Geral => Mecânica => Tópico iniciado por: Filipe Pombo em 24 de Novembro de 2016, 09:00
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Todos sabemos que quando mudamos de pneus ou de tempos a tempos o alinhamento das rodas é importante e indispensável.
Este artigo mostra que , também nas motas pode ser igualmente importante, embora desprezado pela maioria de nós.
De forma caseira pode-se verificar se estão alinhadas .
Fica a proposta de verificação caseira e respectiva importância no seguinte artigo:
http://www.motorcyclistonline.com/how-to/how-to-check-front-and-rear-motorcycle-wheel-alignment-mc-garage-tech-tips?image=0 (http://www.motorcyclistonline.com/how-to/how-to-check-front-and-rear-motorcycle-wheel-alignment-mc-garage-tech-tips?image=0)
De salientar que o alinhamento correcto das rodas proporciona maior segurança e um curvar mais suave. _pol_
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Bom tópico Filipe. _pol_
Essa é uma questão que devemos considerar, para nossa segurança.
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Realmente tocas-te num assunto que me baralha imenso quando mando por pneus novos e ninguem alinha as rodas.
A minha Sym tem pneus novos frente e trás e não alhiraram as rodas, pergunto eu se mesmo no concessionário
da marca aonde foram montados não alinham porquê ?
Agradeço o teu tópico Filipe para me lembrar de mandar fazer _pol_
Abraço
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Creio que a operação de alinhamento das rodas na scooter será procurada poucas vezes. Pode provocar um desgaste assimétrico do pneu e consequente influenciar a nossa segurança.
Acredito que numa mota seja alvo de maior atenção, devido ao ajuste regular da roda para ajustar a folga da corrente e isso significa desapertar o veio da roda e alinhá-lo para aperto.
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Excelente artigo!!!
É realmente impressionante o quanto os pneus e o seu alinhamento têm influência na condução das motas, que é provavelmente ainda maior nas scooters pelo facto das rodas serem mais pequenas (não tenho qualquer conhecimento técnico ou prático que consubstancie este facto é mera intuição).
De experiencia pessoal, o facto de ter circulado com os pneus com a pressão abaixo do recomendado, por não ter verificado a sua pressão num período de 5/6 meses, originou a que os pneus ficassem com um desgaste não uniforme (“laminados”) e que provocasse um varejar da mota, que se sentia sempre que largava as mãos do volante a determinada velocidade, e que em curva se sentisse uma trepidação que dava uma grande sensação de insegurança, por não ir direitinha mas aos “solavancos”.
A mudança dos pneus e o alinhamento das rodas fez com que o comportamento acima descrito se deixasse de existir e que voltasse ao normal!!!
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Alguém me explica como se "alinham" as rodas numa scooter?
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Alguém me explica como se "alinham" as rodas numa scooter?
Pois tambem gostava de aprender? _pensador_
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este tutorial serve para testar o alinhamento, para alinhar deve ser feito numa casa da especialidade, que ofereça garantias, ao contrário de algumas que alinham as rodas mas ficamos sem o descanso _martelada_
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Tenho sérias duvidas que as scooters necessitem ou possuam alguma forma de ajuste do alinhamento.
Já nas motas, como a que serve de exemplo no artigo, percebo essa necessidade ou recomendação sempre que se faz a mudança do pneu traseiro e que não se deve confiar apenas nas marcas de alinhamento nos pontos de aperto do veio da roda.
_convivio_
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Uma mudança de pneus ou ate o simples ajuste da corrente pode desalinhar a moto _pol_
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_pensador_ _pensador_
Nas scooters ( não considero scooters os motociclos com corrente) o alinhamento entre a roda da frente e de trás é feito de fábrica e só varia se houver uma torção do quadro provocada por um acidente. Em muitas scooters nem os pneus nem os aros (jantes) da frente são da mesma medida dos de trás, portanto o alinhamento tem de ser verificado ao centro dos aros sem pneus e deve ser verificado sempre após um acidente grave.
Em situações normais quando se muda de pneus, as rodas são calibradas o que é completamente diferente.
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_pensador_ _pensador_
Nas scooters ( não considero scooters os motociclos com corrente) o alinhamento entre a roda da frente e de trás é feito de fábrica e só varia se houver uma torção do quadro provocada por um acidente. Em muitas scooters nem os pneus nem os aros (jantes) da frente são da mesma medida dos de trás, portanto o alinhamento tem de ser verificado ao centro dos aros sem pneus e deve ser verificado sempre após um acidente grave.
Em situações normais quando se muda de pneus, as rodas são calibradas o que é completamente diferente.
_pol_ _pol_
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_pensador_ _pensador_
Nas scooters ( não considero scooters os motociclos com corrente) o alinhamento entre a roda da frente e de trás é feito de fábrica e só varia se houver uma torção do quadro provocada por um acidente. Em muitas scooters nem os pneus nem os aros (jantes) da frente são da mesma medida dos de trás, portanto o alinhamento tem de ser verificado ao centro dos aros sem pneus e deve ser verificado sempre após um acidente grave.
Em situações normais quando se muda de pneus, as rodas são calibradas o que é completamente diferente.
Obrigado amigo Pardal,
Mais uma coisa que aprendi aqui neste forum sobre a minha scooter. _pol_
Fico mais descançado sabendo que não precisa de alinhamento.
Abraço
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_pensador_ _pensador_
Nas scooters ( não considero scooters os motociclos com corrente) o alinhamento entre a roda da frente e de trás é feito de fábrica e só varia se houver uma torção do quadro provocada por um acidente. Em muitas scooters nem os pneus nem os aros (jantes) da frente são da mesma medida dos de trás, portanto o alinhamento tem de ser verificado ao centro dos aros sem pneus e deve ser verificado sempre após um acidente grave.
Em situações normais quando se muda de pneus, as rodas são calibradas o que é completamente diferente.
Ups afinal era calibragem....
Obrigado Pardal!
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
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Alinhamento é em relação aos eixos, Equilibragem é relativa às proprias rodas!