Geral => Mecânica => Tópico iniciado por: joao em 14 de Abril de 2010, 01:31
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Boas a todos.
Será que alguém é capaz de me explicar a diferença entre duas motas da mesma cilindrada, mas uma com carburador e outra de injecção electrónica?
Há diferenças significativas de uma para a outra ou acaba por ir dar tudo ao mesmo?
Abraços e obrigado.
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Sem entrar em grandes descrições técnicas, e em termos gerais a diferença está na colocação
do combustível pulverizado na câmara de combustão.
No caso do carburador este processo é mecânico através de "borboleta/as" interna/as.
No caso da injecção electrónica o processo como o nome indica é feito através de injector por um processo electrónico comandado pela centralina.
espero não ter cometido nenhuma gafe se for o caso avisem
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A grande vantagem da injecção é poluir muito menos, isto é devido á gestão da queima do combustivel ser controlada elétronicamente por sondas que medem continuamente vários parametros (temperatura do ar, CO2, pressão de combustivel, quantidade de combustivel, etc.) de modo a que os gases de escape sejam o menos poluentes possivel, no caso da Kymco cumpre a norma euro 3. Os motores a carburador até podem andar mais com a mesma cilindrada mas poluem mais. Além disso com injecção as afinações são automáticas (Ralenti, gasolina 95 ou 98, verão inverno, nivel do mar ou montanha,etc.)
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Uma vantagem do carburador é a existência de um kiko, ou seja, se a bateria pifar podemos dar uma kikada e o problema fica resolvido. Na injecção este apêndice não existe...
Nas cilindradas mais baixas (até 125cc) a diferença de consumos não é significativa.
Abraço ;)
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A minha Tmax 500 tem dois carburadores e nenhum kiko _lol_
desculpem o off topic
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Pois nem a minha.. 8) 8) 8) Já agora, nestas situações se ficaram sem bateria, o que fazem, empurram??? _anjo_
ou chamas o reboque :)
nun
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Off-Topic:
corre39:
Já agora, nestas situações se ficaram sem bateria, o que fazem, empurram??? (https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/Smileys/akyhne/angel-smiley-02.gif)ou chamas o reboque
Como as automáticas não pegam de empurrão _lol_ o melhor é ter-se uns "cabos de encosto, maneirinhos" na bagageira da Bichana, para que se faltar a bateria, pedir uma ajudinha a um companheiro, senão, reboque.
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Resumindo,a injeçao é mais eficiente na gestao do motor fazendo com que o mesmo motor gaste menos,polua menos e seja melhor nas acelaraçoes(alguns)
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Injeção electrónica é mais eficiente, mais enconomica, menos poluente e o sistema no geral é mais fiável
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Também existe muitas scooters com carburador eléctrico, ou seja, não tem kick start nem tem alheta do fecho do ar _lol_ só se consegue afinar a borboleta para corrigir a mistura ar/combustível _convivio_