Marcas de Maxiscooters => Eu-R/Jonway => Mecânica => Tópico iniciado por: Pardal em 21 de Junho de 2010, 22:52
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boas CCM,
Na mag, a bateria está debaixo do banco, mas ainda não me pus a ver onde poderia estar o deposito do liquido de refrigeração, talvez na proxima revisão peça para me explicarem onde se situa.
Presumo que quando não nos dizem onde estão as coisas é porque não é necessário ver. Devo estar errado, mas tambem não percebo muito de mecanica...
Abraço
A refrigeração da Mag é feita por turbina de ar forçado, não tem liquido de refrigeração e tem como vantagens:
-Menos componentes susceptiveis de avaria e consequentemente menos peso. (Bomba de água, radiador, tubagens, depósito de compensação, interruptor termóstático da ventoinha, ventoinha, vávula termóstática, canais de refrigeração no motor,água com anticongelante).
-Menos manutenção (mudança de líquido, verificação de nível, verificação de fugas)
-Quanto mais se acelera mais arrefece.
Desvantagens:
-Potencia consumida no movimento da turbina.
-O arrefecimento do motor não é controlado.
-O aquecimento para a temperatura ideal de funcionamento não é controlada.(Estando uma temperatura ambiente baixa o motor continua frio durante muito tempo, levando a um consumo superior)
-Avarias na turbina (barulho)
Exemplos de motores clássicos arrefecidos a ar forçado:
-Zundapp turbina
-VW carocha
-Etc.
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_palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_
Querem mais ? Perguntem que o Pardal responde ....
Como diz o Varela ... muito bem esgalhado Pardal
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Este Pardal não se perde...
Obrigado pelas explicações técnicas... por acaso não tinha este tema bem aclarado.
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Duvida esclarecida, sempre é menos um nivel que tenho de verificar... _pol_ _pol_ _pol_
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Duvida esclarecida, sempre é menos um nivel que tenho de verificar... _pol_ _pol_ _pol_
Pois mas isso nem é bom, pois em ciadade no para arranca nao sabes que temperatura esta a tua mota pois nao tem manometro de temperatura. o que e mau.
_polb_
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Por norma os motores refrigerados a ar não dão problemas de aquecimento, porque são mesmo feitos para aquecer...e muito! No caso dos motores com refrigeração forçada (a Ar... _careta_ ) como é o caso do motor da Mag ...
Companheiro veiga; sabias que o motor da Mag é Honda? E Honda é bueno _careta_ _careta_ _careta_
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Por norma os motores refrigerados a ar não dão problemas de aquecimento, porque são mesmo feitos para aquecer...e muito! No caso dos motores com refrigeração forçada, como é o caso do motor da Mag, mesmo com muito transito e ao ralenti, a ventoinha funciona e sendo assim arrefece o motor!
Já viram quantas motos de estafeta não têm radiador, nem ventoinha? Já viram as Honda CG 125, CB 250? Já viram o que aquilo aquece a trabalhar diariamente em Lisboa? Já viram a forma como a maioria daqueles motores é tratado?
Tive uma que fez mais de 100 mil quilómetros e nunca se queixou!
Tive duas Yamaha Diversion 600, cujos motores de 4 cilindros não possuem nem ventoinha nem radiador e nunca tive nem soube de alguma que tivesse problemas de aquecimento! Aquilo tem mesmo de aquecer!
A Diversion, Xj, Fazer, e mais umas quantas, tem radiador de oléo para arrefecer o óleo da mota e também palhetas na cabeça do motor. A XT 600, obriga inclusive o oléo a passar pelo quadro da mota para ajudar a arrefecer, alias o nível do óleo vê-se a quente e no quadro da mota junto ao Guiador.
Apesar disto tenho visto algumas com alguns problemas de aquecimento, tal como vejo com as a refrigeração líquida, a diferença é que com refrigeração líquida e com manómetro de temperatura, mais facilmente consegues detectar se existe ou não um problema de sobreaquecimento. Isto porque existem muitas motas por ai com refrigeração líquida que não tem manómetro de temperatura, nessas só existe uma luzinha, que se acende quando a mota esta demasiado quente e ai as vezes já é tarde demais. (exemplo CBR600, Thundercat 600cc, YZF 1000).
Nas gamas mais baixas, (cilindrada) opta-se por ar forçado, porque tem menos componentes menos custos, e porque as baixas cilindradas não tem tantos problemas de aquecimento, porque não existe tantos problemas de dissipação térmica como nas de cilindrada mais alta. ( motores mais pequenos, menos carga térmica a cada explosão, menos aquecimento, logo mais fácil dispersão do calor)
Turbina sempre em funcionamento, é igual a motor sempre frio de Inverno, esta sempre a ser arrefecido, baixa a temperatura ideal para a explosão, logo menos eficiência, logo mais consumo e mais poluição. E de Verão, bom depende do transito que apanhares com a mota e a temperatura do ar ambiente, é que no meu caso não gosto lá muito num dia de Verão com 40 graus a sombra sentir o calorzinho a subir me pelas perninhas acima _lol_, e ficar com os ovinhos cozidos _lol_.
Bom, já vi algumas motas com mais de 100 mil, algumas cb 500, muitas VFR 750 com o seu V4, (que para mim é o motor supra em fiabilidade da Honda, “só ter distribuição feita por carretos e uma maravilha apesar do peso superior do motor”), as outras que vi com mais de 100 mil das que mencionaste já todas tinha levado um conjunto de segmentos, mas eu não posso, não vejo tudo, nem o desejo
Concluindo:
É da minha opinião, sempre bom ter mais um nível para poder controlar na mota, é mais um controlo que se pode fazer e diminuir as probabilidades de uma avaria simples, se tornar numa conta astronómica na oficina.
Abraço
_vinho_