Geral => Segurança => Tópico iniciado por: Ferro em 26 de Dezembro de 2009, 10:45
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Estas são algumas normas básicas que devem ser seguidas por aqueles que não querem fazer parte das estatísticas de mortes nas estradas.
1 – Mantenha a sua MaxiScooter sempre em ordem.
Verifique a calibragem e o estado geral dos pneus; verifique o funcionamento dos faróis e da luz de travagem (stops); verifique o cabo, pastilhas, fluido e a regulação se tiver travões hidráulicos; confira que os amortecedores não têm fugas.
2 – Conduza utilizando equipamentos de segurança.
Utilize Capacete devidamente homologado; casaco/blusão de tecido resistente (couro ou cordura ); botas ou sapatos reforçados e luvas (de preferência de couro).
3 – Reduza a velocidade.
Quanto menor a velocidade, maior será o tempo disponível para lidar com o perigo de uma condição adversa ou situação inesperada, como a mudança súbita de trajectória de outro veículo.
4 – Atenção e concentração.
A condução de MaxiScooters exige muita atenção, por isso evite distrair-se. A utilização de 2 auscultadores para ouvir música ou rádio durante a condução para além de ilegal, diminui muito a capacidade de atenção.
5 – Respeite asinalização de trânsito.
Conheça e respeite todos os sinais e regras de trânsito.
6 – Cuidado nos cruzamentos e rotundas.
Os cruzamentos e rotundas são os locais de maior incidência de acidentes de trânsito. Redobre aqui a sua atenção e reduza a velocidade na aproximação, principalmente quando não há sinalização por semáforos.
7 – Cuidado nas ultrapassagens.
Sinalize todas as manobras com antecedência e certifique-se de que realmente foi visto pelo condutor do veículo a ser ultrapassado. Não são recomendadas as passagens entre veículos, se tiver que as fazer tenha muito cuidado, principalmente com autocarros e camiões.
8 – Cuidado com peões.
Lembre-se de que o peão tem prioridade no trânsito urbano. Seja cordial e fique alerta relativamente a peões mais desatentos, principalmente crianças e idosos.
9 – Seja visto.
Ao conduzir de dia ligue sempre os médios. De noite, utilize correctamente o sistema de iluminação da sua MaxiScooter e vista roupas claras e com materiais reflectores.
10 – Alcool, drogas ou medicação que afecta as capacidades de reacção.
Está mais que comprovado que álcool/drogas e condução de Maxiscooters não combinam. Evite beber e não recorra a estupefacientes. Se o fizer, não conduza. Peça conselho ao seu médico relativamente a medicamentos que podem diminuir a sua atenção durante a condução. Garanta sempre que está alerta durante a condução.
11 – Mantenha a distância.
É imprescindível manter uma distância segura relativamente aos veículos que seguem à nossa frente. A distância de segurança aumenta com a velocidade. Para além da distância deve manter uma trajectória que permita evitar o veículo da frente em caso de travagem brusca.
12 – Cuidado com a chuva.
Redobre a atenção, reduza a velocidade e evite travagens bruscas; lembre-se de que nestas condições o tempo de travagem é pelo menos duas vezes maior que o normal.
Elaborado por LucasPimentel, presidente da Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM).
http://www.abrambrasil.org.br/not_12.html (http://www.abrambrasil.org.br/not_12.html)
Adaptado por Amadeu Ferro/2009©
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Parece tudo evidente, mas deve ser lido de vez em quando como se fosse um check list, para nos relembrar-nos.
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Gostei do que li...é importante respeitar quem circula na estrada e manter a cautela a todo o momento. Moderação e cuidado nunca fizeram mal...pelo contrário! scooter_
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Parece tudo evidente, mas deve ser lido de vez em quando como se fosse um check list, para nos relembrar-nos.
Bom post e concordo com o megafalcon
Boas curvas
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Obrigado pela partilha. Concordo com o ler de tempos a tempos para recordar como se fosse uma checklist!
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Sem dúvida nenhuma e agradeço por teres voltado a fazer emergir este tópico...pois voltei a ler os 12 Mandamentos. _pol_
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Boa lembradura, pois nunca é demais
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Checklist conferido... _pol_
Obrigado pela partilha
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Bons conselhos!!! _pol_
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bons concelhos boa atitude.
_pt_ scooter_
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Gold tips
scooter_
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Gold tips
scooter_
Não tenhas a mais pequena dúvida, companheiro....são mesmo GOLD TIPS.
É um tópico que merece ser visitado com regularidade. _pol_
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Sempre bom relembrar.
Obrigado pelo alerta e pela partilha
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Bom tópico!
Qualquer dia colo em cima do guiador estes mandamentos _lool_
Cpts
RC
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Bom tópico!
Qualquer dia colo em cima do guiador estes mandamentos _lool_
Cpts
RC
Ainda bem que um novo comentário foi adicionado (ontem) a este tópico. Nunca o tinha lido e apareceu na lista dos "Mostrar tópicos não lidos desde a última visita."
Já cliquei em "Notificar" para me lembrar de o ler sempre que um novo comentário for adicionado.
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Gostei _palmas_
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este tópico deveria estar em permanência
_pol_ _pol_
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Voltei a ler :)
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Acho que sou mais um dos que não tinham parado neste tópico _thumbdown_
Talvez merecesse alguma atualização, por ex a parte de circulação com luzes acesas é obrigatório e não facultativo, mas é de grande valia.
Felizmente o bom senso e prudência leva-me a cumprir a quase totalidade destes excelentes conselhos.
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Obrigado pela partilha
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
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Hoje voltei a ler este tópico. A última vez foi quase há um ano. Sem dúvida que de vez em quando é bom relembrar. scooter_
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É sempre bom relembrar todas estas medidas.
Como o fastnet disse, o topico já merecia uma atualização :)
Boas curvas
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Muito bom _pol_
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Outro bom tópico, só para relembrar...
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Excelente!
Apenas discordo duma pequena coisa, porque desde a algum tempo e depois de ter lido numa página dum motociclista (que faz umas viagens grandes), passei a andar de máximos durante o dia, apenas baixando para médios quando há o risco de incomodar outros utentes.
Já reparei que outros o fazem, ou por esquecimento ou porque também acham que serão mais visíveis.
Obrigado.
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Muito melhores estes mandamentos que os outros!
Falta um: Divirtam-se e gozem bem essa sensação única que é andar de mota.
A parte do "Evite beber e não recorra a estupefacientes" é que vai contra a minha fé mas mas esforço-me sempre para não misturar conduzir com essas actividades.
Já o sexo e o rock são perfeitamente compatíveis com a condução! Oh yes!
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Excelente!
Apenas discordo duma pequena coisa, porque desde a algum tempo e depois de ter lido numa página dum motociclista (que faz umas viagens grandes), passei a andar de máximos durante o dia, apenas baixando para médios quando há o risco de incomodar outros utentes.
Já reparei que outros o fazem, ou por esquecimento ou porque também acham que serão mais visíveis.
Obrigado.
Não esquecer:
"Quem utilizar os máximos no cruzamento com outros veículos, pessoas ou animais ou quando o veículo transite a menos de 100 m daquele que o precede ou ainda durante a paragem ou detenção da marcha do veículo é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300."
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Saúde!
Recuperando este post sobre Segurança, e não só, acrescento um link para um texto dedicado aos que agora se iniciam nas lides motociclísticas mas que não faz mal ser lido por todos. O título é "Como começar a andar de scooter 125cc" e foi publicado na revista "Andar de Moto" em 24-7-2021.
Abro aspas:
https://www.andardemoto.pt/moto-dicas/55629-como-comecar-a-andar-de-scooter-125cc/ (https://www.andardemoto.pt/moto-dicas/55629-como-comecar-a-andar-de-scooter-125cc/)
Boas curvas.
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Muito obrigado pela partilha !
Que esteja sempre presente em todos ! _pol_
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Com relação ao uso dos faróis durante o dia, gostaria de fazer uma observação. Os novos faróis de led tem o facho baixo praticamente invisível com a luz do sol. Também uso o facho alto durante o dia, nas rodovias. Essa prática, aqui no Brasil, não é considerada infração.
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Com relação ao uso dos faróis durante o dia, gostaria de fazer uma observação. Os novos faróis de led tem o facho baixo praticamente invisível com a luz do sol. Também uso o facho alto durante o dia, nas rodovias. Essa prática, aqui no Brasil, não é considerada infração.
Mas se o médio não se vê por causa do sol é porque está um dia muito claro. O objectivo é ser visível, num dia assim nem seria preciso farol, apenas porque é legalmente exigido, por isso usar máximos parece desnecessário