Geral => Mecânica => Pneus => Tópico iniciado por: Sapiens21 em 26 de Julho de 2013, 14:20
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Caros companheiros, como todos sabem (ou pelo menos a maioria), a importância dos pneus é vital para uma circulação em segurança, mas muitos outros são os factores que concorrem para o agrado sentido com um pneu em bom estado: conforto, ruído, menor consumo, melhor controlo sobre diferentes superfícies. Nem tudo se resume à segurança como é fácil de perceber, ainda que este seja sem qualquer sombra para dúvidas, o mais importante dos pilares que suportam a questão de ter os pneus sempre em bom estado.
Ora eu, que sempre tive um enorme cuidado com os pneus (do carro ou da maxi) e por ter adoptado uma prática de controlo visual e táctil com regularidade aos mesmos, entendi que devia partilhar convosco um artigo muito interessante (Artigo da autoria da: Michelin) e que, com efeito, tem conselhos válidos para todos os tipos de pneus, independentemente da sua marca, tipo de borracha usado ou design do seu rasto.
Agradeço portanto uma leitura interessada ao mesmo, pois a importância destas "borrachas" é maior do que por vezes se possa pensar.
INIMIGOS DO PNEU
Há três inimigos principais do pneu: físicos, meio-ambientais e humanos. Entre os mais comuns estão: a pressão de enchimento, os danos por obstáculos na estrada, a profundidade do piso, as condições climatéricas, a falta de manutenção, a carga, a velocidade, etc. Com tantos inimigos é quase impossível prever a duração de um pneu. Os pneus foram desenhados para percorrer milhares de quilómetros e dar o melhor serviço. Se não se mantêm adequadamente estarão sujeitos a um maior desgaste e possíveis danos, diminuindo a segurança.
Os três inimigos principais do pneu:
Físicos:
- O desgaste e os danos (furos, cortes, embates, gretas/fissuras da borracha da escultura e dos flancos, altos e protuberâncias, etc.);
- Os embates com buracos, bermas, lombas, etc.
Humanos:
- Não comprovar habitualmente o desgaste e os danos do pneu;
- Não manter a pressão de enchimento correcta;
- Não comprovar a profundidade do piso regularmente;
- Não mudar os pneus antes de que cheguem à profundidade mínima legal;
- Utilizar um pneu de emergência a circular a mais de 80 km./h;
- Misturar diversos tipos de pneus;
- Não levar os pneus danificados a um profissional;
- Estilo de condução;
- Não insuflar mais os pneus das roulotes e autocaravanas;
- Ao rebocar: não aumentar a pressão dos pneus traseiros do veículo que reboca;
- Não mudar a válvula do pneu quando se trocam;
- Reparar ou mudar pneus em casa em vez de os levar a um especialista;
- Considerar as reparações temporárias como uma solução permanente;
- Utilizar pneus com jantes danificadas, deformadas ou modificadas;
- Utilizar jantes e rodas de diversas dimensões;
- Não equilibrar os pneus depois da sua montagem;
- Pôr pneus que não têm uma capacidade de velocidade e um índice de carga pelo menos igual ou superior aos especificados originalmente pelo fabricante do veículo;
- Utilizar selantes não autorizados;
- Armazenagem e rotação inadequada dos pneus.
Meio-ambientais:
- Temperaturas extremas;
- Óleo e gordura.
Fonte: www.michelin.pt
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.motorcycle.com%2Fimages%2Fcontent%2FEvent%2Ftirehole.jpg&hash=4e5568a7989ec6117a4785a6b989353702ee7a4c)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Falivetoride.com%2Fimages%2Fworn_motorcycle_tire.jpg&hash=bd2653d1b9b1f1319e006738167d319e5e8cd409)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.chopperdetailing.com%2Fnewsletter%2Fimages%2FBadTire2.jpg&hash=03b9f51d6ed3aa12abf051f8cb938e4b8bcd9b23)
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Boa informação Companheiro _pol_
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Belo artigo... Obrigado pelas informações...
Faz-me lembrar aquela frase: "A maior parte dos problemas informáticos estão sempre entre o teclado e a cadeira... (o utilizador)"
_pol_
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Excelente informação, amigo Sapiens21 _palmas_ _palmas_ _palmas_
Como é teu apanágio com o cuidado que tens com o material e acredito que não seja só com a Maxi ou o carro, como tudo o que te pertence.
Grande abraço e continuação de boas curvas.
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Tal e qual, tb tenho extremo cuidado com os pneus, seja enlatado ou moto.....afinal, são o único ponto de contacto entre o veículo e a estrada, pelo que estou sempre à coca nestes.....
Aliás, os meus battlax 023 até que nem são maus em seco, agora em molhado.......que desastre....
No meu enlatado passa-se a mesma coisa, em seco 5*, em molhado, para esquecer.....
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Nunca é demais lembrar a importância dos pneus!
Excelente informação companheiro Sapiens!!
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São vitais para a nossa segurança diária, mas por vezes caem no esquecimento e foi por isso que entendi criar este tópico.
Mas pelo que leio, há muito pessoal que tem cuidado com os mesmos e verifica-os com a regularidade necessária, o que me deixa particularmente feliz pois é a segurança da nossa vida que está em jogo quando estamos em cima da maxi. _pol_
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Bom tutorial , Sapiens21. _pol_
Sempre útil. _convivio_
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São vitais para a nossa segurança diária, mas por vezes caem no esquecimento e foi por isso que entendi criar este tópico.
Mas pelo que leio, há muito pessoal que tem cuidado com os mesmos e verifica-os com a regularidade necessária, o que me deixa particularmente feliz pois é a segurança da nossa vida que está em jogo quando estamos em cima da maxi. _pol_
É verdade amigo, quer do carro quer da maxi tenho cuidado em verificar regularmente quer a pressção quer o estado do Pneu, porque é ele que está em contacto com o piso e isso é do mais importante e deveremos ter sempre cuidado :)
Conheço pessoas que não ligam aos pneus, (metem os mais baratos e nem ligam à qualidade) mas por vezes isso sai caro..
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Viva Sapiens21,
Parabéns pelo post, é realmente pertinente...
Um abraço,
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Muito boa informação e muito util.
Obrigado pela partilha Sapiens21 _pol_ _pol_ _pol_
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Bela partilha _palmas_
É assim que o CPM fica mais "rico" _pol_
_convivio_
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Boa.....parabens pelo post sempre muito útil
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Excelente post, com informação sempre necessária _pol_ _palmas_
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Excelente Post _palmas_ _palmas_ _palmas_
Excelente Informação companheiro Sapiens21 _pol_
É sempre bom lembrar que é em cima das 2 ou 3 ou 4 rodas (ou mais) que nos andamos, mas muito mais cuidado a andar em cima de 2 rodas como nós próprios andamos (os Maxiscootard's).
Por isso, companheiros, tenham em atenção aos pneus, travões e direcção, são eles que nos salvam a vida !!
Boas curvas
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Excelente Post _palmas_ _palmas_ _palmas_
Excelente Informação companheiro Sapiens21 _pol_
Obrigado _AXE_ e restantes companheiros. _pol_
Aqui à algum tempo atrás foi feito um estudo que abrangeu 46.000 veículos (automóveis e motociclos) e os resultados foram alarmantes!!!!
Visto este mega-estudo ter abrangido muitos países, verificou-se que 17,5% dos condutores tinham os pneus com pressão muito baixa (pelo menos 0,5 bar abaixo da pressão recomendada) e 4,3% estavam mesmo a colocar a sua segurança em risco ao conduzir com pressão muito abaixo do recomendado (0,75 bar)....
Eu por mim falo e quase sempre coloco 0,2 Bar acima do indicado, mas faço-o por opção própria.
Este abrangente estudo (executado pela marca de pneus Bridgeston) detectou ainda que quase 20% dos pneus que circulam na estrada encontravam-se com o piso abaixo do mínimo legal de 1,6 milímetros de profundidade, representando um enorme risco para a segurança dos condutores, passageiros e outros utentes da estrada. A circulação nestas condições aumenta o risco de aquaplanagem até 40% e coloca em causa a segurança, devido à perda de aderência.
Para cúmulo, o estudo detectou ainda que cerca de 3,5% dos pneus inspecionados encontravam-se em muito mau estado e com pressão totalmente desadequada, colocando em perigo os condutores e quem com eles se cruzava.
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Obrigado pela excelente informação companheiro Sapiens21. É sempre bom relembrar alguns dos aspectos mais importantes da segurança de quem (como nós) anda na estrada. _palmas_
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Aos intervenientes na divulgação/informação deste post, obrigado _pol_.
Reconheço alguns erros pelo facto de não ter conhecido CPM antes da aquisição da minha scooter_. Contudo, nunca é tarde para aprender.
Continuação de seguros e emocionantes Kms
Maxi_Cumprimentos
J. P.
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Viva Sapiens21,
Nunca pensei que a percentagem de pessoas a circular com as suas viaturas com os pneus à margem das especificações legais ou não fosse tão grande.
Um abraço,
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Viva Sapiens21,
Nunca pensei que a percentagem de pessoas a circular com as suas viaturas com os pneus à margem das especificações legais ou não fosse tão grande.
Um abraço,
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Pois é companheiro Jorge Valente, infelizmente são muitos os condutores europeus que menosprezam os seus pneus, chegando depois a valores de pressão verdadeiramente perigosos para a condução nessas circunstâncias.
Mas o custo energético é também enorme e devido à circulação de largos milhares de veículos com pressões muito abaixo do recomendado, "perdem-se" milhões de litros de combustível anualmente fruto de um consumo excessivo....a razão mais óbvia é mesmo o aumento de resistência ao rolamento.
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Caro(a) companheiro(a), agora que os dias estão maiores, têm na generalidade do território nacional bom tempo e convidam à passeata em 2 rodas, "perde" 20seg do teu tempo e no mínimo analisa visualmente o estado dos pneus da tua moto/scooter. _pol_
Desgaste acentuado;
Gretas;
Bolhas;
Deformação;
Golpes;
Etc...
Quando necessário, não arrisques...e troca por novo!
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fcdn1.bikebandit-images.com%2Fmarketing%2Fcommunity%2Farticles%2Fhow-to-choose-motorcycle-tires%2Fhow-to-choose-motorcycle-tires-3.jpg&hash=d8fb88fce18202ae122990aa02df6ea69298ac97)
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Já agora qual é a vossa opinião sobre a frequência com que devemos verificar/retificar a pressão dos pneus, sabendo de antemão que varia com muitos fatores (tipo e estado do pneu, temperatura a que está sujeito, km efetuados, peso do condutor/pendura, etc, etc), mas só para ter uma noção e numa ordem de grandeza ampla....
todos os dias/semanalmente/mensalmente?
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Já agora qual é a vossa opinião sobre a frequência com que devemos verificar/retificar a pressão dos pneus, sabendo de antemão que varia com muitos fatores (tipo e estado do pneu, temperatura a que está sujeito, km efetuados, peso do condutor/pendura, etc, etc), mas só para ter uma noção e numa ordem de grandeza ampla....
todos os dias/semanalmente/mensalmente?
Eu, por princípio, verifico a pressão dos pneus semanal ou quinzenalmente mas sempre antes de qualquer passeio maior.
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Eu verifico sempre semanalmente e é rara a vez em que não leva um pouco de ar em cada um (0,1 ou 0,2 bar).
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Já agora qual é a vossa opinião sobre a frequência com que devemos verificar/retificar a pressão dos pneus, sabendo de antemão que varia com muitos fatores (tipo e estado do pneu, temperatura a que está sujeito, km efetuados, peso do condutor/pendura, etc, etc), mas só para ter uma noção e numa ordem de grandeza ampla....
todos os dias/semanalmente/mensalmente?
Eu faço-o muito regularmente numa base de verificação visual e de apalpação do pneu. Este tipo de verificação faço-o mesmo muitas vezes e já quase de forma mecânica.
Quanto à medição e/ou rectificação da pressão dos pneus, ultimamente tenho tido esse cuidado 1x/mês, nem muito mais nem muito menos que isso.
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"o peixe que me venderam" é que devo verificar uma vez por mês... Pelo menos tenho tido esse cuidado com a scooter.
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A que eu acrescentaria, caro companheiro celinho99....a fazer também uma regular inspecção visual e de apalpação aos pneus. _pol_
Se perguntares numa casa de pneus o que eles já viram cravado no rasto de pneumáticos, nem vais acreditar...acontece de tudo e não são somente objectos de metal os causadores.
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Eu por mim falo e quase sempre coloco 0,2 Bar acima do indicado, mas faço-o por opção própria.
Por vezes, existem postos de abastecimento em que a pressão que estamos a meter nos pneus não são os reais.
Diferem e muito de posto para posto de abastecimento.
Quando damos ar aos 4 pneus, num determinado posto de abastecimento tem uma pressão e noutro, dá outros bares. Ou seja, os bares de pressão que damos em vários postos de abastecimento não são iguais.
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Aproveito para colocar uma outra questão pertinente,no caso da sym e acredito que as outras marcas tb são sugeridas 2 pressões diferentes uma com pendura e outra sem,qual usar?No meu caso ao longo do dia ando várias vezes com e sem pendura. _convivio_
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Boa noite Jorge,
Os valores são ligeiramente diferentes e por isso eu optaria pela pressão mais alta mas porque sou pesado.
Acho que depende dos pesos do conjunto condutor/pendura e a frequência com que anda a dois...
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Relativamente à pressão dos pneus nas motos gostaria de acrescentar a seguinte dica.
Se, a moto ao descrever uma curva, a direcção tiver a mais pequena tendência para tornar-se pesada ou com vontade própria de virar mais do que o necessário é porque a pressão dos pneus está baixa.
O comportamento da direcção deve ser totalmente neutra.
É necessário ter em conta que existem perfis diferentes de pneus que mudam a forma como ela curva mas não devem 'forçar' a direcção.
... confesso que não verifico a pressão dos pneus com a frequência necessária pois já fui surpreendido algumas vezes com pressões muito baixas.
... concordo que infelizmente muitos equipamentos nas estações de serviço não são de confiança. E numa mota todo o cuidado é pouco. ;)
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Julgo que o problema da pressão por causa do pendura se coloca mais no pneu traseiro, que vai suportar o peso. O ideal é rectificar quando necessário, mas para quem usa frequentemente com e sem pendura torna-se chato, já li por aí companheiros que neste vai optam por um valor intermédio estável
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A minha decisão tem sido sem dúvida optar por um valor intermédio,mas penso que nada melhor como experimentar o valor mais alto visto tb ser pesado,uma volta curta e dá para perceber...
Considero estes tópicos de máxima importância,para mim funcionam como alertas pois assumo que por vezes sou desleixado e não verifico a pressão dos pneus com a frequência que seria desejado,vou com certeza começar a ter mais atenção. _pol_ _pol_ _pol_
Obrigado pelas vossas opiniões _convivio_