Geral => Segurança => Tópico iniciado por: Jorge Valente em 18 de Fevereiro de 2015, 14:01

Título: Aquecimento dos travões durante uma grande descida
Enviado por: Jorge Valente em 18 de Fevereiro de 2015, 14:01
Viva,
Foi-me posta uma questão que achei curiosa, pois, ainda não me deparei com esta dificuldade e parece-me verdadeiramente pertinente.
   A questão em causa deve-se ao facto de uma pessoa conhecida ter ido de scooter á Serra da Estrela e ao descer a dita teve que parar varias vezes porque os travões aqueceram.
   Inicialmente respondi que basta manter uma ligeira aceleração para que o motor não entre em modo livre e não trave por ele, no entanto depois de pensar melhor verifiquei, face á minha fraca experiência, que em descidas longas e muito inclinadas tal não seria possível.
   Como tal, lembrei-me de colocar a questão aqui no fórum, será que me podem ajudar?
   Um abraço,
Título: Re: Aquecimento dos travões durante uma grande descida
Enviado por: Paulo Renato Ferreira em 18 de Fevereiro de 2015, 14:03
Questão pertinente esta...
 _pensador_
Mais uma coisa que vou aprender no CPM, vou esperar...
Título: Re: Aquecimento dos travões durante uma grande descida
Enviado por: António Teles em 18 de Fevereiro de 2015, 14:21
Ainda nunca senti um sobreaquecimento nos travões que me impedissem de parar. Na minha seja a direito ou descer só passa para modo livre muito perto dos 20km o que faz com que o motor trave e dê pouco uso ao travão.
A solução para um grande aquecimento, por mim passa mesmo por parar quando se começa a sentir o travão a prolongar a travagem, fumar um cigarrito nas calmas e ir vendo como as coisas correm.
Nota: se se acabar o tabaquinho antes das descidas, convém levar a Scooter ao mecânico mais próximo e trocar o cigarrito por pastilhas elásticas. _convivio_
Título: Re: Aquecimento dos travões durante uma grande descida
Enviado por: mpaneves em 18 de Fevereiro de 2015, 14:44
Isso acontecer numa mota ou scooter??? Nos dias de hoje??
Nunca vi,só vi isso acontecer em pesados e tou a falar de travar 40 toneladas não 150 kg
Para mim ou as pastilhas não tem a qualidade desejada ou ha algum problema,aliás qd tive a aerox kitada eles chegaram a dar estalos com o calor mas nunca perderam eficiência e estou a falar de parar 100 kg a 120kmh e mesmo em serra.
Abraço
Título: Re: Aquecimento dos travões durante uma grande descida
Enviado por: MRider em 18 de Fevereiro de 2015, 15:51
Aqui na Madeira quando vamos a serra se não temos cuidado é fácil isso acontecer em scooters com sistemas de travagem mais fracos.
Título: Re: Aquecimento dos travões durante uma grande descida
Enviado por: Marco46 em 18 de Fevereiro de 2015, 16:05

Disseste tudo Mrider,

sistemas de travagem mais fracos!!  :-\
Título: Re: Aquecimento dos travões durante uma grande descida
Enviado por: JPA em 18 de Fevereiro de 2015, 16:34
Sim pode acontecer... _thumbdown_

Conheço quem teve um grande susto ao descer a Serra da Estrela numa GTS 300i de 2010 ( 2 pessoas + carga )

Segundo reza a história teve idem de parar várias vezes para arrefecer.

Não ganhado para o susto, tratou logo de vender a scooter e passou para uma moto de caixa ( acho  que com 1200cc).


Estranhei a situação, pois existe muita gente que enfrenta a Serra sem nenhum stress, mas tudo depende da qualidade dos travões sobretudo as pastilhas e a qualidade e quantidade de DOT3 nos 2 hidráulicos.



Título: Re: Aquecimento dos travões durante uma grande descida
Enviado por: fastnet em 18 de Fevereiro de 2015, 16:41
Curioso, nunca tinha pensado nisso e nunca tive esse problema
A minha só desembraia a muito baixa velocidade, uns 10kms/h.
Acho que o que faria seria acelerar em reta para voltar a embraiar e controlar a descida.
Numa longa descida acidentada e com bastante peso e sempre a travar é castigar os travões, já vi discos de travão automóveis queimados por isso  _thumbdown_
Título: Aquecimento dos travões durante uma grande descida
Enviado por: Jorge Valente em 18 de Fevereiro de 2015, 16:58
Viva,

Faltou-me esclarecer que a scooter em causa é uma Yamaha Magesty 400

Um abraço,
Título: Re: Aquecimento dos travões durante uma grande descida
Enviado por: B_Black em 18 de Fevereiro de 2015, 17:04
Acho que as pessoas ideais para responder a esta pergunta e qual o comportamento das scooters em grandes descidas e já com algum alguns km nesses percursos deverão ser os companheiro que habitualmente fazem grandes vadiagens...  _lol_  _lol_  _lol_
Ficamos a aguardar o feedback dos experientes companheiros como por exemplo, José e Rodrigues  _pensador_ Agora não me lembro de mais companheiros que façam tantos km anuais com as suas 125cc.

Cumprimentos  :Convivio:
Título: Re: Aquecimento dos travões durante uma grande descida
Enviado por: António Teles em 18 de Fevereiro de 2015, 17:52

Numa longa descida acidentada e com bastante peso e sempre a travar é castigar os travões, já vi discos de travão automóveis queimados por isso  _thumbdown_

Penso que independentemente de ser uma 50cc ou uma 1000cc o resultado é o mesmo.
Título: Re: Aquecimento dos travões durante uma grande descida
Enviado por: Sapiens21 em 18 de Fevereiro de 2015, 17:53
Agora não me lembro de mais companheiros que façam tantos km anuais com as suas 125cc.

É uma 400cc, companheiro.  _pol_

De qualquer forma, nestes casos (....e independentemente da cilindrada) o mais perigoso é a conjugação do peso da maxi + condutor + pendura + carga, aliado a pastilhas gastas e/ou de má qualidade.

É verdade que o sobreaquecimento por via de travagens subsequentes e continuadas, aumenta a temperatura e com isso a eficácia do sistema de travagem, levando muitas vezes ao prolongar dos metros que de outra forma não ocorreriam.

Mas de qualquer forma, uma descida como a indicada (que conheço pois fui lá em família o ano passado) e em condições normais, far-se-ia tranquilamente de scooter ou moto até ao fim e sem necessidade de paragens intermédias.

O que poderá ter acontecido no caso relatado, é as pastilhas montadas nessa maxi estarem demasiado gastas e a qualidade das mesmas (muito possivelmente já não seriam as de origem) não terem a capacidade que essa descida imediatamente colocou a nu.
Título: Re: Aquecimento dos travões durante uma grande descida
Enviado por: Rodrigues em 18 de Fevereiro de 2015, 18:03
Já desci a Serra da Estrela 3 vezes para Seia e 2 vezes para Covilhã com a Gts mas nunca senti cansaço nos travões, uma das vezes fui com o José e também não se queixou, inclusive em Trás os Montes com algumas descidas mais íngremes que na Serra.

Poderá ser dos travões que não suportam tanto esforço prolongado, mas sendo uma Yamaha 400  _pensador_

Claro que a dois é diferente, é muito peso para aguentar, quanto a isso não posso adiantar nada porque só ando a solo.

Boas curvas

Título: Re: Aquecimento dos travões durante uma grande descida
Enviado por: _AXE_ em 18 de Fevereiro de 2015, 19:08

Não sou mais que ninguém, apenas vou falar da experiência que tenho, nada mais que isso!

Inicialmente respondi que basta manter uma ligeira aceleração para que o motor não entre em modo livre e não trave por ele....

É exactamente isso que se deve fazer, e isso aprende-se a fazer nas scooters, tal como aprendem a andar.

.... face á minha fraca experiência...

Só passando pelas coisas é que se ganha experiência.

....ao descer a dita teve que parar varias vezes porque os travões aqueceram.

Possivelmente e talvez por falta de experiência achou que os travões estariam a aquecer demasiado.

Todos os travões de scooters, motas, motos aquecem por vezes parecendo que é em demasia, mas não, é normal nem sequer conseguir-mos meter a mão nos discos. Não é por isso que está demasiado quente.

Acho, idealizo eu, que se aqueceram assim tanto de certeza que foram com a maxi para a oficina, ou será que não ? Acharam só por bem esperarem que arrefecesse e pronto ?
Se foram o qual foi o veredicto da oficina ?
Se calhar foram situações normais e nem haveria razão para parar ....

Sim efectivamente as motas só com uma pessoa aguentam melhor esse tipo de "pressão" que uma scooter carregada com 2 pessoas e muito mais tralha em cima!

Resumindo, o achar que está quente, se calhar nem está, pode é cheirar um pouco a ferodo dos travões ou embraiagem. Lembrem-se que depois de uns quilómetros mal se consegue meter a mão nos discos devido a estarem demasiado quentes, muito mais acontecendo isso no Verão.

Conselho:
Verificar (ou mandar verificar) se têm pastilhas suficientes para ir percorrer vários quilómetros de serra e se o disco ainda não tem muitos socalcos. Se a resposta a isso for favorável, então podem ir descansados.

Espero ter ajudado.

Boas curvas
Título: Re: Aquecimento dos travões durante uma grande descida
Enviado por: Pianoman em 18 de Fevereiro de 2015, 19:37
A minha experiência com a Maxsym 600 precisamente a descer a Serra da Estrela (em Agosto) é que basta realmente ela ir a travar com o motor. Para isso é preciso que atinja uma determinada velocidade (aliás...rotação) para não ir livre.
Quando ela acelera em demasia, aí, sim, aplicar os travões (ambos) para não ter problemas. Comigo nunca houve problemas.

Provavelmente o companheiro em causa ia sempre a travar, mesmo que pouco, o que pode ter provocado o aquecimento excessivo.
Título: Re: Aquecimento dos travões durante uma grande descida
Enviado por: TMaxer em 18 de Fevereiro de 2015, 19:51
Isso é perfeitamente possivel de acontecer  _pol_ e a scooter ate pode ter bons travões, depende da velocidade e da carga com que desces.



Obviamente que abordares a descida com uma condução calma, usando o travão e a inercia do motor para não deixar a scooter ganhar muita velocidade entre curvas, essa gestao provavelmente vai-te evitar que os travões aqueçam.  _pol_

Agora se desceres e fores a acelerar na descida, travando tarde e a fundo para cada curva, o mais natural é que efetivamente num percurso sinuoso e com grandes gradientes como é o caso da descida da serra da estrela que os travões percam eficacia.



Esse comportamento reflecte-se de 2 formas: no caso de a scooter ter os tubos dos travões em borracha (normal), o aquecimento do fluido hidráulico vai provocar a dilatação das borrachas e tal vai-se traduzir numa maior necessidade de puxar as manetes dos travões (maior curso). A seguir o que vai acontecer é que a superficie das pastilhas vai ganhar temperatura em excesso e vai deixar de ser eficaz a fazer a scooter perder velocidade.

No caso dos tubos serem naquilo que vulgarmente se chama "malha de aço (http://s21.postimg.org/iqxux8zxj/IMG_6007_C_pia.jpg)", essa dilatação e consequente aumento do curso das manetes não acontece.


Obviamente, a do disco também aquecerá, mas geralmente a maior perca vem da parte das pastilhas pois cada tipo de pastilhas é feito para funcionar num intervalo de temperaturas e para este tipo de veiculos nao sao usadas pastilhas que funcionem muito bem a quente (pelo simples facto de que estas nao funcionam bem a frio e porque sao mais agressivas com os discos)

Outro factor que tem muito a ver com o aquecimento dos travoes é tambem o arrefecimento mas no caso das scooter isso nao se aplica pois os discos estao a ser constantemente arrefecidos por um fluxo de ar, em muitos carros esse fluxo nao existe ou está obstruido  _pol_


Se os travoes sobreaquecerem o melhor é parar e deixar arrefecer. Nao continuem a usa-o devido ao perigo obvio de ficar mesmo sem travões e também devido ao facto de as pastilhas organicas terem o pessimo defeito de desaparecerem quando sobreaquecem o que vai resultar que a chapa das pastilhas fique a rodar contra o disco, deformando-o  _pol_
Título: Re: Aquecimento dos travões durante uma grande descida
Enviado por: mpaneves em 18 de Fevereiro de 2015, 20:48
Ah pois já percebi tudo,
Qt tempo tem a scooter?? Se mais de 2 anos ,o óleo dos travões já foi mudado?? Aposto que não,e dot 4 não 3 ou mesmo o 5.1 de competição já usei,
Pastilhas ?? Marca branca ou não??
Isto já diz tudo
Já agora a tal PCX que fez os 140000 nunca deu problemas de travões e eram ate ao ferro  e bem agredidos,por isso não percebo essa questao
Título: Aquecimento dos travões durante uma grande descida
Enviado por: Jorge Valente em 19 de Fevereiro de 2015, 08:40
Viva,

Agradeço os esclarecimentos...

Já agora esclareço o companheiro mpaneves que o óleo dos travões não se muda como o do motor, só ao fim de muitos anos...

Um abraço,
Título: Re: Aquecimento dos travões durante uma grande descida
Enviado por: Sapiens21 em 19 de Fevereiro de 2015, 12:53
Já agora esclareço o companheiro mpaneves que o óleo dos travões não se muda como o do motor, só ao fim de muitos anos...

Muitos....também não é bem assim....

Está aqui um belo tópico para desmistificar essa ideia: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=15953.msg231144#msg231144

Na verdade serão poucos os que o fazem de 2 em 2 anos, mas que é recomendado...é! Seja em motos ou automóveis.
Título: Re: Aquecimento dos travões durante uma grande descida
Enviado por: interceptor em 19 de Fevereiro de 2015, 12:59
2 anos é o ideal, o óleo dos travões está muito vulnerável, facilmente absorve humidade e consequentemente perde as propriedades.
Título: Re: Aquecimento dos travões durante uma grande descida
Enviado por: cristina em 19 de Fevereiro de 2015, 13:41
Excelente questão para abordar na véspera de partir para a Madeira  _palmas_


Conheço bem o problema, e uma vez já tivemos que fazer uma "paragem técnica" para arrefecimento de uma BuBu 400 (era cinzenta! não era preta como a minha  _careta_ ), numa caravana composta por alguns membros do CPM, num passeio pelas serras do Açôr e Estrela organizado salvo erro pelo Jorge Pinto.

Pois bem, a Bubu levava pendura e top case cheia, e pela zona de Foz d'égua deixou de travar. O que aconteceu foi que a Burgman não tinha a tubagem do circuito de travagem coberta com malha de aço, ao contrário por exemplo da minha velhinha SYM Joyride, e com o aquecimento do líquido (óleo de travões) dentro do circuito,  tubagem dilata, e o óleo deixa de ser suficiente para fazer o seu trabalho, fazendo com que as manetas encostem no punho sem conseguir travar.
Na maxi nunca me aconteceu, mas já tive um carro com fuga no circuito de travagem e conheço bem a sensação de sentir o travão bater na chapa imediatamente antes do momento em que o para-choque acerta na árvore _lol_


A forma de evitar o aquecimento em descidas acentuadas nas scooters é como já foi aqui descrito, mantendo uma aceleração que permita manter a maxi engrenada, mas nalgumas não é fácil, e a Burgman é o caso, porque se solta a uma velocidade muito elevada. Já na OLga é fácil porque se mantém engrenada até cerca dos 20 km/h.
Quando se solta, basta dar uma pequena aceleradela, mas só se for devagar, porque se o fizerem a velocidades maiores,  vão apanhar um valente susto com o esticão  _confuso_


Nos Picos da Europa, quando a estrada está molhada/gelada, eu desço com os pés no chão  _corado_
Título: Re: Aquecimento dos travões durante uma grande descida
Enviado por: miguelna em 19 de Fevereiro de 2015, 13:52
A minha Sym GTS também tem os tubos do travão revestidos a malha de aço.  _pol_

Nunca notei falhas na travagem.
Título: Re: Aquecimento dos travões durante uma grande descida
Enviado por: JetSetWilly em 20 de Fevereiro de 2015, 16:59

Não que eu tenha grande experiencia. Ando em 2 rodas hà 3 anos, depois de um intervalo de 25 ...

Mas descidas ingremes com scooter e sempre que não é possivel usar o motor é não deixar acelerar travando com um travão de cada vez.
Assim alternando permite ao outro travão arrefecer. O que eu faço é nas retas travo com o da frente, nas curvas com o de tras. Desde que a velocidade seja baixa não hà perigo.

Pelo menos até agora não fui ao chão   :))

Título: Re: Aquecimento dos travões durante uma grande descida
Enviado por: rumabrica em 20 de Fevereiro de 2015, 18:23
Não que eu tenha grande experiencia. Ando em 2 rodas hà 3 anos, depois de um intervalo de 25 ...

Mas descidas ingremes com scooter e sempre que não é possivel usar o motor é não deixar acelerar travando com um travão de cada vez.
Assim alternando permite ao outro travão arrefecer. O que eu faço é nas retas travo com o da frente, nas curvas com o de tras. Desde que a velocidade seja baixa não hà perigo.

Pelo menos até agora não fui ao chão   :))


É exatamente isso que faço e nunca tive problemas _pol_ _pol_
Título: Re: Aquecimento dos travões durante uma grande descida
Enviado por: mpaneves em 21 de Fevereiro de 2015, 08:54
Obrigado sapiens pela dica mas informo que disto não preciso de ser esclarecido companheiros ,se acreditam na " boa vontade" dos "sapateiros" que se dizem mecânicos eu só costumo respeitar o que a marca indica,quando falo na muda desse óleo refiro isso mesmo ,quando a marca indica ,nao aquando da muda do motor e sei por experiência própria que nenhum mecânico ou oficina o faz sem que seja explicitamente pedido pelo dono e porquê? Dá trabalho ,e ou se tem a maquina para o fazer que custa cerca de 1500 EUR ou se faz a mao e na maioria são necessárias 2 pessoas.
Não se deixem iludir ,já vi carros,motas que em 10 anos nunca o mudaram e querem que os travões tenham a mesma eficiência??
Na honda se não me engano (na minha CBF )ou indicam 3 ou 4 anos para a muda ou se for usada em sítios húmidos ou ainda em uso intensivo!!
Não custa nada ler e respeitar  o manual.
Título: Re: Aquecimento dos travões durante uma grande descida
Enviado por: fastnet em 21 de Fevereiro de 2015, 15:20
Obrigado sapiens pela dica mas informo que disto não preciso de ser esclarecido companheiros ,se acreditam na " boa vontade" dos "sapateiros" que se dizem mecânicos eu só costumo respeitar o que a marca indica,quando falo na muda desse óleo refiro isso mesmo ,quando a marca indica ,nao aquando da muda do motor e sei por experiência própria que nenhum mecânico ou oficina o faz sem que seja explicitamente pedido pelo dono e porquê? Dá trabalho ,e ou se tem a maquina para o fazer que custa cerca de 1500 EUR ou se faz a mao e na maioria são necessárias 2 pessoas.
Não se deixem iludir ,já vi carros,motas que em 10 anos nunca o mudaram e querem que os travões tenham a mesma eficiência??
Na honda se não me engano (na minha CBF )ou indicam 3 ou 4 anos para a muda ou se for usada em sítios húmidos ou ainda em uso intensivo!!
Não custa nada ler e respeitar  o manual.

Nas 2 honda que tenho o manual menciona 2 anos. Mas concordo contigo quando referes que muitos proprietários possam andar com o mesmo oleo muito mais tempo e acrescentam em vez de o substituir.
Título: Re: Aquecimento dos travões durante uma grande descida
Enviado por: TMaxer em 21 de Fevereiro de 2015, 15:44
Dá trabalho ,e ou se tem a maquina para o fazer que custa cerca de 1500 EUR ou se faz a mao e na maioria são necessárias 2 pessoas.



Nao te quero estar a desdizer  _pol_ _pol_ mas uma maquina destas das de ligar ao compressor custa menos de 150 €  _pol_ mas se quiseres podes comprar uma boa com bomba de mao por 40 ou 50.


Em alternativa, podes fazer o serviço usando uma garrafa plastica de agua usada e 20 cms de tubo de silicone   _pol_ _pol_ que é o que eu uso  _convivio_
Título: Re: Aquecimento dos travões durante uma grande descida
Enviado por: santos466 em 21 de Fevereiro de 2015, 22:49
...
Em alternativa, podes fazer o serviço usando uma garrafa plastica de agua usada e 20 cms de tubo de silicone   _pol_ _pol_ que é o que eu uso  _convivio_

Já fiz e resulta!  _pol_
Título: Re: Aquecimento dos travões durante uma grande descida
Enviado por: TMaxer em 21 de Fevereiro de 2015, 23:01
Tambem é como faco sempre... a cada 10 mil troco o oleo  _pol_


Em breve ponho um tutorial sobre como fazer  _pol_
Título: Re: Aquecimento dos travões durante uma grande descida
Enviado por: mpaneves em 22 de Fevereiro de 2015, 20:27
Eu por enquanto tenho a ajuda do meu pai que nos carros é ele que lá fica dentro No pedal e eu vou roda a roda sangrar,no final é CA uma diferença.
Falei desse montante da maquina pq foi um colega que tirou o curso na Mercedes na Abrunheira e era  o preço que pediam,eu ao fazer à mao é com um tubo fino para dentro do recipiente .
Título: Re: Aquecimento dos travões durante uma grande descida
Enviado por: fantasma em 22 de Fevereiro de 2015, 22:11
Na minha opinião é sempre possível haver um sobreaquecimento mas independentemente do sitio por onde circulamos fundamental é a forma como conduzimos, devemos sempre travar com a caixa e quando isso não for tão eficaz como no caso das scooters devemos sempre travar com os dois travões (trás e frente) , pois obtemos maior eficácia de travagem num espaço e tempo mais curto e aqui o tempo é fundamental pois muitas das vezes vamos a apertar os travões para manter a velocidade e com isso eles vão a aquecer porque as pastilhas vão sempre em contato com o disco, o ideal é sempre como disse antes travar com os dois em simultâneo e fazer travagens de uma vez só e depois largar, mesmo que possam ser travagens mais fortes as pastilhas estão menos tempo em contato com os discos arrefecendo mais depressa. Isto é a minha opinião e vale o que vale. Abraços pra todos. scooter_