Geral => Motos que não são Maxiscooters => Tópico iniciado por: Sapiens21 em 16 de Janeiro de 2014, 23:12
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Nova Honda NC750X (1º Contacto)
Este novo modelo...ou melhor, esta nova motorização, é aguardada com expectativa por muitos daqueles que acompanham as novidades do sector das 2 rodas.
A nova 750X está de pleno direito nesse lote de novidades, não porque o seu design tenha sofrido alguma mudança que lhe tenha dado novas "feições", mas porque apresenta ao mercado uma motorização mais potente (54cv), maior cilindrada (745cc) e um expressivo binário de 68Nm às 4750Rpm...mas não se fica por aí como se verá adiante.
O mais incrível disto tudo é que, por via do enorme know-how da Honda, consegue apresentar um consumo em ciclo combinado capaz de envergonhar modelos com cilindrada inferior a metade da que tem...3,4Lt/100km (método WMTC).
E hoje fui conhecê-la porque andam a passar-me pela cabeça umas "maluqueiras"...!!!
Como habitualmente e porque o meu horário não me permite ir ao concessionário a uma hora mais favorável, lá fui eu já perto da hora de fecho.
Tratava-se de uma novíssima NC750X pronta para ser vendida e já preparada pela oficina. Agora chegado a casa e apelando à minha memória, não me recordo de facto de ter visto qualquer preçário junto ao guiador, o que significará que já tem dono. Anseio por um test-ride, mas de momento não existe uma previsibilidade por parte do concessionário para ter uma unidade com esse propósito.
Voltando ao modelo...
Posso dizer que existe algo que permite a este modelo ser distinguido da NC700 de imediato e até mesmo a alguma distância!
Não...não estou a falar do lettering lateral a indicar tratar-se da 750X....existe outra coisa bem mais visível.
Agora na NC750X e à semelhança do que sucede com algumas NC's vendidas fora do território nacional, toda a zona do motor e grande parte dos elementos mecânicos deixaram de ter a cor original do metal, para dar lugar a um preto de tonalidade mais baça que abrange uma grande parte da zona inferior da moto e lhe assenta muito bem, permitindo distingui-la de imediato. Fiquei com ideia que aquela moto em branco, em conjugação com o contrate do indicado preto baço, resultará muito bem.
Mas apesar de não ter a possibilidade de a experimentar, não deixei de a analisar bem e pude constatar com agrado que as diferenças não se ficam por aí...
Tendo três NC700X ali ao lado, a comparação tornou-se inevitável e vi-me quase imerso num jogo do "descubra as diferenças".
Esta nova NC750X trás agora um banco com estofamento radicalmente diferente (....na minha opinião melhor), possuindo uma espécie de leve granulado que agarra muito melhor as calças e evitará o escorregar que conheço das NC700's. Até mesmo através do tacto e visualmente é possível verificar uma diferença notória neste estofo aplicado no banco da NC750X e que certamente irá abarcar a restante família (NC750S e Integra).
Outra coisa que me chamou à atenção foi a utilização de pneus com um perfil um pouco diferente das anteriores 700's. Os DUNLOP presentes naquela unidade transportam um pouco mais a ideia de se tratarem de utilização mista e não para uso exclusivo em estrada....sobretudo o pneu traseiro de medida 160/60-ZR17M/C apresenta-se agora com um perfil diferente e gomos um pouco mais profundos que lhe dão mais aquele ar de trail tão próprio à "X". Mas as novidades não ficam por aqui...as jantes de alumínio fundido permitem agora, isto segundo a própria Honda, a instalação de pneus verdadeiramente off-road, como os Pirelli Scorpion Trail.
A manete de travão mereceu também a atenção por parte dos técnicos da Honda, pois oferece agora regulação em 6 níveis, facilitando o encontrar da posição ideal conforme a vontade do seu condutor.
O painel de instrumentos também não ficou arredado do caderno de encargos e teve direito a algo muito útil, pois passou a incluir indicação da mudança engrenada a cada momento. Mas o painel, além de todas as informações que já indicava, regista agora outras como o consumo instantâneo, médio e, quando em reserva, a autonomia restante. Mas ainda....indicador da temperatura do líquido de arrefecimento e da temperatura ambiente. Digamos que se trata de um computador de bordo bastante completo!
Tenho conhecimento que o sistema DCT (conduzi com este sistema na 700X e Integra) apresenta agora francas melhorias na sua actual 2ª geração e a nova NC750X vai passar a usufruir destes updates. Estou mesmo muito curioso com estas alterações na já conhecida Dual Clutch Transmission e com aquilo que significará em termos de sensibilidade e na sua relação directa com o aumento de potência e binário agora disponíveis.
Haverá mais algumas coisas que sofreram mudança para melhor, mas com o que vi fiquei convencido que este modelo tem uma relação preço/qualidade/características muitíssimo boa....só me falta constatar o restante num test-ride a realizar brevemente.
Espero que vos tenha agradado a leitura desta minha análise ao modelo e agora...as merecidas fotos.
(https://lh6.googleusercontent.com/-w9QIztnFjdc/UthYd-0TVGI/AAAAAAAABRA/kldH63KfLgg/w737-h553-no/2014-01-16-821.jpg)
(https://lh6.googleusercontent.com/-Fu-u8JlyjHs/UthYbxWDfPI/AAAAAAAABQ4/obRuPOZzrhY/w737-h553-no/2014-01-16-822.jpg)
(https://lh6.googleusercontent.com/-uj2yEhtwJWo/UthYbkkcCSI/AAAAAAAABQ0/sdapXQa0GTE/w737-h553-no/2014-01-16-823.jpg)
(https://lh3.googleusercontent.com/-KH6iBT1pkSk/UthYiYLexeI/AAAAAAAABRQ/93_NyTazorI/w737-h553-no/2014-01-16-824.jpg)
(https://lh4.googleusercontent.com/-8YoFh8aP_rI/UthYiC4860I/AAAAAAAABRM/u3ULCb6ecSQ/w737-h553-no/2014-01-16-825.jpg)
(https://lh3.googleusercontent.com/-YbXCNZEa9p4/UthYkIFbj5I/AAAAAAAABRY/ryUub3kYivg/w737-h553-no/2014-01-16-826.jpg)
(https://lh6.googleusercontent.com/-JPqskknrTsI/UthYlkMdRxI/AAAAAAAABRg/iQgcoX-C3qQ/w415-h553-no/2014-01-16-827.jpg)
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_pol_ _pol_ ...gostei .... ficamos a aguardar o test - ride... _pol_
É claro que para mim só as~~~~ scooter_ scooter_ ~~~~ é que são boas... _lool_
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_palmas_ _palmas_
Boa análise visual amigo Sapiens, e é como dizes, essa 750X em branco,com o vidro + alto,proteções motor e faróis nevoeiro deve ficar um espetáculo....No fim de Fevereiro vou até aí nem que seja só para as ver, esta e a nova integra ( sem rodar punho ) e aproveito e como umas boas migas!! E se calhar não vou sózinho _pensador_
1 abraço
Scooterado scooter_ _slb_
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A seguinte imagem não é uma foto tirado por mim.
Os botões laterais ao painel digital permitem aceder a algumas das novas indicações da NC750X, tornando-se um pouco mais completo. _pol_
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Ftopnewmotorcycles.com%2Fwp-content%2Fuploads%2F2013%2F11%2F2014-Honda-NC-750X-dash-580x435.jpg&hash=2afa10431e635eccdc06636dc74c35261c9e20cb)
Já agora gostaria de partilhar o seguinte e que se encontra na página da própria Honda Portugal relativamente a este modelo: ".....as relações de transmissão estão 6% mais altas, o que dá mais 12Km/h a este modelo....."
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Então chega aos 212 km/h, o que é espectacular.
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Nova Honda NC750X (1º Contacto)
E hoje fui conhecê-la porque andam a passar-me pela cabeça umas "maluqueiras"...!!!
Parece-me que é um mal do qual todos nós padecemos _Rolley_
Elas dão a volta à nossa cabeça _lol_
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Muito bom relato, Isaac. _palmas_
Já parece um daqueles posts do ZeZeZoom (que saudades! _corado_ ) _lol_
Gosto da mota embora também acredite que em branco será (muito) mais bonita.
Espero pela segunda parte...
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Excelente relato _pol_
é sem duvida uma excelente máquina a ter em conta numa aquisição ponderada e equilibrada _pol_
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Sapiens: acabei de ler na Honda Portugal, nas outras é 6%, mas em 6ª relação é apenas 3% o aumento da razão de transmissão.
De qualquer forma, não se reflecte necessariamente no aumento de vmax, já que raramente se chega ao corte de injecção em 6ª.
É uma medida para baixar os consumos e ficar mais "long-legged".
Talvez seja boa ideia não nos desgraçarmos... quando é que terão para test-drive?
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_pol_ _pol_ _pol_
_palmas_ _palmas_ _palmas_
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Eu transcrevi a expressão mencionada no seperador "Apresentação"....o que indicas está um pouco mais à frente e descreve de forma pormenorizada a alteração, ou seja:
1ª à 5ª relação - 6% mais longa.
6ª relação - 3% mais longa.
Agradeço a tua atenção. _pol_
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Bom relato Sapiens _pol_
Eu quero é ver a nova integra 750 _Rolley_ _Rolley_
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O que já é bom (NC700X), tornou-se ainda melhor com esta nova NC750X. Uma boa proposta por um preço justo.
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E qd julgavamos que em boa equipa não se mexe......eles mexem para melhor......!
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_lool_
Grande azar o meu!!
Foi preciso comprar a minha NC700X, para esta aparecer já _thumbdown_
Pensei que fosse só para o meio do ano.....agora é aguentar e desfrutar da minha menina........
Excelente relato Sapiens21!!!
O Scooterado diz que vai em fevereiro e eu vou com ele!! _convivio_
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Daqui a 2 anos chega a NC800 a gastar 2l/100km e nessa altura trocas _pol_
_lool_
Grande azar o meu!!
Foi preciso comprar a minha NC700X, para esta aparecer já _thumbdown_
Pensei que fosse só para o meio do ano.....agora é aguentar e desfrutar da minha menina........
Excelente relato Sapiens21!!!
O Scooterado diz que vai em fevereiro e eu vou com ele!! _convivio_
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Aqui pode ser visto um teste em vídeo, levado a cabo em Inglaterra e que menciona de forma genérica as sensações vividas por via das alterações efectuadas:
VER AQUI - First Ride (http://www.youtube.com/watch?v=jv2nO5kmVVY)
Parece que a mecânica demonstra mais carácter. ;D
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Daqui a 2 anos chega a NC800 a gastar 2l/100km e nessa altura trocas _pol_
Parece-me bem!
Só falta saber se terei dinheiro para a comprar _Rolley_
Desde que a minha NC não desvalorize muito e a honda não se estique no preço _careta_
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Os primeiros testes começam a chegar, este é da visordown.com (cliquem na imagem)...
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fs3.visordown.com%2Fuploads%2Fimages%2Fhuge%2F65576.jpg&hash=2842521cde1c38267faf14bc38ad2af7c029a982) (http://www.visordown.com/road-tests-first-rides/first-ride-honda-nc750x-review/24458.html)
Boas curvas!
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Os primeiros testes começam a chegar, este é da visordown.com (cliquem na imagem)...
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fs3.visordown.com%2Fuploads%2Fimages%2Fhuge%2F65576.jpg&hash=2842521cde1c38267faf14bc38ad2af7c029a982) (http://www.visordown.com/road-tests-first-rides/first-ride-honda-nc750x-review/24458.html)
Boas curvas!
Belo artigo _lool_
A 750 vem muito melhor que a 700, também com o aumento de cc e de cv's as coisas sao faceis de melhorar :)
Afora só resta esperar para podermos experimentar _palmas_ _palmas_
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A imagem aqui postada está muito bem conseguida. Um céu como esse e uma moto com a NC750X dão um poster lindíssimo. _pol_
Sobre aquilo que li, existe algo que destaco pois já conduzi a NC700X (eu disse a 700) com o sistema DCT e havia ali uma certa indecisão da caixa, mais notória quando se circulava a determinada velocidade e entre a 2ª e 3ª relações.
Mas agora e depois de ter lido isto.... "This is the second generation of DCT, which Honda says has a new ‘intelligence’ allowing it to adapt to throttle input. So if it detects that you’re getting a bit more lary, it will too. It seems to work. Even in Drive, if you accelerate hard, then shut off, it doesn’t immediately change back to a fuel-saving gear. It holds a low one, expecting you to roll on again. If you’re next throttle input is gentle, it will then revert to saving the planet."...estou convencido que mexeram onde deviam e fizeram-no bem!
Pelo que relatam neste artigo, é fácil perceber que a actual 2ª geração DCT tornou-se mais inteligente e parece "ler" melhor as intenções do condutor, tornando igualmente a relação motor/caixa ainda mais agradável em condução pura.
Bela moto, sem dúvida. _pol_
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Sapiens,
Será que é desta que a emoção vence a razão tão caracteristica da tua pessoa ? esperemos que sim... _vinho_
Abraço
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Aqui fica outro teste:
http://www.motofan.com/prueba/nueva-honda-integra-750-pequenos-cambios-grandes-mejoras/2470
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Este é do "nosso tuga Cager"
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Tenho visto os videos dele e são bem porreiros e explicitos. _pol_
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Linda, só devia ter mais proteção para o condutor _pt_
Até já estou a ficar com ideias....
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Bom dia,
Como recente membro deste forúm, gostaria de deixar aqui presente a minha opinião relativa à nova Honda NC750X, do qual sou possuidor de uma.
Antes de adquirir este modelo, tive a NC700X, do qual não tive nada a apontar, excepto o de ter de cortar as carenagens traseiras para colocar o top case de origem, mas isso foi um problema resolvido por parte da Honda para este novo modelo.
Falando um pouco relativamente à nova Honda NC750X, na minha opinião deixa um pouco a desejar em dois pontos, um deles são os consumos relatiamente ao modelo anterior (para fazer os consumos que eles mencionam tenho que andar entre os 80 e 90 Km/h em estrada a direito) e à travagem, como devem saber, retiraram o sistema combinado (mas que não fazem menção nas carateristicas), e reduziram tamanho da bomba de travão da roda da frente, o que não oferece a segurança na travagem com a do modelo anterior.
Uma grande melhoria, foi a da relação de caixa, que está bastante melhor, e nota-se mais alguma potência, mas nada de extraórdinario em relação ao modelo anterior. Inseriram no painel de instrumentos, a mudança engrenada, média de consumos, mas com foi referido pelo "Sapiens21", as temperaturas não fazem parte do painel de instrumentos, mas seria algo que a Honda deveria ter colocado.
Sapiens21, o seu post está excelente, mas tive que manifestar a minha opinião, sendo utilizador do modelo em questão.
Recomendo, a quem tem a HONDA NC700X, não se desfaçam dela a pensar que vão para melhor, pois se soubesse que esta iria ser assim, jamais teria trocado.
Com os melhores cumprimentos e votos de boas curvas...
Screen
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Companheiro, posso perguntar qual foi o motivo do [ligeiro] upgrade?
Antes de adquirir este modelo, tive a NC700X, do qual não tive nada a apontar
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Bom dia TwisteR,
O motivo deste ligeiro upgrade, foi uma senhora que se lembrou de não parar num STOP e dei-lhe um pequeno toque, não foi nada de especial mas a companhia deu a mota como salvado.
Mas como referi se soubesse que iria ser assim, tinha encomendado uma NC700X e não a NC750X.
Saudações e boas curvas.
Screen
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Gostei imenso de ler este post. Obrigado Sapiens21 _pol_
De qualquer forma, temos de reter a opinião de quem já as tem e que até as consegue comparar porque teve a anterior (Screen) _pol_
Este post está interessante _convivio_
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A mesma Honda NC750X que foi objecto do 1º Contacto e que motivou a abertura deste tópico, estará disponível para test-ride este sábado para todos quantos queiram constatar as melhorias no agrado de utilização, principalmente por via das alterações nas relações de transmissão, potência e binário. _pol_
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É curioso que o Cager, que tem uma nc700x, ao testar a nova não fale nada sobre perda de potência na travagem. no video ele até faz um exemplo de uma travagem mais forte ao lado de carros estacionados para se perceber quantos metros demora a parar a NC à velocidade a que ele ia.
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Encontrava-me em falta para com este tópico que iniciei à umas semanas atrás e, no dia de ontem, após ter andado na nova NC750X pela 2ª vez, acho que já posso descrever, ainda que de forma sintética, o que achei da mesma.
O motor e a transmissão são sem dúvida nenhuma dos aspectos que reúnem as maiores alterações e, porque não dizê-lo, das atenções.
A potência disponível ligeiramente mais elevada face à 700, o aumento do binário, que era já de si suficientemente expressivo e as alterações operadas na transmissão, fazem com que de facto se notem diferenças.
Mas....as ditas alterações não são suficientes para que sejam logo notadas. Existem, isso é verdade, mas notam-se mais no arranque puro e na forma como as alterações operadas na transmissão permitiram extrair um pouco mais no agrado proporcionado pelo motor.
Dito isto, de facto não é fácil notar que existe maior velocidade de ponta ou recuperações mais céleres. Seria algo que só mesmo um teste lado a lado poderia tirar a limpo (ontem fez-se isso mesmo com a Integra 700 e a 750, mas aí estava o DCT no modo "S" a funcionar). E sim...a 750 revelou-se efectivamente mais rápida em todos os testes, ainda que por margem curta.
Falando no agrado de utilização, nota-se ali mais suavidade na transmissão da potência à roda, mas imprimindo-lhe na mesma um impulso suficientemente pujante ao rodar do acelerador. Acaba por funcionar bem porque as relações pareceram-me de facto menos curtas, o que acabou por me dar maior gozo ao explorá-las e ver a rotação a subir.
O seu público alvo e, sobretudo, o conceito que lhe está subjacente (económica q.b., revisões alargadas, forte binário em baixas e quase à prova de erro), não se alteraram. O que houve foi quase um "limar de arestas" operado pelos técnicos da Honda e que tornaram um pouco mais atractiva a sua condução.
O conforto também saiu a ganhar por via do seu banco, cujo estofamento e espuma, acolhem melhor o seu condutor.
Esta nova NC750X trás também já a indicação de mudança engrenada o que, aliado à sua enorme facilidade de condução, forte binário em baixas quase à prova de erro, baixo consumo e qualidade geral do produto, vão torná-la a médio prazo como uma das escolhas de algumas escolas de condução. Tivesse o banco menos uns centímetros e seria ouro sobre azul para muitos.
No cômputo geral, agradou-me e mostrou-se como um dos modelos com melhor relação preço/qualidade do mercado. Acho mesmo incrível (no bom sentido) o preço por que é pedida esta 750cc de estilo mais trail.
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Ontem fui fazer o teste da nova nc 7 e 1/2.........sim companheiro Sapiens, encontram-se algumas (poucas) melhorias. Achei o motor mais redondo e mais equilibrado, retomas e acelerações um nadinha melhores, mas no geral manteve-se o conceito "diesel", muito binário a baixas e médias, curta nas altas......
Se a Honda poderia ter melhorado mais na nova era aumentar aquele red-line em mais 700/1000 rpms, sei que é possível pois um companheiro inglês fez isso....com um ganho de 7/8cv (na 700), o que lhe daria uma vida diferente. De resto continua uma das melhores apostas nas bikes "racionais", com qualidade e consumos de estourar com a concurrência........
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Ora bem, hoje foi a minha vez de ir testar a NC750X. Era para ser a Integra, mas no concessionário (Motodiana) só tinham a NC.
Era suposto ser 1/2 hora, mas como apanhou a hora de almoço, acabaram por ser 2 horas e meia de puro prazer!!!! _lool_
Fiz um teste completo: estrada, auto-estrada e circuito urbano. Felizmente hoje estava bastante vento e digo felizmente pois apesar de não ser muito agradável, é bom para testar o comportamento e estabilidade da moto.
1ª etapa 80 km's de estrada direita com curvas rápidas. Comportamento e estabilidade irrepreensível, bom conforto e proteção aerodinâmica qb. Velocidade entre os 90 e os 120 km/h (um pouquito aos 140 km/h) , boas acelerações, enorme binário que diminui o número de vezes que se recorre à caixa. O mau piso é absorvido quase na perfeição, curva muito bem e mesmo para mim que estou mais habituado a scooters e a cilindradas mais baixas, foi fácil guia-la e controla-la. Não senti qualquer problema de proteção aerodinâmica até aos 110/120km/h, a única diferença para a minha X-Max era sentir vento nas pernas.
2ª etapa, 20 km's de autoestrada com muito vento à mistura. Também aqui até aos 120 km/h é perfeitamente estável. A partir daí o vento tornou-se incomodativo. Não senti que fosse muito pior do que a minha X-Max, se calhar senti mais vento com a NC mas senti a moto a dançar menos com o vento.
3ª etapa, 15 km's em circuito urbano, com piso irregular, empedrado, ruas estreitas, algum trânsito, etc. Foi aqui que senti mais dificuldades, o peso nota-se um pouco e é stressante ter que estar a utilizar constantemente a caixa (1ª-2ª-3ª-2ª-1ª). Aqui tinha-me dado jeito a minha X-Max ou uma caixa DCT. Acredito que por inexperiência minha, se calhar a 1ª não era preciso, bastava a 2ª e a 3ª pois o binário encarrega-se do resto, mas a moto não era minha e todos os cuidados eram poucos.
Circular no empedrado ou pavé não é desconfortável, ao contrário da X-Max pois a suspensão absorve bem. Circular a baixa velocidade, quase parado não é muito complicado mas nota-se um pouco o peso. Parar numa subida e depois arrancar é muito mais fácil numa scooter, mas com o tempo habituamo-nos.
Em jeito de balanço, adorei a experiência, a última moto que experimentei foi a MT-07, que tem muito mais garra, mas é muito mais desprotegida e tem uma posição de condução mais inclinada. O ano passado experimentei a CB500X (muito maneirinha e fácil de conduzir, mas menos "moto" e menos estável que a NC) a CB500F e a NC700X (senti-me mais à vontade com a NC750X, talvez por ter estado mais tempo com esta).
O espaço para o capacete é uma mais-valia, mas o meu, um HJC IS-17, tem dificuldade em entrar lá. O painel de instrumentos com a indicação de consumos e da mudança engrenada está mais completo (não me recordo se tem a temperatura exterior) mas de pouco serve sem comandos no guiador, pois não me atrevi a mudar em andamento. Tenho alguma curiosidade em conduzir uma com vidro mais alto e defletores para as pernas.
A caixa de velocidades é um mimo mas a embraiagem achei-a um pouco rija. Apesar dos manípulos serem ajustáveis, não senti necessidade de o fazer. Continuo a não gostar da troca dos botões da buzina com os piscas (da Honda) e não se pense que é por andar de Yamaha, pois a 1ª moto que tive foi a Honda Vision e sem ter conduzido outras, achei logo estranho e enganei-me várias vezes, buzinando quando queria abrir o pisca.
As performances do motor são mais do que suficientes para o dia-a-dia e não deixam ninguém envergonhado, antes pelo contrário. E para além disso dá para controlar as emoções e termos a certeza que não cometeremos loucuras, como por exemplo quando se anda numa MT-07 por exemplo.
O banco pareceu-me confortável, mas quando a fui entregar já estava cansado, talvez pelo facto de antes do test-drive ter feito 120 km's na X-Max até ao stand.
E agora a parte mais ridícula que achei na NC750X: o consumo: média de 3,6 lt/100 (3,5 até ter entrado no circuito urbano).
Já desde o ano passado que ando de olho nas NC e nas CB. De entre os 6 modelos à escolha, excluo as CB500F e NC750S pela pouca proteção aerodinâmica e pela posição de condução mais inclinada, a CB500R por não ser o meu estilo, sobrando as CB500X, NC750X e NC750D (Integra).
A CB500X seria para juntar à X-Max, mas não é fácil (€€€) "sustentar" duas motos. A NC ou a Integra compensariam melhor a eventual "perda" da X-Max, por causa do espaço de arrumação da X e do DCT na X e na Integra.
O pior da Integra (que ainda não consegui experimentar e que se calhar me fará dissipar todas as dúvidas) é a falta de espaço de arrumação (para o capacete e um simples porta-luvas) e em especial o preço, embora acredite que se conduza ainda melhor que a X por causa do DCT e pela maior proteção aerodinâmica.
Gosto muito da minha X-Max, é excelente na cidade e nas voltinhas, mas gostaria de por vezes ter mais motor e também de fazer viagens de muitos km's (tipo Norte de Portugal, Galiza ou Picos da Europa por exemplo). A opção pelas NC faz triplicar a cilindrada sem prejuízo nos consumos. Agora resta saber por qual delas optar, a NC750X ou a Integra, sendo quase garantido que se for a X, será com DCT. _martelada_
Um agradecimento especial à Motodiana pela disponibilidade do test-drive e pelo atendimento 5*.
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Gostei de ler a tua análise, companheiro marb. _pol_
A NC 750X tem um estilo trail e de design que encontra algumas semelhanças com outros modelos do género, mas ainda que não se negue a algumas incursões por estradões de terra, o seu habitat predilecto é outro e, como tal, encontra-se como peixe na água no trinómio cidade/estrada/A.E. e fá-lo com bons consumos, segurança, estabilidade e agrado de condução q.b.
Não é de maneira nenhuma uma mecânica para vencer corridas, mas sim para durar ano após ano...km após km! scooter_
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Boas tardes,
Há cerca de 2 semanas troquei a 700X por uma 750XA. A razão da troca foi o facto da 700 não ter vindo com ABS (quando a comprei não havia) e para mim ser um item que eu não queria prescindir, principlamente porque ando à chuva e já apanhei demasiado sustos - em 28 anos de motas -. Tenho uma série de extras (malas e suportes givi, vidro honda, barras de motor givi (muito boas, a propósito - já me livraram de uma despesa considerável). Devo-vos dizer que não estou arrependido. É um mini upgrade mas valeu a pena. - por causa do ABS - .
O motor parece que ganhou uma nova alma. não que seja muito mais potente, mas é mais solto e parece que vai menos em esforço em viagem. As vibrações do motor baixaram consideravelmente com a adopção do 2nd veio de equilibrio.
O assento está MUITO melhor, quer em termos de conforto, quer em aderência, já que agora não escorrega nada.
As informações do(s) manometro(s) é muito melhor - com o CB e a indicação de mudança, o que dá muito jeito.
A cor do quadro e do motor é mais escura, quase preta (ao invés do prateado da 700).
A cor cinza da mota é mais escura e a mim agrada-me bastante (e andam mais, ao contrário do que diz o Cager...he he he). Tenho duvidas sobre a durabilidade do Branco mate (particularmente quanto a "nódoas"). A preta é...preta.
Os consumos baixaram residualmente (o que é obra considerando que a 700 não gasta quase nada (3.5 em ritmo normal)).
De resto é EXACTAMENTE a mesma mota.
Vim da SW400, MAj400 e com as duas givi laterais e o espaço para o capacete, tenho mais espaço que tinha na MAJ (que é brutal). Para mim, este é o meio termo ideal entre mota e scooter. Só tenho é de andar sempre com as calças de chuva na mala!
Se vale a pena trocar a X700 pela X750 (+75cc)?: Não se tiverem a 700XA, sim se quiserem o ABS e tiverem a 700X (pela segurança).
Se é uma scooter? não, não é, mas é uma mota com utilidades semelhantes.
A propósito; Eu continuo a ser um (grande) adepto de scooters scooter_...(qualquer dia vai uma lml 200...)
Abraços e boas curvas.
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No passado Sábado foi a minha vez de ter o primeiro contacto com esta belissima mota.
Infelizmente, foi um contacto demasiado rápido, pois ocupei grande parte da manhã a fazer o TD à MT-07, e quando cheguei à Motorway para testar a NC750X já faltava pouco mais de 30m para a hora de fecharem, pelo que tive de fazer um TD de apenas 15m.
Foi manifestamente curto, mas deu para retirar algumas considerações:
- O motor achei-o extremamente fácil de utilizar (sobretudo quando comparado com o da MT) não sendo demasiado brusco a algumas acelerações. Não sou claramente um adepto de velocidades e de motas muito performantes, pelo que achei este motor da NC muito mais do meu agrado.
- tem logo o binário disponível em baixas rotações o que permite fazer uma condução como eu gosto (como se fosse carro a diesel), conduzindo em mudanças altas com as rotações em baixas poupando combustível.
- Outro aspecto que gostei bastante é o facto de não ser necessário fazer reduções para que ela ganhe velocidade rapidamente.
- Apesar das suspensões me terem parecido mais rijas do que as da MT, não achei que tenha um mau conforto, notando muita diferença no tamanho das rodas (comparando com a minha DT)
- Achei a caixa de velocidades e embraiagem muito fáceis de manusear e muito precisas, ao contrário da MT por exemplo (que para reduzir para 2ª e 1ª tinha que fazer muita força para elas entrarem).
- Adorei a posição de condução. Confortável, com boa visibilidade e boa capacidade de manuseamento da mota.
Estou muito seriamente inclinado para esta NC, mas acho que ainda vou aproveitar para fazer novo test drive (uma vez que na Motorway não chegaram a avaliar a minha DT devido à falta de tempo) com mais tempo e de preferência com a minha pendura, pois ela também tem uma palavra a dizer muito importante sobre a decisão final.
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Estou muito seriamente inclinado para esta NC, mas acho que ainda vou aproveitar para fazer novo test drive (uma vez que na Motorway não chegaram a avaliar a minha DT devido à falta de tempo) com mais tempo e de preferência com a minha pendura, pois ela também tem uma palavra a dizer muito importante sobre a decisão final.
Acho ue é uma boa opção, a MT-07 é mais desprotegida e tem um motor mais enérgico e que pode levar a fazer maluqueiras. Para além disso a NC é mais económica e a manutenção também tem custos inferiores (12000 em 12000) para além do pneu traseiro da MT (180) que é mais caro. Penssoalmente gostei muito da MT, mas a NC é melhor, tive oportunidade de testar as duas e não hesitaria em escolher a NC pela melhor proteção aerodinâmica, melhor consumo e melhor estabilidade (é mais moto).
Boa escolha!!!
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Acho ue é uma boa opção, a MT-07 é mais desprotegida e tem um motor mais enérgico e que pode levar a fazer maluqueiras. Para além disso a NC é mais económica e a manutenção também tem custos inferiores (12000 em 12000) para além do pneu traseiro da MT (180) que é mais caro. Penssoalmente gostei muito da MT, mas a NC é melhor, tive oportunidade de testar as duas e não hesitaria em escolher a NC pela melhor proteção aerodinâmica, melhor consumo e melhor estabilidade (é mais moto).
Boa escolha!!!
Concordo inteiramente com a tua opinião, aliás, quando estava a testá-la lembrei-me do que havias escrito sobre ela. Sobretudo a sensação assim que me sentei nela e arranquei, é muito mais moto.
Gostei muito, mesmo muito! _Rolley_
Agora é levar a minha pendura a um novo test drive na NC para ter a certeza de que ela também gosta.
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Agora é levar a minha pendura a um novo test drive na NC para ter a certeza de que ela também gosta.
Vai gostar concerteza, até porque para o(a) pendura o banco da NC750X é bem melhor que o da MT-07!
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Eu fiz 4000+ Kms em Marrocos em Maio, em 10 dias na minha nc750x (com pneus mistos, protecção de cárter, extensor de vidro, duas malas da Givi, e ela portou-se impecavelmente. Consumos baixos, na ordem dos 3,5/4. Do grupo (gs1150 e Hd) era eu que tinha a maior autonomia, de longe! A nc gastou sensivelmente metade de qualquer uma das outras duas....
Quanto ao conforto: impecável. Fizemos tiradas de 1000kms (no último dia foi um Rabat-cascais directo...) e cheguei inteiro!
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Eu fiz 4000+ Kms em Marrocos em Maio, em 10 dias na minha nc750x (com pneus mistos, protecção de cárter, extensor de vidro, duas malas da Givi, e ela portou-se impecavelmente. Consumos baixos, na ordem dos 3,5/4. Do grupo (gs1150 e Hd) era eu que tinha a maior autonomia, de longe! A nc gastou sensivelmente metade de qualquer uma das outras duas....
Quanto ao conforto: impecável. Fizemos tiradas de 1000kms (no último dia foi um Rabat-cascais directo...) e cheguei inteiro!
Muito bom mesmo, estou de partida para Marrocos também de NC na próxima terça feira e espero que se porte como a tua :)
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Grandes máquinas _pol_
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Nunca esqueçam que esta moto foi feita depois de um estudo apurado de consumidores HONDA e chegaram a esta excelente moto.
Construída a partir de um Bloco de Motor CIVIC e desenvolvida para ser Económica, muito fiável e barata, tal como Amiga do Ambiente.
Apesar de muitos que a testam estarem á espera de um maquinão, não foi com esse objectivo que a HONDA a construiu.
Exige habituação a sua condução, devido ao corte muito cedo, pois como é sabido é um motor de baixas rotações.
Já existem muitas com mais de 100.000klms e totalmente desmontadas o desgaste é praticamente 0.
João scooter_ _scp_ scooter_ _scp_ scooter_ _scp_
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"....the engine in the NC started out life in a 1300cc Honda Jazz and was simply shopped in half to create an engine for this NC. The reality is that pretty much all of the components were altered or updated in some way..."
Pequenos contratempos e avarias podem sempre surgir, mas o desenvolvimento ter partido daquele motor, não foi uma medida tirada do nada...ultra-fiável, eficiente e com uma manutenção alargada eram (...e são) trunfos que a marca sempre pretendeu para este modelo...e conseguiu! _pol_
Para andar a velocidades elevadas e daquilo que conheço pessoalmente do modelo, esqueçam...
....para tudo o resto, it's just fine. ;)
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"....the engine in the NC started out life in a 1300cc Honda Jazz and was simply shopped in half to create an engine for this NC. The reality is that pretty much all of the components were altered or updated in some way..."
Pequenos contratempos e avarias podem sempre surgir, mas o desenvolvimento ter partido daquele motor, não foi uma medida tirada do nada...ultra-fiável, eficiente e com uma manutenção alargada eram (...e são) trunfos que a marca sempre pretendeu para este modelo...e conseguiu! _pol_
Para andar a velocidades elevadas e daquilo que conheço pessoalmente do modelo, esqueçam...
....para tudo o resto, it's just fine. ;)
Concordo com o que dizes mas é curioso que a maioria das pessoas fala da falta de velocidade máxima das nc700\750 mas são motos que dão mais de 170kmh reais e nem demoram assim tanto a lá chegar pelo que não entendo haver quem precise de andar mais depressa. Claro que depois não podem querer que gaste a 170 os mesmos 4 litros que gasta aos 100kmh. Dos dois modelos que testei (nc750x e ctx700dct) o que mais detestei foi a sensação de falta de leitura da resposta do motor porque é tão suave e tão constante que no caso da nc750x manual nem sabia quando trocar de caixa ou quando reduzir. Este tipo de motor torna a meu ver a condução pouco emotiva e envolvente e é o único defeito que lhe posso colocar porque de resto é uma moto super equilibrada, económica, capaz e bem construída. Muitos falam que esperavam mais de um 750cc mas esquecem que nunca foi a cilindrada a ditar a potência das motos mas sim a arquitetura do motor caso contrário uma Harley 1800cc de cilindrada era mais rápida que uma hornet 600 e nem para lá caminha. Acho que quem compra esta moto como outra qualquer deve experimentar e ter consciência da máquina que vai comprar. Se pretendem velocidade e ergonomia similar não faltam propostas, mesmo dentro da Honda.
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E esta, hem..... _pensador_ Até fica bastante bem nesta cor. _pol_
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fpicture.goobike.com%2F870%2F8701836%2FJ%2F8701836B3014020400100.jpg&hash=ba5aacba65ed689da75a10f4f85e365f72ebbbca)
Mais imagens em:
http://motorcycle.goobike.com/motorcycle/bike/stock_8701836B30140204001/
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Em Portugal temos pouca escolha nas cores da maioria dos modelos...deve ser como nos carros (preto, branco e prateado). Por exemplo, ainda não vi por cá nenhuma cb500x vermelha que a meu ver é a mais bonita e a cor mais vendida em Inglaterra _pensador_
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Um versão preparada de uma NC750X, inspirada na nova Africa Twin CRF1000L.
O João (Twin-PT) acho que já tinha colocado cá no fúrum um esboço ou algo do género num tópico, mas julgo que a imagem real ainda não se encontrava por cá.
Podem dizer que a NC é uma uma soft-trail e que ir ao mato não é muito com ela (o que concordo!), mas....com esta a conversa é outra. ;D
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg3.leboncoin.fr%2Fimages%2F248%2F248c0ed65689654d3423f392b112124a8c32d826.jpg&hash=dd17f3a7af268cd9455f4640159e7ed3f34edc15)
Imagem obtida em: http://img3.leboncoin.fr
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Um versão preparada de uma NC750X, inspirada na nova Africa Twin CRF1000L.
O João (Twin-PT) acho que já tinha colocado cá no fúrum um esboço ou algo do género num tópico, mas julgo que a imagem real ainda não se encontrava por cá.
Podem dizer que a NC é uma uma soft-trail e que ir ao mato não é muito com ela (o que concordo!), mas....com esta a conversa é outra. ;D
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg3.leboncoin.fr%2Fimages%2F248%2F248c0ed65689654d3423f392b112124a8c32d826.jpg&hash=dd17f3a7af268cd9455f4640159e7ed3f34edc15)
Imagem obtida em: http://img3.leboncoin.fr
Era a foto oficial do site da Honda News, não era um esboço, mas esse site está a dificultar o hot linking...
Mas sejamos francos, 99% dos donos das NC X só andam em estrada, e nesse campo está costumização está excelente!!!
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Tratando-se de uma moto bastante polivalente, não é de estranhar haver várias polícias de várias partes do Mundo a fazer uso do modelo para patrulha ou outro tipo de utilização mais variada...como caçar gatunagem. ;D _pol_ _pol_
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2F2.bp.blogspot.com%2F-ENPFjUXDYmI%2FVUIe9-pqbqI%2FAAAAAAAAMSQ%2F7A-SffVmZco%2Fs1600%2F20150430_121217_Richtone%28HDR%29.jpg&hash=4429369aaf45d3abede36f01e5cb4499d5f49a5f)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.teleprensa.com%2Fimgnews%2FViatormotospolicialocal.jpeg&hash=d443a0c91fe9e7c5197817f04849fcffc582984d)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.engeplus.com.br%2Fcache%2Fnoticia%2Fseguranca%2F2013%2Fprf-recebe-24-novas-motocicletas%2Fprf-recebe-24-novas-motocicletas-973563.jpg%3Ft%3D20130924140648&hash=6f9805815e9edd394e90d3fdc7e1ad3f5bba470c)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.bestriders.com.br%2Fnewblog%2Fwp-content%2Fuploads%2F2014%2F07%2Fhonda_policia.jpg&hash=c7925eb3c821344af9707f861314c6b657c95a2e)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fa9.vietbao.vn%2Fimages%2Fvn999%2F150%2F2015%2F10%2F20151023-honda-nc750-phien-ban-police-chinh-hang-tai-viet-nam-2.jpg&hash=f948b10ee6a35f94376add5f782bd0a976fa545f)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fmonkeymotoblog.com%2Fwp-content%2Fuploads%2F2016%2F01%2FNC750X-Police-patrol-3.jpg&hash=e055e223b6f71ad2e0f277d775d89086e675bee3)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fnc700-forum.com%2Fforum%2Fattachments%2Fnc700-general-discussion%2F23893d1430146121-2015-nc-photos-galore-dhips-jpg&hash=3ea8e023e7b1471837c355c4961d150dfe12ab0f)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fnc700-forum.com%2Fforum%2Fattachments%2Fnc700-general-discussion%2F5807d1372500897-german-polizei-honda-nc700-picture1_resize-jpg&hash=c85bf5c6f45404eb47f9e51aaccd1c01e3ba1edb)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fup.picr.de%2F23300965jv.jpg&hash=461b5caec5847cb506346281ab68f15349b8fef7)
Imagens obtidas em: http://2.bp.blogspot.com; www.teleprensa.com; www.engeplus.com.br; www.bestriders.com.br; http://a9.vietbao.vn; http://nc700-forum.com
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Eu já vi uma NC da PSP cá em Portugal. Fica muito gira!
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Aqui estão elas _palmas_
Adorei ver a NC de cara lavada _pol_ Boa evolução em questão de beleza mas em questão de mota de aventura parece que perdeu um bocado a essência _pensador_
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi.imgur.com%2FkBvcgMx.jpg&hash=eac71ecf43f0c5770b298a88226d49612048a8cf)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi.imgur.com%2F3HjJs5q.jpg&hash=2e826b63bc3c28c03af01c1a1317c8b48d2a1bc4)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi.imgur.com%2FhD3qfAU.jpg&hash=aed7c1fc23f078e84461e8f26cc9d79af1826078)
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi.imgur.com%2FDENTojp.jpg&hash=4da6052fd91996c0a537262b7a87687d0e4197af)
Já disponível para test drive scooter_ Pode ser impressão minha mas este escape parece que faz mais barulho _Rolley_
Companheiro,
Que pneus traz montados?
Abraço!
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Companheiro,
Que pneus traz montados?
Abraço!
Dunlop Trailmax acho eu _pensador_
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Dunlop Trailmax acho eu _pensador_
Thanks! _pol_