes em 02 de Julho de 2015, 16:15
Ah,  coitadas.
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: Sapiens21 em 02 de Julho de 2015, 21:02
Daquilo que já vi em termos de condução que lhes é dada na TelePizza (e não só), não me admiro muito do que relatas companheiro Balasteiro.

Aquilo andam andam andam e é até não dar mais.  :-X

Óleo novo...quando se lembram disso...

Pastilhas...quando só já trava estilo Flinstones...

As correias é como dizes...até partir.

Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: CarlaLopes em 02 de Julho de 2015, 21:18
E a segurança dos condutores fica onde?
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: Sapiens21 em 02 de Julho de 2015, 21:41
E a segurança dos condutores fica onde?

Ora aí é que está o cerne da questão...

Mas a maximização do lucro leva a que não só esta, mas também outras empresas do género, mantenham os seus veículos com uma manutenção deficitária e colocando em risco os seus condutores.

Se em algumas empresas os parcos ganhos até acabam por "justificar", outras há...como a Telepizza mas não só, cujos ganhos anuais não lhes oferece desculpas para manter os seus condutores montados em scooters melhor assistidas.
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: Paulo Jorge Lopes em 02 de Julho de 2015, 21:44
 _convivio_ Olá
Na segurança nem se pensa pois as pessoas que as compram para as pizzarias
não vão andar com elas
só pensam nos lucros e as scooter´s paradas na oficina não ganham dinheiro
estamos a falar de patrões Portugueses
abarços
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: interceptor em 02 de Julho de 2015, 22:22
De facto são à prova de tudo  _palmas_

Como sabem ando nas pizzas, e andam lá 7 Vision 110, e nem tenho coragem de vos dizer toda a verdade sobre elas, POIS SOFREM TANTO MAS TANTO  _confuso_ _confuso_

Revisões só vão quando:

Partem correias
Ficam sem bateria
às vezes lá mudam as pastilhas pois faz muito barulho ao travar  _Rolley_ _Rolley_

De resto não páram, é sempre a fundo mesmo, passeios lombas eu sei lá mais o quê,  _palmas_ _palmas_

Andam lá 3 ou quatro com cerca de 40 e 50 mil km e continuam a dar 100 em reta senão houver muito vento e a descer tocam nos 120 kmh  _confuso_ e algumas destas tem a bicha do conta km partida, ainda por cima  _lol_ _lol_

Olha sendo assim nunca mais vou encomendar uma pizza >:( não quero que se espalhem por minha causa por terem ficado sem travões ou outra falha de segurança qualquer _thumbdown_
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: CarlaLopes em 02 de Julho de 2015, 22:48
Bem, ainda pomos o colega e sarilhos. 

Voltando ao cerne da questão.  Nao me importava de ter uma destas se fizesse só cidade.
Tem um preço de combate, é uma arma de combate e ainda combate a crise pois os consumos são ridicularmente baixos.
Com tanto combate  até ja foi à tropa.
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: Panda em 03 de Julho de 2015, 06:24
...e não paga IUC _Rolley_
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: balasteiro em 03 de Julho de 2015, 09:06
Daquilo que já vi em termos de condução que lhes é dada na TelePizza (e não só), não me admiro muito do que relatas companheiro Balasteiro.

Aquilo andam andam andam e é até não dar mais.  :-X

Óleo novo...quando se lembram disso...

Pastilhas...quando só já trava estilo Flinstones...

As correias é como dizes...até partir.
Boas amigo Sapiens21  _convivio_

Óleo novo é quando aquele que tem acabar dentro do cárter  _confuso_
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: marb em 03 de Julho de 2015, 13:24
E a segurança dos condutores fica onde?

Por essas e por outras é que em breve teremos IPO para os motociclos também.
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: fastnet em 03 de Julho de 2015, 14:13
Tive "direito" a moto de cortesia e calhou-me a vision 110 14".
Pequenita e simpática, achei particularmente eficaz na cidade onde a sua pequena envergadura dá para meter em qualquer buraco.
Motor bem silencioso e com um arranque interessante no jogo citadino das luzes.
Fiz quase todo o ic19 sem qualquer queixa e ao ritmo do transito, lento.

A unidade que me foi cedida tinha pouco mais de 10k e indícios de algum abuso, vibrava e ouvia-se barulhos de plásticos ao rolar no empedrado, a ponteira do escape tinha desaparecido, etc

Pontos positivos
bom arranque nos semáforos
pequeno tamanho
pouco peso
silencio de funcionamento
consumo
modelo de injeção
travagem combinada

Pontos menos positivos
conforto qb
capacidade deposito
pouco espaço, um capacete debaixo do banco
pouca proteção frontal, sem ecran
pouca potencia para vias rápidas

Uma excelente opção para citadina, e não só, embora a falta de potência faça evitar AE e o conforto em vias degradadas saia prejudicado.
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: balasteiro em 03 de Julho de 2015, 14:30
Andei com uma Vision roda 16, durante 3 ou 4 dias lá Piazzaria,   _pol_ muito bom em termos de conforto, gostei e muito, aquelas rodas fazem um pouco a  diferença  _palmas_
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: Joao Santos em 03 de Julho de 2015, 14:57
Também já ouvi falara muito bem desta Scooter. Existe outra Honda que por cá está á venda e ninguém liga muito é a Honda wave 110i, tem o melhor motor que a Honda fez de baixa cilindrada, é a mais económica de toda a Europa.

Anda mais que a PCX e é um motor indestrutível e caixa rotativa de 4 velocidades. Custa Apenas 1890 €.

João _scp_ _scp_ _scp_ _scp_
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: pmas93 em 07 de Agosto de 2015, 17:47
Boa Tarde.

Ando a estudar a hipotese de comprar uma scooter economica para fazer as viagens casa-trabalho-casa , o que perfaz num total de cerca de 23 kms diários , com isto pretendia poupar combustivel e nao desgastar o carro, posto isto esta seria uma boa hipotese ? De realçar tambem que sera a minha primeira moto . Obrigado

Budget Máximo : 2000 $$$
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: Sapiens21 em 07 de Agosto de 2015, 19:10
Tudo bem, companheiro pmas93.  _convivio_

Estaremos então a falar de sensivelmente 11Kms ao início do dia e 11Kms no regresso depois do trabalho?

O percurso será curto o suficiente e encaixa-se perfeitamente naquilo que uma citadina como a Vision consegue oferecer....além de que fica no budget que defines.

Mas nada como experimentar e ver se é o que procuras e esperas do modelo.  _pol_

NOTA: Caso avances, seja esta ou outra, tenta negociar a oferta de um valor a descontar depois em equipamento no concessionário...é sempre necessário!  ;)
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: pmas93 em 07 de Agosto de 2015, 23:00
Sim são exatamente 11 km para cada lado o essencial para mim e mesmo ser o.mais econômico e fiavel possível não me interessa uma moto muito rápida ate porque o percurso e todo feito em estrada nacional . Gasto cerca de 70 euros a fazer este percurso de carro por mês com esta moto consigo reduzir consideravelmente os custos não? Cumps

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Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: cross em 07 de Agosto de 2015, 23:50
Boas,

Acho que tens que fazer as contas.

Estas a gastar sensivelmente pelo que dizes. 15cent por Km no carro e uma scooter 50/100/talvez faça 3cêntimos de média por Km. Portanto digamos 12 cent de poupança.

Assumindo custos similares de seguros, não tens IUC, mas muito mais manutenção nas motas, pneus (tb depende claro)  etc ....

Portanto para amortizar o investimento digamos que mais ou menos 150 euros equipamento mínimo, capacete, luvas, casaco...extra. Andar faça chuva ou sol.

Os 2000Eur para amortizar necessitas de quase 17000 kms se não me falha os cálculos por alto. Ou seja pelo que fazes por dia será 2 Anos até começarem a ver algo.

O que te posso garantir é que, andar de moto dá muito mais de volta do que apenas poupança e isso para mim pelo menos não tem preço...

Testa sempre antes de comprares e tens opção de segunda mão com um investimento inicial mais reduzido.

Boas curvas




 




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Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: pmas93 em 08 de Agosto de 2015, 13:44
Em que valores ficara um seguro para uma moto assim?

Cumps  _convivio_
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: CarlaLopes em 08 de Agosto de 2015, 15:05
A Vision é uma citadina pura. Se fosse a ti procuraria uma Pcx em segunda mão,  pois apesar de também ser citadina tem mais alguns cavalos que podem ser úteis pois nas nacionais tens sempre os espertos que em vez de irem a 90 vão a 120 e podes precisar  de alguma potencia e estabilidade extra que a Vision não tem . ( pelo menos neste tipo de percurso. )
E o consumo também é baixo. _pol_
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: pmas93 em 08 de Agosto de 2015, 15:45
Uma pcx usada podera rondar que valores ?

Cumps   _convivio_
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: CarlaLopes em 08 de Agosto de 2015, 18:05
Depende das alturas.
Já as vi por 1700. 1800.
Procura no Olx, Custo Justo, Stand Virtual.
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: Sapiens21 em 19 de Novembro de 2015, 23:41
Deixo aqui uma homenagem, em forma de aplauso, a esta pequena...mas muito resistente Scooter.  _palmas_ _palmas_ _palmas_

Antes da palavra scooter, não tem "Maxi"... Porém e depois do que mostrou recentemente, esta destemida e valente máquina mostrou que um nome não conta a história toda e que de Maxi efectivamente também tem muito.  _pol_
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: CarlaLopes em 20 de Novembro de 2015, 02:02
O que ela fez foi uma maxi viagem . scooter_
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: moto2cool em 20 de Novembro de 2015, 08:52
Sim são exatamente 11 km para cada lado o essencial para mim e mesmo ser o.mais econômico e fiavel possível não me interessa uma moto muito rápida ate porque o percurso e todo feito em estrada nacional . Gasto cerca de 70 euros a fazer este percurso de carro por mês com esta moto consigo reduzir consideravelmente os custos não? Cumps

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pmas93, atenção que a amortização do capital gasto não é tão linear como isso, apesar do teu consumo em combustível ser muito alto ( tens a certeza que esses 70€ são só transito para o trabalho (22 km / dia útil) ) porque se englobarem outras deslocações que vais continuar a fazer de carro as contas ficam erradas.
Tens que considerar o seguro acrescido e o custo do equipamento ( este é apenas uma vez) depois tens os custos variáveis, (manutenção, pneus).
Isto para te dizer que não tenho dúvidas que uma pcx ou vision te vão fazer recuperar o dinheiro investido, deves é avaliar em quanto tempo isso vai acontecer ( também depende do preço a que compres).
Posto isto, a avaliação económica pode não ser tão simpática como desejarias. Mas esse não é o único factor, também existem outros elementos a considerar, os positivos: se gostas de andar de mota, se tens muitos problemas com filas de transito, se tens problemas com o estacionamento, e os negativos, andar de mota tem maior risco que andar de carro
Boa escolha  _pol_
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: diogo112 em 07 de Setembro de 2018, 16:03
Após a leitura integral do test ride, fiquei mais do que convencido que fiz a escolha acertada.

Ainda antes de ter lido, escolhi a Vision com base em alguns pressupostos: Simplicidade, volume, Kms a percorrer, polivalência e economia.

Lembrava-me das Visions da década de 90, sei bem o que elas sofriam nas mãos da "canalha", e essas 50cc mais frágeis até de motor, por aí ainda andam algumas.

Depois de escolhida, passei à fase da aquisição, tudo tranquilo como assim tem de ser.

Primeiro contacto a medo e será sempre como todos os contactos a medo, para não me meter em aventuras. Senti-me um puto na puberdade, com um grande e largo sorriso, embora seja uma citadina não quer dizer que não dê de quando em vez uma volta mais larga.

Cumpre os requisitos dos 3B (bom, bonito e barato).

Abraços e boas curvas.
 

Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: pmiguel_12 em 07 de Setembro de 2018, 23:18
Boa noite.

Esta semana andei numa de cortesia da Motorway, de 2016 com uns incriveis 64mil km  :o . EU acho que vi bem. Tinha um roncar inicial engraçado e subiu a A5 em monsanto a 80km/h  scooter_.

Foi uma experiência diferente, mas é uma scooter do mais ágil que pode haver.
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: pmfs em 29 de Setembro de 2018, 21:06
Boas!

Excelente e com muito bom consumo. Honda é Honda!

Cumps
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: moto2cool em 30 de Setembro de 2018, 15:47
Boas!

Excelente e com muito bom consumo. Honda é Honda!

Cumps
Eh pá esse comentário Honda é Honda fez - me lembrar de alguma coisa :)
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: diogo112 em 22 de Outubro de 2018, 16:18
1100km depois, Posso dizer que fiz a escolha acertada, uma scooter de combate, super intuitiva, de condução fácil, e com a facilidade de atingir os 100km/km, apesar dos meus 90 e qq coisa kg. Gosto imenso é o meu veículo de 2ª a 6ª, consumo semanal de combustível cerca de 2,5L de gasolina tendo por conta a média de 125km/semana que faço. Para já cumpre todos os requisitos para os quais foi adquirida.

O contra que encontrei foi a iluminação para circulação noturna, pois uma H4 35w/35w é manifestamente insuficiente, o que prontamente corrigi para  osram night breaker h4 55/60w, aí sim ficou outra "loiça", ver para também ser visto.

Se um dia trocar a eleita é a irmã maior SH, também e sempre para os mesmos pressupostos.

Boas curvas Diogo
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: saraiva em 22 de Outubro de 2018, 16:47
Eh pá esse comentário Honda é Honda fez - me lembrar de alguma coisa :)

Honda é Honda e vice-versa.  :)
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: PSH72 em 22 de Outubro de 2018, 19:43

O contra que encontrei foi a iluminação para circulação noturna, pois uma H4 35w/35w é manifestamente insuficiente, o que prontamente corrigi para  osram night breaker h4 55/60w, aí sim ficou outra "loiça", ver para também ser visto.


Ao ter trocado a lampada de 35w para 55w não vai estar a esforçar a parte electrica?
Título: Re: Test-Ride completo: Honda Vision 110i
Enviado por: diogo112 em 20 de Novembro de 2018, 18:09
Olá PSH, provavelmente sim, mas também não creio que esse esforço adicional vá provocar sobreaquecimento ao circuito elétrico, que seja capaz de o danificar.