Geral => Mecânica => Tópico iniciado por: nunompires em 29 de Janeiro de 2011, 08:29

Título: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: nunompires em 29 de Janeiro de 2011, 08:29
Em primeiro lugar as velas. As velas são um dos componentes que geram maior controvérsia e onde existe demasiado marketing e pouca verdade… é uma área onde as modas contam muito e infelizmente a grande maioria das pessoas não consegue discernir a realidade. O formato da cabeça da vela pouca ou nenhuma influência tem no seu desempenho, em termos de performances. As velas com mais do que um pólo apenas são melhores porque divide o número de descargas pelos vários pólos e isso faz aumentar o tempo de vida útil da vela, mas a performance não melhora por causa disso. As velas que rompem com o design tradicional da cabeça (com um ou mais pólos sobrepostos ao eléctrodo), não trazem qualquer benefício em termos de performance, pelo menos que se note no mundo real (como por exemplo as velas sem pólos sobrepostos).

A grande diferença entre os vários tipos de velas é o material com que é feito o eléctrodo, a qualidade de construção, e a presença (ou não) de componentes restritivos para isolar interferências. Os materiais empregues no eléctrodo podem ser o cobre, platina, ouro, prata, nickel Iridium e o aço. Para os classificar deve usar-se uma regra simples (quando a performance é a prioridade, claro), o metal com maior nível de condutividade térmica e eléctrica é o melhor para utilizar no eléctrodo, porque permite fazer uma descarga maior, mais rápida, e mais intensa. Neste particular os números são claros, a prata tem os valores mais altos, seguida pelo cobre, depois o ouro, iridium  e por fim a platina (estando o nickel e o aço no fundo da tabela...).



Properties of Materials Used for Spark Plug Electrodes

Material / Thermal Conductivity W/(m•K) / Electrical Conductivity MS/m

Silver / 407 / 66

Copper / 384 / 57

Gold / 310 / 45

Iridium/ 147/18

Platinum / 70 / 10

Nickel / 59 / 10

Steel / 58 / 7

W/(m•K) = Energy per meter and Kelvin (1kcal/(m•h•grd) = 1.163 W/(m•K)
MS/m = Mega Siemens per meter (1S m/mm2 = 1MS/m), (1S = 1/3)




O que impressiona mais, é o facto da platina e o iridium ser referida no mundo do Tuning nacional como se fosse o melhor material que pode ser empregue em velas de rendimento, quando a realidade é exactamente o oposto, até as tradicionais velas de cobre suplantam o iridium/ platina (e por muito) em capacidade térmica / eléctrica! A platina e o iridium  é realmente excelente no que respeita a durabilidade e estabilidade da folga entre o pólo e o eléctrodo, mas em termos de performance é dos piores materiais, produzindo descargas eléctricas muito fracas.

Por outro lado, podemos observar que o material que tem melhores qualidades para as velas é a prata, e ainda tem o “bónus” de ter quase tanta resistência e durabilidade como a platina, e a prová-lo está o facto das velas de prata serem o equipamento de origem de grande parte dos carros de alta performance como alguns Porsche, BMW e Volkswagen, entre outros. Aliás, as velas de prata são até recomendadas para carros que funcionam a GPL, que por terem uma inflamação do combustível mais difícil precisam de velas mais eficazes na descarga…. Está tudo dito!

De qualquer forma, a clássica vela de cobre continua a ser do melhor que há em termos de performance, tendo apenas a desvantagem de ser necessário comprar velas novas regularmente para manter as suas excelentes propriedades.

Quanto à qualidade dos componentes, a única recomendação possível é que se abstenham de comprar velas de marcas duvidosas, que prometem mundos e fundos mas que na realidade são mais empresas de marketing do que de componentes eléctricos… O que parece ser razoável é apostar em marcas firmadas como a Nippon Denso, a NGK, a BOSCH ou a BERU. A razão é simples, cada vez mais os fabricantes de automóveis apostam no maior intervalo entre revisões dos motores como forma de aliciar os clientes, e se eles usam maioritariamente estas marcas é por alguma razão… E é também por isso que muitos carros usam velas de Platina/Iridium é apenas para durar mais tempo.

Fontes:
http://www.beru.com/english/produkte/zuendkerzen/platin.php
www.tuningpt.com
http://www.nology.com/silver.html
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: fozzie em 29 de Janeiro de 2011, 19:15


Excelente Post.

O que acho estranho é considerarem as velas de cobre como 'as clássicas' quando eu sempre vi como 'clássicas' as de aço.

Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: Pardal em 29 de Janeiro de 2011, 20:34
 _palmas_ _palmas_ _palmas_ ....Bom Post.... _palmas_ _palmas_ _palmas_
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: bttist@ em 29 de Janeiro de 2011, 21:32
 _palmas_ Exelente  _palmas_

Obrigado já fiquei a saber mais algumas coisas! _pol_
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: Ferro em 29 de Janeiro de 2011, 21:55
Bom tópico...


Aqui fica um complemento:
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.infovisual.info%2F05%2Fimg_en%2F012%2520Automobile%2520spark%2520plug.jpg&hash=a1a9c882830e5dadcbe9b97a32de51aa6210bb71)


A peça amarela no esquema é o eléctrodo que pode ser de prata, cobre, etc...




(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.dcp-shop.co.uk%2Fbuy-car-accessories%2Fimages%2FBigImage%2FNology%2Fnology.jpg&hash=ad4a684d7fdf6eef68ec92a39ce17b44de82bc77)
Velas com eléctrodo em prata...


(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.mini-madness.com%2FProductImages%2Fengine%2FIridum-spark-plugs.jpg&hash=9cd317fef432dd6f361da838b26534ec2be80e7f)
Velas com eléctrodo em iridium.


(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fptboutique.com%2Fimages%2FDodge%2520Nitro%2FPerformance%2FSpark%2520Plugs%2Fe3splash%5B1%5D.jpg&hash=b2d4571271015ccbb5f57e6572c6478ad1a25c8a)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.sacskyranch.com%2Frem37byelectrode.jpg&hash=3689dc4848794c7e958d430b7ed45ff87c037fae)
Velas de faísca dupla.
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: Chinaboy911 em 30 de Janeiro de 2011, 01:30
Muito bom... Mas tenho uma duvida..quanto melhor for a vela (a nível de performance) maior será o consumo?
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: nunompires em 30 de Janeiro de 2011, 09:00

Excelente Post.

O que acho estranho é considerarem as velas de cobre como 'as clássicas' quando eu sempre vi como 'clássicas' as de aço.

E tens razão a uns bons anos atrás as clássicas eram as de aço. Hoje em dia com a massificação da produção das velas de cobre, passam a ser estas as clássicas.
Falta referir que velas em prata ou silver, todas as marcas tem, mas só para modelos específicos! Não vem nos catálogos da Beru, Bosh, NGK.
Lembro-me a um par de anos, ter que andar a trocar email's com a Bosh na Alemanha, para eles me arranjarem velas com eléctrodo  em prata para o carro que tinha a GPL. 5 dias  com troca de email's e lá me arranjaram a referencia da vela que se adaptava ao carro em questão, que a própria Bosh portuguesa dizia que não havia...
 _Rolley_
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: nunompires em 30 de Janeiro de 2011, 09:08
Muito bom... Mas tenho uma duvida..quanto melhor for a vela (a nível de performance) maior será o consumo?

Não, pelo contrário, irás ter mais uma descarga eléctrica maior a nível dos pólos, que por sua vez irá dar uma chispa/faísca maior, isto irá provocar uma melhor queima da mistura Ar/Gasolina.
Logo terás, melhor queima, menos gases nocivos, mais potencia, menor consumo.

Isto porque a quantidade de Ar/Gasolina, admitido em cada ciclo do motor é igual, só a queima é que se torna mais eficiente.

Depois existem outras coisas, como cabos das velas (diâmetro, material usado na construção), e CDI's com mais poder de discarga, que podem melhorar ainda mais estes valores. _pol_

Mas isso fica para outro tópico.: P
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: Chinaboy911 em 30 de Janeiro de 2011, 12:54
Muito obrigado pelo esclarecimento  _pol_

A pequena PCX já vem com uma de cobre.. Se calhar uma de prata não compensava..

Já agora, esse conhecimento todo vem de curiosidade tua ou é a tua área?
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: nunompires em 05 de Fevereiro de 2011, 20:47
Isto deveu-se já a ter tido um carro a GPL, e como sabia da existencia de velas de prata,,,,, um dia destes tive uma discussão amigavel com o meu mecanico, fui pesquizar, e aproveitei os dados que obtive postei aqui.
Também dei com outras curiosidades, as velas de iridium da denso, são uma mistura de iridium e prata, nas velas de iridium para diminuirem a resistencia a passagem da corrente electrica, os fabricantes fazem o electrodo mais fino, mais fino=menos resistencia a passagem electrica, não pondo em causa a fiabilidade das mesmas, pois o iridium e mais resistente.
Isto é só truques. ;D ;)
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: nunoneiva em 24 de Fevereiro de 2012, 14:02
... mais fino=menos resistencia a passagem electrica

Boas nunompires,

Estava a ler este excelente tópico e reparei nesta imprecisão.

Mais fino = mais resistência à passagem eléctrica. Quanto maior é a secção num condutor, menor é a sua resistência eléctrica.

Cump.

Título: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: Branco em 24 de Fevereiro de 2012, 14:14
Boa tarde

Passei por aqui (por este post) por acaso e adorei.

Cada vez me convenço mais que os materiais que equipam de origem as nossas maxis, são os melhores, quanto mais transformações, mais dinheiro deitado fora.

Peças de origem, manutenção, gasolina e punho enrrolado é o que elas querem.
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: pedroareias em 24 de Fevereiro de 2012, 16:02
Substituir uma vela normal por uma de Iridium não se pode classificar de "transformação".

Comprei a minha no Ebay e ficou por 12 Euros, salvo erro.

As novas NC700 não trarão já velas de Iridium de origem?

E sobre o "material de origem" também é um mito. Já viram nas motos o que é "origem"? Na minha scooter há material Chinês, Italiano, etc.

Se olharem para uma KTM observam que o material é fornecido por marcas que de outra forma se classificariam como "transformação", por exemplo amortecedores WP.

Se disserem que vão meter um Variador "tuning" começo a ficar com dúvidas se não será danoso para os restantes componentes.

Se me disserem que vão alterar o quadro da moto ou então baixar a culassa, aí aviso que pode ser má ideia.

Se disserem que vão alterar as jantes ou a caixa então aí é de certeza má ideia.


Agora meter um filtro de ar, uma vela ou até a panela de escape? Isso são umas cócegas ao "material de origem" e não faz mal nenhum.

É só "teóricos" da Mecânica...
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: DIN em 01 de Março de 2012, 20:55
Boas!
Excelente informação, fiquei muito esclarecido sobre a matéria. _pol_
A Kymco recomenda a CR7E da NGK para a DT125, mas não faço ideia de que material será feita.
Vai fazer a revisão dos 10.000km com a substituição da mesma. Não é que desconfie do concessionário, mas sou eu quem compra e a vai substituir... assim tenho a certeza que não será por aí colocada uma "traficada" qualquer.
Só em jeito de curiosidade, tive um carro a gasolina (Opel Astra 1.4) que andava nas "mãos" da minha mulher, quando dei conta as mesmas tinham 110.000km! Tenho pena de não ter tirado fotos para mostrar o estado miserável em que estavam... mas ainda andava!
Cumprimentos!
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: Busas em 03 de Março de 2012, 08:39
boas,

iridium até na target se nota as melhorias a olhos vistos...

quanto melhor a queima melhor desempenho em qualquer motor.

No entanto resulta melhor optimizando todos os elementos que compoem a combustão... _Rolley_

abraços!
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: pjvreis em 25 de Novembro de 2012, 16:20
Quem diria! Mais um que andava enganado com as velas Iridium  _pensador_
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: dinis espadinha em 25 de Novembro de 2012, 18:36
Mais um bom post do Nuno, estamos sempre a aprender, abraço.  scooter_ _slb_
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: Carreta em 24 de Fevereiro de 2013, 09:42
Resumindo para um utilizador como eu que queira comprar uma vela optaria pelas prata?iridium?"clássicas"?  _pensador_

E preços?

Já agora muito bom post  _palmas_
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: Sapiens21 em 24 de Fevereiro de 2013, 10:24
Não sendo nenhum expert na matéria....julgo que optaria pelas de iridium. Isto naturalmente baseado no que tenho ouvido por parte dos mecânicos onde vou desde 2010 (concessionário oficial Honda).
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: nunompires em 24 de Fevereiro de 2013, 18:27
As velas de iridium não são 100% em iridium, para aumentar a sua capacidade condutiva  foi necessário juntar-lhe materiais nobres!
A sua maior resistência vem do iridium, a sua maior capacidade condutiva vem dos materiais nobres que lhe foram introduzidos. ;) Isto depois pode depender de marca para marca, consoante a % que lhe juntaram. (não sei se me fiz entender.........)
As velas em prata deixaram de ser quase totalmente comercializadas devido ao seu preço.




Abraço

Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: pneto em 24 de Fevereiro de 2013, 23:30
Post ao melhor nivel do Nuno.
Excelente...

Continua que o pessoal gosta e agradece.

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Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: nunompires em 14 de Março de 2013, 01:31
Para verem como tudo é uma questão de muita publicidade, não é que a NGK meteu ca fora umas velas novas de platina?

http://www.ngksparkplugs.com/products/spark_plugs/gpower.asp


E pronto toca o pessoal todo a  trocar pelas novas velas, a pensar que ganham muitos cavalinhos...... _lol_
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: JPA em 14 de Março de 2013, 20:06
Coloquei uma NGK Iridium, e estou satisfeito com a mudança. O motor está muito certinho, e responde melhor...

Após cerca de 1 mês de pausa, e com baixa carga de bateria, foi uma surpresa o motor acordar com relativa facilidade ao dar o arranque.

Agora com a bateria já normalizada, noto uma enorme facilidade no start a frio. Será fator psicológico?

Um abraço
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: nunompires em 15 de Março de 2013, 01:42
Coloquei uma NGK Iridium, e estou satisfeito com a mudança. O motor está muito certinho, e responde melhor...

Após cerca de 1 mês de pausa, e com baixa carga de bateria, foi uma surpresa o motor acordar com relativa facilidade ao dar o arranque.

Agora com a bateria já normalizada, noto uma enorme facilidade no start a frio. Será fator psicológico?

Um abraço


Ok eu tenho que tirar o pano.

Estas a ver isto?


Properties of Materials Used for Spark Plug Electrodes

Material / Thermal Conductivity W/(m•K) / Electrical Conductivity MS/m

Silver / 407 / 66

Copper / 384 / 57

Gold / 310 / 45

Iridium/ 147/18

Platinum / 70 / 10

Nickel / 59 / 10

Steel / 58 / 7

W/(m•K) = Energy per meter and Kelvin (1kcal/(m•h•grd) = 1.163 W/(m•K)
MS/m = Mega Siemens per meter (1S m/mm2 = 1MS/m), (1S = 1/3)


Ok, sabes onde existe a distinção entre as de iridium e as normais?

Num único ponto.

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimageshack.us%2Fa%2Fimg5%2F180%2Fpergunta2f.gif&hash=5b35e53ff9654c76c23e701c7061d5318403a42a)


Ou seja os eléctrodos que estão a mostra, e sofrem dentro do motor nas velas ditas de cobre são nada mais do que Nikel. Nikel é pior condutor que o Iridium. (basta veres a tabela de cima).
La dentro é tudo cobre, agora depende do cobre........................
Não sei o preço do Iridium, mas sei que  o nikel é bastante caro. Sei que o preço da platina esta acima do Iridium e a prata que é melhor condutora e é quase tão resistente esta cerca de 4 vezes mais barata.......
Quando digo que é tudo uma questão de publicidade, realmente é, pois estas a pagar o dobro por uma vela, que só tem uma coisinha em Iridium..................


Abraço


Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: ZeTaurus em 24 de Março de 2013, 19:38
Companheiro nunupires:

Sei pelas mensagens que tenho lido de ti que és um profundo conhecedor e entusiasta do mundo da mecânica e tudo o que "gira à sua volta".
Neste tópico, falas de velas de ignição (vários tipos e marcas)…mas por acaso conheces as velas Brisk?

Para a maioria dos membros esta marca é "quase desconhecida". São caras, é verdade, mas a diferença é enorme. Usava as ngk iridium, mas por aconselhamento dum mecânico amigo resolvi trocar para experimentar.
A resposta, o power, a duração delas… _pol_ . Posso-te dizer que fiz mais de 60.000 kms na boa, (a marca garante 100.000 kms) sem trocar nas revisões intermédias. E o conceito da sua construção é "do outro mundo". E há para scooters… _lool_

Abraços _convivio_
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: Carreta em 24 de Março de 2013, 20:04
Companheiro nunupires:

Sei pelas mensagens que tenho lido de ti que és um profundo conhecedor e entusiasta do mundo da mecânica e tudo o que "gira à sua volta".
Neste tópico, falas de velas de ignição (vários tipos e marcas)…mas por acaso conheces as velas Brisk?

Para a maioria dos membros esta marca é "quase desconhecida". São caras, é verdade, mas a diferença é enorme. Usava as ngk iridium, mas por aconselhamento dum mecânico amigo resolvi trocar para experimentar.
A resposta, o power, a duração delas… _pol_ . Posso-te dizer que fiz mais de 60.000 kms na boa, (a marca garante 100.000 kms) sem trocar nas revisões intermédias. E o conceito da sua construção é "do outro mundo". E há para scooters… _lool_

Abraços _convivio_

E preços?Andam na casa dos? _pensador_
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: luisfilipex em 24 de Março de 2013, 21:38
Os materais de facto sao importantes, apesar de estes motores trabalharem a injecção e não afogarem o motor (aí para alem de uma boa vela, convinha andar com mais uma ou 2 de reserva)  _pol_ as referencias das velas são indexadas a este factor.

Uma perspectiva que também se pode abordar se houver interesse para aprofundar o assunto é a própria temperatura da própria vela que também influencia a temperatura do motor. Em competição, as velas de seco são diferentes das de molhado.

Nem mais ! antigamente tinha o habito de usar velas de platina no inverno, as motos pegavam sem problemas e mesmo que estivesse a chover,  mesmo andar a chuva  nunca engasgavam nem afogavam mas não havia moto de injeção era tudo a carburador, as scooter estão muito mais protegidas também da chuva e na maior parte são de injeção, mas a diferença era enorme, julgo que estas velas de platina e Iridium tem mais a ver com o clima de certos países,

outra coisa muito importante que o DrifterX disse e para mim é mesmo o mais importante é a temperatura da vela umas mais quentes e outras mais frias ou seja de inverno uma vela mais quente e no verão mais fria
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: ZeTaurus em 24 de Março de 2013, 22:08
Companheiro Carreta:

Para as Daelim acho que não há. Claro que quando disse que eram caras, foi para a minha anterior que levava 4 velas _corado_.
Paguei se não me engano, há 4-5 anos atrás, cerca de 80-90 euros (pelas 4).
As scooters levam 1 ou 2 logo, ficam muito mais baratas  _lool_

A Brisk foi fundada antes da 2ª guerra mundial em 1935 e é checa _Rolley_ apesar de ser quase "baptizada como sendo deles, os usamen's" _thumbdown_.

Abraços _convivio_
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: Sapiens21 em 24 de Março de 2013, 23:21
É nesta parte da mecânica que leio com atenção e total respsito pelos membros bem mais conhecedores da área do que eu!  _convivio_
Ainda bem que este fórum pode contar com verdadeiros expert's no tocante à mecânica.  _palmas_
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: luisfilipex em 24 de Março de 2013, 23:57
Ha uns anos a moda era as Splitfire... tinha um pólo que era bifido, tipo a língua de uma cobra  _pol_ e davam um pouco mais de "pica" no acelerador.


heheh há muitos anos tive uma Yamaha RZ50 e usava velas magneti mareli de 3 polos também ficava com impressão de ter um acelerador mais preciso mas pode ser só impressão  _Rolley_

Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: sestevao em 25 de Março de 2013, 11:48
My 2 cents opinion:

Fala-se muito da condutividade dos materiais com que é feito o polo da vela, no entanto isso não tem nenhuma intervenção na eficiencia da vela ou melhoria na faisca da mesma. O conjunto cabo de vela/vela forma um circuito eléctico cuja resistencia ronda os 5 a 6 Kohms (1 Kohm = 1000 ohms) devido às supressoras tanto no lado do cachimbo da vela assim como no lado da bobine. A resistencia interna de uma vela andará nos 0,5 ohms até à ponta do polo, como podem calcular, a condutividade pouco ou nada interfere no desempenho.

O que conta realmente são as propriedades térmicas de uma vela. Em motores de alto desempenho uma vela de cobre não consegue ser "quente" o suficiente para o arranque a frio e "fria" o suficiente a quente para garantir que não se desgasta rapidamente ou existem falhas de ignição nas altas rotações.

A utilização de materiais mais nobres/resistentes permite ter um polo mais fino, por vezes com o diametro de uma agulha. Isso permite uma melhor exposição da faísca à mistura ar/gasolina, o que torna a combustão mais "certa" e completa assim como uma função de auto-limpeza da vela, reduzindo a acumulação de depósitos de carvão no polo. Est tipo de polos tem também um desgaste muito menor que um de cobre, fazendo a vela durar bastante mais tempo mantendo a folga correcta.

A utilização de velas normais de cobre com 2, 3 ou 4 polos não é mais que uma solução barata usada especialmente em motores auto para ter velas com um intervalo de manutenção maior. Ter uma vela com 1 polo e trocá-la de 15 em 15 mil na práctica é a mesma coisa que trocar uma de 3 polos de 45 em 45 mil, no entanto com o alargamento dos intervalos de revisão, especialmente nos carros não seria visto com bons olhos trocar velas a cada revisão, por isso existem marcas hoje em dia com intervalos de substituição de velas de 60, 80 e até 100.000 kms.

A melhoria de rendimento entre 2 velas novas, de cobre, prata ou irídio será practicamente nula, poderá haver no entanto a sensação que o trabalhar é mais certo nas de irídio/prata.
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: interceptor em 25 de Março de 2013, 12:41
...


Ha uns anos a moda era as Splitfire...

Acho que esta história das velas resume-se mesmo a isto... modas _Rolley_
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: ZeTaurus em 25 de Março de 2013, 12:54
Dei uma vista de olhos rapida e parece-me que tem 4 polos, é isso??

Nop…não tem qualquer polo e por isso não existe acumulação de carvão ou sujidade. _pol_

Vamos lá ver: Estas velas proporcionam 2-3 descargas eléctricas por cada impulso electrónico. Faz-se "em redor da vela a 360º" e sobe até ao topo dela. O resultado é uma melhor queima da mistura ar-combustível e numa combustão imediata após a ignição.
Isto além de reduzir o consumo, provoca uma diminuição de emissão de monóxido de carbono para o ar. Possui um isolador que evita as descargas eléctricas de alta voltagem e mantém um funcionamento rápido em condições extremas de temperatura.

Mas atenção: estas velas, tal como as outras "têm que ser específicas para as scooters/motas em questão", ok?
Não é comprar (há vários modelos) montar e siga… _martelada_

Abraços

P.S. Atenção que também existem velas Brisk com polos. _pensador_
As que eu usei e referi são as Premium ZS, ok? Mas também há as lgs ou turbo sem polos.



Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: sestevao em 25 de Março de 2013, 13:46
Vamos lá ver: Estas velas proporcionam 2-3 descargas eléctricas por cada impulso electrónico. Faz-se "em redor da vela a 360º" e sobe até ao topo dela.

Viva, tanto quanto sei, é fisícamente impossível haver 2 faiscas em simultâneo,  cada ciclo do motor só produz um único arco eléctrico. A corrente eléctrica percorre o caminho onde a resistencia for menos, e esta será por onde houver maior concentração de gasolina. A unica forma de produzir 2-3 faíscas seria a bobine gerá-las uma após a outra.
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: ZeTaurus em 25 de Março de 2013, 20:47
Viva, tanto quanto sei, é fisícamente impossível haver 2 faiscas em simultâneo…

Companheiro sestevao: se fores ao site deles, verás como isto funciona na realidade.

Companheiro DrifterX: claro que tens razão no que dizes…mas o objectivo principal na concepção (penso eu)  baseia-se na sua fraca manutenção, arranque em condições adversas e boa resposta ao punho.
Quero dizer com isto, que nem só de "racing" vive o mundo, né? Mas é precisamente que através dele, a mecânica e toda a sua envolvente tem originado um enorme impulso tecnológico nas motas/scooters ditas oem's. _lool_

Abraços _convivio_

P.S. Quero deixar bem claro que não sou nenhum expert neste campo. Sou mais um curioso e através de pessoas que tenho conhecido ao longo dos tempos, me têm dado conselhos, luzes, tópicos, dicas, exemplos e alguns, depois de ter experimentado as diferenças (como foi neste caso) e sem o efeito placebo _Rolley_ verifiquei que comigo funcionou mesmo, em todas as suas vertentes.



Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: António Teles em 25 de Março de 2013, 22:36
A vantagem é que no caso de um polo isolar tens mais 2 ou 3 que supostamente ainda estao bons  _pol_



A minha opinião sobre velas nas Maxis é a seguinte: lembrem-se delas apenas na altura de trocar cujo intervalo é dado pelo fabricante e metam a indicada. Nao vale a pena gastarem dinheiro pois não vão encontrar qualquer vantagem em qualquer alteração que façam.


Os motivos para isto sao que os motores das maxis sao motores fracos por onde passa pouca gasolina e onde a queima geralmente é pobre.


No caso de terem um motor de corrida com as orelhas puxadas, aí tudo muda pois geralmente sao motores que tem que queimar muita gasolina e funcionam com misturas muito ricas e/ou com carburadores de grande diametro... aí a vela corre um grande risco de isolar numa pequena distracção onde circulem com o motor a baixa velocidade rotacao...


Sobre as velas especiais tenho a mesma ideia... ja diz disparates de dar 100€ por uma vela supostamente especial e nao encontrar "nada" no cronometro...  _pol_

Concordo com o DrifterX.
As Scotters até 300cc cumprem bem mas pouco, pelo que nao adianta muito inventar, pelo que entendo que para sair de manhã andar 5 km e á noite regressar usar uma vela quente, pois o que interessa é a Mota pegar rapidamente.
Andar de seguida 50 ou mais km usar uma vela fria pois o motor aquece ajuda a queimar a gasolina e o calor da vela dissipa melhor. Perde-se por vezes mais tempo com o dedo no starter, quando está o motor frio. 
Para todas as situações e normalmente sem problemas as de origem.
Desculpem ter me metido, e corrijam se estiver errado.
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: Busas em 25 de Março de 2013, 22:42
Boas DrifterX,

E fazem mesmo diferença...A XX ganhou 13 CV á roda com algumas alterações...onde as velas foram incluidas também.

Mas nada como a Hayabusa 2008 com linha completa de escape racing ARATA a ganhar apenas " 17 CV"...quanto mais cilindrada maior o efeito...

Mas no que diz respeito a velas...cá em casa mora um Honda 1.6 VTI. Trocaram se as velas de origem pelas do Integra Type R...não sei os CV que ganhou mas o meu pai perguntou me se tinha dado Red Bull ao carro... _lol_ _lol_ _lol_

Abraços,

As velas são como as Bruxas...eu até nem acredito mas que as há...há!!!  _convivio_

Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: Carlujo em 25 de Março de 2013, 23:18
Companheiros

Agradeço aos membros que participam neste e noutros tópicos que se mantenham concentrados no objecto (finalidade) do mesmo e cuidem de cumprir as regras do CPM, no sentido de não desvirtuar o tópico e o objecto deste “nosso” grande Clube.

Muito obrigado.
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: sestevao em 25 de Março de 2013, 23:31
companheiro sestevao: se fores ao site deles, verás como isto funciona na realidade.

As pulseiras PowerBalance também funcionavam, e até tinham uns testes que se podia fazer com tutoriais no site, até ao dia em que foram processados em Tribunal e foram obrigados a devolver 57 milhoes de dolares aos consumidores...
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: ZeTaurus em 26 de Março de 2013, 19:22
As pulseiras PowerBalance também funcionavam, e até tinham uns testes que se podia fazer com tutoriais no site, até ao dia em que foram processados em Tribunal e foram obrigados a devolver 57 milhoes de dolares aos consumidores...

Companheiro sestevao: se foste mesmo ao site devias ter lido, pelo menos isto:
Brisk is one of World's 10 largest spark plug producers with 70-year tradition of spark plug production. Brisk is a leader in spark plug technology and design, capable of custom production and turnkey projects…
…Among others, Brisk is an O.E. supplier for Lamborghini, TM Racing, VW, Volvo, Audi, Seat, Skoda, Opel, Sthil and many others.

E achas que estas marcas são todas "tontas e pouco esclarecidas" para usarem de fábrica estas velas? _pensador_

Abraços _convivio_
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: Busas em 26 de Março de 2013, 22:06
Boas Drifter X,

A Honda 1100 XX era de 1998 e o ultimo ano a carburadores dai levar o kit dinojet... _Rolley_
O Honda VTI é de 1997 logo possui uma centralina básica de 12 bits onde não foi alterado qualquer parametro a não ser as velas.

Sei muito bem comparar o comparável...

Apenas a centraliza da Hayabusa de 2008 é programável...e no meu caso não estava visto perder a garantia de fábrica nesse caso.

Qualquer centralina explora o melhor rendimento de qualquer veiculo dentro dos parametros de segurança definidos pela fábrica...

no caso concreto das velas...o efeito no Honda foi bastante notório e apenas se mudou as velas...nada mais scooter_

Abraços,

Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: sestevao em 26 de Março de 2013, 22:30
Companheiro sestevao: se foste mesmo ao site devias ter lido, pelo menos isto:
Brisk is one of World's 10 largest spark plug producers with 70-year tradition of spark plug production. Brisk is a leader in spark plug technology and design, capable of custom production and turnkey projects…
…Among others, Brisk is an O.E. supplier for Lamborghini, TM Racing, VW, Volvo, Audi, Seat, Skoda, Opel, Sthil and many others.

E achas que estas marcas são todas "tontas e pouco esclarecidas" para usarem de fábrica estas velas? _pensador_

Abraços _convivio_


Viva caro daelimtauru, quero tudo menos entrar em polémicas, no entanto aprendi que um arco eléctrico apenas forma um unico ponto de contacto à massa nas primeiras aulas de correntes fortes, se está ou não correcto, deixo para quem perceba mais de Física que eu.

A Brisk é uma marca conhecida de velas e estiveram na "berra" nos anos 90,  e até podem ter estabelecido parcerias (eu diria patrocínios) com essas marcas que referem no site na àrea da competição e desenvolvimento, no entanto conheço bem o universo VAG e não conheço um único modelo que tenha saido para a estrada com velas Brisk de fábrica. Sempre alternaram entre NGK e Bosch.

Lembro-me de há uns anos ter lido um comparativo de velas, e experimentaram vários modelos num Clio Williams, seguido de testes de potências, e a variação de binário e potência era tão mínima que não se podia dizer que houvessem ganhos com qualquer uma delas. Na altura testaram com várias velas, incluindo as SpitFire e afins...

No entanto não critico quem gaste 100 euros em velas, já fiz coisas bem piores  _corado_
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: ZeTaurus em 26 de Março de 2013, 23:54
Viva caro daelimtauru, quero tudo menos entrar em polémicas…

Companheiro: longe de mim tal pensamento _lool_. Eu sou simplesmente um curioso e não percebo patavina de electrónica e afins, tal como disse anteriormente.
Simplesmente, dei conhecimento duma outra marca de velas, que só por encomenda as consegui. Ao ter que mudar as anteriores, numa revisão, resolvi experimentar e notei que a diferença de comportamento se manteve por muitos kms e revisões efectuadas sem mudá-las. E compensou o investimento inicial. _pol_

Abraços _convivio_



Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: sestevao em 27 de Março de 2013, 00:14
Concordo que uma vela de platina/irídium pode dar um trabalhar mais certo e manter este comportamento durante mais kms, agora não esperem ganhar potencia ou binário com uma alteração de velas. Muita gente sente melhorias porque troca uma vela de cobre com 20 ou 30 mil kms por uma nova. Se trocassem por uma igual à anterior sentiriam exactamente os mesmos ganhos, e o efeito placebo também conta. Faz lembrar no tempo das DT's em que trocavam de velas por uma NGK "R", onde o R apenas quer dizer que se trata de uma vela com resistencia interna, para reduzir as emissões parasitas. E que funcionava, funcionava... bastava ter lá o R... de Racing  _pol_

Como exemplo deixo este comparativo de velas feito pela sparkplugs.com num Dodge SRT4, que deveria ter 215 hp ou 230 consoante o ano (não dizem qual o modelo no teste)

Resumindo... ganhos de 1-2 cv??

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fforum.mazda6club.com%2Fattachments%2F3-0l-v6%2F78334d1301321605-recomendations-new-spark-plugs-spark-plug-dyno-test.jpg&hash=31eea2b174446635a7c2b22a3df7cbe283fa9bfd)
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: Busas em 27 de Março de 2013, 09:19
Boas Drifter X,

Claro que alterações nas 125 cc a 4 tempos serão muito pouco notórias a não ser que se rebaixe a cabeça... _Rolley_ e polida internamente de preferência e ai sim...já notarás diferenças de nivel... _pol_

No entanto, p. exe. A Target 50cc a 2 tempos, fazendo a experiencia com a vela normal e a de platina...a resposta da scooter era completamente distinta, muito kais dinamica e com maior saida com a platina do que com a normal...

Pessoalmente estas coisas medem-se no banco de potencia e acima de tudo na estrada com vários pontos ou referencias para tal.

Se instalares um Intercooler maior num turbo diesel...no banco dá mais 1 ou 2 CV...na estrada o carro tem mais 20 CV...e agora ?

As velas de competição em motos no campeonato nacional de velocidade custavam 50 euros cada para uma GSXR 1000...será que não havia diferenças para as normais ?

Não me pareçe de todo viável...

Abraços,
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: sestevao em 27 de Março de 2013, 10:22
As velas de competição em motos no campeonato nacional de velocidade custavam 50 euros cada para uma GSXR 1000...será que não havia diferenças para as normais ?

Hello Busas, Esses motores vão andar algumas horas com as velas em temperaturas a rondar os 850º C logo uma vela de cobre/niquel poderia simplesmente derreter!!

Não é no entanto comparável à utilização habitual que se dá a uma mota no dia a dia, ou até numa saida ao fim de semana mais "emotiva"

Claro que se forem pessoas de fazer uma viagem de lisboa/porto em 45 minutos este tipo de velas é recomendado, mas ai existem outras coisas a ter em consideração (capas de bielas/segmentos/bomba de oleo nas couves)  scooter_
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: Busas em 27 de Março de 2013, 11:27
Hummmm.... _pensador_

Andei no Autodromo do Estoril e não derreti nada na moto...GSXR750

Em 2005 fiz Mafra - Olhao de Hayabusa pela fresquinha...com a maior tempo de "punho trancado" e nada derreteu...mas consumiu óleo e estalou os suportes dos 4 coletores... _Zang_ tal foi o aquecimento  _policia_

Mas as velas sempre "impécs"...

Aqui a conversa é outra.... _pt_
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: sestevao em 27 de Março de 2013, 12:39
Não disse que ia acontecer... apenas que pode. E tratando-se de competição a fiabilidade vs custos são olhados com outros olhos. Essa segurança acrescida na durabilidade das velas e os eventuais  1 ou 2 cv que a mota possa ganhar são sempre bem vistos.

Tanto que as velas dos carros F1 não possuem polo de massa, exactamente para não partir.

São qualquer coisa neste género...

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.xbhp.com%2Ftalkies%2Fattachments%2Fdo-yourself%2F60134d1342095368-d-i-y-surface-discharge-spark-plug-f1-spark-plugs.jpg&hash=734b96945d8a967c53f5d920ca9293f7506cebe2)
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: ZeTaurus em 04 de Abril de 2013, 17:12
…contudo nao é plausivel que  haja um ganho de 10 cavalos por uma simples troca de vela, a menos que essas sejam de dinamite  _lol_ _lol_

Companheiro DrifterX:
Tal como disse anteriormente, não percebo patavina de mecânica e afins, mas sei por experiência própria que a minha mota anterior no teste de potência na Ramemoto acusou 168hp à cambota tendo sido dito pelo técnico que com o ramair a funcionar eram 7-8hp a somar.
Quero dizer, que podem existir outros factores intrínsecos e não somente a troca de velas, se bem que "também podem contribuir" para um melhor desempenho e um aumento de rendimento e potência.

Abraços _convivio_

Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: ZeTaurus em 04 de Abril de 2013, 23:37
… (uma das permissas mais obvias é que quando ha grandes ganhos de potencia ha grandes percas de economia  _lol_ _lol_)

Isso também pode depender do mapeamento da mota, né  _pensador_?

Abraços _convivio_

Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: Busas em 04 de Abril de 2013, 23:53
Boas,

De Ram Air..percebo eu...

Tive as motos com os melhores sistemas de aproveitamento do mesmo...pela marca que inventou o sistema...A Kawasaki!

E funciona mesmo...acreditem...! _convivio_

Abraços
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: _AXE_ em 05 de Abril de 2013, 00:16

Mais ar menos ar...mais faisca menos faisca..... mais octana, menos octana na gasolina.... mas aquecimento, menos aquecimento.... melhor ou pior valvula afinada ..... se houver algum problema na "electronica" nao ha vela que resista  _Rolley_

Boas curvas
Título: Re: Velas, toda a controvérsia ( Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: Busas em 05 de Abril de 2013, 07:44
Boas,

Hoje em dia nas motos em especial a partir de 2008 já é possovel a sua reprogramação...e o simples facto de se incrementarem diversos paramêtros dá um rendimento adicional (dependendo da moto) de mais 10 CV.

O que influência e muito a resposta de um motor é o avanço de ignição...mais graus ( mais potência em alta) menos graus ( maior potência em baixa e binário bastante forte)...

Antes da electrónica dominar esta área também nas motos foi o up-grade que maior diferença fez em motos como a CBR 600 e em partucular na Bandit 1200 e na Honda 1100 XX...

A própria GP800 por 250 € se manda a centralina a Itália e vem com mais 5 CV e a fazer mais 1000 RPM e a disparar o termostato da ventoinha aos 90 graus em x dos 100 de stock...

Aqui em PT reprogramar Suzukis e BMW's são as mais fáceis e low cost de efectuar, sendo que a BMW têm a vantagem de ser "home made" e não perder a garantia... _pt_

A Burgman 650... com mais uns pózinhos... _Rolley_

Abraços,
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: celio em 08 de Abril de 2013, 20:52
Boa tarde. Podes dizer o link onde compraste a vela ou entao a referencia? Obrigado
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: nunompires em 09 de Abril de 2013, 12:29
Espetem-lhe as velas que quiserem, se não tiverem um bom cabo e em boas condições e uma bobine alta em mau estado, que de nada adianta...........

Todo o circuito deve estar em boas condições. É por isso que eu aos 100.000 mil ja tenho programado a substituição da bobine alta e o seu cabo conjuntamente com o casquilho. 20 € para a bobine, e uns 4 € para o casquilho.

Manutenção preventiva.... Ainda estava numa de comprar uma bobine alta xpto, e espetar-lhe um cabo xpto, mas gastar o dobro numa coisa que me vai dar..... 0,00000012 cv? na, com esse dinheiro gasto em comida e em bebida e fico sem duvida mais saciado.

Quanto as reprogramações, o meu mecanico faz na boa, pena é que a SYM, na minha versão pelo menos não permite a alteração do mapa de injeção.

Abraço

Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: Busas em 09 de Abril de 2013, 14:34
oas,

As Repros...o melhor up grade que se pode fazer  _convivio_

Abraços,
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: nunompires em 09 de Abril de 2013, 14:47
oas,

As Repros...o melhor up grade que se pode fazer  _convivio_

Abraços,

 E a modificação mais barata que se pode fazer e com mais ganho  [€ vs ganhos]. Umas jantes em carbono também é das modificações melhores que se podem fazer numa mota................ mas não quero falar no preço....

Abraço
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: nd_oliveira em 06 de Maio de 2013, 12:34
Alguém me diz se o aumento repentino e significativo dos consumos e dificuldade em manter o relanti a frio poderão ser sinais de vela a precisar de ser trocada?
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: nunompires em 06 de Maio de 2013, 13:26
Na maioria dos casos É!

Aconselho-te a andares sempre com uma nova debaixo do banco.


Abraço
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: nd_oliveira em 06 de Maio de 2013, 14:12
Tenho uma Gilera Nexus... não me cabe uma vela debaixo do banco...  _lol_
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: mpaneves em 11 de Maio de 2013, 11:48
Concordo com toda a descriçao dada ,faz todo o sentido  haver  diferença no material condutor da vela dai elas existirem mas eu tb ja as usei em scooters 2t e noto a diferença so na resposta do proprio motor ,no subir de rotaçao ,mais informo o meu pai tem uma typhoon 50 que restauramos toda so falta mesmo o cilindro e cambota ,e mesmo assim "cansado" assim que trocamos a vela por uma ngk r até o meu pai viu que puxava melhor ,tambem experimentei uma na bws 125 quando a troquei aos 6000km ,mas atençao
a temperatura da vela (o nº da mesma) pois no inverno podem isolar mais facilmente que uma normal,resumindo ainda assim pelo material ,qualidade ,prefiro uma boa ngk r iridium .
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: nd_oliveira em 16 de Maio de 2013, 00:09
Quando se troca a vela tem que se meter alguma "massa" na rosca? Ou é só enroscar com cuidado?
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: mpaneves em 16 de Maio de 2013, 11:54
Ha quem coloque e ha quem c nao coloque,tem e de estar bem limpa...
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: Alexandre em 27 de Março de 2015, 10:26
Espetem-lhe as velas que quiserem, se não tiverem um bom cabo e em boas condições e uma bobine alta em mau estado, que de nada adianta...........

Todo o circuito deve estar em boas condições. É por isso que eu aos 100.000 mil ja tenho programado a substituição da bobine alta e o seu cabo conjuntamente com o casquilho. 20 € para a bobine, e uns 4 € para o casquilho.

Manutenção preventiva.... Ainda estava numa de comprar uma bobine alta xpto, e espetar-lhe um cabo xpto, mas gastar o dobro numa coisa que me vai dar..... 0,00000012 cv? na, com esse dinheiro gasto em comida e em bebida e fico sem duvida mais saciado.

Quanto as reprogramações, o meu mecanico faz na boa, pena é que a SYM, na minha versão pelo menos não permite a alteração do mapa de injeção.

Abraço

Tenho um Honda Forza 250cc de 2006 , anda a precisar de vela e filtro de ar , a minha duvida é ?? vi este video e os vossos comentarios : 
  : 
Pergunto eu, vale a pena comprar uma vela de Iridium ou ficar com a mesma sem alterar as normas?? penso que a referencia da minha é  ( CR9EH-9 ) .
Se alterar para Iridium o que aconselham ou para qual vela coloco??

Agradeço a vossa atenção

Abraço
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: Mercurio em 27 de Março de 2015, 11:04
Existe lubrificante especial à base de cobre que não deixa a rosca agarrar com o tempo e ciclos térmicos.
Esse pode e deve de ser usado. Há em "baton" como os sticks de cola, bisnaga ou em lata. Procurem por "copaslip" ou "anti size".
Óleo ou massa consistente na rosca da vela não é boa ideia.
Não se esqueçam que a vela faz massa pela rosca e esta não deve de ser isolada.
Quanto a Iridium/Normal o dilema é fácil:
Se a vela tem bom acesso e é fácil mudar, ponham a normal.
Se é necessário desmontar meia mota, ponham a de Iridium que dura muito mais.

Voltei a este tema porque ontem meti uma vela Iridium na minha Scooter.
Vou por aqui o resultado.

UPDATE
Depois de um depósito inteiro com a vela nova não tenho nada a acrescentar para além do efeito placebo. Mantém a mesma aceleração e velocidade de ponta.
O consumo no ultimo abastecimento desceu 0.2l o que não quer dizer nada, há sempre variações.
A vela standard que tirei à scooter estava nova, talvez por isso não tenha notado nada.
Na Xmax 250 o acesso à vela é muito fácil portanto, por enquanto, não me parece proveitoso o investimento numa vela mais cara.
Voltarei a actualizar

UPDATE
5 depósitos depois e a oeste nada de novo.
O mesmo consumo, a mesma performance.

Fica o meu contributo para o tema.
Volto a dizer que a vela standard que saiu tinha 5.000 km e estava nova.
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: Domus em 06 de Maio de 2016, 23:19
Segundo os entendidos as velas de iridium têm vantagens na propagação da centelha dentro da câmara de combustão, daí a aparente melhoria nas acelarações, havendo motores onde esse efeito se note mais, os resultados podem melhorar com a substituição dos cabos de vela.
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: Ice em 09 de Maio de 2016, 16:12
Olá companheiros,

Como já tenho referido noutros "posts" hesitei muito em mudar a vela de origem para uma vela de iridium na minha Kymco DT 300i ABS, até porque recebi alguns conselhos que não seria apropriado para a minha scooter (errado, como depois conclui). Mas como constava do catálogo da NGK um modelo apropriado para a minha DT (NGK CR7 EIX iridium, atenção que o o CR8 que a maioria das oficinas quer montar não é o indicado para a DT, embora sirva, talvez por ser o mais usado noutras motos?...), e pelos benefícios muito bem explanados neste tópico e porque muitos outros companheiros com Kymcos me aconselharam, fiz a substituição há cerca de 2.000 km e só posso aconselhar.
O benefício em performance numa 300 cc não é muito evidente (talvez nas 125 cc se note mais), mas nota-se o motor a responder melhor. Há também a considerar que o acesso a mudar a vela não é imediato, e que como a vela iridium dura muito mais, acaba por ser amortizado o acréscimo de custo (custa sensivelmente o dobro duma equivalente "normal") em 2 ou 3 revisões (são de 5.000 em 5.000 km!!!).
E pronto, é a minha modesta opinião.
Só mais um esclarecimento, a vela que retirei tinha apenas cerca de 3.000km e aparentava ainda muito bom estado (ficou guardada debaixo do banco como reserva de emergencia se necessário).
Cumprimentos e boas curvas
 scooter_
Título: Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
Enviado por: mpaneves em 26 de Novembro de 2017, 13:57
Existem de fábrica em muitos modelos quer de motas quer de carros,as Iridium ou platina ou até em prata em carros super desportivos.
Tem sempre intervalos de mudança superiores às normais ,logo aqui já compensa,pode ainda existir melhoria na performance ,dependendo da máquina