Geral => Mecânica => Tópico iniciado por: ruicosta em 08 de Março de 2019, 14:43
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Boa tarde a todos, peço a vossa ajuda se possível.
Hoje de manhã a minha Sym GTS 125 Evo pegou normalmente. Deixei-a a aquecer, ralenti normal, barulho normal, enquanto me equipava, montei-me e assim que acelerei o motor foi-se abaixo.
Não se engasgou, não chegou sequer a acelerar, simplesmente foi-se abaixo. Parte eléctrica parece estar toda a funcionar, luzes, piscas, motor de arranque.
Experimentei pegar novamente e o motor de arranque roda com força, parece pegar no motor, ou seja, não parece estar a rodar solto. Mas nada.
Deixo aqui o som que ela está a fazer.
Algumas notas:
- experimentei com o kick e além de não pegar ele demora muito tempo a voltar à posição de repouso;
- já há uns tempos que em dias frios eu era obrigado a deixá-la aquecer uns 4 ou 5 minutos caso contrário tinha de arrancar muito progressivamente ou ela tinha tendência a ir-se abaixo.
- a vela é uma NGK e tem 6 meses.
Deixo aqui o link para uma gravação do som que ela faz quando tento que pegue.
https://drive.google.com/open?id=1gT4Wilj1y_uqAJcsViWi5u58MGaXKALO
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Olá boa tarde Rui, começa pelo básico, vê se o cachimbo de vela está bem encaixado, vê-se chega corrente á vela, também poderá precisar de uma afinação de válvulas.
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Sai faisca da vela quando esta a dar sinal para pegar, uma questão a ver.
Outra , também pode ser valvulas desafinadas, digo isto porque como referiu anteriormente a uns tempos que tinha de aquecer bem, ou ela ia abaixo, isso é sintoma normalmente de valvula desafinadas.
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Olá boa tarde Rui, começa pelo básico, vê se o cachimbo de vela está bem encaixado, vê-se chega corrente á vela, também poderá precisar de uma afinação de válvulas.
Pois, como estava para sair para o trabalho em cima da hora, arrumei a mota e segui de carro.Para ver se chega corrente à vela, é fácil ver a faísca?
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Sim é, com a vela encaixada no cachimbo tens de encostar o pólo da vela a uma parte metálica da mota dá uma vista de olhos no YouTube, como está o teu filtro de ar?
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Sim é, com a vela encaixada no cachimbo tens de encostar o pólo da vela a uma parte metálica da mota dá uma vista de olhos no YouTube, como está o teu filtro de ar?
Filtro de ar está a precisar de ser trocado, tem 1 ano e meio e 10 000km. Estava previsto para daqui a uns 15 dias, em conjunto com a correia.
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Rui a causa poderá estar no filtro pois deve ser trocado de 6 em 6 mil.
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Bem, aqui ficam as novidades da minha "avaria". _Zang_
Só hoje de manhã consegui pegar na mota.Primeiro passo, tentar novamente: não deu nada.
Retirei o cachimbo, retirei a vela para ver se estava boa. Parecia tudo ok.Fiz o teste para ver se fazia faísca e o que não faltava era faísca.
Voltei a colocar a vela e o cachimbo, tentei novamente e embora não tivesse pegado fiquei com a sensação de que estava quase.
Tentei novamente mas desta vez dei-lhe um pouco de acelerador, quase resultou.Nova tentativa, rodei meio punho, pegou. _lool_ _palmas_ scooter_
Desliguei-a e liguei-a mais umas poucas vezes e o pegar dela foi melhorando, mas não era a mesma coisa.
Entretanto, já que estava com a mão na massa, retirei o filtro de ar que de qualquer modo era para trocar brevemente.Fiquei pasmo, deixo aqui as fotos:
(https://i.imgur.com/PhRMgb1.jpg?1)
(https://i.imgur.com/GE2ifWu.jpg?1)
(https://i.imgur.com/84AI5fU.jpg)
Fiquei envergonhado com este filtro, não fazia ideia que em 10 000km, um ano e meio, um filtro de ar podia ficar neste estado.
Depois de retirar o filtro experimentei a colocar a mota novamente a trabalhar e só posso dizer que nunca pegou tão bem, mesmo depois de fria voltei a experimentar e o comportamento repetiu-se, nunca pegou tão bem.
Amanhã vou comprar/encomendar um filtro novo e depois volto a dar aqui notícias.
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É o que faz não seguir as recomendações, o fabricante indica quando mudar o fazer manutenção aos vários componentes da mota.
Mas ainda bem que descobriu o problema.
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É o que faz não seguir as recomendações, o fabricante indica quando mudar o fazer manutenção aos vários componentes da mota.
Mas ainda bem que descobriu o problema.
É verdade, na correria do dia a dia, esta acabou por passar.A seguir vem a correia.
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Alguém me sabe dizer se o filtro de origem é o melhor a aplicar nesta mota?
Já que vou comprar um novo...
Sym GTS 125 Evo de 2010
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Boa tarde Rui , ainda bem que te lembrei do filtro de ar , ai essa manutenção _mau_ _reg_ .
BBem eu para a minha Gts comprei na Rodabem ali ao pé do hospital pulido valente ,não era original mas pareceu me bom material e ficou e 5 euros e pouco .
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Se tiveres compressor dá uma boa supradela nesse até conseguires comprar outro e a mota fica a andar .
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Não adianta soprar. Parece-me que o problema é mesmo a esponja ensopada.
Desconfio, pelo aspecto dele, que a mota me foi vendida com a revisão mal feita.
Comprei com 17500 e supostamente com a revisão dos 18000 feita mas já tinha encontrado outras falhas e fico cada vez mais desconfiado.
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Filtro de ar novo para a rodinhas.
15€, é um bom filtro ou fui "enganado"?(https://uploads.tapatalk-cdn.com/20190313/0f10bf3bca72e668002f081a4e7301c2.jpg)
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Bom pelo menos já tens um filtro novo, a marca não conheço mas o valor para um filtro não original parece me puxado, o da Rodabem custa 6,75. Mas o importante é que a mota fique bem, vai antecipando o que precisas antes das revisões e assim compras tudo com calma e a melhores preços.
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Actualização.
Agora com o filtro novo a "rodinhas", pega bem melhor e já não tenho de esperar tanto tempo para poder começar a andar com ela. Antes sentia que tinha de a deixar aquecer bastante para ela não ter tendência a morrer no arranque inicial.
Também se nota que está a puxar melhor e não é efeito placebo, nota-se mesmo bem.
De qualquer modo parece-me que ainda há ali mais qualquer coisa. Talvez uma limpeza ao carburador ou uma afinação de válvulas, tenho de ir controlando.
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Usas gasolina simples ou aditivada?
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Tenho alternado, conforme o local onde meto e as filas de espera.
Agora por uns tempos vou tentar meter só gasolina aditivada.
Hoje atestei com aditivada da Repsol.
Aqui na zona, só tenho Repsol, Galp e Cepsa e a Repsol é a que me dá mais jeito pois fica junto ao local de trabalho.
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Tenta usar sempre aditivada se puderes sempre mantêns o sistema o mais limpo possível, e não deixes acender a luz de reserva, é possível que precises de afinar válvulas.
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Tenta usar sempre aditivada se puderes sempre mantêns o sistema o mais limpo possível, e não deixes acender a luz de reserva, é possível que precises de afinar válvulas.
Luz de reserva só me acendeu uma vez, já tinha esse cuidado com os carros e mantenho com a mota.
Quanto à gasolina é verdade que a aditivada, supostamente mantém o motor mais limpo mas tenho muito mais medo é de postos com depósitos com má manutenção.
Já abri motores de dois carros que só metiam gasolina da mais cara e fiquei assustado com o que vi e com o estado dos injectores.
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Pois a qualidade da gasolina ,faz tambem a longevidade de um motor , eu pessoalmente evito abastecer em postos velhos , tenho dois ao pé de mim relativamente recentes.
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Com uma afinação de válvulas fica impecável. Não precisa de "aditivada" e desde que tenha gasolina no depósito com ou sem luz de reserva vai funcionar. Esse motor afinado é espetacular, mesmo depois de vários meses parado pega à primeira.
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Basicamente precisas de uma boa revisão geral, o óleo da suspensão dianteira provavelmente também necessitará de troca, enfim uma revisão agora é tens moto para muito tempo.
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Estou a preparar uma revisão geral mas queria ser eu a fazer algumas coisas pois vai sair caro:
líquido refrigeração
Óleo travões
Óleo suspensão
Afinação de válvulas
Limpeza do carburador
Possivelmente caixa de direção
Queria ver se pelo menos a troca do líquido de refrigeração era eu a fazer.
E posso adiar a troca do óleo dos travões pois pela forma como ela trava bem acredito que tenha sido trocado.
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O anticongelante trocas em 15 minutos é simples.
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O anticongelante trocas em 15 minutos é simples.
15 minutos é para tirar o carro da garagem e preparar o material inclusive de forma que a garagem fique limpa senão a Maria "dá-me nas orelhas".
Mas deu para perceber, se é assim tão fácil então tenho de ver isso. Por onde se escorre, pontos de sangria........
Obrigado
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Eu quando troquei, escorria pelo parafusos por baixo da bomba, não me lembro de ter necessidade de sangrar, é uma questão de andares de olho no nível.
Tens tambem alguns tutoriais acerca da troca de anticongelante no you tube ..
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Rui, que bom que descobristes a causa raiz do problema. De fato, a recomendação da maioria dos fabricantes aqui no Brasil é trocar o filtro "a cada 5000km em condições normais de uso". Aqui no entorno de São Paulo é necessário cuidado redobrado com o filtro de ar devido ao alto índice de partículas em suspensão que pode entupir o filtro facilmente aos 3000km de uso. A inspeção visual sempre é bem vinda em qualquer caso.
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