Geral => Mecânica => Tópico iniciado por: joao em 14 de Abril de 2010, 01:31

Título: Carburador vs Injecção Electrónica
Enviado por: joao em 14 de Abril de 2010, 01:31
Boas a todos.

Será que alguém é capaz de me explicar a diferença entre duas motas da mesma cilindrada, mas uma com carburador e outra de injecção electrónica?

Há diferenças significativas de uma para a outra ou acaba por ir dar tudo ao mesmo?

Abraços e obrigado.
Título: Re: Carburador vs Injecção Electrónica
Enviado por: Scooty em 14 de Abril de 2010, 21:57
Sem entrar em grandes descrições técnicas, e em termos gerais a diferença está na colocação
do combustível pulverizado na câmara de combustão.
No caso do carburador este processo é mecânico através de "borboleta/as" interna/as.
No caso da injecção electrónica o processo como o nome indica é feito através de injector por um processo electrónico comandado pela centralina.

espero não ter cometido nenhuma gafe se for o caso avisem
Título: Re: Carburador vs Injecção Electrónica
Enviado por: Pardal em 15 de Abril de 2010, 00:05
A grande vantagem da injecção é poluir muito menos, isto é devido á gestão da queima do combustivel ser controlada elétronicamente por sondas que medem continuamente vários parametros (temperatura do ar, CO2, pressão de combustivel, quantidade de combustivel, etc.) de modo a que os gases de escape sejam o menos poluentes possivel, no caso da Kymco cumpre a norma euro 3. Os motores a carburador até podem andar mais com a mesma cilindrada mas poluem mais. Além disso com injecção as afinações são automáticas (Ralenti, gasolina 95 ou 98, verão inverno, nivel do mar ou montanha,etc.)
Título: Re: Carburador vs Injecção Electrónica
Enviado por: CCM em 15 de Abril de 2010, 07:44
Uma vantagem do carburador é a existência de um kiko, ou seja, se a bateria pifar podemos dar uma kikada e o problema fica resolvido. Na injecção este apêndice não existe...

Nas cilindradas mais baixas (até 125cc) a diferença de consumos não é significativa.

Abraço ;)
Título: Re: Carburador vs Injecção Electrónica
Enviado por: Scooty em 15 de Abril de 2010, 22:26
A minha Tmax 500 tem dois carburadores e nenhum kiko  _lol_

desculpem o off topic
Título: Re: Carburador vs Injecção Electrónica
Enviado por: corre39 em 06 de Maio de 2010, 09:30
Pois nem a minha..  8) 8) 8)  Já agora, nestas situações se ficaram sem bateria, o que fazem, empurram??? _anjo_

ou chamas o reboque :)
nun
Título: Re: Carburador vs Injecção Electrónica
Enviado por: kota em 06 de Maio de 2010, 10:18
Off-Topic:
Citar
corre39:
Já agora, nestas situações se ficaram sem bateria, o que fazem, empurram??? (https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/Smileys/akyhne/angel-smiley-02.gif)ou chamas o reboque

Como as automáticas não pegam de empurrão _lol_ o melhor é ter-se uns "cabos de encosto, maneirinhos" na bagageira da Bichana, para que se faltar a bateria, pedir uma ajudinha a um companheiro, senão, reboque.
Título: Re: Carburador vs Injecção Electrónica
Enviado por: mpaneves em 09 de Dezembro de 2017, 13:46
Resumindo,a injeçao é mais eficiente na gestao do motor fazendo com que o mesmo motor gaste menos,polua menos e seja melhor nas acelaraçoes(alguns)
Título: Re: Carburador vs Injecção Electrónica
Enviado por: interceptor em 25 de Dezembro de 2017, 19:55
Injeção electrónica é mais eficiente, mais enconomica, menos poluente e o sistema no geral é mais fiável

Enviado do meu Tab2A7-10F através de Tapatalk

Título: Re: Carburador vs Injecção Electrónica
Enviado por: antoniopat em 01 de Janeiro de 2018, 21:39
Também existe muitas scooters com carburador eléctrico, ou seja, não tem kick start nem tem alheta do fecho do ar  _lol_ só se consegue afinar a borboleta para corrigir a mistura ar/combustível  _convivio_