Marcas de Maxiscooters => SYM => Mecânica => Tópico iniciado por: Dajo em 05 de Abril de 2017, 12:38
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Bom dia a todos,
A minha SYM 125 GTS veio da revisao a andar bem, com força, bom disparo etc..
E no fim de semana esteve parada e quando voltei a andar nela senti que estava sem força nenhuma, numa subida que facilmente chega aos 80/100km/h , mesmo indo embalada começa a perder velocidade ate chegar aos 60 km/h e parece que vai a morrer, o que poderá ser ? Já troquei a vela mas nao notei diferenças..
Unicas mudanças que fiz dos restantes dias, na sexta feira andei com mais uma pessoa e andei bem, no maximo.. E enchi o deposito com gasolina 98.
Obrigado
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Boas,
Já fui fazer a revisao com ela e levou tudo novo praticamente.
Fui buscar a mota e notei logo a perda de força, primeiro rodava o punha e ela nao andava, fazia um poço e passado um bocado e que arrancava.. Depois apanhava uma subida a mota nao passava dos 60km'h..
Voltou ao mecanico, ele andou a mexer e disse que tinha colocado uma massa que fazia com que nao agarra-se bem no variador etc algo deste genero
Ok a mota veio melhor, arranca logo, mas o problema continua, vou a 100\110km com ela, e se apanhar uma subida a mota baixa logo para os 80 ou menos, e antes mantinha-se bem, a mota tinha força antes de ir a revisao.
O que pode ser?
Afinar carburador, afinar valvulas? Embraiagem?
Obrigado
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Boas companheiro, normalmente isso nao deveria de acontecer, "ir ao mecânico e vir assim", mas por vezes acontece, exemplo!! Óleo novo é mais espesso, o que torna o motor mais lento, isso também me aconteceu logo após a primeira revisão, depois voltou ao normal... penso que seja o mesmo.
Estamos a falar de uma moto 125 com 14 CV... um abraço.
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Se levou correia na revisão e/ou roletes tens de deixar a correia acamar... se daqui a uns 100Km se mantiver volta à oficina _reg_
Basta algo mal montado por acidente ou por burrice para baixar logo as prestações...
Os nosso motores para andarem normal ( _Rolley_) têm de estar bem tratados senão e dado a pouca potencia deles nota-se logo muito... numa mota maior não se nota tanto porque têm potencia para mascarar a problema, mas nas nossas basta alguma cena minima para se notar muito... não desistas... a minha vai para 70 mil kilometros e nunca baixou dos 110Km/h e por exemplo (para quem conhece) a subir a A8 de Loures para Torres Vedras nunca baixou dos 90.
Deixa acamar... _slb_ scooter_ _palmas_
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Realmente é estranho vir de uma revisão e andar menos.
Na factura vem lá mencionado o oleo que lhe colocaram, e no post anterior mencionou a mesma coisa da perda de força chegou a descobrir o que tinha causado isso, será o mesmo problema desta vez?
Em relação ao ir a 100/110km/h e reduzir para 80km/h é na mesma subida?
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Sim eu nao quero desistir ja a mota tem 40.000km , e sempre andou bem...
Aqui esta a lista de material que levou
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi.imgur.com%2FV3ggvPf.png&hash=43309745bed5227a890ce246dc83b23c46a9b94b)
O que posso dizer ao gajo para fazer? A segunda vez que foi la melhorou muito, mas ainda nao esta no ponto que eu estou habituado..
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Não te cobraram óleo?
vela, filtro ar, correia, roletes, pastilhas travão, possível afinação válvulas. ...
Tem todos os ingredientes para sair melhor do que quando entrou _pol_
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Bem os roletes essa referencia é de 10,1grs por isso ai se foram esses mesmo falta de força não deveria ser, o oleo que lá vem mencionado é o da transmissão, mas segundo o pessoal não é o mais indicado para o nosso clima mas todas as nossas vem com, o que não é para o nosso clima por isso não será dai tb , e alguns que fazem a manutenção em casa alteram, mas no oleo diz lá 0,15 UNI e pelo que sei as SYM 125I GTS apenas leva 100ml (seria 0,1 UNI) e não 150ml se estiver em erro que me emendem. A não ser que tenham desmontado a caixa e ai sim tem de acrescentar mais um pouco.
Não lhe mudaram o oleo do motor? _pensador_ :o
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Vê lá a cor do oleo do motor a ver se foi novo...
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Acho estranho uma mota com 40.000 kms levar um prato de variador.
A minha foi trocada com 48.000, andava sempre de punho trancado e nunca precisou de nada disso... _pensador_
Será que os roletes estão bem montados? Se algum estiver ao contrário, é possível que essa perca de velocidade aconteça.
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Já vi o óleo e está bom.
O variador estava rachado eu vi.
Pode ser afinação do carburador, válvulas? Roletes? Vela?
Ela melhorou a segunda vez que foi lá, mas não ficou a 100%
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Talvez vá escrever uma parvoíce, mas caso o variador esteja apertado demais ou de menos, não poderá ocorrer isso?
O variador tem um torque de aperto que convém respeitar.
A vela é nova, segundo a fatura e não devia ter problema. Só se o cachimbo não estiver bem encaixado, mas creio que o aconteceria era o motor começar a engasgar.
As válvulas devem ter sido afinadas, para te cobrarem uma junta da tampa.
Para mim, são os roletes mal montados. Apesar de serem cilíndricos, têm uma posição certa para montar.
Se reparares na 3ª foto do link abaixo (maximiza a imagem), as laterais não são exatamente iguais.
Se colocarem a parte que tem mais cerâmica para a direita, todos têm que ficar assim.
Há muitos mecânicos que pensam que, por ser cilíndrico, é tudo igual.
http://casadoscooter.com.br/produto/rolete-contra-peso-de-embreagem-para-honda-lead-110-6-unidades/6068 (http://casadoscooter.com.br/produto/rolete-contra-peso-de-embreagem-para-honda-lead-110-6-unidades/6068)
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Já vi o óleo e está bom.
O variador estava rachado eu vi.
Pode ser afinação do carburador, válvulas? Roletes? Vela?
Ela melhorou a segunda vez que foi lá, mas não ficou a 100%
E viste a espessura do oleo? Na factura não menciona muda de oleo do motor ou foi oferta?
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Sim vi, parece-me normal. Nao é muito espesso.
Se calhar o que mencionam na fatura é o oleo do motor em vez do oleo da transmissao sera ?
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Sim vi, parece-me normal. Nao é muito espesso.
Se calhar o que mencionam na fatura é o oleo do motor em vez do oleo da transmissao sera ?
O oleo do motor não é a graduação que eles lá colocaram dai eu perguntar para veres não vá o mecânico ter se enganado e trocado.
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Bom, o que acontece por vezes é que a graduação do óleo não é a recomendada, se for de uma viscosidade mais consistente ele vai criar um pouco mais de atrito no sistema de funcionamento do motor e até mesmo quando o nível máximo é ultrapassado.
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Poderá ser uma má afinação de valvulas?
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Após uma revisão com esse custo nada justifica essa anomalia. Sabemos todos que percalços podem suceder em qualquer momento mas também sabemos que após uma intervenção dessas a mota bem que ser bem testada para ser entregue com a garantia de um serviço bem prestado.
Por mim voltava à oficina e exigiria uma explicação muito "esclarecedora".
Boas curvas companheiro
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Voltou a oficina e veio igual. Para chegar aos 100 é um castigo... Se apanha uma subida morre, e primeiro que dispare ui..
O mecânico diz que já tem 40.000km e falta compressão diz que para ficar boa precisa de mexer no piston etc..
Já não sei o que fazer? Já fui lá 3 vezes ele não sabe por a mota boa, já começo a ficar farto. Que opções tenho?
Tou a pensar levar a mota a outro sito, que oficinas recomendam em Lisboa?
Para mim ou é má afinação das válvulas ou roletes. Mas não vou voltar lá não quero perder tempo nem mais dinheiro, e nunca mais!
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já viram a embraiagem?
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Tambem pode ser isso é verdade. Acho que nunca trocou
Que oficina recomendam em Lisboa, de confiança
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Atencao a correia, pode ter na fatura a referencia correta mas pode nao ser de origem ou seja da concorrencia.
Não que seja má mas de inicio pode fazer diferença. Abraço
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Tive a andar mais e a mota até dispara bem, mas o problema é quando apanha uma subida morre, se for a 100/110 vai parar aos 80kmh , abaixo dos 80 nao desce..
Será roletes, má afinaçao das valvulas?
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Boas.
Já conseguiste resolver o problema? Afinal do que era?
Eu tenho um problema semelhante. Ultima revisão foram trocadas correia e roletos 10g com o variador de origem.
Como a mota já tem 55000Km (nem sempre com o mesmo variador), agora a subir monsanto, começo a 100 ou 80 e chego lá acima a 60/70. Se tiver de reduzir, já nem passa dos 60.
Parece que a mota anda sempre em quarta, e se reduzir, não mete uma abaixo, por isso as recuperações são pessimas.
No meu caso o arranque parado também está pessimo.
Que oficina te resolveu o problema?
Eu tenho ido à MotoFixers e estou a ficar um pouco chateado, já que não me resolvem isto...
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Boas.
Já conseguiste resolver o problema? Afinal do que era?
Eu tenho um problema semelhante. Ultima revisão foram trocadas correia e roletos 10g com o variador de origem.
Como a mota já tem 55000Km (nem sempre com o mesmo variador), agora a subir monsanto, começo a 100 ou 80 e chego lá acima a 60/70. Se tiver de reduzir, já nem passa dos 60.
Parece que a mota anda sempre em quarta, e se reduzir, não mete uma abaixo, por isso as recuperações são pessimas.
No meu caso o arranque parado também está pessimo.
Que oficina te resolveu o problema?
Eu tenho ido à MotoFixers e estou a ficar um pouco chateado, já que não me resolvem isto...
Boas a mota anda sempre em quarta?Essas motas não tem caixa de velocidades,podemos ter a sensação que mete mudanças mas não é nafa disso o que elas fazem é a colocaçao da corrreia do variador em posições diferentes tipo as mudanças das bicicletas de montanha ou de corrida só quesem carretos,a teoria é mais ou menos a mesma mas é a rotação do motor que alterna a correia mais para força ou velocidade isto numa explicação mais básica.
Esse tipo de problemas tem normalmente duas razões ,ou falta de compressão ou problemas no conjunto do variador.
Isto se nao se notar engasganços no motor aí podem ser outros problemas.
Uma das razoes que troquei para a integra e deixei a x max 250 foi também aos 15000 kms comecei a notar falta de performance na mota e vibraçoes na correia.....para além de outras coisas,mas a mota era bem porreira!
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Para mim cair dos 100kmh em subida para 80kmh é um comportamento normal para uma 125.
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Boas a mota anda sempre em quarta?Essas motas não tem caixa de velocidades,podemos ter a sensação que mete mudanças mas não é nafa disso o que elas fazem é a colocaçao da corrreia do variador em posições diferentes tipo as mudanças das bicicletas de montanha ou de corrida só quesem carretos,a teoria é mais ou menos a mesma mas é a rotação do motor que alterna a correia mais para força ou velocidade isto numa explicação mais básica.
Sim, eu sei que não têm mudanças. O que quis dizer é que depois de perder velocidade, e a rotação da mota baixa, e normalmente, se rodarmos punho novamente, a força aplicada vai fazer com que a rotação suba novamente. No meu caso, isto não acontece, ou seja, vou às 8000, deixo a mota reduzir a velocidade um pouco, e baixou as rotações para as 6000. Ao rodar punho novamente, em vez de subir logo a rotação para as 7500, 8000, continua nas 6000, e vai subindo daí. Isto numa subida acentuada, vai fazer com que ela não consiga recuperar novamente a velocidade...
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Tive um problema semelhante e era da 'embraiagem'
Levou uma nova e melhorou consideravelmente.
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Tive um problema semelhante e era da 'embraiagem'
Levou uma nova e melhorou consideravelmente.
Obrigado pela resposta. Também penso que poderá ser isso, ou do variador muito gasto. Tem roletos novos e correia nova.
O arranque também é fraco, e depois de acelerar até às 7000, volta a perder rotação.
Uma altura mudou só as 3 molas da embraiagem e melhorou, mas como mexeram outra vez nela, podem ter alterado a força das molas.
Mudar aos buchechos é mau, mas pagar por uma embraiagem nova, quando pode ser problema de um só componente também é chato _reg_
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Bem, estou a ver que não sou o único.
Também estou com o mesmo problema, também sinto que em subidas a mota "engasga-se" e perde potência.
1ª tentativa de resolução:
No mecânico, descobriu-se que o rolamento da embraiagem estava gripado. Que devia ser daqui.
Marquei então para a troca e aproveitei para trocar correia e roletes. Continua na mesma...
2ª tentativa de resolução:
Agora estou a pensar trocar a embraiagem e afinar válvulas. Espero que seja desta...
Como a mota só tem um cilindro, à mínima coisa que esteja gasta ou desafinada sente-se logo. :(
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Nestas motas a 4 tempos pode ser o carburador entupido ou pode ser roleta.
Se a mota trabalha bem ao relantin as válvulas estão boas.
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No meu caso é de injecção.
Agora é que já não sei nada.
Se ao relantim está ok, não é valvulas... Já não sei que pensar.
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Meus amigos,
Como resolveram os vossos problemas?
A minha maquina está com 41mil Km, e faltando 5mil para a troca de correia, noto uma perca de força a subir muito grande.
A minha é a GTS 125 a carburador.
Verdade que a velocidade de ponta da minha maquina nunca passou os 90/100Km, mas em algumas subidas íngremes a velocidade é tão pequena que quase pára.
Ao arrancar, o acelerador toca muitas vezes no fundo, e os arranques são sempre muito lentos, quase a morrer.
Ela levou os pratos do variador novos à 10mil km pois os mesmos ficaram todos riscados quando um para parafuso da tampa do kico se soltou e riscou tudo, correia nova original.
também levou roletes novos (9,6g).
O que me parece estar a acontecer tb é um certo delay entre a aceleração e a resposta do motor.
Algumas sugestões?
Obrigado
Edgar
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Meus amigos,
Como resolveram os vossos problemas?
A minha maquina está com 41mil Km, e faltando 5mil para a troca de correia, noto uma perca de força a subir muito grande.
A minha é a GTS 125 a carburador.
Verdade que a velocidade de ponta da minha maquina nunca passou os 90/100Km, mas em algumas subidas íngremes a velocidade é tão pequena que quase pára.
Ao arrancar, o acelerador toca muitas vezes no fundo, e os arranques são sempre muito lentos, quase a morrer.
Ela levou os pratos do variador novos à 10mil km pois os mesmos ficaram todos riscados quando um para parafuso da tampa do kico se soltou e riscou tudo, correia nova original.
também levou roletes novos (9,6g).
O que me parece estar a acontecer tb é um certo delay entre a aceleração e a resposta do motor.
Algumas sugestões?
Obrigado
Edgar
No meu caso, que estava a começar a fazer isso mas não tão grave, ficou resolvido com afinação de válvulas.
E notou-se largamente a diferença.
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Meus amigos,
Como resolveram os vossos problemas?
A minha maquina está com 41mil Km, e faltando 5mil para a troca de correia, noto uma perca de força a subir muito grande.
A minha é a GTS 125 a carburador.
Verdade que a velocidade de ponta da minha maquina nunca passou os 90/100Km, mas em algumas subidas íngremes a velocidade é tão pequena que quase pára.
Ao arrancar, o acelerador toca muitas vezes no fundo, e os arranques são sempre muito lentos, quase a morrer.
Ela levou os pratos do variador novos à 10mil km pois os mesmos ficaram todos riscados quando um para parafuso da tampa do kico se soltou e riscou tudo, correia nova original.
também levou roletes novos (9,6g).
O que me parece estar a acontecer tb é um certo delay entre a aceleração e a resposta do motor.
Algumas sugestões?
Obrigado
Edgar
Boas a última correia que levou era original?
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No meu caso, que estava a começar a fazer isso mas não tão grave, ficou resolvido com afinação de válvulas.
E notou-se largamente a diferença.
pois... a afinação de válvulas não é um assunto trivial como às vezes parece e tudo começa logo na forma como é feito o trabalho, se for "a despachar", só para cumprir calendário, ainda sai da oficina pior do que quando entrou. Portanto antes de entrar em aventuras mais caras, tentava mandar afinar válvulas novamente, se possível em outra oficina.
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Com essa quilometragem, se nunca afinou válvulas, está na hora.
Outra coisa que pode fazer é colocar aqui as rotações com que circula a 60km/h, 80km/h, 90km/h.
Isso poderá ajudar a perceber se existe um grande desfasamento entre as rotações do motor e a velocidade atingida (problemas de transmissão, um rolamento da roda a prender ou roda traseira a não destravar completamente) ou se existe mesmo algum mau funcionamento do motor.
Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk
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A afinação de válvulas é capaz de resolver.
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Boas a última correia que levou era original?
A ultima correia era original, pedida diretamente no fornecedor.
:D
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Com essa quilometragem, se nunca afinou válvulas, está na hora.
Outra coisa que pode fazer é colocar aqui as rotações com que circula a 60km/h, 80km/h, 90km/h.
Isso poderá ajudar a perceber se existe um grande desfasamento entre as rotações do motor e a velocidade atingida (problemas de transmissão, um rolamento da roda a prender ou roda traseira a não destravar completamente) ou se existe mesmo algum mau funcionamento do motor.
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Afinou as válvulas à 10mil Km, e na altura fez-se notar logo de grandes melhorias, ao ralenti nunca mais tive problemas de se desligar a frio, depois de lhe dar acelerador. E na altura a mota ficou mais rápida a reagir, nunca em velocidade de ponta, essa manteve-se.
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Com essa quilometragem, se nunca afinou válvulas, está na hora.
Outra coisa que pode fazer é colocar aqui as rotações com que circula a 60km/h, 80km/h, 90km/h.
Isso poderá ajudar a perceber se existe um grande desfasamento entre as rotações do motor e a velocidade atingida (problemas de transmissão, um rolamento da roda a prender ou roda traseira a não destravar completamente) ou se existe mesmo algum mau funcionamento do motor.
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boa ideia, tenho uma ideia das rotações a 90km/h mas vou tirar fotos.
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boa ideia, tenho uma ideia das rotações a 90km/h mas vou tirar fotos.
A 90 kmh penso que irás entre a 7500rpm e as 8 . chegaste a resolver o problema?
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Boas.. ainda não..
Tenho a mota parada.
Acabando de substituir óleos e tal.. pimba. Furo. Em Setúbal na 1**Ent. 1 mês à espera...
Mas já arranjei local para ir substituir.. Está agendado para amanhã. Vou ativar o reboque do seguro e em principio amanhã irei testar. Levou Óleos e filtro de ar.
Seguem as fotos da velocidade que tinha tirado no dia do posto e que ainda não tinha colocado.
Realmente a 90Km vou mt perto das 80.000 rotações.
(https://i.ibb.co/dtFP0Z9/Sym-Velocidades.jpg) (https://ibb.co/BGbyVkD)
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O que de facto não é normal é ela perder força nas subidas eu lembro que a gts evo a carburador que tive por exemplo a subir os cabos de Ávila não baixava dos 80kmh..
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Esse furo nao dá para arranjar em casa?
Sempre poupas a dor de cabeça do reboque
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Esse furo nao dá para arranjar em casa?
Sempre poupas a dor de cabeça do reboque
Furo??? _pensador_
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Comparando as rotações com a minha (GTS 125 Evo de 2010, com 35000km), está muito parecido.A 90km/h, depois de estabilizar a velocidade, numa recta plana, vou com as rotações nas 8000.
E já vi mais GTS iguais com as mesmas rotações à mesma velocidade.Por todas as descrições, não parece ser um problema de transmissão
No entanto não perco assim força nas subidas.A título de exemplo, a caminho de minha casa, assim que se começa a subir para a barragem do Castelo de Bode, consigo iniciar a subida a 60km/h e levo-a até aos 80km/h. E ainda dava mais mas entretanto tenho um limite de 50km/h :( .
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Pois a única coisa que vejo errado é ela perder tanta força, as rotações parecem me normais para as velocidades.
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Esqueci-me de perguntar.
Nas subidas a mota não anda porque o motor perde força ou o motor mantém-se numa rotação alta apesar de a velocidade diminuir?
Se for o segundo caso, poderá ser embraiagem?
Se for o primeiro caso, tendo em conta que em terreno plano ela anda bem, estou a excluir parte eléctrica (não que eu seja conhecedor de mecânica/electricidade de motas).
Poderá acontecer que a bomba de combustível, caso esteja dentro do depósito de combustível, fique mal posicionada dentro do depósito e não consiga puxar o mesmo? Ela comporta-se do mesmo modo com o depósito cheio?
Ou poderá ter de rever toda a admissão. Pode acontecer que a mota não esteja a fazer uma mistura correcta e que isso seja muito mais visível quando sujeita a esforço suplementar, perdendo força em subidas.
A partir daqui acabaram os meus parcos conhecimentos.
Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk
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Mta informação.. ADORO.. Sempre disposto a aprender..
Vou tentar perceber o comportamento na integra e informarei.. se possível com fotos e videos..
Já dei olhadela nas válvulas ontem. antes de ir para a oficina hoje (Foi de reboque e não tive problemas pois o seguro cobre 2 reboques por ano) e lá levou as sapatas novas.. Meus primeiros pneus na SYM. Sensações, completamente diferente.. parece que a mota no ponto. ou seja, aquele ponto com o volante direito. parece que fica presa nesse ponto... na mota pneus novos sentem-se e bem.. optei pelos city grip.
Em relação as válvulas - válvulas de escape estavam OK, válvulas no carburador, ligeiramente fechadas.. foi tudo colocado a 0.125mm. e ainda n puxei por ela pois também foi mudança de óleos e com mta coisa nova vim para o trabalho nas calmas.
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admissão e escape tem a mesma folga nas gts ?
ok, já vi que sim 0.12 +- 0.02 _pol_
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Exato.. ia colar foto com isso mesmo :)
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Também pensei que folgas das válvulas fosse diferente..
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Testando a mota depois da revisão feita.. reparo que em subida ela perde velocidade mas as rotações se mantem estáveis.. ainda ontem a subir com diferentes níveis de inclinação ela salvava dos 55km/h para os 70km/h sempre nas 7100RPM.
Pergunta. motor à mesma rotação a velocidade não devia ser constante? ou devido ao sistema perde eficiência em "Esforço"?
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Em recta quando já se ganhou velocidade fica constante, em subida já poderá variar..
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Testando a mota depois da revisão feita.. reparo que em subida ela perde velocidade mas as rotações se mantem estáveis.. ainda ontem a subir com diferentes níveis de inclinação ela salvava dos 55km/h para os 70km/h sempre nas 7100RPM.
Pergunta. motor à mesma rotação a velocidade não devia ser constante? ou devido ao sistema perde eficiência em "Esforço"?
Isso parece-me o comportamento normal...
No meu entendimento o sistema de transmissão das nossas Maxis comporta-se como um sistema "elástico" a transmissão CVT não traduz de imediato uma mudança de regime do motor num incremento instantâneo da velocidade da roda para a velocidade final correspondente, isso vai acontecer mas de forma gradual ao contrário do que acontece numa transmissão por corrente ou veio. Nas transmissões por CVT quando se altera o regime do motor a abertura/fecho dos "pratos" no CVT é gradual e em função da velocidade do eixo do motor e da velocidade que entretanto se desenvolve na roda até que se atinja um novo ponto de equilíbrio.
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O sistema de transmissão que as nossas meninas tem é elástico mas não tanto.
Não me recordo de alguma vez a minha ter feito isso, salvo num arranque em subidas inclinadas e só até estabilizar.
Parece mesmo que há aí uma correia ou uma embraiagem a deslizar.
Amanhã de manhã devo sair com a minha e já faço alguns testes.
Um deles será na estrada que vai do topo ao fundo da barragem do castelo de bode e depois deixo aqui o relato. Mais inclinado que aquilo é difícil encontrar.
E conheço por aqui mais algumas subidas com diferentes inclinações para fazer o teste.
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-
O sistema de transmissão que as nossas meninas tem é elástico mas não tanto.
Não me recordo de alguma vez a minha ter feito isso, salvo num arranque em subidas inclinadas e só até estabilizar.
Parece mesmo que há aí uma correia ou uma embraiagem a deslizar.
Amanhã de manhã devo sair com a minha e já faço alguns testes.
Um deles será na estrada que vai do topo ao fundo da barragem do castelo de bode e depois deixo aqui o relato. Mais inclinado que aquilo é difícil encontrar.
E conheço por aqui mais algumas subidas com diferentes inclinações para fazer o teste.
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;)
Pelo que percebi o companheiro não se estava a referir a arranque mas sim já em andamento entre os 55 e 70kmh. Se a essa velocidade a embraiagem ou até a correia desliza então estão nas lonas ou contaminados com algum lubrificante. (Estou recordado de uma vez ter feito a limpeza da embraiagem, mas exagerei na quantidade de massa, que acabou por passar pelos retentores e contaminou a embraiagem, só ficou novamente em condições quando troquei os 3 calços por uns novos)
mas acredito que na oficina tambem já verificaram o estado da embraiagem, por isso... mistério! _pensador_ _pensador_ _pensador_ _pensador_
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E hoje, aproveitando as voltas que tinha a dar, lá fui passar por várias subidas, com inclinações diferentes, em velocidade constante e em recuperação.
As únicas 2 vezes que a mota deu mais de (+-)6500rpm a 50km/h ou menos foi em arranques a fundo, a partir de 0km/h em subida. Mas isto apenas por 1 a 2 segundos, estabilizando logo a seguir para rotações entre 5000 a 5500, com 50km/h.
Por uma vez, entrando numa subida já com boa inclinação, a 20km/h e puxando acelerador a fundo, a rotação do motor foi às 6250(+-) mas logo a seguir estabilizou, descendo para 5250(+-) à medida que a velocidade subia.
Ou seja, o comportamento que tem na sua, de as rotações andarem a subir e descer com a mesma velocidade parece mesmo fora do normal.
Essas diferenças tão elevadas de rotação para a mesma velocidade deveriam acontecer apenas em momentos de grande aceleração e só até a transmissão atingir um novo equilíbrio.
Do pouco que sei destas mecânicas há algo que não está bem nessa transmissão.
Correia ou embraiagem a deslizarem, um variador ou uma embraiagem cujo prato não se está a deslocar de forma correcta, roletes que não se mexem de forma uniforme...
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Eu começaria mesmo por dar uma boa atenção a essa transmissão.
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Eu concordo, o sintoma parece o tipo de problema na transmissão, correia ou variador, ainda por cima mexeram nisso, mais uma razão
Não existindo problemas na montagem é uma questão de ver in loco se as peças colocadas correspondem às faturadas e se estas estão nas especificações da máquina.
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Até à própria correia pode ser de origem é não ser adequada ao modelo em questão..
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;)
Pelo que percebi o companheiro não se estava a referir a arranque mas sim já em andamento entre os 55 e 70kmh. Se a essa velocidade a embraiagem ou até a correia desliza então estão nas lonas ou contaminados com algum lubrificante. (Estou recordado de uma vez ter feito a limpeza da embraiagem, mas exagerei na quantidade de massa, que acabou por passar pelos retentores e contaminou a embraiagem, só ficou novamente em condições quando troquei os 3 calços por uns novos)
mas acredito que na oficina tambem já verificaram o estado da embraiagem, por isso... mistério! _pensador_ _pensador_ _pensador_ _pensador_
Um à parte, vendem as maxilas com os calços à parte?
A minha agora começou a fazer outro barulho.. Mais um.. quando desacelero parece barulho de algo a roçar em plástico mas a verdade é que não está nada a roçar.. Este sábado vou desmontar a embraiagem para dar uma vista de olhos.. pois já que tenho filtro de ar para mudar.. vou fazer isso.. talvez aproveite e mude o filtro do combustível pois nunca o fiz..... Vou fazer umas gravações para colocar aqui....
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O variador levou "pratos novos à 10.000km pois os antigos foram danificados por um dos parafusos da proteção interior do kicko.. um dos parafusos soltou-se e arrasou as palhetas e tive de comprar pratos novos.. "águas passadas".
Mas com tudo isso. não sei se a campânula externa da embraiagem está ou não direita. pois pelo que percebi uma das causas dos chocalhares metálicos pode ser as molas ou mesmo a campânula que ao estar torta entra em contacto com os calcos em momentos diferentes..
Mas sim talvez estas alterações de velocidade mantendo as mesmas rpm provavelmente devem estar ligadas à perca de eficiência da correia com vocês scooter_ referiram. apesar de ser uma correia da original comprada na euroc@rrei@s. Têm 10.000 e a semana passada olhei para ela e pareceu-me impec.. mas irei confirmar no sábado novamente.
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O variador levou "pratos novos à 10.000km pois os antigos foram danificados por um dos parafusos da proteção interior do kicko.. um dos parafusos soltou-se e arrasou as palhetas e tive de comprar pratos novos.. "águas passadas".
Mas com tudo isso. não sei se a campânula externa da embraiagem está ou não direita. pois pelo que percebi uma das causas dos chocalhares metálicos pode ser as molas ou mesmo a campânula que ao estar torta entra em contacto com os calcos em momentos diferentes..
Mas sim talvez estas alterações de velocidade mantendo as mesmas rpm provavelmente devem estar ligadas à perca de eficiência da correia com vocês scooter_ referiram. apesar de ser uma correia da original comprada na euroc@rrei@s. Têm 10.000 e a semana passada olhei para ela e pareceu-me impec.. mas irei confirmar no sábado novamente.
o barulho a roçar pode ser a junta de papel da tampa do variador (11395-H9A-000) pode estar a encostar em alguma das partes moveis… por exemplo na campânula da embraiagem. Essa junta rasga-se facilmente quando se retira a tampa do variador… ou ficar mal colocada.
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Um à parte, vendem as maxilas com os calços à parte?
A minha agora começou a fazer outro barulho.. Mais um.. quando desacelero parece barulho de algo a roçar em plástico mas a verdade é que não está nada a roçar.. Este sábado vou desmontar a embraiagem para dar uma vista de olhos.. pois já que tenho filtro de ar para mudar.. vou fazer isso.. talvez aproveite e mude o filtro do combustível pois nunca o fiz..... Vou fazer umas gravações para colocar aqui....
Aparamente para a GTS apenas se vende o conjunto (22300-RA1-000)
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Estive há pouco tempo num site onde tinha as peças todas e dava para comprar só as axilas. Mas havia 2 referências diferentes e com preços bem diferentes.
É preciso ter conhecimento para se saber o que se está a comprar.
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Um à parte, vendem as maxilas com os calços à parte?
A minha agora começou a fazer outro barulho.. Mais um.. quando desacelero parece barulho de algo a roçar em plástico mas a verdade é que não está nada a roçar.. Este sábado vou desmontar a embraiagem para dar uma vista de olhos.. pois já que tenho filtro de ar para mudar.. vou fazer isso.. talvez aproveite e mude o filtro do combustível pois nunca o fiz..... Vou fazer umas gravações para colocar aqui....
Já compraste o filtro de gasolina?
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Já compraste o filtro de gasolina?
Não.. ontem comprei apenas filtro de ar, n levei as medidas do filtro de gasolina. tenho de procurar. :P
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Quando comprares, publica foto se puderes.
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Já tenho o filtro, logo já coloco foto
Descontei tudo e medi a espessura da correia. 18,5mm
Também reparei que os meus pins do cvt estão com MTA folga.
Coloquei post aqui sobre isso
https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,39370.0.html (https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php/topic,39370.0.html)
Vou dar uma limpeza nisto 🙌😁.
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Boa partilha, e depois com fotos já fica como registo para ajudar alguém.
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Aqui vai a foto do filtro.
Os filtros apenas variam nos mm da entrada e saida da mangueira.. por norma os filtos rondam os 2 ou 3 euros..
este até foi 1,80€
(https://i.imgur.com/tO0W5yu.jpg)
(https://i.imgur.com/gI405sj.jpg)
(https://i.imgur.com/pcnIC64.jpg)
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Foi barato..
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E hoje, aproveitando as voltas que tinha a dar, lá fui passar por várias subidas, com inclinações diferentes, em velocidade constante e em recuperação.
As únicas 2 vezes que a mota deu mais de (+-)6500rpm a 50km/h ou menos foi em arranques a fundo, a partir de 0km/h em subida. Mas isto apenas por 1 a 2 segundos, estabilizando logo a seguir para rotações entre 5000 a 5500, com 50km/h.
Por uma vez, entrando numa subida já com boa inclinação, a 20km/h e puxando acelerador a fundo, a rotação do motor foi às 6250(+-) mas logo a seguir estabilizou, descendo para 5250(+-) à medida que a velocidade subia.
Ou seja, o comportamento que tem na sua, de as rotações andarem a subir e descer com a mesma velocidade parece mesmo fora do normal.
Essas diferenças tão elevadas de rotação para a mesma velocidade deveriam acontecer apenas em momentos de grande aceleração e só até a transmissão atingir um novo equilíbrio.
Do pouco que sei destas mecânicas há algo que não está bem nessa transmissão.
Correia ou embraiagem a deslizarem, um variador ou uma embraiagem cujo prato não se está a deslocar de forma correcta, roletes que não se mexem de forma uniforme...
Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk
Minha mota ficou assim quando o mecânico trocou a correia e os rolete. Não colocou de origem.
Os roletes eram mais pesados.
Eu perdia o embalo em subidas. Por mais que levasse o acelerador ao fundo. A rotação não passava dos 5.000rpm.
Logo um motor 125. Se não tiver giro. Não vem potência.
Troquei pelos roletes de origem e acabou o problema.
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O melhor sem dúvida é o material original.
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Minha mota ficou assim quando o mecânico trocou a correia e os rolete. Não colocou de origem.
Os roletes eram mais pesados.
Eu perdia o embalo em subidas. Por mais que levasse o acelerador ao fundo. A rotação não passava dos 5.000rpm.
Logo um motor 125. Se não tiver giro. Não vem potência.
Troquei pelos roletes de origem e acabou o problema.
O problema não seria de serem de origem ou não mas sim de serem pesos diferentes, se são mais pesados o comportamento do variador altera-se
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O problema não seria de serem de origem ou não mas sim de serem pesos diferentes, se são mais pesados o comportamento do variador altera-se
Exato, expliquei me mal, poderá ser de outra marca desde que a gramagem siga o preconizado pelo fabricante, a não ser que se procure mais força ou mais velocidade.