Marcas de Maxiscooters => SYM => Mecânica => Tópico iniciado por: Samid em 22 de Março de 2019, 22:34

Título: Sym gts 125i - Samid
Enviado por: Samid em 22 de Março de 2019, 22:34
Boa noite. Tive a minha sym gts 125i parada duas semanas, a bateria descarregou. Meti a bateria a carregar e voltei a me ter a bateria na moto. Liguei a chave as luzes do painel ligaram durante uns segundos e apagaram completamente. Voltei a carregar a bateria, montei novamente, as luzes não acenderam. Comprei uma bateria nova já montei,as luzes não acendem. Alguém me pode ajudar, e me dizer o que se passa?
Título: Re: Sym gts 125i - Samid
Enviado por: Sergio-fininho em 23 de Março de 2019, 06:25
Ve os fusiveis

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Título: Re: Sym gts 125i - Samid
Enviado por: Samid em 23 de Março de 2019, 14:35
Obrigado. O fusível que tinha queimado era o Operate 15A. Troquei a moto ficou a trabalhar uns 20 minutos no relanti. Entretanto peguei na moto para ir dar uma volta e no primeiro cruzamento em que parei a moto parou o motor e apagou as luzes. Vim para casa com a moto e queimou novamente o fusível Operate 15A. Alguém me sabe dizer o que possa ser?
Título: Re: Sym gts 125i - Samid
Enviado por: Paulo Renato Ferreira em 23 de Março de 2019, 16:33
Companheiro

Se está a queimar consecutivamente o fusível é porque está em curto-circuito, mas como não percebo nada disso, iria consultar um electricista credenciado, pelo sim pelo não… pelo menos ficava mais descansado.
Título: Re: Sym gts 125i - Samid
Enviado por: Samid em 23 de Março de 2019, 19:30
Esqueci-me a dizer que o Cabo negativo quando toca na bateria faz faísca, estará em curto circuito ou é normal fazer faísca?
Título: Re: Sym gts 125i - Samid
Enviado por: davidsantos em 23 de Março de 2019, 20:33
A nova bateria não tem os bornes ao contrário da antiga?
O rectificador de corrente penso que também poderá ser uma causa.
Título: Re: Sym gts 125i - Samid
Enviado por: emilio.l.msilva em 24 de Março de 2019, 19:38
Olá Samid. Tem um curto em alguma parte da instalação elétrica da motoneta. É prudente não circular com ela, pois o curto circuito pode se expandir para outros circuitos mais complicados - e caros - como o módulo computadorizado de controle. O sinal de alerta foi dado com a queima do fusível em dois momentos distintos. A causa raiz do problema pode ser localizada na bateria descarregada. Ao se ligar a motoneta nesta situação os picos de tensão não são corretamente absorvidos pela bateria e então eles se propagam para os circuitos eletrônicos. É um assunto chato e muito técnico, mas eu faço um agendamento de troca de bateria para cada dois anos. De maneira incondicional, mesmo que a bateria velha ainda aparente estar em ordem. Quando viajo peço para o vizinho ligar a motoneta a cada dois dias. Se me permitem um conselho, leves urgentemente a motoneta para um eletricista. De preferência rebocada. Abraços e boa sorte.

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