Geral => Assuntos Diversos => Tópico iniciado por: Paulo Varela em 16 de Janeiro de 2012, 15:42
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Já ando à algum tempo para colocar este Tópico, mas faltava-me a informação, que não me lembrava onde tinha visto.
Como não encontrei mesmo, fui pesquisar de novo e afinal encontrei (estava mais perto que pensava).
Tento como referência que a velocidade do vendo é a velocidade a que circulamos na moto, acho bastante interessante ver e ter a noção da descida da temperatura. É o chamado "Wind Chill"
Por exemplo, se estiverem 10º andarmos nas nossas motos a 70 km/h, a temperatura é metade, isto é 5º. Mas a relação não é sempre tão directa.
Podem consultar mais velocidades aqui:
http://www.meteo.pt/pt/enciclopedia/ambiente_atmosferico/indice_biometeorologicos/windchill/index.html?page=wc_valor.xml
Pena que não permite colocar temperaturas acima dos 10º.
Fonte do simulador: http://www.meteo.pt
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Muito bom, Varela.
Obrigado.
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Muito bom....Isto leva-me a pensar em barrar a parte exposta ao vento das luvas, com Sebo...não só impermeabiliza...como evita o fresquinho entre e o quentinho saia!! _lol_
scooter_
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Curti esta info. Obrigado por partilhares. _pol_
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Muito bom....Isto leva-me a pensar em barrar a parte exposta ao vento das luvas, com Sebo...não só impermeabiliza...como evita o fresquinho entre e o quentinho saia!! _lol_
scooter_
Com molho de leitao _lool_ Só o cheirinho abre logo apetite para uns tintos _vinho_ _vinho_
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Perante esta informação, em vez de aspirador, vou mas é de aquecedor à Expo Batalha.
Obrigado Paulo pela Partilha.
Cumprimentos
J. P.
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Fiz a simulação com a temperatura mais baixa com que até agora saí de casa: 4 graus negativos = wind chill -16º graus!!!! ???_ scooter_
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Com molho de leitao _lool_ Só o cheirinho abre logo apetite para uns tintos _vinho_ _vinho_
Bom...já sei que se um dia destes passar por algum companheiro que vai com os queixos colado ao guiador a lamber as luvas avidamente.....que és tu, _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
Bem vistas as coisas.....até temos por aqui malta com jeito para os bricos, para montar umas pipas no lugar das malas laterais!! _vinho_ _vinho_ _vinho_ _vinho_
Obs....acho que ainda vou levar algum aviso...por estar a fugir do tópico....
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Este tópico se calhar passou ao lado de muita gente mas pessoalmente considero que esta informação bastante útil e dada a altura do ano em que estamos achei que devia trazer este assunto para cima para escrevermos algo.
Deixo o link atualizado do ipma: http://www.ipma.pt/pt/enciclopedia/amb.atmosfera/index.bioclima/index.html?page=wc.xml
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Pois, de facto sentimo-lo na pele, mas é diferente quando vemos a temperatura que sentimos ao circular a uma determinada velocidade. _confuso_
No ano passado, naqueles dias bem frios que tivemos em Janeiro, fui por gasolina na bomba da repsol da 2ª circular, como tava frio não tirei a máscara, o rapaz ficou a olhar para mim com um ar de assustado, devia pensar que ia assaltar a bomba ou algo do género _lol_
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Informação interessante e sempre útil. _convivio_
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Hoje saí de casa estavam -1, ando sempre velocidade média 80 kmh, seguindo essa lógica na verdade estavam uns -6º ;)
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Ontem qd saí estavam uns módicos 6º na garagem, que, em andamentose transformaram em 1º......tava frescote...
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A variação da sensação da temperatura em função da velocidade do vento interessa-nos.
Sugiro uma leitura no site do ipma:
http://www.ipma.pt/pt/enciclopedia/amb.atmosfera/index.bioclima/index.html?page=wc.xml
Notícia em http://www.lerepairedesmotards.com/dossiers/temperature-ressentie.php
Em meteorologia as temperaturas anunciadas pela Météo France sistematicamente correspondem a temperaturas "sob abrigo" e são tomadas a 1,5 metros do solo em um abrigo perfurado. É claro que essas temperaturas não levam em conta outras condições: sol, vento ou humidade, que desempenham um papel importante nas sensações de todos.
Assim, os valores anunciados podem ser sentidos de maneira muito diferente dependendo das condições. No inverno, o vento desempenha um papel importante, pois varre a fina camada de ar quente que se forma acima da pele e, portanto, aumenta a sensação de frio. No entanto, esse fenômeno chamado resfriado pelo vento diz respeito apenas às partes do corpo que não são cobertas por uma peça de roupa. O uso de equipamento completo e à prova do vento é essencial quando você anda de mota no inverno.
Uma fórmula matemática permite estimar a temperatura sentida em função da temperatura do ar e da velocidade do vento. O cálculo do " wind chill " é ainda mais importante em países propensos ao frio, como o Canadá, enquanto abaixo de uma sensação de 2,7 ° C, o risco de congelamento aumenta exponencialmente.
O vento frio pode ser transposto para o uso de uma mota ou uma scooter, uma vez que a velocidade do veículo, necessariamente, leva à exposição ao ar.Além disso, os valores indicados são apenas indicativos e não levam em conta o vento. O sentimento não será o mesmo ao dirigir a 50 km / h com um vento de 10 km / h face ou 20 km / h de volta. (ver explicação do IPMA acima ou cálculo do valor)