Geral => Mecânica => Tópico iniciado por: dcaldinhas em 12 de Outubro de 2010, 17:27
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Visto ser a minha primeira mota com transmissão por variação contínua, gostava que me explicassem uma coisa:
- Visto que as scooters só "engatam" quando se atinge uma certa rotação, imaginem que vamos numa descida e por algum motivo a sccoter abranda de tal modo que desengata. Depois deixamos ir ao ralenti até atingir uma velocidade considerável. Entretanto ela vai em "ponto morto" e queremos engatar. Aceleramos. O que acontce?
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Na minha, nota-se perfeitamente a engatar, dá um pequeno solvanco, mas nada que prejudique a condução.
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_pensador_ _pensador_ _pensador_ Estranho algum dos companheiros conseguiu colocar a moto em ponto morto? lol
A minha se eu deixar de desacelerar ela simplesmente vai reduzindo de velocidade até parar.. nada de pontos mortos .....
Serei só eu ?
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_pensador_ _pensador_ _pensador_ Estranho algum dos companheiros conseguiu colocar a moto em ponto morto? lol
A minha se eu deixar de desacelerar ela simplesmente vai reduzindo de velocidade até parar.. nada de pontos mortos .....
Serei só eu ?
Ponto morto / desengatada / sem transmissão do motor para a roda traseira... como lhe queiram chamar _careta_ _careta_
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A minha desengata (e depois embala) com relativa assiduidade (eu já conheço os semáforos do meu trajecto diário, e vou poupando os travões).
Mesmo a velocidades mais altas (a descer o túnel do marquês), nunca tive sensação de que ela fizesse "travão-motor" ao re-engatar, apenas um ligeiro solavanco.
No entanto, se com a tua sentires isso, a melhor forma será rodar logo bastante o punho, para que a transmissão «saiba» que queres acelerar e já esteja pronta para rodar depressa...
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A minha também só desengata abaixo dos 20 kms/hora, até aí o motor vai reduzindo mas sempre engatada e é só acelerar.
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A minha dá um bom solavanco, e evito sempre deixar que ela desengate _polb_ não gosto nada :(
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Eu penso que a minha desengata às 2000 rpm... não posso precisar...
Mas evito. Não gosto pois parece que estou a dar um safanão à correia.
Por sorte a Majesty trava muito bem com o motor. E consigo controlar as travagens antes dela desengatar...
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A minha dá um bom solavanco, e evito sempre deixar que ela desengate _polb_ não gosto nada :(
Ora aí está, ainda não fiz com a minha, mas foi o que pensei... _pol_
Provavelmente se o piso estiver molhado ou escorregadio a roada traseira até deve patinar.
...Não gosto pois parece que estou a dar um safanão à correia.
E deve ser isso mesmo que acontece.
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A minha dá o mesmo safanão, nunca reparei a que velocidade ou rotação. Mas tento evitar que aconteça, quando abrando por existir uma lomba, por exemplo, nunca deixo baixar muito a rotação. Quando isso acontece transmite uma sensação de falta de aderência e insegurança, tal como nos enlatados.
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Companheiros lamento.. :( .. informar que quem tem scooters com variador tem de se habituar a conduzir com esse "defeito", também conhecido por travão motor. A excepção é a famosa Suzuki Burgman 650 onde o condutor pode escolher o modo de transmissão.
Não há maneira de evitar o desengatar muitas vezes quando precisamos, e somos obrigados a travar em piso onde seria aconselhável nem tocar nos travões. Já apanhei alguns sustos nos empedrados das colinas de Lisboa, o ABS tem me ajudado nesses apertos.
A velocidade/rotação a que se dá o desengate varia de scooter para scooter, com a experiência tentamos manter o engate dando aceleradelas.. _pensador_ ..mas é um sufoco se a calçada está molhada... :P ...recomendo velocidades baixas e travar com suavidade e moderação... _pensador_ ...também podem comprar uma scooter com ABS.... _rir_
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Viva companheiros
Subscrevo a maioria do que foi já foi dito...acrescento que no meu caso entra em "roda livre" às 2000 RPM. Com tempo seco já experimentei (em descida ecentuada) rolar sem transmissão engrenada até aos 60 km/h. A Burgman dá sempre um "saltinho" quando engrena, mas nada exagerado.
Abraço
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Hoje também tomei atenção para ver a partir de que velocidade é que ela "engata"... 20 km/h, com o tal solavanco. Como isso não deve ser nada bom para o material, vou evitando deixá-la desengatar quando não é mesmo para parar (ex: semáforos).
Cumps e boas curvas _convivio_
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Hoje estive a reparar e a minha "engata" às 2000.
Mas eu sem me dar conta disso, já me habituei a manter sempre um bocado de acelerador e a travar ao mesmo tempo, principalmente nas descidas lentas.
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Eu se pudesse até preferia escolher qd queria desengatar e até desligar o motor...
Não vejo qualquer problema eu andar com a mota desengatada a descer. Basta ter o cuidado de acelerar progressivamente para que o "solavanco" nem se note...
Não dispensa cuidados especiais em piso perigoso ao travar.
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Para não deixar que a moto desengate (na minha Sym GTS 125 é por volta das 3000/4000 rpm), ás vezes o que faço é manter o acelerador na mesma posição (por exemplo, para ela se manter pelas 4500/5000 rpm), mas vou travando. Assim ela vai sempre "engatada" ou não faz o "on-off" que realmente ás vezes chateia.
Não sei é se com isso estrago alguma coisa. Claro que não o faço com o motor a fundo.
Um abraço,
JPC
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Nunca dei pela minha a fazer nada disso.... se o faz não se nota nada. _Rolley_
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Desculpem lá… a correia engata ou agarra?
_Rolley_ _Rolley_
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Pode acontecer,dá um esticão daqueles e pouca saúde a embraiagem,mas as vezes acontece... _Rolley_
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Bom dia companheiros.
Em 2018, quando comprei a piaggio fly, a minha primeira mota, comecei logo a pensar em maneiras de poupar gasolina e realmente verifiquei dá para andar em descidas com a mota desengatada.
Assim que contei ao meu mecânico que tinha descoberto a pólvora, ele foi junto a um molho de peças velhas e mostrou-me uma peça toda torcida proveniente da scooter de um outro descobridor, que descobriu à força que não se faz isso nas automáticas _lol_ _lol_ _lol_
Se a engatarmos ainda com ela a andar a 10 ou 20 km/h, só sentimos um esticão na mota, mas se ela for a deslizar mais soltinha, sentimos dois: um na mota e outro no bolso _reg_ _lol_ _lol_ _lol_
Abraço a tod@s!!
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Na minha XMAX 250 só percebo o desligamento do cvt quase na imobilidade, quando estou parando. Fora esse caso, jamais notei o desligamento. Como os scooters usam uma embreagem centrífuga, entendo que o ideal é a expansão progressiva com o aumento das rotações, evitando trancos.